AnáliseMorte: Castlevania - Symphony of the Night - Explicando tudo sobre SoTN

A anos venho querendo falar deste jogo, mas nunca via a hora certa pra isso. Eis que com a o anime da Netflix usando ele (e ais outros títulos da franquia) de base, senti uma tremenda vontade de jogar novamente, e voìla! Artigo preparado.


Hoje contarei tudo sobre "Castlevania SotN", com direito a explicação das criaturas e tudo mais, no bom e velho estilo "AnáliseMorte".

Boa leitura!

Estilo do Jogo


"Castlevania SoTN" é um jogo de ação e aventura em plataforma, com exploração de mapa e aquele clássico vai e vem, na busca de chaves e habilidades pra ir cada vez mais longe na exploração.


O mapa é o castelo do Drácula, com todas as salas e corredores interligados, mas dividido em setores, cada um com sua trilha sonora magnífica, e visual gótico repleto de criaturas bizarras. Também há alguns poucos portais que interligam algumas partes, facilitando a navegação com "fast travel".


A arte do jogo é um tipo de pixel art, misturada com 2.5D, onde os cenários ganham mais destaque pelo movimento ao fundo, bastante favorecido pela capacidade dos consoles da época em produzir objetos poligonais e tridimensionais, e também usando um pouco do efeito parallax.


Apesar de ser um título de 1997, ele é riquíssimo em detalhes, e envelheceu tremendamente bem para seu gênero, sendo um exemplo até os dias de hoje. Ele possui varias versões, o que é um clichê da franquia, mas diferente de outros títulos, ele muda pouco dependendo de seu lançamento, com apenas adições de coisinhas extras, e raramente alterações narrativas ou visuais... exceto no caso do Sega Saturn, que tem um trecho inteiro só dele, e até um chefe próprio.

Existem versões para Playstation 1, Sega Saturn (essa é a mais diferente, com inimigos e movimentos próprios, e até cenários próprios) e Android, além de uma especial, e tecnicamente a melhor versão já feita (na minha humilde opinião) para PSP, indiretamente.

É que o jogo saiu pra PSP, mas de graça, para quem tivesse o "The Drácula X Chronicles" e conseguisse libera-lo dentro do jogo principal.


Isso me deixou impressionado, pois não só da pra jogar o remake em 2.5D do "Rondo of Blood", como dá pra liberar o próprio "Rondo of Blood" original, e o "Symphony of the Night", ambos COMPLETOS, dentro do jogo principal, como se fossem meros colecionáveis.


E apesar de "Rondo of Blood" ser um jogo relativamente curto, esse não é o caso de "Symphony of the Night", que leva mais de 10 horas pra ser concluído, no mínimo.


O jogo além de ser lindo, divertido e longo, ainda conta com replay graças aos múltiplos personagens desbloqueados após concluí-lo, e tem ainda o "Castelo Invertido", que faz parte da trama mas também expande muito a jogatina.

E tudo isso na versão de PSP hein. Detalhes como múltiplos personagens são coisas que só existiam na versão japonesa do jogo, onde não tinha tradução por exemplo.


Mesclar tudo de bom e ainda deixa-lo de graça, como parte do pacote, é com certeza algo que a Konami nunca mais faria na vida. Tanto que quando lançaram "Castlevania Symphony" para Ps4 e Xone, foi pelo pacote "Castlevania Requiem", trazendo a dupla "Rondo e Symphony", ao invés de só entregar o Remake do "Rondo of Blood" mesmo. E detalhe, é só um port.

Detalhe: O jogo ainda tem tradução oficial pra vários idiomas graças ao "Rondo of Blood Remake", pois ele tinha até Espanhol, e essa tradução foi aplicada no "Rondo of Blood" original, e no "Symphony of the Night", que tem também os textos em Espanhol, Inglês, Japonês e por ai vai (infelizmente não tem em português, exceto na versão de Celular).

Logo, a melhor versão pra se jogar é a de PSP na minha opinião, por ser a mais completa (e sem custos extras!). Mas fica ao seu critério qual jogar.


Mecânica


O personagem principal e que controlamos é Alucard, filho de Drácula. Ele já havia sido controlado em "Castlevania 3", mas agora é seu jogo solo, e ele é implacável.


Como um Espadachim, o vampiro também conta com equipamentos que pode mudar conforme o jogador quiser, alterando a Armadura, o Item da Cabeça, a Arma das Mãos Direta e Esquerda, a Capa e os dois Acessórios.


As Armas e Escudos que ele pode equipar são muitos, e cada um tem seu próprio estilo, força, alcance e formato, além de influenciarem nos atributos do personagem, como Ataque, Defesa, Inteligência, etc.

Não há qualquer pré-requisito pra equipar os objetos, mas eles tem efeitos variados, e até podem afetar o visual do personagem (no caso as armas mudam, e a capa também).


Ele também pode usar Consumíveis, mas estes são equipados nas mãos dele para serem usados em luta (é meio chatinho, mas é o jeito de fazê-lo).


Ele conta com números ditando quanto tem de Vida, uma Barra de Energia Mágica, e os famosos Corações que servem para suas armas descartáveis. A vida aumenta coletando Poções de Vida dos chefes ou escondidas (e passando de nível) e os corações máximos aumentam com Cargas de Coração escondidas.


E assim como em todo Castlevania, ele pode achar algumas arminhas pra tacar em inimigos, mas não são tão poderosas quanto nas mãos de um Belmont.


Ele usa Machados pra arremessar, Adagas pra atirar, Água Benta pra tacar no chão e queimar tudo, Saco de Areia pra deixar o tempo mais lento, Bíblia pra faze-la virar um escudo protetor que mata tudo em que toca, e a Cruz pra criar um turbilhão de luz.


Além desses poderes que se repetem do Rondo of Blood (e na maioria dos Castlevanias), ele também tem armas como a Moeda (é o que parece pra mim), que ele atira e fica ricocheteando onde bater.

A Pistola (parece uma pra mim) que atira Raio nos inimigos (é bem chatinha de usar).


E o Sal, que é só um punhado de sal que ele taca nos inimigos (achei inútil).

Todos esses poderes gastam um ou mais corações, recarregáveis ao quebrar pedestais, estátuas ou velas, mas no geral são todos bem secundários, e se esgotam rápido. Além disso eles não tem Especial, como na mão de um Belmont.


Alucard não faz muito com seu botão de Especial, só dando um Moowalker como esquiva, pouco útil pra ser sincero.

Porém ele tem Magias, e esse é um diferencial divertido. Dependendo das habilidades motoras do jogador, Alucard pode ser muito mais forte do que o normal, dando "Hadouken" com Espadas ou imitando seu próprio pai, tacando fogo, invocando espíritos, etc.


Essas magias consomem a Barra Mágica, que se restaura lentamente e automaticamente. Mas para lança-las, o jogador deve fazer combinações no controle, movendo os direcionais e atacando na ordem certa, e no tempo certo.


Poderes como ficar invisível, reaparecer e tacar fogo, são muito úteis e apelativos, ainda mais em chefes (pois todo o tempo da animação da invulnerabilidade). E isso ainda se estende para as Armas equipadas.

Pois algumas delas tem poderes ocultos, liberados por combinações (geralmente o famoso Hadouken: Meia Lua com Direcional e Ataque), que podem chegar a efeitos surpreendentemente trapaceiros, como o da Kataná (que deixa Alucard invulnerável e ataca à Distância, com o triplo de força), ou a própria Espada de Alucard (que faz um efeito parecido, mas mais longe).


O jogo é um RPG parcial, onde ele pode melhorar seus atributos matando monstros, mas não há distribuição de pontos de habilidade ao evoluir. É tudo bem automático, mas combinando esse poder que ele obtém conforme evolui, com o que consegue para equipar, é possível personalizar Alucard da forma que quisermos, tornando ele cada vez mais versátil.


Ele também conta com Poderes, adquiridos de Orbs ou Artefatos especiais, ativados automaticamente, que conferem diferentes benefícios e artimanhas pra Alucard superar seus obstáculos.

Coisa como se Transformar, ou Pular alto, tudo pra que consiga avançar na exploração de Castlevania.


Habilidades



Os poderes que Alucard pode e deve liberar ao longo de sua jornada são:


Virar Lobo


Ele se transforma em um lobo, ficando de 4 patas e correndo. Esse poder não tem grande utilidade, pois sua mobilidade apesar de rápida, é muito limitada (o tempo de transformação e a necessidade de fazer "dois pra frente" pra correr gasta tempo de mais), e só ajuda a pular mais longe antes de pegar as habilidade de salto.


O Lobo tem uma mordiscada como ataque, mas é possível melhorar sua força com mais duas habilidades especiais que Alucard encontra, a de Dar uma Investida Correndo, e a de Correr Matando Tudo no Caminho.


Ainda assim o Lobo permanece sendo bem inútil a longo prazo, podendo no máximo passar por pequenas aberturas (só que as demais transformações também fazem isso).


Virar Névoa


Pra atravessar algumas cercas e monstros, Alucard consegue a habilidade mais apelativa de todas, a capacidade de virar pura névoa.


No começo ela dura 1 segundo apenas, e ele pode até se mover pro alto se quiser, mas não da pra ir muito longe. O Consumo de Magia dela é altíssimo, mas a Névoa faz com que Alucard fique invulnerável e atravesse praticamente tudo, exceto paredes (a menos que sejam grades).


Ele pode adquirir mais duas habilidades que tornam esse poder surpreendentemente apelão, com primeiro a Névoa Contínua, em que ele não sai da forma de Névoa, podendo voar pra qualquer direção enquanto a magia durar, mas ela é consumida bem rápido.


E a Névoa Venenosa, que dá dano no que encostar, dano alto e constante. Como ela também deixa Alucard invulnerável, esse é o poder proibido para aniquilar tudo e todos (enquanto durar magia).


Virar Morcego


Porém o poder para mobilidade no ar mais prático é o de virar Morcego, pois não consome magia aceleradamente, e ele é muito mais rápido que a Névoa. 


Contudo ele não tem ataques no começo, sendo vulnerável às criaturas do ar quando voa. Ele chega a liberar 3 poderes ao longo do jogo, que corrigem essa falha.

O primeiro é a Bola de Fogo, que atira pra frente em pleno voo. Mas esse poder gasta magia de mais, o que diminui o tempo do Morcego.


O segundo é o Radar de Morcego, que joga uma rajada sonora pra frente, e não tem muita utilidade. Ela só serve pra iluminar o caminho (faz o Morcego ver tudo o que o Radar bate), mas isso só é pedido em uma sala secreta e totalmente escura, com espinhos por toda parte.


Depois, ele obtém o Radar de Dano, que transforma esse poder em uma arma que ataca qualquer coisa em seu alcance. Isso é bem mais útil e mortal que a Bola de Fogo, e não consome magia.

Obs.: A cor da capa muda a cor das asas do morcego.


Pulo Duplo


Em todo jogo de exploração em Plataformas, Pulo Duplo é um dos poderes comuns. Alucard ganha um salto extra criando uma grande asa rapidamente.


Respirar Embaixo D'água



Apesar de levar dano só de encostar na água, Alucard pode conseguir um Artefato Mágico que o permite resistir à Água, e ainda por cima respirar, podendo se mover com mais liberdade.


Impulsionar pro Alto


E por fim, ele tem uma Bota Gravitacional que lhe faz pular muito alto, praticamente voando pra cima. Mas pra fazer isso o jogador tem que adivinhar o poder dela, botando pra Baixo, Cima e Pulando, rapidamente.


O jogo nunca explica como fazer isso, e é possível chegar até o fim sem nunca usar a habilidade (eu fiz isso pois esqueci dela), mas ela é útil pra liberar alguns segredos, como o do Bibliotecário tomando cabeçadas na cadeira.

Esse poder eleva a mobilidade de Alucard no ar "às alturas" (perdoe o trocadilho), e ele pode usar repetidamente em pleno ar, mudando até a direção (se o jogador for rápido nos botões).


O melhor de tudo é que não consome magia, então acaba sendo até melhor que o poder do Morcego pra voar. Uma pena que se baseia em adivinhação, pois apesar de ser uma Magia sem custo de Mana, ela não é catalogada na lista de magias.

Além desses poderes, que são essenciais, há alguns que não fazem tanta diferença, mas não deixam de ser legais e acabam sendo coletados de um jeito ou de outro.


Invocar Familiar


Alucard consegue convocar um aliado que o acompanha e realiza algumas funções ao longo do jogo, e cada aliado tem um tipo de ataque ou tarefa única, podendo até liberar segredos.


A Fada é mais de suporte, curando, e até mesmo ressuscitando (se bem evoluída) e pode conversar com Alucard e até mostrar paredes escondidas.


Além disso ela tem um easter egg em que senta no ombro de Alucard e começa a cantarolar.


O Demônio é mais de ataque, e avança em tudo que se move na tela, e pode também ativar um interruptor secreto em uma determinada fase.


O Fantasma também é de ataque, mas prioriza avançar em criaturas pequenas, consumindo a vida delas e as matando depois de um tempo em contato. Só que ele se perde de Alucard se ele mudar de forma.


Se bem evoluído qualquer inimigo vira seu alvo, e ele ainda transfere parte do dano como cura pra Alucard.

O Morcego também é mais pra ataque, e ele escolhe quem vai mordiscar, alertando Alucard antes de fazer seu golpe. Se bem evoluído, ele cria vínculo com a forma Morcego de Alucard, e convoca vários outros iguais a ele pra acompanha-lo, usando até mesmo os mesmos ataques que ele.


A Espada por fim é mais um de ataque, mas ela fica girando em torno de si mesma, em lugares aleatórios, sem focar inimigos (mas acertando e causando dano em tudo no caminho).


Ela é a única que tem uma Magia dedicada, a "Irmãos Espadas", e causa dano em área se realizada. Mas essa magia é mais uma das que devem ser adivinhadas, pois não é vendida em parte alguma.

Todos os Familiares evoluem com o tempo, mas apenas um pode ser carregado por vez. Eles vão ficando mais ativos conforme pegam mais e mais leveis (algo que é feito só de andar junto com Alucard enquanto ele upa).


Chamar o Barqueiro


De certa forma o Barqueiro é um amigo de Alucard que o ajuda a atravessar pequenos riachos nas catacumbas de Castlevania.


Dá pra ver ele se aproximando do castelo por um Telescópio (é só um easter egg), mas a princípio Alucard não o encontra facilmente.


Só depois de conseguir o "Chamado do Barqueiro", toda vez que Alucard chegar numa margem de algum rio, o Barqueiro estará ali ancorado (é um poder meio idiota).




Ver Dano Causado e o Nome dos Inimigos


Saber quanto causa de dano em inimigos é útil pra escolher a arma certa, e esse é um dos poderes que ele coleta ao longo do jogo. E saber em quem a gente tá batendo também é útil pra, bem... saber o nome da galera secundária. 


Pena que essas duas funções são poderes separados.


Materializar Objetos


Esse é o primeiro poder adquirido por Alucard que faz os "Drops" ocorrerem. Sem ele, não caem itens dos inimigos.


É isso que faz armas, armaduras e consumíveis, além de dinheiro, aparecerem aleatoriamente quando um inimigo é derrotado. Geralmente os jogos não se preocupam em explicar isso (fica subentendido que a gente reconhece espólios dos derrotados), mas aqui Alucard não pega lixo. Ele Materializa Objetos de seus Inimigos! É mais... culto (Chai de Hi-Fi Rush se sentindo humilhado).


Mercador



Além de tudo isso, ainda há a Loja com o Mercador, um bibliotecário de Castlevania. É outro dos poucos aliados de Alucard, mas que só o ajuda por ser filho do chefe da casa.

Ele vende equipamentos, compra joias, e também comercializa informações, como táticas para derrotar os chefões.


Sala de Descanso e Salvamento


Infelizmente o jogo não tem checkpoint nem salvamento rápido, então isso eleva tudo a um grau de dificuldade alto pra caramba, pois é comum explorar muito, e não encontrar os poucos locais seguros pra registrar a partida.


Há algumas salas com caixões para Alucard descansar, e assim salvar a partida (além de restaurar sua vida). Só que eles ficam escondidos nos salões de Castlevania, e apesar de sempre estarem posicionados estrategicamente para auxiliar o jogador, acha-los é um problema, que pode ser a consequência de horas perdidas.


Pois, caso o jogador não salve, não importa o quanto ele explorou, quantos chefes derrotou, ou o que conquistou, tudo se perde em uma tela de Game Over com drácula zombando da nossa cara.


E acredite, é muito fácil entrar em pânico depois de acessar uma região desconhecida mas repleta de recompensas, pra então perceber que a última sala segura está a quilômetros de distância, e torcendo pra uma aparecer na próxima sala, ao invés de um chefão.

Tenso que geralmente, é sempre um chefão.


Personagens Controláveis Extras


Richter


Há outros personagens jogáveis, tecnicamente, e o jogo inicia nos obrigando a controlar Richter Belmont, no que seria sua última batalha contra Drácula (no finalzinho de Rondo of Blood).


Lembro que quando eu joguei pela primeira vez, achei familiar mas estranhei a luta, pois não me lembrava assim. Isso pois eu tinha jogado "Dracula X", jogo de Snes do Richter, que era ligeiramente diferente do "Rondo of Blood".


Mas, o controle dele é praticamente o mesmo. Richter ataca com seu chicote, ou com as armas mágicas descartáveis (as mesmas de sempre), podendo fazer especiais poderosos com elas quando tem bastante coração.

Aqui porém ele tem movimentos extras, como a capacidade de correr, dar rasteira, e até "voar" dando um gancho pro alto.


Ele também pode segurar o chicote e move-lo em múltiplas direções sem sair do lugar.

Mas, ele só é desbloqueado pra valer no pós game, onde o próprio jogo nos diz que basta escrever o nome dele, ou de Maria, para libera-los num novo jogo.


Maria


Maria está mais velha, apesar de também aparecer na introdução em sua aparência mais jovem (eu lembro de também estranhar a garota que aparecia do nada, e dava imunidade pra Richter caso ele perdesse a luta).


Ela é um aliado de Alucard ao longo da história, mas nunca chega a ajuda-lo diretamente, sendo até mesmo um chefe (nessa versão), que sobrevive ao combate.


Quando liberada por seu nome, o jogo inteiro pode ser finalizado uma vez mais, com ela buscando por Alucard.

Seus poderes aumentaram muito com a idade, mas replicam os movimentos dela em "Rondo of Blood".


Ela pode usar um especial invocando sua "silhueta diabólica" pra dar murros.


E pode usar seus animais, atacando tacando pássaros, ou invocando gatinhos, tartarugas e fênix e dragões.


Ela tem como novidade a habilidade de voar pro alto (usando o mesmo pulo do Alucard em movimento, mas com um pássaro a ajudando a voar).


Ainda mantém seu Pulo Duplo aliás.

E, ela tem especiais diferentes pra cada bichinho que carrega, usando corações, podendo carregar até 2 de uma vez só.


Obs.: Na versão de Sega Saturn seus poderes e jogabilidade mudam drasticamente, mas também em nada se parecem com o que ela usava em "Rondo of Blood", com ela virando uma feiticeira genérica e sem seus bichinhos acompanhando o tempo todo.


Mas nessa versão tem ela entrando com cavalo e tudo em Castlevania, o que é bem legal de ver.



Armor Knight



Esse é um tipo de piada, que surge ao escrever "AXEARMOR" e começar um novo jogo. Nada muda no gameplay, ainda controlamos Richter primeiro, depois Alucard, porém, quando Alucard perde seus equipamentos (o que faz parte da história), surge uma armadura no inventário.


Essa armadura faz ele mudar de visual, virando uma Armadura Guerreira das mais clássicas dos Castlevanias, que não pula direito, mas corre e ataca rápido (além de ser bem forte).


É difícil jogar com ela (tem que equipar e desequipar só pra pular), mas é legal ver Alucard mudando de forma.


Forma Demônio de Alucard



Falando em trocar de forma, Alucard também pode se tornar um Demônio, na clássica Segunda Forma dos Vampiros. Todo Vampiro poderoso tem pelo menos duas formas, é assim com seu pai, e com alguns chefes já vistos em Castlevania (aqui mesmo alguns tem duas formas). E Alucard também tem.

Só que ela é escondida, e ele não a controla. É raro, mas ele pode assumir sua verdadeira forma demoníaca caso seja petrificado várias vezes.


Sua forma de demônio não pode ser movida, mas fica lá pra ser visualizada enquanto o Petrificar durar.


A História de Castlevania


Alucard se viu necessário no combate contra o ressurgimento de seu próprio pai, pois aparentemente ninguém se levantou contra Drácula na nova era.


Conde Vladmir Drácula ressuscita a cada 100 anos por rituais de seus serviçais, principalmente o Necromante Shaft, ou a própria Morte. Seu retorno sempre é anunciado pelo surgimento de seu Castelo sombrio, o Castlevania, Mas dessa vez ele não levou tanto tempo para voltar e seu castelo está ali, parado, quando não deveria.


É a mesma época em que um dos Belmont derrotou Drácula, apenas 4 anos após sua queda, mas até esse Belmont sumiu, e cabe a Alucard averiguar e tomar uma atitude.


No castelo, ele descobre que Drácula não surgiu, mas seus muitos servos sim. Ele também encontra uma garota invocadora de animais chamada Maria, perambulando solitária pelos corredores assombrosos da casa de seu pai, quem aos poucos lhe pede ajuda.


Maria diz que Richter, um Belmont, desapareceu e ela está procurando por ele ali no Castelo. Antigamente, Richter foi ao seu resgate ali mesmo, quando ela era bem menor, mas agora ela tinha poder o bastante pra enfrentar as criaturas sem temer ou ser capturada, e buscava achar seu amigo.


Contudo, Alucard encontra Richter primeiro, e descobre que ele é o novo Mestre do Castelo. Como se ao derrotar Drácula ele tivesse assumido o local para si, mas ainda assim, é incompreensível um Belmont comandando seres do inferno.


Richter é achado na torre mais alta do castelo, o mesmo local onde Drácula ficava. E sua desculpa pra tudo que fez ali é que, ele é o novo mestre do local, que ressuscitará Drácula só para mata-lo novamente, infinitamente, consolidando-se assim como o maior Belmont de todos.


Matar Richter em combate faz com que Alucard e Maria deixem o castelo, e ele se esvaia nas sombras, mas com inúmeras dúvidas sobre o que rolou ali, e a sensação de culpa.


Só que isso não era o final real...


O Castelo Invertido


Continuando sua investigação e vasculhando cada canto do Castelo, Alucard encontra uma Súcubus, que brinca com suas memórias e o faz assistir a morte de sua própria Mãe uma vez mais. Lisa, mãe de Alucard, morreu queimada como uma bruxa, por seu relacionamento com Drácula.


Mas na visão ela lhe diz para aniquilar a humanidade como retaliação, algo que ela nunca disse em vida, e isso faz Alucard perceber que é tudo um sonho, matando a vampira de sonhos.


Isso dá um item especial pra Alucard, um Anel de Ouro, um dos dois artefatos mais importantes para ele encontrar Richter de verdade.


O Anel de Prata é o outro artefato, que ele consegue de Maria, mas só caso a encontre num corredor de Espinhos em uma das torres de Castlevania. Pra passar pelo Corredor ele precisaria usar uma Armadura de Quebrar Espinhos, e o poder da Névoa, e a armadura só podia ser encontrada na sala escura (onde o Radar é útil).


São várias voltas, mas Alucard as faz querendo ou não, para encontrar o máximo de pistas sobre o que tá havendo no castelo de seu pai.


No centro dele, uma câmara se abre caso os dois anéis sejam usados, e essa câmara revela uma sala central no coração do castelo, onde Maria estava. 


Ela enfrenta Alucard para detê-lo, acreditando que ele matará Richter depois do que ela descobriu. Mas ao ser vencida, ela diz que Richter está sendo controlado por alguém, e apenas determinados óculos poderiam relevar quem ou o que. Ela dá esses óculos sagrados para Alucard, e ele os usa no confronto contra Richter.


É aí que ele passa a conseguir ver, um Orb estranho flutuando na sala, dando energia pra Richter. Atacando o Orb até quebra-lo, a luta acaba, sem Richter sofrer um arranhão sequer. 


É ai que Shaft aparece, dizendo que Alucard quase conseguiu impedi-lo, mas tudo estava perto do fim.


Ele usa seus poderes para invocar a verdadeira Castlevania, num mundo invertido, onde ele estava fazendo o ritual de ressurreição de seu mestre, em paralelo ao que Richter fazia no mundo normal.


Alucard ganha assim a tarefa de visitar a casa de veraneio de seu pai no outro mundo, repetindo sua exploração uma vez mais.


Só que agora ele tinha muito mais força que antes, apesar das criaturas de lá também serem muito mais poderosas (afinal era a origem do mal).


No novo castelo, ele precisa achar os 5 servos principais de Drácula e coletar as 5 partes de seu corpo. Essas partes são como relíquias, mas são essenciais para abrir a câmara de ressurreição, no coração do castelo.


Ele também se depara com inúmeras atrocidade poderosíssimas, até mesmo antigos amigos, e chega até Shaft.


Ao lutar contra ele, Alucard destrói seus Orbs e o derrota. Mas, ele completa o ritual (graças a ajuda de Alucard que leva as partes de seu pai).


E Drácula retorna, enfraquecido, mas de volta ao castelo.


O reencontro de pai e filho é caloroso, e Alucard jura matar seu pai pra sempre. Drácula então assume sua forma diabólica logo de cara, mas é destruído.


Antes de partir, Drácula pergunta sobre sua antiga amada, a mãe de Alucard, Lisa. Alucard diz que ela o amava, mas também pediu para ele perdoar a humanidade e protegê-la contra Drácula. Assim, seu pai se despede e volta para o reino dos mortos.


Castlevania, as duas, são destruídas uma vez mais, e Alucard, Richter e Maria sobrevivem.


Mas, sentindo que seu trabalho acabou, Alucard decide por um fim a sua própria existência, partindo para sempre.


Mas Maria o segue, para impedi-lo de desaparecer. Provavelmente ela criou sentimentos por ele ou algo assim, e não queria deixar ele morrer.


Assim acaba Castlevania Symphony of the Night.


Personagens e Chefes


Sei que geralmente eu falo dos personagens antes de contar a história, mas nesse caso achei melhor fazer o contrário. Pois apesar de serem poucos personagens, o contexto em que aparecem é muito mais importante do que quem eles são. Além disso, cada chefe é um personagem, mesmo não tendo tantas falas ou participação aparente.


Richter Belmont


De personagem jogável a chefe final, ou ao menos parcialmente final, Richter Belmont foi o herói de "Rondo of Blood", que sumiu 4 anos depois, virando senhoril de Castlevania.


No começo jogamos o final do título anterior, mas depois disso todas as vezes que Richter aparece é como antagonista. 


Ele é um dos chefes mais chatos, com todas as habilidades originais, e tão apelativo quanto se fosse um jogador profissional. Porém o truque pra vencer ele é ignora-lo, e bater na bola dele.


Da pra terminar o jogo no combate dele, o que pode ser feito só chegando na torre mais alta do castelo. Explorar tudo nem é necessário, mas ajuda muito pra conseguir força pra vencer, e também tem todos os pré-requisitos que citei na história, só pra pegar o óculos e ver a bola de Richter. 

Da também pra fazer o Castelo inverter abrindo o caminho para o verdadeiro chefe, o que faz Richter voltar a ser inocente, mas de tão fraco e fragilizado ele nem ajuda na luta verdadeira.


Parece que só Alucard pode ir pro mundo invertido, ou ele ficou com medo mesmo.


Alucard


Filho de Drácula, com o nome dele invertido, talvez o motivo pra ideia do segundo Castlevania existir (entendeu, Dracula vs Alucard igual Castlevania vs Ainaveltsac). 


Alucard tem todas as vantagens de ser um vampiro, e todas as vantagens de ser um humano e bruxo. O cara é tudo num pacote completo, forte, lindo, habilidoso, e educado.


O cara não tem falhas, tem uma moralidade impecável, sabe bem quem é e o tamanho de suas reponsabilidades, é tremendamente humilde e decidido, além de ter aptidão com tudo que se propõe a fazer. Seu único problema é a ligação com Drácula, que ele tenta corrigir incessantemente ao caça-lo em sua própria residência. 
 

Morte


Amiga de Drácula, a Morte em pessoa faz questão de dar boas vindas ao seu filho, mas também  oalerta para parar de incomodar.


No começo do jogo, a Morte aparece e tira tudo que Alucard carrega, suas armas, equipamentos, roupas, e no fim deixa ele desnudo e correndo pelo castelo.


Mas, mais pra frente a Morte acaba aparecendo para um combate, sendo espancada pelo vampiro, em suas duas formas.


Alucard vai até as catacumbas caçar a Morte só pra mostrar quem manda. 


Aliás, a Morte carrega uma das partes de Drácula (o Olho de Drácula), sendo um dos requisitos para liberar o combate contra o dito cujo. Ela tem duas formas, mas a segunda é bem sem criatividade, e ela não é muito forte.


Com relação aos equipamentos roubados, Alucard recupera aos poucos, pegando eles escondidos pelo castelo. Ele também acha cópias falsas de tudo que tinha, sugerindo que a Morte tava afim de plagiar o tadinho. Provavelmente, outro chefe do jogo surgiu como fruto desse plágio.


Maria Renard


Ela é a feiticeira invocadora que tá atrás de Richter, mas acaba se encontrando as vezes com Alucard.


Ela é crucial pro final correto do jogo, e também é um dos poucos personagens que param pra conversar um pouco com Alucard.


Em um de seus diálogos, ela chega a citar Richter e até aparece um balão mostrando ele, que serve pra ilustrar que Alucard nem fazia ideia de quem era esse Belmont.


Para ele, o último Belmont que conheceu foi Trevor, em sua última aventuras séculos antes.


Contudo, ele não nega ajuda e no fim auxilia o novo Belmont na luta, mesmo sem nem conhece-lo, e tomando todo o trabalho pra si (o certo era mandar Richter limpar a própria bagunça).

Maria acaba criando um tipo de interesse em Alucard, mas nada muito explícito. No máximo ela corre atrás dele no fim do jogo pra impedir que ele se mate (dramático que só), mas isso só acontece se o jogador fizer mais de 195% de jogo completo (ou seja, uma exploração máxima nos dois castelos).


TrevorGrant e Sypha


No Castelo Invertido (Ainaveltsac!?) Alucard encontra três esqueletos que são reanimados por magia, e transformados em seus três amigos do passado: O Caçador de Vampiros Trevor Belmont, o Ex-Demônio de Drácula e Ladrão Grant Danasty, e A Feiticeira e Esposa de Trevor, Sypha Belnades.


Os três foram aliados de Alucard 300 anos antes, na luta contra Drácula (Castlevania 3), porém depois de falecerem, seus corpos foram exumados e reanimados por magia negra, trazendo-os de volta como uma cruel piada contra Alucard.


Claro que podem ser apenas corpos falsos, doppelgangers para simular seus amigos e ferir a moral de Alucard. Porém todo o jeito como são apresentados, com os ossos reanimados e tudo mais, dá a entender que Shaft pegou os corpos deles mesmo, só pra brincar com Alucard, fazendo zumbis.


Eles são chamados de falsos, pois independente de serem os corpos reais ou não, suas almas já estavam descansando a séculos e não voltariam, muito menos como inimigos. Mas Shaft, o Necromante, é ardiloso e sabe mexer com a cabeça dos outros, e até isso ele conseguiria se quisesse.


Felizmente, eles voltam limitados a alguns poderes que tinham, mas os três lutam juntos, enclausurados no mesmo mausoléu, e Alucard precisa aniquilar um por um.


Grant fica pendurado no teto jogando adagas, Sypha fica no centro lançando magias de gelo e raio, e Trevor usa tudo que tem como Belmont, principalmente seu chicote (não o verdadeiro, pois Richter o carregava agora).

 
Súcubo


Em um caixão falso encontrado nos fundos do Castelo, Alucard acaba sendo levado pra um pesadelo onde assiste sua mãe morrer na fogueira.


Quem o guia pra isso é uma Súcubo, um demônio que originalmente devora a força sexual de suas vítimas, mas também é capaz de devorar sonhos. Ela tenta manipular e mudar Alucard para que ele se alie a seu pai, mas falha ao mexer com a memória errada.


Ela é capaz de se multiplicar criando ilusões, e o combate inteiro rola dentro da mente de Alucard. Porém, cruel que só, ele prende ela em seu próprio pesadelo, matando sua alma no mundo dos sonhos e mantendo ela presa ali, pra todo o sempre.


Essa é a consequência de mexer com Alucard. E o louco é que ela ainda suplica por misericórdia.


Olrox


Poucos vampiros aparecem em Castlevania, como se eles se recusassem a seguir Shaft e Richter nos novos planos, mas um dos vampiros que aparece, em seu próprio salão, é Olrox, um educado vampiro que convida Alucard para o jantar, e tem uma ala inteira em Castlevania com seu nome (seus aposentos).


Só que Alucard destrói tudo na base da ignorância e Olrox o enfrenta, por isso ambos saem na porrada.


Olrox é poderosíssimo, repleto de magias diferentes, capaz de invocar fantasmas e morcegos, e tem tudo pra ser um dos chefes mais fortes (exceto pelo fato de que tem apenas 666 de vida).


Ele tem duas formas pra variar, com a segunda sendo um gigante verde e diabólico, que também apela pra lançando raios e fogo.


Ao morrer só sobra seus ossos, que viram poeira em seguida.


Curiosamente, Olrox é baseado no "Conde Orlok" do filme "Nosferatus", filme este inspirado na lenda do Conde Drácula. Logo, Olrox seria um genérico do grande mestre de Castlevania, mas também um de seus servos e residentes.


Slogra Gaibon


Essa dupla de demônios forma juntos o primeiro chefe enfrentado por Alucard, e são recorrentes ao longo da franquia. 


Porém não são os únicos de suas raças, e se tornam inimigos comuns no Castelo Invertido, aparecendo aos montes e infinitamente, com direito até as duas formas que possuem.


Slogra é um pássaro sem asas e cadavérico que não pode voar, mas usa uma lança pra atacar.


Enquanto Gaibon é um demônio alado furioso, que atira bolas de fogo e pode segurar Slogra se quiser.



Hipogrifo


Este que eu jurava que era uma fênix (sempre chamei ele assim) é um monstro meio Ave, meio Cavalo, que aparece numa das torres de Castlevania.


Sua luta antecede um encontro com Maria, que por sua vez usa uma Fênix como uma de suas invocações (algo que só aumentou ainda mais minha confusão). 


Ele é uma criatura alada e bem genérica, que não faz muito além de voar, jogar fogo, e dar investidas.


E botar ovinhos pra sacrificar seus filhotes como armas contra Alucard.



Scylla


Esse é um chefe medonho pois surge em duas partes. Inspirado em uma criatura mitológica marinha, ele fica na parte aquática dos cafundós de Castlevania, e é responsável por boa parte da água gerada por lá.


Scylla aparece primeiro com apenas uma parte sua sendo confrontada, um de seus tentáculos, que por si só parece um grande chefão, como uma Serpente Marinha.


Mas depois de tentar afogar Alucard, a própria Scylla é achada e massacrada numa luta longa, em que ela invoca várias outras serpentes/enguias como parte de si, e mais um monte de outros poderes, tudo enquanto fica imóvel em um canto.


Tecnicamente, Scylla tem dorso de mulher, cabeças gigantes de cachorro na parte inferior do corpo, e várias serpentes como pernas. 


E tudo isso junto com poderes sobre o fluxo de água. Depois de morta, a água do local diminui.


Minotauro Lobisomen


Quando Richter é encontrado pela primeira vez, nas catacumbas, ele fica sentado ao fundo assistindo Alucard lutar contra dois de seus antigos inimigos.


Ele invoca um Minotauro e um Lobisomem, ambos ao mesmo tempo, e ambos eram chefes de Rondo of Blood que ele próprio derrotou com muito custo.


Porém, depois de derrotados ele foge, sendo achado novamente apenas no fim.

Além disso, milhares de Minotauros e Lobisomens idênticos são achados no castelo invertido, como inimigos normais (mas tão poderosos quanto).


Isso deixa bem claro o quão Alucard é mais forte que Richter.


Demônio Menor


Esse é um chefe que invoca criaturas e fica voando alto. Nem é tão difícil, e o pior é que milhares dele aparecerem no castelo invertido, com o poder de invocação ainda melhorado.


Como chefe ele só invoca esqueletos e monstros de lama, mas como monstro do mundo invertido ele pode invocar outros Demônios Menores, que invocam mais Demônios Menores, e por ai vai. 


Definitivamente, sua forma monstro comum é mais difícil que a forma chefe, mas ele é enfrentado como chefe ainda no Castelo normal, por isso se acha o maioral, perturbando a Biblioteca.



Karasuman


Um Demônio Alado, Karasuman é um inimigo forte que é enfrentado e morto por Alucard, mas que também reaparece aos montes no Castelo Invertido. Ele lança dezenas de corvos como ataques.


Ele até parece importante, ainda mais por ser chamado de Senhor dos Corvos, mas é só mais um inimigo genérico que se achou fortão e tentou a sorte fora do castelo invertido. Isso significa que muitas das criaturas mais poderosas, mas pouco encontradas no mapa normal, são meros vazamentos do mundo invertido.



Cerberus


No lugar mais quente de Castlevania, praticamente o inferno, aparece o famoso cão de três cabeças, que guarda os portões do tinhoso.


Cerberus é mediano apesar de tudo, e nem é tão ameaçador. Inclusive se parece muito com a versão vista em Dracula X, mas com adornos pelo corpo. 


Ele sopra fogo de vários tipos, e fica geralmente longe atacando, e quando morto, o fogo do local se apaga, sugerindo que assim com Scylla, ele quem controlava o elemento natural da região.


Curiosamente, a entrada pro local que ele guarda tem uma enorme cabeça de Cachorro, que me lembrou muito Metroid, e a entrada de alguns chefes.



Granfaloon


Esse é um chefe enorme que ocupa um salão inteiro, mas não se move. É um tipo de cérebro gigante do folclore norueguês, formado por vários e vários cadáveres reanimados.


Ele seria como uma mente coletiva personificada, e é morto depois de ter os cadáveres extraídos e destruídos um por um, e depois seu núcleo arrebentado.


Nas lendas dele, seria como um parasita que toma controle de muitos corpos para usa-los como uma enorme carapaça, e anuncia a morte dos familiares que o encontram. 


É só mais um dos muitos seres macabros da coleção de Drácula.


Morcego da Ala Ocidental


Esse chefe é um dos guardiões das Partes de Drácula. O Mestre verdadeiro de Castlevania foi dividido em 5 partes pela Morte, e Alucard tem que pegar todas, para ficar mais forte (elas são artefatos que melhoram seus atributos) mas também para ajudar Shaft na ressurreição de seu pai, sem saber.


Apenas com todas as partes Alucard consegue abrir a passagem para onde Shaft fica, no grande Relógio de Castlevania. O Morcego carrega o Anel de Drácula.


O Morcegão é um dos chefes que Simon Belmont enfrentou no primeiro Castlevania, sendo um dos mais antigos servos de Drácula.


Akmodan II


Esse também é um dos chefes que Simon Belmont destruiu no passado, e igualmente um portador das partes de Drácula. Ela carrega a Costela de Drácula.


A Múmia, ou Akmodan II, é só um desses antigos servos, sempre designado para servir Drácula bem de perto. Ela solta veneno quando acertada, e veneno reduz o dano causado pelas armas de Alucard.



Medusa


A Górgona Medusa é mais um dos guardiões, e também outro dos grandes chefes enfrentados por Simon Belmont no passado. Ela petrifica enquanto se defende.


Apesar de não ser tão forte (nenhum deles é), ela representa esse antigo ritual da Morte para trazer Drácula, sempre usando esses seres como seus guardiões, portando o Coração de Drácula.



A Criatura


E tem "A Criatura", que seria o Monstro de Frankstein. Aqui um pouco mais estilizado, com um martelão, e o péssimo hábito de sair girando pela tela. Ele é um dos guardiões eternos de Drácula, e portador de uma das suas partes, o Dente de Drácula.


Se há algo em comum entre esses portadores, é que todos foram mortos por Simon Belmont em Castlevania 1, e também em Castlevania IV (apesar de serem duas aventuras de Simon em épocas bem diferentes).



Doppelganger 10 e 40


Esse inimigo aparece duas vezes ao longo do jogo, uma no Castelo normal e outra no invertido. Os números que o definem são o level em que ele se encontra, mas basicamente é o próprio Alucard, ou um clone dele por assim dizer.


Alucard precisa enfrentar a si mesmo, com direito aos seus mesmos ataques e poderes. Mas, obviamente suas armas não são imitadas, por isso o clone sempre fica em desvantagem.


Doppelgangers são criaturas que imitam os seres vivos, e caminham em suas sombras. São como reflexos personificados, só que do mal, e derivam do folclore alemão.


Beelzebub


Um dos Reis do Inferno, A besta das Moscas, Beelzebub é encontrado e enfrentado por Alucard, mas felizmente ele é visto preso.


Suas moscas defendem seu corpo, aumentando conforme ele é esquartejado, mas o próprio fica pendurado num salão de Castlevania, como se fosse só mais um colecionável de Drácula.



Galamoth


Esse é um chefão extremamente forte e grande, que é opcional, mas é também uma enorme piada em Castlevania.


É que ele é o Rei dos Demônios e Senhor do Inferno, em "Kid Drácula", jogo de Nintendinho e Game Boy, protagonizado pelo filho de Drácula, mas em uma versão um tanto quanto cômica e infantilizada.


O pequeno Draculinha vai atrás de Galamoth pra recuperar a capa de seu pai, e assim tirar o grande demônio do pedestal. O jogo é da Konami também, e apesar de não fazer parte de Castlevania, foi referenciado com essa aparição do chefão.


Ele é o chefe final de "Kid Drácula", soltando raios enquanto voa, e aqui ele é mostrado como um ser bem maior e de aspecto ancestral, mas também solta raios, muitos raios, raios pra dar e vender.

Ele é relativamente fraco em variedade de ataques (solta raios e estapeia, é isso), mas ele tem tanta vida, mas tanta vida, que nem apelando de Névoa e Especiais fica fácil vencer.


É um chefe extra bem colocado, e sua história é uma boa referência pra franquia, afinal, Alucard é tipo o Kid Drácula, um filho do grande Drácula que tá lá fazendo bagunça em seu castelo.



O Olho Gigante

Ele não chega a ser um chefe, neste jogo, mas já apareceu nos outros, e aqui faz uma rápida aparição do lado de fora do castelo, olhando Alucard de longe.


Sempre achei que ele apareceria em algum momento como chefe, mas isso não acontece. É só um stalker bem medonho.


Rei Esqueleto



Esse é um chefe da região do Jardim, uma parte do castelo exclusiva da versão de Sega Saturn.


E bem, é um esqueleto espadachim fortinho, só isso. O destaque mesmo fica na região que ele protege, sendo um grande Jardim repleto de criaturas inéditas nas demais versões.



Shaft


Por fim, tem Shaft, o Necromante e eterno servição de Drácula, que adora fazer suas mandingas pra trazê-lo de volta. Dessa vez usou Richter pra coordenar as coisas no Castelo principal, e então Alucard pra fazer a coleta dos itens necessários pra concluir o ritual.


Tecnicamente, todas as partes de Drácula já estavam com Shaft, nas mãos de seus guardiões, mas recolhe-las era uma tarefa de entregador que Alucard assume de bobo.


Shaft ri atoa, mas toma uma surra pelo trabalho escravo que fez com o jovem Alucard.


Contudo, de nada adianta pois o ritual é terminado e Drácula ressurge.  


Drácula


Mas o cara vem cansado, nem pôde dormir seus 100 anos de soninho, então ele fica irritado, já vai pra última forma sem papas na língua.


E olha que ele até tenta pegar leve com o filho, mas Alucard não poupa ele.


Drácula é tão poderoso, que é capaz de invocar chefes menores, só pra beber o sangue deles e se regenerar.


Mas ele não tem duas formas aqui, e acaba sendo até mais fraco que o Galamoth, ou o próprio Richter.


Meio humilhante, mas ele nem queria brigar mesmo (nem teve seu merecido descanso), sem contar que era seu filho ali, nem louco Drácula tentaria mata-lo, ou coisa pior. Por isso no fim, o cara entrega o jogo e diz que vai dormir mais um cadinho.


E depois de ouvir que era amado por sua esposa, Drácula parte junto de Castlevania.


Moral da história: Alucard botou juízo na cabeça de Shaft e fez ele parar de tentar apressar as coisas.


!!!!ARUTIEL ALEP ODAGIRBO


Bem, esse é Symphony of the Night. 

Existem várias versões do jogo, e se não me engano a versão de Celular tem até tradução em português! Mas, eu ainda acho que a versão de PSP é a melhor, pois foi grátis! E isso sempre me impressiona.

O jogo é divertido, e mesmo depois de termina-lo pela quarta vez, eu ainda sinto vontade de jogar acredita?

Castlevânia: Symphony of the Night foi meu primeiro jogo de Ps1, e é uma das melhores memórias que possuo.

Foi um tremendo prazer rejogar, e espero que o artigo tenha ficado legal.

Enfim, obrigado pela leitura!!!

E see yah.


Postar um comentário

10 Comentários

  1. Alucard e sua sexualidade duvidosa (O cara topou ver as bolas do Richter, isso ficou tão errado). Zoeiras à parte, review de qualidade! Nota 10!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que curtiu sr Webit kkkk.

      A questão que fica é... tecnicamente falando... as bolas eram do Richter ou do Shaft? Ainda tenho essa dúvida.

      Excluir
  2. Excelente!! Voltei aqui no seu blog para deixar meu apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite amigo, isso me ajuda de mais. Comentários me motivam a continuar, dão aquele gás pra escrever e me mostram que sou ouvido. Muito obrigado e seja sempre bem vindo!

      Excluir
  3. Suas análises são muito completas. Seria bom divulgar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa muito obrigado! Eu queria divulgar mais mas, eu não frequento muito as redes sociais =/. Eu definitivamente preciso de ajuda rs. Mas obrigado de mais por curtir viu.

      Excluir
  4. Pronto, agora vou ter que ler do rondo of blood também...
    Nunca tinha visto a história dele completa, bem interessante. Já tentei jogar várias vezes e sempre acontece algo que faz eu parar e acabo não voltando depois (muitas vezes foi a questão do sabe, depois fiquei com preguiça de fazer tudo de novo). Assisti recentemente a série da Netflix e nunca tinha ouvido falar no Richter, admito que sou pouco conhecedor dessa saga.
    Alucard maior vacilo, além de ver a bola do Richter ainda tinha que bater, que covardia bicho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui o oposto, eu conhecia só o Richter de toda a franquia (por incrível que pareça). Meu primeiro contato com Castlevania foi pelo Dracula X de Super Nintendo, que por sua vez é uma "dimensão alternativa" do Rondo of Blood, que eu nem conhecia. Fui saber dele quando joguei o Symphony, e vi que o Richter tava diferentão. Aí joguei o Rondo 2.5D, e só depois o original.

      Nesse meio tempo eu joguei os de 64, e depois os reboot, Lords of Shadow, e era tudo que eu conhecia.

      Aí vi que a maioria do que eu joguei nem era da saga principal, eu era o cara dos spin-offs kkkk. To conhecendo agora.

      Excluir
    2. E eu que durante o jogo quase apaguei o save. Tipo, eu fechei o jogo, e quando abri o save tinha corrompido. Por sorte eu tinha um backup e deu pra substituir rapidão.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)