SérieMorte: Black Mirror: 6° Temporada - Episódio 5 - Demon 79 (Red Mirror?)

E acabou, a temporada chegou ao seu fim, de um jeito clichê, que não corrige o problema gerado no quarto episódio e pior, ele agrava ainda mais a situação, abraçando um novo gênero pra série, e encerrando sua premissa original.


Black Mirror agora é só mais um monte de histórias desconexas sobre eventos paranormais, e pronto. Esqueça o viés tecnológico.

Este episódio é sobre demônios. Próxima temporada será sobre aliens, fantasmas, fadas e duendes... Supernatural voltou bebê!

Boa leitura.

Não é real


Sim, sabemos que nada na série é real, tanto no nosso mundo quanto no da própria série. Ficou claro isso com a introdução, insinuando que tudo que assistimos, é só uma série dentro da série.

Independente de terem mostrado isso ou dito com todas as letras que o que assistimos é apenas um programa de televisão, dentro de outro programa de televisão, nós podemos interpretar isso. Somos livres para tal, desde que acreditemos que isso é o que isso combina com a temática original.


O problema é que, além de não dizerem nada, nem darem qualquer pista realmente clara sobre isso, o episódio é apenas uma boa história estilo Fausto e Mefistófeles, em que uma pessoa se alia a um demônio e acaba criando um certo vínculo. Sabe Death Note? Então, tipo isso, o que muda aqui é que não tem um livro envolvido.


O preocupante é que não tem nada além da relação demônio e humano. Esqueça tecnologia, não existe no episódio inteiro! O máximo talvez seja um telefone de parede onde o capeta disca 666 pra falar com os superiores... e é isso. A referência Black Mirror é um telefone.


Bombas nucleares? Apocalipse? Desculpe mas nada disso nem mesmo arranha a superfície dos requisitos pra ser parte de uma série sobre Terror Tecnológico. Então a desculpa que inventaram é que, é tudo um programa de televisão, assinado por um show da (provavelmente da Streamberry) chamado "Red Mirror", o que seria um spin-off de "Black Mirror", mas sem se focar em tecnologias.


Infelizmente não comunicam nada disso de forma direta, é tudo só nas entrelinhas.

E o problema é justamente esse!


A série perdeu o foco, e assim se deixou mergulhar num oceano de ideias que, a distanciam daquilo que a tornava única. Engraçado isso pois muitas séries derivaram de Black Mirror, tentando criar suas identidades assim como ela mesma fez, mas cada um mirando em algo diferente.

E vem Black Mirror e desconstrói o que ele próprio fez!

Episódio 5 - Demon 79


Em 1979 uma mulher toca num objeto demoníaco e cria um pacto sem querer. Agora ela é acompanhada de um shinigami, e precisa matar 3 pessoas, uma por dia, até 1° de Maio, ou o mundo vai acabar.


O demônio é simpático, honesto, e conta pra ela a vida futura e passada de potenciais vítimas, e o episódio é isso, ela tentando matar enquanto enrola lutando contra sua própria moralidade, e no fim, da tudo errado e o mundo acaba.


O episódio é bom?

Sim, ele é sim, é divertido, engraçado, também é bem bizarro, com certas cenas e revelações chocantes (algumas das vítimas mereciam mesmo morrer) mas... convenhamos... não é Black Mirror.


Constantemente a série brinca com uma ideia mais cafona de época, simulando um estilo antigo, e evidenciando o fato de ser tudo um programa de televisão. Mas, isso ficou só nisso! Não fizeram a virada sabe? Sabe quando termina e surge algo pra nos fazer pensar além do que mostraram? Então, não teve isso.


Pelo contrário, o programa termina como qualquer programa, sem um pós, sem uma reviravolta, sem nem mesmo tentar explicar de forma crível tudo que vimos. Ele joga na nossa cara que não se importa mais com o conceito tecnológico.

Daí a gente pode teorizar, discutir sobre, falar "Não, é tudo só fruto da imaginação e blá blá blá" mas, pra que?


O resultado foi apenas mais um conto de terror, que finge ter sub-camadas inteligentes, mas mais parece não saber explica-las... tanto que nunca as explicam.

Eu odiei o que fizeram com Black Mirror, pois agora virou só mais uma série antológica comum, de terror com mensagens sociais. A parte característica das tecnologias e tal, já era. Mas pelo menos da pra passar o tempo assistindo.


Antes parassem ali no episódio 3 mesmo. Tava ótimo. Se fosse pra assistir séries mais amplas e fora do nicho, tem mó lista legal:



É o Black Mirror, mas sem a regra da tecnologia plausível. A série conta várias histórias apavorantes de fantasia e ficção, usando como gancho diferentes tecnologias em épocas distintas, mas avançando pro lado fantástico e místico, sem se levar a sério. Bem como ocorreu nos dois últimos episódios dessa temporada.



São quatro temporadas de contos bizarros envolvendo algum capricho sobrenatural mesclado com algo moderno, enrolado ao longo de episódios, e com um tema em comum a cada temporada (que se renova é claro).




Esse existia antes é claro, e é uma série antológica que se renova a cada temporada, mudando seu tema base pra algum terror americano de época. 



Ótima série tailandesa que mostra uma jovem que ninguém sabe explicar, em diferentes histórias por escolas onde ela atormenta pessoas que considera culpadas, levando diferentes pesadelos pra criançada.



Série já antiga, mas que foi renovada a alguns anos com um "reboot" por assim dizer, agora dirigida por Jordan Peele e focando mais abertamente o conceito "Terror social".



Essa é uma série focada em terror asiático, também em formato antológico em que cada episódio aborda uma bizarrice assombrosa diferente.



Também tem essa série "dirigida" por Guilhermo del Toro que compila diferentes contos de terror, com reviravoltas sobrenaturais.



Tem essa que é uma série de terror tailandesa inspirada em Webcomics, retratando publicações de diferentes autores, em episódios separados com início, meio e fim, de contos assombrosos.

Enfim...

Por ai vai... tem muito mais séries do que as que já assisti. O que mais tem no mercado são projetos e produtos de antologia, uns bem executados, outros não... mas todos buscando sua própria identidade.

Lamento que Black Mirror se esqueceu da sua.

Tinha começado tão bem... pelo menos meus pais curtiram. Começaram a assistir da 6° temporada e tão começando da primeira agora. O lado bom de antologias é que não importa a ordem que se vê, a gente entende.

Obrigado pela leitura, e caso assista, provavelmente gostará... pena que não é Black Mirror.

See yah =/

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Realmente, não é um episódio ruim, mas segue exatamente o que você disse do episódio anterior. E essa de colocar como se fosse um programa de TV foi uma desculpa bem esfarrapada pra enfiar um episódio que não tem nada a ver com a proposta da série, acho que nem fazendo esforço dá pra engolir. Mesmo assim, vou só deixar esse fato de lado e confirmar que dá pra se divertir, não é nenhuma proposta nova como foi dito, mas é agradável, até vale o tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E novamente, aqui é o Ed... Fiquei bem ocupado esses dias mas não deixei de ler, daí tirei um tempinho agora pra comentar o que eu já tinha visto kkkk o sono que não tá ajudando

      Excluir
    2. Sr Ed, eu agradeço muito por tar compartilhando seu feed da série. Eu fico aqui esperando todo ansioso!!!

      Esperemos que caso façam mais temporadas, pelo menos tentem retomar o estilo original. O mais legal de black Mirror era ver as tecnologias louconas mas críveis que eles mostravam... deu mó vazio não ver isso.

      Excluir
    3. Eu agradeço muito sr! Saiba que adoro seus comentários. Agora preciso descobrir outra série, filme, anime ou jogo que tenha conteúdo de gosto em comum. Alguma dica??

      Excluir
    4. Jogo pode ser praticamente qualquer um kkkk eu tenho um gosto bem diversificado. Ultimamente tenho jogado bastante o red dead redemption 2, mas consigo admitir que fazer uma análise daquele jogo seria uma tarefa hercúlea e também já vi que fez a análise de VÁRIOS jogos que eu gosto, só não tive tempo de ler com calma ainda e comentar.
      Séries e filmes acho que me prendo particularmente nessas mais fantasiosas, recomendo ver Sombra e Ossos (netflix) e O grifo (prime), até que me agradaram bastante.
      Queria dizer que acompanho outros dos seus posts também, nem todos eu comentei, mas até assisti "Tin & Tina" por causa de um post seu, "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo" também, nem sempre tenho tempo pra fazer um comentário que seja proveitoso, mas toda vez que tenho um tempo livre paro para apreciar um pouco do seu trabalho.

      Excluir
    5. Red Dead é daqueles intensos to ligado. Meu unico contato com ele foi ver meus irmãos jogando... o medo que tenho de me perder naquele mundo kkkk.

      Tu sempre acompanha meu trabalho, agradeço muito sr Ed! E nem grila, comentando ajuda muito, mas ler também da uma força sem igual. Sei que não to nessa sozinho né!

      Obrigado de mais... e eu não havia ouvido falar de Sombra e ossos ou O Grifo, vou ver se me atrai rs.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)