SérieMorte: Black Mirror: 6° Temporada - Episódio 4 - Mazey Day (Estragaram a Série)

Pois é, conseguiram destruir a série. Nem diria a temporada, mas sim TODA A SÉRIE Black Mirror! Com apenas um episódio, jogaram na sarjeta tudo o que 5 temporadas construíram.

É feio, é triste, e mesmo sendo um episódio incrível (sim, ele é bom!), ele consegue ser um completo desastre no contexto geral.

Falarei mais a respeito a seguir.

Boa leitura.

Esqueceram o Tema da Série

Lobisomens? O que que isso tem a ver com tecnologia? Um vírus de licantropia transmitido de um cachorro atropelado, que transforma uma estrela em um lobisomen... isso é pura ficção fantasiosa, e em nada se relaciona com Ciência, Tecnologia ou qualquer viés social.

Black Mirror sempre foi "ficção", mas FICÇÃO CIENTÍFICA! O que unia cada episódio em uma mesma linguagem era o fato de tudo sempre lidar com algum tipo de tecnologia, as vezes mais, as vezes menos, as vezes biológica sim, as vezes neural. MAS SEMPRE TEVE TECNOLOGIA.

De onde tiraram que meter um LOBISOMEN (Com direito a transformação e tudo mais) na tela, em puro efeito digital, seria bom? E não, não tem explicação do tipo "Há, é uma realidade imersiva onde isso faz parte de um jogo" ou algo como "Fica tranquilo, tudo não passou de uma alucinação potencializada por uma super droga neural". Esqueça explicações assim pois o episódio deixa claríssimo que, UM LOBISOMEN NOS ANOS 90 MASSACROU GERAL.

O episódio é bom?

Ele é muito bom, tem suas reviravoltas, tem boas atuações, ele até mesmo joga na nossa cara conceitos de terror social, estes sim mantidos (como foi em todos os outros episódios). Contudo, ele apelou pra algo fora da temática que a série sempre abordou, e isso é um erro gravíssimo.

Mesmo que o episódio seja impecável, se ele foge ao tema, ele apenas não faz parte da franquia, simples assim. Isso pois, existe uma regra implícita que nos diz "Tudo é tecnologicamente explicável", e grande parte da nossa expectativa gira em torno disso. Agora, quem diabos pensou "bota um monstro aí" e esqueceu a parte da EXPLICAÇÃO TECNOLOGICA apenas cagou pra série.

Já vi outras séries com temáticas dispersas mas que ainda eram elaboradas em um mesmo tema. A série animada "Amor, Robôs e Morte" por exemplo, ela não se prende à regra de mostrar um dos 3 temas do título, e muitas vezes viaja na maionese falando de coisas aleatórias. Contudo, lá o grande destaque acaba sendo, querendo ou não, gostando ou não: as animações diferentes.

Agora, em Black Mirror, espera-se ver o pavor da tecnologia, e não monstros! A impressão que passaram é que tinham um roteiro pronto, uma boa ideia, de um episódio estilo "Além da Imaginação", mas não sabiam onde lançar, dai pegaram e botaram ali no meio da nova temporada da série antológica mais famosa, pra surfar no hype.

O que não pensaram é que, isso mancha a reputação que a série construiu! E mancha de forma gravíssima... mesmo que eles tentem empurrar "terror social" nessa trama estapafúrdia.

Episódio 4: Mazey Day

Paparazzo é o grande tema que querem esfregar na nossa cara, e como esses profissionais de fotografia importunam estrelas, tudo por dinheiro, violando a privacidade alheia e descobrindo podres cada vez mais perversos.

É com muitas câmeras fotográficas profissionais, e uma garota que se arrepende de ser tão invasiva (após provocar o suicídio de um artista que expôs), que o episódio retrata a busca por uma atriz chamada Mazey Day, quem desapareceu da mídia após um acidente de carro (que ninguém, além dela mesma, sabe).

Então, enquanto nossa atenção é desviada pros paparazzo perseguindo a imagem rara dessa mulher, somos forçadamente impressionados com ela virando um LOBISOMEN na frente das câmeras, com direito a flashback dela vendo o lobo que atropelou na rua e a mordeu, e um massacre se seguindo.

Essa é a reviravolta gente, ela vira um lobisomen ao olhar pra lua, na hora em que os fotógrafos encontram o covil no qual ela foi mantida escondida.

O que há de tecnológico?

Meu, uma coisa que tinha chamado minha atenção no trailer era a Internet Discada. Eu jurava que iriam usar isso como tema de algum episódio, o que introduziria isso na mente de jovens que não puderam vivenciar as conexões discadas. Mas não... isso é só um pequeno evento tão rápido que mal se nota (inclusive desde quando internet discada é tão rápida assim?), e serve pra dizer que nos anos 90 dava pra entrar na internet também.

Durante o episódio todo eu fiquei caçando os elementos "Black Mirror". Tudo soava normal de mais, e quanto mais normal ficava, mais minha expectativa pra reviravolta aumentava. Foi então que no fim, os caras preferiam apelar pra monstros... e é isso.

Talvez, no último episódio surja uma explicação para este, revelando por alto que tudo não passou de um experimento neural ou um jogo, quem sabe. Mas, neste episódio em questão, nada indica que seja alucinação, realidade imersiva, ou qualquer coisa que leve à interpretação científica.

Com toda certeza, um vírus que transforma pessoas em monstros, FISICAMENTE, não tem nada de científico ou tecnológico, quem dirá plausível. Até então, tudo que foi apresentado na série em todas suas temporadas (e são 6 gente, SEIS TEMPORADAS), jamais desviou do tema tecnológico e pulou pra fantasia. Já tiveram sim coisas malucas, mas no fim tudo sempre era explicado de forma bastante crível.

Aqui agora, não.

O resultado aqui é uma revelação trapaceira, que surpreende pra caramba, mas muito mais por fugir ao tema tão abruptamente. Quem tá assistindo uma série com robôs e IAs não espera ver um LOBISOMEN. Ai fica fácil impressionar, fica fácil criar um plotwist... mas a que custo? 

Agora terão fantasmas? Terão zumbis? Terão vampiros? Terão alienígenas? Terão demônios? O que que Black Mirror virou? 

Quando a garota olhou pra lua acorrentada, eu que estava injuriado com os fotógrafos querendo tirar uma foto dela pra lucrar e ignorando a situação desumana na qual ela se encontrava (apenas a protagonista tentou ajudar), fiquei revoltado e de BRAÇOS CRUZADOS (eu só cruzo os braços quando tô incrédulo) com o que rolou depois da olhada e a ênfase no luar.

Juro que disse "Ela não vai virar, ela não vai virar" e ela virou.

Juro que permaneci dizendo "Eles vão explicar, eles vão explicar" e eles não explicaram.

O episódio termina fazendo carinha de quem arrasou, mostrando a paparazzo que até então a gente via como a única humana ali, tirando uma foto da lobisomen cometendo suicídio, pra lucrar depois com a venda.

Nossa, put4 mensagem social fod4... Jordan Peele ia amar isso, em ALÉM DA IMAGINAÇÃO, não em BLACK MIRROR.

Erraram a série?

Com muito desgosto estou indo pro último episódio, torcendo muito pra... eu sei lá meu, quero que isso acabe logo. Estou triste, nunca achei que iriam desperdiçar todo o conceito genial que foi construído pra... PRA QUE FIZERAM ISSO? PORQUE POR UM LOBISOMEN?

Black Mirror é uma antologia CIENTÍFICA. Lobisomens são fantasia... ou será que tem mesmo lobisomens por ai? Será que isso foi proposital? Será que eles farão a proeza de criar uma reviravolta MONSTRUOSA no último episódio da temporada?

Estou ansioso, e com um receio assustador.

Episódio 5 - Demon 79

(clique aqui pro próximo texto)


Analisando... Assistindo... Digitando...

See yah?


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Tenho que admitir, o episódio é muito bom, mas fiquei igualmente perplexo quando a mulher se transformou do nada e também não faço ideia de como eles acharam que isso era uma boa ideia, é como se eles estivessem traindo a própria identidade da série. E quando você escreveu "vai ter demônios?" Eu ri kkkk não é que teve mesmo??? Não sei mais o que tá acontecendo. Se a ideia do episódio era pegar de surpresa, ele conseguiu, mas agora realmente ficamos sem saber o que esperar no futuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E detalhe sr, quando eu falei isso eu não tinha nem visto o nome do próximo episódio. Quando fui pegar o poster eu notei e pensei "Meu deus acho que vai ter mesmo"... e teve mano. As vezes eu nem preciso mudar o texto a surpresa já vem automaticamente kkkk.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)