Brinquedos que Mudaram o Mundo:
O Episódio da Nintendo no History Channel
Sendo sincero eu nem queria falar sobre isso, mas já que to aqui, bora explicar o que me incomodou no recente (requentado) "documentário" do History Channel, chamado "Como a Nintendo ressurgiu das cinzas", parte de uma série chamada "BRINQUEDOS QUE MUDARAM O MUNDO" de 2023.
Talvez minha maior revolta esteja no fato de acompanhar a tal série com entusiasmo, confiando na credibilidade questionável do canal, até quebrar a cara nesse fragmento que eles postaram oficialmente de graça em seu canal.
É que, pensa em algo mentiroso! Enfim, bora explicar tudo a seguir.
Boa leitura.
"Brinquedos que Mudaram o Mundo"
Essa é uma série originalmente intitulada "The Toys That Built America" que conta estórias (totalmente fictícias tá) de mentes revolucionárias que mudaram o mundo através de puro entretenimento. Ela foi produzida pelo History Channel, estando atualmente no Amazon Prime, mas a série conta com 3 temporadas de 2021 a 2023. No começo inclusive ela era melhor, mas foi perdendo qualidade com o tempo.
São contos de impérios famosos tipo LEGO, Disney, Barbie, resumidos em menos de 1 hora com direito a entrevista de pesquisadores, professores, fontes "confiáveis" e dotadas de muito embasamento. Será?
| Nesse episódio, Adam Richman é uma das principais fontes consultadas e... o cara é apresentador de TV... confiabilidade hein. |
Eu já assisti vários episódios de forma totalmente descompromissada, e sempre achei divertido. Foi legal saber mais sobre assuntos dos quais eu nem me interessava, eu não sou uma pessoa que costuma sair procurando biografias e pesquisando bastidores, mas se aparece uma série oferecendo informação, não tenho nada a perder.
O problema é que se tratando do History Channel, tem muito a se perder sim! Sua mente, e a capacidade de filtrar verdade e mentira.
Tudo é tão bem feito, tão bem editado e filmado, que engana, passando a ideia de que o que estão informando é real, sendo que é a mais pura ficção.
Não é de agora que notei que tudo que o canal mostra é tendencioso, distorcido, e moldado pra uma narrativa específica que convém a eles. Modificam a história para caber no que querem contar, e não o oposto. Os "documentários" que fazem são puramente falsos, e muitos "fatos" são meras teorias, muitas delas incompletas, já desmentidas ou distorcidas.
O pior de tudo é que eu sempre vi isso em outras séries do canal, mas nem cogitei a possibilidade dessa também ser totalmente modificada pra caber na narrativa deles. Só fui perceber agora pois falaram de algo que eu conheço bem: Meu ódio pelo genial Miyamoto.
O Amor e o Ódio
Amo Shigeru Miyamoto, o cara é sem dúvidas um gênio, criou duas das franquias que mais adoro em todo o mundo: Donkey Kong e Zelda... mas eu não escondo meu ódio também.
Não odeio o artista, odeio o ambicioso! Odeio o lado empresarial desse gênio, não pelo seu talento (sou invejoso mas também não chego a tanto né) mas simples e unicamente por ter minado pra sempre a franquia Donkey Kong.
Ele criou, sim, foi ele quem deu vida... mas quem cuidou, tratou, desenvolveu, evoluiu foi a Rareware, sempre foi ela e os mestres por trás da empresa, e nem mesmo Miyamoto, ou a própria Nintendo, souberam lidar com tamanha grandiosidade.
Foram eles inclusive que mataram a franquia e hoje tentam resgatá-la com obras ridículas e sem alma (mals, não tenho Switch 2 pra jogar o Donkey Kong Bananza mas, se fizeram questão de incluir Pauline, é pra resgatar a memória do DK clássico e não do Country, mais uma vez negando a Rareware, assim como fizeram em Mario Odyssey).
Se tá curioso sobre o assunto, leia meu artigo sobre a verdadeira história de Donkey Kong e Mario, e também o artigo que fiz sobre Mario Odyssey onde explico como a Nintendo vem tentando reestruturar Donkey Kong sem honrar a fase mais rica dele, que foi a saga Country.
Fiz um artigo sobre cada um dos jogos da saga da Rareware, incluindo o Donkey Kong 64, onde faço questão de explicar como eles se vingaram da Nintendo incluindo Donkey Kong e tirando isso das mãos de Miyamoto.
E falo também claro do recente filme deles (Super Mario - O Filme 2023), onde fizeram questão de tentar diminuir o brilho do gorilão, e quebraram a cara tendo ele como uma das estrelas do filme que mais chamaram a atenção do público (mesmo que eles não quisessem isso).
O Episódio da Nintendo
E tá, bora lá explicar onde que tocou na ferida o que fizeram nesse episódio em particular.
Contextualizando: O episódio em questão é da Terceira Temporada, sendo o terceiro episódio (17° no geral) publicado em outubro de 2023 e intitulado "Visionários dos Videogames". Não é nem o primeiro que fala sobre jogos, inclusive tendo feito uma abordagem muito melhor no especial "Confronto de Titãs", falando sobre a Guerra dos Consoles no episódio 8 da segunda temporada.
O canal oficial do History no YouTube publicou em 2025 o mencionado episódio da Nintendo inteiro, pra promover o canal e a série. Eu fui pego de surpresa, o tema me atraiu, e eu gosto do History então parei pra ver.
De começo, estranhei a história começando com Shigeru Miyamoto sendo que ele não é fundador da Nintendo, ele começou como um funcionário, e cresceu por suas ideias, mas isso não justifica ele ser o primeiro nome citado no micro "documentário".
Demorou até cair a ficha de que na verdade, o título foi puro clickbait. A ideia era falar do Shigeru e de como surgiu Mario, apenas isso... botando o sucesso da Nintendo nas costas desse único projeto, e menosprezando todos os outros que existiram em paralelo.
Fingem bem a extensão da ideia quando mencionam Pokémon, como outro brinquedo que mudou a história, mas fazem questão de até nisso enfiar o Miyamoto, quase como se ele estivesse por trás de tudo que deu certo na Nintendo (tava envolvido, eu sei, mas menos né).
Investimento em Card Games, a criação de periféricos, até mesmo o real motivo da Nintendo ter salvado e mudado o mundo dos games que foi O SELO NINTENDO, tudo isso foi ignorado.
Pois o foco, era Shigeru Miyamoto. E note que já citei o nome dele mais de 10 vezes, só nesse bloco. Ele tem um tríplex na minha mente... bendito seja tamanho mestre...
A Nintendo não foi salva pelo Miyamoto, sim, ele trouxe inovações, suas ideias enriqueceram muito a empresa e tiraram ela de apuros, mas não foi isso que a salvou. Foram múltiplas ideias e fatores, eventos que ocorreram simultaneamente, e no fim, a empresa se dedicar ao vídeo game foi o que realmente a salvou.
O mockumentario menospreza várias partes disso tudo, esconde os conflitos da empresa, faz questão de mascarar as falhas, e conflitos internos e externos, pra destacar cada vez mais o herói da narrativa.
| O problema de Radar Scope e Popeye foi bem maior do que fizeram parecer. |
Ápice foi o momento em que reduziram o criador da Nintendo, a coadjuvante da história de Shigeru Miyamoto. Poxa, pegaram a Game Freak e reduziram eles a capangas do Shigeru na criação de Pokémon! Sério isso cara? Foi vergonhoso ver isso.
Criação e Criador, Créditos Por Favor
Mentoria, apoio, suporte, cara, eu sei que o gênio por trás do Mario teve dedo em muita coisa, mas é desonesto dizer que tudo foi só ele. Caraca, nem falam dos programadores que fizeram magia ao tornar Zelda real, ou então sequer lembram dos compositores, dos engenheiros, dos ilustradores, e inclusive, quase nem falam do cara que CRIOU o Famicom!
Cara, o CARA CRIOU O CONSOLE QUE DEU VIDA A TUDO ISSO, e resumem ele a 2 minutos de citações pontuais para contextualizar.
O Gameboy, uma das maiores criações, aliás, o Game&Watch e a evolução dos cartuxos, cara, os CARTUXOS, eles são uma baita inovação, que resumem a uma ideia de Shigeru Miyamoto, por causa das baterias inclusas (que aliás, foi outra grande inovação que foi distorcida no mockumentario tá).
Registro de progresso não foi uma inovação Nintendo, já existia, cara só tu pegar qualquer filme que mostre fliperamas e arcades e ver aquela pontuação final que literalmente REGISTRAVA O PROGRESSO dos jogadores.
O que a Nintendo revolucionou, através de Zelda E METROID TÁ, foi a capacidade de guardar progresso e retomar sem a necessidade de um Password. JÁ HAVIA ISSO COM PASSWORDS!
Ainda tem uma parte em que dizem que foi Miyamoto que criou narrativa em jogos... Adventures nunca existiram antes então.
São pequenos erros sabe? Na verdade nem diria que são erros, mas são verdades distorcidas para engrandecer mais e mais o personagem foco do episódio, e ignorar os reais gênios e inovadores, assim economizando tempo de tela, tempo de pesquisa, e bombardeando nosso cérebro com dados incompletos.
Desconfie, Pesquise, Aprenda
O History Channel e conglomerado de documentários que surgem, valendo outras redes tipo a amada Netflix, sempre irão distorcer a verdade em prol do que querem contar. Isso também está nas redes como Facebook, TikTok, Instagram, até mesmo o YouTube. Em tempos onde todo mundo pode falar o que quer, basta qualidade pra enganar.
Pequenos portais, revistas, jornais, blogs, inclusive aqui, tudo tem tendência ou está direcionado pra algum ponto. Então, tenha consciência que independente de ter fontes, independente de haverem boas narrativas ou uma fala bonitinha, tudo está passível ao questionamento.
Acho errado o grupo History se favorecer da posição e orçamento que tem, pra passar uma ideia de que o que contam é real e plenamente embasado, mostrando historiadores, pessoas estudadas e formadas, gente de renome, e grandes atores para embasarem suas ideias... sendo que na verdade eles não estão contando a verdade.
Mascaram, alteram, modificam e enfeitam, pra justificar pontos que querem comunicar. Por isso chamo suas obras de "mockumentarios". São falsos, irreais, muito bem feitos mas tão falhos que não podemos confiar.
Na verdade os produtos deles são literalmente isso: produtos, criados pra vender mais e mais. Eles mentem, geram dúvidas e fingem respondê-las, mas nunca respondem.
Vale assistir pra conhecer e despertar certo interesse, consumir suas obras por entretenimento e distração, mas sempre tome cuidado, pois muito do que contam é pura ficção. E não digo apenas da parte contracenada, pois sim, eles dramatizam, eles atuam, encenam, ilustram para que tudo fique mais fácil de comunicar. E nisso eles são realmente muito bons.
Mas a parte da ficção se torna perigosa quando distorce fatos e passa eles como reais. Isso engana, muitos nomes citados, imagens destacadas de documentos duvidosos, grandes nomes relacionados e rostos entrevistados que, se você checar a fundo, verá que não são mais do que meros atores.
Isso se torna realmente perigoso sabe, pois pode desinformar, pode conduzir opiniões, pode enganar muito ao ponto de torar o mais sábio, num total ignorante.
Tema o poder da mídia!
Enfim, é isso que queria falar.
Se fui claro, legal, se não fui, perdoa, foi o emocional. E lembrando: É minha opinião viu... uma critica opinativa embasada na minha singela noção do mundo dos games, da paixão por documentários e análises, e claro, pelo ódio gigantesco que sinto pelo Mario, o assassino de gorilas.
Por hora é isso, valeu fui...
Té mais!
(Cara quem sou eu pra criticar a superprodução de uma emissora consagrada como o History Channel, ai ai).
É isso.
See yah!
6 Comentários
Assim que li o primeiro paragrafo ja imaginei do que se tratava e qual rumo iria tomar kkkks
ResponderExcluirEu não vi isso, mas não duvido que realmente oculturam muitas coisas pra engrandecer apenas o mito (hehe), que por um lado é algo bem paia, acho que deviam ter citado, e ter dado destaque, ao menos pro Koji Kondo tambem, que foi mais do que fudamental com as trilhas pra fazer as obras funcionarem, pois sem ele seria o mesmo que Silent Hill sem o Akira Yamaoka pra fazer uma comparação.
Agora... vc disse sobre "O real motivo da Nintendo ter salvado e mudado o mundo dos games", e esse motivo (o principal deles) se chama Super Mario Bros de 1985, e doa a quem doer, a grande verdade é que se não tivesse existido o Shigeru Myamoto, independente dos outros profissionais que fizeram parte da empresa, nada do que veio depois teria acontecido, a Nintendo provavelmente teria falido ou se tornado outra coisa e sabe se la o que teria acontecido com a industria tambem (sempre pense nisso), seja fã ou não, essa é a verdade.
E respeite o GOAT shadynho kkks
Aha agora entendi. Fato fato, devo meu respeito ao gênio, mas jamais admitirei que Mario salvou a Nintendo! Foi Donkey Kong e PONTO!
ExcluirEu sou team macacão vei. Ever.
E nem citaram o Koji Kondo, na real nem mencionaram qualquer outra vertente de produção, nem designers, nem editores, nem compositores, nem mesmo os ilustradores ou programadores... geral sumiu, como se fosse um simples apertar de botão e pronto, as ideias ganham vida. Bizarro que em uma parte, bem no começo, quando falam que o MITO teve sua ideia pro mundo dos jogos brincando em uma caverna, tocam a trilha sonora do primeiro Zelda. Nunca nem dizem quem compôs, mas mesmo ignorando eles se forçam a admitir que a primeira coisa que lembramos de Zelda, é a música!
Mesmo brincando vc sabe que isso não faria muito sentido em duas situaçoes kkks primeiro, que se estiver se referindo ao primeiro dk classic de 1981 ele é mais lembrado por ser a primeira aparição do bigodudo do que qualquer coisa kkks e apesar de ter sido um sucesso na epoca e bem inovador (graças a vc sabe quem) não seria o suficiente pra vencer o "crash" da industria que rolou em 83, e se estiver se referindo aos DKC da rare a Nintendo ja era o maior nome da industria a alguns bons anos, então não teria salvado nada exatamente kkkks
ExcluirFaz sentido, mas me refiro mais ao projeto Popeye substituindo o Radar Scope, o que acabou gerando a primeira grande comoção na empresa e fez eles notarem onde estavam errando. Andar com a manada, seguir o que todos estavam fazendo e cegamente apostar nas ideias gerais iria colocar todos na mesma bolha, que no fim estourou. No instante em que começam a pensar fora da caixa, foi isso que os salvou.
ExcluirDefendo que não foi a criação de Mario ou Zelda, mas a semente plantada pela troca dos jogos de última hora, a insistência em criar algo inovador ao invés de copiar o que dava certo. Por isso digo que o que realmente salvou o mundo dos jogos e mudou o mundo naquela época, foi o Selo Nintendo. Primeiro criaram a Reputação de Qualidade, depois assinaram projetos dando cara a tapa com tal reputação. Isso deu confiabilidade pro público, isso gerou segurança e foi exatamente isso que manteve eles em um patamar diferente.
Não foram jogos especificamente, tudo isso fez parte daquele geralzão saca... eu vejo o ápice da Nintendo como o momento em que pararam de apostar no comum, e dedicaram tempo ao inovador. Erraram, pra caramba, demais, na real lançaram tanta porcaria que até chegarem onde estão, demorou... mas eles fizeram as manobras certas nas estradas esburacadas da industria.
Rs... eu brizo eu sei kkkkk. Mas eu tb busco de tudo pra poder defender que o que fizeram contra a Rareware foi vacilagem total.
Pelo menos a Nintendo lembra de pôr os 2 macacos amigos do Donkey Kong em um andar bônus, no final de tudo.
ResponderExcluirEles mereciam tão mais! Imagino como seria a franquia Country se não tivessem sabotado a Rareware.
ExcluirObrigado demais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji