Teoria: Backrooms da A24, o found footage perfeito


Futuro filme de Backrooms da A24


Então então, não sou de ficar empolgado com produções vindouras e sendo sincero, até mesmo "Terror em Silent Hill 2" que me animou muito, vem me deixando um pouco preocupado pela demora em lançar, contudo, eis que um novo Found Footage está para surgir!

Foi anunciado recentemente que a A24 está produzindo um filme sobre "Backrooms", e a princípio isso já foi bem interessante de se ouvir, até que alguns pequenos detalhes vazaram e não dá para negar, estou empolgadíssimo.

Mesmo que estejam mantendo o tema do filme, estilo e história em completo sigilo, só de terem colocado 3 nomes juntos já entregou que será sim um Found Footage (pra alegria da criança aqui) e tem todo o potencial para ser O Found Footage da década!

Os nomes são: Kane Parsons, Mark Duplass e a própria A24.

Entenda como esses nomes revelam que tudo será um filme de câmera sacudindo a seguir!

Boa leitura.


Kane Parsons

fonte: x - kane_pixels

Começando pelo principal, o diretor, também criador de vídeos virais sobre o tema "Backrooms". Com um exímio talento no estilo de filmagens amadoras em primeira pessoa, Kane criou vários vídeos para o YouTube baseando-se em "creepypastas" chamadas Backrooms, algo espalhado pelas redes como Reddit e compartilhado pela comunidade.

O que torna o trabalho dele incrível é que ele soube investir no tema do jeito correto, usando filmagens bem realistas das tais Backrooms, que ele provavelmente gerou usando simuladores de mundos virtuais, mas combinou com a estética amadora das filmagens, e criou curtas que se bastam no terror claustrofóbico mesclado com isolamento, suspense e mistério.

fonte: x - kane_pixels

Afinal, as Backrooms são mundos paralelos onde qualquer pessoa pode cair ao encontrar "bugs do mundo real", e ilustrar isso com filmagens perdidas foi genial (dando vida aos salões amarelos), algo que Parsons percebeu e executou muito bem, tanto que viralizou rapidamente.

Há outras histórias que falam das Backrooms, algumas usando agentes do governo vestidos de amarelo que buscam investigar os locais, mas foi o trabalho de Kane no canal "Kane Pixels" que ajudou a moldar esse universo no audiovisual.

fonte: x - kane_pixels

Então ele sumiu, e revelaram recentemente que o tal sumiço foi por conta do projeto secreto dele com um estúdio de Hollywood...


A24


E chegamos no segundo nome de peso, simplesmente o estúdio que vem acertando tanto no gênero do terror que se tornou sinônimo de qualidade.

Eles sabem trazer boas histórias pras telonas, e conseguem causar tanto medo que só de vê-los perto de um filme, já fico assustado e esperançoso. 


Só que, até hoje eles nunca investiram no gênero barato do "found footage", já tendo inclusive produzido filmes de terror social com demoníaco (Bring her Back), terror com psicopatas em épocas diferentes (franquia Maxxxine), terror filosófico com horror (Tusk) e até mesmo já fizeram terror com unicórnio (esse é uma porcaria mas vale mencionar, chamado "A Morte de um Unicórnio").

Por saber que eles têm o hábito de investir sem medo em formatos e novidades, creio que a vez dos filmes com câmeras amadoras fingindo realismo está para chegar, afinal estão apoiando não uma, mas duas figuras carimbadas em Found Footage...


Mark Duplass


Eis o terceiro nome de peso, simplesmente o diretor principal de uma das melhores franquias de terror no estilo Found Footage que já foi feita: Creep.

Mark Duplass dirigiu e atuou como principal personagem nos dois filmes que fez (Creep e Creep 2) e ainda teve a oportunidade de dirigir e atuar numa série exclusiva da Shudder (um serviço de streaming similar a Netflix, mas focado apenas em terror, só que exclusivo da américa do norte infelizmente), chamado "The Creep Tapes", série esta que só falhou, na minha singela opinião, por conta da falta de bons efeitos especiais e práticos (ou seja, falta de investimento).


Como deu pra perceber, Duplass não é apenas um diretor de filmes, ele é obcecado pelo estilo Found Footage, e o legal é que ele entende muito bem disso. Ele sabe conduzir a história, sabe atuar tanto na frente, quanto atrás da câmera, sabe manter o ritmo, e o melhor de tudo, ele sabe que o realismo é essencial pro produto funcionar.

Ele consegue passar desconforto e medo em seus filmes, não apenas pelo seu jeito de atuar, mas por conhecer e dominar o estilo, algo que pode parecer fácil considerando que found footage é algo barato e só precisa de naturalidade para dar certo, mas com Mark as coisas vão do comum ao perturbador com tanto realismo, que é difícil não se convencer.


Demoraram



Nada foi dito sobre o novo filme que virá ser no estilo que tanto amo ou não, mas considerando os envolvidos, tudo leva a crer que sim, e será um dos bons ao nível de Atividade Paranormal ou Bruxa de Blair, aliás, talvez supere estes clássicos.

Afinal "Backroom" é algo viral, que tomou principalmente o gosto do público mais jovem. Há muitos jogos indie que tentam explorar essa atração, mas o que costuma atrapalhar é justamente o fato de não haver grande investimento, ainda.

É similar ao caso dos SCP's, inclusive o peso das Backroom é praticamente o mesmo das SCP's, e tem tanto potencial quanto.


Ambos contam infinitas histórias ambientadas por objetos ou cenários bizarros, que caso encontrados só trarão terror. São lendas urbanas do mundo digital, nascidos como simples Creepypastas, contos narrados e bem detalhados, mas ganhando forma com vídeos e jogos.

"Control" da franquia Alan Wake inclusive se baseou nesses contos pra criar seu terror, mas apesar de ser um jogo AAA da Remedy, ele não conta como um investimento real, até porque nem usa os nomes originais para sua trama.


Achei até demorado algum estúdio se interessar por isso para tentar criar algo, mas fico feliz por terem esperado, afinal se tentassem surfar no hype como foi no caso de "Slenderman", uma das figuras virais do início dos anos 2000, talvez teriam destruído esse terror assim como fizeram com ele ao criar filmes B mal feitos.

Pelo que tudo indica, todas as peças estão bem posicionadas e o sucesso é inevitável.


Previsões


Mas, enquanto não lançarem não da pra saber. 

Torço para que não incluam algum executivo que não entenda do gênero e deixem Kane e Duplass trabalharem em paz.

Se o fizerem, sem medo de errar, o resultado pode ser um terror tão realista, que teremos medo de sem querer cairmos numa Backroom ao andarmos pela rua.

Isso pode desencadear uma nova franquia! E, eu tô muito afim de ver no que vai dar.

Aliás, deixarei o primeiro vídeo do Kane abaixo para que assista e note o quanto o cara manja. Há muitos outros mas só neste ele marca todos os pontos necessários para um bom found. Ele justifica a câmera, ele mantém o suspense, ele entrega uma reviravolta e encerra sem jamais largar o gênero.


A única falha é baixo orçamento e efeitos visuais fracos, com uso de assets simples do programa escolhido que para quem conhece, vai notar que é tudo falso rapidamente. Mas, sabiamente ele reduz a qualidade da imagem, bota distorções, e se esforça muito na "entidade" escolhida pra história, mesmo que ela seja risível (um bicho poligonal, foi o que deu pra gerar).

Se um cara sozinho já conseguiu criar isso, imagine ele com apoio de um diretor que já executou dois projetos de extrema qualidade, e um estúdio que acerta 99% das vezes e de vez em quando lança um unicórnio!?

Que venha 2026!

See soon


Postar um comentário

0 Comentários