AnáliseMorte: Castlevania: Harmony of Dissonance - Resumindo o Jogo do Juste Belmont

Por causa da série da Netflix, acabei ficando muito curioso sobre o Juste Belmont, o avô do Richter que tinha a cara do Alucard mais velho. Acabei então procurando o jogo que ele protagoniza, e me deparei com uma das maiores frustrações da minha vida (exagero, nada superará as Escadas de Clock Tower).


O jogo do Juste é de GBA, e apesar de ter gráficos bonitinhos e ser bem longo, ele tem uma música enjoativa de mais, e ainda por cima é cruel com seu mapeamento confuso.

Mesmo assim, foi um jogo divertido de terminar, e assim pude conhecer e entender a complexa (só que não) história do Belmont intermediário entre Simon e Richter.

Falarei tudo a respeito a seguir.

Boa leitura.


Quem é Juste?


Juste Belmont foi um caçador de vampiros que acabou se deparando com Drácula antes de seu retorno completo. O cara na verdade só se complicou por causa das ações de um amigo, e teve de se virar pro nome da família não ser manchado.

Seu jogo segue os exatos moldes de Castlevânica Symphony of the Night, porém conta eventos que antecederam até mesmo o Rondo of Blood, com tudo acontecendo 50 anos após o primeiro jogo da franquia (o de Simon). Até a sala de salvamento é parecida, mas não tem um caixão.


A questão cronológica de Castlevania é sempre uma bagunça, com o Terceiro Jogo se passando antes do primeiro, e este se passando antes do décimo... é uma loucura.

Mas o que importa é que, tecnicamente, Juste é um parente direto de Simon, mas puxou muito o lado mágico da família. 

Curiosamente, um dos inimigos comuns achados é o "Fantasma de Simon", um esqueleto que assume a forma de luta do Simon Belmont, mas não é ele.

Ele tem aptidão para magias e, assim como sugere na aparição no anime, ele realmente é muito mais poderoso que qualquer Belmont que já existiu, na arte da magia. Ele usa todos os poderes máximos que os Belmont podem usar, todos ao mesmo tempo, e vai além.

O chicote da família ainda é sua arma principal, mas perto de seus encantamentos ele parece brinquedo de criança (e olha que ele também é ótimo no chicote).


No anime ele está bem velho, e cita que seu amigo Maxim e sua esposa Lydie foram mortos por um vampiro chamado Lord Ruthven. Esses eventos não estão em Harmony of Dissonance.


Esse jogo na real conta como Maxim e Lydie eram importantes para Juste, tanto que mesmo vencendo Drácula, ainda foram a razão dele perder sua magia no anime.

O Mapa Estraga o Jogo


O ruim de seu jogo está no mapeamento. Por alguma razão maluca, os desenvolvedores quiseram tornar a vida do jogador um inferno, e replicaram a ideia de "dois castelos" do Symphony, mas complicaram fazendo com que fossem "Intercalados".


Se uma exploração estilo metroidvania, coletando itens, chaves e habilidades pra abrir portas, e ficar dando voltas no mesmo mapa já é algo exigente, cansativo e meio chatinho, imagina fazer isso passando por DUAS REALIDADES PARALELAS!

Isso porque o jogo faz o possível pra mostrar dois castelos "idênticos" sobrepostos em um mesmo mapeamento, sendo o Castelo A (Azul) e o Castelo B (Verde). Daí o jogador pode e deve explorar alguns corredores e salas do Castelo A, depois ir pra outros corredores do Castelo B, até conseguir recursos pra poder viajar mais livremente e assim revisitar os mesmos salões que viu no Castelo A, mas no B, e por ai vai. Quando ele passa pelo mesmo local nos 2 castelos, ele fica Azul Claro.


O jogo é confuso nesse sentido, mas o pior está na forma em que somos levados pelos cômodos do lugar.

A princípio há portais, que levam para pontos fixos, e cada fase do Castelo não é conectada de forma livre. O jogador só consegue abrir as portas que dão acesso a cada região, e também manipular e escolher em qual realidade estará (se será a A ou a B), perto do final do jogo, o que já é uma senhora tortura de alcançar.

Como o vai e vem é constante, e nada é demarcado no mapa, é muito fácil se perder, e ficar passando pelos mesmos lugares sem entender o que deve fazer.


Eu mesmo fiquei travado por horas por não saber mais onde ir, e sem lugares pra explorar pois, o que havia no mapeamento até então, mostrava que eu já havia acessado tudo que dava.

O tenso, é que ao longo do jogo a gente vê diferentes portas, diferentes aberturas ou plataformas que não são acessíveis ainda pela falta de equipamentos ou habilidades, mas cabe a nós decorarmos onde aquilo está, pois a porcaria do mapa não marca!

As vezes um item ficou pra trás pois estava muito alto e só daria pra pegar com Pulo Duplo, mas e quem disse que da pra lembrar onde ele estava? Como nada fica demarcado no mapa, além das salas visitadas, reencontrar esses itens, portas ou locais vira uma dor de cabeça, que nos faz dar voltas e voltas, até nos perdermos.


Muito do que consegui avançar foi por pura sorte, pois o jogo não tem direcionamento algum.

Mas, conforme achamos as saídas, as coisas vão se encaixando, ganhamos mais liberdade e o jogo fica mais interessante, nos últimos momentos.

Até coletar todas as chaves, todos os poderes, e todas as magias, é um verdadeiro saco andar por Castlevania, quase como um labirinto de portais, bastante irritante e exaustivo.

Por causa dessa experiência, as lutas contra chefes se tornam irrelevantes, assim como a mecânica de upgrade e nivelamento.


Aquele recurso de equipar o personagem com roupas e acessórios se repete aqui, mesmo sendo um jogo de portátil, e o sistema de drops também rola, com itens caindo de inimigos para vestirmos e ficarmos ainda mais fortes.

Muito de Symphony foi imitado neste jogo, tanto em sua aparência (que está mais pixelada pela plataforma em que foi lançado), quanto por essa mecânica. Sem contar que o protagonista é A CARA DO ALUCARD.

Ele é pálido, usa capa, e ainda tem uma penca de habilidades que nenhum Belmont mostrou antes, como sua mobilidade aumentadíssima, capacidade de esquiva e corrida.


Eu jurava que ele era resultado de um trisal (Trevor+Sypha+Alucard) porém, ele tem ligação com Simon, que por sua vez é parente distante de Trevor e Sypha.

Ainda assim, ele herdou as habilidades mágicas de Sypha e as aprimorou com livros.


Os Livros de Magia

Ao longo do jogo há 5 livros pra coletarmos, cada um de um elemento natural diferente (e um espiritual).


Juste pode usar apenas 1 por vez, e apesar de ser necessário ir no menu para equipar, ativar e trocar sempre que quiser, depois de surtar e apertar todos os botões eu acabei descobrindo que dá pra fazer troca de livros sem essa trabalheira toda.


Basta segurar L2 e botar o direcional pro lado pra trocar, ou apertar L1+L2 e pra Baixo pra fazer os livres serem desequipados. Essa frescura de comandos é o que dava pro GBA fazer, já que os L1 e L2 foram designados como os botões de esquiva.

Creio que daria pra montar algo bem mais prático mas, quem sou eu pra reclamar.

Enfim, as magias são usadas em combinação com os Objetos dos Belmont.


Sabe aqueles itens clássicos que eles jogam? Faquinha, Machado, Bíblia, Água Benta e Cruz? Então, Juste pega tudo isso, (e o Soquinho também, que é novidade) enche de magia, e gasta sua Barra de Magia pra lançar poderes especiais. 

Os itens ainda podem ser usados, mas são o mesmo que não fazer nada, pois são bem fraquinhos e consomem coraçãozinho. Mas as magias só gastam a Mana do Juste, e ela se regenera sozinha com o tempo o que torna isso muito mais útil.


Não são como as Magias de Alucard, em que eram preciso fazer movimentos e combinações de botões. Aqui, basta ter o livro equipado que ao usar o item, a magia respectiva é lançada (sem consumir o item).

Ou seja, matemática pura: Cada item dá 6 poderes diferentes pra Juste. Como ele equipa 6 itens, temos 
36 poderes diferentes pra lançar. Loucura né? E eu vou falar é de todos a seguir (mas bem resumido nem grila).


Algo muito interessante dos livros é que, através deles conseguimos ter uma noção de qual elemento é o principal para cada Belmont. Juste dominava todos os elementos e invocações, mas cada Belmonte antes e depois dele tinha afinidade com um ou outro elemento. Os livros destacam quais elementos cada poder pertence (os poderes eram aqueles especiais que consomem mais corações nos outros jogos, você entenderá).

Sem Livro

Com o livro desativado, os poderes (Ativados usando ataque segurando pra cima) são simples, e ao invés de consumirem magia, consomem corações.

Faca


Juste taca facas em linha reta, como todo bom Belmont.


Machado


Juste taca machados pra cima que caem em arco.


Bíblia


Ele joga a bíblia que sai girando pra todo lado até sair da tela.


Água Benta


Ele taca um potinho no chão que queima... o efeito é minúsculo.


Cruz


Ele joga cruzes como bumerangues.


Soco


E por fim, ele da vários socos pra frente.


Livro de Fogo


Faca


Com o livro de fogo ativado, ao usar facas ele atira uma bola de fogo que rebate nas paredes e teto.


Machado


O machado invoca 2 dragões de fogo que atacam o primeiro inimigo que entrar na tela, mas duram alguns segundos apenas.


Bíblia


Juste taca fogo na bíblia, e pode direcionar ele pros inimigos.


Água Benta


Ele cria um coquetel molotov de água benta, que faz o potinho quicar como uma bola de fogo.

Cruz


Juste taca fogo na cruz, e ela vira uma armadilha que explode quando um inimigo chega perto.

Soco


E com o soco, ele solta várias bolas de fogo pra frente que se espalham enquanto distanciam.

Livro de Gelo


Faca


Com o livro de gelo, as facas viram mísseis teleguiados pra frente, saindo várias, mas sem consumir corações.

Machado


O machado invoca um pilar de gelo do céu.


Bíblia


A Bíblia pega mais fogo ainda, e Juste consegue criar barreiras de fogo pra todos os lados (o que isso tem a ver com gelo não sei). É um dos ataques mais fortes.

Água Benta


A água benta por sua vez invoca 3 blocos de gelo onde o inimigo estiver.


Cruz


Já a cruz vira um drone que atira gelo nos inimigos, diminuindo a cada sequência de disparos (ela faz três sequências até desaparecer).

Soco


E o soco faz o punho de Juste virar um grande bloco de gelo afiado, golpeando 1 vez pra frente.


Livro de Vento


Faca


Com o livro do vento ativado, Juste dispara milhares de facas pra frente (é sério, ele fica uns 5 segundos atirando sem parar e sem gastar corações), mas elas são bem fraquinhas.

Machado


Ele também consegue deixar o machado girando em cantos, e pode invocar vários ao mesmo tempo, mas gasta bastante magia.

Bíblia


Com a bíblia, ele cria um escudo usando o vento, fazendo ela girar em torno de si por alguns segundos, destruindo tudo que encosta.

Água Benta


A água benta faz a clássica chuva com o poder do vento, causando dano em tudo que tiver na tela, por alguns segundos.


Cruz


Já a cruz é usada como um escudo permanente, que fica circulando Juste pra sempre. Ele só se desgasta caso acerte inimigos, perdendo uma cruz por impacto, até sumir. É um bom poder pois não gasta muito, e não tem tempo de duração.


Soco


E o soco joga um poderzinho pra frente.


Livro de Raio


Faca


Com o livro do trovão/raio combinado com a faca, Juste taca várias facas eletrificadas pro alto, e depois de alguns segundos elas caem na direção de um inimigo, todas juntas. É bem fraco.


Machado


O machado eletrifica a tela toda num relâmpago, causando dano em tudo.


Bíblia


O melhor poder do jogo é a Bíblia de Choquinho, pois ela cria duas serras mágicas que flutuam na frente de Juste, sem tempo de duração. Elas matam tudo que encostam, diminuindo pouco a pouco conforme destroem inimigos e objetos.


Água Benta


Com a água, Juste taca um pequeno raio que fica andando pela tela. Dá pra invocar mais de um ao mesmo tempo.

Cruz


E a cruz faz o famoso tornado de Cruz, mas aqui só causa dano no que tiver no alcance dele.


Soco


E o soco vira um taiser, dando um choquinho pra frente.


Livro de Invocações


Com o livro de invocações, Juste passa a invocar criaturas mágicas baseadas nas armas que carrega.


Faca


A faca invoca uma fênix roxa, que taca penas na tela toda por um bom tempo. É parecida com a chuva de água benta, mas gasta muita mana.


Machado


O machado invoca um demônio no corpo de Juste, que arremessa suas asas pela tela, matando tudo que encosta.


Bíblia


A bíblia faz a coisa mais inútil de todas. Ela invoca uma fada, que da uma marretada em 1 inimigo e vai embora.

Água Benta


Já a água benta invoca uma deusa com um jarro de água, jogando ela duas vezes pela tela inteira, e causando muito dano.

Cruz


A cruz invoca um feiticeiro que atira meteoros flamejantes pela tela.

Soco


E o soco faz o único ataque da arma que presta, invocando um deus indiano com vários braços, que esmurra a tela toda.

O Chicote

Mesmo com isso tudo, Juste ainda tem seu chicote que também recebe alguns upgrades, mas apenas um pode ser equipado por vez.


Pontas Elementais

Tem 4 pontas que mudam o elemento do chicote, aumentando ou reduzindo o dano contra monstros. São todos alternáveis.

Bolas


Também tem "pontas" pro chicote, que aumentam seu dano.



Projéteis


Ainda tem um especial que dispara bolas de fogo, caso a vida de Juste esteja no máximo. Mas o dano é muito baixo.


Giratório


Apesar de ser possível girar o chicote, existe um acessório pra ele que faz isso sozinho só pressionando o botão. Mas, nem faz muita diferença na hora de lutar.


Chicote Carregado


E tem um que é essencial pra abrir caminho no castelo, capaz de destruir algumas paredes após carregar o ataque. 


Relíquias


Existem as Relíquias que são artefato automaticamente instalados no personagem quando ele os encontra. Podem ser ativados ou desativados quando quiser (apesar de nem fazer sentido isso). Nem todos tem utilidade real, sendo só justificativa pra ter algo pra procurar.


Pulo Duplo


Faz Juste pular duas vezes, chegando em plataformas mais altas.


Rasteira


Faz ele dar uma rasteira rápida, passando por buracos baixos.


Super Pulo


É aquele pulo trapaceiro do Alucard, onde da pra praticamente voar. É essencial pra terminar o jogo, pois muitas das passagens onde as partes de Drácula estão, ficam em locais tão altos que não se alcança normalmente.


Ver Nome dos Monstros



Mesma coisa do outro jogo, Juste precisa disso pra ver em quem tá batendo.

Ver Dano nos Monstros


E pra saber quanto dano ta causando precisa disso.


Ver Informações dos Monstros


E ainda por cima, ele precisa de uma relíquia pra abrir uma enciclopédia que diz as fraquezas dos monstros que ele mata, quanta exp dão, e o que podem dropar.


Relíquias do Drácula


E também tem as 6 partes de Drácula (Olho, Dente, Unha, Osso, Anel e Coração).

Todos dão algum atributo melhorado, além de três deles darem resistência aos debuffs do jogo.


Coletáveis

Existem itens sem utilidade pegos pelo castelo, como cadeiras, mesas, candelabros, quadros, etc. Tudo isso serve só pra colocar em um Quarto Vazio dentro do Castelo, como se Juste fosse morar lá (é totalmente ilógico).


O tenso é que coletar tudo isso faz parte do requisito pra um final especial (na real, nem compensa).


Ainda por cima, o Quarto Vazio fica num ponto que só torna acessível pert odo final do jogo (graças aos portais liberados pra fast travel).


Portais


Aliás, existem 2 portais no jogo, os simples, que conectam salas específicas nas duas versões do Castelo (ou seja, tu viaja pra um ponto só e se quiser teleportar pra outro, tem que ir no portal certo).


E as do final, que te levam entre elas, bastando se abaixar na frente do portal.


No começo há apenas 1 deles, demarcado no mapa junto com os simples. 


Mas depois que outros dele são liberados, os simples perdem a marcação (virando salas normais no mapa) enquanto só portais como ele são destacados em amarelo.


Itens de Cura


Poções e comidas são itens que podem ser usados diretamente no menu. Diferente de Symphony of the Night, não é preciso equipar e usar na luta, o que agiliza muito.

Da pra achar pelo jogo, dropar de inimigos, ou comprar.


Equipamentos


Os equipamentos aumentam os atributos de Juste, dando ataque, defesa, inteligência (dano magico) e sorte (aumenta chances de dano crítico/dobrado). Não tem quase nenhum essencial, tirando os que destravam finais especiais ou abrem portas.


Tem uma Bota que comba com o poder de Pular Alto, destruindo o teto, mas não passa disso.


Juste equipa Armaduras, Capas, Acessórios, Capacetes e Botas, mas enquanto Armaduras tem um slote próprio, o resto pode ser vestido em qualquer slot que esteja sobrando. Mas, só da pra equipar 1 bota, 1 capa e 1 capacete por vez, ou nenhum se o jogador não quiser.

A capa usada altera a aura que Juste emite quando se move, deixando um rastro na cor da capa, mas não rola mudanças visuais no personagem.


Mapas


Tem 3 mapas coletados ao longo do jogo (um é comprado), que não mostram nada de mais.


O jogo também tem 3 mapas, o A, o B, e o A+B. Apesar de nunca demarcarem locais de interesse, da pra usar pontos marcados no mapa A que ficaram vazios no mapa B para se localizar e buscar por coisas secretas.


Mas é muito confuso, na prática é só se perder e torcer pra dar sorte.



Dinheiro


E tem a moeda do jogo, dinheiro como sempre. Tem um mercador perdido em Castlevania que decidiu abrir uma loja (e tem várias filiais, nem faz sentido... seria mais lógico ele ser um fantasma ou sei lá). Ele é o único que comercializa, mas ele quase não vende coisas que prestam.


Tirando poções, nada que ele negocia vale a pena, pois equipamentos tem melhores, e ainda por cima cada loja dele tem seus próprios itens a venda. É chato e completamente sem graça ficar procurando pela loja certa dele.




Com tudo isso seu único trabalho é atravessar Castlevania, que foi dividida em duas, por causa do ritual mal feito de invocação de Drácula.

É que dessa vez quem tentou trazer Drácula de volta foi um amigo de Juste, que queria dar um jeitinho de acabar com o cara antes da hora, e só gerou confusão.

Mas, pra contar a história do jogo, o melhor jeito é falando de cada personagem individualmente.


Juste Belmont


Já falei o suficiente dele. O cara é um Belmont, e como todo Belmont ele adora matar vampiros e criaturas macabras.


Só que ele só entrou de gaiato no problema de outra pessoa aqui.



Maxim


O amigo de Juste sumiu por 2 anos, e quando reapareceu foi junto de Castlevania, sem memória de onde esteve.


Acontece que a anta tentou coletar os Fragmentos de Drácula, relíquias usadas para sua invocação. Seu objetivo era tão somente impedir que elas fossem coletadas por seus seguidores, e assim evitar que o retorno secular do senhor das trevas ocorresse.


Ele só não sabia que coletar tais itens era parte do ritual de invocação, independente de quem o que fizesse. Assim sendo, ao coloca-los juntos, eis que a Morte surge, e dá sinal verde para Castlevania voltar ao mundo.


Maxim é considerado erroneamente como um seguidor de Drácula, e ele próprio é tido como receptáculo do dito cujo. Mas obviamente, essa não era sua vontade, por isso sua mente se divide.


Uma parte fica em Castelvania Sombria, como um Doppelganger simultaneamente existente com sua versão na Castlevania Normal. Essa outra parte dele recebe a alam de Drácula, mas ele só poderia retornar quando as duas partes se unissem.


Maxim pede ajuda pra Juste, pra que ambos não só limpem essa bagunça toda, mas para que resgatem também a amiga deles, que foi sequestrada por alguém no castelo.

Maxim é um tipo de ninja, cheio das habilidades especiais. Ele chega a ser jogável como um bônus mas, não é tão divertido quanto o próprio Juste.


Lydie


A amiga dos dois foi levada pelo Maxim das Sombras, ele usaria ela como oferenda pra Drácula, que precisava do sacrifício de uma garota pura sempre que voltasse (era seu lanchinho de boas vindas).


Mas ela é resgatada, e no fim, tanto Maxim quanto Juste lutam pela atenção da garota.


Os três são apenas amigos, mas ela puxa a sardinha pro lado de Juste, pro descontentamento de Maxim.

E detalhe, ela foi convertida em um vampiro. Ela chega a ser mordida por Maxim das Sombras, durante as etapas finais do ritual, e ele estava possuído pela alma de Drácula logo, era um vampiro.

Mas tudo se desfaz quando Drácula volta a dormir, pois foi tudo uma situação especial e inédita pra todos.


Morte


A Morte nem entendeu porque foi convocada tão cedo. Ainda havia tempo pra seu mestre se recuperar e, do nada, alguém tenta trazê-lo. Até ela tava mais fraca.


Provavelmente, tanto a composição do Castelo quanto as criaturas trazidas pra servir Drácula foram chamadas de ultima hora pela Morte.


Fica evidente que todas estão bem mais fracas que o normal, e surgem apenas para cumprir tabela, afinal Castlevania sem monstros não é Castlevania.


A Morte tenta recepcionar seus convidados, mas como até ela tava confusa, acaba que se surpreende ao ver que Maxim, um mero caçador de monstros, era seu patrão da vez.


Ela acaba sendo um chefe também, perto do fim, com duas formas. 


Mas ela é bem fraca, não passando de um saco de ossos com foices.



Drácula


E o chefão, tá tão acabado que dá até vergonha. Mas claro que ele mantém a classe, tentando ser ameaçador, mas tão sonolento e incompleto que nem é justo dizer que tomou uma surra.

Juste só dá uns tapas e Drácula desmancha, provavelmente sem nem saber o que tava acontecendo.


Ele tava tão fraco das ideias, que tentou possuir um cara ao invés de recriar seu próprio corpo, e quando ele tenta recriar seu corpo, é de um jeito tão improvisado que mal fica de pé.


E olha que mesmo assim, ele ainda é desafiador (é injusto considerar que Juste foi seu oponente, já que ele é muito forte pra sua época).




Só tem esses personagens na história toda.

Os chefes da vez são menos que coadjuvantes. Tanto eles quantos os inimigos são só seres aleatórios bizarros que enfrentamos, sem importância alguma pra narrativa... mas como é costume, falarei deles, mas bem brevemente.


Morcego Gigante


É um morcego grandão formado por morcegos pequenos que tomam uma sala inteira.



Armadura Viva


É uma armadura grande, viva. Várias outras são encontradas ao longo do castelo.


Os puzzles geralmente tem uma dessas como parte da resolução.


Um dele é o de quebrar uma pedra com o corpo de um deles, e sinceramente eu demorei pra descobrir que era só empurrar ele na chicotada até a borda do cenário.

Cavaleiro Esqueleto


É um esqueleto de armadura, escudo e espada, que é "osso duro de roer" perdoe a anedota.


Ele resiste bastante à luta, voltando sempre que é derrubado com uma forma ainda mais forte, mas com menos equipamentos.

Golem


É uma criatura de barro com uma bola numa corrente no lugar de um de seus braços.

Diabo


É o diabo... um deles, que voa. Ele vira monstro normal depois.


Slime Gigante


É uma bola de gosma gigante que anda lentamente, e pode trocar de cor (mudando seus efeitos). Ela causa envenenamento, petrificação ou maldição, e conforme é atacada reduz de tamanho (se desmanchando em menores). 



Olho Espião Gigante


É um monstro olho com rabo, que voa, e gigante.

Vários menores são vistos e enfrentados ao longo do castelo... 


E até tem um no jardim atrás das cortinas, logo na entrada (que nunca é enfrentado).



Legião Sagrada


Isso é uma mistura de corpos mortos, tomados por um parasita. Ele aparece duas vezes, a primeira é sua versão enfraquecida, mas voadora. Conforme leva dano, os corpos caem, e miniaturas saem voando. Além disso o parasita acaba ficando solto, sendo morto.



Tritão Gigante


Dentre um monte de tritões, aparece um gigante, mas que não faz muito mais que eles, podendo invocar Tritões menores durante a luta.



Minotauro


Bem maior que os vistos em outros jogos, esse é um Minotauro grandão, mas fraco, que usa movimentos semelhantes aos seus conterrâneos, dando investidas e batendo com o machado.



Pazuzu


É um dos muitos demônios de alto escalão que servem a Drácula. Ele foi invocado pela Morte mas, nem é um desafio tão grande. Ironicamente ele fica na sala do Drácula, protegendo sem querer a Lydie (ela tava escondida lá).


Minotauro com Bola


Outro Minotauro, agora equipado com um Grilhão.


Legião Cadáver


É a segunda forma da Legião que aparece como um chefe diferente mas, é tão fraco quanto. Agora ao invés do parasita, aparece um corpo no meio dela (sendo o único lugar que leva dano), como se fosse o cadáver de origem do parasita.

Slogra e Gaibon


Apesar de não serem chefes, nem monstros normais, os famosos inimigos dos Belmont (presentes em praticamente todo jogo) aparecem no fundo de um cenário, mortos, mas enormes. Provavelmente eram os demônios originais, que posteriormente seriam replicados em Castlevania. 


Inclusive, a sala onde são vistos é onde fazem experimentos com cadáveres, criando esqueletos mutantes.

Ciclope


É um ciclope com um martelo gigante, que se move rápido e dá muito dano.


Talos


E tem essa Armadura gigante, maior que as outras, que inclusive aparece perseguindo Juste no começo do jogo, caindo no foço do castelo quando a Ponte é elevada.


Ela mata uma das menores que seria um chefe, só pra dizer que é fortona, mas com a perna danificada por causa da queda no começo do jogo (sendo seu único ponto fraco).


Na prática, ela só é forte pois não da espaço pra escapar de suas pisadas, ocupando a sala toda, mas nada que poções não resolvam.


Maxim Sombra


Na metade do jogo, Juste acaba enfrentando o doppelganger de Maxim no castelo B. Ele já diz ali que caso seja morto, o Maxim original também morreria, mas na verdade isso não acontece.

Essa sombra, que era uma personificação materializada no castelo secundário para dar forma a Drácula, tava sugando a energia do Maxim real. Na luta ela só fica trocando de forma pra atacar, mas nunca assume a forma do Maxim.


Ao ser derrotado, o Maxim é encontrado na mesma sala da luta, mas no Castelo A. Esse é o momento que travei no jogo, pois é preciso lutar com a Sombra, e depois dar toda a volta pra chegar no mesmo lugar, no outro mundo, pra pegar a chave pra alguma das portas.


Maxim dá um bracelete dele pra Juste (que já tinha um com suas iniciais). Esse bracelete abre algumas portas, e também é um item pra destravar um dos finais.



Maxim


Mas Maxim mesmo é o chefe final. Ele usa suas habilidades ninjas pra enfrentar Juste, e perde.


Ele não é páreo pra seu amigo, mas ambos são bem treinados no ninjutso da caçada.


Um detalhe da luta de Maxim é que ela pode acontecer nos dois castelos, no mesmo lugar, que se abre ao mesmo tempo em ambos. A versão de cada um define qual o final do jogo. O Maxim do castelo A é o normal, com Drácula tomando controle.


O Maxim do castelo B é a projeção dele, com Drácula já dominando. Nos dois casos, o combate é exatamente o mesmo.


Mas, o final certo do jogo é liberado no Castelo B.


Drácula

E por fim, o senhor do castelo ressurge caso os procedimentos sejam feitos.


Ele é uma luta "secreta" pro final certo do jogo, mas é só um Drácula genérico de duas formas.


Ele usa as Partes de Drácula pra se formar, que inclusive são a chave pra abrir o caminho pro centro do castelo. Mas, eles estão escondidos por Castlevania, e não guardados por chefes.



Castlevania


O grande inimigo na real é o próprio Castelo, por isso ele é um saco.

O jogo é sobre como Castlevania se personifica e monta, quando Drácula, seu eterno mestre, ressuscita.


O castelo sempre muda de forma, pois ele se constrói baseado na mente de seu criador. Então, como a cada século Drácula volta sob novas circunstâncias, com rituais diferentes, e as vezes até com corpos diferentes, o Castelo se adapta e vai mudando (mas tenta manter ao menos a Torre Principal parecida, pois é o quarto do mestre).


Aqui, como a mente de Drácula está dividindo um mesmo corpo, o Castelo se personifica em duas realidades pra tentar dividi-lo, sendo um castelo para Maxim, e um para Drácula.

Isso gerou a confusão dos portais, e os corredores sobrepostos, com uns influenciando os outros com mudanças. Pois sim, destruir uma parede no Castelo A pode quebrar a mesma parede no Castelo B e vice versa. Eles se afetam (o que só torna tudo ainda mais chato e complicado).


Felizmente Juste consegue não só alinhar os dois castelos, como derrota Drácula, ou Maxim.

É o que o jogo tem 4 finais, dependendo do que o jogador faz.


Final 1 - Lydie Salva


Caso o jogador pegue todas as partes de Drácula e vá pro centro do Castelo A enfrenta-lo, ele vai encontrar Maxim que perde o controle e inicia a luta.


Derrotando-o, Maxim morre e é dissolvido com Castlevania, e Juste salva Lydie, que sobrevive.



Final 2 - Todos Morrem


Caso o jogador faça a mesma coisa, mas vá encontrar Drácula no Castelo B, Maxim corrompido já surge de cara, tendo mordido e transformado Lydie numa vampira.


A luta é a mesma, e ao derrota-lo, tanto Maxim quanto Lydie morrem junto de Castlevania, e Juste escapa sozinho, e traumatizado, lamentando o fracasso.



Final 3 - Todos Salvos


Caso o jogador equipe 2 itens específicos para a luta contra Maxim, no Castelo B apenas, (os braceletes de amizade de Juste e Maxim), Maxim consegue vencer o mal de Drácula e se livra da possessão.


Porém, Drácula usa os itens que Juste recolheu (suas partes) e cria um corpo improvisado pra si mesmo, gerando assim mais duas lutas.


A primeira contra Drácula em forma de vampiro, mas bem enfraquecido, com ele usando dois movimentos apenas (teletransportando e tacando fogo e bolas de energia).


E a segunda contra as partes de Drácula fundidas em uma criatura deformada gigante, que não faz muito além de agoniar em pura dor e soltar raios de energia enquanto grita de desespero (por isso ele precisa dormir 100 anos e não 50).


Derrotando ele, Castlevania some junto, e Juste salva seus dois amigos.


Daí eles discutem, pois Juste queria esconder o que houve pra não assustar Lydie, mas Maxim queria contar tudo. 


Lydie ainda é curada do vampirismo causado por Maxim mordendo-a. Como Drácula foi detido, ela não chega a ser transformada por completo.

Daí todos vão embora pra casa.


Final 4 - Juste e Lydie Ficam Juntos

Caso o jogador pegue todos os Colecionáveis do Quartinho, e os leve até lá (tem que levar caso contrário não funciona), o quarto fica uma belezura.


E o final é exatamente o mesmo, lutando contra Drácula, salvando os amiguinhos.


Mas, no último frame, Lydie pega no braço de Juste e fica juntinha dele... faz muita diferença isso.


E essa é a história de Juste Belmont.

Agora que sei quem ele é, ficarei mais esperto com suas aparições na animação da Netflix, Noctune/Noturno

É isso.

Saciei minha curiosidade, agora bora pra próxima!

Ps.: Sem querer quando editei as imagens eu cortei fora a barra de vida do personagem. Acontece que quis colocar todas as fotos no formato 666x666 (porque sim!) e esqueci de ajustar, dai cortou o topo, EM TODAS AS FOTOS. Quando notei já tinha ilustrado o artigo todo. Então, é assim que o jogo se parece sem o formato 666x666:


See yah


Postar um comentário

6 Comentários

  1. Agora estou acompanhando os posts atualizados outra vez kkk

    Eu não sei descrever bem esse Castlevania... eu gosto e não gosto dele...
    Como já fui jogar ele depois de jogar o Aria of Sorrow (que indiscutivelmente é o melhor Castlevania do GBA) eu me sinto estranho com esse... ele é melhor que o Circle of the Moon, mas passa longe do Aria of Sorrow...

    Não tem uma trilha sonora tão interessante (exceto a música Sucessor of Fate, que apesar do áudio ser meio estourado é bonita)... os sprites do personagem, cenário e criaturas não tem um acabamento bacana... Nem a história em si salva...

    Porém ele consegue ser divertido se a pessoa deixa passar essas coisas... na jogabilidade que é realmente o mais importante, ele consegue se salvar, e como o Juste mesmo confirmou, faz diferença isso. (kkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os outros de GBA são melhores? Confesso que nunca os joguei (até abri, mas não me recordo deles mais que a intro), e depois desse eu pensaria duas vezes antes de jogar (nada contra, mas o visual e a musica me afetaram rs).

      Se são melhores, talvez eu confira eles um dia... quem sabe né!!!

      Sr Sieg, obrigado por ler e tipo, espero que curta os demais artigos hehehe.

      Estou engatinhando na franquia Castlevania então perdoe qualquer erro hein. Mas, como sempre, me esforçarei pra ser sucinto!!!

      Excluir
    2. Do GBA pelo que sei tem 3 castlevanias... Aria of Sorrow, Circle of the Moon e Harmony of Dissonance... dos 3, o melhor é o Aria of Sorrow... ele vale muito a pena ser jogado!

      Fico na expectativa por mais aqui hehe

      Excluir
    3. Ahhh, acho que o Aria of Sorrow eu joguei, é o da reencarnação do Drácula né?? Eu lembro que ele tem um visual bem melhor que os outros.

      Excluir
    4. Este mesmo; Do GBA ele é o mais completo e também o mais legal para mim... e ele possui uma continuação direta, que é para o Nintendo DS.

      Excluir
    5. Já me deixou animado pra experimentar ele hein.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)