SérieMorte: Invasão Secreta - 1° Temporada - Espionagem e Alienígenas

Pra início de conversa, eu venho evitando materiais da Marvel por já ter chegado no limite. Por mais que a Disney tente fazer algo legal, o resultado sempre soa repetitivo e frustrante, enganando o espectador com possibilidades e entregando só o mais básico pra manter suas obras vivas.

E bem, Invasão Secreta é mais uma dessas obras.

Não me leve a mal, a série é muito boa, envolve espionagem e um caso que, apesar de fantasioso e envolver alienígenas e esse universo superpoderoso baseado nos quadrinhos, ela é mais pé no chão, e aborda o tema de espiões de um jeito bem satisfatório.

Contudo, e sempre tem um porém, qual a graça de um "Missão Impossível" num mundo em que tudo já se tornou mais do que possível: É indiferente e variado de forma infinita.

Pois lembre-se que, após a "Saga do Infinito" nos cinemas, nos deparamos com a "Saga do Multiverso" que pretendia ir além do infinito, e conseguiu. Isso é um baita balde de água fria pra qualquer fã, e tente não se enganar pela empolgação, e recorde-se de todos os erros já cometidos nas telonas e telinhas... é só mais do mesmo.

Falarei mais a respeito a seguir... 

Boa leitura.

"Invasão Secreta" é uma série semanal de provavelmente 8 a 10 episódios como virou padrão dos streamings. A Disney investiu pesado em séries derivadas do universo cinematográfico Marvel e pretende com isso expandi-lo, e induzi-lo, com elementos cânones que descartam séries anteriores, ou no máximo tentam reaproveita-las.

De certa forma, esta tenta usar um pouco de séries como Agentes da S.H.I.E.L.D., num estilo de espionagem, mostrando personagens da Shield e tentando conjurar uma ideia: Toda série teria valor, mas não como nós esperaríamos.

A desculpa é que Skrulls (alienígenas verdes refugiados na terra, que podem mudar o rosto) se infiltraram na sociedade e vem sobrevivendo em meio a humanidade, sem que ninguém note, tomando a forma de qualquer um, inclusive Agentes do Governo. Dai já viu né? Os personagens que conhecíamos eram apenas cópias, e os originais estavam mortos (ou perdidos) desde sempre e ponto final.

Mas isso não é tão impactante, não mais. De algum jeito os desenvolvedores parecem ter esquecido o quanto nos anestesiaram, tanto com histórias repetitivas, quanto com ameaças escalonadas, quanto com possibilidades variadas de um mesmo evento no vasto universo, multiverso, quantumverso, aranhaverso, magicoverso, demonioverso, cientificoverso, e por ai vai.

Já não tem mais como apenas aceitar a proposta e curtir, pois a todo instante vem aquele pensamento de que nada vai levar a lugar algum. De que tudo poderia ser resolvido facilmente, e mesmo que não seja resolvido, não trará consequências.

O estúdio não tem coragem pra isso. Acha que vão usar invasão Secreta pra dizer que membros dos Vingadores eram Skrulls desde os anos 70? Acha mesmo que coisas como "Natasha Romanoff, a Viúva Negra, não morreu pois seu corpo verdadeiro está escondido com os Skrulls"? Eu pensei nisso (mesmo não parecendo, eu teorizo também ué), eu até fiquei teorizando sobre até onde poderiam ir e quantas "correções" poderiam fazer com essa história... mas não farão.

É a mesma ladainha de sempre... uma história disfarçadamente gigantesca, que não chegará a ponto algum e só trará decepção. Já vi isso antes, e cansei.

Qual a história?

Por causa do Blip (tudo sempre gira em torno disso, e já fazem anos no nosso universo, ninguém mais liga) Skrulls que permaneceram na Terra ficaram revoltados pelo sumiço de Nick Fury, e ignorando coisas como Alienígenas Invasores, o CAOS GERADO EM TODO O UNIVERSO, A AUSÊNCIA DE MILHÕES DE PESSOAS QUE PODERIAM SER SUBSTITUIDAS FACILMENTE E TRAZER CONFORTO PRA HUMANIDADE E OUTRAS RAÇAS POR TODO O UNIVERSO, optaram por se disfarçar como pessoas que já existiam (e sequestra-las), e criar todo uma conspiração pra levar o planeta a uma guerra mundial, e toma-lo como uma nova casa pra eles.

Nick Fury acabou de descobrir isso, e em uma aposentadoria auto induzida pela perda de fé nas histórias Marvel (tamo junto irmão) decide voltar pro planeta e enfrentar a guerra iminente, expondo seus conspiradores em uma trama repleta de espionagem, com direito a tiroteios, perseguições, interrogatórios, e um monte de tapete puxado. E claro, nunca sabemos em quem confiar afinal, os Skrulls já estão infiltrados... nossa!

O problema...

Como já deu pra antecipar pelo desanimo que escrevo, mesmo sendo sim uma história bem legal de assistir (o que por si só já garante que assista sem se arrepender), em uma visão macro ela simplesmente não agrega nada... e se o fizer, sabemos que não significará muito.

Wanda Vision foi legal de assistir, e acabaram com a série em suas canonicidades mostradas em Doutor Estranho 2. Loki foi bacana de assistir, e massacraram a ideia do vilão Kang sem ter onde enfia-lo e ainda provavelmente perdendo o investimento por cagadas que o ator fez (me desanimou em assistir Homem Formiga 3). Meu, são várias séries e conforme são apresentadas só perdem seus efeitos quando vemos os filmes e notamos que de nada serviram.

Este que vos fala nunca assistiu Agentes da S.H.I.E.L.D., e mesmo sabendo que é uma diversão boa, quem disse que consegui sentir vontade? O UCM está saturado, sem graça, e já não impressiona... tanto que de tudo que vi até agora, o Aranhaverso do Miles que a Sony produziu pareceu mais divertido, por ter seus limites. 

O tanto de séries que existiam antes do tal Blip já era desgastado, minha motivação para vê-las consegue ser inferior a que tenho para assistir as atuais, e o engraçado é que a Disney acha que é uma boa ideia nos impulsionar pro antigo, escorando-se em nostalgia, mostrando personagens que quem conhece entende, e quem nunca viu fica perdido. É o clássico "Nostálgico Forçado".

O que exatamente querem criar com uma trama sobre o Espião aposentado que criou os Vingadores, e parece nunca ter superado isso? Pois tudo que ele fala é dos Vingadores, mas quem liga pra isso?

Na época em que a grande união de heróis apareceu pela primeira vez, era incomum vermos crossovers, quem dirá histórias totalmente compartilhadas. Pois então, essa época passou já, e perdeu o sentido enfeitar com participações especiais quando a cada filme que sai, já temos 30 personagens de tramas diferentes se engalfinhando por uma causa comum.

Gente, eu assisti os dois episódios lançados até então, e pretendo sim assistir aos demais, mas não o faço por empolgação ou vontade, faço por mera curiosidade e por mim, eu pularia o show facilmente.

Vejo gente teorizando sobre o Rhodes do Maquina de Combate ter finalmente uma explicação válida pra troca de atores, de Homem de Ferro 1 pra Homem de Ferro 2, como algum efeito da mudança dos Skrulls, e isso me chamou a atenção... pois a resposta pra troca (além é claro da briga nos bastidores) foi dada em "What if...", mas a série parece ter sido tão importante que ninguém ligou...

Multiverso, tudo que vemos são camadas do multiverso, e qualquer troca de elenco é por causa disso. Qualquer explicação além dessa é muito pequena e perdida.

Também vi gente chorando pela morte de personagens (ah o facebook e tiktok vem sendo minha fonte de notícias então, não confie muito), mas que diferença faz? Eles estão vivos em outros universos, veja o caso de Gamora dos Guardiões da Galaxia! Ela voltou caramba, não voltou? Sei lá, também não sinto mais vontade de assistir esse filme.

De alguém enjoado de filmes B de Heróis pra alguém que provavelmente está curioso, se a série compensa assistir ou não, eu só posso dizer: É uma série de espiões sem heróis, assiste se gosta de tramas misteriosas, mas não espere nada grande ou importante.

Tudo nessa nova série solo de Nick Fury (Samuel L. Jackson) é... bem, simples. Daria pra resolver o problema fabricado aqui com uma conversa, sem nem precisar apelar pra viagem no tempo, rompimento da realidade, batalhas colossais entre alienígenas e máquinas, ou quem sabe conflitos entre deuses. Se sentar Nick Fury e o vilão da vez cara a cara, os dois se resolvem e pronto.

O Porém...

Contudo, e eu avisei que sempre havia um porém, gostei muito da questão racial abordada.

Lembra um pouco do que foi feito na série "Falcão e Soldado Invernal", mas sem a "forçada de barra" militante que transpareceu. Aliás, se pararmos pra pensar, a trama aqui é a mesma da outra série: Jovens traumatizados fazendo asneira através de terrorismo.

Só que aqui, faz sentido mesmo Nick brigar tanto com os Skrulls por almejarem a Terra em partilha com os humanos, citando a todo tempo que é negro, que tem um passado baseado em racismo, e que a humanidade é cruel com imigrantes.

São temas aparentemente separados, mas que se mesclam com perfeição na narrativa, sem que os discursos repentinos de moralidade soem uma militância artificial, muito pelo contrário, quando as frases são ditas elas vão fundo, machucam, e dão um choque de realidade em meio ao fantástico, pois vem carregadas de verdades e significados.

Este sim um bom motivo pra assistir, e talvez é o que ainda me mantém preso na história, mesmo que a todo instante todo o resto retorne a remoer meu estômago com a ideia de que, pode ser tudo apenas perda de tempo.

Enfim, bora continuar assistindo, e caso ache necessário eu retorno pra mais... porém... duvido que será.

Atualização

Os episódios seguintes não mudam absolutamente nada no UCM.

Rhodes era um Skrull mesmo, mas morreu, e o original foi resgatado (ainda paraplégico pelo acidente em Guerra Civil).

Talos morre, e a filha deles vira uma Super Skrull com todos os poderes de todos os heróis e vilões mostrados em Ultimato, e apesar dela matar o vilão da vez (que também era um Super Skrull) ela vira um tipo de vilã, provavelmente, pois se alia a uma pessoa errada (amiga de Fury até, mas errada).

E por fim, após cutucar o vespeiro, Nicky Fury sai do planeta deixando todo mundo se matando, afinal ele expõe a identidade dos Skrulls, e praticamente declara uma guerra entre humanos e eles.

Moral da história, ele não ajudou em nada, e ainda sai botando marra dizendo que fez algo bom.

A série tem só 6 episódios, e existe pra nada.

Detalhe: Todos que foram clonados pelos Skrulls voltaram a vida afinal, foram libertados da Usina Nuclear abandonada na qual foram mantidos (inclusive o cara que morreu no primeiro episódio, eu falei que não tinham coragem de matar gente importante), enquanto seus clones zanzavam por ai. Mas é ilógico, uma vez que RADIAÇÃO MATA DEPOIS DE LONGA EXPOSIÇÃO! 

Isso é usado inclusive pro plottwist no fim do ultimo episódio, onde o suposto Fury vai até o local e simula o estado de um ser humano sofrendo com radiação.

Sério mesmo que os roteiristas se esqueceram disso?

Assim como o fato de HAVEREM MUITAS OUTRAS RAÇAS ALÉM DOS SKRULLS PELO ESPAÇO. O final onde o governo americano declara guerra a alienígenas é exatamente o mesmo que, pedir pela destruição.

Ta me dizendo que, tudo bem um monte de alien invadir a Terra, estalar os dedos, e defasar metade da humanidade, mas quando se trata de gente verde, ai a coisa é declarar guerra? No mínimo estúpido.

Sem contar que é sério que não havia outro planeta pra eles viverem? Aquele que o Thanos tomou não era vazio? Qualé, em Guardiões da Galáxia fizeram DA CABEÇA DE UM CELESTIAL um lar! Pelo amor né, dava pra caçar uma terra pra eles viverem.

E se a lógica que usam é a de que os Kree os ameaçavam, pelo amor! Já se acham fortes pra lutar contra a raça humana, já podem se cuidar sozinhos no espaço.

Aliás, no final de Homem Aranha 2 num foi mostrado que Nicky tava com um monte de Skrulls numa nave? Qual o sentido dele não acolher o restante?

Sério, pura bobagem essa série.

Mas, pra quem gosta de besteiras com espionagem, pode ser que compense.

Enfim, Marvel sendo Marvel.

See yah.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Pois bem, o ator do Kang já está sendo provado que ele era inocente, e a mulher dele que fez uma acusação falsa. Mesmo assim, o estrago já foi feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mancha a carreira dos atores, ainda mais quando a Disney tá envolvida (vide Johnny Depp). Daí é fácil antecipar que tudo que criaram foi minado... e conhecendo os projetos anteriores e como falharam por simples mudanças de última hora, bate aquele desespero =/

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)