SérieMorte: A Lição (The Glory) - Parte 1

Quem diria que um Dorama conseguiria me atrair, fisgar e prender por tanto tempo, ao ponto de me capturar em uma armadilha cruel que apenas a Netflix pode proporcionar?


E é isso, fui pego.

Agora preciso falar a respeito, com um grande aperto no coração, pois... eu nunca imaginei que esse dia chegaria tão rápido.

Boa leitura.

Quando vi a recomendação, jurei pelo teaser que seria um tipo de "A Doce Vingança" sul-coreano, e me empolguei com a ideia. Mas, logo me encontrei assistindo a uma novela sul-coreana repleta de reviravoltas e... eu curti, até mais do que achei que curtiria algo do tipo.


Achei que acabaria assistindo algum Dorama uma hora ou outra, afinal ouvi muito sobre esse tipo de série, principalmente após escrever sobre "A Garota de Fora". Mas, um lado meu sempre rejeitou a ideia de assistir os famosos dramas sul-coreanos, pois o meu foco sempre foi o terror e coisas do tipo.

Fujo muito de histórias que pesam no coração de algum jeito (apesar de sempre acabar caindo nessas histórias como o fatídico caso de "To Your Eternity", "Cyberpunk" ou "To the Moon"), e acabei enganado pela premissa de "A Lição".


Só que, não foi ruim. Na realidade a série é bem melhor do que eu imaginei que seria, isso na minha expectativa pelo horror vingativo. Inclusive, pouco há referente a isso, mas a jornada consegue ser mais perturbadora e marcante do que seria, caso tivessem mortes grotescas e viscerais.

O que me prendeu foi o lado investigativo, todo o mistério, suspense, um pouco de romance e o próprio drama, tudo isso nos força a acompanhar sem parar... e aí que tá a armadilha.


Netflix fez questão de cortar o clima usando o seu tradicional modelo de 8 episódios, e fingindo que a série (provavelmente já pronta por inteiro) foi dividida em duas partes. Mesma técnica usada em Stranger Things (4° Temporada), mas ainda mais desanimador e pior, prejudicial!

A série lançada no final de 2022 não se conclui ao final dos primeiros 8 episódios, e nem tem ou dá qualquer abertura pra uma "segunda temporada". Ela apenas é interrompida, num momento onde quase não há clímax (não ao nível de uma Season Finale) e tem sua sequência adiada para março de 2023!


E para nós, que estávamos tão atrelados, nos resta aguardar pelo próximo capítulo da novela, que vai demorar meses, voltando só em março com mais 8 episódios. E poxa vida, a série já tá pronta, só dividiram pois 16 episódios por temporada soam "de mais" pra plataforma. Chega a ser mentira chamar a "Segunda Parte" de "Segunda Temporada", pois nada se completa nessa primeira.

Muitos mistérios perduram, e a própria vingança nem começa. Toda essa "primeira parte" é só o início, com a apresentação da personagem, seus aliados e inimigos, além do desenrolar de um monte de tramas secundárias que acabariam interferindo em seus planos.


Até acredito que uma "segunda temporada" verdadeira seja possível, pois da pra abordar outros personagens (ainda mais os apresentados no meio da vingança), mas sem cair no erro de "13 Reasons Why" (que só empurra o título em histórias cada vez mais distantes da original). 


O caso aqui é também bem pessoal, mas se ramifica ao passo que tudo é contado, o que dá muita abertura pra novas tramas paralelas. Tudo parece um grande "Casos de Família" e, é curioso de acompanhar.

Apesar do encerramento brusco realmente prejudicar a experiência, àqueles que estão no futuro e já puderam apreciar a resolução, eis que vos digo: que história hein amigos!


Trama de suspense, onde uma personagem decide se vingar do bullying sofrido na escola, se preparando por quase 20 anos só para voltar, e massacrar geral num grande jogo estratégico.

O jeito como tudo é contado, devagar, mas nunca parando ou enrolando, faz a proeza de fugir do cansativo, e abraçar o contemplativo. Passamos a admirar cada momento e a ansiar pelo próximo, estudando os eventos, buscando entender as conexões, e pensando no quão estratégica e inteligente a vingativa foi ou seria.


Até que ponto ela estaria disposta a ir, para realmente se vingar? E, isso é respondido é claro, mas junto com as respostas surgem mais mistérios, envolvendo o passado, o presente e o futuro da série!

Tem muito personagem que acaba entrando no caminho da vingativa, todos com cargas e histórias próprias, os quais interferem (ou não) nos seus planos. Isso faz ela se adaptar (ou não) e tornar tudo ainda mais inquietante. 


Mesmo que algumas coisas pareçam fugir do controle, no fim tudo volta ao controle dela, como se, ela estivesse pronta para tudo, e já tivesse planejado cada passo. 

É muito parecido com "Peaky Blinders", mas ao invés de entregar um protagonista que mente pro espectador (muitas vezes jogando com o acaso, e fingindo ter controle ou ser esperto), o enredo realmente faz parecer que a protagonista é um gênio.


Chega a parecer também com "O Gambito da Rainha", em que um jogo ilustra o estilo da série, mas ao invés do complexo Xadrez, aqui temos o "Go", jogo chinês de cercar o oponente (parece uma mescla de "Resta-Um" com "Campo-Minado") com um tabuleiro onde as peças são postas uma a uma até não sobrar mais espaço.


É bem assim que a história progride, com pequenos passos e peças postas em locais específicos, que no fim preenchem totalmente o tabuleiro, mostrando o vencedor.

Cada episódio revela um pouquinho de cada personagem, mas já sabemos que todos estão sob o controle da protagonista, ou pelo menos é isso que somos levados a acreditar.


Ao menos nos 8 primeiros episódios, ela estava vencendo, mas vai saber qual a reviravolta do que virá!

O mais interessante é que a ideia da vingança só ganha muito mais força, a cada nova revelação. E olha que já temos um ódio gigantesco por todos os antagonistas ao ter um longo primeiro episódio mostrando só a ponta do iceberg.


O bullying que a protagonista (perdoe-me por nunca lembrar os nomes) sofreu foi tremendo, e isso realmente deixou marcas no corpo e alma dela, sendo impossível não compreender. Por isso, a absurda ideia dela se preparando por décadas para "caçar" seus agressores pode soar forçada, mas na prática é muito realista e convincente.


Sem contar que todo o processo dela evoluindo, crescendo, e se fortalecendo o bastante para lutar pelo seu controverso sonho, é perfeitamente mostrado, e não facilita em nada para ela. A história toda se desenrola em várias épocas e etapas da vida dela, as vezes com flashbacks do passado, e saltos temporais, então por mais que pareça demorado, na verdade é bem rápido.


Ela sofreu, lutou, e no fim alcançou poder o bastante para se vingar. Mas, muito acaba dependendo da sorte dela.

Por mais que a história mascare, tem muita coisa que parece sim, conveniência de roteiro. O fato dela não sofrer retaliação rápida do pessoal rico, por exemplo, é um furinho incômodo na história.


Mas ele é facilmente preenchido com a parte da "Estratégia de Anos", tática que cumpriu o papel de desviar a atenção de todos do jeitinho que ela planejou, e permitir que ela atuasse livremente.


Sem contar que ainda surgem mais mistérios que fazem todos caírem em seus próprios problemas, mas tudo sempre remete a protagonista, dando a impressão que ela realmente planejou cada detalhe (até os imprevistos).


Quanto a atuação, o elenco é magnífico, tanto as pessoas do passado quanto as atuais. Até os coadjuvantes conseguem ser interessantes, por suas performances e pela história.

A mãe do médico, por exemplo, ela quase nem aparece e mesmo assim, arranca lágrimas!


Todos são espetaculares, sem destaques, pois todos brilham igualmente. Até as crianças têm boas atuações, o que sério, me impressionou. Tem uma hora que a filha daltônica reage tão bem, que da para sentir o "medo" dela.


A série tem humor também, bem dosado e calibrado para não exagerar. Alguém que sempre tira risada é Mãe Cúmplice, mas ela não é a única.


Eu particularmente adorei o Médico e o Rico, e "shipei" a personagem principal com ambos, mesmo sabendo bem que são perigosos que só.


Como a Protagonista Vingativa sempre está com semblante sério, raramente rindo ou quem dirá sorrindo, tudo fica tenso na maioria das vezes (o tema abordado é bem tenso e isso reforça muito os objetivos dela), mas há momentos de descanso, onde coisas "boas" nos relaxam.

E mesmo que a todo o momento fiquemos apreensivos com as decisões da vingativa, afinal, ela é uma vilã que planeja matar a todos ali, com razões mais que plausíveis, mas ainda bem malignas, não da para prever o que vai ocorrer.


Ela não parece que vai ceder aos encantos da sua própria maturidade, e desistir do seu grande plano. Por mais que ela tenha construído uma vida boa até, ela não parece nem um pouco satisfeita com nenhuma das suas conquistas.


Aliás, acho que entendi porque mudaram o nome de "A Glória" para "A Lição". Existem dois filmes chamados "The Lesson", um de 2014 e um de 2015 (nenhum tem história parecida com essa série tá) que foram traduzido para "A Lição", mas são filmes, e não séries.


Apesar da tradução correta ser "A Glória", provavelmente optaram por mudar por já haver uma série, de espionagem no caso, chamada "Glória", também na Netflix desde 2021, ai não quiseram bagunçar o catálogo. 


Esse título tenta fazer alusão ao fato da protagonista ser professora, e querer se vingar usando isso como uma das muitas táticas, mas acaba também limitando tudo a isso, quando vai muito além. Dá pra também tirar desse título a mensagem de que ela vai "ensinar" aos antagonistas, com sua grande trama vingativa, mas até isso se perde pois no fim, nem ela, nem os demais, parecem estar "aprendendo" algo. 


Tão mais é pagando por tudo que causaram.  

Enfim, o que tenho a dizer é que compensa assistir. Mesmo sendo praticamente 8 horas de série, sem final, vale a pena acompanhar, pois cada minuto dela é empolgante e instigante.

Eu gostei, e pretendo esperar até março.

Quando o dia chegar, vejo se publico novamente este artigo com a atualização e resolução, ou se faço um a parte. Tudo dependerá do fim.

Até lá é isso.

See yah!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parece en Interessante, eu já estava com vontade de assistir e dps do artigo provavelmente vou, mas saber que ainda não lançou por completo mina um pouco essa vontade(sem paciência pra ficar esperando).
    Caso você já estiver na vibe de séries coreanas, eu recomendo fortemente "As três irmãs" eu particularmente gostei e gostaria de ler oq vc acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter lido srta Isa, e fico feliz que o artigo ajudou a decidir se assiste ou não (mesmo com sua vontade caindo um pouco por causa da divisão em Partes).

      Caso veja, espero mesmo que goste. Me diz depois o que achou por favor.

      "As Três Irmãs", vou tentar lembrar e assistir. Adianto que não sou muito de assistir séries dramáticas mas, vou tentar, ai publico o que achei.

      Obrigado moça, e sempre seja bem vinda.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)