SérieMorte: Peaky Blinders - 1° Temporada

Normalmente eu nem assistiria essa série se não fosse uma cena, mostrada pelo meu irmão, que me deixou muito curioso... e acabou que gostei do que vi.

Sem spoilers, boa leitura.

Aliás, quando eu poupo nos spoilers é por ter curtido muito a série, ou filme, então nessas horas eu apenas recomendo. Fica a dica.

Peaky Blinders é uma série ambientada na Inglaterra no final do século 20, que conta a história de uma pequena Gangue liderada por uma família, que possui um tremendo respeito na cidade em que está situada, além de fazer lucros com roubos, extorsões, proteção na base da porrada, e principalmente Apostas em Cavalos... pelo menos é assim no começo.

O forte dessa série tá no suspense, e na trama toda desenrolada em torno da família Shelby, e com toda certeza no líder dela, o irmão do meio Tommy.

O cara inspira confiança e respeito, e nunca da pra prever o que se passa em sua cabeça e até que ponto ele é tremendamente estratégico. Com um antagonista no cargo policial, nessa série acompanhamos o lado do crime versus a justiça, torcendo pelos "criminosos", de certa forma. É no mínimo intrigante.

Apesar de tudo, apesar de soar uma história pra lá de inteligente e complexa, ela não é tão imprevisível, e se mostra "morna" se compararmos as respostas entregues no fim da temporada. Mas, ela cumpre o objetivo de entreter com mistério e surpreender com reviravoltas.

Talvez a pegada mais legal seja a do protagonista mesmo, e a forma como ele lida com as situações. É que, os episódios não costumam esconder informações do espectador, com tudo sendo revelado logo de cara, sejam os mentirosos ou os infiltrados, sejam os planos ou consequências, tudo a gente já assiste e já conhece. Porém, os personagens não sabem de tudo, e eles lidam com as informações cada um de um jeito.

O protagonista acaba chamando mais atenção pois muitas vezes, ele parece já ter antecipado tudo, e a gente fica esperando apenas pelo resultado. Logo de início acompanhamos um de seus planos dando certo e isso aumenta nossa expectativa acerca dele, onde ele conquista tanto nossa confiança (assim como dos demais personagens), que quando faz algo nitidamente estúpido, a gente ainda espera por algo genial saindo disso.

Mesmo quando sabemos que ele tá cometendo um erro, esperamos contraditoriamente que ele nos mostre que na verdade, já sabia de tudo. E no fim, independente dele saber ou não, ficamos estupefatos com a resolução.

A série conta com atuações notoriamente boas, e uma filmagem espetacular, além de uma trilha tímida mas sagaz em nos envolver (batidas no fundo que não da pra saber se são da cena mesmo ou parte da trilha sonora quase pra causar inquietação e nervosismo são um exemplo). 

Ela não tem tanta violência quanto eu imaginava que teria (são gangues que resolvem as coisas na violência e ameaças... eu esperava muito mais sangue), mas o que tem cumpre a proposta de mostrar o quão brutais e perigosos os Peaky Blinders são.

Assim como também não tem tanta nudez. O máximo que tem é uma cena ou outra, e geralmente a serviço total da narrativa. São coisas que não daria pra cortar, e mesmo assim, quase não aparece nada.

Eu vi apenas a primeira temporada por enquanto, mas pretendo assistir tudo e falar um pouco enquanto for acompanhando.

A primeira temporada é formada por 6 episódios de 1 hora cada, mas tudo é mostrado quase como um filme, rápido e curto em nossa percepção. É tão legal que passa ligeiro.

Felizmente tem 5 temporadas na Netflix até o momento, e compensa acompanhar cada uma delas. Eu o farei, mas por hora deixo meu parecer da primeira aqui.

Meu objetivo inicialmente seria assistir tudo e só então escrever. Mas, depois do que vi em Cavaleiro da Lua, prefiro fazer diferente. Nesse caso, como já existem 5 temporadas e uma 6º em desenvolvimento (que parece que será a última) prefiro falar individualmente de cada uma afinal, as coisas podem mudar muito, e muito rápido.

Sabe o que é irônico? essa é uma série original da BBC... que também a emissora que transmite Doctor Who... e a muito tempo eu me atrevi e entusiasmei a falar de Doctor Who temporada por temporada, até estagnar em uma delas por falta de feedback. Temo que esse mal me alcance uma vez mais, então caso eu não fale mais de Peaky Blinders, não é por ter desgostado ou por ter desistido... é apenas por não achar que compense falar mais e, mantenho o que disse aqui em todas as demais temporadas.

É isso.

Obrigado pela leitura, see yah e... eu queria assistir mais Doctor Who... pena que parei na temporada do Doctor com Alzheimer.

Postar um comentário

0 Comentários