Geralmente não fico ansioso com trailers mas neste caso, eu não esperava nada e agora to empolgado por tudo!
Saiu o trailer de Silent Hill f, mais um daqueles jogos na franquia Silent Hill que ganharam luz verde da Konami, mas estão sendo desenvolvidos por terceiros. Até então, o "f" era puro mistério, com a sugestão de que seria um título se passando no Japão ao invés da Silent Hill de sempre... só que parece ser ainda melhor que isso.
Bem, vou resumir o que achei e não me segurarei nas teorias.
Boa leitura.
O trailer mostra uma protagonista colegial chamada Shimizu Hinako, com colegas no mundo normal (e aparentemente sendo arrastada por alucinações ao mundo de SH), enquanto narra uma conversa com alguém misterioso, mas aparentemente importante pra ela. Simultaneamente à discussão dela com essa pessoa, envolto de filosofia, são mostradas cenas do jogo, com direito a criaturas, cenários, eventos e até mesmo efeitos de combate.
Apesar disso, não são mostradas cenas de gameplay, com tudo focado apenas em cinemáticas, se é que são cinemáticas.
O visual tá lindo, e considerando que é apenas um trailer, é bem possível que tudo melhore muito mais, porém pelo efeito de luz e reflexo em algumas partes, ouso dizer que tudo é CENA EM TEMPO REAL.
Ou seja, talvez o que pareçam cinemáticas sejam vislumbres do jogo em tempo real, e apenas ângulos de câmera diferentes para alguma cena especial.
Numa ambientação nipônica, é como se a neblina de Silent Hill tivesse migrado pro exterior e afetado uma tadinha qualquer, mas considerando a profundidade das histórias da franquia, é bem provável que de tadinha ela não tenha nada.
Aliás, considerando a atmosfera, eu deduzo que a "neblina" agora será representada por flores, ao invés da névoa de sempre. Particularmente eu ficaria muito animado caso de fato fosse isso, pois iria cair como uma luva na teoria das neblinas individuais de casa Silent Hill... mas, tudo pode ser também apenas mais um tipo de monstro...
As Criaturas
Algo que me preocupava era o jeito como os monstros e suas personificações seriam representados neste título, temendo principalmente por falta de criatividade e repetição de características (mais um cabeça de pirâmide por exemplo). Só que pelo que notei, eles usarão justamente o folclore asiático e o tipo de terror comumente nessa região, do que aquele visto em todos os outros jogos.
E isso é fenomenal, afinal seria uma nova abordagem pra franquia indo muito além de tudo que já mostraram, e se tem algo bom, é quando trazem novidades fora da casinha.
Só que, outro ponto que achei que seria um foco no jogo, era o espiritual, com fantasmas afinal eles são geralmente mais assustadores na cultura asiática. Só que outra vez me surpreendi com algumas figuras mostradas de relance, as quais com absoluta certeza não são só fantasmas.
Falamos de bonecas aglomeradas e tremendo, criaturas de pele derretida e entortadas, seres feitos de flores e espinhos... ou seja, são realmente os monstros psicologicamente doentios de sempre, mas partindo de outra mente agora.
Ansioso estou para ver o combate contra eles, se é que haverá um.
A Jogabilidade Aparente
Não é mostrado em momento algum a personagem lutando, o que pra alguns poderia ser um sinal de modo de jogo diferenciado. Seria uma Novel interativa com escolhas e consequências? Seria um point and click? Seria só uma trama de baixa interação e muito diálogo? Pois é, ao que parece não.
Tudo leva a crer que é um jogo de survival horror no bom e velho estilo cenários fechados, em visão em terceira pessoa, e muitas criaturas pra lutar ou se esconder.
Da pra afirmar isso graças ao estado da protagonista, em todos os momentos apresentados no trailer, onde sua roupa se rasga com o passar do tempo.
Além disso, ela é mostrada com um pedaço de ferro na mão, usado como arma em seus combates. Só nisso já da pra entender que só quiseram mostrar os pontos com eventos da história, e evitar revelar o gameplay.
E digo mais, ao que parece será um jogo em terceira pessoa, e no mesmo estilo de todo Silent Hill mais moderno, variando pro estilo antigo também (de cenários fixos). Seria curioso isso não?
O Diferencial
Terror japonês por si só já é diferentão, e todo Silent Hill já foi ao extremo do psicológico. Mas, como a ambientação sempre é nos conformes americanos, mesmo quando há uma puxada pro lado sombrio nipônico, como foi o caso de SH4, não vão tão longe.
Mescla de culturas difunde um pouco da essência natural do terror, e sinceramente tenho certeza que algo totalmente focado na cultura asiática vai ser tremendamente perturbador.
Veja Fatal Frame como um exemplo... não é só tirar foto de fantasmas, é morrer de cagaço pra barulhos alheios, tomar susto por conta do que pode acontecer, e não do acontece. Isso é a essência de um survival horror.
Se tudo o que o trailer mostrou for parte do produto final, é bem possível que este seja um Silent Hill perfeito.
A História
Tudo que não da pra deduzir é a história... como a maldição chegou tão longe? Quem é essa personagem? Qual a relação de tudo o que veremos com os pesadelos em Silent Hill?
A única coisa que é dita é que alguém morreu, e a protagonista (Shimizu Hinako) custa a acreditar nisso, e aparentemente fará uma "escolha bonita mas aterradora".
Será que a história irá pelo lado sobrenatural? Ou será que puxará pro lado psicológico? Fantasmas ou monstros? Ou será algo além disso?
Nada sabemos e, mesmo que tentemos descobrir, compensa mais aguardar pelo lançamento.
Até lá, ficarei na ansiedade... só espero que não seja uma bomba como o Silent Hill Ascension, que inventou de ser um "jogo interativo" e mais parecia um The Sims com uma péssima história, falsa progressão, falsos resultados baseados em escolha e consequência, e ainda por cima "pay to win", sendo que nem tem o que vencer (você paga pra votar em quem vai morrer).
E seja mais genial como o SH2 Remake, que por incrível que pareça fez um remake ser canônico como continuação do jogo original, contando EXATAMENTE a mesma história, mas de um jeito completamente diferente.
É isso... fiz o texto só pra espairecer. Fiquei bem empolgado mesmo... mas vejamos o que o futuro nos aguarda.
Aliás, segue o trailer abaixo:
O trailer foi mostrado durante uma transmissão ao vivo da própria Konami em 13/03/2025, no canal oficial deles, onde os diretores conversam e falam sobre o quanto se animaram com o projeto. Pelo que falaram, tudo começou com um projeto sem muita ambição, mas depois do que rolou com SH2 Remake, a própria Konami decidiu dar liberdade para investirem tudo como se fosse canônico mesmo.
Então, da pra esperar grande coisa...
Alias, antes eu achava que o "Silent Hill f" era o mesmo que "Silent Hill: The Short Message", já que ambos se passam no Japão se não me engano. Mas o "Short message" foi um jogo gratuito lançado sem anuncio prévio para Playstation 5 exclusivamente, e apesar de bem legal, era simples. O "Silent Hill f" terá pra toda plataforma pelo jeito (exceto Nintendo). Mas, achei até curioso que terá tanto na Epic, quanto na Steam, quanto direto pra Windows, além é claro do X-Box Series e PS5.
Felizmente, o verdadeiro SHf ainda está por vir! Aliás, caso queira saber quais os jogos que foram anunciados lá em 2022, eu fiz um artigo chamado "Os 5 novos Silent Hill", falando a respeito, e dando meu parecer na época. Fico feliz pelo Silent Hill 2 Remake ter me surpreendido, e o Short Message também me agradou (mas nem tava anunciado). De resto, estava ansioso apenas pelo filme que será lançado em breve, mas agora o "f" também me atraiu...
Se bem que né... nunca se sabe!
Veremos.
Até o momento não teve data de lançamento anunciada, nem preço... mas eu garanto que assim que lançar jogarei, analisarei e darei o veredito se ele é um dos Silent Hill novos que valem a pena jogar, ou não... e claro, colocarei o link pro texto completo aqui.
See yah
0 Comentários
Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji