É errado julgar algo pelo trailer, mas errar é humano... persistir no erro é uma estupidez sem igual.
Uma empresa chamada Genvid ganhou a oportunidade de resgatar alguns títulos do limbo, impondo um novo estilo de "jogo" que eles intitularam de MILE (Massive Interactive Live Event), que seria um longo filme interativo, transmitido ao vivo em alguns países, por uma plataforma de streaming exclusiva, e com interação pontual dos espectadores.
Essa interação seria através de votação, comentários, ou apenas pequenas participações em gameplays internos via streaming, simplórios para serem responsivos, e enrolados para preencherem o vazio entre uma cutscene e outra.
A pior parte disso tudo é que não é a primeira vez que isso é feito, nem pelo mercado (A Netflix já fez o Black Mirror - Bandersnatch, que tem uma ideia parecida de interatividade, mas sem o fator coletividade), nem pela própria Genvid. Eles já lançaram, em 2022, um MILE chamada "The Walking Dead: Last Mile"... você ouviu falar?
O que foi The Walking Dead: Last Mile?
The Walking Dead: Last Mile foi um joguinho interativo lançado no Facebook Gaming e Watch, pela Genvid, e mantido por 4 meses em atividade. Ele oferecia aos jogadores que conectassem, a chance de entrar para o Cânone de The Walking Dead, criando um personagem, que faria parte de uma comunidade de sobreviventes, e influenciaria diretamente na história.
Mas isso não funcionou bem. Primeiro que o joguinho tinha cenas em gameplay onde os jogadores podiam controlar seus personagens, de forma ridiculamente lenta, sem quase nenhuma interação ou ação, tirando um ou outro momento de Quick Time Event, ou Puzzles bobinhos tematizados (como Tetris, Jogo de Memória, etc) que eram necessários para se adquirir pontos pra progredir.
Além disso, era um título episódico, com eventos compartilhados entre outros jogadores que dessem a sorte de entrar na sala, de criar um personagem e se manter online sem ser derrubado pelo problema de rede, ping, ou instabilidade. Os episódios poderiam ser revistos é claro, mas sem a chance de votar nas resoluções.
O jogo foi tão "bom" que quase não se ouve falar nele, e é difícil encontrar materiais sobre, ainda mais o próprio para se "jogar", afinal ele tinha data pra expirar. O máximo que se tem é um resumo narrado das temporadas e Sessão Final, no próprio site da Genvid e Facebook.
Aí vem um ponto que é desanimador, pois independente do jogo/vídeo ser bobo, simples ou desinteressante, sua proposta de ser cânone e ainda por cima depender da comunidade como influência é algo interessante, que na prática apenas não funciona. Isso pois, além de ser uma comunidade seleta, o próprio material é de difícil aquisição, então ele ser cânone ou não, não tira o fato dele ser totalmente irrelevante.
É como ter um livro que conta as histórias intermediárias entre todos os The Legend of Zelda, mas pra ler você tem que entrar em um site específico, no dia tal, na hora tal. Depois disso ele nunca mais poderá ser lido.
O fato de assinarem embaixo dizendo "é cânone" não muda o fato de que ninguém dá a mínima, pois ninguém nem conhece esse material!
O que veremos em Silent Hill: Ascension?
O MILE de Silent Hill Ascension está programado pra sair dia 24 de Julho de 2023, mas tem pouco material de divulgação por enquanto, como seus dois trailers, um que saiu agora inclusive.
Eles mostram a cinemática, apenas isso, sem revelar qual o gameplay, se é que terá algum.
A ideia porém não parece ser como a de TWD Miles, mas sim algo totalmente voltado pro áudio visual.
Entraremos na sala, em uma live transmitida em tempo real no próprio site da Genvid, e teremos a chance de no fim de cada filme, interagir votando entre 3 opções: Redenção, Sofrimento ou Condenação.
Apesar da proposta nebulosa e sem grandes detalhes, o projeto me parece promissor, contraditoriamente. Muito mais pelo visual bem feito das animações e criaturas, e pouco pela ideia de ter de esperar dar a hora que eles decidirem pra assistir.
Os envolvidos em sua produção são uma parceria interessante pra algo desse formato: A Behaviour Interactive, que tem uma experiência legal com jogos em co-op multiplataformas (como Dead by Daylight).
E também a Bad Robot Productions, empresa do J.J. Abrams, que também teve boas experiências com terror, nesse caso em filmes e séries, como Cloverfield (o que pra mim é um ótimo sinal pelo estilo de filmagem e suspense) e Lost (o que também parece bom pela atmosfera e mistério).
Claro isso vai além da produção, ou dos desenvolvedores. Genvid assina como publisher, e apesar do marketing tanto deles, quanto da própria Konami (dona da IP da série) ser rasteiro e pouco comunicativo (devem estar guardando a bomba pro halloween), o pouco que se tem é um pouco alarmante no quesito aquisição, afinal, não está claro ainda se para que assistamos será preciso apenas entrar no site https://ascension.com/ no período certo, nem por quanto tempo ficará disponível (ou se demandará assinatura ou cadastro... o que é provável), ou se haverão outras alternativas, horários definidos ou algo do tipo.
O jeito é permanecer esperando e, quando sair, torcer pra que pelo menos tenha legenda no filminho, e que ele fique disponível para participarmos e assistirmos, quando quisermos.
Se a participação nele for algo temporário, que pelo menos ele seja disponibilizado para assistirmos, e não apenas resumido em um vídeo narrado como foi feito com TWD: Last Mile.
Na lógica, eles transmitirão online para todos, e manterão o arquivo para interatividade posterior. Mas se não for assim, que ao menos seja uma história bem feita.
Além disso, imagino como será frustrante a comunidade votando em massa contra algo que queremos... estou ansioso pra ver como tudo ficará... e o caos que reinará!
É isso.
ATUALIZAÇÃO
Fizeram (a própria Konami) um vídeo que literalmente repete todas as minhas palavras... estranho né? Bem, o vídeo em si não tem muito de novidade sobre o que o jogo será, exceto literalmente tudo o que falei aqui... O bom desse vídeo é que ele mostra concept artes de cenários e criaturas, e estão bem interessantes... de resto, é só.
See yah
5 Comentários
Desculpa não posso comentar sobre o texto, vim aqui só dizer que ta escrito ''boia leitura'' no começo kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirCorrigido mas, porque não pode comentar?
Excluirparei de ler na hora que vi o erro kkkkk (piada nivel vovô agora hein)
ExcluirLi o texto, fiquei tão desanimado quanto você kkkkk, vamos ver no que vai dar isso dae, talvez dê bom, ou talvez todo mundo esqueça disso depois de uns 3 meses do lançamento, ou até menos
ExcluirSeria triste ver Silent Hill entrando na mesma armadilha dos filmes animados que Resident Evil entrou. Não é algo ruim, mas também não faz nenhuma diferença. Tomara que pelo menos seja algo marcante e uma história bem épica e perturbadora (duvido muito).
Excluir