Novo Zelda anunciado pra 2024: The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom - O Jogo da Zelda

O Novo Zelda é da Princesa Zelda!

Novo Zelda da Zelda, explicando

Foi anunciado um novo jogo na franquia Zelda, e ainda pra 2024 para o Switch, com Zelda fazendo jus ao título finalmente.

Eu me perguntava como fariam pra voltar ao reino da criatividade, e como impressionariam uma vez mais com um título principal, e eis que finalmente trouxeram ela, a própria Zelda, como protagonista.

Não é a primeira vez que ela assume esse papel, mas é a primeira vez que isso é canônico e bem feito pra variar (a última nem foi um jogo da Nintendo).

Enfim, bora falar um pouco só baseado no trailer, pois não consigo esconder a empolgação.

Boa leitura

O jogo saiu, joguei, amei, e fiz o artigo completo sobre ele, caso queira ler: AnáliseMorte: Zelda Echoes of Wisdom


Atualização: Joguei tudo, e criei uma playlist no YouTube com todas as lives do jogo, caso queira conferir...


Live - Zelda Echoes of Wisdom - Completo


Assim que o artigo tiver pronto, publicarei e atualizarei com um link aqui.


O que haverá de novo?


Não fizeram muita cerimônia pra mostrar o que há de divertido no jogo, e as novidades principais.

Em primeiro lugar, Peac... digo, Zelda terá as habilidades únicas dela, e se aventurará pelo sue próprio reino para salvar Link. Os papeis inverteram...


Só que ela não pula na cabeça de... digo, ela não dá espadadas! Uma Fada chamada Tri surge e entrega um poder único pra ela...


É um bastão mágico para copiar e criar Ecos de coisas como objetos variados do cenário, e até criaturas vivas, fazendo exércitos para lutarem pra si.


Confesso que isso sim é um poder que se espera de uma PRINCESA (que nunca vira rainha) que possuí a SABEDORIA. Como cada jogador fará seu caminho depende das coisas que ele próprio invocará e usará como plataformas, armas, etc. Cada um terá sua experiência!!!


O jogo realmente parece ser algo mais focado em estratégia (apesar de ser de ação e aventura, não se preocupe) e ainda por cima valoriza muito mais a fauna clássica de Zelda. Isso já me prendeu.



Não é o primeiro Zelda da Zelda


Uma informação rápida: Este Zelda tecnicamente não é o primeiro que usa ela como protagonista, sendo "Zelda: The Wand of Gamelon" o estreante nessa categoria.

Só que, o jogo de CD-I foi desenvolvido pela Animation Magic, e não pela Nintendo. E era fruto de uma proposta comercial com a Philips em 1993.


O negócio é ignorável de tão ruim, e é um daqueles jogos que, a gente finge que não existe. Mas, ao menos viram potencial na ideia da Princesa salvando o Herói pra variar.


A cronologia como fica?


Claro que mantiveram os mistérios misteriosos, e não revelaram a história, contudo, da pra deduzir pelo modelo do jogo o que se passa.


Pelos gráficos, onde utilizam o mesmo estilo do remake de Links Awakening, os mais fracos deduziriam que é uma continuação dele, certo?! 


Mas, tudo leva a crer que é uma continuação de Between Worlds, que por sua vez é uma continuação do errôneo A link do the past (Triforce of God),




A geografia, e as criaturas em muito lembram aquela clássica Hyrule do Super Nintendo, mas adaptada pros gráficos estreados no Switch, com a visão de cima e tudo mais.


Contudo, pode muito bem ser uma união dos dois jogos, preenchendo uma lacuna histórica e cronológica, da "Era sem o Herói".

Independente de onde o jogo se posicione, ele certamente não se passa após os eventos de Breath of the Wild (e consequentemente Tears of the Kingdom)... ou pelo menos não imediatamente após. O tempo é uma escada em espiral, e o presente, passado e futuro existem simultaneamente, sinto que haverá algo referente a isso neste novo jogo.


Mecânica inovadora ou cópia?


Um jogo em que Zelda é controlável, criamos exércitos com monstros variados, usamos a mesma mecânica de Tears of the Kingdom (de farmar) só que, de um jeito aparentemente mais simplificado, e mais divertido.

Não conheço similares mas, nunca se sabe (fiquei traumatizado com Puppeteer). O que importa é que pra mim soou novidade (o mesmo que senti no outro jogo da Nintendo em que uma princesa finalmente brilhou).


A ideia de acumular cópias de coisas no inventário e as lançar quando necessário, criando provavelmente com um limite de quantidades ao mesmo tempo, torna isso bem dinâmico e atrativo.


Eu já to querendo invocar os monstros pra fazer brigas entre espécies! Quero botar minha cama no meio da floresta e dormir ao ar livre (loucuras), quero ver até que ponto há interação entre objetos e criaturas ao longo de toda Hyrule!!!


E o mais interessante é que, isso não parece ser a única coisa que Zelda fará, já que, como todo jogo dela, acumular habilidades é uma boa forma de progredir.


Estou pensando sobre Chefes, se haverá (provavelmente sim) e o quão inovador serão os combates contra eles. Imagina poder fazer cópia DOS CHEFES para lutar contra os próprios CHEFES! Viajando muito né? Mas vai saber o que a Nintendo e o grande Eiji Anouma planejaram.




Teorias...


Detalhes me empolgaram mais ainda quando vi o trailer pela oitava vez... como a aparição de Zoras em diplomacia com Zoras Selvagens.


Os dois povos nunca foram devidamente apresentados, e para muitos são todos a mesma coisa, só que com design diferente. Mas, na verdade, os Selvagens são os mais feinhos de água salgada, e os civilizados seriam os mais bonitinhos, de água doce. O curioso é que, deveria haver uma separação de eras entre as duas espécies, já que uma evolui da outra...

A ideia das rupturas dimensionais engolindo tudo também me saltou aos olhos, pois pensei "E se essa for uma história pra explicar a união de realidades?"


Eu sei, posso estar apenas indo além de mais na empolgação, mas é curioso como além de uma geografia que lembra A link to the past e Between Worlds, há coisas de todos os demais títulos aparentemente espalhadas pelo mundo.

A Árvore Deku aparece! Ou pelo menos o que parece ser ela, na mesma posição da Master Sword só que, a aparência dela lembra a de Ocarina of Time.


Os Dekus tem a mesma aparência dos vistos em Ocarina of Time e Majoras Mask também. 


Inclusive, da pra ver uma Gerudo numa cidade no deserto, espécie essa que não existia na época que o jogo parece retratar.


E se, tudo for uma grande viagem por fragmentos de realidades?


Combina com Zelda, afinal ela detém o poder sobre a Triforce da Sabedoria nesse período, e essa é a parte que controla realidades. 


Sabe a Fada Tri? O que é essa criatura? O quanto ela é significativa para tudo que vem rolando no reino? É nítido que o mal que assola Hyrule dessa vez não é Ganon, afinal ele também é sugado pela ruptura do nada.


"Tri" seria abreviação de Triforce? Seria ela a personificação viva do artefato místico? Será que ela tá ali pra ajudar na mescla das realidades antes delas serem apagadas para que Breath of the Wild nasça???


O que será que acontecerá?

Acredito que antes de mergulhar de cabeça em teorias, é melhor esperar o jogo sair. Mas a empolgação gente, a empolgação tá como?


Novidades

O jogo ainda não saiu (falando de 08/24 aqui), mas um novo trailer, explicando mais algumas mecânicas já conseguiu me trazer aquele hype de volta! O jogo ta praticamente todo mostrado, e ainda assim dá vontade de jogar! Irônico não? Logo eu que evito trailers pra não ser prejudicado com expectativas elevadas...



As Regiões


Apesar do jogo ainda não ser completamente mapeado nos trailers, já da pra ver um pedaço significativo do mapa e todas as principais regiões foram mostradas, e brevemente explicadas, pra que não hajam dúvidas sobre o que será abordado.

O Mundo de Hyrule ta todo fragmentado e misturado, e apesar da semelhança com aquele que conhecemos nos jogos de visão isométrica clássicos, o de agora tem detalhes regionais bem mais aprofundados na história de Zelda como um todo.



Deserto Gerudo


Mulheres ruivas tomaram o deserto e já estão instaladas lá a anos. Da pra ver até a rainha (ou seja, ainda não tem um "Ganondorf" controlando tudo). Não é apenas um lugar isolado e repleto de cavernas assombrosas, tendo um reino a parte de Hyrule.


Ou seja, as Gerudos controlam o deserto, e pela primeira vez as vemos no formato isométrico, sendo mais um reino que Zelda explorará.




Águas de Jabul


Lago Hylia? Que nada, agora o nome é "Jabul" em referencias óbvia ao grande Jabu Jabu de Ocarina. Mas, o ápice da revelação está nos nomes de cada um dos dois tipos de Zoras: Zoras de Mar, e Zoras de Rio.


Até então, tudo era só uma teoria (em jogo), mas agora isso é validado com a própria narrativa da rivalidade das duas espécies, agora com 2 reinos semelhantes lutando pelo mesmo território.


Detalhe: Há cavernas aquáticas então Zelda provavelmente terá habilidades de Mergulho. Ainda tem uma parte que mostra ela de baixo d'água já, na horizontal, assim como eram nos jogos mais clássicos quando a câmera mudava pro "subterrâneo".




Vulcão de Eldin


Gorons são mostrados, pois óbvio que não poderiam faltar. A espécie que come pedra e também tem seu próprio reino a parte já virou figurinha carimbada nos Zeldas, mesmo não tendo sido presentes desde o princípio.


Na montanha da morte, com o vulcão, nomeada em homenagem a deusa da triforce Din, é legal ver que já estão civilizados.


Então, talvez não mostrem o surgimento e transição da espécie, mas apenas uma adição deles ao panorama geral do universo em reconstrução. 


Pântanos de Faron


A terra onde os Dekus habitam, e também mais um reino que Zelda terá de invadir diplomaticamente. Os Dekus também tem penteados variados, dando mais variedades pros seus designs... achei bem legal.


O matagal é nomeado em homenagem a deusa Triforce Farore, o que me faz questionar "Cadê a região de Nayru?"


O mais curioso é ver que os vendedores que surgiram em Majora's Mask são tecnicamente outra espécie, e não Dekus... estou curioso.




Mapas Não Mostrados


Como tem uma visão panorâmica pela perspectiva de Zelda, podemos ter um vislumbre do tamanho do mapa. E, nota-se duas montanhas (assim como nos jogos mais clássicos com cenário semelhante). O doido é que uma das montanhas é claramente um vulcão, mas a outra é mais quadricular.

Sabemos também que há mais florestas do que um único Pântano, além de mais lagos, e planícies pra visitar, sem contar as cidades do reino. Significa que vai ter povos além dos quatro principais, e eu não me espantaria se os Rito/Orni (homens pássaros) também aparecessem, talvez nessa outra montanha, quem sabe. Fato é que seria o primeiro encontro das 3 fases dos Zoras em um mesmo jogo (Água Doce/Rio, Água Salgada/Mar e Sobreviventes/Voadores).


Sistema de Missões

Parte da jogabilidade será baseada em quests e mini quests, algo comum nos Zeldas, que tende a se intensificar quando é um jogo de mundo aberto. O curioso, é que tudo indica que este será um de mundo aberto, e dos grandes.


Missões Principais e Secundárias aos montes, com revelações sobre o vasto universo Zelda, isso é o que sempre esperamos, e parece que vai ter muito disso, abordando espécies próprias dos universos Zelda e afins.




Outros Poderes

Bem que imaginei que o jogo não iria ficar só na clonagem dos monstros, e Zelda terá outras habilidades. Duas delas são reveladas nesse trailer.


O Poder de Manipular


Ela poderá levitar objetos e sincronizar eles com sigo mesma. Não é bem novidade, geralmente a habilidade de magnetismo que Link usa, principalmente no BoTW, mas agora é a vez de Zelda controlar os objetos e move-los com a ajuda da pequena Tri.


E ela ainda vai poder ser levada com os objetos e até monstros, usando a mesma habilidade. Ou seja, movimentos em sincronia... aposto que isso ainda vai evoluir mais.


Zelda se tornou a domadora de bichos.


Domar Cavalinhos


Zelda também cavalga, mas ela não terá uma Epona. 


Ao invés disso implementaram montarias num jogo de visão isométrica, com ela domando feras selvagens (e não me espantarei se ela começar a montar animais diferentes também), pra ganhar velocidade ao passear pelo cenário.


Isso reforça que o jogo será muito maior do que se imagina.


Portais de Viagem


Ela também terá Fast Travel, teleportando pra diferentes locais caso encontre os portais, salvando tempo de jogo e ajudando a se locomover.


Não é novidade claro, em A Link to the Past já tinha isso com o pássaro mágico, e é comum ter formas de viajar magicamente. Mas, claro que vai ter um motivo dentro da trama pra isso acontecer, e os portais farão parte da grande nova história.


O Mundo Devastado


No trailer da pra ver que as rachaduras das trevas estão tomando mais e mais do mundo, e há pontos não exploráveis, que talvez se abram depois de templos e chefes. Fica nítido isso já que até casas são mostradas parcialmente consumidas, então o avanço das rachaduras será "reversível", pra que mais do mundo seja explorado.


Há monstros que saem deles, então óbvio que haverão criaturas além das comumente achadas no mundo. Deduzo que os chefes e seus respectivos templos sejam os pré-requisitos pra que o mundo de Hyrule se torne totalmente explorável, abrindo mais e mais a cada vitória.


Zelda é vista entrando num portal no meio dessas rachaduras, sugerindo que os chefes, e talvez templos (até então nada foi mostrado disso) estarão, fora da realidade dela.


Louco que o jogo só mostrou a parte externa até então, e as dungeons e masmorras, que com certeza terão, assim como os chefes, ainda nem deram o ar da graça.

Espero que guardem a surpresa pro lançamento, e talvez pra Demo (torcendo muito pra ter demo).


Mudança de Roupa


E pra fechar, claro que terá estética pura, com Zelda trocando as roupinhas.


Se isso vai afetar a história ou não, já são outros quinhentos. Mas é legal ver que ela não ficará o jogo inteiro encapuzada e se escondendo.


Não escondo a ansiedade.

Setembro, o negócio ta anunciado pra setembro! 

Então, fica o trailer (em inglês) do grande anúncio e, bora esperar.

PS.: Se sair a demo, e eu conseguir jogar, prometo falar a respeito dela.




O segundo trailer do "Tour por Hyrule"




É isso.

See soon...

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10 Comentários

  1. CARALHOOOOOOO ZELDA PORRAAAA E É UM JOGO DA ZELDA PUTA Q PARIUUUUUUUUUUU


    Perdão me exaltei aqui, e inclusive, que saudade de comentar, escola e curso mata o tempo demais, mas as vezes sobra um tempo ne kkkkk.
    acho lindo esse visual do Link's awakening, e que bom q reutilizaram, era um artstyle muito lindo pra ser usado só uma vez!
    E finalmente o nome do jogo fez sentido...A lenda de Zelda!!! Esse jogo tem tudo para ser...(olha o trocadilho) LENDÁRIOOO

    é isso, see yah!!

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    1. Sr Wilson, hey yah!!!

      Eu tive a mesma sensação que ti, então compartilho da reação. Eu realmente tive dúvidas se a Nintendo teria futuro com a franquia ou tinham acabado as ideias, e eis que surpreendem.

      Pior que eu curti também esse visual... as vezes penso em jogar e analisar a versão de Switch do Awakening, mas sempre lembro que é apenas um remaster, e apesar de ser inovador pelo visual, seria só como o que fizeram em Majora e Ocarina, um relançamento atualizado na aparência...

      Felizmente parece que a onda de enfeitar coisa antiga parou por enquanto (tomara), e tão fazendo algo realmente novo.

      Ansioso de mais pelo EW.

      See yah meu amigo.

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  2. Uma franquia que conheço mas pouco joguei, hein? Mas enfim, parece interessante.

    Atualmente tirando jogar e etc estou lendo inclusive uns livros bem legais, conhece "A Guerra dos Consoles"? Pois o livro trata justamente da grande disputa entre Sega x Nintendo em como a Sega lutou com tudo de si pra poder derrotar a Nintendo e acabar com toda a chefia da mesma no tempo em si. Te adianto que muitos jogos aparecem no decorrer da narrativa inclusive Sonic, Streets of Rage, Zelda e etc! Super recomendo!

    E enfim, lutando com certeza para sempre ter tempo pra passar por aqui, senhor Shady!

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    1. Eu era jovem quando a guerra iniciou... lutei nela inclusive, era um dos soldados da Nintendo. Servi com honras mas, confesso que depois que a guerra acabou, percebi que foi muito sangue derramado atoa.

      Eram batalhas sem sentido, destinadas ao fracasso pois o que comandava era o próprio público... Sony, a infiltrada, esfaqueou a Nintendo e encerrou a guerra por ela, criando um império que achou um novo inimigo...

      É um bom livro!!!

      Obrigado sr Marcio, farei de tudo pra trazer assuntos cada vez mais interessantes e que compensem a leitura rs.

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  3. É um baita livro, sem dúvida! Eu amo demais e tô chegando ao fim. E no fim esta guerra foi muito benéfica para os gamers até pois daí vieram games que marcaram época e são ovacionados até hoje, acabando com o monopólio da Nintendo e dando oportunidades para muitas outras empresas e até pessoas a terem a chance de conseguir mais jogos de diferentes gostos também!

    E pensar que a Sony, após ser humilhada em público pela Nintendo quando a mesma assinou com a Phillips, daria a volta por cima desta forma!

    Sigamos adiante e continue sendo tão produtivo quanto possível, o mesmo aliás pro Senhor Ed!

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    1. Ainda assim sempre me lembro que não escolhi o lado errado, ao menos não me sinto mal por isso rs. A nintendo trouxe a qualidade para o mundo dos jogos, antes do selo dela regulamentando, os jogos não eram levados a sério.

      Mas, o mundo evolui e a Nintendo meio que estagnou, por mais que tente inovar (apesar também desse Zelda ser bem curioso e novo, ele ainda é limitado pelas qualidades técnicas atuais da nintendo frente aos demais).

      Graças a deus que a Sony não desistiu do Playstation, nem dos Cds... se não fosse por isso, Silent Hill, Resident Evil, Devil May Cry, God of War, e mais muitos títulos bem mais sérios e profundos nunca nasceriam...

      Fico triste pois, parece que a era das guerras dos consoles acabou né.

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  4. Eu fico muito feliz que a Nintendo perdeu o monopólio graças a determinação e coragem da Sega, mesmo que eu sempre tenha amado a Nintendo e passei boa parte da infância jogando no NES e no SNES, até porque eles ressuscitaram um mercado que por saturarem tanto chegou a ter uma morte bizarra e terrível com a Atari, pena que a Nintendo logo se mostraria uma tirana...

    Talvez falte ousadia à Nintendo e certamente um coração menos mercenário eu diria, pois não falta queixa de fã sobre medidas "pesadas" que a empresa já tomou com coisas inofensivas, digamos assim, por parte dos fãs mas...

    Concordo, acho que se não fosse a Sega não teria meus amados games como Silent Hill, Resident Evil e minha saga de luta Bloody Rorar!!

    Acabou eu diria mas o mercado de games continua bem competitivo e não faltam opções de jogar! Inclusive tô até pensando em jogar Burnhouse Lane de novo, o jogo onde "se você soubesse que está morrendo por uma doença terminal e tivesse uma chance de se curar, você a aceitaria"? É um jogo indie feito com muito capricho! E pensar que hoje em dia os jogos "indie" tão fazendo história também!

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    1. Ah, meu sonho é ver a Nintendo deixando de ser distribuidora, pra se tornar e focar somente em produção e publicação. Senti que com Pokémon Go eles poderiam investir nisso, e to esperando agora os jogos Nintendo pra PC de forma oficial... rs... mas nada até então.

      Tão perdendo mercado... enquanto ficarem focando só em suas próprias plataformas e fingindo que o mundo não evoluiu... xiii.

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  5. Eu acho sensacional a nintendo sempre inovar uma franquia de quase 4 décadas de existência e manter todos nós atiçados anualmente a cada título novo, esse jogo tem tudo pra ser sensacional, e eu acho que gradativamente a franquia se expande pra uma ideia completamente nova sem perder a essência do que era antes (um jogo de um garoto resgatando uma princesa), sei la, só sei que amo esse jogo demais KKKKKK, é isso, See yah sr! (até hoje não joguei o tears of kingdom mas não tomei nenhum spoiler pra jogar e sentir aquele gosto de coisa nova...slk, mto animado)

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    1. O Tears é bem legal, aposto que vai curtir (vo nem dar spoilers).

      To bem empolgado pra esse Zelda da Zelda, é a primeira vez que fazem algo do tipo e é exatamente como você citou, uma inovação em algo antigo que mantém a essência.

      Joga logo o Tears!!! Quero muito saber o que acha.

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Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.

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