Silent Hill - 5 Novos Títulos! Conheça e Entenda o que Será Lançado!

É real, a Konami apresentou oficialmente 5 (cinco) projetos paralelos de Silent Hill, e não são Pachinko!

São 3 jogos, um filme e uma série interativa online!


Detalhe: Aqui eu não vou apenas citar o que apareceu, eu irei explicar, e deduzir com base em pesquisas (sobre os desenvolvedores e suas obras) o que está por vir, mesmo sem ter muito conteúdo ainda.

Então se tiver em dúvida do que esperar, leia o artigo abaixo que vai perceber o quanto esses novos títulos são promissores!

Boa leitura!

Silent Hill 2 - Remake


Mesma história, mesma atmosfera, mas gráficos novos! Silent Hill 2 passou por uma repaginada geral, recebeu uma melhorada significativa não apenas em seu visual, mas na jogabilidade. Agora foi totalmente refeito (não é só uma atualização como no Silent Hill Collection).


Ele foi anunciado com direito a um trailer e um bate papo da galera envolvida nesse belo remake, nós teremos para PS5 a mesma história de SH2, mas com um visual bem melhorado.


Da pra ver o making-off de algumas capturas e, a coisa ta promissora, pelo menos não vão tentar reciclar o código perdido como tentaram no "remaster" de SH2 na coletânea. 


Ele será em terceira pessoa, com a câmera sob os ombros...


E contará com captura de movimentos, o que é realmente bem promissor.


Inclusive lembra muito o que se passou com Resident Evil 2, mas dessa vez não tivemos um jogo completo na mecânica nova antes do remake. Chega a ser engraçado aliás (as semelhanças kkk)... 


P.T. (Playble Teaser), foi um Jogo Demo desenvolvido por Hideo Kojima usando recursos da Konami, e lançado gratuitamente pra PS4 na época, e virou um marco histórico no mundo dos games, onde usava Câmera em primeira pessoa, e um loop infinito numa casa macabra, com fantasmas e bizarrices. 


O jogo virou peça rara nos dias de hoje, pois foi removido da Playstore e apenas quem tinha pego pôde e ainda pode jogar quantas vezes quiser. No fim, esse jogo era "Silent Hill S", o novo e nunca lançado título da franquia.


Ele foi descontinuado por rixa entre Hideo e a Konami, e nunca viu a luz do dia. Acontece que depois disso, virou moda anúncios falsos de novos SHs... tanto que virou basicamente um meme.




Assim como o Hideo, a Capcom fez uma demo e lançou, em primeira pessoa e totalmente fora dos padrões da franquia Resident Evil e... fez sucesso. Virou também um jogo rejogado gratuitamente (isso e ainda era só a demo viu, com o final alternativo que virou uma lenda até ser comprovado por uma massa de jogadores se unindo pra desvenda-lo!), e no fim fizeram o que? 


Remake... de Resident Evil 2. Atualizando a mecânica do jogo original, o que mais uma vez só fez sucesso. Chegaram a aproveitar a nova engine usada em RE7, mas tiraram da Primeira Pessoa pra retornar ao clássico modelo em Terceira pessoa com visão sob os ombros.


E assim, Capcom continuou nos remakes, e meio que iniciou uma era de remakes... até que finalmente a Konami decidiu fazê-lo. Silent Hill 2 foi escolhido por ser o jogo onde o Cabeça de Pirâmide apareceu pela primeira vez.


Enquanto Resident Evil 2 sofreu seu remake pois Resident Evil 1 já tinha um remake, o que a Konami optou foi apenas apostar no seu título mais forte, com enfermeiras seminuas e monstros que violentam outros monstros... e lembre-se: Silent Hill Shattered Memories não é um Remake de Silent Hill 1... as histórias só partem de uma mesma base inicial propositalmente. 

Então sim, a Konami podia fazer um Remake do primeirão... mas claro que não perderiam a chance de copiar uma fórmula de sucesso da concorrente... assim como a concorrente copiou a fórmula de sucesso que Hideo deu de bandeija pra eles e... eles deixaram passar.


Só espero que ele seja tão lindo quanto pareceu no trailer, e traga a experiência de SH de volta ao mercado, e claro, espero que ele saia né... O jogo ta sendo desenvolvido pela Bloober Team.


Silent Hill Townfall


Este jogo (aparentemente jogo né) foi anunciado por um teaser bem misterioso onde um cara conversa num rádio, citando que ta lascado no que parece ser Silent Hill.


Posterior ao teaser, temos um dos envolvidos no projeto falando através de um Aparelho de Televisão antigo... e enquanto fala, da pra ver cenas da produção, com captura de movimentos e capturas faciais. 


Não é dito qual a proposta desse novo título, e a equipe apesar de ter a assinatura da Konami, nunca trabalhou um SH antes. Mas, a ideia de que um jogo foi autorizado e está em desenvolvimento, visando nos surpreender, é pra lá de interessante.


As únicas pistas que temos do que virá são os projetos anteriores da nova equipe, um estúdio escocês chamado "No Code Game": Eles fizeram "Stories Untold" e "Observation". Os dois jogos tinham pegadas diferentes mas, o comum entre eles era a limitação do jogador, mas foco na experiência ambiental por assim dizer.


"Stories Untold" é um jogo de aventura textual onde não temos controle de muita coisa, apenas de um teclado onde podemos digitar e responder num monitor, o que ocorre na história ali contada (é aquele jogo onde a gente fala "Abra a Porta" "Va pra Direita", etc), e do mouse para clicarmos em algumas poucas coisas. As vezes, até ganhamos a capacidade de andar ou mover a câmera mas tudo depende de qual história ta sendo contada, afinal é um tipo de antologia que revela episodicamente, 4 histórias diferentes.


O suspense ganha vida pois o cenário em si sofre mudanças juntamente com o que ocorre no jogo, e é quase como se estivéssemos jogando um game antigo de aventura digitada (o que estamos mesmo fazendo né), e paralelo a isso sofrêssemos com interferências no nosso entorno.


Em "Observation" nós assumimos o papel de SAM, um sistema artificial numa estação espacial, que pode observar uma astronauta durante sua missão. Nós temos a câmera travada, mas conforme o jogo avança ganhamos mais movimentação, migrando pra outros pontos de visão, ou até mesmo andando pela estação. Mas ficamos restritos aos movimentos de SAM, e não temos controle sobre a astronauta. Ou seja, nós observamos a história (assim como o nome sugere) tendo pouca interação, mas em alguns momentos fazendo a diferença e até ajudando a astronauta.


Repare que os dois projetos citados tem algo em comum: Ficamos parados. Basicamente a gente mais observa as coisas rolarem e pouco fazemos, consumindo a história de forma não tão ativa assim. Parece a especialidade da No Code... e pelo teaser, eles publicarão um tipo de História interativa ambientada em Silent Hill.


Pode ser ótimo, ou pode ser mais um "Book of Memories" por exemplo. Tudo depende de qual história contarão!

Return to Silent Hill


Christophe Gans, o diretor do primeiro e maravilhoso filme de Silent Hill (que reinventou a franquia de jogos e me fez mergulhar nela como fã), voltou com apoio da Konami pra fazer uma sequência de sua obra prima, 15 anos depois!


Ele desconsiderou totalmente o Silent Hill Revelaton (que nunca deveriam ter feito) e pretende se inspirar em Silent Hill 2, para dar vida ao seu longa. O projeto já ta avançado apesar de nenhuma cena ter sido mostrada (o mistério só melhora a expectativa!). Ao seu lado está Victor Hadida, irmão de Samuel Hadida, seu antigo produtor. Aliás, apesar de Samuel não ter voltado pra equipe, ele e seu irmão estudaram e se formaram juntos... o que é um bom sinal. 


Pela empolgação do diretor, podemos esperar algo inspirado e tão inovador quanto foi sua primeira adaptação de games. Alguns storyboards do filme são mostrados na entrevista com eles, o que nos entrega certos detalhes interessantes...


Podemos ver o que seria "James" ao lado de "Maria", da mesma forma que podemos ver o Cabeça de Pirâmide em uma única cena. Mas, pela forma como Christophe fala, esse não será o foco. Ele pretende retomar sua arte mas, também quer inovar no terror. 


Pra quem não sabe, "Terror em Silent Hill" foi um filme genial, que adaptou principalmente a história de Silent Hill 1 (o jogo) mas com adaptações aos olhos do diretor. Ele também mudou muita coisa da história, incluindo elementos de Silent Hill 2. ele fez uma tremenda história, que está totalmente fora do cânone em SH Jogos, mas carrega a mesma essência, sendo uma adaptação perfeita de videogame. 


Mas... agora ele diz que tornará o seu segundo filme como uma adaptação do segundo jogo, onde creio que ele utilizará o gancho deixado no primeiro filme, fazendo valer ainda mais a interpretação de que "Christopher da Silva" (seu personagem original  no longa por assim dizer, que é inspirado nele pelo nome) é uma releitura de James Sunderland, protagonista de Silent Hill 2. 


Tanto que, faz sentido ele buscar a esposa em Silent Hill (que é a história base do segundo jogo), pois ela ficou lá no final do filme! Algo que o segundo filme que não foi dirigido por Christophe Gans, simplesmente descartou descaradamente e lamentavelmente, pra focar numa história rasa sobre o Terceiro Jogo (o que não funcionou em nada).

Vamos esperar pelo que virá, e assim como o diretor anunciou, teremos retorno de criaturas clássicas mas, ele quer novidade, quer nos impactar, quer renovar a franquia! Ele mesmo alega todo empolgado que ta ansioso pra mostrar o design de suas criaturas. 


Claro que, a Konami fez cortes de cena pra fazer parecer que ele ta se baseando apenas em SH2... mas conhecendo o trabalho dele em "Terror em Silent Hill", espere por elementos mesclados de outros jogos da franquia também. 


Torcendo aqui pra ter fantasmas, e ser algo voltado pra SH4! Pela empolgação dele... é o terror que ele ta buscando. Christophe Gans disse que quer um novo tipo de terror! (A carinha que ele faz mano... a carinha de quem ta preparando o caos!)


Silent Hill Ascension


Uma criatura bizarra com uma lança e aspecto diabólico surge diante da câmera, no que parece ser uma live. 


Pessoas interagem pedindo pra alguém (aparentemente quem tá filmando) fugir... e suas decisões influenciarão pra sempre no cânone da franquia, sem botão de Reset.


Na verdade essa última frase foi repetida duas vezes no anúncio, o que deixa claríssimo que isso é importante. Fato é que nada foi dito sobre o que realmente este "jogo" será. Se bem que a palavra "jogo" não foi usada em momento algum. Eles disseram que seria uma Série interativa de Escolha e Consequência, e ainda fizeram questão de citar a Genvid, Bad Robot Games, Be Haviour e DJ2 Entertainment como produtoras.


Dentro do mistério do que seria na verdade, essa série interativa foi jogada como mais um dos aguardadíssimos projetos de SH, nos pedindo inclusive para que nos cadastremos no site ascension.com para mais informações.


Ao entrar no site vemos o que parece ser um tipo de site de transmissão, com inclusive um anúncio apontado no cantinho superior esquerdo dizendo que será ao vivo... em 2023.


Então, talvez seja um tipo de filme ao vivo transmitido online pros espectadores interagirem. Uma "Live" mesmo, com a história contada em tempo real, baseando-se nas escolhas de quem tiver assistindo.


Assim como o entrevistado, chefe executivo da Genvid, Jacob Navok, falou todo empolgado, sua inspiração para o projeto foi assistir Streamers jogando Silent Hill e levando seus inscritos a loucura. Ta bom... pelo que parece querem replicar uma Live de algo completamente inédito... quem sabe um novo tipo de Found Footage Online... eu to ansioso, pois essa será uma nova experiência para todo mundo!

A ideia é promissora, e já me cadastrei pra receber novidades e quem sabe participar disso em tempo real. Parece que será algo realmente único... e que bom que é de Silent Hill! Só mais uma vez torçamos pra qualidade narrativa! Pois visual não impressionou não... o monstro não da medo, parece um Cabeça de Pirâmide sem a cabeça... de Pirâmide.


O diretor de arte da Bad Robot Games, Chris Amaral, fez questão de alegar que vai respeitar o básico de Silent Hill: Criaturas modeladas no medo das vítimas! Então, se a série for realmente se adaptando ao que os espectadores decidirem, imagine como seria épico ver uma criatura formada pelos medos da massa mesclados?! Cara... isso pode ser surreal.


O criador de Dead by Daylight da Behavior também se pronunciou, vangloriando-se de seu feito na introdução do Cabeça de Pirâmide (The Executioner) e Heather Mason como personagens em seu jogo. Apesar de não ser uma DLC, a equipe parece ser promissora, pelo menos no terror cooperativo. Lembrando que Dead by Daylight é um jogo de terror multiplayer onde 4 pessoas devem fugir de um assassino, e tem muitas referências a assassinos da cultura pop, com personagens conhecidos ganhando forma ali, tipo Jason, Freddy Krueger, e o Cabeça de Pirâmide (que na época me pareceu só uma dlc pra se aproveitar da IP Konami mas, quem diria hein, tem coisa boa vindo disso).


Este projeto parece incrível, então se cadastra la no Ascension.com, e se prepara pro retorno de SH em 2023!

Silent Hill f


E por fim, o quinto anúncio foi um jogo, sem nada realmente do jogo mostrado, apenas uma linda e perturbadora cutscene, mostrando uma vila no Japão... 


Com uma mocinha toda ferrada que, sai do que parece ser um cemitério após prestar condolências pra alguém com flores, num túmulo todo destruído, e cercado por neblina.


Então ela sai andando pela cidade... pelos becos... enquanto flores de sangue começam a brotar por todo canto.


Também tem cenas de uma estranha boneca sendo consumida pela mesma vegetação de sangue.


A moça também é vista em algumas partes com um cano ensanguentado, como se tivesse lutado contra algo... 


E no fim, quando é cercada por flores de sangue, ela apenas ressurge num lago, próxima a um portal xintoísta, totalmente tomada pelas plantas e com seu rosto caindo... 


Quem tem tripofobia vai adorar esse terror... é muito bizarro...


Lembrou a cena final do filme "Marcas do Mal" da Netflix... 


Que alias, também apela pro terror tripofóbico...  


Enfim, temos o título surgindo e logo após o nome de seu roteirista Ryukishi07, e sua desenvolvedora, a Neobards Entertainment.


Então... essa empresa é Indie, e costuma trabalhar em relançamentos, pelo menos é isso que vi em seu portfólio, e o mais interessante é que eles costumam trabalhar com a Capcom, relançando alguns Resident Evil, fazendo o remaster de Onimusha: Warlords, e até lançando o Devil May Cry: Collection HD. Dos projetos originais, eles tem Resident Evil: Resistance e Resident Evil Re:Verse (ambos spin-offs não cânones, de tiro em multiplayer).


Então...

Sem muito sobre o jogo, o que podemos esperar é... só esperar mesmo.

Este Silent Hill parece que ocorrerá no Japão, o que já é uma boa inovação (se for na mesma pegada de Fatal Frame já é um ótimo caminho). O uso da letra "f" no subtítulo emula a sensação passada com o uso de "s" no antigo PT... e também a música clássica de Silent Hill tocando com instrumentos japoneses resgata uma nostalgia estranha.


Em todo caso, vamos esperar por um jogo que pelo menos seja survival horror... e aliás... que virada de casaca hein! Da Capcom pra Konami... ai ai Neobards... ai ai.

Encerramento

5 lançamentos galera... mas nenhum está totalmente nas mãos da Konami... GRAÇAS A DEUS!

To ainda mais empolgado agora que sei que terceirizaram a parada (se bem que eles só publicam então, sem novidades)... pois né... 

Ainda assim, agora é real, temos projetos pra aguardar... e destes eu to mais empolgado pro filme, e pra essa proposta estranha de Live.

Bora 2023... chega logo. E que sorte que SH2 Remake NÃO SERÁ EXCLUSIVO DE PS5! Pois apesar de inicialmente ser lançado apenas pra PS5, fizeram questão de deixar nas letrinhas pequenas que 12 meses depois ta no PC! UHU!


Engraçado que eu acompanhei a Live e meio que eles vazaram o vídeo completo em outros países antes daqui. Se quiser ver meu "React", deixei la no meu canal mas é pura vergonha alheia viu. Em todo caso, to feliz.


Vamos ver se a alegria se mantém no futuro né.

Caramba, primeiro Zelda tears of the Kingdom. agora SH... quem será o próximo? Kingdom Hearts? DMC? Mega... Man????????? Mano anuncia um novo MegaMan ai tia Capcom!!!

See yah!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. O ryukishi07 é o criador da franquia de VN when they cry, que inclui hjgurashi e umineko, umineko provavelmente é uma das melhores histórias que já li, então estou empolgado para o silent hill f

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera pera pera, tu ta falando daquela história das Cigarras? Assisti um anime a muito tempo que sofreu um remake e eu tava pasmo com a obra, puxada pra um terror psicológico separado em arcos... é esse ai? Se for, tu acabou de elevar meu hype às alturas!

      Excluir
    2. Essa história mesmo, higurashi when they cry, o anime ficou bem mais famoso que a vn (Mesmo grande parte da fanbase dizendo que é uma adaptação ruim). Li essa VN e Umineko, ambas tem uma ótima escrita e recomendo para todos a leitura, mesmo que sejam um pouco extensas (Umineko pode chegar a 100 horas de leitura dependendo do ritmo).

      Excluir
    3. Eu não lido bem com leitura mas, conheço uma pessoa que vai amar essa dica. Ela faz review de livros (darkideans.com), vou já conversar com ela a respeito. Eu também vou dedicar um tempo ao anime, quero me preparar pro que virá em SH e agora tenho uma motivação a mais pra esse anime... aliás duas:

      1° Preciso terminar de ver as duas versões e compara-las. Me lembro que notei sutis diferenças de enredo que me pareceram ligar as duas versões quase como se fossem continuações... mas fiquei só nessa hipotese (lembro que na época tava assistindo animes meio complexos de analisar e fiquei todo confuso, vi "Boogiepop Phantom" e "Paranoia Agent" na mesma época, e mesmo curtindo fiquei sem escrever a respeito (me arrependo muito, afinal são animes que gostei).

      2 - Senti uma forte vontade de comparar o material e ver o quão melhor a VN é. Tanto que até to querendo ler também. Talvez compartilhe o processo.

      Obrigado, me deu muito pra trabalhar sr!!!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)