SérieMorte: The Last of Us - 1° Temporada - Episódio 8

E mais um episódio absolutamente espetacular.


Boa leitura.

O episódio 8 é exatamente como esperado, mais uma adaptação minuciosa de um evento chave do jogo, contado com perfeição em apenas 1 hora.


Por incrível que pareça, me surpreendi ao ver que eu estava errado. De certa forma, o episódio anterior deu uma reforçada no drama deste, substituindo o mistério, pelo drama intenso.


Como sempre, humanizaram os vilões, quase que justificando suas ações, mas também destacaram o lado macabro dos mocinhos, mostrando que nada é preto e branco, apenas muito cinza.


E se tem algo que essa série ta sabendo fazer, é mostrar todos os lados da história.

Tudo isso tinha no jogo, o arco do David é um dos mais importantes, pois além de anteceder o desfecho, é onde ocorre a maior evolução de Ellie.


Apesar de terem adicionado um pouco de história pro vilão, fizeram questão de manter toda a estrutura original, e apenas encenaram no live action, de forma primorosa. 

O Lado dos "Vilões"

Mostrando como é uma daquelas comunidades que citei anteriormente (no episódio 6), temos um breve retorno ao lado dos "caras maus", que na verdade só tentavam sobreviver.


Pela perspectiva dos protagonistas, vemos apenas bandidos, gente má tentando cometer roubos e atrocidades, mas... todos tem família, todos tem razão para permanecerem lutando... e temos um vislumbre disso ao assistir um pouco da comunidade, daqueles que atacaram Joel antes.

O mais incrível, é que a conexão entre os eventos não rola de forma direta. Ela é trabalhada lentamente (e até já sabendo, me surpreendi!), e aos poucos combina as duas histórias nos fazendo arrepiar.


Mas, isso não é tudo. Ao longo do episódio, conforme conhecemos mais dessa comunidade, e até que ponto chegaram pra sobreviver, nos sentimos mais enojados e aterrorizados. E ainda assim não era o pior...


O desfecho do arco é estabelecido pelas segundas intenções do vilão deturpado, e isso foi mantido na adaptação, de um jeito que apenas nos faz entender o massacre final, mesmo ficando horrorizados.


Aliás, é tão legal como os atores sempre se destacam mesmo com pouco tempo de apresentação. Todos os personagens estão tão bem trabalhados e atuados, que arrancam as emoções exatas que precisam pra nos envolver.


Seja ódio, repulsa, complacência ou empatia, nós nos apegamos! E não da pra negar que a série vem enriquecendo de mais a história original.

O Lado dos "Mocinhos"

Agora pesou, e muito. Mesmo não conhecendo a fundo os "vilões", o pouco que aprendemos sobre suas vidas, já nos faz sentir muito mais pelo que ocorre com eles.


Ainda por cima, uma vez que acompanhamos a trama com clareza pela perspectiva tanto de Ellie, quanto de Joel, vemos que as ações deles beiram o exagero de tão cruéis, mas são plenamente justificadas pelo estado emocional deles, em paralelo ao temor que possuem pela perda um do outro.


Mesmo assim, é difícil assistir sem ficar perplexo, e a série pula pra um lado de terror praticamente, mostrando o quão terrível as pessoas podem ser, mesmo sendo protagonistas de suas próprias vidas.



O Lado dos "Zumbis"

Claro que, na questão dos zumbis, quase que isso ficou de lado. Chegam a ser citados, numa parte isso é até crucial pra conclusão, mas ao mesmo tempo... a questão humana tá muito mais relevante.


Com a neve, fica óbvio que os infectados oferecem um risco muito menor, mas... as vezes esquecemos que eles ainda existem, e são a razão de tudo ter desandado. 

Tanto que, o desfecho da Riley nem foi mostrado, pra felizmente não desviar outra vez a atenção.


O que foi aproveitado do flashback passado foi a questão da liderança de Ellie, mas... daria sim pra pular ele.

Apesar de que com ele, a personalidade de Ellie é bastante fortalecida, e conseguimos nos aproximar um pouco mais dela de fato.


Aliás, eu fiquei um pouco incomodado com a forma como o caso do Joel se resolve. É igual ao jogo, sim, mas poderiam ter dado mais suspense. Acho, que ficaria ainda melhor... mas não posso reclamar, afinal não ficou ruim.

A Preparação pro Final

Não sei se o próximo episódio será o último, pelo que me recordo, é agora que chega a parte definitiva... e se a adaptação permanecer seguindo essa ideia de "resumir arcos", é a hora derradeira (se bem que entre essa parte e o final tem um pouco de calmaria).


Talvez dividam em dois episódios, pra completar 10, mas o que importa é que é agora, o fim ta próximo... Ta na hora das girafas! Vi depois que anunciaram que falta só mais 1 episódio mesmo. O próximo é o último!


Mas convenhamos, depois de um episódio tão bem construído, não da pra esperar menos de um final magnífico.


Enfim... que alegria assistir algo tão bom!

E assustador...


Bora pra próxima semana!

See yah.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Episódio magnífico, pra ser honesto nem lembrava de nada disso, assim que a série terminar prometo que lerei seu artigo sobre o jogo. A única crítica que eu teria a fazer ao episódio seria a estupidez do vilão, não fez nenhum sentido ele entregar dois frascos de antibiótico pra Ellie pra ela poder tratar o cara que eles iam matar, sendo que também estão numa situação de merda e antibióticos são extremamente valiosos, mas a estupidez humana não é nada irreal. Enfim, de resto não tenho o que reclamar, só estou muito ansioso pelo próximo, que inclusive será às 22hrs, talvez assim eu consiga ver no dia do lançamento hahaha. Até a próxima então, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tudo, obrigado pela leitura sr Ed, como sempre me dando essa força. Sr, também devo agradecer por me falar do horário de apresentação do último episódio... lembro que quase perdi aquele do super bol por não saber desses horários. Eu não costumo assistir HBO, e sempre to por fora das notícias rs.

      Eu nem reparei na decisão do vilão... mas faz sentido. A princípio imaginei que era apenas uma forma de conquistar a confiança de Ellie, mas na lógica, se ele já sabia que ela era parceira do inimigo, não fazia sentido prover suprimentos (o que até justifica o fato do comparsa dele esperar por um código de ação).

      Bem, ansiosos estamos sr!!!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)