SérieMorte: The Last of Us - 1° Temporada - Episódio 6

Bem, o sexto episódio é mais um daqueles mornos, também bem alongado, porém com muito conteúdo útil e interessante.


Talvez o mais importante nele seja a evolução da relação da dupla protagonista.

Mas  no sentido de dados novos ou modificados, não houve nada tão drástico.

Falarei a respeito a seguir. 

Boa leitura.

O Episódio em Si

Este episódio começa um bom tempo depois dos eventos do anterior, em pleno inverno, já de encontro ao grande reencontro de Joel com seu irmão.


Mas, é algo feito na base do suspense é claro, com tudo mostrado calmamente, de forma pacífica e serena. Quase nem há ação aqui, e tudo gira em torno de ameaças, mas sem conflitos físicos.

É tudo mais psicológico e dramático, e também emociona, mas por razões diferentes das vistas até então.


Após tanto acompanhar a dupla, era a hora de ver um pouco mais de interação entre eles, e finalmente chegou a hora de uni-los, ou separa-los, de vez.

Com Joel se abrindo pra quem confia, e Ellie também, ambos lavam a roupa suja e chegam em um consenso do que desejam, se tornando muito mais próximos do que imaginariam.


E apesar de tudo ser muito alongado (sério, esse episódio é enorme, e repleto de diálogos e contemplação), ele constrói perfeitamente o cenário para o desfecho que virá e em breve.

Fiquei inclusive feliz por estar errado viu. Acreditei que fariam um tipo de flashback pra apresentar o Tommy, mas nem precisaram. O pouco dele já é o suficiente pra tornar ele um personagem importante, pois ele traz sua comunidade como uma tentadora opção, além de motivar ainda mais Joel em sua missão, agora primordial, de levar Ellie pros Vagalumes.


E a proximidade com o irmão é o bastante pra nos fazer entender tudo o que são, e pelo que passaram. Nem tem pra que explicar... Fez até mais sentido agora a razão de Joel querer passar a bola pro irmão mais novo, dando a responsabilidade de sua missão pra ele... foi um bom complemento ao que o jogo conta, mais uma vez acrescentando algo que potencializa o que há na história original.

Enfim, como sempre, foi um episódio muito bem produzido, com perfeitas locações, e atuações impressionantes. 


E como amo a Ellie boca suja!!! Eles fazem questão de aproveitar isso.


E o mesmo vale pro Joel carrancudo, que consegue render momentos bem profundos, e emocionantes. Meu, o Mandaloriano nasceu pro papel.


Aliás, a abertura do episódio é simplesmente hilária, com o melhor casal de coadjuvantes que vi até então. Porém, ela também é bastante dramática e prepara a gente pro pior.

As Mudanças

Tudo segue muito parecido com o que ocorre no jogo, e como sempre não da pra deixar de comparar algumas coisinhas.


Mudaram as ordens de certas coisas, e alteraram pra valer o que rola na Comunidade, até mesmo seu desfecho, mas de forma mais positiva.


A questão é que não há a violência do jogo, e consequentemente, não há "baixas". Isso muda muita coisa, mas nada realmente importante. Só acelera um pouco alguns eventos que pro jogo funcionam, mas na série jamais fariam sequer sentido.


Um deles é a grande comunidade onde Tommy fica. Sua estadia lá, seu vínculo com uma das líderes (Maria), e seus anseios, tudo isso equivale ao que há no jogo. Mas, o local é bem protegido, e bem desenvolvido, não havendo espaço pra catástrofe.


O bom disso é que permite um descanso pros protagonistas, além de nos mostrar um pouco mais de como algumas comunidades funcionam.

Inclusive, temos praticamente 4 "comunidades" diferentes mostradas aqui, todas com seus estilos de sobrevivência, umas imitando o jeito antigo, e reaproveitando recursos (como a reativação da represa). 


Outra mais escassa, e sem nem mesmo armamento, sobrevivendo sabe-se lá como (por enquanto).


Há o casal de velhinhos, isolados e de boa, na casa abandonada dos outros.


E por fim, os Vagalumes, realocando-se constantemente em busca de ambientes propícios pras suas pesquisas.


E tudo isso havia no jogo é claro, onde repete-se a ideia, mas sob uma nova roupagem... Tem coisas novas, sutis, mas tem, mudando um pouco aqui e ali, mas sem prejudicar em nada a narrativa original, ou a adaptação em si. 


A parte do cachorro por exemplo, impossível não ficar tenso, e ela funciona pra todo mundo (mesmo quem já conhece a obra) pois é novidade, mas se encaixa como uma luva no que a história pede.

A União

E bem, é muito bom ver a dupla unida de vez, e decidida a trabalhar junto.


Mas, isso também me lembra do quão próximo está o desfecho, e os diálogos já se encaminham pra rodada final.

Joel tem uma doença chamada "depressão", que é mais exposta agora, bem mais exposta (até o afeta fisicamente). 


E Ellie sofre com "abandono", e faz questão de mostrar que não está disposta a passar por isso novamente.


Mas no fim, ambos se aceitam, para que a pior parte ocorra.

A Separação

O episódio adapta o arco da Comunidade do Tommy, mas passa rápido por ele, nos levando direto pra cena onde todos com certeza sofrem.

E, felizmente souberam mostrar, criando o mesmo impacto que no jogo.


Lamento apenas por estar ciente do que ocorrerá a seguir, pois isso afetou drasticamente minha reação.

É difícil não temer pelo que virá, assim como também é difícil não ficar mais "aliviado" em certas situações.


Mas, to gostando, como sempre, dessa belíssima adaptação.

Pena, que o final está chegando.

Até o próximo domingo. Falta pouco.

See yah.

Postar um comentário

0 Comentários