CríticaMorte: The Batman

Sinceramente eu não esperava grande coisa desse longa, um pouco por causa do novo Batman em si, e também pelo cinema em geral, onde filmes de Super Heróis ou adaptações de Quadrinhos se tornaram clichês. Porém, quebrei a cara ao assistir e notar que era um bom filme.


Boa leitura, e não tem spoilers.

Antes de mais nada, devo dizer que o novo ator do Bruce Wayne/Batman é bom, mas muito mais pelo roteiro do que pela atuação. A história do filme é boa, e trabalhada de uma forma mais misteriosa, e o ator em si não faz nada além de demonstrar emoções secas e seriedade, assim como o Batman faz, ou deveria fazer, em todas suas histórias.


Não há um único momento em que ele sorria (que eu me lembre), ou até mesmo chore (até tem... mas não tem ao mesmo tempo). Mesmo quando demonstra alguma emoção, ou grita, ele mantém a expressão ultra séria (o que sinceramente, vejo como um demérito uma vez que Bruce Wayne mal serve de disfarce).

Aqui, a máscara quase nem funcionaria, se o filme tivesse alguma lógica, pois além de ser a versão com mais aberturas (toda a parte do queixo é exposta), ela não protege absolutamente nada,  e ainda não esconde a parte principal do herói: A Boca e sua expressão recorrente de 100% pistola.


Mas, desconsiderando isso, e o fato de nenhum vilão perceber que balas não perfuram a armadura do cara, e decidir atirar no rosto (ninguém pensa!), o filme é bastante interessante e até meio, "pé no chão"... pelo menos dentro do aceitável considerando que é uma obra baseada em quadrinhos de heróis né.

Já estamos pra lá de familiarizados com a história do playboy milionário que se veste de preto à noite e sai espancando gente pobre e marginalizada, em nome da justiça. Porém, dessa vez essa mesma história é contada, mostrando um lado que antes não foi lá tão bem abordado: O lado investigativo.


Todo o filme é uma grande investigação (bem lenta diga-se de passagem), tanto que eu diria que este é mais um filme de Drama Policial e Suspense do que de Heróis. Não se sinta surpreso se notar muitas semelhanças com o filme "Seven - Os Sete Crimes Capitais" pois ele não é tão diferente não. Só não pega tão pesado nas revelações, e parece não ter coragem pra certas reviravoltas, amenizando muito certas perdas.

Tem violência, não tão gráfica, mas psicológica, e pra caramba, e consegue mostrar coisas bem perturbadoras, com insinuações facilmente interpretáveis, e muitas referências macabras. Em alguns pontos até parece "Jogos Mortais", mas sem a parte do sangue (apenas sugerem as coisas, mas não dão ênfase).


O ponto no qual quero chegar é que este filme funciona, pois aborda o gênero de "Ação de Super Heróis" numa proposta misturada com o Investigativo e Suspense, o que é muito diferente do que estamos acostumados, rompendo o atual e corriqueiro gênero vigente.

O filme consegue ser adulto, mesmo não sendo tão forte assim. Eu particularmente não consigo imaginar uma criança no cinema assistindo isso e gostando, pois além de ser muito focado em enigmas (simples e facilitados, porém recorrentes) e assuntos criminais constantes, ele fica bem distante daquele ar mais fantasioso que normalmente filmes assim abraçam.


É mais uma fórmula diferenciada aplicada às adaptações cinematográficas que, nos quadrinhos sempre esteve presente, mas só agora vem dando as caras com as investidas da DC junto à Warner. É tipo o Drama de Coringa, ou o Politicamente Incorreto de Pacificador (Poderia considerar Esquadrão Suicida 2 na lista mas, ele já seguiu um pouco mais a fórmula de heróis e ação). Agora atiraram pro lado do Suspense e realmente conseguiram apresentar um Batman assustador, crível, e de certa forma "inteligente", com seu lado detetive aflorado... se bem que...

Eu não diria que ele é o maior detetive do mundo pois, muitas das Charadas que ele resolve são na sorte, ou nem são ele quem resolve. Alfred ajuda, os policiais ajudam, a Mulher Gato ajuda, até os vilões ajudam... ele sozinho não conseguiu descobrir nada, e olha que nem mesmo o maior mistério de sua vida ficou de fora.


Por mais que o filme não aborde a tão repetida origem do morcegão, ela volta na história de sempre citando seus pais e seu passado, trazendo até mesmo a verdade por trás da morte deles. No entanto, tal descoberta surge de graça pro herói, que pouco ou nada faz pra tentar descobrir qualquer coisa à respeito (se fez algo, isso nem é citado ou sugerido).

Chega a ser meio lamentável perceber que ele foi incapaz de descobrir a verdade sobre a própria família, e ainda assim saiu às ruas espancando criminosos e se dizendo "A vingança". Vingança de quê exatamente?


Legal que tecnicamente, a obra aborda exatamente essa dúvida. O que ele queria tanto vingar, qual a razão de suas ações, e o que o motivava? Foi legal ver que a ausência da famigerada frase "Eu sou o Batman" foi de propósito, pra que entendêssemos que este é o jovem Batman se descobrindo, e se desvencilhando da obrigação de "vingar seus pais" e aceitando a jornada de justiceiro noturno, apenas em nome da justiça, e até mesmo como um tipo de "exemplo".

As ações antes disso acabam sendo uma influência ainda pior pra Gotham do que ele imaginava, e é nessa história que acompanhamos as consequências dos atos do herói.


Aliás, Batman aqui já está consolidado como figura de terror aos bandidos, porém é bem seu início de carreira. Muitos ainda não o levam a sério, e a maioria nem sabe seu nome de vigilante. Eles costumam chama-lo de "Vingança" que é como ele se apresenta. Pra ser sincero não me lembro do nome dele sendo citado verbalmente, apenas o Charada faz isso, mas através de cartas pra ele, logo, ele ainda não se estabeleceu de fato.

Essa seria aquela história onde ele se descobre e se assume, e revela pra Gotham o que significa de verdade, sendo o inimigo dos vilões, e o mocinho pra população, mesmo com geral o temendo no fim das contas.


Bem, acredito que é um bom filme, que aliás parece que vai ter continuação direta (deixou bem claro que pretendem isso com a participação do Coringa no final, apenas em uma conversa despretensiosa com seu novo amigo Charada), mas pelo que parece ele é mais um daqueles que caminha em seu próprio universo.

Não tem conexão com filmes anteriores, e se for continuado, vai ser pra criar sua própria mini franquia ou trilogia como de costume desse herói. E bem, o "Batverso" só vai se expandindo com força a cada nova proposta dos cinemas. Felizmente, parece que ainda há muito pra espremer desse título.


Da comédia escrachada pra ação desenfreada, depois pra ação com pitadas góticas, um pouco mais de humor besteirol, depois de volta pra ação com uma pitada de violência, e agora tivemos suspense. Quem sabe um dia lancem um de Terror, ou até Romance!

Eu não entendo de Batman, mas já vi tudo quanto é filme dele, e na minha opinião... esse não é uma boa representação dele não. Ele pega leve de menos com aqueles que surra, e apesar de não matar, ele deixa geral paraplégico com os murros que dá... com toda certeza.


O pior nem é isso, mas o fato dele como Bruce ser apenas o Batman sem a máscara e nem tenta disfarçar. Achei isso meio besta pois, é impossível não descobrir a identidade dele! E ainda assim, ninguém descobre... (O Charada talvez, vai saber!)

Antes que eu me esqueça, este filme conta com o Charada no papel de vilão principal, numa roupagem bem séria e monocromática, sem aquele visual caricato e verde de costume. Ele também tem o Pinguim, mas como vilão secundário, e a Mulher Gato, como anti-heroína e par romântico pro Batman, mas nada que tome muito tempo de tela, ou trama.

Boa parte das mais de 2 horas se baseia no Batman e no Policial Gordon (ainda não é Comissário) caçando o Charada. As vezes tem um draminha aqui e ali, mas no fim é só uma grande investigação com uma dupla policial, onde um deles se veste de morcego e suga sangue com os punhos.

Bem, é isso. 

Quis só escrever algo rápido mesmo, pra não desperdiçar a experiência. Caso queira ver, o filme é legal, não chega a ser espetacular, mas se destaca por ser diferente, muito diferente, do que estamos acostumados.

See yah,

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Mano...o batman com queixo de fora!!!!!!!!!

    Se tem noção que o cara tem que fazer a porcaria da barba toda vez que for pra balada do crime? Agora pensando nisso...nós precisamos ver um batman de barba, magina isso!!!


    Por sinal, não, não é tão fácil acertar a cara de alguém, se todo o traje dele é aprova de balas, as pessoas não vão tentar atirar no rosto dele, é a mesma lógica do Capitão América, por que não atiram em baixo do escudo? Bom, neste caso porque o escudo serve quase como um truque mental, as pessoas miram no escudo porque parece um alvo, mas também, porque o tronco é a parte do corpo de maior facilidade para mirar, a cabeça está sempre se movendo, tenta acertar a cabeça de um zumbi, é impossível!! E olha que os cara é lerdo pra caramba, imagina se a pessoa que tu ta tentando acertar e uma pessoa vestida de preto e que está no pico da proficiência física e técnica humana como o batman? Faz sentido que ninguém acerte ele...


    Não sei Pôr que, mas nunca achei muito legal a mulher gato como um par romântico para o Batman...simplesmente não cola comigo rs.



    Bom, se no filme o batman deixa aleijado quem ele bate, então essa é a melhor representação do Batman, porque para um cara que levanta mais de 400 quilos no supino dar um soco em alguém e essa pessoa não cair morta no chão, é simplesmente incabível ele não quebrar todos os ossos do corpo ou pelo menos deixar alguém paraplégico em uma luta, Batman não mata, mas ele te deixa quase morto ksksks.


    Bom, parece um filme legal...
    E você como sempre arrasando nas reviews, muito bom.


    E caramba! Não teve SpOiLeRsSsS!!! Que doido kkkkk.

    Bye.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa defesa com relação aos headshots, mas há um porém: Neste filme, tiveram no mínimo 10 vezes onde o Batman foi atacado pelas costas, recebendo golpes e até tiros até reagir. Seria muito fácil mirar, esperar ele virar, e atirar. Spoiler: No fim, um dos vilões tem a ideia de mirar e atirar no rosto dele, mas ele demora mais de 5 segundos pra isso, o que torna a tentativa totalmente em vão e falha. Ou seja: O roteiro salva mesmo, pelo menos aqui, pois ele não faz jus a tamanha habilidade de esquiva. Mas, faz sentido!

      Aliás, valeu sr Wilson... eu tentei ser breve.

      Excluir
    2. Batman e sua impenetrável plot armor, que transcende os quadrinhos!
      Mas pior que essa explicação é valida até mesmo para os quadrinhos, ele tem o enredo salvando ele o tempo todo, ele e o seu "preparo" que torna ele tão poderoso até para derrotar uma entidade onipotente.

      O Batman é sim um personagem dependente do roteiro, apesar de ser apenas um humano que tomo whey desde os 10 anos, ele tem a capacidade de (como eu já disse) transcender a força que seria plausível para o ser humano.
      Sério, nem o cara mais forte do mundo (que consegue literalmente virar um carro de ponta cabeça) é tão forte quanto o Batman, ele já levantou o Bane com uma mão, derrotou o superman várias vezes, derrotou deuses e tudo quanto e ser que seriam supostamente invencíveis...Mas é só o Batman ter uma malhação descente que ele desce o cacete no Olimpo, até o Kleiton não faria tamanha façanha! Kkkkk.


      Olha só o que temos aki...você disse que não teria spoilers na review mas acabou dando um spoiler aqui, e como você mesmo disse, os comentários são parte do texto...


      Que mancada hein moço! Kkkkk.

      Excluir
    3. Foi mal.

      Próxima vez vou tomar mais cuidado.

      Excluir
  2. Com todo respeito meu filho, mas que tamanha ma vontade em.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria "má vontade". Eu nem escreveria se estivesse de má vontade.

      É que no caso deste filme, optei por não dar spoilers, e falar o menos possível. Já tem dezenas, centenas, milhares de críticas e reviews que tão falando a mesma coisa... então eu acabaria soando repetitivo. Eu não tenho muito a acrescentar ou destacar, tirando o pouco que já falei.

      Fato é que o filme ta bom nas bilheterias pois agradou geral.

      Excluir
  3. Tem certas coisas que não podem ser ignoradas numa critica pra esse filme (quando se quer fazer uma critica mesmo, e não algo mais proximo de uma "resenha", como foi na minha visão), uma delas é a utillização da mulher gato, onde pela primeira vez no audio visual, ela teve uma profundidade bem maior do que só ser uma femme fatale fetichista, como foi nas outras produçoes que tiveram a participação dela, pois houve uma aproximação bem maior da personagem dela com o Batman/Bruce Wayne, principalmente por causa do passado dos dois onde ambos foram orfãos, e é descobrindo isso, que não só a visão do Batman sobre ela muda (que inicialmente mais "fria"), mas tambem sobre a imagem de vingança que ele queria passar inicialmente, que é perfeitamente mostrada na cena onde ele a impede de matar o Falcone, sendo que ambos tinham motivos pra isso, ja que suas vidas foram diretamente afetadas por atos dele.

    Outra coisa é a construção desse Batman iniciante, e a falta de diferença de postura da versão Bruce Wayne para a de vigilante, ele ainda não soube se adaptar a essa situação pois ainda não teve tempo o suficiente pra isso, tanto que o roteiro é eficiente nisso mostrando a falta de relaçoes sociais que ele ainda não tem como Bruce Wayne, tanto que ele ainda não fez nenhuma grande boa ação social (que ele costuma fazer nas historias originais), tanto que aquela conversa rapida que ele tem com a candita a prefeita mostra isso de uma maneira sutil e eficiente. Alias esta ai tambem outro ponto a se falar da relação dele com a mulher gato, ja que a falta de contatos sociais que ele tem como Bruce Wayne, desde que iniciou essa vida de vigilante, faz a afeição até que "rapida" dele por ela muito mais crivel e até profunda.

    E pra finalizar, só que no caso de uma maneira mais "pessoal", sua falta falta de critério em relação ao tom e detalhamento que vc da a certos posts é questionavel, usando como exemplo o filme do Esquadrão Suicida 2 (pra citar uma produção da DC), existe claramente uma grande diferença de um post pra outro que chega a ser injusta, ainda mais quando na minha visão a qualidade (e credibilidade) de uma obra pra outra é abismal, o que faz com que o seu "veredicto" no final do post de ser "legal embora não espetacular" (que na minha visão embora eu o não considere "perfeito" o vejo muito mais que apenas "legal") seja bastante questionavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada texto é único, assim como cada longa, ou cada trabalho feito. Apesar dos pesares, eu gostei do filme, apenas não achei ele tão maravilhoso ao ponto de me empolgar pra falar a respeito, nem tão trágico ao ponto de querer descer a crítica. Acontece que, ao meu ver, foi apenas mais um dentre tantos filmes que vi, gostei, mas provavelmente vou esquecer. O texto em si só foi pra pontuar coisas que acho que deviam ser ditas, mas não pretendo enaltecer nem crucificar a obra. O filme é bom, simples assim.

      Se fosse entrar em detalhes, eu acabaria fazendo uma resenha, ou um review, e nesse caso eu não to nem um pouco empolgado pra isso. Como você disse, a mulher gato tem destaque, a evolução do Bruce é satisfatória, e sim, tudo faz sentido. O filme é bom, e que bom que gostou dele.

      Espero que a continuação seja ainda melhor.

      Excluir
  4. Eae mano, eu tava meio sumido porque não tinha análise de coisas que eu tinha assistido/lido/jogado ultimamente mas assisti o filme ontem então vim pra cá dar o ar da graça ^^

    Vou comentar junto a tua análise u.u

    Eu curti o filme, e concordo que a atuação do cara é meio assim sabe... basicamente o batman sempre é cara fechada mesmo então é diferente ver uma versão do bruce toda fechada tbm... tipo, o bruce tem toda a habilidade de usar a fachada de dono de empresa pra não colocar foco em cima dele... eu não gostei do batman anterior que simplesmente chegava no restaurante comprava ele e botava as mulheres para nadar na fonte com ele e talz...
    o negócio é disfarçar, não ser um babaca completo...

    mas enfim, nesse ponto da máscara eu comentava toda hora: "porque não atiram na cabeça do cara mermão?"

    Eu curti o lado investigativo, gosto desse ponto de fazer o charada ganhar um destaque pois é um vilão que tem potencial pra caramba e é bacana ver ele levar o batman ao limite... embora esse charada seja bem... "agressivo" comparado as vezes que vi ele nas demais mídias... geralmente a gente vê o charada como o cara louco por advinhações que usa bastante humor, loucura e inteligência para provocar o batman e acaba perdendo no final porque é perfeccionista demais e ainda assim acaba sendo superado pelo batman (mas deve ser o que ele procura né? levar o protagonista ao limite).

    Basicamente os códigos todos foram o alfred que levou a frente... ele tem todo aquele lance de dedução de investigador e pareceu interessante quando ele chegou a conclusão da primeira charada... mas quando o alfred surgiu resolvendo o restante e na outra vez também... aí basicamente foi só manipulação por parte de geral pra levar o batman pra frente.

    Interessante que como batman ele não foi a lugar nenhum para saber sobre o próprio passado... mas como bruce todas as respostas vieram numa boa...

    Bem estranho ver o batman trabalhando com os policiais praticamente o tempo todo... eu entendo ele cooperar com o Jim Gordon que praticamente entrega os casos pra ele e ele resolve...

    "Matar não pode, mas deixar paraplérgico é liberado" - Batman

    Eu achei bacana o Pinguin, bem legal ver ele como sempre lidando com a parte mafiosa junto ao falcone e tal... Achei muito bacana o desenvolvimento relacionado ao charada, mas não curti muito o visual não, ele parecia um vilão de algum outro filme kkk

    É isso, eu assisti, curti o filme, mas não é o meu batman favorito, porém é legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta ai um ponto que preciso concordar, a exploração do lado mafioso de Gotham, isso é bom, mesmo com o visual estranho (aqueles óculos escuros de noite meu!) do chefão do crime. Lembro que no Cavaleiro das Trevas fizeram questão de mostrar esse lado, mas Coringa tinha ofuscado completamente eles, e no fim pareceram só vilões quaisquer. Só que aqui pelo menos a gente vê como eles manipulam e o quanto isso afeta a todos. É mais cru e cruel.

      Eu fiquei pensando no Batman/Bruce e o tal disfarce, e algo que notei depois de matutar foi que ele ficava mais curvado e depressivo na forma de Bruce, enquanto como Batman sempre mantinha a postura ereta. Não creio que isso bastaria pra esconder a identidade, mas realmente da uma diferenciada básica... com o Superman funciona muito mais!

      No caso do Charada, eu gostei bem mais desse do que dos outros filmes. Ele não é tão inventivo, mas esse lado mais violento dele combinou. E, confesso, o esquema do Batman ter influenciado ele foi uma baita pegada.

      Por isso concordo contigo, é um filme pra se curtir, mas não favoritar.

      E hei, eu to feliz por ter aparecido!

      Valeu sr! E vou trazer coisas mais variadas.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)