Stranger Things 5
Episódios 5, 6 e 7
Como prometido no primeiro artigo sobre os episódios do 1 ao 4, eu farei o artigo sobre o "Volume 2" da quinta temporada a parte, e por fim um do último episódio lançado no ano novo de 2025.
E que bom que escolhi assim pois a segunda parte da temporada é bem diferente da primeira.
Ela é muito mais sobre trazer respostas e concluir pequenos conflitos em aberto, do que pra contar algo que leve ao grande encerramento. Acontece, sim, mas apesar das emoções, tem muito mais diálogo do que ação aqui.
Bem, todas as respostas sobre todas as dúvidas de Stranger Things são dadas nesses 3 episódios, então não resta nada, nem surpresa, nem reviravoltas, pro desfecho de 2 horas do final de ano.
Bem, bora lá falar rapidinho de tudo.
Boa leitura, e tem spoiler.
Sem Mortes, apenas Vida
Pois é, antes de mais nada devo dizer que não há mortes nesses episódios, e na verdade rola até ressurreição! Max volta a vida, trazendo respostas sobre os grandes mistérios de Vecna e, sinceramente, são bem idiotas.
Ela tava presa na mente do Vecna, junto com todas as outras crianças, e escapa depois de muitas tentativas, seguindo a musica do namorado.
Então ela volta do coma, mas a resposta pro que Vecna queria com uma creche particular vem parcialmente com ela, e com o Will. Ao menos finalmente o Lucas tá feliz.
Will e a Verdade sobre os Poderes
Ele não é especial, só acabou se conectando com a mente de Vecna pois o vilão havia capturado ele primeiro, antes de pensar num plano melhor do que sair sequestrando gente e matando.
Will foi quem cavou os túneis por baixo da cidade, usando a mente, e agiu como espião informando tudo pra Vecna, e agora que ele não é mais útil, a conexão não foi interrompida e ele tem alguns poderes contra o vilão.
Mas é tudo provisório, uma hora não funcionam mais e ele apenas volta ao status anterior, de garoto que está preso no armário.
E, ele finalmente revela sua opção sexual sem nunca mencionar a palavra "gay", e faz isso na frente de todo mundo, sem escândalo, e só não digo que é sem drama pois tecnicamente há, e eu chorei com isso.
Mas, é bem legal ver que depois de tanta enrolação, incluindo nessa temporada, sobre ele se assumir ou não, sobre ele ser "inimigo em potencial" da Onze só por gostar do Mike, enfim, nada disso importou pois ele só queria que todos soubessem, e agora venceu o medo.
O Casal Definitivo
Bastou uma situação a lá Titanic no creme de leite, pro casal Nancy/Jonathan se assumir de vez e parar com frescura em definitivo.
A irmã do Mike decide: Gosto do Daryl Dixon.
E assim fica, ponto.
O Segundo Casal Definitivo
E claro, pro Steve sobra seu migucho, com quem tava também de frescura a temporada toda, mas basta uma situação rápida de quase sacrifício, pra ele decidir: Amo ele.
Ai eles viram amigos novamente. Problemas resolvidos. Sem mais brigas pelo roqueiro morto, sem ciúmes, apenas a velha e boa amizade antes de todo mundo se ferrar no episódio final. Se um morre, todos morrem.
Sem Beijos
Cara, não há 1 beijo sequer! Mas tem casal pra caramba, é mãe do Will e pai da Onze, é Onze e Mike, é figurante 1 com figurante 2, e legal, todo mundo feliz se unindo.
Quem vê pensa que vai ter uma grande tragédia depois de tantas despedidas mas sinceramente, que assim seja!
Esses episódios são mais pura confraternização, sem ação, só muita emoção e conversa. Então, se o último guardou a violência desenfreada de um bom terror, tomara que seja letal.
A Vilã em Potencial
Pena que tá na reta final, mas há espaço pra duas personagens brigarem por posição de vilãs, a Exterminadora do Futuro, e a Garota da segunda temporada.
A amiga/irmã da Onze, a Oito, tá livre e enche o saco da garota falando sobre os perigos do governo. Os amigos dela todos foram mortos, e ela foi usada como bolsa de sangue pra criação de grávidas de experimentos de superpoderosos.
Tecnicamente, o sangue dela e de todas as crianças que fizeram parte dos experimentos com o Vecna, não prestam pra produzir mutantes iguais a eles. Mas o da Onze serve, por isso ela tá sendo caçada.
Mas a solução pra tudo isso, é sacrifício. Ela convence a Onze a desistir da vida depois que derrotarem o vilão... o que torna ela uma vilã.
Mas a Exterminadora do Futuro também tá como uma baita vilã, motivada pelo roteiro a reproduzir as pesquisas dos cientistas mortos, sem qualquer inclinação à pesquisadora, apenas tá lá fazendo um orfanato de Onzes, sem sucesso algum.
Duvido muito que ela ou qualquer outro do governo faça a diferença. Mas a série trouxe logo a Sarah Connor pro papel e pelo cachê, provavelmente ela terá muita importância no fim.
O Plano de Vecna
E é respondido também o que motiva o vilão: Ele quer juntar os mundos.
Ele foi jogado num mundo alternativo pela Onze, sobreviveu, e criou um Buraco de Minhoca que conectava os dois mundos. Aí agora ele quer reduzir o tamanho do buraco, atraindo um mundo pro outro pra ligar os dois.
Pra isso ele precisa de 12 crianças, um monte de buraco cavado no teto e no chão dos dois mundos, e sorte.
E agora ele tá lá, prestes a botar o plano em prática, mas falhando provavelmente por causa de algumas crianças enxeridas e um cachorro.
O Segredo do Mundo Invertido
Ciência! É um buraco de minhoca, fim de papo.
O mundo invertido é só a parte de baixo do mundo normal, depois que o Vecna abriu um buraco de minhoca levando pro mundo alternativo no qual ele tava preso. Ou seja, tem três mundos: O normal, o invertido, e o do teto do mundo invertido, que é onde vive o Vecna.
Aquele paredão lá que circunda o mundo invertido inteiro, é só a parede do buraco de minhoca. Curioso que nesse caso ele é palpável e denso, e caso rompido, leva direto pro vácuo do universo. Então passar por ele nunca foi uma opção.
E aqui também respondem porque tem relâmpagos vermelhos no mundo invertido, é o Vecna cavando do mundo dele, o mundo marrom, o mundo chamado "Abismo".
Cara, respondem tudo de forma rápida, lógica, e massacram o mistério que tornava tudo divertido.
Indo pro Final
O desfecho inevitável é um massacre gigantesco, ou uma vitória broxante.
O grupo formado por todo o elenco de Stranger Things intacto, e mais os coadjuvantes menos aproveitados como a irmã do Lucas, o professor do Dustin, e a mãe do Mike, lutam para vencer o Vecna.
E o plano, é ir até o mundo invertido e impedir o Vecna durante a execução do plano dele, tentando salvar a criançada que tá imersa numa realidade mental (um quarto mundo!) onde Vecna reina.
E no fim, ou todo mundo morre, explode, fim de jogo, ou vão vencer.
Triste ver que Stranger Things meio que acelerou o passo pra ir pro final logo, respondeu tudo de forma meio relaxada (não curti, preferia o mistério), e cara, fica por isso mesmo.
Tá bom? Tá sim, eu chorei vendo o pessoal conversando, o timing dos caras é perfeito pra dramatizar, mas depois disso penso que nada realmente rolou.
Achei que seria uma trama mais complexa e inteligente, girando em torno de um Dungeons and Dragon cósmico, e no fim só foram coincidências mesmo, e a criançada pirada na mandioca batizando o que viam com base no que conheciam dos joguinhos.
Bora esperar pelo episódio final e, torço pra ser épico (mas duvido, duvido muito que seja).
Mas não me leve a mal!!! Gostei do que assisti, só que é chato saber o que tudo significa nos mínimos detalhes e ver que na real, nem tem "magia", é só muita ciência e gente vingativa.
É isso.
See soon.
0 Comentários
Obrigado demais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji