AnimeMorte: One Piece - 2° Temporada - Arco Alabasta

Não fui capaz de resistir, e continuei assistindo mesmo antes do Live Action estrear. Sei que, meu objetivo original era só assistir a primeira temporada pra depois comparar mas, não deu. Estou viciado.


Difícil não ficar, One Piece nos fisga como peixes em redes, e por mais que seja todo enrolado, abarrotado de fillers, e com muitas cenas esticadas... tudo compensa no fim.

Falarei tudo o que rolou nessa temporada, explicando os pormenores de forma mais ágil e esclarecida que o próprio anime... mas assistir sempre é melhor.

Enfim, boa leitura.

O "Arco de Alabasta" é um compilado de aventuras na Grand Line, que explica algumas regras para a navegação nesse mar proibido. Nela também ocorrem adições à tripulação do Chapéu de Palha, e o desenvolvimento dos tripulantes no agora.


Ainda não é aquela temporada que fala do passado de cada personagem ou algo assim, e todos apenas caminham como aliados na jornada, sem conhecerem tanto uns sobre os outros, por enquanto.

Mas rola muito desenvolvimento em suas personalidades, com espaço pra evolução, inclusive para Monkey D. Luffy. O quanto esse personagem cresce não é brincadeira, e ele consegue criar alguns dos melhores e mais brilhantes momentos do anime, mesmo que demore, e muito.


Outro personagem que evoluiu rapidamente é Usopp, crescendo em importância sem que percebamos. Ele só espicha, mesmo sem nunca mudar quem é, e permanecendo o bobão desastrado e covarde de sempre, o cara se revela crucial pro grupo inteiro.


Roronoa Zoro evolui também é claro, mostrando ser muito mais monstruoso do que antes, e agora com seus ferimentos curados, ele brilha mais ainda (fazendo jus ao título temido de demônio). Ele também recebe seu cartaz de procurado, finalmente (no valor de 60 pila).


Sanji talvez seja o que menos teve crescimento, sendo apenas um mulherengo que sempre se mete em encrenca por rabos de saia, e acaba mais afastado do grupo do que todos. Porém a trama dele é separada não por ser desunido, mas por ter uma significante importância como "trunfo escondido". É como a arma secreta da tripulação, inclusive criando alter-egos e se disfarçando pra ajudar.


Nami por fim, é a viciada em tesouros e grande navegadora, que agora ganha mais destaque uma vez que navegar na Grand Line é muito diferente do que em qualquer mar que ela conheça. Existem regras, como os Log Pose, e não é nada fácil se adaptar a isso. Ela tem de aprimorar suas habilidades natas de exploração, da mesma forma que precisa melhorar seus métodos de combate.


Porém a história não é centrada apenas no grupo original, pois muitos novos personagens de destaque surgem, alguns como membros permanentes da trupe, outros como temporários.

A primeira tripulante a ingressar é Vivi, que serve para amarrar todo o Arco de Alabasta, conectando todos os eventos à sua presença, como coisas relacionadas à Baroque Works, e ao Governo Mundial.


Depois tem Chopper, que apesar de ser um membro adicionado por questões médicas, ele também é uma ponta no Arco de Alabasta, mostrando elementos que igualmente se conectam a vários fatores gerais da aventura, como o Fruto Metamorfo, e ao Governo Mundial também.


Tem também Ace, irmão do Luffy, que introduz levemente o conceito de família e quase aborda o passado do Capitão Chapéu de Palha, mas logo sai do grupo, e serve mais como ponta pro que virá. 


O cara é um pirata todo poderoso muito mais forte que ele, que ainda controla o fogo (por ter comido a Fruta do Fogo), mas não fica muito com o grupo, apesar de acompanha-los na viagem de uma cidade pra outra, já no reino final (ele os ajuda muito nessa passagem, peitando a Marinha e até lutando de igual pra igual com o Smoker.


E tem Nico Robin, tripulante surpresa que surge apenas no último episódio, não nos dando tempo para compreender suas motivações, e suspeitando de suas ações. É uma personagem ridiculamente poderosa, influente, e traiçoeira, que surge do nada depois de ser um inimigo temeroso, dizendo-se aliada.


Só que ela não é a única inimiga que vira aliada, no mar dos Piratas é comum geral virar a casaca e ficar mudando de lado o tempo todo, e isso ocorre tanto que começamos nos acostumar a ver rostos familiares, jogando pelo outro time.


Vários personagens vistos na primeira temporada como capangas, retornam em pontas mostrando que estão seguindo em frente também, como o caso do Pirata Estranho que virou membro da Marinha. São personagens menores, mas nunca se sabe quando podem crescer.


Bon Clay que o diga, ele é um personagem irritante mas, carismático de mais, e mesmo sendo um inimigo pomposo, o cara/moça é muito promissor. Ele comeu a fruta da Transformação (acho que é isso) e pode virar qualquer pessoa que já tenha tocado, assumindo corpo e rosto.


Enfim, também temos mais presença da Marinha, e o próprio Smoker ressurge, indo até os cafundós do mundo pra caçar o Chapéu de Palha. Mas as coisas acabam mudando um pouco quando ele percebe que talvez, o pirata sonhador não seja bem o que o alto comando pinta nos Cartazes de Procurado.


Mas a jornada continua pra todos, no mar bagunçado da Grand Line.

Explicando por Partes

Bem, existem essencialmente 5 elementos importantes nessa saga: Governo Mundial, Organizações Criminosas, Os 7 Lordes dos Mares, Ilhas da Grand Line e por fim, Frutas do Diabo.


Apesar do foco mesmo ser as Ilhas da Grand Line, com também um peso pro lado do Governo Mundial, os demais elementos também são relativamente importantes.

Bem, o Governo Mundial é um grupo de Reis, em todos os mares, que juntos comandam tudo o que acontece no mundo, simples assim. É algo político, mas também com viés monarca, em que eles acabam regendo o rumo do mundo com suas normas e leis.


A Marinha serve a eles, assim como os 7 Lordes dos Mares, e eles estão em toda parte, inclusive na Grand Line.

O que é a Grand Line?

Para quem só viu a primeira temporada e dropou o anime (tadinhos), o jeito como falam da Grand Line passa uma ideia de ser um lugar inóspito e inacessível, onde ninguém sobrevive e só rola o caos. Porém não é bem assim não.


Ela é virtualmente populosa, todas as ilhas são cheias de vida e com gente (ou animais) habitando, e existem vários reinos espalhados, todos adaptados a vida ali.


Claro que isso não significa que eles saem navegando por ai, ou explorando outros reinos, por isso que somente os Piratas costumam sofrer nesses mares.


O tenso da Grand Line está na navegação, onde é preciso ter registros prévios de onde se quer ir, caso contrário o mar apenas detona qualquer um que tente atravessa-lo.


Isso pois ele muda, e suas Estações Climáticas são determinadas pela Ilha que o mar está banhando, com o vento instável e imprevisível, e as rotas completamente aleatórias, sem uma Bússola Especial.


Então o que ocorre é o seguinte: Cada ilha é basicamente um Continente com seus países, com sua Coroa e com seu clima independente dos demais. Cruzar a fronteira de um país pro outro significa entrar no mar, e isso é arriscadíssimo pelo próprio mar.

Só quem tem a Bússola, previamente registrada ou programada adequadamente, pode ir até a ilha que deseja, e quem controla esses equipamentos é o Governo Mundial. Ou seja, é um Passaporte.


Tem duas Bússolas, a comum e a Eternal. A Comum só conecta uma ilha à outra, e só é capaz de criar rotas caso o usuário fique um tempo em uma ilha que aportou, até registrar sua posição e rastrear o melhor caminho pra ilha mais próxima (ou seja, é um sistema de Escala).

A Eternal já é programada pra ir direto pra uma ilha, independente da distância. Ele só aponta pra ilha registrada, então é um caminho único e mais rápido, mas é também uma bússola mais rara.


Nami tem que se virar pra aprender a mexer nisso, e muitas das ilhas que a tripulação acessa é por causa dessas bússolas, gerando suas aventuras propositalmente ou por engando.

O Governo Mundial

Bem, a parte que toca no governo são dois Reinos visitados. O grupo de piratas acaba se envolvendo diretamente em questões políticas em dois reinos, e isso guia a história toda.


Pra começar, eles acabam assinando um contrato de Transporte e Proteção com uma Princesa que encontram ao acaso. Essa princesa precisava voltar pro seu reino, Alabasta, pra impedir uma rebelião. É ai que entra Vivi, a princesa.


Mas antes de chegar lá, o grupo precisa aprender a navegar por Grand Line, e param em algumas ilhas, uma delas toda nevada, e é o primeiro contato com o sistema de reinos que eles tem.

O primeiro é o Reino de Drum, um menorzinho, e já devastado por causa de seu próprio rei, e ações de um Pirata: Barba Negra. Ele nunca aparece (ainda) mas ele ajudou a depor o rei desse país, e foi embora.


As consequências de seus atos foram um país sem governo, e tentando se reerguer com a força rebelde. É nesse lugar todo nevado, que surge o membro Chopper.


Mas tipo, com a chegada do Chapéu de Palha (que precisava ironicamente de um médico para a Nami, justamente numa ilha sem médicos por causa desse rei), eles acabam tendo de lutar contra o Rei que queria sua coroa de volta. Ele tinha até se tornado pirata antes, mas só porque não conseguia achar o caminho de casa (pois não tinha uma Eternal Pose).


O Rei era bem ruim, e muito cruel, e o fato do Pirata Barba Negra ter expulsado ele não foi uma ação ruim, porém ele volta, e com o poder de uma Fruta do Diabo muito apelativa, capaz de Comer e Assimilar qualquer coisa.


Esse é um dos embates mais pesados de Luffy, mas quem brilha mesmo no combate é Chopper em sua estreia, sendo uma Rena que comeu a Fruta da Humanidade.


O Rei é derrotado no fim das contas, e a Ilha de Drum consegue criar um novo governo a parte do Governo Mundial. Isso significa que nem todas as ilhas são oficialmente parte desse grande governo, mas todas ainda usam as Bússolas como mecanismo de transporte e direção.


O segundo reino é o de Alabasta, um lugar tomado pela areia, que é gigantesco e separado em várias cidades distantes umas das outras, mas se encontra em período de seca (forjada pelo inimigo) e vem sofrendo um golpe de estado, com a chuva sendo roubada, e o país indo de mal a pior, e tudo sendo jogado na conta do Rei, pai da Vivi (que diferente do primeiro, se importa muito com as pessoas e sabe ser um bom rei).


O negócio é terrível por lá, o que provocou a partida de Vivi. A princesa deixou seu país para se infiltrar na Baroque Works, e descobrir quem era o líder da organização, isso pois ela sabia que essa organização criminosa era responsável pelas rebeliões em seu país.


Mas ela não fazia nem ideia do quão envolvidos os caras estavam. Eles queriam dar um golpe, tomando controle absoluto do país, e tramavam por baixo dos panos, tudo sob os comandos de Crocodile, um dos 7 Lordes dos Mares.

Tony Tony Chopper

Chopper é poderosíssimo, e um exemplo de habitantes da Grand Line. Já de cara ele vem com 7 transformações (ultrapassando o número comum das frutas transmorfas, que são 3 transformações) e ainda tem conhecimento médico avançado. 


Nessa ilha que ele entra pra trupe, como médico da tripulação, mas também como mascote, e como um baita guerreiro, engraçado e fofo, mas poderoso.


Chopper comeu uma fruta do tipo Zoan (Metamorfo) que dá habilidades de virar outra criatura pré designada. No caso dele, ele comeu a Fruta Humana, e tem o poder de virar humano, com capacidade intelectual e fala. Isso fez com que ele fosse rejeitado pelas demais Renas, e também pela maioria dos Humanos (afinal era visto como monstro). 


Mas um médico (maluco) o recebeu e o tratou (depois dele ter sido ferido pela própria população), e ensinou tudo que sabia. 


Depois disso ele ainda foi adotado por outra médica (após o primeiro falecer por um vacilo dele), que passou a cuidar dele, mas agia mais como uma Bruxa mercenária (só tratava das pessoas pra roubar depois).


Legal que no fim, essa bruxa apesar de ranzinza de mais, realiza o grande sonho do médico maluco, bem na partida de Chopper. Criar uma árvore de cerejeira no país da neve... meu é bem lindo.


Aliás, esse negócio de médicos estarem ligados a ele é porque em sua ilha natal, o rei (que era um panaca) expulsou todos os médicos de lá, sendo que seu reino era reconhecido justamente pela medicina avançada. 


A ideia do rei idiótamo era que, se ele mantivesse só os 20 melhores médicos consigo, o povo teria de adora-lo para poder se consultar. Por isso ele foi deposto! E bem, Chopper acabou se vinculando justamente aos dois únicos médicos populares da ilha, que por sua vez eram "foras da lei" (afinal não deixaram a ilha como mandado).


Chopper tem como sonho ser aceito pela humanidade (lembrei de Nimona), e também ser reconhecido como um grande médico. Acaba entrando pro grupo como aliado por ser fofo (Luffy e seu ótimo senso) e só depois que percebem que ele é o médico que tanto precisavam.


Chopper burla as regras das transformações pois ele mesmo criou um remédio, que libera mais 4 além do limite. Só que o remédio só é efetivo por 3 minutos. Ainda assim, é uma tremenda apelação.


Todos vão em busca de um médico pois Nami fica muito doente após uma aventura numa Ilha de Gigantes e Dinossauros. É só mais uma das grandes ilhas que visitam.

Os 7 Lordes dos Mares e a Baroque Works

Os Lordes são Piratas que assinaram contrato com o Governo Mundial, tendo liberdade total para navegar pela Grand Line, e saquear quem quiserem. A única questão é que eles respondem ao Governo, então ele devem sempre respeitar as ordens diretas do Governo.


Um deles é aquele grande Espadachim que feriu Zoro e se tornou seu alvo, mas ele não aparece nessa temporada. Quem dá as caras é o Crocodile, um comedor da Fruta do Diabo que adquiriu o poder da Areia (ele é feito de areia, simples assim), e "mata" Luffy (ninguém nunca morre pra valer, mas Luffy sofre viu) duas vezes, de duas formas diferentes, só pra mostrar o quão é poderoso.


Ele é tão influente e poderoso, que sozinho criou a Baroque Works, um grupo de criminosos do submundo que tem milhares de membros, e atuam por toda Grand Line, roubando, saqueando e matando em seu nome.


Porém ele age disfarçado, sob a alcunha de Mister Zero. Na verdade todos na Baroque Works usam codenomes, e são até mesmo classificado por seus níveis de poder.


Quanto mais próximo do Zero for o nome deles, mais poderoso é, e todo membro com número a partir do 13 tem um parceiro, com codenome baseado em um feriado.

Vivi

Vivi se infiltrou nesse grupo, sendo parceira do Mister 8, que por sua vez também era um infiltrado (seu eterno guarda costas real). Ele tinha um escalão de 100 agentes da Baroque Works, e dominava uma ilha dedicada a saquear viajantes e piratas que nela passavam.


Desde o primeiro momento em que a trupe de Luffy embarca na Grand Line, Vivi já dá as caras, acompanhada de um parceiro provisório (ele foi esquecido depois, tadinho), como inimiga, até ter sua identidade revelada e entrar pro grupo.


Isso ocorre pois quando ela é desmascarada, os membros mais altos da organização passam a caça-la, pois ela havia descoberto a identidade do Mister Zero.


Então Vivi é uma princesa que entra pra tripulação do Chapéu de Palha, junto de seu Pato/Montaria, fugindo da Baroque Works enquanto viaja para a grande Ilha de Alabasta, tudo para salvar seu reino da própria Baroque Works.

É bem longa a história, e repleta de desencontros e reviravoltas, mas no fim o que importa é que, Vivi consegue salvar seu reino. Custa caro, muita gente se machuca (nunca tem morte né), e rolam uns sacrifícios, mas no fim tudo da certo.


Demora, mas demora muito, é um baita passeio pelo deserto, e se tem algo enrolado é isso, mas no fim da tudo certo. Tipo, é só desgraça, nada parece ter solução, tudo soa difícil de mais, e até as reviravoltas são sempre pra pior.


É muito demorado, de verdade, tudo parece que não vai ter fim, inclusive tem muito fracasso pros personagens (é ruim ver Luffy apanhar tanto) e o desespero toma conta. É impossível ter um pingo de esperança com o tanto de tragédia atrás de tragédia, e tudo parece impossível, mas acredite, NO FIM DA CERTO.


O louco é que mesmo sendo algo tão enrolado, eu não sentiria o mesmo se tivesse apenas pulado pro final. Todo o desespero, todo o sacrifício, toda a dificuldade da jornada, isso tudo é importante pra construir aquele momento satisfatório, épico e com ópera tocando ao fundo, do Luffy descendo o cacete no Crocodile.


Tudo o que parecia impossível se torna crível, natural e explicado (okay, tem uns exageros eu sei) e a gente só aproveita o momento.


Enfim, Vivi não entra pro grupo permanentemente (é só nessa temporada), pois ela infelizmente precisa ser Princesa. Mas rola uma separação bem simbólica que rende uma das melhores cenas do anime.

Nico Robin

E no fim, bem no último episódio, surge ela, Robin, a antiga parceira do Crocodile (sim, ela era o braço direito dele, sua "Feriado") que depois de trai-lo no final da história, ainda foi salva por Luffy.


Robin não tem muito de si mostrado, apenas citações de quem seria, e todas as vezes em que aparece ela é uma vilã superpoderosa e imprevisível.


Ela é uma comedora da Fruta, e tem o poder de replicar braços em qualquer lugar que queira, quantos quiser.


Ela também é uma pirata antiga, com 20 anos de estrada, e desde os 8 anos atua como uma das mais procuradas. Mas fica todo o mistério sobre sua índole. 


Curiosamente, em contraste com todos os demais membros da tripulação, Robin é alguém sem motivação. Ela é uma Tradutora, e sempre buscou por textos específicos sobre a Verdadeira História do Mundo. Mas ela nunca encontrou nada, exceto textos que o próprio Crocodile queria (sobre uma arma poderosa escondida), e ela optou por jamais traduzir pra ele (por isso ela foi dada como traidora).


Mas até isso acontecer, ela agia sempre ao lado dele, e até quase mata o grupo de Luffy várias vezes. Mas ela nunca mata ninguém, mesmo dizendo ser uma assassina nata. E detalhe: O Grande Plano de Crocodile, era dominar o território de Alabasta, só pra achar os escritos antigos e tentar localizar a arma. Quando Robin mente pra ele, o cara fica pistola e quase a mata... só sendo impedido graças a surra que Luffy dá nele.


De certa forma é por isso que ela decide entrar pra tripulação do Chapéu de Palha. Ela surge no navio sem ser convidada, e sem ser conhecida, abrindo espaço pra que comece a se relacionar com todos na próxima temporada.

As Frutas do Diabo

E bem, no mar da Grand Line, o que mais tem são comedores da Fruta. Todo mundo pode ter comido, não só piratas ou membros da marinha, mas civis, reis, soldados, animais, e até ARMAS.


Eu fiquei todo confuso quando apareceu uma Arma que comeu a Fruta do Cachorro, um tipo Zoan que permite que ela se transforme em Cachorro (sim mano).

Muitos tipos são mostrados, Fruta do Fogo, Fruta da Cera, Fruta da Tinta, Fruta das Lâminas, Fruta dos Espinhos, porém, o destaque fica pras Frutas Zoan, que são dos animais.


Tem muitas pessoas que comeram frutas de algum animal (ou o oposto né, que doidera), e Chopper é só um deles.


Tem um cara que comeu a Fruta do Urso, tem o da Fruta do Lobo, o da Fruta do Falcão (este ainda diz ser um dos 5 únicos Voadores conhecidos no mundo), tem a Fruta da Toupeira, e por ai vai.


O fato de poderem se transformar é algo interessante, e existem mais explicações pra como essas frutas funcionam.


Elas não amplificam o poder do usuário, apenas dão um poder pra ele. O que torna ele forte ou fraco é como ele usa isso. Luffy por exemplo é fraquíssimo, por não saber usar direito sua fruta, mas vai crescendo aos poucos.


O esquema da água é mais letal pra uns do que pra outros. Tudo depende do tipo de fruta e poder que pegaram. 


Pessoas com habilidades de elementos naturais tendem a ser mais fracas com o elemento oposto, é o que ferra Crocodile (que é muito mais frágil com a água).


Não é só o mar que afeta os usuários de Akuma no Mi, existindo ferramentas e armas feitas com a água do mar, que podem feri-los e até inutiliza-los. A Marinha mesmo cria prisões com esse material (o que explica como capturam e prendem os piratas).


Inclusive, no final do arco, Luffy e os demais tomam banho coletivo, num tipo de piscina e tal, e nenhum dos comedores da fruta passam mal em contato com a água. Na lógica, eles até mesmo poderiam nadar ali. Ou seja, somente a água do mar os afeta (então sim, eles tomam banho!).


Daí com mais essas regrinhas, a jornada de Luffy começa a ficar mais complexa.

Os Mistérios

Tem muita coisa que não é revelada e fica lá, por alto. O nome do Luffy é uma delas.


O "D" ganha significado além de mera abreviação, e é revelado que o Gold Roger na verdade se chama "Gol D. Roger".


O irmão de Luffy também tem "D." no nome (Portgas D. Ace), e a Robin chega a questionar a razão deles serem tão especiais.


Sei que, todo shonen tem o protagonista como "O Escolhido" e One Piece parece tentar subverter parcialmente isso, com indícios de que Luffy é movido só pelo seu desejo. Mas cara, esse "D" deve significar algo importante.

Também tem todo o mistério sobre o que Robin conseguiu ler dos "Poneglyph" (tábuas com escritas antigas) que só ela sabe traduzir. Sua reação foi triste pois não era o que ela queria, mas havia ali mesmo orientações sobre a grande arma?


Tem também a questão do Barba Branca e Barba Negra. Ace fica pouco tempo com a tripulação de Luffy pois ele já faz parte da tripulação do Barba Branca, e ele estava caçando o Barba Negra. 


Porém só nomes são ditos, isso não chega a ser explicado melhor, e é só uma passagem de Ace (apesar dele ser irado!). O grande foco da temporada é a jornada de Vivi, então essa rivalidade dos grandes piratas fica por alto.

Parem de combater! (a dublagem em pt-Portugal é melhor).

Tem também um papel sem nada escrito, que Ace dá pra Luffy e pede pra guardar, pois isso os uniria um dia novamente. Nami costura isso no chapéu dele mas, tudo é esquecido depois.


Tem a grande baleia que era amiga de um pirata (parecido de mais com um Gold Roger jovem) e esperava por ele (primeiro contato de Luffy na Grand Line). Meu, muito curioso como tudo é posto de um jeito que a gente esquece depois, mas provavelmente retornará um dia.


É interessante como há essas pequenas pontas soltas sem grande relevância, mas que podem significar tudo um dia.


E tem a Kuina vs Tashigo. As duas garotas são iguais, mas a Tashigi é a moça de cabelos azuis que é vice-capitã/sargento do Smoker. Ela ainda tá lá atrás do Zoro, e novamente aparece em pontas (inclusive ela ajuda o Luffy e os outros a escaparem e fica malzão por isso) mas, quem exatamente seria ela? Porque se parece tanto com a moça do passado de Zoro?


E bem, não sei até onde chegarei assistindo, só nessa brincadeira fui parar no episódio 130 (coisa pra burro), e olha que eu ainda pulei os Fillers.

Observação: A Abertura muda e tal, o encerramento também, mas no último episódio a música da primeira abertura toca, e há também acordes dela ao longo da temporada. Ela é icônica de mais.


Bem, na Netflix eles separaram o Arco do Chopper dos demais, o que ao meu ver foi um equívoco. A entrada dele no grupo é muito importante, assim como a entrada da Vivi, e são coisas que não da pra separar do resto de Alabasta. Mas tanto faz, o importante é assistir!!!

Vamos continuar.

E até lá... 

Ps.: Leia os comentários!!! Eles estão riquíssimos.

See yah!

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Eita, vamos ver o que achou da segunda temporada...

    Vou lhe fazendo um adendo já: O mangá e o anime tem uma interação similar, mas com suas diferenças, então algumas cenas de interação ou fala do passado aparecem primeiro no anime e as vezes no mangá, mas de fato, uma coisa que lamentavelmente não acontece com muita frequência é os chapéus de palha conversarem entre si em alguns períodos... fica subentendido que eles interagem e contam uns para os outros as coisas, porém a gente não vê isso, porque tem informações que uns personagens sabem e lá na frente eles comentam mas você fica pensando "mas ele não conversou isso com fulano, como ele ia saber?", aí você tem que lembrar que apesar da gente acompanhar a série sem parar, eles passam dias, semanas, meses navegando juntos... nesse meio tempo eles acabam conversando não? só é uma pena não ter muito dessa interação para a gente ver :(

    Mais adendos: essa historinha do Buggy sem as partes do seu corpo e a história de como Jango e Fullbody começam a trabalhar juntos na marinha são contadas nas histórias de capa que lhe comentei na postagem anterior, isso pelo que eu lembre só é bem explicado no mangá (apesar de ter uma citação ou outra no anime).

    Mais um adendo: Bon Clay é o travesti mais macho que conheço, é um personagem muito bom, meu segundo favorito depois do Usopp kkk

    Quanto as Frutas, tem muita coisa que só é bem explicada mais a frente, quando o Oda estava fazendo a obra, o conceito de força e habilidades ainda não era bem definida, isso acabou fazendo que no futuro certos conceitos fossem alterados e isso é bem debatido entre os fãs como furo de roteiro... mas é uma coisa que o próprio autor não teria como saber o quão ia se estender (muito disso você só descobre acompanhando o SBS do mangá).
    As akumas no mi são definidas como Zoan (metamorfo), Logia ("elemental" e Paramecia (Paranormais)...
    A Zoan aumenta bastante as habilidades do usuário, é dita que é a melhor fruta para potencializar força, resistência e agilidade... obviamente isso depende de qual a fruta, mas mais a frente isso se explica melhor...

    A Logia é uma fruta focada em um elemento em especifico, assim como Ace tem a do fogo e o Crocodile tem a da areia, o usuário consegue moldar seu corpo no próprio elemento e com isso evitar danos e é bem dificil lidar com esse tipo de usuário sem apelar para um ponto fraco a ele...

    E a Paramecia dá alguma propriedade ao corpo do usuário, é a fruta com mais variedade e realmente aparece de tudo pra essa fruta, essa já depende muito da criatividade do usuário para usar com maestria.

    Essas famosas pontas soltas que você comenta vão sendo ligadas conforme o tempo vai passando, vale a pena acompanhar para ver como as jornadas vão levando ainda mais além tudo...

    Mistério é o que mais tem, muita pergunta fica sem resposta por um bom tempo e até hoje ainda tem questões que não foram respondidas totalmente, na atual temporada que acompanho tem bastante informação, porém como não curto acompanhar semanal porque demora muito, espero terminar para ler direitinho e entender 100%.

    Outro detalhe quanto a obra em si: One Piece é uma obra em que muito personagem não morre... existem sim mortes, mas não são tantas, na maioria das vezes só é uma surra bem dada e só... porém vez ou outra ocorrem umas coisinhas pesadas, então é bom ficar de olho de toda maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma amiga minha me mostrou algumas páginas do mangá, eu vi como são as micro histórias, mó daora!!

      Entendi... uma pena que eles preencham esses pontos cegos da trama com conversas não vistas =/. Eu gosto quando o Luffy não sabe de nada e mesmo assim age certo. Percebi que toda história ele é o único que fica por fora do que ta rolando, mas sempre lidera todos assim mesmo.

      Então eles adaptaram algumas das historinhas como fillers... louco isso.

      Eu curti muito o Bon Clay, só acho que ele tinha potencial pra ser muito mais forte, imagina se ele tivesse como replicar até os poderes de quem imita... negócio ia ficar brabo.

      Curioso isso das frutas, inclusive gosto de como elas tão sendo explicadas pouco a pouco, sempre rente a história base. Não ficam reservando episódios grandes de diálogos pra explicar as regras numa verdadeira palestra. É legal que a gente aprende assistindo/lendo a história mesmo. Agora... fruta paranormal? To vendo que a coisa vai ficar irada mais pra frente hein.

      Então o Smoker (Fumaça), Ace (Fogo), Crocodile (Areia) e Mister Three (Vela) são do tipo elemental? Ace pode virar de fogo?!?!?! Caraca mano! Então tipo, o Dragon deve ser o cara do Vento ou Chuva... pera... existe algum comedor da Akuma no Mi que vira ÁGUA? Magina a complexidade...

      No caso, Luffy (Borracha), Bon Clay (Imitação... ainda não sei como chamar a dele), Buggy (Divisão?), Nico (Braços Multiplicados) e mais uns pingados da Baraque Works são tudo do tipo Paramecia?

      Aliás, se objetos podem comer frutas, o Going Merry pode comer uma fruta de pássaro e virar um Barco Voador?!?!?!?! Ele tem cabeça kkkk, só por uma fruta na boca daquela estátua de carneiro que o Luffy senta... maluco!!!

      Se pensar, é o conceito do Super-herói e poder único pra cada. Lembrou bastante características vistas em animes assim, tipo Boku no Hero e One Punch... mas ainda prefiro a ideia das Frutas. Elas dão uma fraqueza em comum pra todos: O Mar.

      Eu fiquei chocado com o Homem Pássaro sobrevivendo à uma Explosão de uma bomba "nuclear" a queima roupa. Depois disso duvido que alguém morra kkkkkkkk, mas to atento.

      Excluir
    2. Algumas histórias aparecem como fillers, outras realmente só ficam ali no mangá mesmo, e inclusive mais adiante tem uma série de histórias de capa com poucas páginas para cada personagem, mas que mostra personagens antigos reagindo a atualizações do chapéu de palha ou outras coisas do tipo... No final das contas, as capas deixam de ser apenas uma imagem do personagem fazendo algo e conta parte da história também, sem deixar de focar no que está rolando no capítulo...

      Creio que a fruta do Bon Clay ia ficar roubada demais assim, melhor da maneira que está no momento kkk

      Mais para frente aparece muito conceito novo para as akumas no mi e outras coisinhas, o bom é que tudo vai sendo citado aos poucos então você não se sobrecarrega de informação.

      Dos 4 citados para Logia, só o Mister 3 não é exatamente um elemento, ele é capaz de criar cera, mas ele se encaixa em um meio termo entre Logia e Paramecia, vão aparecer mais usuários que se encaixam nesse meio termo também com o tempo...

      Só lembrando que a fraqueza é denominada pela água do mar, então creo que os usuários de akuma no mi possam se divertir em uma piscina ou até um lago (contanto que a origem dessa água não seja do mar).

      A fruta da nico robin é algo como fruta do florescer, é como se ela pudesse fazer crescer membros do corpo extras e tal, esses são todos paramecia, é o tipo de fruta mais comum.

      A fruta Zoan também aparece bastante, e tem bastante variedade também, o tipo mais raro é o Logia, geralmente quem tem esse tipo de fruta consegue ser bem apelão.

      Going merry pode sim consumir uma fruta, porém, tem que ver que é um uma coisa que nenhum personagem do grupo sabe fazer, que é fazer um objeto consumir uma fruta, então é bem louco isso kkk

      Rapaz, essa questão do Pell (homem pássaro) é bem bizarra mesmo, é um ponto que até hoje fica complicada de aceitar... se sabe que frutas zoan dão resistencia e pode ser que ele tenha soltado a bomba um pouco antes da explosão e ele tenha sido pego mais pelo impacto que pela explosão em si... mas ainda tem que levar em consideração a queda... então é muito pouco provável que ele sobreviveria a tudo isso, algo pode ter acontecido nas entrelinhas que o salvou, mas até então, fica esse ponto complicado de lidar... Só ir comparando com o que aparece mais pra frente.

      Excluir
    3. A reação dos personagens... tem isso no anime também né, mostrando rápido como eles estão. Mas no Mangá parece bem mais "imaginativo", tipo Light Novel embutida.

      Tecnicamente ele pode virar todo de cera não? Porque ele dissolvia a mão dele e tal... ou cera não é considerado elemento natural?

      Observação boa, vou adicionar ao artigo, inclusive tem uma prova disso com Luffy tomando banho numa fonte termal. Isso significa que imersão na água não necessariamente desabilita natação.

      "Florescer" é um conceito muito aberto, difícil compreender.... mas entendo.

      Não apareceu nenhum com o tipo Logia ainda? Tem algo mais apelão que os elementais??? O Rei Devorador lá, o poder dele de comer e assimilar era um desses né?

      Pera pera pera, então dá mesmo pro barco comer algo?! Vei isso é muito maluco. Ele perderia a capacidade de navegar no mar, beleze... mas imagina ele voando livremente por cima do oceano! Marinha nenhuma o pegaria kkkkkkk, seria independente do vento ou do clima, e ainda poderia ir pro meio das ilhas. Cara, a jornada seria épica, além do próprio barco criar personalidade kkkk.

      A "morte" do Pell me espantou, e pra mim foi aquele gancho pra seriedade em One Piece. Era um personagem "B", mas promissor (ainda mais depois de citar que era um tipo raro voador), e ai ele saindo era um tapa na cara. Eu esperei a cena da Bomba, e pensei "Já vi isso em Anjos e Demônios, ele vai levar a bomba bem alto, e sumir nas nuvens, depois ela explode, e aparece ele caindo de paraquedas, igual o padre lá" mas tipo, mostra a cena da bomba explodindo nele. O raio de impacto é próximo de mais, e ainda é cronometrado, nem dá pra impor elipse ali. Ele até poderia resistir aos danos da bomba, mas as penas teriam sido evaporadas, a queda o mataria na certa, e mesmo se sobrevivesse, não se curaria em menos de 3 dias. Caramba, Luffy demorou esse tempo pra se recuperar e ele só tinha sofrido uma perfurada mortal no estômago... forçado kkkk.

      Ele reaparecendo foi uma puxada de tapete pra mim, mas entendo que o anime quis pegar leve ainda. Só que isso matou meu medo das perdas.

      Excluir
    4. Vamos lá que esse seu último comentário saiu bem interessante...

      O mangá mostra muito a partir justamente dessas capas, tem tanta historinha simples mas cheia de significado lá... coisas que impactam no futuro e a pessoa nem fica sabendo...

      Quanto ao Mr.3, depende... ele não é bem um logia, ele consegue criar cópias de cera, consegue gerar cera e tudo mais, mas a cera não é bem um elemento... ele entra no caso meio termo, possuindo habilidades de paramecia e propriedades de logia como criação de material e manipulação dele... no caso do Mr.3 creio que seja pelo próprio usuário não utilizar sua habilidade com potencial, no futuro vai aparecer personagens que façam melhor uso e aí você vai entender.

      A fruta da nico robin é a Hana Hana no Mi, que é o fruto da flor (do japonês Hana é flor e também nariz...), no caso dela é usado como florescer... é realmente algo mais significativo que literal no caso dela.
      É como a fruta do Buggy por exemplo, Bara Bara no Mi, que foi traduzido como fruto do picadinho, e permite ao usuário se dividir em pedacinhos, o tornando imune a cortes.

      Até o momento apareceu apenas o Crocodile com a areia, o Ace com o fogo e o Smoker com a fumaça, você pode expandir o conceito de logia como alguém que manipula o elemento livremente... é possível voar, esticar-se, criar o elemento e assim vai... a areia consegue absorver água (o que muda suas propriedades manipulativas), o Fogo acaba queimando objetos, derretendo eles e assim vai...

      Quanto ao navio, esse é o paragrafo de seu comentário que mais gostei, siga lendo e você vai ver que o navio tem mais destaque do que somente servir de transporte, a partir dessa temporada que vem você vai ver que o merry é um dos melhores membros do bando.

      Anjos e Demônios é uma obra top kkk uma boa referência aí não?

      Realmente é uma coisa que você não pode esperar muito, o Oda não mata muito personagem, mas o que ele matar... pode acreditar que vai ser pesado... só lembrar da Bellemere, Dr. Hiluluk...

      Excluir
    5. Como assim!? O cara cria uma torre de vela sem gastar nada de energia, e isso é pouco? To com medo do que virá.

      Ah ta, tem a ver com a tradução também. Eu sou péssimo com nomes então quando esses termos eu raramente me recordo rs.

      Tipo, esticar conta como elemento??? Luffy então é elemental da borracha? Mas tipo??? De fato é meio confuso... mas serei paciente. To curioso de mais mano.

      O navio conta como personagem mesmo? Bem que vi que ele se move muito estranho na primeira abertura rs. Daqui a pouco ta falando também.

      Negócio veio na memoria do nada... as vezes dou uma dentro kkkkkk. Esses dias vi o terceiro filme da trilogia (Inferno) e pensei em escrever sobre, mas nunca faria jus... é muita areia pro meu caminhão. Tu ta ligado que pra escrever meu artigo de Inferno de Dante (jogo) eu tive que ler o livro da Divina Comédia, só pra tentar ser justo com a interpretação (e ainda assim achei pouco kkkk, afinal li só inferno) daí sempre que vejo referências sinto vontade de falar sobre. Senti que devia um dia falar de todos os filmes, mas e aquela vontade de ler também hein!

      Hiluluk é o doidão né? Tipo, personagens do passado dos protagonistas eu até me acostume ia ter como mort... po mano a Bellemere é a "mãe" da Nami né? Poxa aquilo lá foi cruel de mais... ai não.

      Excluir
    6. Pense nessa torre de vela como aquele clássico "Vilão forte demais que quer se mostrar muito e no final faz pouco", por isso digo que falta ele dominar exatamente sua habilidade...

      Luffy é um Paramecia, ganha habilidades que o permitem esticar, não chega a ser Logia porque ele não se torna o elemento, ganha propriedades da borracha mas não gera borracha em si...

      Claro que o navio é um membro do bando, só ver como eles o tratam (o coitado sofre tanto) mas eles tem um carinho enorme pelo Merry

      Eu só assisti o filme Inferno (na época que saiu nos cinemas) e li os livros (Anjos e Demônios e Inferno), tenho uns livros do Dan Brown, Dante's Inferno é um jogo muito bom, pena que a EA é uma desgraça e esse jogo nunca vai ter a continuação purgatório e paraíso que tanto merece... e quanto ao livro Inferno de Dante, também li e é muito bom apesar de um pouco difícil de se acostumar com esse tipo de leitura.

      Hiluluk era o médico que cuidou do chopper, Bellemere era a mãe da nami... a morte dela no anime é triste... mas no mangá é pior... no mangá não tem a censura do anime (que não é exagerada como a versão da 4Kids que chegou no brasil na primeira dublagem) e por causa disso, ferimentos e golpes simples se tornam muito mais pesados... um exemplo é a morte da bellemere, em que o disparo do arlong no anime é no peito... no mangá é na cabeça... tem cena que no mangá é só um cara segurando o braço do outro e no anime é uma facada aí pra depois rolar um combate...

      Excluir
    7. Falando em bom uso de poderes, tu reparou que o cara da Vela burlou o efeito maritimo né? Ele construiu um Barco de Cera, então tecnicamente era parte dele em contato com o mar, mesmo assim essa parte por já estar endurecida, não foi desabilitada. Ou seja, mesmo que a fraqueza deles seja o mar, da pra resistirem se não mergulharem... isso abre precedentes.

      Sempre achei que eles cuidavam dele por causa do Luffy, afinal, se algo der ruim no navio, o único que não se salva é o capitão (e o Chopper agora).

      Eu sou péssimo leitor se tá ligado, então eu só li a parte do Inferno, e nem foi o modelo póetico (li o narrativo). Já os do Dan Brown conheço apenas os filmes, mas eu gosto muito.

      Na cabeça? Meu deus. Mangá é bem mais explícito.

      Excluir
    8. O usuário é fraco contra a energia do mar, por isso existe o kairouseki (nome do material que é usado para enfraquecer os usuários de akuma no mi), esse material emite uma energia similar ao do mar...
      No caso, se o usuário não entrar em contato diretamente com essa energia, ele não chega a enfraquecer e talz...

      Bom... também né kkk mas lembre do quanto todos queriam ter um navio com eles, o Merry é praticamente um membro do bando por ser tão essencial quanto uma navegadora, um atirador, um médico... tanto que é assim que o luffy acaba encontrando tripulantes para o barco, por suas funções para com ele.

      Poxa, tá perdendo muita coisa boa nos livros e mangás, mas em certa forma eu entendo porque leitura toma mais tempo (no caso de mangás eu acho até mais rápido que o anime), o ponto aí é que quando bate a curiosidade por um universo a pessoa acaba indo na fonte que tem mais material...

      E esse disparo não é nada, tem também censura de coisas religiosas como cruz e coisa do tipo...

      Excluir
    9. Notei que a versão da Netflix tem suas censuras, mas nada se compara aquela da TV. Pelo menos não é tão drástica né.

      Imagina alguém comendo uma Fruta que da poder do Mar! Fruta do Mar, o único comedor que é fraco contra si próprio kkkk.

      Mas entendo, e vejo nisso algo incrível, essa fraqueza em comum é ótima pois mostra que mesmo o mais poderoso, tem uma forma de ser derrotado. Quando o Arlong pegou o Luffy sem pensar duas vezes e só tacou no mar, eu pensei "Eis que os homens peixes são os inimigos mais perigosos de comedores da fruta". É fácil pra quem sabe contra o que tá lutando, se preparar e tal.

      Uma pergunta: Se Luffy usar uma arma que tenha Energia do Mar apenas na ponta, ele fica fraco pela proximidade (tipo kirptonita) ou só rola se for contato direto?

      O Navio é indiscutivelmente importante, e tem o melhor design.

      Eu com leitura... pouco foi o que consumi... e sempre por curiosidade apenas. É fogo. Só li Made in Abyss e Naruto no mangá, que preferi pois o anime tava enrolando.

      Excluir
    10. Seria uma fruta bem apelona dependendo de quem a obtivesse, mas não sei se seria permitido a manipulação da água do mar em si...

      As censuras da 4Kids afastou muito o pessoal do anime no passado, eu não assisti o anime com essa dublagem atual, elogiam bastante, um dia ainda tomo vergonha na cara e dou uma olhada pra ver se me agrada kkk

      Arlong foi o inimigo mais perigoso do Luffy na primeira temporada, Homens peixe com experiência com certeza fazem um estrago imenso a usuários de akuma no mi

      Pelo que sei, o personagem precisa estar em contato direto com o Kairoseki para sofrer os efeitos de fraqueza, prova disso também é o próprio Smoker com sua Jitte, apenas a ponta tem Kairoseki, Por isso ele pressiona contra o Luffy e ele fica ali sofrendo tanto.

      Eu gosto bastante de ler... Mangá que o diga, li muitos e já nem sei quais tanto, os que mais gostei foram: Gantz, Berserk, Konjiki no Gash Bell, One Piece, Hajime no Ippo, Vagabond, One Punch Man... a lista é bem longa mas só posso citar esses assim de cabeça porque acabo relendo uma vez ou outra...

      Livros eu já não acompanho tanto, mas leio quando estou com muita curiosidade, por exemplo, sou louco pra ler as obras de J.R.R Tolkien... mas queria ler o livro em si, não uma versão digital... aí o dinheiro me afasta kk já possuo outros livros, que leio com mais preguiça porque são conteúdos que quero ler, mas não são os que queria ler agora... e assim vai

      Excluir
    11. Desculpe a demora pra responder sr Sieg, passei os últimos dias focado em um texto. Ficou gigante, mas estou trabalhando pra deixar ele mais "prático".

      Tecnicamente, se alguém que comeu a Fruta da Água e alguém que comeu a Fruta do Sal se juntarem, virariam o próprio mar! Imagina alguém que comeu a Fruta da Lua, iria controlar as marés, ai ficava fácil. Mesmo perto do mar, dominaria ele. Eu piro eu sei...

      Eu to curtindo a dublagem, pra dizer a real na primeira temporada sentia que eles eram mais livres, davam mais autenticidade pras falas e fugiam do texto original pra melhorar os diálogos, e eu curtia mais assim. Agora eles falam igualzinho no roteiro (assisto sempre com legenda daí, percebo as semelhanças e diferenças) e as vezes não soa natural, mas ainda tá bom.

      Tenho medo dos próximos que aparecerão. Arlong tinha uma fraqueza gigantesca, que era sua ganância, mas outros podem ser ainda mais brutais.

      Então dá pra Luffy ganhar muito mais poder contra outros comedores. Assim como também outros podem usar isso pra enfraquece-lo. Eu nem lembrava que o Smoke usava isso... agora faz sentido.

      Bem, eu tenho nos dedos quanto li... posso botar livros em uma mão, mangás na outra, e ainda sobram dedos. Triste né?!

      Mas é só por falta de interesse, é esquisito mas leio mais legendas, textos e artigos online do que livros.

      Excluir
  2. Sobre como uma arma comeu uma Akuma No Mi... Tem um cientista que fez uns avanços tecnológicos gigantescos pro governo mundial. Mas não direi quem é. E sobre o Barba Negra, ele fará uma parada que vai quebrar a lógica estabelecida em One Piece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Webit!!! Eu ainda não engulo essa que uma arma comeu uma Akuma. Sabe me dizer quando isso será explicado? Só pra eu ter um pouco menos ansiedade rs.

      E, conheci o Barba Negra agorinha... já achei ele irado com o barquinho nada a ve que ele usa kkkk. Curioso pra ver o quão ameaçador e forte ele pode ser... mas agora que tipo de lógica ele vai romper?????

      Excluir
  3. Vi que colocou o artigo da terceira temporada, daí fui lá ler e lembrei que não tinha lido a segunda, então vim. Parece que você viciou mesmo hein kkkk eu vou me contentar com a leitura, tô ansioso pra saber o que ocorre na tal "parte boa lá depois de 400 episódios". Como eu mesmo não vou ter disposição pra assistir, então lhe desejo sorte.
    Inclusive, os comentários do SamSiegMeyer são realmente bem enriquecedores ao texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oche, e eu to como? To pensando aqui "Ah vei, faltam mais de 150 episódios ainda" e sei que basta começar que meu cérebro já abre uma gaveta com dados pra colocar sobre o anime.

      Te confesso que sempre que eu termino um artigo dá um estalo na minha mente, um tipo de alívio e um sinal verde aparece de "Há Vagas". Preencher essa vaga é preocupante pois sei que se for algo que eu goste, ou odeie (muito), essa vaga vai ser liberada rapidinho, agora... se for algo mediano, é como se tivesse algo preso que não sai. Meu medo com One Piece é esse a cada temporada heh.

      Mas o vicio me pegou.

      O sr Sieg entende bem do assunto, é sempre muito bom quando ele divide o que sabe com a gente, enriquece mesmo.

      Você também sr Ed, sempre me apoiando mano. Obrigado de mais.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)