AnáliseMorte: Kirby and the Forgotten Land

Kirby - Forgotten Land, é um jogo simples mas divertidíssimo, sem complicações, sem enrolações, com um tempo de jogo ideal para crianças e adultos, e o melhor de tudo: É muito lindo.


Falarei tudo a respeito a seguir.

Boa leitura.

Após jogar meu Primeiro Kirby, fiquei pensativo sobre qual dos milhares de títulos iria jogar em seguida, até que percebi que não havia bem uma ordem para isso.


Todo Kirby tem uma história independente, e tecnicamente simples, por isso decidi jogar o título mais recente (era o mais recente na época, mas já saiu mais), e não me arrependi.


O jogo é engraçado, mas de um jeito fofo e infantil. Ele nem precisa de textos e palavras pra contar o que quer contar (apesar de em alguns poucos momentos terem diálogos) e muito é dito apenas pelo visual, expressões e música.


A história é bastante simples:

Kirby estava tranquilo em sua cidade quando, de repente, rachaduras dimensionais passaram a sugar seu planeta e todos que habitavam nele para um mundo abandonado. 


Ao acordar, a bolinha rosa precisa resgatar os habitantes de seu mundo, explorando o estranho local de aspecto abandonado, enfrentando os inimigos corriqueiros e familiares, junto com alguns animais evoluídos desconhecidos, e por fim, buscando um jeito de voltar para o Planeta Pop, isso enquanto come qualquer coisas que se move.


No caminho, ele conhece e resgata um bichinho voador orelhudo (que deu sorte de não ser devorado), que diz poder ajudar, e ambos passam a caminhar lado a lado, com seu grupo aumentando pra cada amigo resgatado (mas note que ele sempre teme por sua vida...) .


Todos ajudam Kirby, e ele ajuda todos (se vacilar é comido também), até descobrir o que aconteceu com aquele estranho mundo, e enfrentar o verdadeiro vilão, alguém que tem um estômago maior que o dele.

Aliás, Kirby é tão fominha, que aqui ele come até objetos pra virar eles também!


Gameplay

Trata-se de um título de Switch, de gênero Aventura e Plataforma em Terceira Pessoa, dividido em fases revisitáveis, com opção co-op (mas não exige que se jogue assim). 


Esse modo de dois jogadores, consiste em um controlando Kirby com todos seus poderes, e outro controlando um Waddle Dee com uma Lança (que acha que é útil mas, né... ele não come os outros). 

O jogo no entanto permanece focando Kirby, e o segundo jogador é só um auxiliar.


Kirby pode andar, pular, esquivar (dando uma rasteira), e devemos desloca-lo por cenários em todas as direções, com a câmera fixa nele (mas podendo ser movida levemente pros cantos).


O cenário muda sua forma, trocando a perspectiva constantemente, tudo em prol do desafio do momento, mas normalmente Kirby só precisa ir avançando e atravessando os obstáculos de um jeito linear, o que deixa seu trabalho em comer geral bem mais fácil.


Há rotas secretas, itens escondidos, enigmas pra se resolver (sempre bem simples) e tudo depende de observação e exploração (ele salva patinhos!).


Cada região da Terra Esquecida, é separada em 5 fases, mas para poder acessa-las é preciso concluir a primeira, abrindo a próxima até chegar no chefe. É bem padrão jogo de plataforma, mas com o diferencial de podermos nos locomover em 3D, usando a Estrela de Transporte de Kirby, no mundinho do lado de fora das fases.


Essa opção é interessante pois entre essas fases, há moedas ou desafios escondidos pela região, e podemos sair procurando, apenas nos movendo pelo mapa de seleção. 


As moedas servem para comprar itens ou upgrades, além de serem nossa "vida extra", e são achadas em toda parte.


O jogo não tem tanta dificuldade ao ponto de perdermos com frequência, e Kirby tem uma barra de vida generosa (afinal comida nunca falta né), além de sempre achar itens de cura (alimentos diversos) em tudo quanto é canto. Porém, caso ele perca toda sua energia vital, ele retorna do último ponto seguro, em troca de 100 moedas.


E o jogo não pega pesado com o jogador, pois caso ele perca muitas moedas, os carinhas que ele resgatou fazem questão de doar pra ele (deixam presentes na casa de Kirby). Tem também várias formas de conseguir dinheiro, participando de algum puzzles como Pescaria...


Venda de comidas numa lanchonete (o empregador que botou Kirby pra fazer isso, tem coragem). 


E por ai vai, sempre com tarefas fáceis, mas que demandam o mínimo de atenção e precisão.

O rosinha pode sofrer dano ao entrar em contato com inimigos ou pontos nocivos (como espinhos ou poças tóxicas) além de perder vitalidade ao cair de penhascos sem fundo ou passar fome.


Mas ele tem várias artimanhas para sobreviver, como a capacidade de voar inflado, por um longo período, ou a de comer geral que se aproximar (ou quase todo mundo), arrotando estrelas depois.

Como em jogos anteriores, ele ganha habilidades extras sempre que devora alguns inimigos. Essas habilidades já são variadíssimas, mas ele pode aprimora-las, caso tenha os recursos exigidos.


Voltando a falar das fases, elas são divididas em 3 ou 4 setores, sem contar os secretos, e podem ser revisitadas após concluídas. Essa revisita é encorajada pelos Desafios Secretos, que premiam com amiguinhos salvos a mais.


Há alguns desafios que oferecem Estrelas Fragmentadas como recompensa. Essas estrelas servem, junto com as moedas, para fazer upgrade nos poderes extras de Kirby, ou seja, é só pra deixar as armas e poderes melhores.


Podemos até conseguir realizar todos os desafios já na primeira visita, mas caso não descubramos ou concluamos qualquer um dos desafios extras (identificados por interrogações, até serem revelados), um deles é revelado a cada vez que visitamos a fase (desse jeito, se não encontrarmos nada, o jogo diz pra gente o que procurar).


Dessa forma, sempre temos a possibilidade de resgatar todos os amigos de Kirby, mas não é algo estritamente necessário. Aliás, Kirby sempre dança com seus amigos ao concluir cada fase (ele adora isso é tipo seu ritual pós lanche, pra manter a forma).


Nós precisamos apenas salvar um número mínimo de amiguinhos pra destruir a porta da fase do Chefe. São os amigos de Kirby, habitantes de seu mundo, que abrem o caminho pra ele na base da porrada.


Além disso, eles colonizam esse novo mundo, criando um pequeno vilarejo, que ganha mais e mais casas e construções comerciais, conforme mais amiguinhos são resgatados. Esses amigos se chamam Waddle Dee.

Esse lugar é onde podemos voltar quando quisermos, pra comprar coisas, participar dos mini-jogos, ou apenas descansar na casinha que reconstruíram pro Kirby. 


Bem, no total, são 6 Regiões tematizadas, sem contar algumas extras como a final do chefe, e a pós-game. Depois que terminamos a campanha principal, um desafio especial surge, mas falo disso melhor depois.

Aliás, apesar de tudo lembrar nosso mundo, mais acabadinho e detonado, com a natureza dominando geral assim como toda boa história pós apocalítica, nós (seus antigos habitantes) não somos nem citados (direito) na história.

Armas

Mas esqueça o provável massacre que ocorreu, e pense apenas nas arminhas derivadas dos pratos que Kirby degusta. Uma das coisas mais legais do devorador rosa são os poderes que ele obtém.


Eles são provisórios apesar de quase nenhum se desgastar por uso, e Kirby carrega um por vez apenas. 

Nem todos os inimigos dão habilidades, com os mais fracos virando estrelas após digeridos, e atirados como projéteis ao serem cuspidos. 


Mas, quando um inimigo se destaca muito dos demais, as características únicas dele são absorvidas e mantidas, até serem substituídas ou, até Kirby tomar dano suficiente pra fazer a habilidade sair dele (os melhores pratos que dão inspiração!).


Ainda assim, é possível recupera-la se ele devorar o poder novamente, que fica envolto numa bolha (sim, ele vomita e engole de novo...).

Os poderes são os seguintes:

Martelo/Marreta


A marretinha faz com que Kirby possa esmagar as coisas ou espancar, batendo a curto alcance.


Ela é bem lenta, apesar de forte, e pode ter seu ataque carregado pra causar um forte impacto circular.

Também pode atacar girando na vertical no ar, causando ainda mais dano no contato.

Essa arma é uma das poucas que tem 4 upgrades, com a primeira forma melhorada sendo uma de Brinquedo (Kirby bota capacetinho e sai marretando fazendo barulhinhos, ti fofu) .


Depois, ela muda pra um pedaço de Pedra num espeto (é inspirada no mini-chefe Macaco com Martelo).


E por fim, vira a Marreta do Rei Dedede, com máscara. O próprio rei entrega, mas só no final do jogo quando ele fica de boa la na cidade, sendo servido, e decide jogar a responsabilidade nas costas de Kirby mesmo.


Nesse caso é a arma que ele usa no final do jogo, e é uma marreta dupla, que acaba aumentando a velocidade dos ataques (duas marretas também, é apelação).


Além disso, essa quarta forma libera diferentes poderes elementares para Kirby, como tornados e fogo, gerados pelos golpes das marretas.


Ele fica bem mais poderoso, mas ainda é uma arma fraca.

O martelo é a arma mais fraca de todas, tendo um ataque lento de mais, que não compensa mesmo com o dano final.

Espada


Outra arma branca de curto alcance é a Espada, que quase nem se difere do Martelo. Porém, ela é um pouco mais rápida, apesar de também ser um pouco mais fraca.

Por seus alcances limitados, essas duas armas acabam não compensando tanto, pois Kirby sempre fica em risco com elas, tendo de se aproximar muito dos inimigos pra causar algum dano que seja, além disso, Kirby não pode comer se já tiver de boca cheia (e as armas meio que são a comida dentro dele ainda... é doido isso).


Contudo, a Espada tem um Escudo junto na segunda forma, que pode defender quase tudo (essa forma é inspirada no mini-chefe Espadachim com Escudo).


Ela é a outra arma que tem quatro upgrades, com o escudo surgindo e fortalecendo muito mais a espada, com sua lâmina ficando maior, porém...


Na terceira forma, ela perde o escudo (ainda defende, mas usando a própria lâmina), e a defesa perde efeito, fazendo com que ele leve um pouco do dano. Porém, a lâmina ganha alcance aumentando, lançando raios de energia à distância.


Curiosamente, sempre achei que a roupa que Kirby veste ao pegar as Espadas se assemelha ao Link de Zelda. A parte irônica é que, na terceira forma, esse disparo de energia é idêntico ao da Master Sword, inclusive pede o mesmo pré-requisito: Vida máxima.

Os feixes de energia saem somente se Kirby estiver com a barra de vida completa.


Mas, mesmo sem isso a espada ganha um poder carregado circular (outra referência a Zelda) que cria uma explosão no final, bastante poderosa. 


A última forma é a arma mais forte do jogo, obtida após derrotar a versão sombria e secreta de um chefe já secreto em sua forma normal. Mas falo disso melhor depois.

O Bumerangue

Essa arma é só um bumerangue que pode ser jogado em qualquer direção, e pode ficar paralisado no ar, girando e carregando o dano, retornando pra onde Kirby estiver, em linha reta, causando dano em tudo que tiver no caminho.


Ele também pode puxar objetos e itens, trazendo pra Kirby.

Eu achei uma arma complicada de usar, ainda mais em seus upgrades, que aumentam o número de disparos consecutivos, quando vira Chakrans.


Na terceira forma, Kirby vira uma serra circular, e as laminas disparadas passam a ricochetear em paredes, por um bom tempo até sumirem.


Caso segure o disparo, a lamina em forma de serra fica bem grande.

Vento/Tornado


Esse poder faz Kirby girar na forma de um tornado, varrendo tudo no caminho, e passando por qualquer superfície sem tocar o solo.


Ele pode se guiar enquanto gira, inclusive passando por penhascos ou pela água.


As outras formas aumentam o alcance do tornado e sua duração, permitindo que o rosinha voe mais longe por mais tempo (a segunda forma é inspirada no mini-chefe Pássaro Bailarino).


Na terceira forma porém, ele ganha eletricidade na tempestade gerada por seu tornado. Só serve pra causar dano em área.

Explosivo/Bomba

Esse é o ataque explosivo de Kirby, onde ele veste um chapéu de mago, mas sai jogando ilimitadas bombas esféricas, que explodem tudo que tocam.


Elas podem ser atiradas diretamente no solo pra rolarem, ou podem ser jogadas pro alto após mirar em forma de arco (Kirby adora causar o caos. Nunca jogue bombas numa esteira... num shopping!) .


Nas três formas que esse poder toma, as bombas ganham efeitos mais devastadores, na primeira ganhando um efeito magnético, que puxa uma bomba pra outra próxima, conectando-as e gerando uma explosão simultânea.


Além de criar um efeito explosivo contínuo na área detonada. 


Na terceira forma, as bombas viram rastreadores remotos, e perseguem qualquer inimigo próximo.


Rifle/Arma de Fogo


A primeira arma que Kirby pega é um rifle de caça, que permite que ele mire em alvos à distância, em qualquer direção e meta bala em geral (seus dons de atirador vindo a tona!).


Ele também pode atirar livremente, mas o dano é reduzidíssimo, ganhando força apenas se ele parar pra mirar e segurar o ataque por um tempo.


Na segunda forma, Kirby ganha duas pistolas, e mais cadência de tiro pela duplicidade. Contudo, os tiros permanecem fracos.


Eles ganham mais força somente se carregados, atirando várias vezes em sequência.


Na terceira forma, Kirby ganha pistolas espaciais, e seus disparos se tornam mais fortes, por serem de laser.


Quando carregado, Kirby cria uma esfera de energia explosiva contínua no alvo.


E ele fica uma fofura de astronauta!
Fogo

Esse é o poder de soprar fogo, isso no começo. Sua primeira forma já é bastante incendiária, deixando coisas queimando com o contato das bolas (hora do churrasco).


Mas, na segunda forma, ele vira um lançador de Magma que, parece com as bombas, mas em quantidade ainda maior, e apenas com efeito incendiário, jogando bolas flamejantes.


Ela também permite voar com um impulso de fogo pra frente, queimando tudo no caminho.

Na terceira forma, e mais poderosa, Kirby vira um dragão, que sopra fogo roxo continuamente. 


Além disso ele passa a voar muito mais longe, na forma de um dragão, queimando ainda mais.


Gelo


O poder de gelo permite patinar sobre superfícies líquidas, inclusive o próprio magma, e claro, preparar seu rango congelado.


Ela sopra gelo continuamente, e transforma inimigos em blocos, podendo lança-los deslizando pelo chão ao toca-los.


Na segunda forma, ele consegue criar os blocos sem precisar de inimigos, e eles ganham forma de bonecos de neve, e o gelo aumenta (ela é inspirada no mini-chefe Morsa de Gelo).


Kirby aumenta mais os bonecos de neve conforme permanece soprando gelo, e cria bonecos em quantidade muito maior, pra todo lado que sopra. 

Na terceira forma, ele passa a atirar espinhos de gelo, e cria rochas pontiagudas de gelo à frente. Ele perde todo o charme e criatividade, mas se torna ainda mais forte.


O gelo de Kirby pode paralisar e congelar inimigos, deixando até mesmo os mini-chefes lentos, se usado em grande quantidade. Ou seja, não importa o tamanho, vira picolé.


Perfurador


Com uma britadeira na cabeça, Kirby passa a poder perfurar o solo, desde que não seja de metal, e consegue andar abaixo da terra por uma certa distância.


Ao sair, ele causa dano, e caso faça um círculo de terra (girando enquanto está de baixo da terra)...


O círculo cria uma explosão no solo que machuca quem tiver dentro ou próximo.


A segunda forma faz com que a britadeira vire um Apontador com um Lápis (UM LÁPIS!), e além de ganhar duração maior debaixo da terra, ela permite atirar o lápis sempre que sai do solo (TEMAM O LÁPIS DO DEVORADOR!).


Na terceira forma, Kirby ganha duas britadeiras ao mesmo tempo, e ganha muito mais distância e velocidade quando perfura o solo.


Ele também atira as duas britadeiras sempre que sai do solo, e o dano fica muito maior da cratera que cria quando faz círculos.

Espinhos

O rosinha vira uma bola de espinhos, que sai girando, e tudo que gruda nela permanece até que a bola seja desfeita (hora do rodízio de espetos).


Ele pode rolar, causando dano em tudo e capturando tudo, até se desfazer e arremessar tudo que tiver grudado pra frente e pros lados.


Na segunda forma, Kirby troca os espinhos por qualquer objeto pontudo. Ele fica coberto por tralhas, e sempre que toma a forma de espinho, ele atira tralhas pra todo lado.


Na terceira forma, ele ganha espinhos de cristal, mais longos, e ainda mais pontudos. Ele pega mais velocidade e causa mais dano em tudo que captura. 


Destruição


Esse é um poder especial que eu nunca peguei em uma fase, mas acabou habilitado.


Ele detona depois de carregar bastante, e destrói tudo, inclusive a si mesmo.

Kirby não toma dano mas sempre que usa esse equipamento, o perde na hora, sem poder recuperar (a menos que ache outro).


Na segunda forma dessa habilidade, Kirby pode PARALISAR O TEMPO, por um determinado período.


Se ele conseguir bater em algum inimigo no processo, ele é destruído automaticamente, e o efeito do tempo paralisado é brevemente prorrogado.


Sono

Esse é outro poder que é descartado após o uso. Ele veste uma toquinha, e cai no chão.


Dormindo, ele recupera energia vital, mas leva um tempo e nada pode acorda-lo (se tornando vulnerável e os inimigos podem atacar o tadinho dorminhoco). Ele também não tem controle sobre quando dormirá, caindo no sono imediatamente após coletar esse poder.

A segunda forma dessa habilidade é bem mais útil, dando o controle do sono pra Kirby, mas ainda sendo descartada após seu uso. Ele ganha caminha, e dorme mais tranquilo, porém ainda vulnerável. .


Ele cria a cama, deita e dorme. Enquanto descansa, sua vitalidade é regenerada, e um atributo extra aleatório é adicionado gratuitamente.


É possível comprar 3 atributos extras, um de Defesa, um de Ataque, e um de Vitalidade Extra (uma barra inteira nova). Todos são temporários, e um pouco caros.


Com esse poder, Kirby pode invocar os 3 sem custo (mas, a melhor forma de fazer isso é usando no vilarejo, pois lá da pra testar qualquer poder sem ter de procurar).

Invulnerabilidade


Por fim, Kirby pode dar a sorte de achar um Pirulito de invulnerabilidade, que faz ele destruir tudo que tocar por um tempo limitado, sem levar dano.


Transformações


A novidade do jogo no entanto vai muito além dos poderes melhorados. Kirby agora tem a capacidade de se transformar em Objetos do cenário.

Que ele come de tudo não é novidade, mas ele pode capturar certos objetos grandes de mais pra caber em seu estômago, e isso faz com que ele se torne o objeto, ganhando suas habilidades. O bicho fica todo esticado cobrindo os objetos, mas consegue mexe-los de boa.


Ele nem perde o poder que já tiver carregando (mas não pode usa-lo enquanto estiver na forma de objeto), mas as incríveis habilidades novas dos objetos só são úteis pra obstáculos bem específicos.

Eles também tem diversos usos individuais, e alguns se desgastam, outros são só pra deslocamento, e alguns nem mesmo se movem.

São os seguintes:

Carro


Kirby acha um carrinho todo ferrado e o devora... ao fazer isso o carro se recupera e Kirby não consegue digeri-lo, mas pode dirigi-lo!


Ele pode então andar, sem consumo de combustível, e pode acelerar.


Isso permite que ele destrua obstáculos e inimigos atropelando geral. 


Ele também pode saltar, principalmente penhascos após pegar velocidade. E, no começo de sua aventura como carrinho, ele faz um passeio maneiro enquanto toca uma musiquinha no rádio. É fofo!

Máquina de Vendas de Refrigerante


Com essa forma, ao invés de consumir os refrigerantes, o fominha sai atirando eles pra todo lado.


Ele vira uma máquina de atirar latinhas, e gasta elas como munição, podendo recupera-las se alcança-las, ou pegando mais latinhas pelo caminho.


Ele pode andar e pular, mas fica mais lento, e não pula muito alto.

Escadaria


Kirby ganha o incrível poder de uma Escada! (Escadas...) 


Ele, pode andar, muito lentamente, e pode cair em cima das coisas, pra qualquer direção.


Além disso ele pode reposicionar a escada que comeu pra poder alcançar alguma plataforma depois.


Como ele não digere os objetos, eles sempre ficam onde ele os regorgita.


Cone


Kirby vira um cone, ainda podendo andar, mas só servindo mesmo pra cair de ponta nas coisas, e parar o trânsito.


Isso serve pra abrir buracos em locais rachados.


Ou para perfurar alguns inimigos pelo alto.


Essa ilustre habilidade também pode abrir alguns atalhos pra Kirby, rompendo canos e fazendo jorrar água pra ele subir.

Tampa


Ele vira uma tampa, e ganha o poder de destampar.


Kirby nesse caso fica imóvel, e precisa se balançar pra abrir a superfície em que se acoplou, como uma tampa bem difícil de abrir.


Esse objeto acaba se auto descartando após cumprir sua função.


Detalhe: Apesar de ser uma forma meio inútil, ela é usada na luta final e é crucial para a vitória de Kirby.

Estante


Essa é outra habilidade imóvel, em que Kirby toma controle sobre uma estante. sim, eu disse uma ESTANTE. Kirby agora pode guardar seus pertences!


Ele pode ficar parado ou, cair, depois de muito esforço e se balançar.


Só serve pra abrir passagens ou revelar coisas escondidas atrás das estantes, derrubando elas, que depois de caídas não podem mais ser consumidas (viu, guarda tudo e tu nunca recupera).

Rolo


Ao comer isso, Kirby não consegue mais andar, apenas rolar em linha reta e pular.


Com isso ele deve percorrer por longas distâncias, evitando ou destruindo obstáculos, e saltando penhascos. 


Até chegar no limite do cenário e amassar. Ai já era, ele tem que descartar o rolo.


Plataforma de Elevação


Outro objeto não tão versátil, mas útil quando se pede, é a plataforma.


Kirby pode se mover apenas em trilhos na horizontal, mas, ele pode elevar a plataforma quando bem entender, pra assim alcançar coisas mais altas, como moedas flutuantes.


Carrinho Foguete de Montanha Russa


Também apenas movido por trilhos, essa já é uma forma mais rara onde Kirby assume a função de um brinquedo. 


Ele se move, rápido e em linha reta, e tudo que pode fazer é girar nos trilhos, pra desviar de obstáculos.

Asa Delta


Improvisando uma Asa Delta com a parte superior de um portão (e depois com objetos parecidos pegos no chão em forma de Arco), Kirby começa a voar rápido e em linha reta.


Ele então pode se mover pros lados, desviando das coisas e passando por argolas, até chegar no destino.


Ele também pode girar pra atingir inimigos voadores e abrir caminho.


Aro


Esse é um dos mais úteis apesar de não parecer, com Kirby tomando uma forma circular grande, que pode expelir ar pela bocona aberta.


Seu corpo vira uma lona na parte interna do aro, que pode acumular ar e atirar pra frente, limpando areia, e derrubando inimigos.


Além disso, ela pode ser usada como vela em barcos, para navegar pela água, empurrando ar pro lado oposto, e pegando velocidade (Mais fácil que comer o barco né).


Aliás, Kirby pode nadar naturalmente, mas ele é incapaz de mergulhar. Na verdade, sempre que entra em contato com a água ele cria uma boia em seu entorno, flutuando.


Lâmpada


Caso coma uma lâmpada grande (NÃO COMA LAMPADAS), Kirby consegue andar e até pular, lentamente. Mas seu principal efeito é o poder de iluminar.


Ele pode gerar luz infinitiva, que pode alimentar algumas fontes de energia e mover plataformas.


Água de Torneira


E então, ele também tenta comer canos com água. Mas, por serem muito pequenos, Kirby acaba consumindo a própria água, em doses elevadíssimas.


Isso infla ele, que se torna uma bolsa de água gigante, que jorra o líquido sempre que quiser. O refil acaba depois de um tempo, mas ele pode renovar bebendo ainda mais água (olha a nojeira disso! Ele ainda sai andando balançando e fazendo barulhinhos).


Nesse grande formato, ele também pode andar e até pular, mas permanece bem mais lento (entendi porque sou assim, já bebi muita água da torneira).

Caminhão


No final, Kirby engole um Caminhão inteiro, com caçamba e tudo. 


Ele ganha a mesma mecânica do Carro, porém por ser muito maior e imponente, ele também ganha invulnerabilidade.


É usado somente no clímax da história, mas, é uma das formas, a última.

Mundos


Apesar de nenhuma das regiões ter significado para Kirby, todas acabam soando bastante familiares pra gente, pois são como partes do mundo em que vivemos, com prédios, veículos, postes... enfim, é quase uma metrópole, totalmente esquecida pelo tempo e tomada por plantas ou soterrada por areia.

Esse mundo de fato é como um ambiente pós apocalíptico, mas para Kirby tudo só parece uma grande aventura no desconhecido. Os locais inóspitos com objetos estranhos pra ele, são um triste desfecho pro povo que ali existiu.


Meio bizarro, mas a bizarrice se enfeita com cores, bichinhos bonitinhos e uma música agradável. Fica parecendo um The Last of Us, fofo.

Como para Kirby nada importa sobre aquele mundo, a nossa intepretação sobre ele acaba ficando só nas nossas mãos mesmo. Observar e tentar compreender o que aquilo foi no passado, é uma parte interessante da experiência.

Falarei o que interpretei, apesar de não ser tão difícil sacar o que cada região simboliza.

Primeiro Mundo: Cidade Abandonada


Esse é o primeiro contato de Kirby com essa nova, porém antiga, realidade. Pra ele tudo é impressionante, os prédios altos, as ruas asfaltadas, os veículos, tudo tomado pela vegetação.


Porém, essa já foi uma cidade urbana populosa, ainda mais pela quantidade enorme de prédios. E, pela situação calamitosa deles, fica subentendido que algo catastrófico ocorreu ali, deixando tudo em ruínas.

Kirby passeia bastante, e até por um shopping ele passa, com direito a tudo, exceto cineminha.


Apesar de que, é nessa mesma cidade abandonada que Kirby e os Waddle Dee montam sua nova vila, e nela há um cinema (talvez o shopping os inspirou), entre outras coisas.


Bem, até o fim da aventura a verdade é contada, e é explicado porque não há habitantes, ou corpos deles, por toda parte.

Segundo Mundo: Porto tomado pelo Mar


Esse mundo é quase totalmente aquático, e apesar de também ter prédios, ele é como uma antiga cidade portuária. Tanto que há vários navios naufragados, já tão deteriorados que nem da pra notar.


Kirby não conhece nada disso então pra ele, é só uma bela jornada pela água, e ele sai boiando por ai.

Terceiro Mundo: Parque de Diversões Esquecido


Tudo se torna ainda mais animado quando ele encontra o Reino da Maravilha, que na verdade era um gigantesco parque temático, no passado.


Suas estruturas, brinquedos e atrações permanecem quase intactas (apesar de antigas), e ele pode visitar tudo, enquanto resgata seus amigos, num belo dia no parque.


O parque tem energia pra variar, então muitas atrações funcionam. O próprio Kirby ajuda a restaurar parte da energia na forma de Lâmpada.

Quarto Mundo: Cidade tomada pelo gelo


Depois disso ele acaba acessando uma região glacial, tão fria que mal da pra enxergar as casas soterradas pelo gelo. 


Era uma região residencial, também com seus prédios e até metrô, e muitas casinhas, e tudo foi tomado pela neve e frio.


Nesse local Kirby acaba se deparando com o fim do continente/ilha em que estava, e é forçado a voar pra outro próximo, saindo do frio extremo e caindo direto no calor.

Quinto Mundo: Resort tomado pelo Deserto


Na outra ilha/continente, Kirby encontra um deserto arenoso, que no passado foi um Porto, uma cidade e um Resort. Provavelmente um local de descanso e turismo, que foi totalmente coberto por areia.


É possível notar as instalações de descanso, e as lojas abandonadas, inclusive mais um pequeno shopping, pois o local parecia ter fins de descanso e comercio.

Quinto Mundo: Região Vulcânica


E ao passar pela areia, Kirby chega nas montanhas vulcânicas, onde os vilões se instalaram.


Apesar de ter vestígios de uma antiga civilização, repovoada pelos animais, essa região é inóspita e bastante perigosa.


Pelo formato, era uma metrópole industrial no passado, com prédios, estradas e fábricas, algumas delas ainda ativas (estranhamente).

Todos os chefes são enfrentados nessa região, novamente, em sequência numa das fases.

Sexto Mundo: Instalação secreta de Pesquisas


Por fim, dentro das montanhas, o rosinha se depara com instalações secretas automatizadas.

Nesse local ele descobre a verdade, mas é apenas um ponto de luta contra os chefes finais.


Apesar de ainda estarem ativas, as instalações tiveram seu objetivo deturpado por um invasor. Assim, tudo que sobrou ali passou a servir a ele, e não aos construtores originais. 

Todas as pessoas desse mundo foram embora. 


Eles fizeram pesquisas com um invasor de outro planeta que acabaram capturando e aprisionando ali, e desenvolveram tecnologia de ponta em cima dele. 

Depois disso, estranhamente, eles deixaram o planeta todo pra ele, e apenas partiram...

É suspeito, mas é o que é dito.

Mini-Chefes

Existem apenas 4 mini-chefes, que se repetem bastante ao longo do jogo.

Tem o Macaco com Martelo, que libera um Martelo quando derrotado, além de usar ataques baseados nessa arma.


A Morsa de Gelo, que ataca usando gelo e criando bonecos de gelo, deixando o poder de Gelo após ser derrotada.


O Espadachim com Escudo, que ataca usando Espada e Escudo e entrega essa arma quando comido.


E o Pássaro Bailarino, que gira bastante enquanto luta, e deixa o Tornado como arma.


Chefes

Cada uma das regiões é chefiada por um guardião, protegido por portões, que devem ser rompidos pelos amigos resgatados de Kirby. Sempre há um valor mínimo para se romper os portões, e a fase de batalha não tem nenhuma etapa além do combate em si, por isso uma vez que o portão rompe, o rosinha pode combater o chefe sem delongas.

Primeiro Mundo: Gorimondo


O primeiro chefão é um Gorila absurdamente grande, que fica dentro do Shopping, e tenta agarrar o rosinha o tempo todo.


Se Kirby fica longe, ele atira pedras. Mas, se se aproxima, ele tenta agarrar a todo custo. A única forma de ataca-lo é chegando perto então, o rosinha tem que ficar esquivando dos ataques dele.


Ele também pode pular, mudando sua posição no cenário.


Quando se enfurece ele fica mais violento e mais rápido, passando a girar até ficar tonto.


Existem mini-chefes na forma de Macacos com Martelos, que lembram muito o gorilão em seus movimentos. Mas ele não usa armas, sempre atacando na mão mesmo.

Segundo Mundo: Árvore Tropical


Na região aquática, o chefe é uma arvore que fica estacionada no topo de uma colina.


Apesar de não se mover, ela ataca usando ar que espira criando disparos de ar.


Ainda por cima pode usar seus frutos (Cocos gigantes) pra tentar atingir Kirby.

Ela também pode invocar grades do solo, e até mesmo criar raízes grandes que cobrem boa parte do cenário.


Ela pode empurrar Kirby com o ar que espira, e também pode gerar ondas de ar e até nuvens no solo, tudo causando dano no contato.


A árvore lembra muito o clássico inimigo em forma de árvore que Kirby sempre enfrenta, mas aqui ela é diferente pois é uma árvore tropical.


Terceiro Mundo: Clawroline


Num circo, dentro do parque, surge uma Leoparda bastante rápida.


Ela ataca usando suas garras, sempre carregando o golpe antes de avançar, e causando grande impacto no contato.


Quando se enfurece, ela passa a se pendurar nos postes do circo, atirando adagas, e se jogando onde o holofote estiver (holofote este que sempre segue Kirby).


Apesar dela não falar em batalha, depois do jogo ela se torna uma aliada, conversando com Kirby.

Ela pede ajuda pra ele, pra salvar um outro chefe, seu namorado.

Quarto Mundo: Rei Dedede


Na região da neve, o chefe é o próprio Rei, que Kirby acredita (como sempre) ser o responsável por todos os problemas ali.


Mas, Dedede estava possuído por algo, o que pode ser observado em seu olhar.


Ele luta usando seu clássico martelo, mas ele não usa movimentos parecidos com Kirby. Aqui, ele é mais violento, se jogando no chão, esmagando com o martelo, ou então apenas avançando rápido pra atacar.


Conforme se enfurece, ele fica ainda mais rápido, e depois abandona seu Martelo e pega uma Viga gigantesca, usando ela Carregada pra criar rachaduras no chão, destruindo tudo no caminho.


Ao ser derrotado, Kirby como sempre comemora a vitória dançando... e o impensável ocorre.


Dedede se levanta durante a comemoração, e anda atrás de Kirby, por trás dos créditos de vitória mesmo, e captura Elfilin, o bichinho orelhudo amiguinho.


O rei então foge com esse troféu, e a aventura passa a ser pra resgatar o misterioso bichinho, agora em outro continente, que Kirby acessa usando sua estrela voadora.


Quinto Mundo: Armadiloco


Após desvendar os mistérios do deserto, Kirby encontra um grande Tatu Bola, que o odeia.

 

Há bonecos dele enforcado por toda parte, e cartazes de procura-se do Kirby, o que ilustra a obsessão e sentimento negativo do chefe sobre a bolinha rosa.


Mas, ele não parece ser ruim, apenas um maluco.


Na primeira parte da batalha ele ataca tentando capturar Kirby, e girando. Mas, quando chega na metade da vida, ele destrói o campo e ambos caem num lugar maior, onde ele passa a girar feito louco atacando como se fosse uma bola rápida.


Ele também dança enquanto luta, chega a invocar uma parceira de danças marionete, com quem fica girando pelo campo de batalha, dançando.


Ele fica nessa até ser derrotado.


Sexto Mundo: Rei Dedede Mascarado


E então, na montanha, a base secreta de Dedede é alcançada. Mas ele aparece ainda mais diferente...


Com uma máscara de Javali, o Pássaro gordão agora usa dois Martelos, e fica ainda mais versátil e violento, pulando pra causar impacto, além de martelar.


Ele parece até outro personagem, pois seus movimentos ficam extremamente mais rápidos e implacáveis, criando tornados de fogo a cada ataque.


E ele ainda tem duas formas, perdendo o controle de si mesmo e agindo como um Javali, sem seus martelos, e ganhando uma nova barra de vida.


Ele corre de um lado pro outro, atacando Kirby com investidas, até ser derrotado.


Depois de derrotado, a máscara cai, e Kirby comemora... 


Com Dedede normalizado, restava apenas buscar Elfilin, e um elevador se abre atrás deles, onde ele estaria. 


Só que não demora pra um exército de animais começar a atacar Kirby e seus amigos, e ele entra no elevador da montanha, junto com os outros.


Porém o Rei fica pra trás, por escolha própria, após se sacrificar pra regatar um de seus Waddle Dee que tropeçou, arremessando-o pro elevador. 


Ele faz isso pra Kirby e eles poderem escapar, e segura a horda de monstros com seu Martelo.


Luta Final: Leongar


No elevador, Kirby escuta uma gravação de apresentação do local. Como se fosse uma excursão, a voz se adapta ao idioma de Kirby, traduzindo-se automaticamente.


Então ela conta a história dali, falando que a muito tempo os antigos habitantes encontraram um ser alienígena (batizado de ID-F86) e fizeram experimentos nele, que podia se teletransportar, e a princípio não tiveram problemas. Até que, 30 anos depois dele enjaulado e sob pesquisas, uma amostra dele fugiu.

Parte do alienígena escapou do laboratório, e depois disso as pessoas optaram por usar a tecnologia desenvolvida pelas pesquisas, pra deixar o mundo. Simples assim, vago assim.


Sem entender uma nota, afinal Kirby nunca liga pra coisas técnicas (só pra comida), ele segue pelo laboratório sem escolha.


Até que chega em Leongar, um leão tagarela que só, que responde pelo alienígena, aquele que sobrou.


Acontece que Elfilin era parte do ID-F86, também conhecido como "Elfilis", e ele que havia escapado. O alienígena maior que ainda estava confinado porém, tinha controle sobre todos no planeta.

A mente de todos estavam sob seu controle, mas ele ainda não tinha poder absoluto por causa da parte faltante.


Elfilin teria de ser fundido a ele, pra que ele se tornasse supremo uma vez mais.

Então, Leongar enfrenta Kirby pra conseguir o pequeno pra seu mestre.


Primeiro ele se move lentamente sem levar a luta a sério, usando suas garras.


Até que ele é tomado pela fúria e uma energia sombria, ganhando poderes de energia, e expelindo eles, enquanto ruge e ataca com mordidas mais rápidas.


Seus movimentos repetem o padrão de ataques rápidos com investidas, no entanto ele faz isso em sequências, se tornando mais agressivo conforme enfraquece.


Quando derrotado, Elfilin é resgatado por Kirby, mas ainda não era o final.

Gosma Elfilis


Elfilis, de sua prisão, sai sem dificuldade alguma. Isso mostra que ele não era um prisioneiro, mas sim um residente (e provavelmente, a população do planeta foi consumida por ele, restando apenas os animais).


Os Waddle Dee estavam sendo capturados a mandos dele, e eles eram usados como fonte de energia em plataformas giratórias, tudo para alimentar ele. Cruel.


Mas, uma vez que Kirby estava frustrando seus planos, ele taca o dane-se e se solta, consumindo tudo em forma de uma massa.


Leongar é absorvido, assim como todo o resto (incluindo outros capangas dele, as demais criaturas) e a massa aumenta, virando uma gosma que persegue Kirby e Elfilin.


Essa luta é curiosa pois, ocorre num corredor, em direção da câmera. A criatura gosmenta se aproxima e Kirby precisa ataca-la, enquanto foge.


Mas, não adianta muito. A criatura usa tentáculos de gosma pra capturar Elfilin, absorvendo-o.


Fecto Elfilis


Com as duas metades combinadas, Elfilis assume sua forma perfeita, e enfrenta Kirby no topo do prédio.


E ele sim apela, com seu domínio sobre as Rachaduras Dimensionais, ele consegue puxar objetos por elas, pode voar, tem lâminas de energia que pode disparar de longe...


Ele só pode ser atacado de perto, quando tenta dar investidas em Kirby no solo, com uma Lança grande.


E mesmo assim ele é difícil, pois pode fazer de tudo, desde teletransportar até se multiplicar.


Até curar ele consegue, parando durante a luta com 3 casulos (escondido em um deles) pra se regenerar.


O bicho chega ao cúmulo de puxar meteoros do espaço pra jogar em Kirby.


Mas no fim, Kirby consegue desestabilizar ele, se jogando em cima dele, onde Elfilin estava preso (ainda não totalmente absorvido), e extrai ele na base da sucção, usando sua forma de Tampa.


Fazendo isso, Elfilis fica instável, mas não para de apelar.


Elfilis Final


Com sua forma derretendo, ele opta por puxar o Planeta Pop direto pra onde Kirby estava.

Isso chocaria os dois mundos, destruindo tudo, por isso Kirby luta contra o tempo pra destruir ele o mais rápido possível.


Pra isso, ele absorve um caminhão, e corre sobre prédios flutuantes por causa da gravidade instável, e vai em direção ao chefão.


No caminho rolam quick time events, vários e ao mesmo tempo até, quando Kirby finalmente se choca com Elfilis, ele ainda tenta resistir atirando energia.


Mas é atropelado, e detonado.


Desaparecendo na luz.


O Primeiro Final


Elfilin usa seus poderes para salvar Kirby e fechar os portais que sua outra metade tinha aberto.


Kirby e seus amigos acabam voltando pro Planeta Pop mas Elfilin se despede, pois precisava fechar os portais antes que tudo fosse arruinado.


E assim, tudo acaba...


Só que Elfilin usa seu poder pra abrir um novo portal e reencontrar seus amigos.


Assim, ele cria uma conexão entre os dois mundos, permitindo que Kirby e os outros entrassem e saíssem quando quisessem. 


Dessa forma a cidade colônia deles permanece ativa, e eles também tem sua terra de volta.


Fim... mas com alguns adendos...

Luta Secreta: Meta Knight


Existem algumas lutas secretas, começando pela do Meta Knight, um rival de Kirby que sempre está presente em seus jogos.


Ele é um Espadachim Alado e Mascarado, que adora desafiar Kirby pra duelos, e aqui não é diferente. Ele usa um Coliseu criado pelos Waddle Dee na cidade colônia, para enfrentar Kirby.


O Coliseu é um desafio de Boss Rush, onde Kirby enfrenta Chefes e Sub-Chefes em sequência, tendo alguns breves momentos de descanso com itens de cura, e possíveis trocas de armas, entre um combate e outro.

Meta Knight é o último chefe do primeiro Coliseu, e para enfrenta-lo, Kirby obrigatoriamente precisa usar a Espada que ele deixa no centro do ringue.


Ele gosta de duelar, por isso sempre deixa uma arma pra Kirby.


E é uma luta intensa. Meta pode voar e faz bom uso disso.


Ele também cria rajadas de fogo roxo com sua espada, e consegue fazer vários golpes consecutivos.


Vencendo, ele deixa a espada dele pra Kirby. Aliás, durante a luta, ele pode derrubar a espada sem querer, e se Kirby absorve-la, ele se transforma na Terceira Forma, mesmo sem ter feito o upgrade ainda.


Na verdade, Kirby consegue fazer upgrade de suas armas usando Pergaminhos e levando-os pro ferreiro da cidade.


O cara é bem criativo e consegue transformar os equipamentos em tudo que Kirby veste. Uma das espadas é inspirada em Meta Knight, pelo pergaminho que ele deixa, e dá poderes bem parecidos com os dele pro rosinha.


Bem, Meta Knight acaba virando um guardião da cidade, sempre posicionado no coliseu e vigiando os arredores. Por isso que nenhum monstro invade.

Mundo dos Sonhos de Elfilis: 
Resgate de Leongar


Ao terminar o jogo, surge uma tela mostrando Leongar preso numa bolha, e os dizeres "Continua". Ele não havia saído de Elfilis.


Na verdade, isso não é prelúdio de uma continuação do jogo, mas sim de um pós game de resgate, onde a Leoparda pede pra Kirby ajuda-la a buscar por Leongar.

Ele ficou preso num mundo alternativo gerado por Elfilis, e através de uma rachadura na realidade, Kirby pode enfrentar esse desafio, se quiser.


Nele, ele deve passar por 7 fases extras, cada uma combinando as etapas mais difíceis de cada mundo (mesclam as fases de cada região, com apenas as partes difíceis). 


E em cada uma dessas fases, Kirby deve procurar pelos Fragmentos da alma do leão, pra conseguir liberta-lo e leva-lo pro mundo normal.


Mas, no processo, ele também deve enfrentar os chefes corrompidos em versões projetadas por Elfilis.


Ou seja, os mesmos chefes são encontrados, mas muito mais poderosos.


Esse desafio não é impossível, mas notavelmente difícil, ainda mais pelo fato das Almas de Leongar serem muitas nas fases, e todas são escondidas. 


Algumas até podem ser perdidas durante a visita, forçando um retorno do jogador pra conseguir capturar todas.


O bom é que, apesar de escondidas, muitas estão em locais onde ficam itens secretos do jogo normal, como os colecionáveis, moedas e pergaminhos.


Se o jogador já pegou tudo, não é difícil pegar todas também.


Além disso, Elfilin conta quando todas foram pegas em cada etapa da fase. Assim, da pra saber exatamente onde procurar.


Falando em dicas de busca... tem um professor Waddle Dee na cidade colônia, que conta onde estão os Pergaminhos de Arma faltantes. Isso é bom pois também ajuda a buscar os colecionáveis por completo.


Bem, nesse mundo especial, há alguns chefes novos, que são mais que meras variações dos normais.


Os únicos que acabam sendo inéditos são os da última fase...

Leo Sombrio


No final da caçada pelos fragmentos da alma de Leo, o próprio é encontrado, e libertado.


Legal que ele até entra na dancinha de vitória...


Porém Elfilis, ainda vivo, surge e o possui novamente, gerando mais um combate de chefe.


Leongar usa os mesmos movimentos de sua fase furiosa na última batalha. 


Mas quando se enfurece, seus poderes aumentam mais ainda, criando campos elétricos com seus golpes.


Numa etapa final, ele acaba expelindo Elfilis, que ajuda ele na luta.


Os dois se auxiliam contra Kirby, atacando intercaladamente, mas apenas Leongar sofre dano.


Após derrotado por completo, Elfilis sai dele e assume uma forma mais poderosa, como Espírito... mas a forma não dura...


Meta Knight Borboleta


Uma borboleta entra no campo de batalha e ele acaba absorvendo ela (fome) fazendo com que tome a forma do Meta Knight ao toca-la, com asas de borboleta.


Ele tem poderes bastante parecidos com os do cavaleiro alado, mas é muito mais poderoso.


No entanto ele não é tão cortês quanto o Meta Knight verdadeiro, tanto que ele não deixa uma espada pra Kirby.


É apenas Elfilis, apelando pra forma mais forte que conhece.


Durante a luta ele pode invocar cópias de sua forma espiritual, pra atacar Kirby, além de usar seus muitos ataques de energia, e cortes rápidos.


No fim, após ser vencido, esse corpo explode e Elfilis foge, de novo.


Espada Suprema


Pra variar, ele deixa um pergaminho pra um quarto upgrade na Espada, criando a Espada do Meta Knight Borboleta.

E essa sim é a espada mais poderosa do jogo, aliás, a arma mais poderosa.


Ela permite esquivar e redirecionar Kirby no meio da esquiva, em um longo percurso, invisível.

Tem uma defesa poderosa, que ainda por cima carrega Espectros que perseguem os inimigos e causam muito dano.


Pode atirar lâminas de energia bem maiores, que vão mais longe. Ainda por cima, se Kirby tiver com 2 barras de vida (usando o item de aumentar vida ou dormindo), ele pode atirar ilimitadamente as lâminas, enquanto sua segunda barra tiver ativa.


Ele também ganha uma Espada Gigante se carregar o golpe, causando um dano devastador.

Além de tudo isso, ele pode sair girando e gerando tornados de fogo.


E detalhe, ela CURA. Cada golpe dela de perto regenera um pouco da vitalidade de Kirby.

Essa é a arma ideal pra terminar o jogo no final secreto.

Segundo Final

Com Elfilis desaparecido, Kirby se volta pra Leongar.


Só que ele permanece desacordado, e apenas quando todos os demais animais surgem e devolvem mais fragmentos de sua alma, que ele acorda e se une com sua amada, pra reinar uma vez mais.


Leongar era parceiro da Leoparda, e ambos reinavam no mundo animal (que foi o que restou do planeta depois que os antigos habitantes partiram). 


Assim, todo mundo fica feliz (menos a árvore, tadinha).


Detalhe, Leongar se chama Leo, e a Leoparda se chama Carolina. Ambos trocaram de nome quando Elfilis possuiu Leo. Carolina trocou de nome pra acompanhar seu amado, mesmo ciente que ele estava diferente... ela ficou ao seu lado.


Coliseu Final Z


Porém, ainda faltava vencer Elfilis de verdade.


Ele encontra um novo refúgio no Coliseu, no caso, numa zona repleta de inimigos fabricados por ele, em sua dimensão de sonhos sombrios.

Kirby precisa confrontar esse difícil coliseu, pra encontrar a verdadeira forma de Elfilis. Todos os chefes são os mesmos do modo secreto, exceto uma versão nova do Meta Knight (espectral), que é ele mais forte (mas não tanto quanto a forma Borboleta). Ainda assim, a penúltima luta é contra o Borboleta, assim como no final da campanha secreta.


Observação: O Coliseu sempre premia com uma Estrela Fragmentada e muitas Moedas, ou seja, da pra farmar essas estrelas mesmo depois de terminar todas as fases extras. Uma boa tática é ir no modo normal do Coliseu (que é o mais rápido) e termina-lo várias vezes pra assim obter várias Estrelas, e fazer upgrade das armas.


Também da pra melhorar as armas, como a própria Espada Final, deixando ainda mais forte, usando esse recurso. Naturalmente, as fases secretas só dão estrelas suficientes pra fazer upgrade das armas em suas formas, e não sobra pra melhorar além.


Chaos Elfilis


Ele surge como último inimigo, depois da forma sombria do Borboleta, e tem 3 formas.


A primeira consiste nele voador, igual sua forma final da campanha. Mas ele tem mais poder e velocidade.


Depois, quando sua vida está pela metade, ele passa a invocar uma versão ilusória sua no fundo do cenário, gigantesca.


Além disso, ele começa a atirar mais e mais energia e meteoros.


O problema é sua terceira forma, quando ele vira uma bola de energia, que atira laser.


Kirby retira seu núcleo de dentro da forma física, e acontece que na verdade, Elfilis se fortaleceu absorvendo a IA do Laboratório.


Ele se fundiu ao sistema de segurança do lugar (tanto que as falas do sistema são ditas durante a luta, corrompidos), e nessa forma além de restaurar toda sua vida, ele ainda fica muito mais forte.


Essa bola é poderosíssima, e letal, usando ataques impossíveis de esquivar (como um buraco negro que drena quase toda a vida de Kirby).


Por ser o Coliseu, Kirby sempre deve enfrentar 11 chefes no modo difícil até chegar nele, e tentar vencê-lo. 


Isso, somando ao fato de que ele não pode se regenerar antes da luta (só com pouquíssimos suprimentos que não se renovam nas salas de espera, e ainda são mais fracos que os comuns), é tremendamente difícil vence-lo.


Mas, Kirby pode apelar pra Espada nv 4, e itens como Barra de Vida dupla.


Vencendo a terceira forma, Elfilin absorve o que resta de Elfilis, e pronto.


O mundo de pesadelos some, e todos ficam em paz.


Fim.

Bem, isso é tudo.


O jogo tem alguns easter eggs, especiais e extras, mas acho que já falei de tudo.

Eu não fiz os 100%, pois faltou salvar alguns poucos amiguinhos... mas cheguei perto (96% e sem me esforçar tanto).


Além disso, não coletei todas as miniaturas, que apesar de contarem um pouco dos personagens, é um colecionável totalmente secundário.


Tanto que, da pra comprar em loja. Tem 4 lojas e ainda uma especial que completa o que tiver faltando.


Pra isso só é preciso pegar dinheiro e Estrelas Fragmentadas... ou seja... Coliseu até cansar.

Mas, de resto, o jogo é tão divertido que até joguei várias outras vezes, e ele não enjoa.

Todo mundo morreu.

Não posso sair disso sem dizer isso mas... notou que todos os humanos sumiram e foram pro "Mundo dos Sonhos". Não existe... mundo dos sonhos.

Todos no mundo morreram. Não há indícios de que houveram sobreviventes, e a história esconde a verdade. Se o monstro na jaula tinha domínio sobre o mundo, mesmo permanecendo preso, significa que todos estavam sob seu controle desde sempre. Logo, a aniquilação da terra partiu de seu paciente plano de domínio mundial, fingindo ter sido capturado para assim ter acesso a tudo e todos sem jamais passar por suspeitas. Seu fragmento foi a falha do plano, pois buscou por ajuda, e conseguiu impedi-lo trazendo Kirby.

Ele esteve sob controle por 30 anos. Ele consumiu por 30 anos. Kirby existe a 30 anos.

Agora, bora pro próximo!

See yah!


Postar um comentário

0 Comentários