CríticaMorte: Terrifier - O primeiro é o pior.

Agora entendi porque nunca ouvi falar do primeiro filme... que porcaria viu?!

"Terrifier", lançado em 2016 e atualmente disponível na Amazon Prime, é um filme de mal gosto, sem praticamente nada de proveitoso ou assustador. 


Como prometi ao falar do "Terrifier 2", eu acabei assistindo e gostaria de registrar o quão ruim achei. Nem vou poupar spoilers, mas já adianto que este filme não explica as coisas que levaram ao segundo. A família principal por exemplo, pode esquecer, não tem nenhum vínculo com o elenco deste.

Boa leitura.

É apenas um show de gore explícito e gratuito, com sequências de mortes mal conduzidas, e pouca inspiração narrativa.


Filme de 2016 que parece roteirizado por um adolescente perturbado, e encenado por pessoas que encontraram andando nas ruas na hora de filmar, e pagaram um salgado pra participar. Sem contar que conta com uma fotografia ruim, propositalmente pra disfarçar a qualidade já bem reduzida que o filme tem.


Apesar de terem seus momentos de glória com um suspense interessante aqui e ali, como na cena inicial do restaurante (onde as possíveis vítimas zombam do palhaço, sem nem imaginar o quão perigoso ele era), o que o longa entrega são só mortes pra chocar.


Com uso de efeitos práticos, as vezes bem convincentes, outras risórios de tão falsos, tudo que souberam fazer foi expor  corpos mutilados e próteses, em matanças rápidas.


Considerando que a proposta comum em filmes "slashers" seja a de nos aproximar dos protagonistas/vítimas, para nos fazer no mínimo torcer por eles, enquanto o antagonista os caça, o que Terrifier faz é extremamente falho.

Ele vacila ao nos prender com personagens mal desenvolvidos, sem histórias prévias, e apenas jogados como elenco secundário. Depois ele descarta um a um, de maneiras vazias, ou brutais, dando uma sensação seca e amarga, mas igualmente sem significado.


Ao invés de sentirmos a perda dos personagens, nos sentimos chocados ao ver pessoas sendo mortas, e isso é algo desagradável num sentido péssimo.

Filmes de terror não são só pra "chocar", mas pra aterrorizar, ou horrorizar. Nos fazer sentir medo, temor, e empatia pelas vítimas. Este filme porém só parece alguma obra de um pervertido por carnificina, que acha bonito mostrar vídeos de pessoas sendo executadas.


A história de Terrifier também não tem nada de interessante. Seu início já parte da existência do vilão e, ele só sai matando, pessoas aleatórias que dão o azar de encontra-lo, primeiro numa rua, que leva pra uma pizzaria e depois pra um prédio, que as vezes tá abandonado, as vezes passando por dedetização, mas o que importa é que tá trancado, cheio de ratos, mas repleto de pessoas também.


Tirando os dedetizadores, ninguém mais teria razão pra estar no tal prédio. Faltou tato pra unir os personagens e leva-los até o mesmo ambiente. Do jeito que fizeram, soou forçado, pois todo mundo só vai aparecendo ali, entrando, e ficando preso junto do palhaço. 


As vítimas se resumem a mulheres, que sempre sofrem algum tipo de tortura do palhaço, e homens, que sempre recebem golpes na cabeça.

Do elenco feminino, temos uma moça que é dividida ao meio, nua (cena pesada, mas sem grande importância pois ela é executada pra causar temor em uma espectadora, que depois é morta rapidamente). 


A razão pra ela ser morta seria o fato de ter provocado o palhaço, e ela é tirada do carro onde estava, levada pra dentro do prédio sem ninguém ver, e pendurada de cabeça pra baixo, sem suas roupas, pra ser serrada ao meio. Tadinha da atriz...


Tem a moça que assiste a amiga ser dividida, quem morre com vários tiros no rosto depois de lutar pela vida. 


Ela entrou no prédio primeiro, pra usar um banheiro, após uma festa a fantasia com a amiga (festa nunca mostrada). 


Antes, ambas encontram o palhaço numa pizzaria, quem mostra interesse por ela e no fim é rejeitado e provocado, até simplesmente descarta-la.


Tem a mulher maluca que tinha um bebê falso, quem morre escalpelada e tem partes do seu corpo vestidas pelo palhaço, pra desfilar. 


Ela surge dentro do prédio, se dizendo inquilina, com uma boneca quem chamava de filha, e interage com a moça anterior antes de sua morte. Depois ela é pega pelo palhaço e tenta fazer carinho nele, mas é morta fora de cena.


E tem a jornalista no começo, quem morre com os olhos perfurados por uma vítima antiga desse mesmo palhaço, quem foi desfigurada no passado.


O filme não explica de onde o palhaço veio, mas cita que ele já realizou um massacre e apenas essa moça desfigurada sobrou. Ela aparece na sequência, e até a cena dela na entrevista é mostrada, a mesma cena. Só que a parte que ela mata a jornalista fica oculta no segundo filme, sendo que ela é mostrada aqui e, ela só esmaga os olhos da jornalista.


No elenco masculino tem o dono da pizzaria, que tem sua cabeça transformada numa abóbora de halloween, fora de cena (só a cabeça é mostrada).


Tem seu funcionário, que depois de limpar um banheiro totalmente sujo pelo palhaço (que joga fezes em toda parte, não entendi ainda pra que), tem a mão cortada, depois sua cabeça esfaqueada, logo após descobrir a morte do patrão.


Tem o cara dedetizador do prédio, que tem sua cabeça martelada, desmaia, mas sobrevive pra morrer com sua cabeça esmagada com pisadas do palhaço.


E tem o colega dele, que tem sua cabeça degolada, e arrancada. Ele foi atrás do amigo quando ele não atendeu o celular, e chegou só pra morrer nas mãos do palhaço.


Os dois eram de uma empresa dedetizadora que iria exterminar ratos naquele prédio.

Por fim tem o médico que vai fazer a autópsia no corpo do palhaço, e é aquele mesmo do segundo filme, que dá início a ele. Sua morte não é mostrada aqui, mas consegue render um bom e raro momento de terror, onde as luzes piscam e os rádios ligam, mostrando as vozes das vítimas do palhaço.


E bem, é isso que o filme mostra, pois de enredo mesmo não tem nada.

Engraçado ver que o maior pecado do segundo filme, foi totalmente ausente no primeiro. Exageraram muito no desenvolvimento dos personagens no segundo, pra tentar compensar uma das falhas do primeiro, mas acredite, o pior nele nem é isso.


O filme é ruim por seu horror explícito e sem sentido. 

Como mencionei, parece só que optaram por botar sequência de vídeos de pessoas sendo mortas sem nem as conhecermos. Isso causa uma sensação angustiante e revoltante, e não o temor por assim dizer.


Sei que parece a mesma coisa, afinal em filmes de horror, personagens morrem e quanto mais violento e grotesco for, pior/melhor né? Ainda mais pra apreciadores de coisas mais gráficas. 

Só que aqui, como nem conhecemos os personagens, nem mesmo entendemos o que se passa, pois tudo só é empurrado de qualquer jeito, a sensação que resta é desconforto, angustia e nojo pelo que acontece.


Filme ruim, mas o palhaço da um medinho.

E o final, mostrando a única pessoa que não morre (a irmã da moça que toma os tiros), quem vai buscar a irmã e acaba atropelada, depois tem seu rosto comido pelo palhaço.


E aí revela que ele tinha um estranho fetiche por desfigurar suas vítimas não fatais.

Alias, por fim, o palhaço se mata quando os policiais chegam nele, atirando na própria cabeça.


Mas ele é imortal, e retorna pro segundo filme, assim como voltou neste, dos curtas.

Falando mais do palhaço, aqui ele não é tão expressivo ou marcante. Ele é bizarro, tem seus momentos inspirados (ele vestido de mulher é curioso), mas no geral fica bem ofuscado pela ideia de um psicopata executando geral.


Algo que estraga muito suas cenas é a filmagem em si, que usa uma saturação pesada, dando um aspecto antigo. A mesma técnica foi usada no segundo filme, mas lá davam mais desenvolvimento ao personagem mudo, ainda mais com sua coadjuvante (que não existe no primeiro filme).

O Palhaço aparece apenas de supetão, atrás dos personagens, através do puro suspense. Há situações nas quais ele brinca com as vítimas, e faz piadas gestuais, mas a câmera nervosa nunca consegue mostrar tudo muito bem.


Então ao invés de uma bizarra cena divertida, seguida pelo impacto de mortes, o que temos aqui são cenas soltas do palhaço mímico fazendo algo, e depois ele matando alguém de forma rápida e cruel.

Ao meu ver, o segundo filme ficou bem melhor, mesmo sendo ridículo em seu final. O jeito é torcer pra, caso exista um terceiro, ele evolua e corrija as falhas. Talvez fique bem melhor se focar no Palhaço Mímico e essa pavorosa ideia de "brincar com o horror", mas sem ser forçado.


Se quiser assistir manda ver. O filme tem 1h20 minutos, que demoram pra passar viu.

Sabe o que é hilário? O que reclamei que faltou aqui no primeiro filme, teve de sobra no segundo, e o que reclamei que faltou no segundo (violência e foco no palhaço matando geral) teve no primeiro. Eu sei lá o que quero! Acho que vou ficar quieto.

É isso.

See yah.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu sei o que quer, um equilíbrio onde mostre as motivações, que tenham formas de suspense e apreensão em todas as cenas, que você sinta medo de estar naquela situação e pelas pessoas na tela que estão naquela situação...
    Os 2 filmes são desculpas para o gore e nada mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Isso esclarece o que penso! Potencial havia mas sempre em desequilíbrio.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)