O Filme Achado de Hoje: Deadstream

Nunca ri tanto num filme de terror.

E o mais incrível é que, ele não é ruim! Ri pois ele é engraçado, propositalmente engraçado.


Esse é o segundo filme de "Terrir" em Found Footage que já vi, e nesse caso, ele é muito melhor que o anterior que vi (Untitled Horror Movie).

Bem, falarei mais a respeito, mas caso queira assistir, compensa e prepare-se pra uma diversão grotesca estilo Evil Dead.

Boa leitura.

E tem spoilers... mas eu aviso quando começar.

Deadstream é inusitadamente engraçado e realista, apesar de tropeçar em alguns exageros as vezes.


Ele é um ótimo found footage, respeitando o formato do início ao fim, com justificativas mais do que satisfatórias.

Engraçado que, ele não força o humor em momento algum, nem vem com piadas forçadas. Na verdade este é um filme de terror bastante convincente, que acaba gerando humor por conta do protagonista.


Shawn é um streamer que só fazia lives de pegadinhas, muitas delas perigosas ou politicamente incorretas. Daí seu canal foi desmonetizado, e pra se recuperar, além de pedir desculpas em vídeo, ele optou por fazer um especial de Halloween, transmitindo sua primeira nova live monetizada em uma Casa Assombrada, no meio do nada, sozinho.

Cheio de câmeras, equipamentos, amuletos e tablets, ele vai pra tal casa e se tranca nela, com o objetivo de passar uma única noite, se cagando de medo.


Legal que, ele emula muitos vídeos reais do YouTube, de exploração paranormal em locais assombrados (o que mais tem são canais disso, eu mesmo sigo um que compila os melhores vídeos de capturas, semanalmente, chamado "Duke's Top 5"), porém ele faz questão de brincar com certos clichês.

Sempre me perguntei porque geral nunca grava o fantasma de perto, ou responde ao chamado quando eles "aparecem". Também sempre me questionei sobre a razão desses caçadores de paranormalidade sempre fugirem quando encontram algo. Pois é, Shawn faz questão de se privar dessas opções, sabotando seu próprio carro (tirando as velas e jogando na floresta), se trancando por dentro da casa,  jogando a chave fora, e colocando câmeras em todas as salas que encontra, com transmissão ao vivo pro seu tablet.


Ou seja, mesmo querendo fugir ao primeiro barulho que escuta, ele não pode. E pra variar, pra não perder inscritos ou patrocínio, ele mesmo se obrigou a seguir a regra de EXPLORAR QUALQUER ANORMALIDADE. Resumindo, este seria o streaming perfeito de algo sobrenatural, se algo assim ocorresse.

Ele também já mata qualquer possível crítica que eu poderia fazer sobre "uso de edição sonora", botando a trilha sonora nas próprias mãos em tempo real (e mesmo assim, o filme não tem acordes de suspense nem nada do tipo. Shawn quem controla a música e ele não é muito bom nisso, o que só aumenta o realismo).


Narrativamente falando, gostei que o longa não perde tempo com enrolações, nem nos engana ou finge situações pra nos assustar pouco a pouco. Ele também não cria todo um mistério prévio, com diálogos e mais diálogos, pra de repente começar a jogar jumpscarys, não. Ele trabalha isso ao passo em que a trama avança.

Shawn já tá na casa, a live já começou, e aos poucos ele vai explicando o quanto ela é assustadora. Contando histórias das pessoas que ali morreram, ou explicando (e mostrando com vídeos anexos) o que cada cômodo já teve de paranormal capturado, ele vai explorando e nos ambientando. 


Até que, coisas começam a acontecer, e cara, é tão divertido como Shawn reage!


A voz dele é engraçada, e as reações dele são naturais, hilárias, mas naturais. Ele é covarde de mais, e ainda assim, se obriga a ir adiante pelo bem de seu canal. Chega a ser imprevisível o que fará, o próprio desfecho do filme me pegou de surpresa, pois é realista.

Tudo o que aparece foi muito bem feito, com efeitos especiais práticos e digitais. Confesso que em nenhum dos casos é perfeito, pois as próteses usadas em algumas situações são nitidamente de borracha, mas ainda assim nos pegam de surpresa.


Da mesma forma, certas adições digitais são perceptíveis, mas não fazem feio, espantando o suficiente. 


Tem muitas piadas em torno da narrativa, situações que são assustadoras mas acabam ficando engraçadas pela forma como Shawn reage, como o fato dele correr pra baixo de lençóis num closed quando escuta um barulho.


Da mesma forma, tem certas partes que são divertidas pela composição magnífica da cena. Quando Shawn ta sendo perseguido numa escada e tropeça, nem podemos ver mas da pra ouvir quem o persegue tropeçando e caindo também. Eu simplesmente rachei nessa hora.

Tem a cena da Lança também, que sinceramente não da pra não rir com isso. Mas, é uma cena séria, se olharmos pela perspectiva da ameaça... mas caramba, eu ri.


A questão é que o longa nos oferece dezenas de possibilidades da ideia de Shawn dar errada, seja de forma paranormal ou não. E nenhuma dessas é descartada viu.

Assim como falei em meu review de "Man of Medan", certas ameaças psicológicas se tornam físicas dependendo do que fazemos para escapar delas. E as vezes, nossas ações tem um peso maior do que deveriam (qualé, o cara foi pra um local onde podem ter estranhos drogados, animais, pode ser um local condenado e perigoso com estruturas precárias, ou pior, pode realmente ter fantasmas!)


É tipo isso que é mostrado neste filme, pelo menos no começo, onde não temos certeza de qual o risco que o protagonista enfrentará. Ainda assim, até sua conclusão, mesmo depois de tudo já ter sido escancarado para que assistíssemos cientes de qual o terror, eu ainda esperava por uma reviravolta que me fizesse dizer "Caramba, ele ferrou tudo mesmo". Mas não, o filme é bem direto ao ponto e o que assistimos é mesmo o que parece ser.

É que, o sobrenatural é real e, Shawn se lasca bonito.

Vou contar a história resumindo os melhores pontos mas, caso não queira spoiler, assista, não se arrependerá.

A História: Deadstream


Bem, tudo começa com um preview de Shawn é claro, explicando quem ele é e o que fará.


Depois ele vai pra casa e começa a equipar o local, contando histórias pra nos assustar, e se manter calmo afinal, ele pesquisou. Inclusive, ele chega a quebrar uma placa com um símbolo que encontra, só pra provocar a casa.


Mas ele começa a ouvir sons, alguns inscritos mostram fotos tiradas em tempo real de outro cômodo, com um fantasma aparecendo e pronto, vira bagunça. 


Ele tenta fugir e pouco a pouco escuta vozes, até ouvir uma mulher rindo, e entrar em desespero.


Por sorte, a mulher era uma moça muito bonita que se diz ser sua inscrita, e chegou até lá pra vê-lo pessoalmente, descobrindo onde a casa ficava.


Ele só fica feliz, agradece pela presença dela, e ambos começam a andar junto (apesar da relutância dele, afinal ele queria ficar sozinho como parte de seu objetivo).


Aos poucos ele consegue ser cada vez mais babaca, destratando a corajosa moça, que tenta apoia-lo e incentiva-lo na missão assombrada.


Até que ambos encontram um porão secreto, e uma caixa com pertences da antiga dona da casa. Nessa hora, Crissy (a moça) chega a vestir um pingente da caixa como se fosse dela (só aí, da pra saber a merd4), e pronto, Shawn começa a zombar dos poemas da falecida.


Claro que isso irrita Crissy, e quando ele começa a suspeitar do repentino surgimento dela ali, questionando coisas como a forma que ela entrou na casa, afinal ele trancou a única saída... 


Eis que ela tenta arrancar um pedaço do pescoço dele na mordida!


Mas, ele enfia um pedaço da casa no pescoço dela e deixa ela no chão. Nesse ponto, ele corre pra pedir ajuda na live, voltando pro notebook e dizendo que não queria matar ela, foi um acidente.


E ao voltar pro corpo, encontra só o sangue, formando uma trilha até um dos quartos. Claro que ele corre pro lado oposto e se esconde, e pra piorar, a moça reaparece, agora enforcada e toda fantasmagórica, apenas nas imagens da câmera daquele mesmo corredor.


Estimulado por seus seguidores, Shawn corre pra tentar se salvar e só se lasca no processo, com o fantasma da moça aparecendo cada vez mais fisicamente, agora em sua forma real, e o perseguindo.


Ele entra em pânico, tenta arranjar um jeito de sair, e pega uma corda pra amarrar no corpo e num berço em um dos quartos, tentando pular pela janela. Mas, um fantasma bizarro de uma criança aparece e ele corre de medo.


No vai e vem, ele só decide pular pela janela e arrebenta a perna na queda. Mas permanece vivo.


Dai ele volta pro carro, não antes de procurar as velas que jogou fora (pra impedir que fugisse) e, mesmo encontrando ambas, ele da de cara com um monstro no mato. Mas corre, e acaba sendo salvo por um policial.


Que na verdade era a cara de um antigo falecido da casa e pronto, ele suspeita e bate no saco do policial, correndo pro carro em seguida.


Depois ele tenta ver o que houve, e vê o policial sendo devorado pela criatura da floresta, ou é o que ele pensa.


Mas não era nada disso, na verdade o policial era mesmo um dos fantasmas, que tenta ataca-lo invadindo o carro, mas é morto por uma Arma de Batatas de Shawn, que explode seu corpo no centro.


Aterrorizado, Shawn recebe uma dica de um de seus seguidores, com a avó falando que trabalhou como babá nessa casa a muito tempo, e que o amuleto de proteção que ela fez (e Shawn quebrou) era tudo que o impedia de morrer. Ela explica como ele poderia fazer um novo, e ele toma coragem pra enfrentar a casa.


Daí ele volta, e la dentro começa a provocar o fantasma da moça enforcada, e acaba dando de cara com outro fantasma monstruoso de uma criança.


É quando decide correr, e criar o ritual especial, chamando a moça pra finaliza-lo, e tomar a alma dela pra si. Tecnicamente o ritual faria ele trocar de lugar com ela e receber controle sobre a casa.


A primeira tentativa falha, pois ele não completa o ritual, e ai é capturado pela fantasma, que o tortura em uma banheira.


Mas ele se liberta, foge disso, e tenta mais uma vez, agora todo arrebentado.


Ele chega inclusive a lutar fisicamente com a fantasma, botando além de um cutelo na testa dela, uma câmera também.


Daí ele consegue ver ela pela perspectiva dela. Ele também bota uma câmera numa lança improvisada que acaba se voltando contra ele, mas o que importa é que o que ele mais tem são câmeras.


Ao tentar concluir o ritual pela segunda vez, ele falha novamente, até que ele percebe que devia sacrificar um dos dedos da mão, e o corta usando o Cutelo da cabeça da fantasma.


Fazendo isso, ela é puxada pro inferno, e Shawn ganha a casa.


Ele até comemora na live, bota musiquinha de vitória e tudo mais.


Porém, receber a casa significa virar novo administrador dos fantasmas tudo, e eles aparecem para conversar com o novo dono.


Assim, a live é interrompida.


E o filme acaba.


É claro, que eu não consigo contar tudo.

Tem muitas partes hilárias que só assistindo pra entender.

Caso queira ver, este é um filme exclusivo da Shudder... é tipo uma Netflix só que apenas de terror. Se procurar bem, você acha.

Enfim, é isso.

Até que fiquei feliz por achar um found footage decente e engraçado.

É uma variação rara... 

See yah!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Mais um acerto em cheio nas recomendações, assisti hoje e me surpreendi, esse filme realmente tem um clima de casa mal assombrada, e as reações do Shawn são as melhores kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Jonathan!!! Pior que esse filme é maneiro. É um dos meus favoritos... e olha que é tecnicamente mó comédia kkk. Bom que curtiu.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)