SérieMorte: Game of Thrones - A Casa do Dragão

Apesar de ter assistido toda a série Game of Thrones, inclusive o spin off não canônico chamado "8º temporada", eu não estava nada ansioso pela série derivada dos dragões.


Mas, tava passando na Warner (eles sempre estreiam o primeiro episódio de séries novas pra chamar o público pro streaming da HBO, foi o mesmo com a do "Pacificador"), e acabei parando pra assistir.

Pois é, não me arrependi, mas também não me orgulho.

Falarei mais a respeito a seguir, sem spoilers.

Boa leitura.

Lembro-me de ter assistido toda a série principal com meu irmão, e confesso que passei por muitas situações complicadas, talvez principalmente pela quantidade absurda de sacanagem mas, eu não me arrependo!

Também nunca escrevi a respeito, pelo menos que me lembre, pois não é algo que me orgulho de ter visto. Game of Thrones é uma série cheia de mortes desenfreadas e nudez, e geralmente não falo disso pois, como é que vou ilustrar depois?!


Em todo caso, depois da porcaria que foi a 8º temporada, com a história lançada antes mesmo dos livros terem a mesma feita (nunca entendo isso, o criador dos livros, George R. R. Martin, nem tinha terminado "As Crônicas do Fogo e Gelo" - uma coleção de livros que serviu de base pra adaptação televisiva -  mas quiseram finalizar a série com um final, prevendo o que ele faria nos últimos livros! Antes nem finalizassem). 

Agora os caras vieram com a proposta de lançar uma história prequel mostrando como a Família dos Dragões brigou pra sentar nas espadas, também inspirada nos livros (só que agora no material de "Fogo e Sangue", livro este pronto que funciona como anterior a saga do Fogo e Gelo).

Eis o que me soou desinteressante: Pra que conhecer o passado de um futuro tão estragado com o já conhecido "desfecho"? Talvez nos livros seja bem legal, mas na série, depois de tudo o que já sabemos, é um caminho completamente na contramão.

Mas, pensando mais no universo em que se passa, onde famílias brigam por posições em um enorme reino dividido em casas familiares... eis que continua desinteressante.


Acompanhar um grupo de pessoas obcecadas por poder, tramando e conspirando umas com as outras, matando se preciso, enquanto praticam coito a torto e a direita, era mais legal de se ver quando eram com um monte de famílias diferentes (tirando no caso dos Lannister que seguiam outras regras), com seus territórios próprios e visando o domínio total dos demais.

Em "A Casa do Dragão", os Targaryen já dominam tudo, e estão acima de todos, com direito a dragões mano. É o tão citado período em que a Casa do Dragão dominou todos os reinos, e o conflito surge por causa de uma rivalidade interna bem rasa inspirada em herança da coroa.


Mesmo com um enredo bem fraco, a série ainda tem elementos legais como a ambientação medieval, e os complôs que se formam ao longo da trama, mas o ruim é que ela depende muito de diálogos e exposição.

Boa parte é parada, com discursos intermináveis e constantes, e discussões sobre temas geralmente políticos. Quando foge disso, é sobre alguma tramóia elaborada com fins também políticos, o que acaba deixando a experiência meio enjoativa.


O protagonismo é lançado para uma jovem Targaryen, que é esperta, inteligente, forte, astuta, mas só por ser do sexo feminino, não pode herdar o trono (coisa que é revogada sem pestanejar). Paralelo a ela, tem o tio dela, que seria o herdeiro direto, mas não é pois é "instável de mais".

Ambos se dão bem, mas é claro que a série começa aos poucos a jogar indícios de que brigarão pelo trono. Chega a ser bem estúpido.

A cegueira pelo poder, que simplesmente faz geral matar geral, poderia ser interessante se tivesse um palco decente. Mas, tudo soa tão artificial ainda no primeiro episódio que não consigo me ver envolvido, não como foi na experiência da série principal. Tanto que, eles chegam a bater na tecla do "Inverno que chegará" que foi o grande fôlego da série mãe, mas que simplesmente desapontou quando o mesmo ocorreu (veio uns zumbi de gelo e foi isso). Tentam empurrar a trama pra uma profecia de última hora mas que já sabemos que não vai dar em nada.

Independente de comparativa, A Casa do Dragão acaba sendo lenta de mais sem entregar nada tão impressionante ou implacável. Há mortes, como esperado, mas elas não são nada impactantes (mesmo as cenas que podem ser consideradas gatilhos, como a da gravidez, acabam sofrendo certa censura, amenizando o impacto visual - mas mantendo sim o impacto narrativo).


Em termos de efeitos especiais, ela não deixa a desejar, tirando em uma parte de um massacre na cidade, em que os corpos mutilados beiravam o tosco de tão explícitos porém artificiais que foram.

Exigir mais realismo não é um erro uma vez que a parte mais legal da série, ao meu ver, seriam os momentos de violência.

Sobre a trilha sonora, é mais do mesmo. Senti que tentaram replicar e remixar músicas usadas em Game of Thrones (como a famigerada trilha da abertura), mas acabei nem notando ou me envolvendo com os sons.

Felizmente pros tarados de plantão, a parte da nudez se mantem firme e forte, e igualmente gratuita. Tem momentos que nem precisavam ter isso, nem comunicam nada com isso, mas tem, e muito (eu não queria ter visto a bunda do Doctor Who).

Quanto as atuações, bem, não são as piores que já vi, mas também não são as melhores. Como mencionei, existem certas esquisitices e artificialidades no envolvimento dos personagens. Tem uma moça que vive interagindo com a protagonista que, tem uma proximidade tão grande que chega a parecer que são namoradas, quando não é exatamente o que a série que mostrar (ou é, vai saber).

Talvez seja questão de tempo pra entender o desenvolvimento dos personagens, mas sendo sincero, não me vejo assistindo mais dela, nem desejo entender ou conhecer mais da história de fundação das famílias variadas que futuramente se matariam pelo trono de ferro.

A série tem um ritmo tão lento, que deu sono.

Enfim, falo apenas do primeiro episódio, e talvez eu veja os demais pra tirar maiores conclusões. No entanto por hora, me dou por satisfeito.

É isso.

Falei pouco mas, eu nem falaria se não fizesse assim. Fica só pra registro que vi e não curti.

Obrigado pela leitura.

See yah.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Grande morte. Também não achei grande coisa essa série até o momento, mas para mim ela é claramente superior a série do senhor dos anéis. Aquela ali sim deu sono além da história fraquíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai sr Ivan!

      Cara, o pior é que eu acabei curtindo a do Senhor dos Anéis, bem mais que essa. To até com receio de continuar assistindo e me arrepender. Mas acho que não terei escapatória.

      Pior que ultimamente ta complicado achar uma série legal pra ver, sem medo do arrependimento.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)