ReviewMorte: Gravity Falls - 1° Temporada - Falando tudo sobre a Primeira Temporada

Uma terceira temporada está prestes a sair (fonte: vozes na minha cabeça e o marketing do novo livro) então provavelmente não tem hora melhor pra falar sobre Gravity Falls.

Capa de Gravity Falls primeira temporada, explicando tudo

Por ser um desenho animado atemporal (negócio envelheceu benzão), acredito que o melhor jeito de falar seja explicando tudo o que der, episódio por episódio, resumindo e esclarecendo dúvidas.

Então, bora falar dos 20 episódios da primeira temporada e destacar seus pontos altos e mistérios.

Se não conhece Gravity Falls e quer conhecer, falarei tudo sobre a primeira temporada. E, se já conhece, talvez tenha algo que goste por aqui. Lembrando que, geralmente faço os artigos sem consultar fontes externas... então podem haver surpresas... pelo menos eu me surpreendi.


Boa leitura.


Índice

O artigo ficou grandinho, então nada melhor que separa-lo em tópicos. Caso queira ir pra algum tópico de seu interesse, basta clicar nele abaixo.

  1. Armadilha para Turistas - Zumbis e Gnomos
  2. A Lenda do Gobblewonker - Monstro do Lago e Robôs
  3. Caçadores de Cabeças - Museu de Cera
  4. A Mão Que Balança a Mabel - Surge Gideão
  5. O Inconveniente - Os Fantasmas
  6. Dipper vs Masculinidade - Os Homens Touro
  7. Dipper em Dobro - A Máquina de Clonagem e a Festa
  8. Tesouro Irracional - O 8°1/2 Presidente dos EUA
  9. O Porco e o Viajante do Tempo - A Primeira Briga dos Irmãos
  10. Lutem, Lutadores - A Luta de Robbie e Dipper
  11. Dipper Pequeno - A Volta de Gideão e a Máquina Encolhedora
  12. Summerween - O Monstro dos Doces
  13. Chefe Mabel - A Aposta de Mabel e Stan
  14. O Poço sem Fim - As 4 Histórias (Voz, Fliperama, Footbot e Dentes)
  15. Ao Fundo da Piscina - O Sereiano
  16. O Tapete Elétrico - Troca de Corpos
  17. Meninos Loucos - As Maldições Musicais
  18. A Terra Diante dos Porcos - Dinossauros
  19. Escapando dos Sonhos - Gideão e a chegada de Bill
  20. Gideão Assume - A Luta Contra Gideão



O que é Gravity Falls?

Abertura de Gravity Falls

Se você é como eu e não fazia noção do que era esse desenho, vem com o tio que eu explico! (Agora eu posso, assisti).

O desenho de 2012 passou na Disney Channel, época em que os streamings que copiavam a Netflix nem sonhavam em nascer e massacrar a televisão. Aqueles tempos eram preciosos onde, se você não tinha acesso aos canais pagos, se contentava com a rede pública promovida pelo Sabadão Animado no SBT, TV Globinho na Globo, ou algum genérico da Band que sinceramente eu nem conseguia sintonizar na minha anteninha parabólica. Na verdade nem Disney eu via, e preferia uma TV Cultura ou no máximo, Cartoon Network, quando dava a sorte da Sky não ser cortada por falta de pagamento.

Mapa de Gravity Falls

Meus irmãos amavam esse desenho, que eu era sério de mais pra assistir, e idiota também, pois que desenho irado esse viu! Ele conta a história de duas crianças passando as férias de verão na casa do "tivô" (Tio Avô), numa cidade do interior cercada por mato chamada Gravity Falls.

Mabel e Dipper antes de irem para Gravity Falls

Então essas crianças acabam descobrindo em cada episódio, alguma aberração da natureza escondida ali naquele lugar, se aventurando em peripécias engraçadas, mas repletas de assombrações e um terror infantil "leve" (se tu parar pra pensar, chega a ser mais macabro que "Coragem, o Cão Covarde" as vezes).

Isso se você não for conspiracionista e ficar bolado com as mensagens subliminares perdidas em cada santo episódio, que uma vez percebidas e decifradas te abrem a percepção da porta dos infernos, e torna sua vida um pesadelo... ou algo assim.

Dipper se assustando, Bill ao fundo disfarçado

O desenho tem uma arte tão linda e fluída, que enganava fácil os pais, as crianças, e os executivos da Disney que provavelmente não notaram a bomba que tinham nas mãos. Foi a entrada de muitos pro mundo das teorias conspiracionistas... e ainda era tão engraçado e bobo que até um adulto de meia idade cairia no riso.

Pé Grande em Gravity Falls

O humor é pastelão, os personagens bem malucos, e a arte fofinha e bem colorida, o que sustenta a ideia de ser "infantil", mas nem de longe é de verdade. E nem to falando daqueles desenhos que adultos entendem piadas que crianças não entendem, mas todo mundo ri igual, claro que não. O negócio da medo mesmo, uma criança vendo provavelmente vai amar, mas vai ficar pensativa sobre o que há de baixo da cama, e nunca vai entender a razão. Ele desperta a dúvida, simples assim. 

Monstro da Fogueira em Gravity Falls

O melhor de tudo, é que é um desenho feito no modelo televisivo (entende porque citei pra onde ele foi criado originalmente? Tudo tem um motivo, não leia as primeiras letras), então cada episódio tem começo, meio e fim, sem ficar voltando a fatos anteriores, e sem a necessidade de relembrar o que aconteceu antes. São episódios antológicos com os mesmos personagens sempre, e cada um tem seu nível de terror e paranoia.


Personagens

Foto de Família da primeira temporada em Gravity Falls

Na primeira temporada, boa parte do elenco se repete, mas os principais são sempre os mesmos: Mabel, Dipper e Stan, o "Tivô".

Eles são os que sempre aparecem, independente dos demais, e toda a história do verão macabro se passa com eles, principalmente com os irmãos Dipper e Mabel, que revezam no destaque episódico, as vezes compartilhando, as vezes tomando os holofotes, mas sempre dando as caras.


Dipper Pines

Dipper

Um jovem de 12 anos, ele é astuto e curioso, sendo aquele que começa a perceber as bizarrices de Gravity Falls. Ele inclusive é quem encontra um misterioso diário, bem escondido na floresta, contendo dicas, relatos e notações sobre criaturas místicas observadas por toda a cidade.

É como um guia de caça, tipo o diário dos Winchesters de Supernatural, mas não há indícios de quem escreveu ou escondeu ele, apenas a coincidência de que ele sempre parece ter respostas para o que eles viriam a enfrentar.

O livro é algo a parte e reservarei espaço pra falar bem dele no final, então voltando ao Dipper: Ele é ingênuo por ser jovem, mas maduro o bastante pra se empenhar e até buscar coragem onde não tem. De todos os personagens, ele é o mais confiante e que toma iniciativas, geralmente pra defender a irmã, e demonstra mais sensatez que todo mundo.

Mas, ainda é criança então ele passa pelos problemas da pré-puberdade como todo jovem de 12 anos, e isso serve pro roteiro e pra preencher algumas das histórias.


Mabel Pines

Mabel

Ela é simplesmente maluca. Ela é gêmea de Dipper e é absolutamente maluca. Pensa numa personagem maluca, é ela.

Ela é... meu, não da pra explicar a Mabel. Ela só é ela, e toda a maturidade e responsabilidade que o irmão demonstra, ela é o oposto total. Ela é mais que infantil, é insana!

Ela não age naturalmente, ou é natural de mais, eu não sei! Ela só é ela, vivendo num mundo que pra ela faz sentido. Ela não enxerga coisas nem nada, a menos que esteja muito chapada (e ela fica), mas ela ao natural vive como se tivesse alucinada o tempo inteiro.

Ela é talvez a personificação da insanidade, e olha que to pegando leve com a garota.

Mabel provocando Dipper

Mabel é um dos muitos alívios cômicos mas também é um grande alicerce da história, onde apesar de não possuir o diário que o irmão tem, ela vive ao lado dele e sempre ajuda em tudo, sendo sempre positiva e otimista.

Os objetivos dela são naturalmente os mais doidos e irracionais que se possa imaginar, mas o que importa é que no fim ela ama o irmão e pronto. Os dois sempre se dão bem, e literalmente se completam, pois em meio a rigidez de Dipper, há sempre Mabel pra trazer flexibilidade e calmaria, em meio ao caos total!


"Tivô" Stan Pines

O que é tivô Stan

E temos o tutor dos dois, que está com eles somente durante as férias de Verão. Ele é dono de uma loja de mistérios, que tem todo tipo de coisa maluca (incluindo a Mabel agora), mas é tudo falsificado, e ele vive enriquecendo as custas de turistas que visitam Gravity Fall em busca de mistérios.

Apesar de terem mistérios de verdade por toda a cidade, que seus "sobrinetos" vivem achando, ele próprio parece nem se importar com a veracidade dos fatos e anomalias. Tudo que pensa é no lucro, e em como tirar o máximo que puder das pessoas.

Ele chega a botar seus "sobrinetos" pra trabalhar em sua loja, em troca da estadia durante as férias de verão, e olha que ele já tem outros dois empregados, que ele nem paga bem.

Esse lado muquirana e trambiqueiro dele é seu traço mais forte de personalidade, mas por trás disso ele tem um lado secreto. Ele disfarça bem, nunca deixa aparentar que esconde algo, mas ele esconde isso é mostrado sutilmente em alguns episódios.


Claro que o foco mesmo é zombar de como ele é e se comporta, mas quando se nota que ele está escondendo algo, fica nítido que tudo que ele faz tem significado, o que torna o enigma de Gravity Falls ainda mais inquietante.

Enfim, ele não é ruim, mas também não é flor que se cheire, e apesar de cuidar dos jovens, ele não é um bom exemplo de guardião. O cara pensa mais em si próprio e é tão irresponsável, que chega a ser suspeito confiarem nele pra cuidar de duas crianças.

Bem, além desses três personagens principais, existem outros que sempre aparecem, alguns coadjuvantes constantes, outros com um pouco de importância relativa, e acabam tendo destaque em alguns episódios.


Soos


Ele é um dos funcionários de Stan, um faz tudo, jovem adulto, gordinho, bobo, que sempre usa a mesma camiseta com um grande ponto de interrogação. vive na cabana de Stan, e é como se fosse o zelador dela.

Ele se dá muito bem com todos, e é um alívio cômico assim como Mabel, porém por ser mais velho ele também tem um grau de responsabilidade, mesmo que não tenha um pingo sequer de maturidade.

Ele é um bom amigo, ajuda em algumas das aventuras e ele sabe bem que há coisas estranhas em Gravity Falls.


Wendy


Outra funcionária de Stan, Wendy é uma adolescente ruiva que não liga muito pro trabalho, mas permanece empregada.

Ela faz o mínimo que pode, mas não é ruim, e se dá muito bem com as crianças, ainda mais com Dipper que começa a mostrar interesse romântico nela. Porém, ela tem sua própria turma de adolescentes.

Ela é maneira, e apesar de não mostrar interesse em Dipper, não nega sua amizade e também nunca foge das investidas dele. Ela apenas curte o momento, e vive sem se preocupar com responsabilidades.

É filha do cara mais forte da cidade, e irmã mais velha de uma turminha de 4 irmãos.


Waddles, o Porco


É um porco, que Mabel adota no nono episódio, e se converte em um dos personagens mais recorrentes em todos os episódios consecutivos, ganhando destaque na abertura desde o primeiro episódio.


A Cabra

O bode de Gravity Falls

É uma cabra, presente desde o primeiro episódio... mas que ninguém fala a respeito.


Resumindo a Obra


Enfim, tem outros personagens é claro, mas falarei mais deles enquanto descrevo a história de cada episódio, e não há outra forma de analisar Gravity Falls se não for assim minuciosamente.

Ao longo da série a gente aprende coisas, e os enigmas passam a se tornar cada vez mais claros, sem que as histórias indique-os pra nós. As estranhezas se tornam comuns, a gente se acostuma e tudo vai ganhando um grau a mais de "nosense", ainda assim, há pistas que não notamos, e quando notamos salta aos olhos nos fazendo pensar "Como não percebi isso antes?", sendo que os episódios são moldados justamente pra não nos deixar perceber.

Somos distraídos com os exageros e o gracejo constante, como em um show de mágica, e quando começamos a perceber é porque o próprio desenho quer que percebamos. Vou explicar isso melhor agora então, atente-se às imagens... não foram escolhidas atoa.



Episódio 1 - Armadilha para Turistas

primeiro episódio de gravity falls resumido

Bom, tudo começa com Dipper e Mabel dirigindo um carrinho de golfe, em fuga de uma criatura enorme, e Dipper contando como eles foram parar naquela situação. Ou seja, tecnicamente a história é uma história dentro da história, em flashback.


Eles foram de férias pra Gravity Falls ficar com o tio avô deles, e ganharam assim um trabalho de verão voluntariamente forçado.


Mas Dipper estranha o lugar e se sente observado por toda parte, enquanto Mabel enfrenta seus próprios dilemas.


Vendo a chance de conseguir um romance de verão, Mabel tenta forçar isso, dando em cima de todo garoto que encontra.


Ironicamente abusando da boa vontade de Dipper, Stan o força a passear pela floresta pra colocar placas para sua loja, e nesse passeio, Dipper encontra uma árvore de metal. 


Na árvore ele encontra um dispositivo que aciona um alçapão no meio do mato, bem num ponto em que a Cabra estava parada...


Dentro do Alçapão, ele encontra o Diário 3, um livro estranho cheio de informações sobre os mistérios de Gravity Falls.


O livro deixa claro que ele não deve confiar em ninguém naquela cidade, mas Dipper tinha sua irmã, quem jamais poderia deixar de confiar. Ainda assim ele fica na dúvida...


Aliás, a Cabra tenta comer o livro.


Guiado pela curiosidade, Dipper absorve o conhecimento do diário o mais rápido que pode, evitando compartilhar a descoberta inclusive com Stan, até que as coisas começam a ficar estranhas.


Repentinamente, Mabel aparece com um namorado de verão, um garoto que conheceu no cemitério, e que parece um adolescente. 


Aí que Dipper surta, pois enxerga nele um zumbi, que é o que o livro diz.


Valorizando o que aprendeu no livro, e preocupado com a irmã, ele acaba confiando em Soos, contando pra ele o que achava que o misterioso namorado novo era. Soos não nega a existência de mortos-vivos, e inclusive fomenta as suspeitas de Dipper alegando que ele próprio via coisas estranhas pela cidade também (citando a suspeita do carteiro ser lobisomen), e estimula que Dipper registre o "zumbi" com provas antes de acusa-lo publicamente.


Isso faz Dipper bancar o stalker, secando o namoro da irmã com uma câmera.


Transtornado por ficar assistindo namorico alheio, ele decide contar pra irmã o risco que ela corria com o possível monstro, mas ela fica até mais empolgada acreditando que era um vampiro.


Yeah, Mable é doidinha pra namorar vampiros, mas o livro acaba abrindo numa página erroneamente, apavorando ela com Gnomos.


Feito isso, Dipper corrige a página pra de zumbis, e ela não fica assustada, mas também não bota fé nas informações do irmão.


Achando que era tudo exagero seu, Dipper desiste e deixa Mabel sair com o namorado, pois sua irmã pareceu mais sensata e lógica que ele (o que é muito anormal). Mas aí acaba olhando que registrou a mão do zumbi caindo em um de seus vídeos. Ele volta a ficar desesperado pra salvar a irmã, e pede ajuda a todos.


Ligando mais pra multidão que ele tava roubando, Stan nem percebe que seu sobrineto tava pedindo ajuda.


Liberando as chaves do carrinho da loja, Wendy nem escuta direito o garoto e simplesmente ignora qualquer senso de responsabilidade básico.


Soos então é pior ainda, e dá uma pá e um bastão, para Dipper lutar. Mas nenhum deles vai junto.


Equipado, o garoto dirige pra floresta pra salvar a irmã, enquanto Mabel recebe uma proposta do adolescente, que diz ter um segredo pra ela (e ela torce pra que seja um vampiro mesmo).


Ai ele acaba se revelando um grupo de Gnomos aglomerados (e tarados), pro pavor dela.


Mabel é escolhida pra ser esposa deles, pois eles precisavam de uma rainha, então o Gnomo líder pede a mão dela em casamento. Mas Mabel não gosta de baixinhos... então ela nega a proposta educadamente.


E os Gnomos não aceitam, arrastam a menina pra floresta pra força-la a ser a rainha deles. Ela até tenta lutar, mas eles ganham pela quantidade, e conseguem prender ela.


No meio da floresta, Dipper chega pra salvar o dia, derrotando eles com a pá e o taco.


Só que isso não é suficiente, e sem uma resposta de como derrota-los no livro, tudo que resta é fugir, enquanto os Gnomos se juntam.


Subindo uns nos outros e se aglomeração com todos os Gnomos da floresta unidos, os Gnomos formam um megazord de Gnomos e perseguem os jovens por Gravity Falls, e então voltamos ao presente.


Aí as crianças lutam pela vida, correndo pra cabana pra tentar conseguir ajuda do Stan.


Ganancioso como sempre, ele ignora completamente eles.


Então sem esperanças de fugir ou vencer, os jovens param pra tentar negociar.


Mabel se oferece como noiva, aceitando seu destino e se preparando pra beijar o Gnomo.


Só que ela engana seu pretendente bizarro, e usa um Soprador de Folhas com o qual treinou beijo pra suga-lo, e depois jogar ele nos outros Gnomos aglomerados, desmontando e derrubando geral.


Então ela afugenta os demais Gnomos, que declaram guerra e dizem que voltarão, mas fogem pro mato como animais selvagens.


Com isso, depois de um quase casamento com monstros da floresta, e um dia cheio de perigos mortais, Mabel e Dipper se encontram com Stan que só comemora pelo ótimo dia lucrativo que teve. Percebendo que os sobrinetos estavam inquietos e sujos, ele acaba permitindo que eles escolham um único suvenir da loja, e peguem de graça. Por incrível que pareça, isso anima as crianças.


Rapidamente, Dipper, que tinha perdido seu boné, escolhe um dos bonés de Gravity Falls.


E Mabel, pega um Gancho de Alpinismo.


Termina a primeira noite deles ali assim, com Dipper atualizando o diário 3 com as informações sobre os Gnomos, e sobre o fato de poder ou não confiar nos outros, enquanto Mabel curte sua arma.


Aliás, enquanto isso, Stan volta da floresta com um lampião, e abre uma porta secreta dentro da loja, atrás da máquina de doces e salgados. E assim acaba o episódio.




A cena de Créditos do 1° Episódio


Quando todo episódio de Gravity Falls acaba, rolam cenas nos créditos, geralmente longas e que são só uma piada, mas são engraçadas, e depois revelam um mistério ainda maior de todo o desenho.


Uma das coisas mais legais rola nessas cenas em todos os episódios, mas falarei disso depois a parte. 

Ironicamente, nesse episódio, a cena mostra um dos Gnomos vomitando arco-íris por um murro que tomou na barriga durante a luta contra Mabel... e não parando mais, parecendo só uma grande enrolação, e distraindo nossa atenção.



Episódio 2 - A Lenda do Gobblewonker



Nesse episódio Mabel e Dipper ficam de bobeira até encontrarem um anúncio no jornal sobre um concurso de fotos de aparições estranhas em Gravity Falls, e ficam empolgados com a ideia.


Só que o tivô Stan tem outros planos pra eles, querendo se aproximar deles a qualquer custo. 


Então ele os venda, e leva pra um passeio surpresa em uma Zona de Pesca. 


Ele chega a dar chapéus feitos por ele para as crianças, com os nomes bordados e tudo mais, de tão animado que tava.


O que não empolga muito os jovens, até aparecer o Velho McGucket, um caipira completamente pirado, pai do dono da zona de pesca, gritando ter avistado novamente um monstro do lago.


As crianças ficam animadas com a ideia de poderem fotografar o monstro, afinal havia um prêmio em dinheiro por isso, e ambos compartilhavam do desejo de ganhar uma grana, cada um por seus próprios sonhos, Mabel querendo muito uma bola de Hamister gigante que viu do lado do anúncio do concurso, e Dipper querendo reconhecimento e fama.


Mesmo com a recusa de Stan em participar de um aventura assim, querendo mais pescar em seu barquinho com seus sobrinetos, Soos aparece com um barco bem melhor, e mostra interesse, convidando eles.


Eles nem pensam antes de abandonar Stan, e partem pra caçada fotográfica.


Dipper havia se preparado pra aventura, comprado dezenas de câmeras descartáveis para que não houvesse chances de perderem as fotos, mas Mabel e Soos fazem questão de desperdiçar várias câmeras só pra zombar.


Enquanto isso, Stan procura por substitutos pros seus sobrinetos, para não ficar sozinho na pescaria, irritando os demais no lago.


Chegando na ilha onde o monstro teria sido visto, chamada Scuttlerbutt Island (carinhosamente apelidada de "ilha do bumbum" por Soos)... 


Eles quase desistem de capturarem fotos da criatura, desperdiçando com alguns castores fofos, até que o monstro aparece.


Pra salvar suas vidas, Soos puxa as crianças e eles começam a fugir, apesar de Dipper ainda tentar fotografar. Eles chegam a voltar pro barco, e fugir pelo lago, mas o monstro os persegue em público mesmo (e ninguém nota).


Até que se escondem em uma caverna atrás de uma cachoeira, que Dipper descobre graças ao Diário.


Fazendo isso, o monstro fica preso na entrada da caverna, se debatendo, e Dipper tira várias fotos com ótimos ângulos.


Mas ai ele percebe que tem algo estranho, se aproxima do monstro e descobre que é uma máquina.


Então descobre uma porta, de onde sai o Velho McGucket, que se revela um grande cientista construtor de robôs, mas que ainda é um caipira completamente surtado.


Ele conta que fez o monstro para provar ao seu filho que ele dizia a verdade sobre o monstro do lago, e que era seu jeito de lidar com perdas e afastamentos familiares, já tendo construído outros antes, só pra conseguir atenção.


Com isso, Dipper assume que não compensa usar fotos de um monstro falso, e Mabel e ele percebem o quão carente os velhinhos são, pensando rapidamente em Stan e na solidão dele.


Então eles voltam, com o barco de Soos completamente arruinado, e embarcam na pescaria com Stan, incluindo Soos, passando o resto da tarde com ele.


E Dipper usa a última câmera que sobrou pra registrar o passeio com o tivô, fotografando o resto da tarde com ela.


Sem saber que no fundo do lago, o monstro de verdade realmente existia, e nada sem que ninguém perceba.




Nos Créditos do Segundo Episódio


Os créditos são Mabel fazendo de um pelicano seu boneco de ventríloquo, falando enquanto move seu bico e faz piadas. 

É bem bobo, mas é o suficiente pra que não percebamos.


Episódio 3 - Caçadores de Cabeças


Enquanto Dipper e Mabel passam o tempo assistindo um programa de Patos Detetives, Soos encontra uma porta secreta na cabana do mistério.


Não é a mesma porta que Stan entrou no primeiro episódio, mas é uma porta lacrada, que os três começam a investigar. Dentro dela encontram vários bonecos de cera em tamanho real, replicando celebridades do passado.


E em seguida, eles se deparam com o assustador Stan, fazendo todos correrem de medo por conta de sua cara medonha.


Stan explica que aqueles bonecos foram comprados por ele como uma atração para antiga de sua cabana, e tinha se esquecido deles. Mas, ele lamenta que um deles, que representava o Benjamim Franklin, acabou derretendo por conta de uma entrada de luz solar.


Vendo ele triste, Mabel se oferece pra remontar o boneco usando a cera derretida, mostrando seu talento como artista.


Inspirada, ela decide moldar a nova escultura na forma de seu tivô. 


Criando uma obra prima idêntica a ele, que faz ele desmaiar de medo.


Mas ele fica tão feliz com a obra prima de Mabel, que cria um evento de inauguração de sua estátua, pago é claro, e prometendo uma grande atração inédita, além de pizza grátis.


Depois de apresentar seu boneco de cera personalizado com purpurina, o público fica revoltado por não ter pizza e vai embora.


Só que durante a noite, a polícia é chamada por Stan, que denuncia um homicídio. Seu boneco de cera havia perdido a cabeça.


Mas a polícia de Gravity Falls debocha da situação e alegam que é um caso insolúvel, até que Dipper se propõe a investiga-lo e resolve-lo ao lado de Mabel.


Eles vão fundo no caso, procurando pistas e encontrando pegadas com um buraco na cena do crime, e um machado pequeno. 


Passam a suspeitar de todos os convidados do evento, já que todos ficaram com raiva de Stan e a falta de Pizza, mas chegam a conclusão que o assassino de bonecos de cera era canhoto, pois o pai da Wendy (lenhador fortão da cidade e um dos suspeitos) conta que o machado era de canhotos.


Então eles descobrem que o único canhoto era um jornalista maluco da cidade, que tava na fila da frente do evento. Mas ao acusarem ele, com polícia junto, ele mostra que não era culpado, apenas um tarado maluco, mas não culpado.


Descrentes que resolveriam o caso, os jovens voltam pra cabana, pra velar pelo boneco (que Stan estava pra enterrar como num velório mesmo).


Aí Dipper percebe que os pés do boneco tinham o mesmo buraco das pegadas da cena do crime. Então Mabel conta que todo boneco de cera tem esse buraco, pra fixa-los no chão. Aí que Dipper percebe, que o criminoso na verdade eram os bonecos.


Todos os bonecos de Cera estavam vivos! E assim que Stan sai, eles contam que sempre estiveram vivos, e são bonecos possuídos por uma maldição de vida durante a noite (igual aquele filme do Museu). Eram assombrados por espíritos de um antigo cemitério.


Stan os comprou pra uma atração no passado, e eles eram de boa, trabalhando como bonecos de cera de dia, e curtindo a noite sem ele suspeitar. Mas quando pararam de dar lucro, Stan os selou no porão secreto.


Isso fez com que eles pegassem ódio por ele, e assim que foram libertos, se organizaram para mata-lo, decepando a cabeça dele. 


Mas mataram sem querer o boneco de cera que Mabel criou, de tão perfeito que ficou.


Mas eles não desistiram de se vingar de Stan, e agora estavam lá pra matar ele e qualquer um que tentasse impedir.


Mabel e Dipper enfrentam os bonecos, descobrem que calor é a fraqueza deles e começam a derreter a todos.


Sobrando apenas o boneco do Sherlock Holmes, que persegue Dipper até o telhado da cabana, e acaba sendo surpreendido com o nascer do Sol, derretendo até seu fim.


Com a cabeça do boneco recuperada, Dipper e Mabel solucionam o caso, e humilham a polícia local.


E de quebra, Stan fica alegre pois sua estátua foi ressuscitada, apesar de todos os demais bonecos terem sido destruídos pelas crianças. Detalhe: Ele não acredita na história deles, mas agradece por terem achado a cabeça perdida.


Mas, uma cabeça de um dos bonecos conseguiu escapar para as tubulações de ar, e estava lá, esperando a hora de se vingar.




Nos Créditos do Terceiro Episódio


Mabel tá escolhendo uma blusa nova (ela troca de blusa todo episódio), e pede o conselho de Dipper. Mas quem responde é a cabeça no duto de ar.


No fim das contas, a cabeça tá lá mas não é uma ameaça, apesar de estar sempre de olho.


Episódio 4 - A Mão que Balança a Mabel


Uma nova atração surge, concorrente à Cabana do Mistério, um vidente mirim chamado Gideão. Stan tem ódio desse vidente, numa rixa antiga de pura rivalidade. Mas Mabel e Dipper não entendem isso.


Então eles decidem ir pro show desse vidente, pra conhecer pessoalmente aquele que deixa o tivô tão irritado, levando Soos junto.


Lá, testemunham Gideão, o garoto "fofo" da cidade, que pode ler mentes e sabe tudo sobre todos. Ele se apresenta e não parece muito mais que um charlatão, mas ele mostra um interesse grande em Mabel.


Gideão começa a chamar ela pra sair, fica dando em cima dela, mas Mabel não gosta de baixinhos, apesar de apreciar a amizade dele.


Por mais que ela tente evitar as investidas dele, a pressão dele próprio, e de toda a cidade (que tem admiração pelo garoto fofo), fazem com que ela fique cada vez mais encurralada.


Ela até chega a pedir conselhos pro Dipper pra se livrar do encosto, mas nada adianta e a relação deles fica cada vez mais pública, com inclusive se tornando um casal famoso da cidade, mesmo que nem fossem de fato um casal.


Stan fica irritadíssimo com isso e vai tirar satisfações diretamente com o pai de Gideão, porém ele acaba seduzido pelo lucro possível com a parceria e trégua deles, e muda de opinião rapidinho.


Mabel se vê sozinha, quase forçada a se casar com Gideão, e pede ajuda pra Dipper, que intervém dando o fora nele por ela.


Contudo, Gideão não leva isso na esportiva, e revela possuir um amuleto mágico de poderes telecinéticos, jurando vingança contra Dipper.


Ele leva Dipper pra uma armadilha, e se prepara pra mata-lo.


Enquanto Mabel pede conselhos pra Wendy sobre como lidar com esse relacionamento. Wendy nem liga muito pra ela mas, a garota chega a conclusão de que precisa ela mesma terminar com Gideão.


Assim ela vai até ele, e encontra seu irmão quase sendo esfaqueado com uma tesoura flutuante.


Ela impede o assassinato, tira o amuleto de Gideão, e apesar dele ainda atacar Dipper e tentar mata-lo jogando ambos pela janela, Mabel salva os dois usando os poderes do amuleto.


Daí ela termina com Gideão, dizendo que só quer amizade mesmo, e destrói o amuleto.


Gideão novamente não leva isso na esportiva, afirmando que irá se vingar.


Por fim, ele volta pra casa todo birrento, e expulsa Stan dela, encerrando o acordo lucrativo deles.


Stan não deixa barato e foge levando um quadro de palhaço triste que gostou, e a família Pines termina a noite feliz.


Contudo, Gideão começa a arquitetar seu próximo plano vingativo, agora querendo a todo custo a cabeça de todos os Pines. 


E pra piorar, ele revela que o amuleto que conseguiu, era só uma das muitas armas que tinha. 


Pois ele estava em posse de um dos diários perdidos, o Diário número 2.



Nos Créditos do Episódio 4



Mabel e Dipper brincam com Soos, transformando ele em uma bola de discoteca humana... É só isso, e é o suficiente pra gente nem notar.


Episódio 5 - O Inconveniente


Em um dia comum na loja, enquanto Stan sai, Wendy faz a festa, mostrando o quão pouco envolvida está com seu trabalho por lá.


E ela chama as crianças pra jogarem tempo fora com ela, indo pro telhado da cabana.


Então chegam os amigos de Wendy, um grupinho de adolescentes com quem ela abandona o trabalho pra sair, planejando também sair de noite pra uma aventura.


A questão é que Dipper começa a desenvolver interesse por Wendy, de tão irada que ela é, e Mabel começa a zombar.


Seduzido, Dipper decide ir atrás de Wendy e leva Mabel junto, e eles conhecem os amigos dela pra saidinha noturna, bancando os jovens de 13 anos pra se enturmarem.


Ele também conhece o cara maneiro que parece gostar da Wendy, o que só faz ele ficar ainda mais interessado em se provar másculo.


Enquanto isso, Stan fica incapacitado em sua poltrona, forçado a assistir uma novela antiga, por ter preguiça de levantar, e sem ter seus sobrinhos em casa pra pegarem o controle pra ele.


O grupo de jovens dirigem até uma antiga loja de conveniência de Gravity Falls, abandonada por um suposto homicídio jamais resolvido. A ideia é invadir e curtir.


Dipper faz de tudo pra provar ser tão maneiro quanto os demais amigos de Wendy, sempre querendo chamar atenção dela, e ele consegue pouco a pouco se provar um garoto legal.


A loja apesar de abandonada, tinha suprimentos, comida em estoque, e até energia elétrica ainda, mas era de entrada proibida. Os jovens apenas aproveitam começam a vandalizar tudo, abrir as mercadorias e consumir.


Mabel por exemplo, enche a cara de doces e fica completamente alucinada (mais que o normal).


Em dado momento, Dipper vai buscar um pouco de gelo pros novos amigos, e vê algo bizarro dentro de um freezer. Um cérebro flutuante com olhos e nervos...


Mas depois do susto, ele acha que só alucinou, até que vê o reflexo de todos como esqueletos no vidro da loja.


Logo ele começa a suspeitar que tem algo paranormal ali, mas mantendo sua coragem pra não perder a atenção de Wendy, ele tenta disfarçar, e por mais que tente convencer os outros que há algo estranho ali, se vê sozinho já que Mabel tá chapadona.


Daí, eles encontram o local onde ocorreu o suposto homicídio, com o desenho dos corpos no chão. Apesar do medo, Dipper alega que é um adolescente e não tem medo, se deitando nos desenhos pra provocar.


E com isso, a assombração começa.


Um a um, os adolescentes começam a ser transportados pra dentro de mercadorias, atacados dentro delas e torturados.


Isso piora gradativamente, até que tudo na loja parece possuído, e até Mabel é tomada por uma possessão e fala com uma voz maligna, flutuando.


Dipper checa o diário e descobre que aquilo era caso de fantasmas, e eles tinham assuntos inacabados por isso estavam assombrando o lugar. 


Assustados, os jovens sobreviventes tentam fugir, mas acabam todos encurralados, com a loja virando de cabeça pra baixa, e Wendy se escondendo com Dipper.


Depois de uma rápida conversa franca, Dipper confessa que não é um adolescente ainda, e que só queria impressionar Wendy pra fazer parte do grupo dela. Daí ele sai pra botar um ponto final no terror.


Ao perceber que tudo começou quando ele declarou que era adolescente, Dipper sai do esconderijo e diz ser criança, fazendo com que os fantasmas se revelassem pacificamente.


Era um casal de velhinhos mortos, que dizem que odiavam adolescentes pois estes só causavam confusão na loja quando eram vivos. Inclusive morreram de raiva num enfarte juntos, por causa dos jovens encrenqueiros.


Mas, já que Dipper era criança, isso não era problema. Dipper pede pra irem embora, mas pra isso ele tinha que provar sua infantilidade, dançando pros velhinhos mortos.


E ele faz isso, na frente de Wendy, com roupinha de ovelha e tudo mais.


Satisfeitos os fantasmas revertem tudo, libertam os jovens e as crianças, e o pesadelo acaba.


Wendy também não conta o que houve de verdade no fim, protege a índole do amigo e todos vão embora.



Nos Créditos do Episódio 5


Por fim, Stan fica viciado na novela, mas acaba ficando com raiva do final dela, e taca a televisão pela janela.


Bem na hora que Dipper e Mabel chegam, e bota a culpa na perda do controle.


Episódio 6 - Dipper vs Masculinidade


Os Pines fecham a loja por causa de um cara chato que não se decide no que quer comprar e vão para um restaurante, lá Dipper busca pela masculinidade absoluta, se provando tanto para Mabel e Stan, quanto para qualquer um, que ele é um garoto másculo.


Paralelo a isso, Stan mostra interesse romântico na garçonete, mas não da nenhuma investida, e Mabel decide ajuda-lo a conquistar a mulher.


Então enquanto Dipper sai para a floresta pra treinar sua masculinidade, Mabel faz de tudo pra que seu tivô fique atraente.


Na floresta, Dipper se depara com uma criatura meio homem, meio touro, que expira testosterona. Essa criatura acaba simpatizando com o objetivo do garoto, e oferece ajuda, levando ele pra toca dos Homens Touro.


Mabel faz todo o possível pra ajustar Stan, tendo ajuda de Wendy e Soos... 


Mas eles falham miseravelmente e ele fica pior do que antes.


Ja Dipper quase consegue se tornar a personificação da masculinidade, porém ele precisa passar por um último teste, caçando e pegando a cabeça de um monstro chamado "Multiurso", aos mandos do chefe dos Homens Touro.


Ele encontra o Multiurso, mas o cara é simpático de mais, e ainda por cima gosta da mesma música pop que Dipper gosta.


Por isso, ele decide não tirar uma das cabeças do animal, e o deixa nas montanhas, voltando pros Homens Touro com a missão incompleta.


Apesar disso ele não é morto nem nada, eles só ignoram o garoto e deixam ele de lado. Dipper volta pro restaurante, enquanto Mabel e Stan também retornam.


Mabel acaba descobrindo que a melhor forma de conquistar a Garçonete, é jogando o trabalh ode "consertar" Stan pra ela, já que ela gosta de consertar coisas. Então ela faz um belo discurso e descola o telefone da mulher pra ele.


E Dipper, apesar de triste por ter passado por tanta coisa e chegado a lugar algum, acaba se animando quando Mabel vê um pelo no peito dele. Pelo este que ela arranca pra colocar em seu álbum de lembranças.


Stan alivia o momento mostrando o tanto de pelo que a biologia trará pra Dipper no futuro.



Créditos do Episódio 6


Nesses créditos, a Garçonete do restaurante, chamada Lady Suzan, liga incessantemente para Stan, cobrando encontros e tudo mais. E Stan, arrependido de ter tentado algo, ignora as ligações.


Episódio 7 - Dipper em Dobro


Stan tem a ótima odeia de dar uma balada para crianças e adolescentes na cabana do mistério, cobrando a entrada é claro. Então ele bota todo mundo pra trabalhar nos preparos.


Enquanto Soos bancaria o DJ, e Wendy venderia os ingressos, ele obriga Dipper a fazer cópias dos cartazes e espalha-los pela cidade, e pra economizar com isso, ele diz para usarem uma máquina velha de cópias da própria cabana.


Mabel e Dipper vão tirar as cópias, e descobrem acidentalmente que a velha máquina pode copiar coisas vivas, com uma cópia do braço de Dipper, e essas coisas realmente ganham vida.


Mas eles também descobrem que dá pra matar as cópias com líquido, o que já resolve o problema antes mesmo da abertura.


Só que o problema começa de verdade durante a festa.


Dipper implora pro tivô pra poder ficar na bilheteria ao lado de Wendy, na expectativa de conseguir conquista-la. 


Ele monta um plano repleto de passos, do qual Mabel discorda afirmando que não precisa de tanto, apenas que ele seja ele mesmo.


Mas Dipper ignora isso, e decide seguir afinco seu plano, independente do que aconteça.


Na festa, Mabel conhece duas garotas que se tornam suas melhores amigas. Uma é grande e tem voz grossa, e a outra é bem nerd.


Ela começa a se enturmar, enquanto Dipper encontra dificuldades em colocar seu plano em prática por conta de variáveis imprevistas.


Uma delas é quando Wendy pede para ele cuidar da bilheteria enquanto ela curtia a festa.


Sem poder sair de suas funções, pois Stan fica de olho, Dipper tem a ideia de usar a máquina de clonagem pra criar uma cópia sua, e deixa-la cuidando da bilheteria (curioso que ele deixa a bilheteria assim mesmo pra usar a máquina).


Apesar de funcionar, e o clone vir com inclusive a personalidade de Dipper, ele fica com medo de ser um "clone do mal".


Mas o clone é realmente idêntico a Dipper, inclusive nos objetivos, e é chamado de Dipper 2, ou Tyrone que é o nome que Dipper sempre quis ter. Pra identifica-lo, Dipper coloca um 2 no boné dele.


Os dois concordam que os planos são fundamentais, e Tyrone aceita ficar na bilheteria enquanto Dipper sai com Wendy, já que os dois são a mesma pessoa de toda forma.


E tudo parecia dar certo, mas pro azar dele, o garoto maneiro chamado Robbie acaba indo pra festa também, se engraçando pro lado de Wendy.


Vendo mais um obstáculo imprevisto nos planos, Dipper e Tyrone optam por apelarem pra mais clones, montando um exército de Dippers. Sai até um Dipper defeituoso por causa do papel amassado.


A princípio o plano foi modificado para que alguns Dippers tirassem o Robbie da festa, roubando a bicicleta dele. Mas esse plano se adapta com mais Dippers começando a tomar controle da festa, pra que não ocorressem mais imprevistos no plano.


Paralelo a isso, Mabel conhece sua nêmeses, uma garota popular chamada Pacífica, que diz que ganhará um concurso de coroa do mais popular, que Soos anuncia.


Mabel vê nisso um desafio para conseguir firmar seus laços amistosos com as meninas que conheceu, e diz que ela se tornará a mais popular até o fim da festa.


Tudo parecia ir bem pra Dipper e suas atualizações no plano, mas Wendy acaba indo pra fila do banheiro saindo do ponto estratégico planejado, e Dipper precisa improvisar.


Nesse improviso, ele consegue se dar bem com ela e ganha algumas chances boas de algo rolar. Ela se abre muito pra ele, compartilham segredos, como uma antiga foto dela mais jovem...


E a marca de nascença em forma de Ursa Maior que Dipper esconde na testa (por isso usa bonés).


Enquanto Wendy vai ao banheiro, Dipper é confrontado pelo exército de clones, que dizem que ele está violando o plano original. E nessa parte começa a confusão, com eles assumindo que o Dipper original está negando o plano e precisa ser dispensado para que tudo saia certo.


Eles colocam o Tyrone no papel de principal, mas logo começam a debater sobre isso ser realmente a decisão certa. Na bagunça, o Dipper original foge e liquida com todos eles, usando água.


Mas Tyrone escapa, e apesar de brigarem, eles dois testemunham Wendy e Robbie ficando juntos, botando um fim definitivo no plano.


Enquanto isso, Mabel se esforça ao máximo pra conquistar atenção de todos na festa, mas perde a coroa pra Pacífica que apela pra seu dinheiro, fama, e intimidação pública. 


Triste, Mabel se desculpa com as novas amigas, mas elas dizem que ela foi o máximo e independente de ter ganhado, ela tinha conquistado a amizade delas pra sempre.


Dipper e Tyrone conversam no telhado da cabana, enquanto tomam refrigerante, e entram em acordo que as vezes é bom ser natural, e não ficar só presos aos planos.


Só que Tyrone esquece que não podia ter contato com líquidos, e ao beber refrigerante derrete, se despedindo de Dipper pra sempre.


E Stan lucra horrores com a festa.



Nos Créditos do Episódio 7



Soos testa todos os barulhos especiais do teclado que ele tem, até achar o trovão que é o último.

É apenas isso, mais uma vez algo bobo servindo pra nos distrair do real significado dos créditos.


Episódio 8 - Tesouro Irracional


Este episódio é o mais bobo de todos, acontecendo coisas tão nosense que fazem parecer que a série desandou, mas é tudo proposital (eu acho). Nele, um evento memorial da fundação de Gravity Falls pega os Pines de surpresa, fazendo Stan entrar em desespero.


O evento faz com que todos na cidade se vistam como pioneiros e peregrinos, e simulem o passado durante o dia inteiro, e apesar de Stan não gostar de nada disso, é forçado a ficar na festa.


Ele acaba violando uma das leis, não entrando na brincadeira, e fica trancado durante o dia inteiro, sendo humilhado por seus inimigos com tomates na cara.


Já Mabel e Dipper tem uma aventura totalmente investigativa. Mabel acaba sendo humilhada pela Pacífica, que faz parte da família herdeira do fundador de Gravity Falls (por isso é tão rica), chamada Noroeste.


E isso quebra o espírito positivo da garota, deixando ela triste por ser considerada infantil e boba de mais. Dipper encontra no diário uma informação interessante de que o fundador da cidade é uma farsa, e que há provas disso escondidas em alguma parte da cidade, com direito a um mapa cheio de enigmas pra encontra-lo.


Assim, ele sugere que eles procurem por essas provas, pra botar Pacífica no lugar dela, e expor toda a verdade. Também fazendo com que Mabel seja levada a sério e soe como uma sabichona. Unidos eles partem pra descobrir a verdade.


Porém os policiais de Gravity Falls escutam tudo, e começam a seguir os garotos, obedecendo ordens de alguém misterioso.


Apesar de Dipper ser muito bom investigador, e sempre achar os lugares certos do mapa, é Mabel quem aciona os interruptores, ou decodifica os enigmas, tudo acidentalmente enquanto age descompromissada como de costume.


E no fim, eles chegam até uma câmara secreta num cemitério, com direito a armadilhas pra proteger o segredo.


Depois eles encontram os documentos que contam a verdade sobre a origem de Gravity Falls, revelando o absurdo que foi um Presidente dos Estados Unidos quem fundou a cidade, e que o parente de Pacífica, Natanael Noroeste, era só um catador de lixo que escolheram para substitui-lo na história.


Nessa hora chegam os policiais, e contam toda a verdade que queriam esconder. Eles eram agentes secretos, que buscavam o corpo do ex-Presidente e qualquer vestígio da verdade, sendo essa a grande função deles em Gravity Falls.


Eles colocam um vídeo que explica a situação, e revela que a muito tempo, o verdadeiro 9° Presidente dos Estados Unidos (ou 8° 1/2 Presidente), Sir Lord Quentin Trembley III, era tão bobo e irresponsável, que foi apagado da história.


Ele fundou Gravity Falls, mas suas ações em seu governo foram tão absurdas, como decretar que bebês formariam o parlamento, que bastou ele sumir, que apagaram sua existência. Ele teve a ideia de se revestir de amendoim para viver pra sempre, e desapareceu. Com isso em seu lugar colocaram William Henry Harrison na 9º Presidência dos EUA, e como fundador da cidade botaram Natanael Noroeste.


Só que seu corpo nunca havia sido encontrado, até aquele momento. Dipper e Mabel acharam seu esconderijo, e o corpo dele ali preservado, e intacto, junto do dossiê que mostrava a verdade.


Os policiais confiscam tudo, e ao invés de executarem as crianças, eles as levam sob custódia para o pentágono, confiscando suas vidas pra sempre, junto do corpo do ex-presidente.


Durante a viagem, Mabel sem querer quebra o amendoim que revestia Trembley, acordando ele de uma hibernação secular. O cara é tão maluco quanto ela, e tava vivinho da silva, provando que de fato o amendoim conseguia preservar a vida.


Munido de uma chave que abre tudo, ele tenta abrir a caixa onde eles estavam presos, mesmo sem portas. E a bobeira dele precede a de Mabel que entra na brincadeira sem pestanejar.


Pra variar, ele confirma que apenas alguém com sua genialidade poderia decifrar o enigma para encontra-lo, mostrando que apesar dos pesares, Mabel era muito mais brilhante do que se imaginava, só era difícil de entender.


Eles acabam quebrando a caixa e fugindo, mas os policias descobrem e tentam prendê-los, perseguindo por cima do trem.


Dipper resolve a situação quando trás a tona que já que Trembley tá vivo, ele é oficialmente o presidente, e como decreto oficial, o presidente diz pros policiais tirarem férias, algo que não podem desobedecer. 


Assim tudo fica tranquilo, e como um presente pras crianças, Trembley entrega a Chave que tudo abre pra Dipper.


E Mabel se torna Deputada dos Estados Unidos da América.


Com toda a verdade do passado, e o próprio fundador de Gravity Falls ao lado deles, as crianças tentam contar a verdade pra Pacífica, mas Mabel assume que não seria uma decisão sábia, e não tinha nada a provar pra ela.


Contudo, Dipper pega os documentos e esfrega tudo na cara da garota.


O Presidente vai embora, após dar uma nota de Doze Dólares Negativos com seu rosto...


E Dipper liberta Stan, que não entende absolutamente nada do que aconteceu.


Então... essa bizarra aventura que mais parece um devaneio insano acaba.


Os Créditos do Episódio 8


O atual antigo presidente conversa com o Parlamento de bebês...

E... sério eu acho que isso tudo é só um sonho de Mabel. Não da pra ser sério isso... e mesmo assim a mensagem real do episódio passa desapercebida.



Episódio 9 - O Porco e o Viajante do Tempo


Este é o episódio em que TUDO MUDA. Nele, somos apresentados ao verdadeiro significado de Gravity Falls.


Como os policiais sumiram da cidade, Stan decide criar um evento sem aval da prefeitura, desrespeitando todas as leias e diretrizes de segurança. Ele promove uma feira cheia de atrações duvidosas.


Seu posto nessa balburdia é uma câmara de água, com tiro ao alvo, onde todos tentariam derruba-lo, mas que tinha sido armada pra jamais cair (assim ele lucraria muito sem precisar se molhar). Como ele mesmo diz, só um canhão de plasma conseguiria derruba-lo.


Enquanto isso, um cara careca misterioso com roupa de invisibilidade perambula pelos cantos.


Já Mabel e Dipper tem cada um seu próprio arco nessa história. Mabel vê um porco em um desafio de adivinhação de peso, e decide conseguir ele pra si.


E Dipper vê a chance definitiva de se dar bem com Wendy, tendo o encontro perfeito com ela.


Mabel consegue o porco facilmente, e acaba tendo o melhor dia da sua vida curtindo com o porquinho.


Já Dipper estraga seu encontro, acertando o olho de Wendy com uma bola ao tentar ganhar um ursinho pra ela, e quando tenta pegar gelo, o careca misterioso o atrapalha sem querer.


Isso dá abertura pro Robbie aparecer e roubar a oportunidade, pedindo Wendy em namoro, e conseguindo.


A vida de Dipper estava arruinada, e ele procura o careca pra tirar satisfações, descobrindo que ele era um viajante do tempo.


O cara se apresenta como Blendin Blandin vindo do futuro, e estava ali pra procurar anomalias temporais e corrigi-las, mas não as encontrava. 


Dipper percebe que pode usar o dispositivo do tempo dele pra corrigir a falha que teve, e monta um plano rápido pra rouba-lo, pedindo ajuda pra Mabel.


Eles conseguem o cinturão com o dispositivo, que era uma Trena do Tempo, e usam para voltar no inicio do dia. Mabel aproveita seu porco novamente, e Dipper vai pro encontro com a Wendy, pra atirar a bola direito. Mas não importa quantas vezes ele tente, tudo sai errado.


Ele chega a conclusão que não tem solução, e é impossível ficar com Wendy, até que vê a variável da Mabel. Se Mabel o ajudasse, talvez tudo daria certo, mas pra isso ela teria de evitar pegar o Porco.


Mabel aceita, ajuda, e tudo dá realmente certo. Dipper tem o melhor encontro da vida.


Mas Mabel não consegue o porco a tempo, com Pacífica conseguindo acertar o peso do animal e roubando ele pra ela.


Isso faz com que Mabel fique chateadíssima, apelando para o dispositivo temporal, pra reverter esse erro. Só que Dipper é absolutamente contra, e pela primeira vez os irmãos lutam um contra o outro.


Na briga, eles acionam a máquina do tempo e voltam pra era dos pioneiros, onde Mabel faz questão de interferir só de birra, dando informações do futuro pra algumas pessoas.


Depois eles lutam mais e vão parar em vários pontos do tempo, como o futuro, numa guerra contra um bebê gigante...


E pontos em que estiveram antes, como no dia da pesca...


No evento do Boneco de Cera do Stan...


E no primeiro dia com o Monstro de Gnomos...


Eles passam rápido por esses eventos mas sempre deixam algo cair. 


Até que passam por um lugar que nunca estiveram, com a Cabana do Mistério antiga, num lugar nevado, e com uma versão mais jovem do Stan, com óculos redondos, que não nota eles.


Daí eles voltam pro dia da Feira, ainda brigando, mas Dipper insiste para Mabel desistir do porco, e deixar ele com seu dia perfeito.


Mabel se entristece, aceita, mas diz que nunca mais será feliz, batendo com a cabeça em um totem, pra sempre. Pra sempre mesmo, pois Dipper usa a máquina do tempo pra checar se ela ficou lá, e ela nunca mais deixa o lugar, virando até uma atração turística (Stan, se aproveitando sempre).


Assim, ele desiste do sonho, aceita seu destino, enquanto Mabel pode ter seu porco.


Apesar dela não conseguir ajudar a tempo, ela treina o porco pra atacar o namorado da Wendy só de vingança, e no fim todos ficam bem.


Exceto o viajante do tempo, que é preso por ter interferido em múltiplas linhas do tempo, já que seu aparelho foi identificado em vários lugares.


Quando está sendo levado, Stan tira onda dos policiais do tempo, desafiando eles a derruba-lo, mas eles tinham um Canhão de Plasma.


E assim todo mundo, menos o Stan e o cara do tempo, ficam felizes.




Nos Créditos do Episódio 9 


O viajante chamado Blendin Blandin acaba sendo condenado pelo grande Bebê Espacial, a consertar todos os erros paradoxais que causou no tempo.

Ele então é enviado para os momentos que Dipper e Mabel interferiram, fazendo breves aparições nos episódios em questão.


E de fato, ele está nos episódios. Ele aparece atrás do monstro de Gnomos no episódio 1; logo atrás do caipira no episódio 2; e na plateia do episódio 3. Se você olhar as fotos verá que ele sempre esteve lá (e quem assiste os episódios nem nota, mas ele também está lá).


Isso determina um dos mistérios de Gravity Falls, e nos faz perceber que a qualquer momento, algo pode ter escapado, afetando drasticamente nossa percepção nos episódios seguintes, e mudando o jeito como assistimos, agora prestando mais atenção no fundo.


O pior, é que esse nem é o único mistério escancarado que não notamos. Mas tudo muda.



Episódio 10 - Lutem, Lutadores


Soos leva a todos para seu Arcade favorito, onde ele gosta de relaxar, e Dipper leva Wendy pra jogarem "Fighter Fighters". Apesar da diversão, ela interrompe a brincadeira para sair com seu novo namorado Robbie.


Apesar de estarem juntos, Robbie não dá tanta atenção pra Wendy, e não escuta tudo o que ela diz, o que irrita Dipper já que é tudo muito injusto.


Wendy diz que irá viajar no fim de semana com a família e por isso não estará disponível, e Robbie só ignora tudo, pensando mais em como irritar Dipper. Então ele acaba indo tocar serenatas para Wendy na cabana do mistério achando que ela estava trabalhando, o que só incomoda ainda mais durante o fim de tarde.


Assim, Dipper vai tirar satisfações, até que Robbie ameaça denunciar que Dipper está afim da namorada dele, ligando pra ela. Mas Dipper destrói o celular dele, conseguindo assim uma briga marcada com horário da surra e tudo mais.


Enquanto isso, Mabel nota que não tem escadas na cabana do mistério, e que Stan evita altura. Ela deduz que ele tem medo de altura, e passa a querer provar isso.


Dipper fica desesperado com a hora da luta, vai descansar lutando digitalmente no joguinho lá no Arcade. 


Enquanto desabafa, ele vê um código secreto de especial no canto da máquina, e fica curioso pra usar.


Ao fazê-lo, algo mágico ocorre com a máquina e uma voz diz pra ele escolher um personagem, com ele escolhendo seu lutador favorito, quem se projeta na sua frente. Ele libera o lutador no mundo real, todo pixalizado.


Paralelo a isso, Soos tem a brilhante ideia de entrar no mundo dos videogames, abrindo uma máquina de fliperama e literalmente entrando nela. Só que ele fica preso.


E Mabel continua testando os limites do medo do tivô.


Bem, Dipper decide que agora que tem um amigo lutador de verdade, ele pode usa-lo pra ter vantagem contra Robbie e assusta-lo, então leva ele pra passear, mostra pra Mabel, aprende um pouco sobre como ele funciona e vai estudando o personagem pra descobrir como usa-lo. 


Ele mente dizendo que Robbie é seu arqui-inimigo, o que só se agrava quando o lutador de videogame pergunta se ele matou o pai dele (o que faz parte da história de vingança do personagem), e ele confirma.


Depois de um longo dia passeando com o boneco digital, e causando tumulto por onde passa, Dipper chega no local da luta, e pede pro lutador dar uma lição em Robbie.


Só que o lutador leva isso muito a sério, e por pouco não mata o adolescente. Paralelo a isso, Mabel leva Stan para uma torre de caixa-d'água e confirma que ele tem medo de altura.


As duas histórias se juntam, com os ataques do personagem chegando até a torre em que Mabel e Stan estavam, e quase derrubando eles, pois Robbie tentou se esconder lá.


Pra tentar impedi-lo, ao ver que tá tudo saindo do controle, Dipper conta a verdade e que Robbie apenas é namorado da garota que ele gosta, e que não houve homicídio.



Mas o lutador fica irritado com a mentira, e bota Dipper na lista de inimigo, desafiando ele pra uma luta.


Dipper aceita a luta, ciente que não poderia fugir pra sempre disso. Soos que havia conseguido sair da máquina tenta ajudar ele a vencer, mas nada funciona.


Dipper então para de esquivar dos golpes, e só aceita a surra, apanhando muito. Depois, o jogo acaba e o personagem é deletado, voltando pro arcade.


Dipper todo surrado fica feliz afinal, venceu por não fugir mais. E Robbie aparece pra dar ainda mais socos nele.


E novamente, Dipper opta por não fugir, esperando os socos, o que intimida Robbie, e faz ele desistir da briga.


Bem nessa hora, Wendy chega de viagem com a família, e questiona se os meninos estavam brigando, já preparada pra repreende-los.


Mas Robbie e Dipper se unem pra negar, e mentem sobre tudo o que aconteceu entre eles.


A partir desse momento, eles decidem que vão se odiar em segredo, pois Wendy fica feliz ao ver eles se darem bem.


E, Stan supera seu medo de altura, ao troco de deixar Mabel traumatizada com a quase morte por queda.



Os Créditos do Episódio 10


É só um menu de seleção de personagens de Gravity Falls, com Dipper, Mabel, Stan e Wendy.


Depois, é revelado que é tudo um sonho de Soos, que volta a sonhar com seus amigos como videogame. 



Episódio 11 - Dipper Pequeno


Gideão volta, agora planejando tomar a cabana de Stan de qualquer forma, mostrando um enorme interesse nela. Ele faz tentativas bobas de pegar o lugar pra ele, que sempre são frustradas por Stan.


Enquanto isso, Mabel tira onda com a cara de Dipper por estar maior que ele, apenas 1 milímetro, mas já se considerando a mais velha, mais evoluída, mais madura e mais crescida.


Dipper fica frustrado com isso e busca uma solução no diário, descobrindo que existem cristais mágicos de crescimento e redução de tamanho escondidos na floresta. Ele nem demora muito pra encontrar eles.


Daí ele coleta um, e ajusta ele com uma lanterna, criando uma máquina portátil de mudança de tamanho, pra vencer sua irmã na altura.


Só que Mabel suspeita desse crescimento repentino dele, e investiga descobrindo a verdade, e decide usar a máquina também. Mas eles começam a brigar, e sem querer a máquina cai nas mãos de Gideão.


Gideão usa o aparelho para encolher os dois e rapta-los. Com os dois em sua posse, ele mima Mabel, e ameaça Dipper, dizendo que irá usar a máquina pra encolher seu inimigo e tomar a Cabana do Mistério pra ele.


Gideão sai para ficar com seus pai e sua mãe (muito estranha e transtornada), antes de ir pra cabana, e Mabel e Dipper conseguem dar um jeito de escapar.


Eles usam um balão da loja de carros do pai de Gideão, pra voar até a cabana, enquanto Gideão pega um ônibus. 


Todos chegam juntos na cabana, e apesar dos gêmeos conseguirem pegar a lanterna e quase resolver tudo, enquanto Gideão estava distraído, a briga dos dois pela altura que teriam e quem seria maior os compromete.


Então Gideão usa a máquina assim que é atendido, encolhendo Soos, que tinha botado o chapéu de Stan. Apesar do equívoco, Gideão captura Soos também e vai atrás de Stan, encontrando uma nova atração que ele estava construindo: O Labirinto de Espelhos.


Ele tenta chegar até Stan, que nem sabia a arma que o garoto carregava, enquanto Dipper, Mabel e Soos fazem de tudo pra escapar e voltar ao tamanho normal.


No fim, eles fazem cócegas em Gideão, fazendo ele surtar na frente do tivô, e Stan fica bem confuso, chutando ele pra fora da cabana e botando um preço altíssimo em todos os espelhos que ele quebrou, pra que seu pai pague.


Aí os Gêmeos conseguem recuperar o tamanho deles, com Mabel ficando um milímetro mais alta, após explicar que ser esse pouquinho mais alta era tudo que fazia ela se sentir melhor em relação a Dipper, já que ele era melhor em tudo. O garoto acaba aceitando ser mais baixo.


Daí eles destroem o cristal, e só então notam que Soos ainda não foi restaurado ao seu tamanho original, se forçando a reconstruir o cristal.


Observação: A partir desse ponto, Mabel sempre é 1 milímetro mais alta que Dipper, em todos os episódios.


Cena dos Créditos do Episódio 11


Nessa cena, um programa de televisão vai até a casa de Stan e oferece um prêmio pra ele, que recusa, acreditando ser só mais uma das traiçoeiras armadilhas de Gideão.


Depois eles oferecerem o prêmio para o velho McGucket, que come o cheque, fazendo com que percebam que só tem maluco em Gravity Falls.


Episódio 12 - Summerween


Apesar de ser verão, os caras não iam perder a chance de fazer uma história de Halloween em um desenho de terror infantil, então existe o feriado regional chamado "Summerween", um Halloween de Verão.


As regras são as mesmas do feriado normal, crianças se fantasiam de noite e pedem doces. E os gêmeos Pines adoram isso, sempre participando do Halloween e se empolgando com essa nova versão desse feriado.


Um diferencial contudo é o Monstro do Summerween, que Soos conta ser uma criatura que captura crianças que não curtem o feriado.


Isso não é problema pra Mabel e Dipper, que até combinarem ideias de fantasias pra saírem de noite. Só que isso muda quando Dipper vê Wendy e seu namorado planejando ir numa festa, e fica com vergonha de dizer que irá pedir doces pois é coisa de criança.


Ele fica num dilema, sem saber se pedirá doces ou se irá fugir pra festa. Com medo de ferir os sentimentos da irmã, mentindo que tá doente e não poderá sair.


Isso não cola, e enquanto insiste na mentira, um homem misterioso aparece na porta fantasiado, e pede por doces. Dipper recusa várias vezes, até que o cara se irrita, e diz ser o monstro do Summerween.


Pra confirmar ele devora uma criança que aparece pra pedir doces, e em seguida diz que Dipper, Mabel, e as amigas de Mabel serão os próximos, caso não peguem 500 doces até o fim da noite (marcada pelas velas das abóboras de toda Gravity Falls).


Dipper é forçado a participar da coleta, enquanto pra Mabel e as outras isso é pura festa, apesar do terror envolvido.


De início Dipper vai sem fantasia, mas como a coleta fica ruim, ele bota a fantasia combinando com Mabel, e tudo sai bem. Pegam todos os doces, até que faltando apenas um, Mabel e as outras se separam de Dipper, deixando ele com os doces.


E bem nessa hora, Wendy aparece com Robbie de carro, vendo ele de longe, que tira a fantasia e joga pro mato com os doces, pra esconder o que tava fazendo e dar uma de durão. O ruim é que os doces caem num lago, e eles perdem tudo.


Pior ainda é que Mabel descobre que era tudo uma farsa de seu irmão, ele não queria pegar doces com ela e fica super chateada. Mas nem dá tempo de discutirem e o monstro aparece pra cobrar seus doces, ou crianças.


Ele corre atrás delas, e por sorte o Soos aparece atropelando ele, e destruindo a criatura. Só que o monstro se regenera e começa a perseguir eles, até a loja de doces.


Lá eles tentam se esconder, vestem fantasias, e Mabel conversa com Dipper, explicando que sua maior triste é o fato desse ser o último feriado de doces deles, já que Dipper tava tão grande e não queria mais pedir doces. Ela não queria envelhecer tão cedo. Daí ele entende que tava abrindo mão da irmã, e volta atrás.


Mas isso não basta pro monstro perdoa-los, e Soos se sacrifica pra salva-los, sendo devorado vivo pela criatura.


Contudo a criatura era feita de doces, doces ruins e que as crianças jogavam fora, e Soos come ele de dentro pra fora, se libertando e libertando a criança comida antes.


Por fim eles voltam pra cabana, encontrando Wendy lá, e não na festa, pois Robbie fez algo que a irritou e estragou tudo entre eles.


Infelizmente eles ficam sem doces, mas o tivô aparece com duas sacolas que roubou de crianças que vieram pedir antes. É que, paralelo a tudo isso, ele tava tentando muito assustar todas as crianças que vinham pedir doces, ao ponto delas fugirem e ele economizar.


Mas duas não se amedrontavam com nada, até verem ele pelado sem querer. Ai elas fugiram traumatizadas e deixaram os doces com ele, que agora eram de seus sobrinetos.



Cena dos Créditos do Episódio 12


Mabel e suas amigas tiram várias fotos do Porco fantasiado de empresário.


É uma foto mais hilária que a outra, e isso distrai bastante a gente.



Episódio 13 - Chefe Mabel


Nesse episódio, Mabel fica muito incomodada com o jeito que seu tivô controla os negócios, questionando o fato dele ser tão muquirana com todos. Então, ela o desafia.


Eles apostam que ela consegue ser uma chefe melhor que ele, dando o dia de folga pra ele enquanto ela tocava o negócio. Quem lucrasse mais ganharia, e o perdedor teria de pagar caro, com Mabel assumindo a cabana do mistério pelo resto do verão se ganhasse e forçando Stan a dançar uma música humilhante; e Stan forçando Mabel a usar a mesma camiseta enquanto ficasse lá caso ele ganhasse.


A princípio Mabel tenta bancar a chefe boazinha, desfazendo tudo que Stan fez, e dando total liberdade pra Dipper, Wendy e Soos, e tratando os clientes com carinho, dando até reembolso se necessário.


Mas isso não ajuda em nada, e tudo começa a dar errado, pois todo mundo tira uma casquinha da folga que ela dá. Toda a liberdade cria o caos, e no fim Dipper piora tudo.


Ele queria muito levar atrações reais pra cabana, algo que seu tivô não permitia. Então com Mabel, ele faz questão de capturar um monstro pra mostrar lá, e o monstro sai de controle (graças a Mabel e sua mania de dar folgas) e todos quase são mortos. O Monstro podia olha na alma das pessoas e fazê-las viver seus maiores pesadelos, e quase faz isso com Mabel (chega a fazer isso com alguns clientes).


Dipper consegue derrotar ele com um espelho, e depois todos se reúnem pra limpar a bagunça. Assim que Wendy e Soos tentam tirar uma folga e fugir da responsabilidade, Mabel surta e banca a chefe ruim, mandando trabalharem ou seriam demitidos.


Ela pega pesado e ai sim, tudo começa a funcionar, e apesar dela não gostar, até Dipper concorda que é o único jeito.


Então todos juntos conseguem ganhar dinheiro pra caramba e encher o pote de lucros, mas todo o dinheiro acaba destinado pra pagar as contas do caos que causaram.


Paralelo a isso, Stan participa de um show televisivo de dinheiro, e quase ganha, bancando o soberano por lá.


Mas no final ele perde tudo, por não conseguir falar "Por favor", e quando volta pra cabana, ele perde a aposta pois Mabel conseguiu 1 dólar e ele nada.


Só que Mabel não aceita se tornar chefe interina pela pressão e pelo que ela teve de se tornar pra conseguir controlar tudo, porém, ela mantém a parte da aposta em que ele teria de dançar.




Cena dos Créditos do Episódio 13


Stan dança e canta a música que Mabel manda no final.


Episódio 14 - O Poço Sem Fim


Esse episódio é muito diferente, em que na verdade três histórias (quatro se contar a do Stan) diferentes são contadas por cada um dos personagens.

Eles vão descartar coisas que não querem em um Poço Sem Fim, que tem no quintal da Cabana do Mistério e ninguém, além de Stan, sabia. Ele jogam de tudo lá, como contas e impostos sonegados de Stan, e uma maleta muito misteriosa que Mabel diz serem seus segredos mais profundos.


Depois disso, uma tempestade começa e sopra as contas que Stan tava jogando, e ele cai junto, levando Soos, Mabel e Dipper com ele pro poço.


Numa queda sem fim, eles começam a ficar entediados e contam histórias pra passar o tempo.



Mudança de voz


A primeira é a história de Dipper, sobre o dia em que ele mudou de voz por zombarem dele ter uma voz muito fina.


Ele pegou uma poção criada pelo velho McGucket, e tomou sem nem pensar, ganhando um vozerão de locutor.


Mas isso só criou problemas pra ele, fez com que os outros se assustassem, e fez com que ele fosse perseguido por uns caras musculosos, por ter passado um trote. Então ele se desespera e pede pra McGucket reverter isso.


Porém o velho dá uma poção que daria outra voz pra ele, e seria permanente, e o garoto descobre que apesar de ser zoado por Mabel e os outros, eles gostavam da voz dele. Então ele decide ficar com a voz de sempre, e faz um trote com Stan, que ganha voz de mulher com a poção.




História do Pinball


A próxima história é contada por Soos, que fala que um dia, ele, Mabel e Dipper estavam jogando em seu fliperama, até que eles decidem trapacear pra que ele pontuasse o valor máximo e batesse o recorde da máquina.


Só que ao fazer isso, a máquina identifica a trapaça, e puxa todos eles pra dentro dela, como uma maldição.


Os três começam a lutar por suas vidas, até que Soos diz que a única forma de escaparem é se ele desligar a máquina, indo até o botão dela, e faz isso enquanto Dipper e Mabel distraem a caveira principal que comandava tudo.


No fim, Soos fica receoso em desligar ou não a máquina, pois caso ele fizesse isso, seu recorde seria resetado assim como todos os pontos já feitos, mas ele prefere isso a ver seus amigos morrerem.


Ao desligar, todos voltam pra fora da máquina e fica tudo resolvido.



Footbot


Stan conta uma história completamente besta, em que ele vence um campeonato de futebol americano sem nem precisar de uniforme, é ovacionado pelo time, ganha um troféu com uma mulher bonita genérica, e ainda diz ter construído um robô de futebol chamado Footbot, que ajudou na vitória.


Ele é bem sem criatividade nas histórias.




Dentes da Verdade


A última história é a da Mabel, que conta que um dia, ficou muito incomodada com o tanto de mentiras que seu tivô contava.


Daí ela pegou o livro de Dipper sem ninguém ver, e descobriu que existiam Dentes da Verdade, umas dentaduras que forçavam quem usasse sempre contar a verdade. Ela conseguiu os dentes facilmente, e trocou a dentadura de Stan.


Ele então só contava a verdade, e virou um grande chato enchendo o saco de todo mundo com sua franqueza. quando irritou de mais, Mabel tirou as dentaduras, botou numa mala, e jogou no poço sem fundo.


Daí eles caíram no posso e começaram a contar histórias.


Detalhe: Apesar de ser tudo ficção, a história de Mabel é a que mais parece real, significando que pela primeira vez ela usou o diário secreto de Dipper.


Enfim, eles continuam caindo no poço depois de todas as histórias, e vem uma luz no fundo, indo direto pra ela e, saindo do poço por cima mesmo, como se nada tivesse acontecido.


Sem entenderem o que houve, decidem só continuar suas vidas e ignorar que estiveram lá dentro, mas Stan tropeça e cai de novo no poço, e os outros deixam ele lá pois sabem que uma hora ele volta.



Cena dos Créditos do Episódio 14


Stan cai, só isso.

Essa cena é a mais importante de todo o desenho, pois é nela que nos é revelado o maior mistério dessas cenas. Por não ter fundo, nem distrações, a gente é obrigado a prestar mais atenção nos créditos, e o último que aparece é um código.


É bem na única hora que Stan reage, chamando isso de grande bobagem, e geralmente é nessa hora que percebemos que em todas as cenas de créditos, teve uma mensagem escondida com códigos.

Mas, éramos distraídos pra nunca perceber. No final explicarei todos os códigos, decifrados (e direi como os decifrei).




Episódio 15 - Ao Fundo da Piscina


Com o auge do verão, surge um calor insuportável, e Stan tem a ideia de levar todos pra Piscina pública de Gravity Falls, onde ele tem uma cadeira reservada e perfeita pra manter.


Lá, cada um do grupo tem sua própria história, mas boa parte do episódio se concentra em Mabel, e um romance que começa com um garoto hispânico que vê na piscina.


Dipper também vê a chance de passar um tempo com Wendy, que pra sorte dele é a Salva-Vidas da piscina. Porém, pra isso ele precisa convencer o supervisor dela a deixa-lo trabalhar, conseguindo o apito, mas tendo de pisar em ovos pra não perder o trabalho.


Stan acaba perdendo a cadeira pro Gideão, e começa a bolar planos pra recupera-la, enquanto Soos cai em uma pegadinha de Wendy e Dipper, e passa a acreditar que os Patos de Borracha estão vivos e precisam de liberdade.


Tudo isso rola enquanto Mabel se apaixona pelo garoto, que conta seu segredo pra ela: Ele é um sereio.


Estava preso na Piscina a tempos, e foi parar la por acidente, pedindo ajuda pra Mabel pra fugir. Ela fica empenhada em salva-lo, contudo, Dipper também fica muito empenhado em manter tudo na Piscina em ordem, pra continuar perto de Wendy.


De noite, todo mundo decide invadir a Piscina, Stan pra se prender à Cadeira, Soos pra libertar os Patos, Dipper pra proteger o lugar, e Mabel pra sequestrar o Sereio.


Só que ai todo mundo se atrapalha, e Dipper sem entender o que Mabel fazia tenta capturar ela, que foge com o carrinho da cabana, perseguida pelo Dipper no carrinho da piscina, direto pro Lago de Gravity Falls.


No fim, ela conta a verdade pra Dipper, que seu namorado era um sereio, e Dipper entende. Mas, o menino peixe começa a morrer por falta de água, e Dipper banca o salva-vidas fazendo respiração boca a boca nele, com água pros pulmões dele.


Mabel só de sacanagem tira foto disso pra chantagear, e depois ela se despede do garoto peixe, ganhando seu primeiro beijo. Aliás, ela menciona pra Dipper que já saiu com dois vampiros fora de cena, além do Gnomo e do Gideão.


Enfim, Stan se lasca na Piscina pois Gideão tinha passado cola na cadeira.


Soos consegue libertar os patos de borracha pra natureza.


E Dipper é demitido pois teve muita bagunça durante a noite. 


Só que Wendy também é despedida por roubar comida e fica tudo certo.


E Mabel recebe cartas engarrafadas, sabe-se lá como, de seu namoradinho peixe.




Cena de Créditos do Episódio 15


Nesses créditos, vemos o dia a dia do garoto preso na solitária da Piscina, um lugar pra onde quem desrespa as regras é mandado.

O pobrezinho foi esquecido lá.


Episódio 16 - Tapete Elétrico


Mabel passa a dar festas de pijama com as novas amigas o tempo todo, e isso incomoda muito Dipper, não só pela perca de privacidade e calma, mas pela irmã parar de dar atenção a ele. Então, ambos brigam e Dipper decide ter um quarto só pra ele.


Soos, que adora explorar a velha cabana do mistério, encontra outra sala secreta, que poderia servir de quarto para Dipper. 


Ironicamente, o tivô Stan age como se o cômodo escondido não fosse nada de mais, porém disfarçadamente sem ninguém suspeitar ele pega coisas e esconde, como um óculos redondo perto da porta, frente um calendário marcando 04 de Julho de 1982.


O quarto também é bem suspeito, repleto de itens estranhos e marcados como experimentos, com destaque pra um tapete chamado de Experimento 78.


Até aí tudo bem, porém com o passar do dia, Dipper e Mabel brigam pra ver quem ficará com este quarto, com Stan ainda por cima se aproveitando disso e forçando eles a fazerem tarefas pra provarem merecedores do quarto. 


Em um momento, enquanto discutem e se movem no tapete, a eletricidade estática gerada por eles faz com que troquem de corpos.


Daí um começa a tentar sabotar o outro, e ambos chegam em situações traumáticas, com Dipper no tendo de escutar histórias românticas pra garotas... 


E Mabel passando pela tortura psicológica de receber dicas sobre puberdade masculina do tivô Stan, com direito a livro e imagens.


Trauma instaurado, Mabel recebe a chave do quarto (como Dipper), e depois de brigarem mais um pouco pela chave, ela acaba aceitando que ele mude pra lá, mas Dipper explica que não quer mudar, só quer que tudo volte a ser como antes.


Só que paralelo a isso muito mais pessoas encostam no tapete e trocam de corpos, virando uma balburdia. 


O único que não troca de corpo com ninguém é Stan, pois fica ocupado de mais olhando o óculos que pegou.


Um dos mais bizarros é Soos que troca com o Porco, e acaba arranjando casamento com uma turista, isso com o Corpo no corpo dele (vai saber o que o porco fez).


A turista simplesmente aceita um pedido de casamento de Soos, sendo que quem tava no corpo dele o tempo todo era um Porco... e quando ela o beija ele fica sem entender nada, mas tira uma casquinha.


No fim todos voltam aos seus respectivos corpos, e Dipper, apesar de ganhar o quarto, opta por voltar a morar com a irmã mesmo.



Cena dos Créditos do Episódio 16


A turista simplesmente termina com Soos pois ele está muito diferente daquele por quem ela se apaixonou... Soos ainda não entende o que o porco fez com o corpo dele.



Episódio 17 - Meninos Loucos


Nesse episódio, Mabel fica super empolgada em ir num show com as amigas, de uma boyband chamada Sev'ral Timez, enquanto Dipper e Wendy debocham da banda sugerindo que são uma farsa fabricada por executivos.


Mas isso não afeta a esperança de Mabel conhecer seus ídolos de verão, e ela vai pro show toda feliz. Porém, ela e suas amigas não conseguem comprar ingressos a tempo, tendo de buscar outra forma de entrar no show.


Enquanto isso, Dipper vê Wendy terminar com o Robbie (algo que faz sentido já que desde a festa de summerween eles não são vistos juntos). 


E Robbie simplesmente toca um CD estranho, que hipnotiza Wendy e faz ela voltar atrás do término.


Dipper percebe tudo e decide provar que Robbie tava enfeitiçando Wendy com a música. 


E pra variar, dessa vez, Stan se oferece pra ajudar o sobrineto, pois ele também odeia a magia da música, pois no passado também perdeu uma namorada chamada Carla por causa de um músico boa pinta.


Mabel e suas amigas invadem os bastidores do show, encontrando o camarim de seus ídolos, e quando vão espiar, descobrem que eles são tratados em cativeiro como animais, e são todos clones.


Mas Mabel fica com pena e decide ajuda-los a fugir, levando eles pra cabana, e despistando o empresário deles, enquanto também os esconde de Stan e todo mundo. Ela e as amigas curtem muito a banda por lá.


Dipper e Stan descobrem que de fato o CD que Robbie usou era um truque, que se tocado de trás pra frente mostrava uma mensagem subliminar de controle mental, e Dipper faz de tudo pra esfregar a verdade na cara da Wendy, indo até o mirante onde eles iriam ficar juntos, pra expor tudo.


No fim, Mabel acaba enlouquecendo com a presença de seus ídolos, e faz de tudo pra mantê-los presos, com ela, pra sempre. Ela afasta as amigas, briga feio com elas, e vai se tornando uma ditadora igual o empresário deles.


Mas uma hora ela percebe o quão ruim está sendo, graças a uma música que eles cantam pra ela, e decide liberta-los na floresta, voltando a ficar bem com as amigas.


E Dipper se arrepende muito de contar a verdade pra Wendy, pois apesar dela terminar com Robbie assim que fica sabendo que ele a manipulou com a música, ela também fica irritada com Dipper por fuçar no relacionamento dela e tentar tirar proveito.


Assim, Dipper termina o dia tomando refri com o tivô, e aprendendo que a música não presta.



Cena de Crédito do Episódio 17


A Boyband sobrevive na floresta, dançando e encantando os animais. Viram praticamente uma das atrocidade macabras de Gravity Falls.


Episódio 18 - Terra Diante dos Porcos


Uma criatura monstruosa vem causando problemas em Gravity Falls, ai Dipper e Soos decidem bancar os papparazzi e tirar fotos dela.


Enquanto isso, Mabel curte a vida com seu Porco, irritando Stan, mas em um momento ela vê um comercial de mochila pra bebês que funciona em porcos também, e sai para comprar, deixando o porquinho para seu tivô cuidar.


Dipper e Soos até conseguem fotografar a criatura, colocando iscas pra ela e câmeras acionadas por movimento, mas na hora de revelar, Soos atrapalha sem querer seu amigo, começando a irrita-lo.


Stan também pisa na bola, colocando o Waddles do lado de fora da cabana por alguns segundos, pra ele parar de atrapalhar nas vendas, mas bem nessa hora a criatura, que era um Piterodátilo, ataca o porquinho e leva ele como lanchinho.


Quando Dipper questiona o que houve, Stan mente de todas as formas que pode, até Mabel chegar das compras e perceber que seu porquinho se foi.


Pra aliviar a tenção, Stan diz que lutou pela vida do porco contra o Pterodátilo, o que é uma mentira, e Dipper monta uma força tarefa com os 4 para resgatar o porquinho, seguindo uma trilha de tricô deixada pela roupa desfiada do animal.


Eles até encontram a toca do Pterodátilo em uma igreja abandonada no meio do mato, juntamente com o Velho McGucky, que dessa vez não inventou um robô, e só tá ali pois queria suas colheres de volta (colheres essas que foram levadas pelo dinossauro). 


Ele se junta à força tarefa e todos vão para o subterrâneo, onde encontram muitos dinossauros preservados em seiva (poderia ser amendoim). 


Stan fica tão empolgado com a descoberta, que começa a projetar isso tudo como parte das atrações de sua cabana, e deixa escapar que ele deu o porco de bandeira pro Pterodátilo, com Mabel escutando tudo e ficando bem irritada com ele.


Soos também fica bravo com Dipper, que nem queria ele na aventura por achar que ele é atrapalhado de mais, criando um clima pesado de inimizade.


Mas isso não dura pois o Pterodátilo aparece, assim como Waddles ainda vivo, mas no ninho dele, com um filhote prestes a nascer. Mabel o resgata mas o dinossauro ataca, e eles tentam escapar sem muito sucesso.


No fim, Stan acaba caindo com o porco, e precisa lutar para protegê-lo, caindo no murro contra o Pterodátilo e tornando real sua história.


E Soos salva Mabel e Dipper com um plano para ficar no ponto cego do filhote de pterodátilo que nasceu, e devorou o McGucky, mostrando que apesar de atrapalhado ele ainda era um ótimo amigo.


E Stan consegue voltar vivo com o porco salvo na mochila que Mabel comprou, conquistando a confiança de Mabel, e até um pouco de respeito. 


Todos escapam do subsolo por um gêiser que Soos aciona na violência, fechando a saída no processo.


Todos fazem amizade de novo, e conseguem ir embora bem, apesar da experiência perturbadora e os dinossauros preservados no subterrâneo.


E, McGucky foge depois por uma pequena abertura, dizendo que devorou o filhote de Pterodátilo por dentro (bizarro), recuperando suas colheres pra variar.



Cena de Crédito do Episódio 18


Aqui só é mostrado Soos se dando bem com Dipper.


E Stan com Mabel e o Porco. De fato ela começou a confiar muito mais no tivô.



Episódio 19 - Escapando dos Sonhos


Gideão ameaça pela televisão que tomará a cabana de Stan muito em breve, e começa a agir pra isso. Ele primeiro tenta roubar a escritura da cabana do cofre de Stan, mas após falhar, decide apelar pro sobrenatural.


Usando o livro que possui, ele faz um ritual de invocação na floresta, de um demônio que poderia roubar a senha de Stan, direto da mente dele. 


A questão é que isso é um erro terrível, pois o demônio que ele invoca é absurdamente poderoso.


Ele traz Bill Cipher, um triângulo de cartola, que conhece todos em Gravity Falls, incluindo Stan. Ele até age estranho quando Gideão pede pela senha de Stan, mas em seguida o triângulo aceita o acordo, fazendo um pacto com fogo azul.


Mabel e Soos testemunham tudo, e tentam avisar Dipper do perigo que Stan tava passando, mas Dipper tava bem irritado com o tivô já, por conta de toda exploração que passou, e fica hesitando em ajudar.


Querendo ou não ele acaba ajudando, vendo no diário que tem como entrar na mente de alguém, caso um demônio esteja entrando, e isso acontece na frente deles, com Bill possuindo Stan pra roubar suas memórias. 

Bill Cipher, explicando

Dipper e os outros entram atrás.


Na mente de Stan, é tudo bem bizarro, e codificado. Mas eles não perdem tempo e correm pra encontrar o demônio, ou a memória das senhas. Só que o próprio Bill já dá as caras no início, dizendo que eles não tem a menor chance.


Ele chama Mabel de "Estrela Cadente", Dipper de "Pinheiro" e Soos de "Interrogação", e não mostra um pingo de medo deles, como se já tivesse vencido. Chega a abrir um buraco no corpo de Dipper, só pra mostrar que ele é imbatível.


Mas eles não desistem e vasculham a mente de Stan atrás da memória, pra esconde-la. Dipper é o único que acaba desviando, indo pra uma sala de memórias sobre ele. 


Lá, ele testemunha Stan e Soos conversando enquanto ele trabalha, e Stan fala mal dele, chamando de imprestável. Dipper perde toda a confiança no tivô nesse momento, desistindo de ajuda-lo.


Enquanto isso Mabel e Soos, além de dois personagens dos sonhos de Mabel que Bill invoca só porque pode, encontram a memória das senhas, e Bill se revela como um espião, não na forma dos sonhos de Mabel, mas na forma do Soos.


Um Soos falso, pois o verdadeiro aparece logo depois. Em todo caso ele pega a senha e entra em contato com Gideão para passa-la.


Mas Mabel consegue impedir ele de passar a senha completa a tempo, jogando a memória dentro de outra memória (a do poço sem fim), e o pacto com Gideão é interrompido.


Bill fica irritadíssimo, pois precisava que o pacto se completasse pra ter Gideão em suas mãos, então ele ataca Mabel e Soos com tudo que tem, levando eles pra um plano astral onde pretende tortura-los com seus maiores pesadelos.


Dipper nem vê o que acontece com eles, e acaba procurando a saída da mente de Stan, achando a mesma porta na qual ele falava com Soos. Então ele escuta a conversa completa, e na verdade Stan tava falando de si mesmo, que ele era imprestável em sua infância, e queria que Dipper se tornasse muito melhor que ele, tendo total confiança nele, e convicção de que ele era capaz de aguentar.


Ele conta a história de como seu pai exigia que ele fosse forte, e isso fazia ele ficar cada vez mais revoltado, até o dia que precisou de força e viu que tudo que seu pai fez foi para prepara-lo pro futuro. Ele queria o mesmo para Dipper, por isso pegava tão pesado e exigia tanto.


Dipper entende seu tivô, e acaba criando respeito por ele, decidindo salva-lo. 


Sem querer, ele entra na memória, e seu tivô o percebe, vê o buraco no corpo de Dipper e conserta com a mente. Então Dipper pergunta como ele fez isso, e Stan explica que no mundo da mente, tudo é possível, basta pensar.


Com esse conhecimento Dipper voa até o combate de Bill, explica a situação pra sua irmã e seu amigo, e todos começam a usar a imaginação pra vencer Bill.


Eles conseguem dar uma surra nele, mas Bill interrompe tudo, leva geral pro vazio, e diz que ainda não acabou, e ele voltará, e estará sempre observando, criando então um círculo de invocação e indo embora.


Os outros também deixam a mente de Stan, felizes por tê-lo salvado, e ele fica sem entender com o que sonhou. Porém, enquanto tudo isso acontecia na cabeça de Stan, Gideão invadiu a cabana e explodiu o cofre.


Ele rouba a escritura, e declara sua propriedade, expulsando Stan e sua família pra sempre.




Cena de Crédito do Episódio 19


Nada acontece nessa cena, apenas a floresta de Gravity Falls é mostrada, com olhos (de Bill) nas árvores.

Porém, essa é a primeira cena que da a dica de como decifrar os códigos, mostrando exatamente embaixo da frase "To Be Continued" a respectiva sequência codificada, explicando a ordem do alfabeto a ser substituida.


A essa altura, já é de se esperar que o expectador tenha percebido que todo episódio tem senhas, mas nem todas as senhas se decodificam da mesma forma.


Episódio 20 - Gideão Assume


Alojados na casa da avó do Soos, tudo que houve no episódio anterior foi verdade, e a Cabana do Mistério foi perdida, e os Pines não tem mais onde ficar durante o verão.


Gideão ainda conta com o apoio da população, mentindo que Stan lhe deu a escritura da cabana, e planeja criar um parque temático dele ali. Ele ainda distribui broches pra toda a cidade como um brinde.


O porco ainda foi sequestrado e transformado em um mascote forçado de Gideão, então tudo deu errado.


Stan acaba desistindo de lutar, liga pros pais de Dipper e Mabel, informando que eles estão bem, mas depois acaba comprando passagens pra eles irem embora, enquanto ele se virava pra sobreviver agora.


E Soos e Wendy ficam sem emprego então ambos tem que se virar. Soos faz questão de procurar dezenas de empregos.


E Gideão revela que só queria a propriedade de Stan, pois acreditava que o Primeiro Diário Perdido estava ali em algum lugar, já que havia um mapa no Diário 2 que ele possuía. E, ele queria os dois diários para poder ter poder absoluto.


Dipper e Mabel não escutam o tivô e decidem lutar com ajuda do Diário 3, e pesquisam formas de vencer Gideão. 


Depois de pensarem, optam por procurar pelos Gnomos, e pedir ajuda deles.


Acabam prometendo pro rei deles que Gideão será a nova noiva deles (mentindo até que ele era mulher) e no fim, eles conseguem o apoio do exército de Gnomos.


Mas Gideão vence rapidamente, usando um Apito para Cães que servia pra adestrar o Porco de Mabel, e também funciona com os Gnomos. Ai ele joga o exército de Dipper e Mabel contra eles.


Pra piorar, Gideão encontra o Diário de Dipper e canta vitória, roubando ele, pra enfim por seus planos em prática.


Sem esperanças, Dipper e Mabel pegam o ônibus pra fora de Gravity Falls e vão embora.


Mas Gideão percebe que haviam três livros (por conta da numeração), e fica ainda mais irritado com os Pines, acreditando que foi enganado. 


Ele apela, usa um robô gigante dele mesmo que o McGucky tava construindo pro parque temático, e sai atrás de Dipper e Mabel.


No ônibus, Soos se apresenta como o motorista, um dos muitos trabalhos que teve que começar pra compensar a perda do emprego na Cabana do Mistério, e ai eles começam a fugir do robô gigante.


Paralelo a tudo isso, Stan fica bem depressivo na casa da avó do Soos, até que percebe que seu aparelho auditivo sempre fazia um zumbido estranho perto dos broches que Gideão tinha espalhado pra toda população, tendo então uma revelação e recobrando sua esperança.


Na fuga e luta contra o robô gigante do Gideão, Mabel usa seu Gancho (lá do primeiro episódio), e Dipper fica incapacitado, acreditando que não vencerá por não ter mais o diário.


Mas na necessidade, ele assume a responsabilidade e ganha coragem pra sair no soco com Gideão, lutando dentro do robô.


Todo mundo cai de uma ponte, causando uma tremenda explosão que atrai toda a cidade.


Mabel e Dipper só se salvam por causa do Gancho dela (ou seja, ela fez muito bem em pegar esse brinde no primeiro episódio).


E aí, Gideão banca o inocente, acusando os Pines de terem agredido ele e tentado roubar as escrituras da propriedade. Mas, Stan aparece com a verdade.


Ele mostra que dentro do robô haviam monitores, sincronizados com todos os broches que Gideão espalhou pela cidade, que eram secretamente mini câmeras pra espionar a todos, e ter material pra fingir que ele era vidente.


A cidade fica pistola, e todos vão pra cima dele, com Gideão indo preso no final.


A Cabana do Mistério fica famosa então, é reconstruída, e tudo fica bem.


Até que Dipper e Mabel decidem contar pra Stan sobre o Diário 3. Falam que tudo de sobrenatural que descobriram e enfrentaram sem ele saber, foram com ajuda desse diário, e que ele é a prova de que tudo existe.


Stan pega o Diário, e depois de analisar rapidamente, debocha dizendo que as crianças acreditam muito em ficção, e agora entende porque eles acham tanto que existe sobrenatural. O Livro tava mexendo com a cabeça deles.


Aí ele pede o livro emprestado, pra tirar algumas ideias como atrações pra cabana, e sai rindo.


Dipper e Mabel conversam um pouco, entram no consenso que vai tudo ficar bem, e Stan vai devolver o diário depois, e começam a brincar com o Soos.


Contudo... de noite, Stan vai pra sua sala secreta.


Desce um elevador de três andares.


Chega em uma sala cheia de equipamentos avançados de pesquisa eletrônica.


E coloca o Diário 3 do Dipper, junto do Diário 2 do Gideão e o Diário 1, que sempre esteve com ele.


E abre os três em uma página equivalente, com marcas compatíveis cada uma, que juntos forma um símbolo. O qual aciona uma máquina maior, que parecia depender dessas escrituras pra se ativar.


Assim, Stan fica surpreso por tudo finalmente funcionar, e diz todo satisfeito "Aqui vamos nós".



Cena de Créditos do Episódio Final


Por fim, a cena agora mostra páginas aleatórias dos diários, com anotações, códigos, marcações e até dicas de como decodificar tudo. 


No fim, da ênfase naquela primeira frase lida por Dipper "Não Confie em Ninguém", com um código bem mais difícil de decifrar que os demais.


Então, a temporada acaba... com esse baita mistério, sobre o próprio Stan Pines.


O Segredo dos Créditos


Existem mais de 20 códigos a se decifrar na primeira temporada, a maioria estando nos créditos finais, sempre na última cena dos créditos. Mas, nem todos usam a mesma tática pra decodificar. Alguns dão mensagens bobas e fazem piadas, e outros dão dicas para decifrar uns aos outros, e eu mesmo comecei a decifrar pelo código do episódio 14, pois foi quando meu irmão e eu notamos que eles existiam.

A partir daí voltamos pro primeiro episódio e começamos a traduzir...


Episódio 1


"Bem vindo a Gravity Falls"

O Código do primeiro episódio é "Welcome to Gravity Falls", e acabou sendo o segundo código que encontrei. Nessa tentativa eu nem sabia qual o código (depois ficou bem óbvio), mas acabei chutando na letra "H", que se repete na primeira palavra. Deduzi que ela seria uma Vocal, chutando no "E" e alterei o alfabeto seguindo uma ordem crescente:

A = x, B = y, C = z, D = a, E = b, F = c, G = d, H = e, I = f, J = g, K = h, L = i, M = j, N = k, O = l, P = m, Q = n, R = o, S = p, T = q, U = r, V = s, W = t, X = u, Y = v, Z = w

O doido é que fiz isso por pura intuição, mas existe até um nome pra esse tipo de código, que Gravity Falls também ensina depois em outra das mensagens. O nome é "Caesar" ou "César". Esse código sempre troca uma letra pela que aparecerá 3 letras depois dela.


Episódio 2


"Próxima Semana: Retorne pra Ilha do Bumbum"

Usando outra vez o "César" padrão, a frase é "Next Week: Return to Butt Island" o que é só uma piada com o próprio episódio. "Ilha do Bumbum/Butt Island" é o apelido que Soos deu pra ilha que eles foram, pra fotografarem o monstro do lago.



Episódio 3


"Ele continua na ventilação"

No episódio dos bonecos de cera, a frase secreta é "He's still in the vents" em alusão a cabeça de cera que sobreviveu e tá lá só de olho. E ele ainda usa a cifra de "César" padrão.


Episódio 4


"Carla, porque você não me liga?"

Usando o decodificador "César" ainda, a frase é "Carla, why wont you call me?", que é uma referência a algo que nem aparece nesse episódio.

Carla "ShortsCurtos" McCorkle, é uma namorada da juventude de Stan, que acabou deixando ele pra ficar com um músico. Ela nem é citada nesse episódio, só sendo mencionada lá no episódio dos "Meninos Loucos", onde inclusive aparece em um flashback narrado por Stan.


Curioso que esse código fala de algo que só é explicado lá pra frente, e é um dos grandes traumas de Stan, mas realmente não tem absolutamente nada a ver com esse episódio.


Episódio 5


"Avante Aoshima!"


Com "César" ainda, a frase do episódio 5 é "Onwards Aoshima!", que é parte da frase que Mabel grita quando monta um golfinho voador de muitos braços chamado "Aoshima", tudo parte de uma alucinação, quando tá chapadona de doces. A frase completa dela é "O futuro está no passado, avante Aoshima!"


Episódio 6


"Sr. César estará fora na próxima semana. Sr. Atbash irá substituí-lo"


Aqui vem a primeira dica de transição, ainda no formato "César" com a frase "Mr. Caesarian will be out next week. Mr. Atbash will substitute.". Ela serve pra informar que o próximo padrão decodificador a partir do próximo episódio será o "Atbash", ou seja, ele nos ensina que precisaremos de um novo padrão pros próximos códigos.

"Atbash" é um padrão em que as letras se invertem no alfabeto. A última vira a primeira, e a leitura é de trás pra frente, como se o alfabeto estivesse de cabeça pra baixo e começasse pela letra Z.

A = z, B = y, C = x, D = w, E = v, F = u, G = t, H = s, I = r, J = q, K = p, L = o, M = n, N = m, O = l, P = k, Q = j, R = i, S = h, T = g, U = f, V = e, W = d, X = c, Y = b, Z = a

Quase surtei pra descobrir que esse era o padrão nos que fui traduzindo, chutando as letras até dar a sorte de ver que era invertido. Quando vi que no episódio 6 eles davam até o nome das cifras pra decodificar, ai eu surtei de vez, pois gastei muito tempo pra substituir as letras. Com o padrão tudo fica bem mais fácil... e eu os desconhecia. Não mais!


Episódio 7


Dipper de Papel Amassado diz "Auughwxqhgadsaduh!"


Aqui já começa a ser usado o padrão Atbash, e a frase que aparece é "Paper Jam Dipper says: 'Auughwxqhgadsaduh!'", em alusão ao Dipper de papel do episódio, que fala desse jeito bagunçado.


Foi essa a frase que eu quebrei a cabeça pra traduzir na marra, sem saber que existia a cifra Atbash. Pior é que a frase dita pelo Dipper de Papel nem tem tradução, e eu jurava que tava errando tudo. O que me ajudou foi o "Z" que era "A", e acabei deduzindo por instinto pois se repetia muito nas palavras. Mas, inicialmente eu achei que era "E" (sempre chuto em "E")... e fiz a substituição das palavras duas vezes até perceber que era invertido, com ajuda do meu irmão.


Episódio 8


"E. Pluribus Trembley"


Ainda com Atbash, a frase é curta e signifia "E. Pluribus Trembley", o que é um lema presidencial dos EUA (normalmente "e. pluribus unum" que significa "Entre muitos, um" em latim. Ou seja, só há um Trembley no mundo, o presidente perdido dos EUA visto no episódio 8.


Episódio 9


"Sem aprovação de H.G. Wells"

A frase do episódio sobre viagem no tempo faz piada com um grande escritor de ficção científica, H.G. Wells, que inclusive teve como seu primeiro livro o "Máquina do Tempo", onde aborda essa ideia de viagem do futuro, sendo o primeiro livro a tratar desse assunto. A frase, por Atbash, é "Not H.G. Wells aproved", ou seja, o episódio não contou com a aprovação dele (mas é uma ótima leitura paradoxal temporal, eu curti).


Episódio 10


"Desculpe, Dipper, mas a sua Wendy está em outro castelo."

Apesar do episódio 10 inteiro fazer paródias com Street Fighter, a mensagem secreta faz piada com a frase clássica da Nintendo e Mario Bros. Brincando com o fato do Mario em seu primeiro jogo de salvar princesa sempre receber a mensagem "A princesa está em outro castelo" até chegar no final, só que com Dipper no lugar do herói, e Wendy no da princesa. Com Atbash, a frase é "Sorry, Dipper, but your Wendy is in another castle.".

Na lógica, Soos estava jogando um genérico de Mario Bros. com o Dipper em Gravity Falls, tudo em sua mente.


Episódio 11


"O mago invisível está observando."

Macabra, a frase do episódio 11 diz que tem alguém invisível só de olho. Apesar disso ser verdade, a referência é para o suposto mago que Mabel diz existir, quando quer descobrir como Dipper conseguiu mudar de tamanho. 


Ela realmente acredita que tem um mago invisível escondido no armário, mesmo depois de descobrir que era tudo causado pelo Cristal Encolhedor. Com Atbash, a frase é "The invisible wizard is watching."


Episódio 12


"Trazido a você pro dever de casa: O Doce"


O episódio inteiro é sobre doces, afinal é o Summerween, mas a referência é pra fantasia que a amiga da Mabel usa, de bala grande. Por Atbash, a frase é "Brought to you by homework: The Candy"



Episódio 13


"Pesada é a cabeça que carrega o Fez"

Mensagem forte essa, faz referência ao chapéu que Stan usa. Esse chapéu cilíndrico, vermelho e com cordinha que o Stan tanto usa, se chama "Fez" ou "Tarbush" é um acessório árabe que acabou se tornando símbolo do Império Otomano, mas também tem vários significados, inclusive religiosos, usado pelo islamismo, cristianismo e judaísmo.


Stan usa ele como um símbolo de liderança, e apesar de normalmente só ser usado por homens, Mabel o veste quando se torna a chefona do episódio, e sente na pele como é difícil ser chefe. Ainda pela cifra Atbash, a frase é "Heavy is the head that wears the Fez"



Episódio 14


"Footbot Dois: Vongança do Tivô"


Essa frase diz:  Next up: "Footbot  Two: Grunkle's Grevenge", em tradução livre "Grevenge" é a mistura de "Grandpa" (Avô) com "Revenge" (Vingança), assim como "Grandpa" (Avô) e "Uncle" (Tio) vira "Grunkle" ou "Tivô". Pior que na lógica nada disso importa, a frase é sobre uma suposta continuação da história que ele conta, do "Footbot", que nunca acontecerá.

O negócio ficaria complicado quando as letras mudam pra números, mas na verdade é uma substituição simples de letra por número. O alfabeto tem 26 letras, então conta do 1 ao 26, como se fosse de A até Z. Foi bem mais fácil que a Atbash pra descobrir: A = 1, B = 2, C = 3, D = 4, E = 5, F = 6, G = 7, H = 8, I = 9, J = 10, K = 11, L = 12, M = 13, N = 14, O = 15, P = 16, Q = 17, R = 18, S = 19, T = 20, U = 21, V = 22, W = 23, X = 24, Y = 25, Z = 26. E sim, esse código também tem um nome, se chama "A1Z26".



Episódio 15


"Vivan los patos de la piscina"

Essa frase é decodificada pelo A1Z26 e nem é em inglês, ficando como ""Vivan los patos de la piscina" em espanhol. Faz alusão a libertação dos Patos de Borracha, juntamente do Sereio (que falava com sotaque espanhol), numa união de Mabel e Soos em prol da liberdade marinha.



Episódio 16

Explicando os códigos de Gravity Falls

"Mas quem é que roubou as alcaparras?"

A frase traduzida pelo A1Z26 é "But who stole the capers?" faz referência ao tema de um livro de mistério que Dipper lê. No episódio da troca de corpos, ele reclama do barulho que Mabel faz com as amigas, e Mabel retruca dizendo que ele faz ainda mais quando lê, e é mostrado um flashback dele lendo e reagindo aos mistérios do livro "O Caso do Roubo da Mala de Alcaparras" ("The Sibling Brothers in The case of the Caper-Case Caper").


E o próprio Dipper diz a frase "Mas quem é que roubou as Alcaparras?"


Episódio 17


Feliz agora, Ariel?

Happy now, Ariel? é a frase do episódio, revelando que nem toda frase é unicamente pros fãs. Nesse caso, Alex Hirsch, o criador de Gravity Falls, tem uma irmã gêmea chamada Ariel Hirsch, em quem ele inspirou Mabel. O episódio e a parte em que ela é viciada em boyband é uma alusão ao vício da irmã dele na infância, e a mensagem é diretamente pra ela.


Curiosamente, ela respondeu a pergunta na época, no Tumblr.


Episódio 18


"Funciona para pooooooooooooooooorcos!"


Pela cifra A1Z26, a frase "It works for piiiiiiiiiiiiiiiiigs" é uma referência ao comercial da mochila para bebês, que funciona para porcos.


Episódio 19


"To Be Continued..."


Frase clássica dos desenhos e séries, em que no fim lançam um "To Be Contined...". Aqui, essa é a dica para decifrar a cifra A1Z26, apenas trocando letras por números na contagem correta. Caso espectador não  tenha conseguido descobrir até então... porém, isso em nada ajuda no próximo episódio.



Episódio 20


"Procure pelo Olho Cego"

A última frase é a mais complicada, pois ela usa as três cifras para decifra-la. A questão é que a princípio são números, e é preciso aplicar a técnica das outras cifras.

Eu acabei descobrindo na marra mesmo, jogando o truque das vogais e consoantes comuns. Em "18-9-6" eu deduzi que 9 era "E" por estar no meio de uma palavra de três letras, e coloquei no alfabeto mas, não deu certo. Então apenas chutei que a palavra era "For" ou "And" e fui colocando as letras nos números. Meu irmão ficou do meu lado fazendo pressão e tentando me ajudar, sem dar a dica de como resolver (ele já sabia), então fui procurar por dicas no próprio episódio.

E acontece que nos créditos, nas páginas em que aparece o Diário, tem uma dica escondida. A frase "Reverse the ciphers" está codificada como "18-5-22-5-18-19-5 20-8-5 3-9-16-8-5-18-19", o que se traduz com o A1Z26. 


Isso realmente ajuda, pois com base nisso comecei a encaixar as letras de forma invertida, e deu certo. O que eu não tinha percebido, é que era apenas o código no padrão "A1Z26", de trás pra frente como no padrão "Atbash", mas também seguindo o padrão de 3 letras deslocadas do "César". Ou seja, era trocar números por letras, na ordem inversa do alfabeto, pulando 3 letras anteriores: A - 23, B - 22, C - 21, D - 20, E - 19, F - 18, G - 17, H - 16, I - 15, J - 14, K -13, L - 12, M - 11, N - 10, O - 9, P - 8, Q - 7, R - 6, S - 5, T - 4, U - 3, V - 2, W - 1, X - 26, Y - 25, Z - 24.

Com isso chegamos à frase "Search for the blindeye", só que isso era pra época. Em 2013, havia um site chamado "searchfortheblindeye.com" que foi salvo pelo waybackmachine (aleluia) já que o site foi descontinuado em 2018. Nele, haviam enigmas periódicos, oferecidos pela imagem do Bill Cipher, com a música tema de Gravity Falls tocando bem calminha.


O site foi se atualizando com um monte de enigmas, interações diferentes com público, uma história chamada "Forgotten Tale" sobre um bruxo negociando uma poção com uma velha bruxa que pedia orelhas em troca, e no fim era tudo para ele conseguir um apelido como bruxo, mas a história nunca teve fim. A página chegou a ficar 1 ano sem atualização alguma, até que no verão de 2013 começaram os puzzles em massa, usando e abusando dos códigos e cifras, com até mesmo contagem regressiva rolando.


E aí, só em 2014, uma segunda temporada de Gravity Falls foi lançada, trazendo elementos que estavam relacionados a tudo que se passou no site.

Mas, isso fica pra outro artigo.


Encerramento


Gravity Falls pode ser antigo, algumas coisas estão inacessíveis hoje em dia infelizmente, mas é muito bom ver o quanto isso moveu a comunidade, e intrigou os fãs na época. Ainda intriga alias, afinal eu mesmo não era fã, e acabei de me tornar graças a investida atual do "Livro do Bill".

O Livro de bill infectando

Um livro (O Livro do Bill) foi lançado recentemente, trazendo muitos enigmas, num grau totalmente diferente e mais complicado. A comunidade foi decifrando tudo, e até eu que nem sabia o que era Gravity Falls fiquei sabendo do evento.


Agora no verão de 2024, um site chamado "www.thisisnotawebsitedotcom.com" foi revelado pelo livro macabro, e nele estão rolando até hoje um monte de enigmas e interações com palavras relacionadas a Gravity Falls, que quando digitadas em um monitor, revelam coisas diferentes. 

O site secreto de Gravity falls
Quando troveja, aparece uma das palavras secretas no fundo.

Ainda não posso fuçar o site e brincar com ele pois, estou fugindo de spoilers até completar a segunda temporada, mas tudo indica que é o mesmo evento do passado, melhorado, aprimorado, e precedendo um lançamento! Por exemplo, o site toca a música lenta de Gravity Falls, assim como era no antigo site, mas agora com mais acordes, e outros sons como a da chuva ao fundo.

E olha que antes dele ganhar o layout com monitor e música, era só uma tela preta com um espaço pra escrever, e um triângulo em cima, mas ai tudo foi atualizado e ficou bem mais complexo, e rico.


Tudo é interativo, e tem muito mistério envolto ainda. A comunidade vem descobrindo mais e mais palavras que funcionam desde o dia que o site mudou pra esse formato. Antes, ele era um cronometro


Foi um prazer assistir e escrever a respeito, e vamos ver o que nos aguarda no futuro.

Agora, até a próxima temporada.

Aliás, ela foi publicada já, só clicar a seguir:


See yah!


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Demorou, mas terminei. Isso pra época deve ter sido insano, principalmente que a galera era vidrada em teorias da conspiração. Eu só fui ter TV a cabo no fim da adolescência kkkk meus pais nunca se importaram muito ou não tínhamos condições na época, daí a maioria desses desenhos da cartoon eu deixei passar. Claro que já tinha ouvido falar bastante nessa animação, principalmente das outras crianças que tinham tv a cabo, mas acho que nem elas sabiam o tamanho da profundidade disso. Tô ansioso pela segunda temporada Max, mas faça no seu tempo, sei que isso aí deu um trabalho enorme. Tô curioso pra saber qual é a desse tivô aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segunda temporada já ta praticamente publicada já sr Ed!!! Meio que não aguentei esperar, só tenho de ajustar o texto... então virá logo.

      E o louco é que justamente o evento do passado ta rolando de novo, trazendo um hype gigantesco pra uma provável nova temporada. E o bizarro, é que todo mundo ta esperando essa possível temporada nova desde 2016.

      Os caras prometem isso no final da segunda temporada, mesmo com praticamente todas as respostas entregues, ainda ficam alguns mistérios e... apenas nunca acontece. Provavel problema com a Disney naqueles tempos, mas com o hype pelo Livro do Bill, as coisas parecem promissoras.

      E cara, via ficar pasmo com o tivô... eu fiquei uns minutos travado sem acreditar.

      Excluir

Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)