Go! Go! Loser Ranger!
Sentai Dai Shikkaku
Esse anime sobre Power Rangers/Super Sentais tem uma animação absurda de excelente, e uma história incrível, que não é mera "paródia". Chama-lo assim seria insuficiente e chega a ser injusto pois "Go Go Loser Ranger" é bem melhor que isso, e fala sobre "tons de cinza" num panorama coloridíssimo.
O anime não é de comédia, nem mesmo infantil, e não retrata heróis do jeito convencional. Compara-lo com "The Boys" e "Invencível" faria até mais sentido, afinal ele mostra o outro lado da moeda, vilanizando os antes vistos como heróis, e tornando os costumeiros vilões em protagonistas, mas não fica apenas nisso, mostrando as perspectivas com o tempo e alternando entre elas, tornando tudo até mais complicado.
E digo mais, pode não contar com a mesma dose de violência explícita, mas ela existe, e causa até mais impacto por ter uma construção de personagens repleta de empatia.
Enfim, bora falar mais a respeito... mas sem spoilers!!! Acredite, confia, vai na fé.
Boa leitura!
Super Sentai vs Power Ranger...
Não mais!
Nem vou gastar tempo explicando isso pois tenho artigos completinhos sobre o assunto, e na moral, Rangers e Sentais são tudo farinha do mesmo saco. No idioma original os chamam de "Sentai", e na dublagem de "Ranger", mas isso é só pra regionalizar a obra, no fim das contas isso pouco importa.
São só Heróis vestidos com uniformes mágicos, capacetes, e distinguidos por cores, normalmente obedecendo o líder vermelho, e sempre lutando em união. Aqui eles usam armas especiais, que podem ser compartilhadas com seus seguidores, mas no fim das contas só os cinco principais detém real poder, aqui sendo chamados de "Guardiões do Dragão".
Isso se repete em todo santo seriado, mudando características dos poderes e a novela na qual tudo se passará. Geralmente, os heróis enfrentam monstros que querem tomar o planeta, e esses monstros sempre são bem impressionantes, mas, para que haja combates o tempo todo, sempre tem os "capangas lutadores", ou seguidores dos vilões que só tão ali pra apanhar.
E ai que tá: Qual a história desses carinhas?
Geralmente são dublês vestem todos a mesma roupa e apanham pra engrandecer a presença dos heróis, enquanto estes focam sua atenção nos monstros mais fortes. Só que, eles teriam algum pensamento? Eles sentem algo? Eles morrem??
É disso que trata esse anime.
Os Inimigos são os Protagonistas
Os monstros já foram todos derrotados, e os heróis mantém a paz, porém, os seguidores dos vilões não sumiram com a derrota deles.
Pra piorar, eles são imortais, se regenerando pra sofrer mais e mais em novas tentativas de ataques maldosos. Só que, os Ranger tomaram controle da situação, escravizando eles pro show.
Manter o status social de herói não é fácil se não tem vilão, então a ideia dos Ranger é colocar esse monstros pra servirem de espetáculo continuamente, assim entretendo a população com falsas ameaças, contidas pelo poder dos Rangers.
Só que, um dos monstros, um desses carinhas sem rosto, não aceita isso, não gosta disso, e apesar de levar 13 anos pra tomar uma atitude, a hora chegou, e ele assume protagonismo da sua própria história.
Ele quer destruir os Rangers, e libertar seu povo, e se der tomar o controle do mundo. Mas ele não tem força pra isso, nem conhecimento, nem moral pra tanto, então acompanhar seu progresso diminuto é o ponto mais divertido de tudo.
Os Heróis não são Malignos
Pra fazer os vilões terem ar de mocinhos, geralmente a obra pesa a mão no lado malvado dos heróis, mostrando que são bem diferentes do que o povo enxerga. É um modelo comum pra fazer com que sintamos mais empatia pelos inimigos do que pelos supostos aliados, conhecendo a perspectiva deles.
Isso acontece e ao mesmo tempo não, pois apesar dos heróis serem errados, e a história favorecer os reais protagonistas, eles não são corruptos nem vilões. São pessoas, que tem objetivos e atitudes questionáveis, mas se mantem lutando pelo bem de todos.
Tem também um interesse monetário envolvido, e de status social nobre, mas a questão ética permanece seguindo a jornada do herói.
A questão é que não tem mais inimigos a altura deles, e o poder deles precisa ser usado pra algo. Manter a paz é fácil, e o povo precisa de espetáculo, então viram vantagem em usar os capangas vilões como parte do show, sem enxerga-los como criaturas racionais.
Então tem um tipo de transição por assim dizer, em que os heróis precisam a aprender a olhar pelo lado dos seus antigos inimigos... mas sem negar suas próprias ambições.
Capangas dos "Mocinhos"
Da mesma forma que os vilões tem seus seguidores e faz tudo, os heróis também tem, criando um super esquadrão de Rangers, sem poderes.
Os 5 principais ficam lá liderando e combatendo as ameaças grandes, mas os seguidores que querem servir, fazem a limpeza dos locais, auxiliam nos bastidores, e enfrentam os capangas inimigos, servindo a uma hierarquia.
A organização foi moldada para fazer com que crianças sonhem em ser Rangers um dia, e isso até pode se tornar real, com eles vestindo a armadura dos principais, caso chegue a hora de uma sucessão. Mas, tudo depende dos interesses do líder Vermelho.
Ou seja, de tempos em tempos os Rangers principais mudam por baixo do traje, e a moralidade deles também é claro.
Há 6 ordens para Rangers, uma representada pela cor Branca, chamada "Independente", que pode acabar se tornando uma das outras cores (Verde, Amarelo, Rosa, Azul ou Vermelho), após passar por um teste de qualificação.
Uma vez escolhido por um dos líderes, a pessoa cresce conforme cumpre suas tarefas até um dia, quem sabe, virar um dos cinco favoritos, e ganhar a ligeira chance de se tornar mordomo do Ranger, e na derrota dele, substituí-lo.
Intrigas e Mistério
Nesse ponto passam a surgir conflitos de interesses, e cada personagem tem seus objetivos na organização e fora dela. Por isso que não da pra condenar a todos apontando o dedo e afirmando que são ruins, muito menos bons.
As pessoas agem conforme suas necessidades e ambições, aquilo que mais anseiam e lutam define suas personalidades. Por isso o anime vira um grande estudo social, divertido pra caramba, mas também bem intrigante.
Não é só o vilão principal e sua corja que movem a trama, todos os secundários tem importância. Ou seja, até nisso o anime representa a minoria ignorada dos coadjuvantes.
Surpresas Constantes
Todo santo episódio tem alguma reviravolta de cair o queixo, a cabeça, o dorso e por ai vai.
A atenção aos detalhes primorosamente desenhados e animados é uma exigência pra acompanhar a temporada, e um simples piscar de olhos pode fazer perder algo importantíssimo.
Tudo é muito sutil, e está sempre em movimento, até mesmo nos diálogos e explicações há detalhes pra se observar, que contam mais do que parecem contar.
E cara, o negócio é bonito de se ver e acompanhar. Tudo funciona, apenas funciona, e mesmo sendo um anime de somente 12 episódios, ele parece muito maior que isso.
É gigante!
O Protagonista
"D" é tecnicamente o rosto da série, mas ele não é exatamente o protagonista. Ele tem um poder, que é comum pros demais de sua espécie, mas acaba aprendendo a usar isso como uma vantagem pra tentar vencer os Rangers.
Ele é imortal, e pode regenerar e modificar seu corpo como quiser. Assim, ele toma o lugar de pessoas no mundo pra aos poucos se aproximar dos Rangers, se infiltrar na organização, aprender suas fraquezas e vencer.
A questão é que ele só sabe se transformar mesmo. Todos os Lutadores Capangas tem essa habilidade, geralmente usando ela pra tomar a forma de chefes genéricos pros Rangers derrotarem em público. Mas, ele é contra isso, e tenta usar os poderes pra ter algum benefício.
Já que os capangas numerados foram escravizados pra esse plano, tudo que ele sabe é que os Rangers são seu mal, e ele precisa mata-los a qualquer custo.
Mas, tudo é muito mais complicado que isso, pois cada personagem tem sua motivação e razão pra agir, e aliados, assim como inimigos, entram no caminho desse "anti-herói", pra ajudar e atrapalhar, depende do momento.
Lembra "To Your Eternity"
Não posso esconder que a série tem muita coisa que lembra aquela que me fez cair na depressão e nunca terminar, de tão trágica. Mas, ela é mais leve (apesar de ser bem complexa). O personagem ficar trocando de rosto serve pra trama, e surpreende em muitos momentos, além de também servir ao drama.
Mas o anime tem muito mais ação, suspense e até "terror", além de humor pra caramba.
Não é um anime pastelão, tem abordagens sérias e momentos bem polêmicos (talvez até traumáticos), mas pelo menos dá pra terminar sem derramar litros de lágrimas.
A Abertura e o Encerramento
Não gosto muito de enfatizar as músicas, pois sempre que faço isso fico com o desejo de colocar link pro YouTube aqui, e sempre cai depois de um tempo.
Mas caramba a abertura e encerramento, ambos são espetaculares. Aliás, se você reparar nas cores, elas meio que contam o roteiro e a participação dos Rangers na jornada do D.
A arte é absoluta, e a música gruda, a dancinha do final da vontade de imitar (devia virar meme), e tudo ilustra perfeitamente o que o anime é, mas sem dar spoilers!
Se você se atentar aos detalhes e conhecer a obra, já consegue identificar os sinais ali mesmo.
Mas, isso não entrega a história de bandeja como tantas outras aberturas que existem por ai.
Ainda tem um encerramento com a música da abertura no primeiro episódio, que revela o processo de animação do episódio em si, e isso me fez lacrimejar de felicidade.
Estranho, eu sei, mas ver o tanto de empenho depositado em uma animação, em pleno 2024, renovou minha esperança nesse material. Andei amargurado com animes achando que tínhamos caído na mesmice datada, com animações mal tratadas e roteiros fracos, até que trouxeram isso a tona.
É uma sátira a Power Rangers, mas que consegue ser melhor que o show americano, e os originais Sentais! Estou chocado.
Os caras ainda colocam fantoches no final de cada episódio pra fazer a clássica "prévia" do que virá a seguir, mas eles evitam spoilers até mesmo nessa hora, falando de tudo, fazendo piadas rápidas, mas raramente falando o que acontecerá (e quando falam, tentam cortar rápido).
Até esse detalhe é significativo!
Segunda Temporada
Normalmente animes de 12 episódios se resumem a uma temporada, e quando ficam se guardando pra continuações, não agradam em seus desfechos. Aqui não é o caso, e a história termina bem amarrada, com ganchos pra continuar, mas bastando-se no que quer contar.
É a jornada do D, crescendo até chegar (ou não) naquilo que almeja, se é que almeja algo. Criar laços, conhecer perspectivas, tudo caminha pra um final coerente.
Contudo é óbvio que ficam várias dúvidas, uma delas sobre a "aliada" que ele conseguiu, e os planos diversos de todos os personagens. Além de sua missão é claro, na qual ele terá de derrotar todos os Guardiões do Dragão, se é que isso se manterá assim até o final.
Reviravoltas são comuns aqui, mas espero que a próxima temporada mantenha a qualidade e não decaia como é costume...
Mas ela é anunciada, então esperemos pra ver! Mó vazio ter de esperar por mais...
Enfim, é isso.
Obrigado pela leitura, e assiste, tem dublado e no Disney+ por hora.
See yah!
0 Comentários
Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji