VídeoMorte: Guby - Explicando o bizarro Guby.

Estou eu navegando pelo TikTok pra perder tempo atoa, e me aparece GÜBY, um personagem educativo, fofo, todo distorcido e que parece ter saído do inferno.


Geralmente eu vejo essas coisas e guardo pra mim, afinal nunca sei até que ponto algo bizarro assim pode ser lícito. Mas não dá, estou começando a ter pesadelos por manter isso apenas comigo.

AVISO: Cuidado com a leitura, e com os vídeos.


Acontece que, além dos 5 vídeos atuais (Números, Letras, Cores, Formas e Animais) eu juro que vi mais uns 8 vídeos, distorcidos e sem palavras, mas do mesmo personagem, e no mesmo canal.


Tudo sumiu é claro, pois parece que o responsável pela página no TikTok e no YouTube preferiu organizar melhor o material, permitindo a visualização dos 5 vídeos no formato que deu certo.


Mas, é bem perturbador como o material dele vai longe no "terror bizarro", estilo "Don't Hug Me I'm Scared", e até lembrando um pouco "The Amazing Digital Circus", só que indo muito além, e definitivamente não sendo pra criança.


Formas


O primeiro que vi foi o de Formas, quando o canal ainda estava (curiosamente) tomando forma. Ele deu uma aparência grotesca, e até voz (distorcida) para o personagem e apresentador do canal, Guby. Antes disso, ele aparecia como rabiscos mal renderizados, e pixels soltos, sem voz, e era só um monte de esquisitices.


Esse vídeo funciona como terror por pegar desprevenidos (da até pra ser uma Creepy Past). A princípio ele fala das formas favoritas de Guby, como um programa infantil ensinando palavras em inglês, até que as formas começam a ficar estranhas, viram objetos, e então crianças. 


Até que Guby fala "Sabe qual minha forma favorita?" e tudo vira o caos, com imagens distorcidas de crianças desaparecidas, gravações de alguém andando enquanto avisa o espectador pra não confiar em Guby, não olhar em seus olhos, e tomar cuidado pois ele mente.


Então, esse é aquele típico vídeo bizarro solto nos confins da internet... mas é tão perturbador que certamente muitos falarão a respeito.


Esse primeiro vídeo foi o que funcionou dentre todos os demais, então outros três foram feitos (e talvez muitos outros virão, estou torcendo por isso), e os anteriores (que eu tinha curtido) sumiram pra sempre. 


Achei esquisito que a data dos vídeos também está estranha, com este sendo o mais recente, enquanto os outros ficaram como os mais antigos. Mas eu tenho absoluta certeza de que vi este primeiro, e os demais nem existiam. Coisas da minha cabeça? Acho que não hein, pois em um frame do vídeo da pra ver uma parte de um dos vídeos apagados, com uma das formas provisórias do Guby, como fantoche (eu lembro dela).

Cores do Arco-íris


O segundo vídeo que vi foi o de Cores, onde Guby ensina cores e cita algo que as represente.


O vídeo já dá mais forma para Guby, mas mantém a dublagem robótica e as legendas corrompidas. 


E ele é bem educacional mesmo, ensinando de fato as cores, mas ficando bem bizarro quando chega nas cores Purple, Brown e principalmente, Red. Nelas, Guby diz que são as cores de Hematomas, Sujeira, e por fim, Sangue, juntamente com a distorção do vídeo.


Ainda por cima há uma cena final em "pós crédito" de uma animação em stop motion de 1973, chamada "Munchers: A Fable", só que na cor favorita de Guby, e claro, distorcida. 


A animação original é essa:



Letras de A a Z


O terceiro vídeo é o das Letras. Guby recita as 26 letras, sem qualquer bizarrice. Também não há legenda, e o áudio é legível, com a voz de Guby sendo como de qualquer apresentador de programa infantil, uma voz adulta, forçando-se infantil. 


Porém depois que ele termina de apresentar as letras em inglês, ele diz suas duas palavras favoritas formadas com elas, e aí tudo fica bizarro, com as palavras sendo recitadas por uma voz de criança.


As palavras são "Help Me", e o vídeo passa a se distorcer, com Guby sendo desfigurado, e imagens pulando subliminarmente na tela. Uma delas mostra o cartaz de uma menina desaparecida. 


Tudo sugere que ela foi sequestrada por Guby, mas sendo sincero, fico meio receoso com o material do vídeo afinal, ele usa imagens de cartazes reais.



Número de 1 a 10


O quarto vídeo é o dos Números, onde Guby recita os números de 1 a 10 em inglês, sem qualquer bizarrice além de pequenas distorções e a voz dele, que é dublada por um adulto forçando voz infantil, e respirando de um jeito esquisito.


Mas beleza, quando ele termina de ensinar os números, ele diz quais os favoritos dele, apresentando um Cartão de Crédito. 


Então tudo fica bizarro, com ele pedindo para o espectador recitar os números do cartão de crédito, do próprio espectador, incluindo o código de segurança. Depois ele agradece, o vídeo termina, sempre com bizarrices e distorções é claro.


Visivelmente, esse canal não é pra crianças. Mas fiquei surpreso com a qualidade do ensinamento dele.

Primeiro, ensina que não se deve passar números de cartão de crédito pra estranhos na internet, depois que de nada vai adiantar pedir socorro após ter sido capturado por interagir com vídeos bizarros de um mascote maligno, depois que deve-se tomar cuidado com o que assiste, e lê, e por fim, pessoas somem fácil, Guby gosta.


Um quinto vídeo foi lançado.

Os Animais


Neste vídeo Guby não está sozinho, além de variar entre as duas formas dele (a tranquila e a irritada). Isso já explica porque ele está tão distorcido no vídeo de Formas (ironicamente o que acaba mudando), pois ele se irrita com sua participante de palco. Aliás, tudo começa como "continuação" do vídeo das formas.


Acontece que há uma criança no vídeo, mas ela não aparece. As vezes sua voz pode ser escutada respondendo as perguntas de Guby, mas sempre que ela o faz, ele se irrita. Ela inclusive corrige o último vídeo de Guby, dizendo que a forma favorita dele é o Círculo, no lugar dele.


Neste vídeo ele ensina sobre alguns poucos animais, mas já começa sem paciência, então tudo já inicia distorcido.


Algumas de suas falas também aparecem fora de ordem como anagramas, mas é fácil interpretar suas frases.


A primeira é "Only speak when spoken to", lida de trás pra frente com a ordem das letras mudadas. Significa "Fala só quando eu falar" para a garotinha, bem quando ela interrompe ele.

Depois surge a seguinte frase em tela, com tempo pra leitura:


"I find myself consumed by thoughts of him. his antics playing out vividly in my mind's eye.
(Eu me vejo consumida por pensamentos sobre ele. suas travessuras acontecendo vividamente em minha mente.)

The name conjured images of laughter and joy, of innocence and wonder. It was the embodiment of childhood itself, a eacon of light in a world grown dark with cynicism and doubt.
(O nome evocava imagens de riso e alegria, de inocência e admiração. Foi a personificação da própria infância, um farol de luz em um mundo escurecido pelo cinismo e pela dúvida.)"


É basicamente um relato de alguém sobre o show, e como ele foi fisgado pela aparência infantil de Guby até ser preso em um pesadelo.

Depois ele continua a falar dos animais, quando a garota o interrompe falando o nome de um deles (porco). Ele rapidamente muda e diz "Pig, you tell i what to listen", algo como "Porca, falei para você escutar". Mas, o anagrama é meio confuso, e parece ainda mais fora de ordem (listen pode ser silent, assim como as palavras podem estar totalmente fora de ordem).


Então mais um texto aparece relatando seu estado mental ali.


"He was a manifestation of my own desires and aspirations a being that willed itself into existence by planting seeds of creativity in the fertile soil of my mind. (Ele foi uma manifestação dos meus próprios desejos e aspirações, um ser que desejou existir plantando sementes de criatividade no solo fértil da minha mente.)

Deep down, I know that he's the one pulling the strings, weaving himself into the fabric of my reality until I can't remember a time when he wasn't a part of me (No fundo, eu sei que é ele quem está puxando as cordas, tecendo-se no tecido da minha realidade até que não consigo me lembrar de uma época em que ele não fosse parte de mim.)"

Curiosamente, tudo é até que bem escrito de mais, quase como se não fosse uma criança falando, e sim um adulto.


Então a repreensão começa a ser constante, e termina quando Guby fala de seu animal favorito, mostrando a silhueta de um humano.


Ao fazer isso, a garota diz "Pessoas não são animais", contrariando Guby, e levando ele à fúria, que interrompe o programa pra silencia-la.


E em um último texto, a pessoa por trás do próprio vídeo explica o que é Guby.


"I was merely a vessel, a conduit through which this enigmatic being willed itself into existence. (Eu era apenas um recipiente, um canal através do qual esse ser enigmático desejava existir.)"

O resto é só escuridão, com barulhos ao fundo, e a imagem do homem de olhos grandes observando (fica escondido na tela preta).


Parece que tudo tá caminhando pra uma lógica, e talvez o misterioso criador de Guby seja sua primeira vítima (bizarro). Veja o vídeo se tiver coragem, só clicar abaixo:



Aprendendo a Aprender



Um sexto vídeo apareceu... e é o mais difícil de assistir.

Além de ser mais longo, este é o vídeo que ensina a aprender, simples assim.


Nele, Guby não aparece, nem a menina, nem ninguém. O vídeo tem 5 minutos de música bugada (que se torna mais alta com o tempo), e palavras totalmente codificadas (agora é código mesmo, não só anagramas).

Depois disso surgem letras e números esporadicamente pelos cantos do vídeo, e ele encerra bruscamente depois da música simplesmente se tornar impossível de aguentar de tão alta e aguda.


É... eu não faço ideia de como resolver esse enigma e tudo que sei é que... meus ouvidos doem.


Detalhe, na descrição do vídeo ele colocou "GÜBY explores [ 1 6 2 17 7 1 11 8 13 15 19 ]. GÜBY learns and teaches things you want to learn. This GÜBY episode is a great way for you to learn things like - learning [ 1 6 2 17 7 1 11 8 13 15 19 ] - observing [ 1 6 2 17 7 1 11 8 13 15 19 ] - learn to name [ 1 6 2 17 7 1 11 8 13 15 19 ] and even more! GÜBY makes educational videos where he explores the virtual world to explore the curiosity of everyone.". 


Basicamente, tem uma palavra oculta pelos códigos "1 6 2 17 7 1 11 8 13 15 19" e bem... eu não sou bom com criptografia mas, vou ver o que descubro.


No Reddit, o usuário "Fridgerdrip" anotou tudo e praticamente descobriu tudo. Trata-se de links pro YouTube, mas que estão fora do ar. As letras mais claras dão a dica, formando a palavra "https://youtu.be".


O texto que ele transcreveu:


ajduRh oaBd77iah 82h29 g91hg AtAf

wTsht Pp178 9779 sgUH aaaaA Y63

shs:oR282 9/ aoRRiasVHN 0/D7 haEW

agauF18y9 hg58430279o87 ISTO

aAHu SJDP1717 17t paGHd 90 aua

a82bd.19O Ajsiobo Eesao17925 1kapb

aj1916 haSJJ oa181k dd/54 DHSI18ui


Ele também teve todo o trabalho de anotar as letras piscantes: "VaQPLiYI9OfZX4j85kW" e o que notei é que são 19 letras. Achei antes que seriam as do alfabeto, revelando algum tipo de código, mas daí lembrei da frase do Guby na descrição: "1 6 2 17 7 1 11 8 13 15 19" que vai justamente do 1 ao 19. 

Trocando as letras como um código, encontrei a frase: "V i a 5YV f I X j W"

V=1
a=2
Q=3
P=4
L=5
i=6
Y=7
I=8 
9=9 
O=10 
f =11
Z =12
X =13
4 =14
j =15 
8 =16
5 =17
k =18
W=19

1 6 2 17 7 1 11 8 13 15 19
V i 5 Y V  f I X  W

Que junto do link forma "https://youtu.be/Via5YVfIXjW", mas não deu em nada, até que no Reddit um usuário chamado "visceralPunknix" descobriu que o 19=W era na verdade 19=w (minúsculo). Moral da história: "https://www.youtube.com/watch?v=Via5YVfIXjw"

Isso leva direto pra um vídeo oculto do Guby.



Aprendendo sobre Puzzle



E ai esse vídeo é... outro puzzle, agora repleto de imagens piscando, mas sem o bagulho (felizmente). Guby volta, corrompido e distorcido entre suas duas formas.


E a imagem de 5 crianças, provavelmente raptadas por ele, também participam do vídeo.


Sem contar, que tem um monte de mensagens, como as frases dele (ditas com palavras trocadas).

No fim, a voz de um narrador de um documentário aleatório sobre os Puzzles, diz o quanto isso é importante para aprendermos, casando com a palavra de 5 letras censurada por Guby no título do vídeo: "Puzzle".


Fogo que mais um monte de enigmas surgem neste vídeo, mas uma coisa que me deixou feliz é que, a existência dele confirma que há outros vídeos não expostos no canal!


Aprendendo Sons


E o show retorna pra bizarrice costumeira, agora com Guby vomitando um novo "Guby".


Ele ensina sons, normalmente (dentro do que o programa considera normal), e seu novo ajudante de palco usa bonecos para representar os sons de bichos e máquinas que Guby cita, sem interrompe-lo, sem irrita-lo.


Porém em dado momento o som que é apresentado é alto, e indistinguível (acredito que seja código Morse pra S.O.S), sendo o único momento em que Guby some (quase como se seu fantoche pedisse ajuda).


Então Guby apresenta seu som favorito, que são gritos de pessoas em agonia, encerrando o episódio.



Fica aqui meu registro do que ocorreu.

O Canal é "@GUUUBY", tanto no TikTok Quanto no YouTube.

ASsista pOr Conta prOpRia.

E se os vídeos sumiRem, já sabe O que houve.

Hay Ees

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Obrigado Shady morte agora terei pesadelos todos os dias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe sr Wilson... mas pense pelo lado positivo: Teremos todos pesadelos todos os dias!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)