AdaptaçãoMorte: Yu Yu Hakusho - Melhor que filmes da Marvel

Definitivamente, a Netflix aprendeu a lição, e mais uma adaptação excelente surge, dessa vez apostando alto em ação e efeitos visuais de cair o queixo.

Me senti assistindo uma sequência de ótimos filmes inspiradíssimos, com criaturas sobrenaturais e longas lutas tão fluídas que, eu não imaginava ser possível... não em uma série de streaming, o que apenas provou que o pouco caso feito pelos demais estúdios (e a própria vermelhinha) era má vontade mesmo, pura má vontade.


Não bastando os efeitos que mal da pra notar quando são digitais ou práticos, a história inspirada em um anime, que por sua vez foi inspirado em um mangá, foi tão bem adaptada e contada, que até quem desconhece o título entende, e se diverte com o melhor que ele tem a mostrar.

E pra fechar com chave de ouro, ainda repetiram a dublagem clássica, trazendo as vozes que mais enriqueceram a obra em terras tupiniquins, além de permitirem a mesmíssima liberdade criativa dos diálogos (trazendo pérolas de volta!).

Falarei disso e muito mais a seguir, mas como deu pra notar, eu fiquei perplexo com o que assisti, e recomendo de mais para qualquer um, gostando ou não de animes, curtindo ou não "Yu Yu Hakusho", pois esse é um show completamente novo, para agradar seus olhos, com o melhor que uma série tem a oferecer.

Boa leitura!


Qual a Diferença entre Anime/Mangá e Série


Bem, o anime/mangá possui 3 arcos principais, sendo eles o "Torneio das Trevas" o "Capítulo Negro" e o "Torneio Makai (Três Reis)", sendo basicamente três eventos de luta entre Espíritos, Yokais e Humanos. Tudo isso foi posto num liquidificador e misturado na série, formando uma trama mais curta, de forma mais acelerada e com pouco desenvolvimento de personagens.

O que tiraram de cada arco foi o seguinte: 

Torneio das Trevas: A ideia de tudo rolar numa ilha isolada, onde pessoas ricas apostavam nos Yokais se matando na pancadaria.


Capítulo Negro: A ideia de que o torneio em si era uma fachada para abrir um portal pro inferno, de onde os Yokais surgiriam em massa. No arco do anime/mangá, o protagonista investiga vários casos paranormais, dentre eles o da barreira entre mundos, mas o arco em si tem um viés bem mais profundo e até filosófico.


Torneio Makai: A ideia de que o mundo dependia do resultado desse torneio, caso contrário os humanos e demônios cairiam numa verdadeira guerra. O Torneio em si no arco original era para determinar o novo Rei do mundo Makai.


As três ideias foram somadas, e trabalhadas para funcionarem juntas, o que acabou transferindo o peso de um baita elenco pra uma meia dúzia de personagens, e também reduziu muito o torneio em si (ficou parecendo só uma rinha de monstros).


Isso não prejudicou a série, mas certamente abandonou vários aspectos do anime/mangá, e tramas secundárias, personagens e até resoluções, fazendo algumas baixas ficarem meio "sem graça".

O início é praticamente o mesmo da Saga Inicial (Detetive Espiritual), onde o protagonista morre num acidente e acaba sendo transformado num Detetive Paranormal, pra sair no soco com demônios/yokais, sendo ressuscitado no processo, assim, ele investiga casos sobrenaturais, ao passo que conhece seus colegas novos. Mas ai as histórias começam a se misturar, e a série rusha pra um amalgama de tudo, ignorando a investigação dele e correndo já pra ideia dos torneios (os casos que ele ajudaria a resolver são transformados num único caso de 3 Itens Místicos pra se buscar, que ele praticamente resolve no mesmo episódio).


Não é uma adaptação estilo "One Piece", rica em detalhes e que tenta aproveitar cada parte de cada arco, e aqui, é apenas uma história nova, consolidada da junção de todas as outras, se concentrando principalmente nos 4 personagens que todos amam.

Não da pra reclamar, e apesar de enrolar muito em alguns momentos, até essa enrolação vem carregada de ação e elementos que prendem a atenção. Por isso, é um show bom de assistir.


Mas, podia ser melhor... se dividissem em episódios menores, e também adaptassem a história de forma menos corrida, talvez daria pra fazer até várias temporadas. Mas ai seria só o anime recontado com pessoas reais. A lógica de adaptar é dar uma nova cara, pro novo e velho público, e o anime continua lá, pra assistirmos quando quisermos.

Quando o assunto é assistir algo rápido, divertido, repleto de ação, e com uma história que se concluí, a série é tipo o resumão do anime, com apenas as partes que os desenvolvedores dela consideram "importantes". E, eu curti a experiência.


Eu Odeio Yu Yu Hakusho!


Frase de impacto pra chocar, mas na verdade eu não curto mesmo o anime. Sempre desgostei do fato de nunca ter assistido, e ter perdido minha chance na infância, o que apenas me afastou da obra por todos estes anos.


Não é atoa que assim que saiu o anúncio que fariam uma adaptação em Live Action, a primeira coisa que pensei foi "Tomara que seja um lixo". A razão disso? Toxicidade pura! As vezes eu deixo meus demônios falarem mais alto e... oche o que tá rolando aqui?!


Não... não é isso que eu quero dizer... ué... eu gosto do anime, eu já vi ele... eu acho que já vi... pera... 


Certo, eis um problema comigo, eu não tenho certeza se gosto ou não, eu não sei se já assisti ou não, há algo que bloqueia minhas memórias referente a ele mas... porque?!


Eu Amo Yu Yu Hakusho?


A ideia de uma história onde alguém morre, volta e tem de enfrentar demônios é tão legal! Além disso, ver como o protagonista é totalmente fora do clichê, sendo quase um anti-herói de sua própria história, é certamente genial.


A forma como ele decide o que fará e como fará, e o jeito como ele acaba ajudando os outros, mas sem esperar nada em troca, no mais puro altruísmo, é a perfeição do maneirismo! Eis um personagem estúpido que me dá ranço, pois imagine ver alguém que do nada é bom e ruim ao mesmo tempo e... aha eu vi o que tá rolando.


Um lado meu quer simplesmente detonar essa obra, e algo está caçando motivos pra critica-la negativamente, mas não há jeito!


A Adaptação Mantém a Qualidade do Original


A série possui 5 episódios apenas, todos com 1 hora cada, praticamente. Parece pouco né? Mas ela é gigantesca, e nunca fica parada ou enjoativa. 


Notei de longe que em um único episódio parecem adaptar várias histórias sem medo de serem felizes, sem enrolar com diálogos pra preencher tempo de tela, sem trapacear com draminha e chororo. O negócio é dedo nos olhos e chute nas bolas! (Que isso!)


Tudo é muito claro visualmente e narrativamente, e não há mesmo qualquer tipo de enrolação. A história avança com pressa, mostrando ação pra caramba, e emendando uma história atrás da outra.


Em alguns pontos isso pode soar meio rápido de mais, com até mesmo algumas explicações e elipses necessárias para que absorvamos o que aprendemos, sendo totalmente ignoradas, e já nos jogando de uma trama pra outra sem tempo de respirar.


Mas e se eu disser que eu adorei isso? É frenético e implacável, igual filmes de ação dos mais intensos, só que ainda melhor.


Efeitos Especiais Milionários


Qualquer um que ver o efeito dessa série e falar "Podia ser melhor" ou não enxerga, ou tem problemas sérios de percepção.


Agressividade a parte, devo dizer que me impressionei muito com a obra como um todo, e mesmo em partes em que eles tropeçaram um pouco nos exageros visuais, tudo é tão lindo e feio ao mesmo tempo, que dá pra dar um desconto, ou melhor, da pra vender fiado e esquecer de cobrar.


Cara, o "Hulk Vermelho" é de fazer o c* cair da bund4, o negócio tá impecável! É óbvio que é digital, mas se eu cruzasse com um bicho desses na rua, meus filhotes seriam feios de dar pena (mas que merd4 eu to falando?!).


Pera, deixa eu me controlar, algo tá estranho em mim no momento... o que importa é que sim, os efeitos visuais são bem feitos, até reflexos do digital os caras botaram, então não dá pra falar mal.

Acertaram nos olhos na testa mano, eu jurava que era impossível criar um bom olho na testa, depois de ver ciclopes como em Percy Jackson (o velho, não a nova versão viu) ou o Doutor Estranho, eu jurava que era apenas impossível mesmo. Até que vi como adaptaram o carinha dos olho na testa.


Personagem que diga-se de passagem é meu favorito! Meu primeiro desenho foi el... epa... pera ai?! Eu desenhava ele... eu... 



Memórias Reprimidas


O anime me marcou, minha infância o teve assim como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, "Fly fly fly, um mago no corpo de herói" (nunca lembro o nome desse anime só a música), e vários outros, que com o tempo eu optei por esquecer.


A razão?! É bom de mais pra ser prejudicado ou corrompido com maneirismos e tradicionalidades atuais. Rever certas coisas, nos tempos de hoje, me fazem sentir um pouco de desgosto com o que eu admirava na infância... mas isso não torna nada disso ruim, nem minha mente pouco exigente.


Eram apenas histórias de época, uma época mais simples e mais livre, onde o politicamente correto era uma piada de adultos. O que me chamava a atenção eram os desenhos, a ação, os poderes saindo dos dedos e explodindo os monstros, e não a complexidade narrativa de histórias com mensagens profundas e tocantes.


E foi justamente isso que eu observei na adaptação... ela resgata a essência de boas obras de um tempo que nunca voltará, e apenas passa uma camada de realidade, brutalidade, e fidelidade, sem tentar "lacrar", sem tentar "modernizar".


Hoje, com novos olhos, consigo enxergar a história atrás da arte, mas minha criança interior gritava o tempo inteiro dizendo "Olha isso, TA IGUALZINHO MAS MELHOR!". E entre lágrimas de alegria e suspiros de afeição, me derreti por essa merd4.


Se deu pra notar, sim, eu curti. E recomendo que assista sem frescura.

Vai lá, 5 horas, se não tem esse tempo assiste 1 episódio por dia que tu vai gostar.

Agora, se não quer assistir, problema é seu também, a vida é sua tu faz o que quiser com ela.


E fod... gente que isso.

Certo, tem algo muito errado nessa adaptação que me influenciou. Preciso rever pra descobrir.

(O autor deste texto saiu para refletir sobre a vida, e está assistindo novamente pois algo de estranho não está certo. Ele voltará para concluir sua opinião e interpretação sobre o que viu, ou não. Tudo depende se ele sobreviverá. See soon ou see yah?!)

Então, voltei!

Adicionei um novo detalhe no início do artigo. Mas de resto, minha opinião se mantém! É uma boa série, bem adaptada, mas meio que ela é rápida de mais (e ainda pegou justamente as 4 temporadas do anime em 1 só). Fizeram um monte de cortes, e juntaram tudo, mas até que num ficou ruim.

É isso!

See yah.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Como sempre... não acompanho as séries por não ter acesso ao streaming e ser preguiçoso para burlar isso kkk

    Bora lá...
    Gosto muito de Yu Yu Hakusho, é um dos animes que cheguei a acompanhar na Tv aberta e me agrada bastante... vez ou outra chego a assistir novamente com a dublagem de sempre (e até hoje não li o mangá... porém tenho essa vontade e um dia realizo esse feito).

    Quando soube que a série estava para ser produzida me interessei, fiquei com mais vontade ainda de acompanhar depois que soube que a série de One Piece teve uma adaptação que também parece agradável (embora não tenha visto ainda).

    Porém, ao ler sua análise da série... não creio que vá me agradar tanto quanto a de One Piece justamente por adaptar muita coisa em pouco tempo...

    Geralmente não acompanho animes por ser muito enrolado... por demorar muito para a história avançar (maioria dos animes já tem a abertura que toma uns 2 minutos, aí tem a recapitulação do episódio anterior, aí começa o episódio repetindo as ultimas falas do episódio anterior, tem mais uma pequena quebra de "comercial" no meio, Encerramento e junto spoiler do que vem no episódio seguinte), daí só se aproveita mesmo uns 18 minutos de episódio, isso quando não tem cenas que ficam repetindo o mesmo frame por quase 2 minutos em que não acontece nada a não ser encarar personagens...

    Então para que dizer tudo isso? simples, se o anime tivesse um ritmo menos cansativo em que se aproveitasse melhor o tempo e se apresente bem o conteúdo, ficaria muito melhor... A série tem essa possibilidade de resolver esses pontos... porém, ele trata de adaptar toda a série em si em tão poucos episódios... Obviamente isso depende da proposta que a série tem... porém pelo que li, não é algo que eu realmente vá ver ansioso pelo resultado... mas pelo menos, me interessa ainda ao menos pela dublagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua descrição de como um anime é alongado atoa é exatamente o que penso quando vou maratonar alguma coisa. Toda essa enrolação podia ser cortada tão facilmente!

      Sr Sieg, a dublagem é boa, mas nem todas as vozes foram trazidas de volta. A do Kuwabara por exemplo, não é a mesma. Além disso, por conta da aceleração do roteiro, várias falas estão um tiquinho sem graça em relação ao original (não tão naturais, tipo a clássica "Se derrubar é penalte".

      Mas, um dia quando puder assistir, acho que vale pelo menos pelas cenas de ação. Estas sim foram bem feitas, com coreografias que me fazem pensar na possibilidade do Chopper ficar realmente bom na segunda adaptação live action de One Piece. Se usarem as mesmas técnicas, vai ser muito melhor que cortes rápidos pra economizar efeitos.

      Cara, tua descrição tá tão igual ao que eu penso sobre animes que to perplexo kkkkk. É justamente o que me faz evitar por exemplo assistir temporadas inteiras que não tenho certeza se quero escrever. Imagina o tempo jogado fora.

      Excluir
    2. Buscarei dar uma olhada futuramente, um dia aí kkk

      Pois é justamente por isso que eu prefiro ler que assistir sabe? até porque geralmente tem muito conteúdo que não é adaptado ao anime e dependendo do mangá muda demais a história... CDZ é um que o mangá e o anime difere muito a base... One Piece já é bem adaptado porém tem partes exclusivas do mangá, Rurouni Kenshin também muda bastante (li o mangá a pouco tempo e me surpreendi com o quanto vi lá que não esperava).

      Porém quando se tem tempo, é bom verificar anime e mangá, já que muita coisa é exclusiva dos animes também como por exemplo, muita música daora que conheci nos animes e sigo escutando até hoje... Ou essas dublagens que ficaram tão boas que se tornaram praticamente a voz base dos personagens.

      Excluir
    3. Hum, interessante ver que os textos servem mais do que eu imaginava. Vou caprichar em informações nos próximos artigos sr!!! Bom pra comparar e discutir né.

      Existem músicas insuperáveis, é uma grande vantagem dos animes. Tem coisas que não da pra ver nos textos infelizmente... mas a gente tenta transmitir o que dá.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)