AnimeMorte: Quando as Cigarras Choram 2 (Higurashi no Naku Koro ni Kai/When They Cry KAI) - 2007 - A Segunda Temporada

Bem, eu quase cometi um erro gravíssimo, pois comecei a assistir a temporada de 2020, logo após terminar a de 2006. Eu até pesquisei outras temporadas mas, tudo que achei foram prováveis OVAs, que deduzi assim por causa dos nomes "Kai" e "Gou", mas acontece que eram temporadas diferentes, com muitos eventos novos e resoluções importantíssimas.


O que mais me assusta é que eu cheguei a assistir até metade da temporada "Gou", que seria a de 2020, e meu, eu permaneci tão confuso como se tivesse assistido a "Kai", e olha que a "Kai" explica TUDO o que estaria pendente.

Mesmo sabendo do futuro, fui incapaz de juntar as peças e entender como que a temporada de 2020 existiu, então no meio dessa confusão, passei a escrever sobre as duas simultaneamente. Claro que primeiro publicarei a história da Segunda Temporada, mas não vou demorar até trazer a Terceira e Quarta também.

Enfim, se prepara que isso tá quase uma "AnáliseMorte" de animes (outra vez!), e tem spoilers, afinal meu objetivo aqui é explicar o que entendi.

E antes de continuar, eu recomendo fortemente que leia o primeiro artigo, da Primeira Temporada.

Boa leitura!!!

A Segunda Temporada saiu apenas 1 ano depois, em 2007, mas já vem com uma arte e animação melhorada, além de mudar um pouco seu formato narrativo.

Tudo começa com um episódio que complementa a última história da temporada anterior, servindo como conclusão pra ela. Não que isso mude alguma coisa depois, mas é bom pois estabelecem que nada foi resolvido no final anterior.


Depois rolam 3 arcos, dois deles enormes (um de 8 e um de 11 episódios) que contam novas histórias, mas com foco em explicar tudo o que ficou pendente. Eu nem sonhava que era possível trazer lógica pras histórias quase antológicas da primeira temporada, mas eles conseguem explicar tudo.

Agora não tem mais aquela prévia do futuro possível antes do episódio começar, mas há um pós crédito engraçado e meio "sujo". Além disso, a partir do último arco passa a ter cenas pós crédito que complementam as histórias, e trazem eventos importantíssimos.


Os finais agora não tem uma poesia confusa e macabra como na primeira temporada, mas sim um "podcast" entre as duas versões de Rika, debochando do próprio anime por assim dizer, falando várias bobagens com prévias do próximo episódio no centro (dá muito spoiler as cenas, as vezes vi com a mão na frente).

Algo curioso é que o teor sexual dessa temporada é muito maior, com piadas de duplo sentido e até mesmo situações sexualmente conotativas. 


Keiichi tendo ereção por se excitar com Rena, o Médico parecendo um tarado perto de Rika e Satoko, Keiichi falando bobagem pra expor um jogador de basebol, as crianças falando sacanagens sobre Keiichi pra provoca-lo, enfim, tudo é muito sexual (o que havia na temporada anterior também, mas muito mais sutil, e menos explícito).

Tudo é ainda mais intenso no primeiro Arco, com muita piada de duplo sentido, mas depois as coisas vão ganhando mais controle.


Pode-se dizer que esta temporada não é de terror, mas sim mistério com humor, e apesar de terem cenas bem tensas e pesadas, nós acabamos anestesiados pela ideia de que tudo pode ser refeito.

Isso pois agora o gênero principal de toda a temporada é "Tensei/Nidome". Rika é a protagonista em todos os arcos (uns mais, outros menos) e sua natureza de pular entre diferentes realidades, viajando pra seu corpo em outras linhas do tempo, é o que configura tal formato. Lembra muito Tokyo Revengers e Re: Zero, dois animes em que o protagonista viaja no tempo (Tensei), com a condição de morrer (Nidome). 


Curioso que fui pego desprevenido nessa, e eu adoro esse gênero de anime. Mas, eu estava tão imerso na ideia de múltiplos terrores sem explicação, que nem cheguei a deduzir que havia viagem no tempo, ou conceitos de multiverso. Eu tava realmente confiando que era tudo real e inexplicável, até que essa temporada apenas explicou tudo. O bom é que mesmo assim, o mistério é ferrenho! 

Bem, contarei TUDO, assim como entendi. Então caso queira conhecer absolutamente tudo sobre a Segunda Temporada de "When They Cry", só continuar sua leitura. Caso queira assistir, também é uma boa, mas nesse caso não tem na Netflix... e a única versão que achei pra assistir (em qualidade excelente) foi no anitube.

Bora começar!?! Lembrando que o formato é um resumo de cada Arco, enquanto falo dos personagens que aparecem, e suas personalidades a cada novo arco. Por isso certos nomes vão se repetir. Assim como na temporada anterior, tudo muda e "reseta" a cada arco.

Epílogo


Essa é uma história prévia que conta eventos 30 anos depois da tragédia em Hinamizawa. É baseado no episódio da temporada anterior, e não dessa.

Nessa história, cenas da temporada anterior são mostradas, ao lado de cenas inéditas que preenchem certas lacunas e também criam ainda mais dúvidas.

Ela afirma a existência dos alienígenas, explica melhor a explosão de gás que destruiu Hinamizawa, e confirma os sobreviventes. Tudo rolou logo após o Sequestro da Escola, bem no dia seguinte, e todos na cidade morreram pelo gás, exceto Rena e Rika. Rena sobreviveu, e aparece adulta, Rika morreu assassinada por alguém, e seu corpo foi encontrado no santuário.

Akasaka Mamoru


Aquele mesmo detetive do sequestro da criança no passado, volta pra Hinamizawa para tentar descobrir a razão da cidade ter sido arruinada, e investigar melhor o que ele deixou pra trás.

Ele está bem mais velho, e em tempos modernos, enquanto a cidade se encontra inabitada. Sua visita é mais pra debater sobre as consequências do que rolou anteriormente.

Esse seria o mesmo universo do final da temporada anterior, aquele em que Rena e Keiichi se ajudaram e "venceram" o tal limbo. Mas na verdade, tudo foi apenas uma vitória provisória, e o massacre da cidade ocorreu ali.


Não é o mesmo universo onde Keiichi se salvou, pois aqui quem se salvou foi Rena.

Mas a cidade foi devastada por uma suposta catástrofe natural, provocada pelo Pântano, o mesmo pântano onde a família Sonozaki supostamente descartava os corpos daqueles que eles davam um fim. 

Sawada


Esse cara é só um parceiro de Akasaka, sem grande relevância mas, serve de espectador pra que as conversas rolem, e as explicações também.

Oishi


Ele é o detetive que esteve presente em todos os eventos, mas se salvou por ser de fora de Hinamizawa (não estava na cidade quando o gás matou geral). 

Porém ele também quer entender o que rolou ali, e volta a investigar o local 30 anos depois, com o único que ele sabe que entenderia.

A teoria que ele aborda é a de que alienígenas trouxeram um parasita pro mundo, e esse parasita teria sido usado pelas 3 Grandes Famílias da cidade, para controlar as pessoas por assim dizer. Mas que, quando todos estariam ficando resistentes ao parasita, pesquisas feitas para potencializar o mesmo, teriam culminado na tragédia.


E, o governo pra esconder tudo, inventou a história de gás, tapando o Pântano com concreto, e isolando a cidade por todo esse tempo. Tudo é bem suspeito, então eles tentam descobrir a verdade.

Rena


E por fim, Rena é a única remanescente do grupo, sobrevivente à calamidade que exterminou todos seus amigos. 

Ela está adulta, e 30 anos depois ainda faz questão de aparecer na escola de Hinamizawa, mas ela não fala nada sobre o que houve. Nem tenta, mostrando um profundo abalo mesmo depois de tanto tempo.


Essa é a mesma versão de quando ela tentou sequestrar a criançada toda, e ela alertou sobre a bomba biológica que o governo, ou as grandes famílias de lá estavam escondendo. Por pura coincidência, o final foi uma explosão por lá.


A ideia de talvez estar certa sobre aquilo tudo e a conspiração é até mais perturbadora, do que a de que nada do que Keiichi fez ajudou de verdade.

Primeiro Arco: Catástrofe de Hinamizawa
Tema: Conspiração


Esse é o arco que começa a trazer respostas, focando bastante em Rika e como ela vai aos poucos recuperando a vontade de lutar. Ele basicamente constrói a esperança nela, que já estava para desistir depois de tanto tentar.

É explicado que ela revive os eventos infinitamente, e sempre morre sem descobrir a razão. Mas além disso, esse é o arco que mostra vários eventos se corrigindo, vários finais bons, e muitas tragédias evitadas por escolhas certas, e o foco é Rika e Satoko, e como ambas convivem.

Furude Rika


Sem dúvidas a protagonista do primeiro arco, assim como foi prenunciado no final da temporada de 2006. Porém, ela ainda é um mistério, mantido até o fim do arco em si.

Ela sabe o que rolou nas outras histórias, ela tem conhecimento pleno sobre a existência de outras realidades, e ela sabe quem vai morrer e quando. Mas evita contar aos demais, por temer alguma retaliação do destino ou algo assim.


Ela parece ter vivido e revivido esses mesmos eventos tantas vezes, que apenas perdeu a esperança, e é mostrada conversando sozinha sobre isso. O curioso é que, enquanto conversa, sua voz muda drasticamente.


Quase como se tivesse dupla personalidade, uma das vozes é madura, mais velha, e a outra é sua voz costumeira e infantil.

Por fim, Rika parece querer descobrir a causa da sua morte, simples assim, mas as circunstâncias para ela ocorrer mudam tanto de mundo pra mundo, que ela apenas parece querer desistir, mas permanece tentando.


Nessa realidade, pela primeira vez, ela quase é sincera com todo o grupo, e tudo parece fluir perfeitamente para um desfecho talvez não tão trágico quanto sempre ocorre, mas a falta de esperança dela a sabota.

Ela é assassinada, e deixada pra corvos comerem, no santuário perto de sua casa. Esse é um evento que parece se repetir quase sempre (existem vezes em que ela morre de outro jeito). E agora, pelo menos é mostrado quem a matou aqui, mas não é revelado a razão, nem quem essas pessoas são.


O que não é dito é que, Rika morre antes de Hinamizawa explodir, em TODAS AS VEZES. Então é provável que apesar da gente saber o fim que a cidade tem, a Rika não sabe.

Houjou Satoko


Co-protagonista, se parar pra pensar a convivência dela com Rika é tão próxima que a faz ser a única a notar as diferenças na personalidade da amiga. Porém, sua história também mudou um pouco.

Ela ainda é órfã, perdeu os pais e o tio (nessa versão o tio dela que foi morto) no Festival do Algodão dos outros anos, além do irmão Satoshi. 


Mas, o pior é que ela é vítima dos demais moradores da cidade, sofrendo preconceito por sua família ter apoiado a represa, algo muito mais destacado agora, com moradores ignorando sua existência, mas dando atenção pra Rika (Rika sempre fica do lado dela nessas situações, mostrando que ela nunca está sozinha e apoiando a amiga).


Outro detalhe importante é a revelação de que ela toma injeções matinais, aplicadas pela própria Rika. É dito que é algo para pesquisas nutricionais, e é feito com consentimento dela, mas é bem suspeito (ainda mais depois de uma história envolvendo justamente parasitagem e experimentos químicos, e também a história da Injeção Suicida).

Sua personalidade mescla características das outras realidades, com ela sendo perita em armadilhas, mas também sendo meio dependente emocionalmente. Só que aqui ela ainda é rival de Keiichi, ao invés dele substituir seu irmão.


Satoko passa a se sentir perseguida depois do Festival do Algodão a Deriva, e tira conclusões precipitadas combinando a reação suspeita de sua amiga, e essa sensação que ela tem. No fim, ela toma atitudes que acabam levando ela própria à morte.

Interessante dizer que ela em alguns momentos usa falas que ela nunca disse antes, mas outros personagens disseram, em outras realidades. Isso até chama a atenção de Rika, mas no fim não da em nada.


Ela não é vítima da catástrofe que extermina todos os habitantes de Hinamizawa, se salvando por pouco após testemunhar o assassinato brutal da amiga, mas, ela é morta no hospital fora da cidade, pelas mesmas pessoas misteriosas que matam Rika.

Maebara Keiichi


Keiichi está bem mais "tarado" do que o normal, o que concilia com o tom do primeiro arco. Também quase não é mostrado dessa vez, sendo só um personagem coadjuvante como antes.

Porém, dessa vez ele não tem dúvidas plantadas na cabeça dele, pois todas as revelações ocorrem diante de todo o grupo unido. Os encontros para discutir sobre a maldição de Oyashiro, as teorias, até mesmo as acusações do detetive, tudo é feito na presença de Keiichi e todo o grupo, sem exceção de ninguém.


Além disso, Keiichi parece fazer tudo certo dessa vez, inclusive assiste a apresentação de Rika no Festival do Algodão a Deriva, ao lado de todos do grupo, sem nunca nem chegar perto do Templo proibido de Oyashiro.


Então todos acabam se ajudando, e todos compartilham o peso da dúvida. A única que não percebe essa drástica mudança é Rika, que acaba fechando os olhos pra possibilidade de evitar a catástrofe.


Aqui, Keiichi morre pelos gases soltos do Pântano de Hinamizawa, a calamidade jamais evitada.

Ryugu Rena


Também pouco mostrada agora, Rena é a mesma de sempre, apesar de as vezes demonstrar ter sua própria situação particular.


No fim, rola mistério sobre o que houve com ela, pois só sobra seu chapéu no desfecho. Todos os demais são mortos pelos gases em Hinamizawa.


Sabe-se que essa não é a mesma realidade dela sequestrando a escola, mas então, porque ela sumiu?

Sonozaki Mion


Mion é a líder do clube de jogos mas, ela também não tem tanto destaque aqui.

Sua família é pouco mencionada, e ela não parece ter envolvimento em nenhuma tramoia secundária.


Ela soa até bem sensata, e sem demonstrar interesse amoroso em Keichii, e também não parece ter qualquer envolvimento especial com nenhum outro personagem do grupo. Na verdade ela é bem neutra aqui.

Sonozaki Shion


Agora no caso da irmã gêmea dela, tudo muda, inclusive sua personalidade.

Shion aqui faz parte da escola, ela se transferiu pra ela (ou seja, não parece haver problema de estar perto de Mion), tudo para cumprir sua promessa ao irmão de Satoko. Ela protege a menina sendo sua irmã mais velha em atitudes.


Curioso isso, pois ela nunca foi mostrada como alguém próxima de Satoko, mas aqui isso ocorre, até certo ponto.


Pois apesar dela aparecer no Festival do Algodão a Deriva, ao lado inclusive da irmã, e ambas assistirem à apresentação da Rika, ela não aparece mais na escola (isso não chega a ser destacado, mas percebi) e só sua irmã dá as caras. Considerando o quão próxima ela estava de Satoko, é estranho justo ela não se preocupar em ajuda-la, não estando nem presente quando ela mais precisa.


Porém, Shion e Mion foram encontradas mortas juntas das demais crianças na escola, durante a explosão do gás. Então provavelmente ela não estava passando por nenhum evento secundário de morte.

Oishi Kuraudo


O detetive dessa vez não tem aliados. Sua primeira aparição é diante o grupo inteiro, já expondo suas intenções em ficar de olho em todos, pois tinha ciência que alguém poderia sumir ou morrer, e ele estava lá investigando. Ele diz isso na frente do grupo todo, inclusive Keiichi, e todos já se voltam contra ele, se unindo para negar qualquer suspeita.

Porém depois da morte prevista, ele investiga justamente Rika, pois ela tentou avisar o fotógrafo do que aconteceria.


Alguém a viu, alguém a denunciou, mas no fim ela despista o detetive sendo fofa, mas ainda abalada por saber que nada mudou.

Após a destruição da cidade, Oishi ainda tenta falar com Rika (antes dela morrer) pra entender o que houve, e conta sobre o sumiço de Rena, e sua teoria dela ter deixado o chapéu com sangue como uma mensagem. O chapéu que encontram estava muito longe da cidade.


Mas, ele fica sem respostas, pois alguém mata Rika bem de baixo do nariz dele (quando ele se dá conta, é tarde de mais pra ajudar ela).

Irie Kyosuke


O médico aparece tanto como admirador de Satoko (o que é muito raro nessa cidade, já que todos odeiam a família dela), como também treinador do time de basebol, mostrando uma nova versão do jogo em que Keiichi é chamado pra jogar.


Mas, dessa vez, Irie comete suicídio após receber uma ligação de Satoko (que queria se consultar com ele pra ver se estava paranoica sobre alguém a perseguindo).

E pra variar, o policial que foi investigar a morte dele, é assassinado com um silenciador, logo depois de Satoko pedir sua ajuda. Tudo é bem suspeito, e essas mortes parecem organizadas.

Tomitake Jiro


O Fotógrafo morre rasgando a própria garganta como sempre. Mas dessa vez, Satoko tenta salva-lo, avisando ele de sua morte.


Ele não leva a sério, mas logo em seguida morre. Porém, é justo dizer que Satoko nem tentou direito (ela podia dar detalhes, podia ficar perto dele pra impedir, mas ela não fala nada de mais, e o que diz soa como uma ameaça).


Aqui ele conhece Keichii próximo ao dia do Festival, e não no lixão.

Takano Miyo


A misteriosa moça loira volta a aparecer, e mais uma vez instiga a dúvida e discórdia citando suas teorias sobre a Maldição de Oyashiro. Só que dessa vez ela fala na frente do grupo inteiro, incluindo o Médico e todas as crianças.

O Médico também confirma que ela é sua enfermeira, pela primeira vez aparecendo ao lado dela.


A história que ela fala da maldição é a do deus Oyashiro, e ela já se coloca como pesquisadora do ocorrido. Ela falta com respeito a Satoko (inclusive ela fica bem cabisbaixa) falando da morte dos pais dela, do tio e do irmão por causa da maldição.


Outras que reagem estranho e abaladas são as gêmeas e Rena, todas por seus próprios motivos. Mas, depois disso, todos se reúnem com Keiichi e explicam a maldição e porque ela os afeta, principalmente por quase sempre afetarem diretamente Satoko.


Dessa vez é mostrado que Takano morreu num barril (tem uma cena dela morta), nessa realidade.

Rika "Maligna"


Tirando a abertura e encerramento, não aparece essa versão de Rika, além da voz dela possuindo a garota, toda noite.


Satoko vê as duas conversando as vezes, o que só aumenta suas dúvidas sobre a amiga.

Mas, com finais cômicos onde as duas interagem, ela chega a ser citada como "Rika Maligna". Porém não são dados mais detalhes sobre ela... ainda.


Apenas parece ser uma segunda personalidade da sacerdotisa.

Homens da Van


Aqueles mesmos caras misteriosos da Van que nunca tem explicação, aparecem bem mais agora. E pra piorar, eles são os responsáveis pela tortura e execução de Furude Rika.

Eles caçam ela na casa dela, tiram as roupas dela, e esquartejam ela, arrancando as tripas, depois de leva-la (ainda viva) até o santuário da família dela.


São vários caras, fortes e uniformizados, que nem dão chance da menina se defender. Atacam em bando como animais, e a levam pra execução sem nem falarem nada.

Eles também caçam Satoko depois de ouvi-la gritar (ela é escondida pela amiga pra sobreviver, mas depois vai até o santuário procura-la e descobre o cadáver).


Satoko se salva apenas por acabar caindo da ponte (a mesma em que ela jogou Keiichi em outra realidade).


Os caras parecem bem equipados (usam até óculo de visão noturna), usam armas de fogo com silenciadores (um deles que mata o policial que ajudaria Satoko), mas preferem usar facas por algum motivo macabro, pra executar uma criança.


No fim, eles ainda vão atrás de Satoko no hospital pra evitar que ela fale de mais. Ela morre de parada cardíaca, mas fica nítido o envolvimento deles.

Enfermeira Final


E por fim, a maior dúvida que fica no ar é o envolvimento dessa misteriosa enfermeira de cabelos escuros, que parece ajudar na morte de Satoko no hospital.


Ela desliga o chamado de emergência da garota, e sempre que ela aparece, parece planejar algo ruim pelo seu olhar. Mas ela não tem seu nome mencionado.

Professora Chie


Tem também a professora. Apesar de não ter tanto destaque, como sempre eu suspeito muito dela, pois ela foi vista com os caras da van em outra realidade, e ela parece sempre estar de olho em todo mundo.

Segundo Arco: O Massacre
Viagem no Tempo, Conspiração Governamental


Algo que fica perceptível é o impacto de viagens temporais aqui. O foco da trama é semelhante ao filme "Feitiço do Tempo / Dia da Marmota" com a ideia de alguém, que já conhece o futuro por ter vivido ele inúmeras vezes, buscando uma forma de escapar do tédio.

Também finalmente é revelado o que torna Higurashi no Naku tão especial, as viagens de Rika por outros mundos e realidades, pra tentar impedir seu próprio fim.


O que dá mais raiva nesse arco é que, ele é basicamente o mais perfeito possível (e é o segundo mais longo, com 8 episódios). Nele TUDO é explicado, e dessa vez com sentido incontestável. Todas as respostas a todas as perguntas são dadas, não falta nada, e tudo faz total sentido. Porém, ele também é aquele em que tudo parecia dar certo, tudo se resolveria, até um evento muito maior do que o esperado acontecer, e arruinar a vitória.

Como tudo tem sua devida explicação aqui, praticamente não sobram mistérios, mas sim, ainda sobram alguns...

Furude Rika


Pra começar, este é o arco chave e o principal personagem é Rika, agora vista muito mais de perto, tanto que conhecemos alguém que anda ao lado dela o tempo inteiro. É curioso como neste arco passamos a saber mais do que a própria Rika, e ela era quem mais sabia em toda a história, ou melhor, nas histórias.


Rika viveu mais de 100 anos, mas apenas sua mente se recorda deste tempo. Ela também só pôde reviver as últimas semanas até sua inevitável morte em 1983. Sua mente envelhece, essas poucas semanas ao longo dos anos (e até sua voz acompanha esse envelhecimento, sua voz mental, sendo de outra pessoa bem mais madura).


Assim, ela reencarna em si mesma, em diferentes mundos em que os eventos se alteram levemente, mas que ela sempre acaba morrendo no fim, e seu sonho é um dia vencer esse ciclo, impedindo a morte de todos, mas principalmente a sua própria morte.

Conhecemos aqui um pouco de sua reencarnação, como ela funciona e como ela escolhe o mundo em que acordará. Pelas regras em que está existindo, a cada retorno, seu tempo diminui ali (ela sempre volta um pouco mais perto do dia de sua morte). E sim, o arco passa a ser um tipo de Isekai/Tensei/Ninome.


Mesmo sabendo quando tudo vai acontecer, e conhecendo uma boa variedade de possibilidades, Rika já tá tão cansada que nem tenta mais. Ela só observa tudo acontecer, lamenta o inevitável e vai empurrando sua existência com a barriga. Por isso que ela muitas vezes mal se comunica.

Ela também já desistiu de alertar os demais, pois ninguém nunca acredita na pequena profetiza, porém, dessa vez tudo muda, e bastante, trazendo um pouco mais de esperança pra ela se salvar.


Curiosamente, essa é a realidade mais perfeita que Rika já acessou, com praticamente tudo dando certo, e todos os problemas sendo resolvidos. O único problema que ela não consegue resolver porém, é aquele que surge após sua morte, pois ela nunca testemunhou ele antes.

Ela estava marcada pra sempre ser assassinada misteriosamente no templo de sua família, mas logo após isso, a cidade sempre passa pela "Explosão de Gás", e todos são mortos. Ela não sabia desse detalhe, então ela não tinha como antecipa-lo.


Mas, uma vez que ela experimenta uma quase bem sucedida reencarnação, e conhece as respostas para todas as perguntas que tinha, fica mais fácil pra ela saber como lutar numa próxima vez.

Hanyuu


Essa figura, é finalmente adicionada e revelada na história, sendo aquela com que Rika conversa dentro de si mesma.


Hanyuu é uma figura divina que apenas ela pode ver, uma vez que ela é de fato a "Reencarnação de Oyashiro". Ainda não é explicado o que Hanyuu é, mas ela sempre visita os mundos onde Rika acorda, antes dela, pra poder verificar tudo e atualiza-la. Além disso, ambas são fisicamente conectadas (uma sente o que a outra sente).


Esse ser mantém a aparência pequena muito semelhante a própria Rika, porém ela tem chifres, e é bem mais "infantil" que ela. Ela também parece saber muito mais sobre os destinos de Rika, e apesar de compartilhar informações, não parece que ela conta absolutamente tudo que sabe.

Ainda assim, ela é a maior aliada de Rika, sempre ao lado dela, mas também podendo se distanciar pra seguir outras pessoas e coletar informações. O bom é que apenas Rika pode enxerga-la, então ela é uma espiã muito boa (apesar de não usar muito essa função).


Rika mantém em segredo a capacidade de enxergar e conversar com Hanyuu, então ninguém mais sabe que ela tem essa entidade grudada nela. Porém, parece que parte da "maldição" que Rika tem, está ligada a Hanyuu, e é preciso que ambas se esforcem pra deixar o loop.

Algo que infelizmente não acontece com Hanyuu. Ela não tem a menor esperança de que Rika se salve, mesmo ainda se esforçando pra acompanha-la. Ela tem tanto conhecimento sobre os mundos de morte e está tão cansada quanto Rika, por isso as duas se espantam ao ver um mundo quase perfeito aparecendo.

Maebara Keiichi


E tudo começa por causa do Keiichi. Em um desabafo de Rika (que por estar cansada só joga tudo pra fora e conta como um jogo vai acabar), Keiichi faz de tudo pra tudo mudar, e consegue. Porém, o que chama a atenção de Rika, é que isso também afeta decisões posteriores e não relacionadas do próprio Keiichi, evitando outros eventos trágicos.

Ele entrega uma boneca pra Mion, ao invés de entregar pra Rena, o que em um dos outros arcos desencadeou o surto da garota, e fez ela matar geral. Isso foi uma mudança repentina, que negou um futuro ruim, mas ainda haviam vários outros possíveis.


Todos aniquilados um a um, por decisões e frases que Keiichi solta por se lembrar do passado. Ele tem dejavus, relembra eventos que nunca viveu, diz que sonhou com coisas catastróficas e praticamente reage a tudo isso, decidindo sempre pra evitar o que é ruim.

O Keiichi desse mundo é decisivo, corajoso e por ter todo esse conhecimento, ele mantém todo o grupo unido e sabe muito bem aconselhar. Assim como todos os outros, ele acredita em tudo que Rika diz, sem nunca ignora-la.


Até então, não era uma grande surpresa isso, pois ele já tinha mostrado ter conhecimento sobre outros mundos antes... mas tudo fica ainda mais louco quando TODO MUNDO se lembra.

Keiichi usa o Bastão de Satoshi para defender Rika no final, ao invés de matar seus amigos.

Ryugu Rena


A segunda pessoa que se recorda de outros mundos é Rena, que se lembra de ter matado a quase madrasta, e sequestrado geral na escola, entre outras coisas. Essas memórias surgem em sonhos, pra todos, mas Rena usa isso como base pra algumas decisões.

Ela evita matar a moça, e apesar de traumatizada, ela confia no pai (conversa e explica seus medos pra ele), assim como também se abre justamente pra Mion, contando tudo que sonhou, e tudo que temia. Isso faz com que ela ganhe confiança, e se torne muito mais forte do que antes.


Rena explica pela primeira vez, para todos, que ela já sofreu com a doença de Hinamizawa, surtando quando estava em sua antiga escola fora da vila. Essa conversa vem a tona quando os mistérios da doença que estava em todos eles são revelados, por Rika.

Uma vez que ela confia nos amigos, ela conta que todos tem uma doença chamada "Síndrome de Hinamizawa", e que essa doença os impede de sair da vila, pois caso o façam, eles perdem o juízo e passam a ter alucinações, até se matarem.


Outra forma de despertar essa doença era passando por algum trauma, e foi isso que atingiu Rena em um dos seus passados.


Rena usa o Facão do Lixão pra defender Rika no final, ao invés de matar e esquartejar pessoas (ela golpeia os vilões com o lado sem corte, apesar de poder mata-los tranquilamente pois seria legítima defesa... ela evita pois é uma criança!)

Sonozaki Shion


Ironicamente, a terceira pessoa a mostrar lembranças de outros mundos é Shion, com bastante vergonha pois ela teria matado a todos em seu surto psicótico. Mas, ela aprendeu com isso, e justamente por isso passou a proteger Satoko a todo custo.

Nessa realidade, Shion também se mudou pra escola de Satoko pra ficar ao seu lado, e essa mudança parece resultante de seus sonhos, pois isso faz ela temer se tornar uma vilã assassina. Assim, ela está sempre ao lado da garota, e ela também se dá muito bem com sua irmã (ela conta tudo pra Mion).


Shion usa seu Teaser pra dar choque nos vilões e salvar Rika no final, ao invés de torturar e eletrocutar seus amigos. 


Sonozaki Mion


Mion também sabe de tudo, e nesse caso apesar dela manter em segredo (afinal, ela teria de se declarar pra Keiichi caso contasse tudo), ela é confiada por todos, e ela os apoia e aconselha igualmente.

Mion chega a confrontar sua própria família, mesmo sendo uma Sonozaki herdeira, e mesmo tendo todo o treinamento de liderança, uma vez que ela sabe como pode se tornar má por causa de suas próprias ações, ela começa a lutar pelos seus amigos.


Contudo, sua arma no coldre ainda não é explicada (e ela até tem a chance de usa-la sem ser malvada, mas nunca nem pensa nela).

Ela usa seus chutes e murros pra defender Rika no final.

Houjou Satoko


Por fim, Satoko é um caso diferente, pois aqui ela parece ser a única a não se lembrar de eventos em outros mundos. Contudo, ela é também o núcleo da história e serve de prova maior para que Rika comece a ter esperanças.

Ela ainda é a mesma mocinha de sempre, vulnerável pela perda de Satoshi e muito traumatizada, mas todos seus amigos fazem tudo por ela. Porém, a vila inteira a rejeita e ignora, por causa de sua família, e o passado que tiveram defendendo a construção da Barragem.


Esse é um dos eventos trágicos mais difíceis de se alterar, e isso ainda vem a tona junto com o retorno do tio de Satoko, e os abusos que ela passa sem nunca pedir ajuda.

Ela evita pedir ajuda, negando tudo pra Assistência Social e qualquer um que se importe com ela, pois no fundo ela se sente responsável. Além disso, Satoko tem a doença ativa em seu corpo.


Desde muito pequena ela já mostra sinais da Síndrome de Hinamizawa, por isso ela toma as Injeções do doutor. Na verdade, ela passava por um tratamento contínuo na busca de uma cura, mesmo sem saber disso.

Seu trauma após testemunhar a morte dos pais, isso lá em 1980, desencadeou a doença, mas Rika vem a ajudando desde então a resistir às alucinações. Aquele momento, em que ela pira após receber um toque na cabeça de Keiichi, é parte dessas alucinações.


Isso também afeta seu discernimento, e a impede de tomar decisões coerentes. Ela demora até conseguir enfrentar o tio, e pedir ajuda. Mas é gratificante quando ela o faz.


No final, ela usa suas Armadilhas pra defender Rika.

Oishi


O detetive da cidade vizinha, mais uma vez aparece, só que agora Oishi não é nada hostil. Muito pelo contrário, ele se dá bem com todos, até mesmo com Mion.

Ele aparece bem antes do festival, e já demonstra ter proximidade com os demais, jogando com eles inclusive.


Ele faz todo o possível pra prestar suporte a todos, e é um dos que dá ouvidos a Rika, sem nunca debochar dela, a levando bem a sério em seus pedidos de ajuda, e alertas.

Apesar disso, isso não ajuda muito. A polícia é muito fraca perto do vilão da vez, e o grande grupo de assassinos que aparece é cruel, e muito mais equipado.


Oishi morre pela primeira vez nas histórias, tendo um encontro com Rika impedido.


Akasaka


Pela primeira vez Akasaka aparece em 1983, visitando a cidade. Chega a ser uma surpresa pra Rika o vê-lo, pois ele diz que sua esposa e filho foram salvos graças a ela (não sei se foi erro de tradução, mas ele diz "filho" ao invés de "filha").

O cara também escutou Rika no passado, quando ele foi investigar o sequestro do garoto, ainda no período dos protestos contra a Barragem. Por ter ouvido ela, ele voltou pra casa antes, e salvou a esposa da queda na escada, impedindo sua morte.


Ele não faz muito mais, apenas fala com Rika pra reforçar sua fé nas possibilidades positivas. E, até mesmo eventos antes dela reencarnar, já haviam sido alterados nesse mundo.

Rika acorda algumas semanas antes do Festival do Algodão a Deriva, e não teve a chance de tentar salvar Akasaka dessa vez, mas ele foi salvo por uma de suas ações antigas (desde aquela época ela já reencarnava, por isso ela sabia todo o futuro).

Irie


Outro personagem que ganha destaque em vários momentos é o médico, Irie, administrador da vacina que mantém Satoko bem, e também um dos grandes defensores de Rika nesse mundo.


Os mistérios de Irie são revelados, e ele na verdade é um pesquisador chefe, na Instituição Irie (que apesar de levar seu nome, não é dele). Ele busca uma cura para a doença de Hinamizawa, mas também está lá para ajudar numa pesquisa de Armas Biológicas (contra seu conhecimento).

Ele também é treinador do time de beisebol da escola, e muito próximo das crianças (principalmente Rika e Satoko). 


Irie morre como nos outros eventos, só que agora é revelado que ele não cometeu suicídio, e sim foi assassinado por uma corporação secreta que ele fazia parte, e o descartou como bode expiatório, após ele se negar a ser cruel.

Rika tenta avisar ele, diz que ele morrerá, e chega a gritar isso. Por mais que ele confie nela, ele acaba não entendendo tudo a tempo, e é pego de surpresa.


Dessa vez também é mostrado que ele trabalha ao lado de Takano, e ela realmente é uma enfermeira dele. Porém, ela é muito mais que isso. 

Tomitake Jiro


Tomitake, o fotógrafo, também é parte dessa corporação, e é um aliado de Irie. Ele foi enviado para Hinamizawa para literalmente espionar a todos, registrando a situação da vila e observando qualquer incidência da Síndrome de Hinamizawa.

Ele é namorado de Takano, e responde ao grupo dela.


Porém, ele também é traído no fim, por se opor aos métodos dela, e é infectado com a Síndrome de Hinamizawa, alterada para ir direto pra fase 5, onde a pessoa rasgava a própria garganta.

Rika avisa tanto ele quanto Takano, e até os impede de entrar no Templo de Oyashiro, na noite do festival pelo menos. Ela mesma dá a chave do local dias antes, para que eles não tenham de invadir depois. Ela não sabe o que os mataria, mas tenta alerta-los de como morreriam.


Infelizmente isso não ajuda, pois mesmo que eles acreditem, a causa era muito pior do que ela imaginava.

Rina


Essa é a quase madrasta de Rena, que em outras realidades morria pelas mãos dela. Aqui, ela é assassinada por bandidos mesmo, por vacilar e não paga-los.


De certa forma, isso evita que Rena suje as mãos, mas isso também faz o tio de Satoko voltar pra Hinamizawa, desencadeando um dos possíveis finais trágicos.

Houjou Teppei


O canalha que abandonou a sobrinha pra viver de cafetão com Rina, agora volta pra tirar proveito da garota. Ele abusa dela, espanca, e faz ela trabalhar como escrava, porém ninguém tenta impedi-lo.


Isso pois enquanto a vila inteira repudia os Houjou, os amigos de Satoko não tem muito o que fazer, e o próprio governo ignora a situação da mocinha, uma vez que as denúncias feitas sempre são desmentidas pela própria Satoko.


A Assistência Social/Conselho Tutelar nunca vai além, nunca tira a guarda do tio, nunca busca resolver, e tudo parece conspirar para que ela sofra. Só que até isso é mudado agora.

Keiichi instiga uma luta, e lidera uma rebelião de Hinamizawa inteira, contra a Assistência Social. É a mesma história da luta pela Barragem, pouco a pouco o grupo de amigos crescendo, com cada pessoa influenciada pelo Clube de Jogos se unindo, até que a cidade inteira bota seus preconceitos de lado, e se une pra salvar Satoko.


É algo lindo de assistir, e esperançoso, fazendo com que até a coisa mais improvável se torne real. Não é atoa que Rika passa a lutar por um futuro.


No final, o tio de Satoko é preso, graças as denúncias de Satoko, e o apoio de toda Hinamizawa.

Professora Chie


Dentre todos que ajudam, a professora se destaca, apoiando a luta de Keiichi desde o começo.

Ela é uma das pessoas que tenta falar com a Assistência Social, e é ignorada. Depois vai ela e a turma da escola inteira, mas ainda é ignorada. Chie apoia suas crianças sempre, e deixa de ser suspeita.

Diretor Kaieda


Ele se apresenta pela primeira vez pessoalmente, mas já aparecia antes tocando o sinal da escola (e eu ficava me perguntando quem era o grandalhão tocando sininho). Só que agora ele também ajuda na luta pra libertar Satoko.

O diretor parece boa pessoa, longe de quaisquer suspeitas.

Pais de Maebara


O esquisito agora é o que ocorre com os pais do Keiichi, pois eles aparecem apenas em uma cena, e são os únicos que ficam omitidos, com os rostos fora da tela e de enquadro.

Apesar de conversarem e darem uma boa dica para Keiichi, essa falta de destaque, justamente quando todo o resto ganha destaque, é muito estranho e levanta dúvidas.


Eles são citados num diálogo com a chefe de uma das três famílias, como pessoas novas na cidade, que nunca se apresentaram formalmente pra ela (por isso os Maebara são mal vistos). Mas tudo se resolve depois... ainda assim, esquisito de mais.

Assistência e Governo


O Governo e a Assistência Social meio que repartem o mesmo espaço em aparições. Eles não são vilões necessariamente, mas são opositores às vontades do Clube de Jogos, e toda Hinamizawa.

O foco deles fica na burocracia, que acaba impedindo Satoko de ser salva de seu tio. Enquanto ela não se posiciona, eles não fazem nada. 


Além disso, eles respondem a família dos Sonozaki, com certo respeito, e enquanto estes se omitem em resposta ao caso dos Houjou, eles ficam fazendo vista grossa, até o final quando os Sonozaki fazem questão de mandar o Presidente intervir, para salvar Satoko.

Paralelo a isso, também há a parte do Governo, e o grande interesse pela doença existente em Hinamizawa. Há uma disputa pelo controle dela, desde o fim da 2° Guerra Mundial, e todo um complô pra desenvolver armas biológicas em segredo.

Mas, essa parte é apenas citada por Rika, que revela toda a verdade pra seus amigos.

Jogadores de Baisebol e Funcionárias do Café


Vale mencionar essas pessoas que não são esquecidas, principalmente na hora de formar números pra pressionar o governo. É interessante como todo mundo acaba se unindo a causa, literalmente repetindo a grande batalha política de Hinamizawa, e o irônico é que é por causa de uma Houjou, justamente a família que teria iniciado a Maldição de Oyashiro.


Os Houjou foram contra a luta no passado, a guerra contra o governo e a Barragem, e agora, a cidade se unia para salvar um dos herdeiros dessa mesma família. Tudo graças a Keiichi.

Kimiyoshi Kiichirou


O líder do conselho, Kiichirou é também prefeito de Hinamizawa e membro de uma das três grandes famílias (Kimiyoshi, Sonozaki e Furude), e apesar de sempre se colocar abaixo dos Sonozaki, ele é quem lidera o Conselho de Hinamizawa, para tratar de assuntos públicos e políticos.


Keiichi consegue convencer ele, e todo o povo de Hinamizawa, na luta em prol de sua amiga. É uma sucessão de vitórias que, só aumenta a ansiedade. 

Líderes Sonozaki


A "Velha Demônio" é assustadora, e se recusa a envolver sua família na briga, mas no fim, Keiichi também a convence (sendo todo desrespeitoso). Bastava ela concordar e pronto, a vitória era certa.


O garoto, mesmo não sendo protagonista desse arco, acaba por resolver um dos maiores problemas da cidade, reunindo todo mundo por uma causa em comum. Toda a situação dos Houjou foi superada, e era pra isso resolver tudo, e salvar a todos. Porém tudo que conhecíamos era a ponta do iceberg.

A velha chega a citar o poço onde descartam os mortos, e até ameaça o Keiichi depois que ele também ameaça ela (o moleque tem a audácia de dizer que matará ela pra amiga dele assumir a família, e assim ele a convencer, pode isso?!). 


Mas a ênfase é ela aceitar perdoar e lutar por uma Houjou.

Pais de Mion e Shion


Importante mencionar que a mãe de Shion e Mion se apresenta formalmente e, até o marido dela aparece. Ele confirma ser membro da Yakuza.

Isso é importante pois, até então era feito mó mistério sobre a família Sonozaki, e apesar deles ainda serem membros do submundo, eles são boas pessoas e ajudam muito na luta.


Infelizmente, eles não são os mais fortes, nem são os responsáveis pela tragédia que toma Hinamizawa, e isso só é revelado no fim.

Tóquio


O grupo que provoca o verdadeiro fim é Tóquio, nome da organização que fica na cidade de Tóquio, e estuda a "Síndrome de Hinamizawa" por fins militares.

Os caras se infiltraram na cidade a anos, e estão por trás dos casos de desaparecimentos e mortes. Contudo, isso tudo são só caprichos, pois o objetivo deles é só estudar a doença pra tirar vantagem.


Eles também decidem até que ponto é seguro tal estudo, e podem mandar forças militares de ponta pra dar cabo a cidade inteira em questão de horas.

É exatamente isso que fazem. A "Explosão de Gás" é uma farsa, e na verdade o que rolou na cidade foi um extermínio. Tóquio enviou sua força militar para aniquilar todos os habitantes da cidade, dando fim à Síndrome de Hinamizawa.


É cruel, eles agrupam todo mundo e matam com gás venenoso. Por isso que todos os jovens estavam juntos na escola quando morreram em outras versões.

Os poucos que tentaram fugir, foram mortos a tiros. Por isso que tudo que sobrou de Ryugu Rena foi seu chapéu em outras das versões do massacre.


Tudo isso foi encoberto pelo governo, e não é impedido por Rika afinal, ela morre muito antes disso tudo acontecer. Mas, sua morte tem ligação com isso.

Organização Yamainu


Finalmente é explicado o que é a organização dos Caras das Vans. Eles são os Yamainu, um grupo militar de ponta, aos serviços de Tóquio. 

No começo, eles são aliados até mesmo de Rika, oferecendo proteção. E como são uma força militar poderosíssima, nada nem ninguém pode impedi-la. Ou seja, Rika estava a salvo enquanto contasse com eles. Porém...


São eles que causam o massacre, são eles que criaram a Maldição de Oyashiro, com os sumiços e assassinatos. São eles que provocaram o medo (proposital para estudar a doença). 

Esse grupo age secretamente e não poupa ninguém, nem policiais, nem crianças, nem mesmo membros do próprio grupo. Eles exterminam qualquer um que mandarem, e seguem as ordens apenas da Major.


Os caras são cruéis, e executam todas as crianças no meio da luta. Eles também matam Oishi dessa vez, e só fazem isso para manter o segredo. 

Rika não fazia ideia disso, pois em todas as vezes que foi morta, ela foi dopada, e nunca chegou a ver o rosto de seus algozes. Agora porém, ela morre acordada, prefere ser torturada ainda viva, e sabe exatamente quem a matou.

Okonogi


O cara que sequestrou o garoto no passado, faz parte da liderança dos Yamainu, e se chama Okonogi. 

A maioria dos soldados se veste com boné e roupas de trabalho simples, mas ele acaba se destacando. Contudo, ele é só mais um dos muitos vilões que se revelam ao fim, submisso à Major.

Takano Miyo


Por fim Takano, a autointitulada deusa Oyashiro, e Major.


Ela é mesmo a razão de tudo dar errado, e pior de tudo, ela é a principal causa de todos os problemas desde antes do começo!

Takano está por trás de tudo, desde o primeiro caso da Maldição de Oyashiro, e é responsável pelas matanças e desaparecimentos, direta ou indiretamente, isso ainda em 1979. Tudo foi provocado por ela, e sua organização, a Yamainu.


Ela é líder do grupo, e parece responder a quem pagar mais, servindo basicamente aos interesses do governo. Seu objetivo é instaurar o caos e medo criando a Maldição de Oyashiro, enquanto também estuda formas de transformar a Síndrome de Hinamizawa em uma Arma Biológica.

Porém ela tem seu grande e maior objetivo escondido, sendo algo mais pessoal e estando muito relacionado a sua infância (meramente citada).

Takano é o demônio, e apesar de terem momentos engraçados (ela tem uma queda sem igual pela ideia da maldição e perde as estribeiras quando a menciona), ela é a criatura mais perversa já mostrada.


Ela mata Keiichi, Rena, Mion, Shion e Satoko, com tiros, pessoalmente, depois de provocar e debochar de todos. Ela nem hesita, só mete bala na testa ou no peito, um único tiro pra poupar bala.


Ela também vai pessoalmente levar o namorado, Tomitake, infectado com o vírus modificado, pra que ele mesmo se mate no meio da estrada. Tudo por ele ser parte do plano, mesmo ele sendo um comparsa.


Ela quem manda matar o médico também, depois de enganar ele, e fazer ele pensar que ela morreu, tudo porque ele tentaria impedir a destruição da cidade.


No fim, ela é quem abre Rika com um bisturi, nua e acordada, enquanto arranca seus órgãos e a deixa morrer no templo de sua própria família.

Ela faz isso pois Rika é a "Rainha da Síndrome de Hinamizawa". Ela é a única coisa que mantém a doença adormecida na população.


A cada geração, um membro da família Furude vira um tipo de receptor do "parasita alfa" da doença, e todos que o cercam são deixados em estado de hibernação. Enquanto ficarem próximos, ninguém sucumbe à doença, a menos que passe por algum trauma.

Por isso quem saia da cidade surtava, pois se afastava muito de Rika. Os feromônios dela mantinham a doença dormente.


Mas, com ela morta, todos na cidade surtariam e matariam uns aos outros. Ciente disso, Takano orquestra o massacre convencendo Tóquio que era melhor conter a cidade, antes da doença se espalhar.

E ela faz isso por um desejo particular em ver a Maldição de Oyashiro se tornar real. Isso não chega a ser explicado ainda, mas fica nítido que ela é a grande vilã.


Em versões do seu final, ela finge desaparecer, ou usa um corpo falso com uma arcada dentária falsificada pra simular sua morte queimada, num barril. Mas Takano nunca morreu de fato.


Curioso que isso remete àquele encontro de Keiichi com ela no carro, onde ele tinha acabado de enterrar o tio de Satoko (que ele matou), e ela age toda suspeita com a bicicleta de Tomitake no banco de trás do carro. Aquilo era justamente o momento em que ela pessoalmente infecta Tomitake com o vírus de Hinamizawa, e leva ele pra descartar (e deixar ele se matar surtado). 

O pior de tudo, é que na melhor das histórias, onde todos os problemas foram resolvidos, Takano se revela a verdadeira inimiga e acaba com tudo. Isso seria desmotivador, mas como Rika entende quem deve caçar agora, ela fica mais motivada ainda e esperançosa.


O triste é que, isso é só metade da temporada, e há mais 2 temporadas a frente. Ou seja, a luta de Rika e Hanyuu está muito longe de acabar.

Mistérios sem Solução

De certa forma ainda há mistérios pra se decifrar. Todos giram em torno da Takano, mas ainda há o caso da Rena. Em uma das versões de Hinamizawa, ela sobreviveu e envelheceu, permanecendo na cidade inclusive, e sem demonstrar surto psicótico ou alucinações.


Uma vez que não há mais Furudes, e Rika morre em todas as versões, o que a manteve viva? Ela foi curada? Há uma cura?

A vacina que o médico produz funciona mas é temporária, então como ela sobreviveu tanto? Ou será que ela surtou ali naquele encontro final do primeiro arco?

Também há os demais sobreviventes em todas as outras versões. É provável que tenham ficado loucos depois, ou apenas tenham virado cobaias de experimentos posteriores, já que a Yamainu permanece ativa todas as vezes, assim como Takano fica viva sempre.

Os Dejavus

Outra questão em aberto é a capacidade das crianças do Clube de Jogos em ter vislumbres de outros mundos em seus sonhos, ou devaneios.


Essas visões não fazem sentido, afinal a única ali que consegue reencarnar é a Rika. Não é normal que eles se lembrem, ou transfiram suas memórias, pois até então só Rika tem tal poder.

Mas no fim, algo curioso (e tocante) acontece, com o espírito de todos aparecendo, lado a lado, distraindo Rika enquanto ela é esquartejada.


Eles a fazem lembrar de seu objetivo, e o mais interessante é que eles se unem com Hanyuu, e dizem que ela faz parte do grupo também. Dizem que ela é essencial para que um dia eles vençam, e falam que foi por pouco dessa vez.

Só faltou apoio de Hanyuu, quem não confiou que este seria o mundo final.


Mas ainda assim, fica aquela dúvida: Será que apenas Rika pode viajar no tempo e mundos? Ou será que os demais também o fazem, mas não lembram?

Terceiro Arco: Acompanhamento do Festival
Flash Back, Suspense


Este é definitivamente o mais longo arco das duas temporadas, contendo 11 episódios, e sendo também uma resolução ideal para todos os eventos possíveis.

Ele conta tudo e revela todos os mistérios, explicando desde antes do primeiro incidente, já contando a infância de Takano e toda sua motivação para agir, até todas as etapas da Maldição de Oyashiro, e que fim cada pessoa teve. Praticamente ele mostra as mortes ao longo dos anos, e todas as 4 tragédias do Festival do Algodão, mas só pra ajudar a contar a história de Takano.


Todas as peças vão se encaixando, para que a história culmine em seu desfecho, no que é tido como o Último Mundo Possível. Até mesmo Hanyuu se personifica neste mundo, como uma personagem extra pro Clube de Jogos, mas além disso, há muitos outros personagens melhor explicados. Também rola uma guerra com lutas entre o Clubinho e Militares (acaba sendo algo infantilizado), mas o que importa é que dessa vez as coisas terminam bem.

O que mais curti desse arco é que ele coloca todos os pontos nos "is", e não deixa quase nenhuma dúvida. Contudo, ainda fica uma ponta solta no final.

Dr. Takano Hifumi


O primeiro personagem a aparecer é Takano, mas não a Takano que conhecemos, e sim o avô dela, enquanto ainda era vivo.

Esse personagem é a razão da motivação da Takano, e sua participação é para nos fazer criar algum tipo de simpatia pela genocida e assassina de crianças... e o pior é que conseguem.

Hifumi é um médico pesquisador que passou a vida estudando Parasitas Cerebrais, e mesmo sendo ridicularizado pelos demais cientistas, ele sonha em ser reconhecido por comprovar a existência de microrganismos capazes de manipular o pensamento humano. 


Toda sua pesquisa se sustenta na Síndrome de Hinamizawa, e ele busca provar que não só é algo provocado por um parasita alucinógeno, como também que tal parasito planta ideias na cabeça das pessoas. Ele não faz parte de Hinamizawa, mas é um baita entusiasta que trabalha sozinho.

Porém, independente do quanto pesquise, seus recursos não dão conta de comprovar sua teoria, e no fim ele morre sem jamais ser reconhecido. Porém, pouco antes de morrer, ele doa seu conhecimento e pesquisas para uma jovem que adota.

Tanashi Miyoko


Essa pequena mocinha é quem é adotada por Takano, mas para que isso aconteça ela sofre muito, mas muito mesmo.

Ela era feliz com seu pai e sua mãe, até que um dia ambos morrem num acidente de ônibus. O pai dela chega a pedir pra ela procurar pelo professor dele, o Takano, e que ele a ajudaria, mas ela se esquece dos números de telefone que ele diz, por causa do trauma ao vê-lo falecer.


Então a Assistência Social a coloca num orfanato, onde ela e seus colegas eram todos abusados e maltratados pelo diretor de lá. Nada é mostrado, mas pelos constantes gritos, choros e barulhos, deduz-se o quanto sofriam.


Depois de formar um grupo pra fugir, Miyoko acaba quase sendo capturada, mas escapa por um pouco mais de tempo e começa a chorar na chuva. É ai que ocorre a maior escolha de sua vida: Ela desafia deus, dizendo para ele lhe acertar com um raio e acabar com seu sofrimento, caso contrario significaria que ele a ajudaria.

O raio realmente cai, mas destrói apenas a árvore na qual ela se abrigava. Por isso, ela entende que deus falhou em mata-la, e agora era responsabilidade dele ajuda-la em seu sonho. Mas tudo permanece uma merd4.


Porém, sua sorte muda um pouco quando ela consegue se abrigar numa cabine telefônica na estrada, toda cansada e machucada por correr pela floresta, onde ela encontra uma moeda, e se lembra do telefone que seu pai falou, numero por numero. Praticamente um milagre acontece, e ela consegue ligar para o Dr. Takano, mas ela não consegue falar muito, apenas o nome de seu pai, e que ele faleceu. Dai a ligação cai e ela é capturada pelos caras do Orfanato.


No fim ela quase é estuprada, mas o professor aparece pra salva-la e a leva embora. Apesar de tudo rolar muito rápido, é bem provável que ela tenha sofrido abusos e agressões, pois leva uma noite inteira até o professor aparecer.


Enfim, ela é adotada, e protegida a partir de então. Cresce como assistente dele, vira médica, se forma, e continua as pesquisas do Dr. Takano. Ela própria adota o nome da família, e passa a se chamar "Takano Miyo", abreviando seu nome próprio pra dizer que é uma nova vida.


Takano nasce, e o fim de Hinamizawa também, pois o desejo de Takano era provar a existência dos parasitas, e trazer glória ao nome do homem que a salvou. Isso é basicamente uma declaração de guerra contra o deus de Hinamizawa, que passa a ter de enfrentar a ambição de Takano.


Essa Takano ganha assistência de todos os tipos, muito dinheiro e praticamente compra a Yamainu, além de conquistar aos poucos o respeito de Tóquio, e o apoio financeiro para prosseguir com sua pesquisa na Instituição Irie, e assim se instala em Hinamizawa, com todo suporte que precisa.

Doutor Irie Kyousuke


Irie é um subordinado de Takano, escolhido por ela para ser um bode expiatório de sua instituição. A "Instituição Irie" é uma fachada, para que as pesquisas de Takano progredissem sem suspeitas.

O cara é de fato um médico, e ele tem o sonho de criar uma vacina pra Síndrome de Hinamizawa, pois seu pai sofreu com problemas psicológicos e virou um criminoso no passado, e ele compartilhava do desejo de provar que problemas cerebrais podiam mudar a índole das pessoas, além de querer uma cura pra isso.


Apesar de ser subordinado de Takano, ele não concorda com seus métodos, que beiram a crueldade. Takano tem o hábito de estudar cobaias vivas, dissecando algumas pessoas infectadas com o parasita ativado, e isso desagrada bastante ele.

E sim, todas as pessoas desaparecidas ao longo dos anos foram vítimas de dissecação e estudos, tudo na Instituição Irie. Takano fazia questão de abri-los pessoalmente.


Irie acaba virando um aliado importantíssimo, e mesmo sendo basicamente um vilão, o cara não é mal e ajuda o Clube de Jogos a vencer a grande batalha. Além de contar alguns segredos, e até mesmo se colocar em risco.

Ele é um dos que acredita e confia plenamente em Rika nessa nova versão de Hinamizawa.

Tomitake Jiro


Tomitake é melhor explicado agora, sendo um agente da Yamainu, do alto escalão, que foi posto ao lado de seu colega pra proteger e responder a Takano diretamente.

Takano pagou milhões pra Yamainu ajuda-la em seu sonho (doando esse dinheiro pro governo), e ela teve várias outras ferramentas ao seu dispor. Tomitake é uma delas, um cara forte, inteligente, e totalmente leal, até certo ponto.


Quando ele descobre que Takano estava sendo enganada pelo Governo, ele opta por tentar ajuda-la, sabotando ela. É complicado, mas o cara entende que as ações de Takano não eram apenas por suas pesquisas, e ela era uma marionete de algo muito maior que isso. Então ele providencia seus esforços para para-la, um pouco tarde, mas não tarde de mais. 

Ele também é um aliado no fim, conhecendo toda a verdade e acreditando em Rika pela primeira vez em todas as Hinamizawas.


Seu amor por Takano não é muito destacado, mas ele sente carinho por ela mesmo depois dela tentar mata-lo. No fim ele salva ela... tecnicamente falando.

Okonogi


Outro agente do alto escalão e praticamente o Comandante do esquadrão Yamainu, esse cara só responde a Takano, por conta do dinheiro mesmo.

Ele está por trás de todas as manobras militares para manter os segredos da Intituição Irie. Ele também é responsável pelas capturas de cobaias vivas.


Okonogi é bem profissional, e no fim chega a reconhecer as crianças como rivais a altura (principalmente Mion, por ter liderado as demais crianças).


Ele também poupa Takano, oferecendo uma chance pra ela desistir (ao invés de ser presa), mas no fim tudo acaba do melhor jeito possível.


Professor Koizumi


Apesar de não aparecer muito, Koizumi é importante pois ele é o único que apoia o sonho dos Takano.

O cara dava força pro avô de Takano, e fazia questão de motiva-lo. Após a morte do velho Takano, ele passou a ajudar a garota, doando milhões pra ela e apontando o caminho pra que ela se tornasse cada vez mais influente.


Porém tudo desanda quando ele morre, e as pessoas do Governo começam a tentar tirar vantagem disso, dando um prazo para que as investigações da Instituição Irie terminem. Isso que acelera as ações de Takano, e a força a tomar decisões catastróficas.

Diretor da Barragem, a Primeira Morte


A Maldição de Oyashiro era uma lenda urbana espalhada por Hinamizawa, para impedir as pessoas de deixarem a cidade. A Síndrome de Hinamizawa era um mal conhecido por poucos, e foi mantida em sigilo para não causar pânico, e assim ativar a doença nos habitantes. Por isso nasceu a lenda da maldição.

Porém, Takano se inspirou na maldição para assim arranjar cobaias vivas. É que, para comprovar que os parasitas existiam, era preciso ter amostras dele, mas ele só podia ser visto por microscópio em pessoas com a doença ativada.


Ou seja, ela precisava de cobaias ainda vivas, para dissecar e analisar em tempo real. Em 1979, estavam acontecendo os protestos contra a Barragem, e pra sorte de Takano, um acidente rolou entre os trabalhadores.

O diretor teve a doença ativada e pirou, provavelmente pela pressão da comunidade, e tentou matar os colegas dele, mas eles reagiram, matando ele. Por causa disso, um deles também surtou, e decidiu esquarteja-lo arrancando seu braço, e ordenando que os demais também arrancassem partes.


A Yamainu tomou o controle da situação, capturando esse cara e levando ele vivo até Takano, que o dissecou para conseguir provas do parasita. 


Por causa disso, a lenda da Maldição de Oyashiro começou a tomar forma, pois coincidentemente, tudo rolou bem no dia do Festival do Algodão a Deriva, e as pessoas pensaram que foi Oyashiro que matou o diretor, e levou um dos trabalhadores embora para sempre.

O curioso, é que o diretor da barragem era ninguém mais ninguém menos que o Pai de Oishi, o detetive.


Por causa disso Oishi ficou obcecado em descobrir quem estava por trás da "maldição", e focou toda sua investigação na família Sonozaki, por serem os mais poderosos, e terem vínculo com a máfia (além de serem os que mais se favoreceram do incidente).

Família Houjou, a Segunda Morte


Os Houjou eram a favor da construção da Barragem pois eram uma das famílias mais pobres de Hinamizawa, e o governo prometeu dinheiro e moradia fora de lá. Apesar de outras famílias se unirem a eles nesse pensamento, os Houjou ganharam má fama por se erguerem contra os Sonozaki e comprarem briga.

O pai de Satoko era inclusive líder da resistência, e acabou criando a péssima reputação deles. Contudo, a represa não foi construída e no fim, eles não podiam nem ser expulsos do vilarejo por causa da endemia da Síndrome de Hinamizawa. Então todos que apoiaram a Barragem passaram a ser tratados pela comunidade como excluídos. 


Em 1980, mais uma pessoa acabou tendo a doença ativada em seu corpo, nesse caso a pequena Satoko Houjou, justamente pelos maus tratos que sofria constantemente, tanto da família quanto da vila. Pra piorar, sua mente misturava eventos e a fazia ela concentrar tudo numa única figura, que a fazia sofrer mais e mais, até chegar no estágio 5 da doença.


Apesar de reprimir isso tudo, a paranoia toma controle da mente de Satoko que ao ouvir os pais conversando sobre ela, na beira de uma montanha da cidade, ela os empurra para a morte, acreditando estar salvando sua vida. Isso configura o segundo ano da Maldição de Oyashiro, pois o corpo do pai foi encontrado mas o da mãe não, e tudo ocorreu no dia do Festival.


Takano vê a chance de dissecar mais uma cobaia, mas Irie intervém (ele havia concordado no ano anterior, mas só porque a cobaia era um assassino), e diz que ela é sua amostra para pesquisar uma cura. Assim, ele passa a buscar tratamentos usando Satoko como sua cobaia (mas tentando a todo custo salva-la de verdade). 


Por isso ela fica internada na Clínica, enquanto Satoshi passa a viver com os tios. Nunca é revelado quem matou os pais de Satoko, então a polícia investiga como um acidente (mas Oishi reforça sua suspeita pelos Sonozaki, afinal eram Houjou).

Família Furude, a Terceira Morte


Algo que eu custava a entender era o que houve com os Furude, pois por mais que dissessem que no terceiro ano um sacerdote morreu, não era dito que ele e sua esposa eram os pais de Rika! E se era dito, me passava batida essa informação.

Mas, os Furude são as vítimas em 1981, e isso ocorre por causa de Takano também. É que, para o tratamento de Satoko, Irie pede para analisar o sangue de Rika, revelando tanto pra ela quanto para seus pais que ela tinha a Rainha da Síndrome de Hinamizawa nela. 


Ele explica sobre a doença, e que a rainha do parasita se instalava sempre na mais jovem da família Furude, e precisava dela para criar a vacina. Mas enquanto o Sacerdote aceita a informação, a esposa dele é contra pois isso fere a fé dela, uma vez que reduzem a Maldição e seu deus para uma mera endemia.


Independente disso, ambos acabam concordando em permitir que Rika fosse estudada na Clínica, mas para que ela salvasse a amiga. Rika reforça a decisão dizendo que tudo que mais quer é salvar Satoko. Apesar dela já estar na condição de viajante do tempo, ela ainda não sabia toda a verdade sobre a Instituição Irie, mas sabia do parasita e sabia que era algo real.


O problema é que depois de um ano de pesquisas, Rika começa a adoecer, e sua mãe decide interromper as pesquisas na filha, afirmando que eles estavam matando a garota. Takano já estava sob pressão do governo, então uma vez que sente que sua maior cobaia, a rainha, iria ser tirada dela, ela bota os Yamainu pra agir em segredo (até mesmo de Irie), e os manda matar os pais de Rika, na noite do Festival.


A ideia de matar o pai envenenado na frente de todos (ele morre enfartando durante uma reunião), e depois jogar o corpo da mãe no pântano (com uma carta de suicídio) é a forma que ela encontrou de tirar ambos do seu caminho, e ainda conciliar o terceiro ano da maldição de Oyashiro. 


Isso também força a interpretação de que quem apoia os Houjou também é levado pela maldição, afinal os Furude tinham proximidade com eles.


Houjou Satoshi, a Quarta Morte 


Com Rika servindo aos estudos da instituição, e Satoko ainda internada, uma vacina é criada mas, com efeitos provisórios. Com isso Satoko é liberada pra casa, mas Satoshi é contra isso, pois é ai que ela começa a ser atormentada.

Os tios de Satoko pegam pesado com ela, muito mais pelo jeito dela agir (afinal ela perde o controle fácil, por causa da doença) do que por maldade (apesar deles não prestarem). Satoshi começa a se sentir pressionado por isso, e incomodado tenta suprimir o peso, despertando a doença em si.


Aos poucos ele fica mais perturbado e paranoico, até um dia decidir se livrar de sua tia, pelo bem de Satoko. Porém, nesse processo a doença toma conta da sua mente, e ele passa a achar que está amaldiçoado por Oyashiro e será o próximo a morrer, só por ter cogitado a possibilidade de fugir de tudo e todos e ir pra longe de Hinamizawa. Ele estava trabalhando para juntar dinheiro e comprar um presente pra irmã, mas ao ver o dinheiro pensa em fugir.


Depois de matar a tia dele, ele compra um Urso de presente pra irmã mas, perde controle logo em seguida. Pra sua sorte, ele começa a surtar ao lado de Irie, que o leva direto pra clínica e para as garras de Takano.

Porém, Irie era muito próximo de Satoshi, e assim como fez com Satoko, ele o mantém vivo, para descobrir um jeito de salva-lo e salvar qualquer um que chegasse no estágio 5.


Infelizmente no caso de Satoshi, nem a vacina funcionava, e ele precisa ser internado no subsolo da clínica, mantido vivo, POR TODO ESSE TEMPO.


Satoshi é o único "desaparecido" da maldição que não morreu, nem foi dissecado. O garoto é encontrado vivo, mas ainda em tratamento e em coma.

Contudo, para o resto da população, esse era o quarto ano seguido em que a Maldição agia, e até Oishi estava perplexo com toda a investigação. 


Sem Satoshi, Satoko passa a viver com Rika, as duas órfãs vivendo por conta, mas sob proteção de Irie, e os Yamainu (até segunda ordem). O tio deles apenas foge da cidade.

Oishi


O policial que estava na cola dos Sonozaki, buscando revelar o envolvimento deles na Maldição de Oyashiro, decide investigar bem de perto o Festival, no ano em que se aposentaria.


Oishi era obcecado por isso pois seu pai foi a primeira vítima, mas ele também queria trazer respostas logo para esse mistério. Porém, Rika reúne ele, Irie e Tomitake para contar toda a verdade.

Ela diz que o Governo de Tóquio estava por trás da maldição por assim dizer, mas mais que isso, eles queriam dar fim a cidade, exterminando todos ali, por uma disputa política.


Havia uma briga entre facções governamentais que queriam o dinheiro destinado as pesquisas em Hinamizawa, e com a morte do antigo diretor (Koizumi) todos queriam só uma parte da grana. Então, pra eles não fazia diferença nenhuma se as pesquisas avançariam ou não, eles queriam só o dinheiro que sobrava pra eles.

Takano acaba sendo enganada nessa tramoia toda, pois ela é intimada a encerrar seus experimentos o mais rápido possível, e acredita que a única forma de comprovar suas pesquisas em definitivo, seria matando Rika, e mostrando que após 48 horas todos na vila surtariam por causa do parasita.


Mas o plano que eles montam é de matar Rika antes, e dizer que ela já havia morrido a mais de 48 horas. Isso arruinaria as pesquisas de Takano, e faria ela perder o suposto apoio do governo.

A tática funciona, e Oishi é um dos que mais colabora, convencendo seus colegas policiais mais confiáveis a mentir, alegando que Rika havia sido encontrada morta. Nessa brincadeira eles descobrem um monte de infiltrados do Governo e da Yamainu.


Eles também montam mó operação pra confundir Takano e os demais da Yamainu, e apesar de alguns contratempos, todos vencem no fim, sem baixas.

Houjou Satoko


Satoko ajuda criando armadilhas. Todos não demoram muito pra aceitar a verdade, como se tivessem memórias dos outros mundos reprimidas. Então por mais vulnerável que Satoko fosse, ela se mantém firme e luta.


Ela ainda sofria com o estágio 3 ou 4 da doença (paranoia), mas com seus amigos do lado ela conseguia se manter firme. Além disso, nessa realidade seu tio nunca volta (provavelmente ele e sua parceira morreram pros traficantes, ou o tio acabou morrendo pra síndrome).

Sonozaki Mion


Mion é a líder do Clube de Jogos, e ela criou o clube por causa de Satoko. Finalmente conhecemos a origem do clube.

Ainda quando Satoshi estava vivo/livre, ele pediu para que ela protegesse a irmã, e trouxesse alegria pra ela, além de expor que a garota não se dava bem com os tios.


Pra manter ela longe de casa o máximo possível (antes dela ser internada), Mion criou o Clube, para que eles brincassem e jogassem, mantendo Satoko segura e feliz.

Ela desde sempre agiu para proteger a amiga, e foi crescendo como líder, não só dos Sonozaki, mas de toda Hinamizawa.

Sonozaki Oryou


A avó dela, líder da família, apesar de temida por todos, era boa e se preocupava com todos, inclusive Satoko. 

Nesse mundo, é como se até ela tivesse memórias de outros mundos, porém reprimidas, e ela simplesmente perdoa os Houjou, convencendo a vila a apoiar Satoko (mesmo sem passarem pelos protestos outra vez).


Ela também presta condolências anuais à primeira vítima da maldição, o que convence Oishi que os Sonozaki não tinham nada a ver com os assassinatos.

Sonozaki Akane


A mãe de Mion e Shion é uma das pessoas que aparece pouco, mas também mostra apoio as crianças. Ela ajuda com o plano, e também conversa com Oishi de forma mais flexível, explicando que é uma aliada, e não uma inimiga.


Eles não tinham relação com os assassinatos, e uma vez que Oishi aceita isso, eles trabalham juntos para derrotar o Governo de Tóquio, e enganar as pesquisas de Takano (eles ajudam a mentir sobre a morte de Rika).


Sonozaki Shion


Shion também ajuda, apesar dela aparecer bem menos dessa vez (nesse mundo ela não se transferiu pra escola da irmã). Ela só começa a aparecer no final, junto de seu guarda-costas, e ambos se enfiam de cabeça na trama, com armas e tudo.

Ela salva Irie sem querer (resgata ele na estrada) enquanto ele foge (após ser desmascarado pelos colegas) e quase se sacrifica pelo grupo.


Mas, no fim até ela é salva, poupada pelos vilões que trocam ela pela Rika (que estava escondida pelos Sonozaki). Isso serve para que ela revele a Keiichi que sua irmã o amava, mas também serve para ela descobrir que seu amado ainda vivia.


Irie conta que Satoshi estava vivo, e faz questão de leva-la até ele, numa missão de infiltração. Tudo acaba bem apesar de ser bem tenso, e no fim ele promete que achará a cura para Satoshi.


Shion decide que passará a visitar Satoshi a partir de então, indo até a clínica para ficar com ele até ele se recuperar.

Ryugu Reina/Rena


Rena tem seu passado melhor explicado agora. Ela havia saído de Hinamizawa ainda jovem pra morar com a mãe, mas começou a sofrer com alucinações geradas pela síndrome. Então, depois de enlouquecer e quebrar algumas janelas da escola, a garota foi levada pra viver com o pai.



Porém, Rena chegou a acreditar na Maldição, e até mesmo viu Oyashiro em suas alucinações. Isso fez ela ser temente e sem saber que era tudo um parasita, ela começou a acreditar seriamente que havia irritado o deus da cidade.


Ela acaba plantando essa ideia na mente de Satoshi ao conversar com ele, que estava passando pela mesma doença. Só que no fim, ela conseguiu reprimir tudo, e foi salva pelos amigos.

Rena se chamava Reina, mas ela troca seu nome (tirando uma letra só), para afirmar que é uma nova vida, quando vai morar com seu pai em Hinamizawa.


Detalhe: Muitos nomes mudam dependendo da tradução. Eu mesmo conhecia os Houjou como Hojo (no outro artigo chamei eles assim) pois há uso de "tremas (¨)" nos kanjis e nomes próprios. Também há inversão de sobrenome com nome, e isso sempre me confunde um pouco. Tentei ser mais condizente com o que vi na versão que assisti, mas qualquer variação é só pela tradução mesmo. No caso de Rena e Reina, esses nomes realmente são trocados em falas dentro do anime, assim como Takano muda seu nome de Miyoko pra Miyo.

Maebara Keiichi


Keiichi é uma profecia antiga de Rika e Hanyuu, que viam nele a chance de se livrarem do loop. Como tudo só começava a mudar quando ele chegava, elas passam a insistir em sua vinda pra vila em todos os mundos.

O jovem que chega em 1983 é aquele que faz o Clube de Jogos se unir de vez, e traz esperança para todos. Ele é vice-líder por assim dizer, e é graças a ele que tudo se resolve, pois ele faz com que Rika e Hanyuu passem a ter fé na vitória, mesmo depois de 100 anos de tentativas e falhas.


Assim como todos os demais, ele age como se tivesse memórias dos outros mundos. E apesar de não ser algo ressaltado aqui, todos na vila tem parte das memórias em si, por isso todos acabam acertando nas decisões e geram o melhor futuro possível, dessa vez.

As lutas do passado, as derrotas e vitórias, ficaram em seus corações mesmo que ninguém se lembre. É curioso, mas também é algo inexplicável até o fim.


O curioso é que, aparentemente o parasita de Hinamizawa só existe nos moradores de lá, e Keiichi já tem ele, mesmo tendo acabado de se mudar. Não fica claro se a praga se instala em qualquer um que fique na vila por um certo tempo, mas mesmo infectado, dessa vez Keiichi não chega a despertar a doença.

Pais de Maebara


Por alguma razão, neste arco os Pais de Keiichi também ficam ocultos. São os únicos personagens que não tem o rosto revelado, e isso levanta sérias suspeitas.

Afinal, eles não são da vila, se mudam pra lá (com autorização dos Sonozaki inclusive) e pouco aparecem. 


Não da pra saber se eles estão infectados ou não, mas é mostrado que eles se mudaram pra cidade graças aos pedidos de Rika e, dessa vez, Hanyuu.

Furude Hanyuu


A deusa Oyashiro assume uma forma física, como Hanyuu, pra lutar ao lado de sua reencarnação, e tentar trazer um mundo bom onde Hinamizawa se salva.

Diferente de todas as outras viagens, Hanyuu não só se personifica, como alega que este é o último mundo, e a última tentativa. Rika estava fraca de mais pra retroceder mais vezes.


Ela mantém todas as memórias de outras vidas, assim como Rika, mas só as desperta quando encontra sua grande inimiga, a Takano. Ambas haviam travado um duelo a muito tempo.

Pois sim, Hanyuu não podia ser vista por qualquer pessoa, apenas por Rika, mas ela é vista por Takano quando esta tenta "agradecer" pela moeda que os deuses lhe deram.


Takano desafia Hanyuu e vice versa, e é nesse momento que a guerra entra as duas é travada. O louco é que quando Hanyuu aparece pra ela, ela já tava pistola como se tivesse vivido os 100 anos já. E provavelmente, esse encontro só acontece nesse último mundo, antes dela se personificar em carne e osso.


Enfim, ela se matricula na escola, como parente de Rika, e entra pro Clube de Jogos. O legal é que todos a tratam como uma velha amiga, pois sentem que ela sempre esteve com eles.

Hanyuu não tem poderes, mas tem seus chifres (que nunca são questionados). Ela também é bem tímida e apesar de não participar tanto nas decisões, dessa vez ela tá ali como parte do grupo, e não apenas uma observadora, podendo até mesmo ser ferida ou morta com eles.


Detalhe: Neste arco a abertura muda levemente, com Hanyuu aparecendo com os demais no final, numa esticada da cena final em que Rika a chama pra se juntar a eles.

Furude Rika


Rika se esquece de tudo que viveu no mundo anterior (do arco anterior), então ela volta a sentir remorso e cansaço de lutar. Porém, quando Hanyuu aparece na frente de todos na escola, ela começa a ter fé.

Hanyuu conta tudo que se lembra, e até mesmo que a vilã é Takano, e isso serve para que Rika crie manobras pra impedi-la dessa vez, ciente de tudo que aconteceria.


O fato dela se aliar a todos, até mesmo Tomitake, Oishi e Irie é por ter certeza de que pode confiar neles. E dessa vez, todos confiam nela, o que só cria a melhor aliança possível.

As ideias de Rika ganham ainda mais força quando ela as compartilha com seus amigos, a princípio mentindo que era tudo uma história que ela queria escrever num mangá, e depois revelando a verdade sem que ninguém se assuste.


No fim, ela vence pois todos a ajudam, e sim, ela consegue impedir o massacre na aldeia, e a morte de todos, pois ela antecipa as ações do Yamainu e os confunde com seus planos.

Akasaka Mamoru


Uma das peças chave para que tudo funcione é Akasaka, que nesse mundo também conseguiu salvar sua esposa, e pra variar, agora ele também está investigando os crimes em Hinamizawa, mas de fora.

Ele também conseguiu por as mãos nos documentos que confirmam as intenções burocráticas do Governo de Tóquio, e isso só reforça a palavra de Rika.


Oishi também acredita muito na mocinha, inclusive em suas profecias, depois que Akasaka conta tudo que houve com ele, e revela que sabia das mortes que viriam. Como ambos trabalharam juntos no passado, a confiança um no outro era extrema.

Akasaka é muito fod4! O cara tem a melhor luta de todas, dando uma surra em vários membros da Yamainu após se infiltrar no grupo, e ainda salvar Rika (quando ela se entrega pra salvar Shion).


Ele é forte de mais, e sem ele provavelmente o grupo inteiro falharia. Rika tem um carinho gigantesco por ele, e é muito grata por ele apoia-la.

Takano Miyo


E assim chegamos nela, Takano Miyo, a vilã que manipulou geral, matou um monte de gente, e exterminou Hinamizawa várias vezes em múltiplos mundos.

Ela fez tudo isso sem nem saber de seus futuros diferentes, e tudo partiu só de sua ambição em provar que seu avô adotivo estava certo.


Apesar de ir ao extremo muitas vezes, Takano não é má. Inclusive, ela demonstra estar passando pelos estágios do parasita, o que talvez tenha induzido sua mente a agir de forma tão maligna.

É interessante notar que, Takano passou por vários traumas ao longo da sua vida, e a perda das pessoas que amava só foi atiçando sua mente, até ela se tornar uma médica cruel e nociva. Como ela passou a residir em Hinamizawa, junto da Instituição Irie, é provável que ela tenha sido infectada pelo parasita, e virou parte do próprio experimento.


Takano era manipulada pelo governo de Tóquio, apesar de acreditar que eles a apoiavam, pois parte do dinheiro investido pelo governo era desviado pelos políticos (Brasil tá acostumado). Quando a experiência dela começa a mostrar sinais de estagnação, eles a forçaram a encerrar dando um prazo de 3 anos.


Por isso ela monta o plano final, em que para provar que o parasita existe, ela mataria Rika, dissecaria ela ainda viva (pra registrar a Rainha), e depois mostraria que a cidade estava totalmente infectada, com eles se matando 48 horas depois.


E para validar isso tudo, ela ainda convence o governo a ativar um protocolo chamado "34", onde exterminaria todos os habitantes da vila pra se livrar do parasita de vez.

Na mente dela, isso faria seu avô ser reconhecido e aceito por eles, com eles temendo a pesquisa dele, e lhe dando ouvidos mesmo depois dele morrer.


Claro que, tudo isso é loucura, algo que foi crescendo na cabeça dela até cega-la completamente em sua própria ambição.

É difícil passar um pano pra ela, afinal no arco anterior ela matou todo mundo a sangue frio, mas agora que tudo é explicado, e entendemos que talvez ela também seja só uma vítima manipulada pelo parasita, da pra entendê-la melhor.


O ruim é que por causa disso, Rika a Hanyuu sofreram repetidamente com mortes e massacres, ao longo de 100 anos de reencarnações. Difícil esquecer isso...


Mas no final, Takano tenta matar Hanyuu com um tiro, ao mesmo tempo que Hanyuu diz que perdoará ela e se sacrificará pelos amigos.


Acaba que a bala erra e Takano é presa, mas em momento algum Hanyuu chega a perdoar Takano. Inclusive, do jeito que ela fala, parece que Takano ainda não merecia o perdão.

Unidade Banken

Bem, no final de tudo, após vários confrontos, uma unidade mais poderosa que os Yamainu aparece, convocada para dar cabo a eles e encerrar a Instituição Irie.


Eles são bem mais armados (com helicóptero e tudo) e são mobilizados por Tomitake como plano de contingência para deter Takano.


Apesar de aliados, eles respondem ao Governo e no fim, tentam levar Takano embora (pra executa-la como bode expiatório de tudo que ocorreu ali). Mas, Tomitake impede, mostrando sinais que ela estava infectada, e mantendo assim a Instituição Irie para continuar as pesquisas.


Nomura Tagaki


E bem, apesar de todo mundo dar as caras e ser explicado, uma personagem aparece manipulando Takano, e não é muito explicada.

Ela é uma superior dela, que diz ter clientes no governo de Tóquio, e dá ordens tanto pra ela, quanto pra Yamainu. 


Essa mulher foi quem convenceu Takano a continuar suas pesquisas, instalada diretamente em Hinamizawa, financiando ela e a motivando. Mas suas intenções não ficam nada claras.


Ela parece atuar em vários lados ao mesmo tempo, arquitetando uma disputa político-econômica em que a única a vencer é ela. Porém até isso fica vago. Fato é que ela é bem suspeita, mas... a história parece se resolver com o fim de Takano.


Não há razões pra Hinamizawa ser apagada do mapa, então tudo apenas sobrevive no fim, e isso fica sem explicação.

Mulher Misteriosa do Passado


Mas no final pós crédito, um novo mistério aparece: Rika do futuro, no passado.


Fica claro que é Rika, mais velha, bem mais velha, e fisicamente presente, pois ela esbarra com a Miyo.

Mas como ela foi parar no passado extremo? Afinal a própria Rika nem havia nascido quando Miyo era criança. Ela agora podia viajar fisicamente no tempo? Seria ela mesma? Certeza que não é a Hanyuu, então como Rika fez isso? E a principal pergunta: Pra quê?


Ela aparece ali, cara a cara com sua vilã antes dela se tornar vilã, e parece brincar com sua vida.

As cenas são fragmentadas e de tempos diferentes, mas são colocadas em plano sequência pra acreditarmos que é um único futuro.


Mas a impressão que dá é que Rika está torturando Miyo, jogando possibilidades de futuros diferentes pra ela, só por maldade, só por vingança.

Óbvio que não dá pra tirar conclusões precipitadas disso, afinal pouco é dito. Mas, é muito suspeito e estranho logo ela estar ali, fora de seu tempo, toda sombria, num encontro de duas personagens que se antagonizaram de certa forma.


Além disso, sei que a história de Higurashi no Naku está longe de acabar, afinal ainda tem 2 temporadas! Sem contar a tonelada de jogos que contam mais e mais dessa história.

E pra piorar, eu assisti metade da última temporada, e eu mesmo já fiquei confuso. Pois o que deveria ter acabado não parece ter acabado.


Mas, por enquanto, esse é o final perfeito para Rika, e aparentemente todos se livraram do looping... mesmo que de alguma forma ela adulta apareça no passado torturando sua inimiga criança... pois é!


A Evolução da Cigarra

Pra confirmar a ideia de que "O Choro das Cigarras" tem um impacto mais profundo do que apenas trilha sonora ou título, vale dizer que aparece uma Cigarra Adulta no último arco!

Tipo, enquanto elas choram ao fundo e endossam a trilha sonora, também há fases da cigarra sendo mostradas em cenas rápidas.


E no fim, uma adulta é mostrada, confirmando que é o final do processo de amadurecimento.

Rika também diz que seu maior desejo é se tornar adulta um dia, crescer fisicamente a parar de existir apenas num corpo infantil. Então ao meu ver, o crescimento deles e amadurecimento de todos em Hinamizawa é um foco importante da história.


Mas, vale dizer que apesar de Hanyuu fazer parte desse mundo agora, como ser físico ao lado de Rika, ainda não foi mostrado elas vivas em 1984. 


O arco acaba em 1983 ainda, apenas um mês adiante, mas ainda no mesmo ano.

Talvez, a maldição ainda exista... 


Enfim, vou assistir a próxima temporada e preparar outro textão.

E detalhe, o próprio anime promove um filme em live action que surgiu em 2008. Talvez eu o veja.


Até lá, garanto que haverão outros artigos!

Obrigado pela leitura, e se comentar vai me ajudar muito.

E é isso...

See yah!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Excelente. Ansioso pela análise das próximas temporadas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Vlw, logo logo ela ta pronta. Já to assistindo, e já até escrevi sobre o primeiro arco... logo logo sai.

      Excluir
  2. Cadê a análise da próxima temp? As suas análises são muito boaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To preparando, é que eu assisto cada arco e digito, daí continuo em seguida. Logo mais publicarei, prometo.

      Excluir
  3. Finalmente terminei esse, mas que artigo grande viu (não que eu esteja reclamando). Realmente essa temporada é bem mais tranquila de entender, a primeira que você escreveu eu fiquei mega confuso, agora as coisas fazem mais sentido. Acho que eu também estava me acostumando com os nomes, eu sempre confundo nomes asiáticos e normalmente quando vejo alguma série eu só lembro do personagem principal. Que dó da Rika, ainda bem que acabou (ou será que não?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também achei que tinha acabado, mas ai veio a terceira temporada e me fez ter todas as confusões de volta. Surgiram mais duvidas acredita?

      Ela meio que transformar certos personagens em coisas que nunca imaginávamos.

      Falta pouco pra publicar rs. Espero que goste... mas acho que o texto ficará ainda maior.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)