AnimeMorte: Quando as Cigarras Choram (Higurashi no Naku Koro ni/When They Cry) - 2006 - Todo tipo de terror e mais...

Depois de muito tempo, e várias tentativas, acho eu que finalmente entendi Higurashi no Naku! Mas não foi uma tarefa rápida, nem fácil, inclusive levei aproximadamente 10 anos pra entender e concluir o anime. Sim, o negócio é sério assim.


E agora irei compartilhar minha descoberta, e o que entendi. Este é um artigo teórico, de anime, e vai ser longo então se prepare, inclusive pra spoilers. E sim, nesse caso não tenho escolha, ou conto tudo, ou não conto nada. Este não é o tipo de anime que não dá pra ficar de firulas escondendo os segredos pra te fazer querer assistir, pois ele já é complexo de mais.

Aqui é o espaço pra por as peças em ordem, então bora lá! E se não quiser spoilers, saiba apenas que, é um baita anime de terror antológico e psicológico, e apesar da arte "fofinha e estranha" ele é bem perturbador, e difícil de compreender... mas vale a pena assistir.

Boa leitura, e bora entender essa bagaça!

Quando eu disse que demorei uns 10 anos, eu não menti nem exagerei... É que apesar do anime possuir apenas 26 episódios, todos curtos com menos de 20 minutos "úteis" (sempre desconsidero abertura e encerramento), quando tentei assisti-lo (isso no início do blog) eu parei na metade, por simplesmente não ter preparo mental ou interpretativo suficiente para entendê-lo.


Depois disso eu ainda tentei assistir algumas vezes mais, mas sempre me perdia na trama e ficava tão confuso, que desistia. Houve até um agravante quando comecei a assistir o suposto "remake" em 2020, que melhorava os traços, e contava a mesma história aparentemente, até que do nada tudo soava muito estranho, com mudanças sutis e um final que me fez dizer "Saporra num é remake".

Daí adivinha?! Desisti de novo. Pois fiquei pensando "Preciso assistir o original de novo... mas meu cérebro não suportou na época... ele não vai aguentar agora... ou vai? Será que eu vejo? Meu deus o que eu faço!!!?" e tipo, lutei muito com esse pensamento até finalmente desistir e aceitar o fardo de ter de ver, e tentar entender como der.

Felizmente parece que me tornei mais propenso a identificar e interpretar histórias "complexas" com o tempo, ou ao menos passei a acreditar nisso. Então, fui todo feliz pra experiência... e só fiquei mais confuso do que já estava.


É que, "Quando as Cigarras Choram" é um anime de terror, horror, humor, mistério e terror psicológico que apenas não facilita em nada sua compreensão, quebrando a narrativa em atos, jogando pistas falsas, misturando eventos sem qualquer sentido, e atirando pra todo lado ao mesmo tempo.

Pra variar, o "remake" de fato é uma SEGUNDA TEMPORADA, algo previsto no fim da primeira e que apesar de levar 14 anos pra ser lançada, ainda por cima mente usando e abusando da própria tática da versão 2006, só de sacanagem, só de zoas, só pra ferrar com nossa mente!

Eu nem teria percebido isso se de fato já não tivesse passado pelos testes iniciais uma vez, e sentido na pele o terror do looping semelhante de coisas parecidas, mas em hipótese alguma iguais que a primeira temporada, essa de 2006, tanto fez.


É que uma das táticas muito usada no anime é a Repetição. Repetir falas, repetir eventos, repetir detalhes, mas sempre com sutis discrepâncias, com resoluções diversificadas, e conclusões cada vez mais randômicas e perdidas, tanto nos próprios episódios, quanto de um pro outro, e de um arco ao outro. Tudo sempre é muito bagunçado aqui.

Ele nos engana, fingindo estar contando algo linear, criando mistérios variados, e construindo algo bem perturbador, repleto de suspense e promessas... ai no episódio seguinte ele se esquece de tudo e apenas aponta mais mistérios, totalmente diferentes do que esperaríamos, e respostas incompatíveis com tudo que vimos. E isso vai rolando e rolando até chegar num ponto em que a gente nem sabe mais o que está assistindo! Mas permanecemos ali, fisgados pela trama perturbadora e cheia de reviravoltas, confiantes de que em algum momento tudo fará sentido... e faz... mas não do jeito que conseguimos captar.


Se minha descrição já te pareceu confusa, não se preocupe, eu juro que irei explicar tudo de forma claríssima. Acredito e trabalhei em um modelo que provavelmente será perfeito pra que entenda tanto a parte complexa e confusa, e todos os pequenos mistérios apontados, quanto a parte superficial que o anime quer que entendamos ao término. Aliás, essa última já adianto aqui: É tudo um limbo infinito.

Mas o fato de ser algo que não tem fim, e está fadado à repetição em diferentes conclusões, não significa que os mistérios em aberto não sejam, não foram, não serão, e/ou não seriam importantes. E bem, para que entenda meu ponto, contarei a história de CADA ARCO, explicando brevemente seu tema, e citando um a um dos personagens principais.

Aliás, você notará que mesmo os nomes e rostos se repetindo, os personagens são muito diferentes de arco pra arco. E sobre esse negócio de "Arco", em resumo, e só para que não se perca na ideia, irei explicar o que é... aqui é claro:

Arcos de Higurashi no Naku Koro ni

O anime, e falarei apenas do anime aqui (no fim explico melhor esse ponto), é dividido em episódios é claro, mas esses episódios também são separados no chamo de "Arco". Eles são devidamente intitulados e capitulados, mas todo título tem seu subtítulo, e isso é uma característica bem inédita ao meu ver. 

O primeiro arco tem 4 episódios, que começam com uma história pra nos introduzir à proposta, e termina matando todo mundo. No seguinte, temos mais 4 episódios, que já começam a bagunçar a trama, repetindo eventos dos 4 episódios anteriores, mas com mudanças pequenas, que vão crescendo gradualmente, até tornar tudo muito diferente, inclusive o tema. Isso vai se repetindo, a quantidade de episódios também vai variando, até chegar num ponto em que nada se conecta, mas tudo poderia se conectar.


É que dentro dos mistérios que vão sendo jogados ao acaso, muitos poderiam e teriam suas respostas, se aquele mundo fosse o certo e o mesmo, mas os mundos de cada arco mudam, mesmo que pareçam ser idênticos.

Por isso, as vezes uma resposta simplesmente não é a certa pra pergunta que tínhamos em mente. E mesmo que pareça a certa, acaba que não é, e só serve de desvio pra nossa atenção. Ficamos com aquele pensamento de que estamos entendendo, mas não, estão apenas nos perdendo no labirinto... e tudo é planejado. 


Agora irei explicar tudo falando arco por arco, citando seu temas proeminentes, resumindo-os o mais breve possível, e falando detalhadamente de seus personagens.

Primeiro Arco: Levado Pelo Demônio
Tema: Demônios, Maldição


Resumo: Tudo começa com um cara massacrando duas pessoas com um taco de basebol... 


Então a história é sobre ele descobrindo uma maldição diabólica onde pessoas morrem e somem todo ano durante um festival, e bem na vez em que ele sumiria, ele surta e mata geral (suas duas amigas, que queriam mata-lo e estavam aparentemente possuídas), e se mata no final rasgando a própria garganta, alegando ter visto o capeta.


Personagens

Maebara Keiichi


Esse é o protagonista do arco, um jovem recém chegado à cidade que se tornou amigo de 4 garotas, em um clube escolar de jogos. Ele é tímido, mora com os dois pais, e aos poucos vai descobrindo sobre os mistérios da cidade, inclusive passando a duvidar das próprias amigas.

Rena Ryugu


Essa é uma das amigas, uma garota fofa que adora colecionar bonecas e tralhas, inclusive sendo conhecida por fazer caça ao tesouro no lixão, que fica onde seria a barragem da cidade. Ela é a única que tem coragem de brincar nesse local. Ela é aparentemente a mais próxima do protagonista.

Mion Sonozaki


Ela é a líder do clube de jogos, a mais velha do grupo mas igualmente carismática. Ela leva jeito pra coordenar os colegas, mas estranhamente carrega uma arma em um coldre publicamente, e ninguém parece se importar.

Satoko Hojo


Uma das garotas mais novas do clube, ela é perita em fazer traquinagens e criar armadilhas, e não se dá muito bom com o protagonista, apesar de atura-lo e fazer questão de zombar dele (e vice versa) sempre que pode. Ela tinha um irmão, mas nunca fala dele.

Rika Furude


Outra das garotas, ela é a melhor amiga de Satoko, e é também uma sacerdotisa do vilarejo, mesmo sendo muito jovem. Ela é gentil, culta, e busca sempre ser bem educada e comportada. Todas as garotas do clube são excelentes jogadoras, e o protagonista dificilmente consegue vencer delas.

Jiro Tomitake


Um fotógrafo que todo ano visita o vilarejo de Hinamizawa, para tirar foto de pássaros. Todos na cidade conhecem ele, e ele não parece nada suspeito. Porém ele é o primeiro a citar para o protagonista sobre os homicídios do passado.

Moça Desconhecida


Essa personagem surge durante um festival muito importante, e ela fala detalhes de uma maldição anual que atinge a cidade. O estranho é que ela parece reconhecer o protagonista, mesmo que eles nunca tenham sido apresentados. A lenda que ela conta é a de todo ano, a Maldição de Oyashiro, um deus da cidade, faz pessoas morrerem e sumirem todo ano durante um festival. No primeiro ano um cara foi esquartejado durante alguns protestos, e só seu braço foi encontrado. No segundo ano uma família foi morta jogada de um penhasco. No terceiro ano um sacerdote teve um infarto. No quarto ano uma dona de casa foi espancada até a morte. E agora era o quinto ano, e ela tinha certeza que alguém morreria, e estava investigando. Isso é importante pois, nesse ano quem acaba sumindo é justamente ela.

Policial Oishi de Okinomiya


Esse é um policial simpático que convida o protagonista pra ajuda-lo na investigação, sobre o desaparecimento da moça e a morte de seu amigo, o fotógrafo. Ambos são vítimas da maldição após o festival, justamente depois dela contar tudo para o protagonista. O motivo do policial contar com a ajuda dele é pelo fato de seu grupo, as 4 garotas do clube, serem suspeitas, pois no ano passado, um dos desaparecimentos foi Satoshi, irmão da Satoko. Isso faz ele começar a duvidar delas, mas ele ainda pode contar com o detetive em segredo.

Homens da Van


Alguns caras numa van branca tentam atropelar o protagonista, sem motivo algum. Isso faz ele começar a acreditar que querem mata-lo, por ele ser estrangeiro.


Em um momento que ele confronta sua amiga por agir muito estranho com ele, os caras aparecem atrás dele, o perseguem, e o nocauteiam. O mais estranho disso é que depois dele ser derrubado com um golpe na cabeça, ele acorda ao lado de duas de suas amigas, Mion e Rena, ambas bastante estranhas.

Médico


Existe um médico que aparece pouco, e cuida do protagonista quando ele diz estar doente (só pra faltar à escola). Ele não aparece muito, contudo no final, quando as amigas de Keiichi dizem que chamaram o médico pra ele, o mesmo aparece na porta da casa dele, com os caras da Van Branca.


Pais de Keiichi


Eles quase não aparecem, e quando aparecem sempre são "censurados" de alguma forma, sem que suas características sejam destacadas. Apesar de sempre estarem presentes, no último dia eles acabam saindo em viagem, por isso Keiichi é pego sozinho em casa.


Professora


No pequeno vilarejo, a sala de aula onde Keiichi estuda é compartilhada com outras turmas, de diferentes idades (o que por si só é muito estranho). Além disso, são poucas crianças, e apenas uma professora, que quase não aparece.

Festival do Algodão à Deriva


O Festival em questão é importante não só por todo ano ocorrerem mortes e desaparecimentos, mas por ser um ritual clássico da cidade. Nele, os habitantes pegam um pedaço de algodão e jogam no lago, pra expiar seus pecados. É um evento simples, festivo, mas que por alguma razão se conecta aos assassinatos e mortes.

Mistérios Pendentes:

Os Olhos de Gato


Um dos mistérios nunca respondidos é o fato das personagens, no caso Rena e Mion, ficarem com os olhos bem diferentes e mudarem a postura sempre que começam a falar sobre segredos. Isso faz parecer que alguma coisa as possui, tornando elas mais ameaçadoras, e fazendo protagonista suspeitar mais e mais. Essa mudança sempre vem de forma repentina.

Os Bolinhos com Agulha


Outro mistério é o bolinho que elas dão pro Keiichi, como um jogo do clube, mas que era também uma tentativa de machuca-lo. Não faz sentido, é um jeito muito mal pensado de "tentar matar" ele, e nunca fica claro o que elas queriam com isso.

O Passado de Rena


O detetive conta para Keiichi que Rena já foi muito violenta antigamente, e que ela já saiu da cidade uma vez. Ela tinha sido transferida pra fora, e um dia apenas quebrou todas as janelas da escola com um taco, e feriu alguns colegas. Mas depois disso ela voltou pro vilarejo e lá permaneceu. Nunca é explicado o que ela fez por lá, e qual a razão de ter surtado.

A Injeção


Próximo ao fim, depois que os caras da Van atordoam Keiichi, ele acorda do lado das amigas, e elas com os olhos diferentes tentam aplicar uma injeção nele, após dizerem que o médico estava chegando. Tudo é tão suspeito, mas tão suspeito, que a consequência soa até um alívio...

O Espancamento com o Taco


Apesar de não ser mostrado na íntegra, e surgir depois de uma elipse estranha, o protagonista mata as duas colegas e depois foge. Ele parece ter escapado da maldição, e escreve uma carta explicando o que houve com ele, fugindo em seguida. Mas ele ainda assim não sobrevive, e ele mesmo se mata rasgando a própria garganta, após ligar pro policial amigo dele e dizer que algo estava perseguindo ele.

As Anotações Modificadas


As cartas que ele escreve e esconde atrás do relógio são rasgadas, e modificadas antes dos policiais encontrarem. Isso nunca é explicado, e a mensagem que fica não esconde nada do que vimos, dizendo exatamente o que assistimos. Será que algo estava faltando?

O Desaparecimento


E por fim, nunca é explicado pra onde a garota estranha foi, e nem porque o fotógrafo rasgou a própria garganta. Mas, fica subentendido que ambos foram vítimas da maldição. A questão é: Se eles foram as vítimas, então porque o protagonista também foi?

Apesar de todos esses mistérios não terem respostas, conforme o anime avança as coisas fazem um pouco mais de sentido, não pelo jeito como são mostradas, mas pelos detalhes que nos fazem compreender e deduzir melhor os resultados. No fim você também vai entender.

Segundo Arco: Festival do Algodão
Tema: Assassinato e Dupla Personalidade


Resumo: Tudo começa com uma personagem enfiando uma faca na própria cabeça, enquanto a amiga ri desesperadamente e assiste. 


Então o episódio é sobre duas irmãs gêmeas pertencentes a uma família poderosa do vilarejo Hinamizawa, mas uma delas acaba sendo possuída pelo diabo, despertando uma assassina interior e massacrando todos seus amigos... a cena da amiga morrendo não aparece nesse arco, mas ela foi uma das vítimas, e todos foram torturados e mortos no fim.


Personagens

Maebara Keiichi


Mais uma vez como protagonista, Keiichi agora tem uma personalidade mais empolgada e até pervertida, falando com as amigas de um jeito solto, e debochando inclusive da líder do grupo, ao acreditar que descobriu um segredo dela.

Shion Sonozaki


Shion é a irmã gêmea de Mion, que a principio, pelas suspeitas do protagonista, soa só como ela disfarçada. Mas na verdade haviam mesmo duas garotas idênticas. Shion é alguém que mora num vilarejo vizinho (Okinomiya), e não se dá muito bem com a irmã. Ela também não é conhecida pelas demais garotas do grupo, mas no vilarejo em que vive ela é bastante conhecida e até respeitada. Ela trabalha como garçonete num maid café.

Gangue de Okinomiya


Apesar de servirem apenas pra destacar como Shion é respeitada em seu vilarejo, essa gangue se destaca pois, considerando que há famílias mafiosas por lá, eles não parecem parte de nenhuma das famílias e apenas são motoqueiros problemáticos, mostrando que o segredo dos Sonosaki como "máfia" é muito bem guardado.

Mion Sonozaki


No entanto, Mion que é a "irmã escolhida" pra se tornar herdeira dos Sonozaki. Sua família é um pouco mais citada agora, e é basicamente a máfia do vilarejo, uma das três família mais poderosas, e a líder de todas. Mion também trabalha, além de ser herdeira da família (e por isso comparecer em reuniões secretas e tal) ela ainda cuida da avó, e tem um trabalho de meio expediente numa padaria, isso sem contar sua função de líder no clube de jogos da escola (ela é atarefada e sempre sorri!).

Satoko Hojo


Apesar de não aparecer tanto, um pouco mais sobre Satoko é explicado. Sua família foi massacrada pelas maldição do Oyashiro, que agora é uma praga de um demônio que caiu sobre todos que foram a favor da Barragem que inundaria o vilarejo. No caso, os Hojo foram uma família de apoiadores, e pouco a pouco seus membros foram mortos. Começando pelos pais de Satoko no segundo ano de festival, onde o pai foi jogado de um penhasco, e a mãe sumiu. No ano seguinte morreu um sacerdote, mas logo no outro ano quem sumiu foi Satoshi, irmão de Satoko, além de sua tia ter sido espancada até a morte por um bandido, que também morreu na cadeia.


Como de praxe ela acaba sumindo em dado momento após o festival, junto com vários outros estranhos desaparecimentos, após a morte também do casal de antes. Pra piorar, ela morava com a melhor amiga, Rika, e ela também desapareceu. Detalhe: Aqui ela e a amiga moram juntas, mesmo sendo menores de idade, e sem um guardião, pois o único parente vivo de Satoko deixou a cidade aparentemente, seu tio.

Rika Furude


Rika é uma sacerdotisa e pertencente a família Furude, uma das três grandes famílias do vilarejo. Apesar de jovem de mais, ela mantém a postura sempre, e fala através de metáforas, revelando saber mais do que aparenta. Ela diz que protegerá Keiichi quando este conta que cometeu um crime contra Oyashiro e é um provável alvo da maldição desse ano, e depois disso ela desaparece.

Miyo Takano


A mesma mulher loira estranha, dessa vez é apresentada formalmente. Ela é Takano, uma enfermeira que teria conhecido Keiichi no hospital (porém ela nunca é mostrada no hospital). Ela novamente conta sobre a maldição de Oyashiro, mas agora ela muda os detalhes. Ele não é um deus, e sim um demônio, inspirado nos demônios Oni. Ela também diz que a maldição só afeta quem defendeu a barragem, e o foco é uma morte e um desaparecimento, e pra variar, não tinha um limite. Pra cada pessoa morta no tradicional festival, agora também com seu significado trocado (o algodão era pra simbolizar tortura), uma pessoa deveria ser levada pelo demônio. Bem, dessa vez, ela não some, e sim é morta queimada em um barriu (mas nunca é mostrado, apenas citado). Seu amigo também morre, novamente com a garganta rasgada pelas próprias unhas.

Detetive Oishi


O policial continua o mesmo, investigando o caso dos mortos e desaparecidos, e seguindo as pistas até que o levam pra família Sonozaki. Ele acredita que a família está envolvida de alguma forma, por isso usa os amigos de Mion para se aproximar. Além disso, ele conhece Shion e Mion.

Jiro Tomitake


O fotógrafo aparece como antes, durante o festival, e ainda comete um crime contra Oyashiro, levando sua amiga Takano junto, e pra piorar Shion e Keiichi. Na verdade todos são guiados por Takano, e o fotógrafo fica do lado de fora enquanto eles exploram os segredos de um templo proibido do demônio.


Depois disso, o casal de investigadores some, e tanto Keiichi quanto Shion passam a acreditar que serão os próximos. Pra variar, um dos líderes de uma das grandes famílias desaparece, depois de Shion aparentemente contar o que ocorreu no templo, e eles passam a acreditar que caso contem pra alguém, a pessoa será levada pelo demônio no lugar deles.

Oyashiro


Apesar do demônio nunca aparecer, ele é muito citado, e tem uma estátua dele, com uma mão faltando, dentro do templo que Shion e Keiichi invadiram. Além dele, há ferramentas de tortura, que Takano diz serem vestígios da história macabra do festival, e do próprio Oyashiro. Aliás, Shion força Keiichi a abandonar o Festival e ir lá bisbilhotar. Isso não ocorre no primeiro arco.

Rena Ryugu


Apesar de não aparecer tanto, e da história mostrar muito mais Shion e Mion, Rena é uma das personagens mais importantes discretamente, sendo agora uma baita investigadora, que com poucas pistas decodifica todo o mistério, ajudando Keiichi mesmo sem nem saber todos os detalhes. Ela demonstra aptidão pra investigação, desmascarando até o plano do policial (que queria por Keiichi pra confrontar o demônio Sonozaki com isca para prendê-lo)

Demônio Sonozaki


Ao fim, é revelado graças à investigado de Rena, que Mion era a reencarnação de um demônio da família, marcada para servir de recipiente pra ele, e usada para punir todos aqueles que se opusessem à família. Ou seja, haviam 3 garotas de cabelo verde: Mion, Shion, e uma entidade dentro de Mion. Mas até essa entidade soa simpática, e convence Rena a deixar ela se despedir de Keiichi.


Ela diz que tem uma marca do demônio nas costas, mas não chega a mostrar.

Mistérios Pendentes:

Mion e Shion


Porque Shion estava presa? Qual a razão do demônio puni-la? Sua obsessão por Keiichi beira o romântico, com o demônio alegando que só despertou, pois Mion foi rejeitada pelo garoto. Mas então porque manter Shion viva?


As ações do demônio não se relacionam bem ao Festival do Algodão, e explicam apenas algumas das mortes e desaparecimentos recentes. Todo o resto é jogado pra baixo do tapete, e o foco da história é a vingança por ciúmes de Shion. A Maldição era só uma desculpa pra ela agir... mas então o que foi a maldição nos anos anteriores? Além disso, onde estavam os demais membros da família? Aliás, ela diz que os métodos de punição da família baseiam-se em tortura com pregos nos dedos e extração do intestino enquanto a vítima fica acordada, porém drogada. O negócio é cruel, mas ela não chega a fazer isso. 


A Morte de Shion no Hospital


No final, Mion/Demônio foge, deixando Keiichi e sua irmã vivos para a polícia resgatar. Mas logo depois cenas são mostradas revelando que tanto Keiichi quanto Shion foram mortos. Shion pula do prédio onde estava internada, e Keiichi é atacado por Mion, em casa, esfaqueado, sobrevivendo a isso mas ainda sendo morto no hospital, com Mion o atacando toda ensanguentada.


É tudo bem rápido, e nunca é revelado se de fato ela estava viva ou morta, principalmente com a revelação confusa do detetive...

Todo mundo estava morto?


O detetive conta pra Keiichi que depois que resgatou Shion e ele, ele encontrou um poço repleto de corpos de vítimas da Mion... porém a própria Mion estava lá, morta, e a mais de 24 horas. Ou seja, aquela Mion que esfaqueou ele posteriormente, não poderia ser a verdadeira. Dessa forma, o episódio acaba com uma Mion ensanguentada atacando o protagonista no hospital, mas nunca é revelado o que ela era, e se era mesmo o demônio.

O Barulho Alto que Shion ouviu.


Após invadir o templo, Shion fala pra Keiichi que ouviu um som muito alto, mas ele não escutou. Então ela disfarça e diz que é uma brincadeira, só pra assustar ele, e vai embora. Isso nunca é explicado, e de fato não havia som algum (voltei várias vezes pra ouvir).

Os Olhos Vazios


Outra vez os olhos mudam quando algo diferente acontece, mas agora são mais sombrios e vazios, com a pupila totalmente dilatada. Isso simboliza bem quando o demônio toma o corpo de Mion... mas nem sempre acontece assim.

Os surtos de Mion


Várias vezes Mion começa a enlouquecer do nada, e mudar entre momentos de sanidade e insanidade, mas... apesar do plot ser o tinhoso no corpo dela, não é o mesmo jeito de agir. O demônio sempre parecia calmo, enquanto a Mion enlouquecida soava perturbada e desesperada, além de bem violenta, soando como uma outra personalidade.

Entrega da Marmita


Numa cena, apesar do protagonista suspeitar muito de Mion fingindo ser Shion e vice-versa, ele mantém sua suspeita mesmo depois de conhecer as duas juntas. Ele nota quando é Mion ou Shion, e percebe que elas de fato trocavam as roupas as vezes, como quando Shion entrega um obento pra ele, mas era Mion preocupada com o fato dele estar sozinho em casa, pois os pais viajaram.

A morte de Rika


Seu corpo nunca foi mostrado, e a cena de abertura do anime não acontece. Ou seja, como ela morreu? Ela morreu? Porque ela se matou (se é que ela se matou), e qual a razão do arco não terminar nem mostrar essa morte? O foco muda totalmente no fim... e o mistério perdura sobre onde ela foi, mesmo com Rena forçando o demônio a confessar que matou todo mundo, esse "todo mundo" não chega a ser mostrado.

Terceiro Arco: Maldição Assassina 
Tema: - Abuso e Violência Familiar


Resumo: Tudo começa com um casal de idosos encontrando um corpo jogado num córrego, que passou pela mesma tortura do arco anterior, porém de um personagem que nunca apareceu e com uma tatuagem de estrela.


E o episódio em si é sobre uma garotinha traumatizada pela perda da família inteira, inclusive o irmão, pra maldição anual, e que pra variar sofre abusos (de todos os tipos) constantes, e acaba se vendo vítima de um doppelganger de seu melhor amigo, que lembra seu irmão. Pra variar, a cidade explode e todos morrem, exceto o garoto, que foi encontrado vivo mesmo após ser jogado de uma ponte.


Personagens

Maebara Keiichi


O protagonista volta a ser Keiichi, contudo sua personalidade e relação com os demais mudou. Agora ele é carinhoso, e protetor, e se importa muito com a pequena Satoko, sua amiga órfã. Eles se dão muito bem aqui, e ele age como se fosse o irmão mais velho dela, disposto a tudo, inclusive homicídio, tudo pra protege-la.


Um pouco do passado dele é mostrado, onde ele era um gênio com défice de atenção, e só conseguia ser bom naquilo que se interessava. Sua transferência para o interior se deve por causa de sua má adaptação com os colegas, aparentemente.

A Mãe de Keiichi


Apesar de como sempre não aparecer nitidamente, sempre com algum corte de câmera, a mãe dele está presente, e o pai dele está vivo, mas fora da cidade. Ela chega a viajar pra fora deixando o filho sozinho alguns dias, mas ela é crucial pra um momento em que ele pergunta sobre como criar um crime perfeito.

Ela era uma boa leitura de livros criminais, e a resposta que ela dá é a de que o melhor crime é aquele que ninguém conhece, pois se há uma história, ele foi revelado. Isso é tremendamente importante no final de todos os arcos, e é uma pista pro mistério final.

O Médico Irie


Com muito mais destaque agora, o médico é também treinador de um time escolar de Basebol, onde Satoshi, irmão da Satoko, participou antes de ser "Transferido". Ninguém fala dele como uma vítima da maldição, pelo menos não abertamente. Em todo caso, o médico atua tanto como treinador, quanto como médico, e é uma da pessoas em quem Keiichi mais confia. Porém uma reviravolta faz com que ele se torne suspeito pro protagonista, e ele acaba cometendo suicídio fora de cena. O Médico também queria a tutela de Satoko, e se importava muito com a segurança dela.

Shion Sonozaki


Apesar de não aparecer tanto, todos sabem da existência de Shion como gêmea de Mion, inclusive as pessoas da escola e do clube de jogos. Ela também faz parte da coordenação do time de basebol. Porém, ela acaba reagindo muito estranho quando escuta Keiichi questionar sobre a "transferência" de Satoshi. Ela muda, fica agressiva, e assusta, mas tudo muito brevemente, e só aumenta a suspeita sobre o que houve com Satoshi de fato.

Rena Ryugu


Outra personagem que reage estranho e pouco participa é a Rena, também quando citam a "transferência" de Satoshi. Mas no caso dela, sua reação parece mais pessoal ainda, e ela fica fria, e demonstra trauma pelo passado. Ela diz que a maldição já afetou ela, cita etapas e sinais de quem está amaldiçoado, falando também que ela passou pelo mesmo que Satoshi. Eles teriam sido amaldiçoados pelo simples desejo de deixar a cidade, e como ela voltou, ela acabou perdoada, mas no caso de Satoshi não.

Mion Sonozaki


No caso de Mion, ela dessa vez é a mais madura do grupo e também a mais séria. Além disso, ela se sente insultado pelo protagonista pois o mesmo tenta "encomendar" a morte do tio da Satoko, depois de ouvir que a família de Mion é uma máfia que esconde os corpos das vítimas da "maldição de Oyashiro". Depois de perceber as intenções de seu amigo, ela acaba percebendo que as ações dele se pareciam com as de Satoshi, antes dele sumir, e imagina que ele fará o mesmo, e mesmo assim ela não se envolve e nem o denuncia. Acontece que nessa versão, Satoshi matou a tia (que agredia a irmã dele), enquanto Keiichi planejava matar o tio dela (que voltou do nada).

O Detetive Oishi


Nessa nova versão, o detetive é um canalha. Ele age de forma abusiva, é agressivo, e ameaça Keiichi além de persegui-lo. O cara é horrível, e faz questão da antagonizar o garoto, chegando ao cúmulo de agredi-lo quando pega ele no flagra cavando um buraco pra esconder um corpo. Porém as esquisitices começam ai, afinal o corpo já não existia mais.

Satoko Hojo


Traumatizada, a garota só piora depois que o tio dela reaparece. Ele havia "ido pra outra cidade" depois da morte da esposa, mas agora ele volta e pra piorar, fica com a guarda de Satoko (que até então morava com a melhor amiga). Mesmo sendo agredida e violentada, ela protege o tio das autoridades, por acreditar que merece tudo o que passa, e deseja provar ao irmão que se tornou independente, na esperança de que um dia ele volte.

Teppei Hojo


Esse é o tio de Satoko, um delinquente que nem esconde os abusos que faz com ela. Porém, é a primeira vez que ele aparece, sendo que nas outras versões ele nem existia, ou era mencionado. Keiichi decide matar ele durante o Festival do Algodão à Deriva, depois de bolar um plano pra que ninguém jamais descubra, e tudo funciona perfeitamente. Contudo o tio volta a vida no dia seguinte, mesmo não aparecendo mais, o que só cria confusão na mente de Keiichi.

Takano


E outra vez, a moça loira esquisita aparece contando suas lendas, só que agora ela diz que existe uma máfia no vilarejo, que usa a desculpa de uma "Maldição de Oyashiro" pra se livrar de pessoas indesejadas todo ano. Ela quem planta a dúvida na mente de Keiichi, e faz ele ter a ideia de matar o tio, além de fazê-lo suspeitar da integridade da líder do clube de jogos, e se afastar dela. Como nas outras vezes, Takano morre queimada após violar o templo... mas as coisas são ainda mais esquisitas com ela.


Pois depois do assassinato que Keiichi cometeu, ele é pego no flagra por Takano, quem lhe da uma carona até em casa, e nem esconde que sabe que ele matou alguém. Mas ela também age como se tivesse matado alguém, e pra piorar, a bicicleta do fotógrafo é vista no carro dela, como se ela tivesse feito algo com ele. Isso não resulta em nada, e logo em seguida toda a história muda de forma brusca.


Aliás, Keiichi tenta contar pro médico que matou o tio de Satoko, mas depois de fazer isso o médico tenta interna-lo, e pra piorar, durante a fuga Keiichi descobre que a Takano morreu queimada num barriu. Depois ainda o médico comete suicídio, e nada é explicado.

Satoshi Hojo


Ele não aparece, apenas em um breve flashback de Satoko. O esquisito é que a reação dela ao ter esse flashback não é de saudades, mas sim de desespero e pânico, como se seu irmão fosse uma ameaça e não um herói. Isso ocorre durante a passagem de eventos entre o assassinato cometido por Keiichi durante o Festival, e o dia seguinte onde TODO MUNDO DIZ TER VISTO ELE NO FESTIVAL. Da mesma forma, seu tio volta pra casa como se nada tivesse acontecido e permanece abusando dela.


A lembrança de Satoko insinua que do episódio em que Keiichi matou o tio, para o episódio em que ele foi pra escola após o festival, a REALIDADE MUDOU. Isso cria confusão pois até então, isso só acontecia ao término de cada ciclo.


Igualmente, surge uma possível interpretação de que Satoko matava as pessoas que eram uma ameaça pra ela, afinal os pais dela morreram, o irmão dela "foi transferido", a tia dela morreu, e agora seria a vez do tio. Mas pela troca brusca de realidade, ela retorna à posição vitimada.

A Estátua Quebrada


Em um flashback de Satoko, ela conta que na infância ela mesma invadiu o templo de Oyashiro enquanto brincava de esconde esconde, e sem querer quebrou a mão da estátua. Ela se culpa pela maldição que atingiu sua família por causa disso.

Rika Furude


Sem que ninguém espere, Rika é encontrada morta, nua, com as tripas pra fora e sendo devorada por corvos, no templo em que morava. Acontece que Keiichi decide ir até a casa de Satoko pra matar outra vez o tio dela, usando um machado. Mas ao chegar lá ele encontra ela catatônica no banho, contando até 10 mil a mandos do tio. Ele se enfurece, pega ela no colo, enrola numa toalha e tenta levar até o médico pra ser examinada (acreditando que ela sofreu abusos).


Mas ao chegar na clínica, vê o policial conversando com o legista sobre a morte do médico. Ele havia se matado com uma droga, logo depois que Keiichi o visitou. Então Satoko pede pra ele levar ela até o templo onde Rika morava pra ela se vestir, e lá ambos encontram a menina morta. Por conta disso, Satoko acredita que Keiichi é o assassino e foge dele, confrontando ele numa ponte e o empurrando pra morte, como se ele fosse apenas uma cópia de seu amigo.


Mistérios Pendentes:

Demais Estudantes da Escola


Importante mencionar que todos na escola alegam terem visto Keiichi no festival. O que a princípio soava como uma tentativa de acoberta-lo, criando um álibi em grupo, se transforma em preocupação para Keiichi que começa a acreditar que havia um clone dele na cidade. Isso só piora quando Satoko diz que seu tio permanece vivo (ele conta pra ela que o matou), e depois a própria Satoko compra essa interpretação, de que há clones andando entre eles.


Para Keiichi, era incomum contar a ajuda da turma dessa forma. No passado ele foi rejeitado por todos em outra escola, então talvez tudo não tenha passado de um mal entendido na cabeça dele, porém de fato ao voltar para o local onde desovou o corpo, ele descobre que o tio de Satoko não estava mais lá (os policiais o ajudam a desenterrar inclusive, agredindo ele no processo).

Existe uma explicação pra tudo isso, mas só bem depois em outro arco... e ela vem com outro personagem.

O Desejo de Destruição


Keiichi sobrevive à queda, e isso é noticiado posteriormente, mas em conjunto com a aniquilação total do vilarejo, por uma explosão de gás. 


Keiichi acredita que seus desejos de morte viraram reais, e culpa a si mesmo por todos que se foram. Enquanto ele caia após ser empurrado pela amiga, ele desejou que toda a cidade fosse pelos ares. Mas o mistério perdura, sem qualquer resposta. 

Quarto Arco: Tempo Desperdiçado 
Tema: Premonição e Investigação


Resumo: A história começa com um jovem sendo sequestrado por causa de protestos contra uma barragem na cidade.


Tudo se passa em apenas dois episódios, e conta a história de um detetive infiltrado na cidade, antes da maldição começar (4 anos antes dos eventos) e também depois da maldição já ter devastado a cidade, explodindo-a. Seu trabalho era só encontrar e resgatar o garoto, mas ao fazer isso ele conhece uma estranha sacerdotisa que prevê e diz o futuro pra ele, mas ele ignora e só se dá conta da besteira que fez quando é tarde de mais.


Personagens

Detetive Akasaka


Esse é o policial escolhido pra ir até o vilarejo, pra investigar o suposto envolvimento das pessoas de Hinamizawa. Isso ocorre pois o governo pretendia construir uma Barragem que causaria a inundação do pequeno vilarejo, e os moradores estavam em protesto contra isso.

Esposa Grávida


Ele tinha uma esposa, grávida na época da investigação, mas que faleceu durante sua estadia no vilarejo. Ela esperava por ele e sofreu um acidente, mas sua filha nasceu, e ele estava cuidado dela. Toda a história é na verdade um flashback dos eventos na época.


Toshiki Inukai


Ele é o neto do político que planejou a barragem. O sequestro dele era uma tentativa de chantagear o governo, porém tudo já estava resolvido quando o detetive o encontrou, e parecia que já haviam decidido parar com a barragem de qualquer forma, sendo o sequestro em si uma perda de tempo.

Oishi Kura


O Oishi é um simpático aliado e guia do policial da capital, que o ajuda durante toda a investigação. Pra variar, ele ainda entra em combate contra os sequestradores, e apesar de não atirar neles (por saber das consequências legai caso atingisse-os pelas costas), ele defende seu colega e salva a criança (ainda é suspeito, mas é o melhor possível). Ele levanta questões sobre quem teria sequestrado o jovem, pois aqueles caras não pareciam civis. 

Pessoas Protestantes


Apesar de sempre serem citadas, mal se vê os protestantes, apenas muitos cartazes espalhados por toda a cidade. Além disso, o Festival do Algodão à Deriva é realizado, mas só parece um monte de pessoas tomando cerveja no templo, sem de fato haver qualquer evento turístico ou grandioso, nem mesmo um ritual do algodão. Isso sugere inclusive que o Festival com rituais e tudo mais só foi criado depois dos protestos.


Rika Furude


Rika está muito mais jovem, um neném ainda, pois os eventos dessa história se passam 4 anos antes dos eventos que são mostrados nos demais arcos. É uma história prévia, que tenta mostrar o período antes da maldição de Oyashiro nascer. Ela porém é membro da família Furude, e é uma sacerdotisa, tratada como reencarnação de Oyashiro, uma divindade que protegia a cidade.


Pra variar, ela era vidente, aparentemente. Mesmo jovem ela sempre previa o futuro, ou assim fazia parecer. Ela diz que a barragem nunca será construída, antes mesmo da decisão do governo vir à público. Ela também alerta o policial sobre as mortes futuras, citando em detalhes tudo que ocorreria nos próximos anos, naquele mesmo dia.


Ainda por cima ela diz a data da própria morte, sugerindo que tudo já estava planejado, mas também dizend oque não queria morrer e pedindo ajuda pra ele. Infelizmente ele não acredita.

Mion Sonozaki


Mion também aparece, muito jovem na época, em uma reunião secreta com os membros das famílias importantes. Ao lado dela estavam seu pai (aparentemente) e sua mãe. A aparição é rápida, mas indica que ela participava das reuniões desde a infância.

Médico


Ele não aparece muito, mas ele quem aponta para os policiais onde a criança estava. Ele trata o garoto que estava doente, a pedidos do grupo de sequestradores, e depois denuncia a posição deles, colaborando com os investigadores. Ele ainda trata eles depois que se ferem no tiroteio.

Homens da Van


E pra variar, os caras da van ressurgem, agora como os sequestradores do garotinho. Quem os mandou fazer isso nunca fica claro, afinal as famílias principais do vilarejo parecem não conhecê-los, e eles fogem depois do ocorrido.

Mistérios Pendentes:

Líder da Família Sonozaki


O que é estranho é que ela ainda é tida como herdeira da liderança, apesar da mãe dela estar viva. A líder atual era a avó dela, que aparece como porta voz noticiando os eventos recentes na reunião. Nunca fica claro pra que essas reuniões servem, se são para decidir o destino da vila (através de crimes) ou apenas para atualizar todos mesmo, de forma mais política. Fato é que Rika sempre participa delas e escuta tudo, e ela poderia muito bem saber dos planos das famílias com antecipação.


Essa hipótese jamais é descartada, inclusive explicaria os poderes mediúnicos da garota, mas também coloca esse grupo como responsável por atrocidades, como o crime contra a esposa do policial. Rika sabia disso, e até mesmo impediu que ele ligasse pra ela (pra não se sentir mal) no dia em que ela morreu. Mas ela também o avisou para ir logo pra casa, assim ele a salvaria. O mistério fica no ar.

O Fim do Vilarejo


O evento que destrói a cidade ocorre, e quem discute isso são os dois policiais, sobreviventes. Ambos estavam fora de lá, Oishi tinha se aposentado, e Akasaka estava com a filha bem longe de lá. 


Apesar das suspeitas de que tudo aconteceu pois a reencarnação do deus da cidade foi morta, tudo não passa de superstição, e acaba em mais mistério.

Quinto Arco: Novo Olhar
Tema: Psicopatia, Tortura


Resumo: Tudo começa com uma das gêmeas levando a outra pro calabouço de tortura, com a avó delas amarrada ao fundo, e muita eletricidade no ar.


A história rola em 6 episódios, e basicamente retrata a mesma história do segundo arco, mas na perspectiva da garota possuída, explicando que na verdade, ela sempre esteve enganando a todos, se passando pela irmã, e matando por amor, e ela jamais esteve possuída, apenas era uma psicopata.


Personagens

Kasai


Ele é o guarda costas de Shion, e também seu braço direito. Ele cuida dela em nome da família Sonozaki, mas é bem leal a ela e sempre a protege.

Shion Sonozaki


Shion foi criada fora do vilarejo, em um internato onde foi escondida de todos. Ninguém conhece sua existência, além da família, tudo pois pelas regras da família, só pode haver uma herdeira, e em caso de gêmeos, a segunda criança deveria ser executada (mas tiveram piedade dela).


Contudo ela é muito próxima da irmã, Mion, e ambas são tão amigas, que decidem trocar de papéis para poderem andar no meio da cidade sem serem notadas.

Mion Sonozaki


A líder do clubinho de jogos, e também herdeira da família, faz questão de oferecer suas roupas para que sua irmã possa sair em público um pouco. Ela coloca em risco sua identidade, mas confia tanto na irmã que não faz cerimônia e apenas concorda com ela. Ambas ficam trocando de lugar o tempo todo, mas essa história se passa um ano antes de Keiichi aparecer.

Satoshi Hojo


Finalmente conhecemos Satoshi, e ele era um jovem um pouco mais velho que Keiichi, e loiro. Além disso ele é bem mais galanteador e simpático, além de destemido. Shion se apaixona por ele à primeira vista quando é salva por ele de uma gangue de motoqueiros (a mesma gangue de antes). Ela estava disfarçada de Mion (com direito a arma no coldre e tudo).


Só que a história de Satoshi é bem mais pesada do que aparenta. Ele não sofria humilhação e tortura apenas por parte dos tios, mas sim de toda a cidade. É que os Hojo eram uma família que apoiou a Barragem na época dos protestos, e desde então sempre é má vista, então ele e sua irmã sofriam muito.


O Médico


Como treinador de Satoshi o médico também se preocupava com seu estado mental, e acaba desabafando com Shion (disfarçada de Mion). Quando ele diz que o desgaste do garoto muito se deve ao fato dele proteger a irmã, isso planta uma semente de fúria na cabeça de Shion, que distorce a informação e passa a enxergar a irmã dele como a culpada.

Satoko Hojo


Tadinha, Satoko está devastada psicologicamente, e olha que seu irmão está sempre com ela. Ambos são constantemente humilhados pelos tios, principalmente a tia, e são torturados em casa. Mas, pra piorar tudo, Shion desconta sua raiva e descontentamento em Satoko, espancando ela na sala de aula, por ela ser "mimada e dependente" do irmão.


E isso faz com que ela tenha mais medo, e se sinta ainda pior, afinal quando Shion a ataca, é na aparência de Mion, sua grande amiga. As palavras de Shion entram fundo na mente da pequena.

Rena Ryugu


Rena aparece pouco também, agora apenas quando a maldição é citada perto dela. Na verdade Ryugu diz que ela e Satoshi tem passado pelas mesmas coisas. Ela no passado foi perseguida pela maldição de Oiashiro, por deixar a cidade, e agora temia por Satoshi afinal ele queria deixar também. Ela conta isso pra Shion sem saber que era Mion, e isso apenas reforça seus sentimentos negativos contra Satoko.


 Isso faz com que Mion se decida a por Satoko em seu lugar, e é o que causa sua fúria na escola. Porém, Satoshi não gosta nada da irmã sendo agredida, e isso só faz a apaixonada perder pontos com o pretendente.

Rika Furude


Apesar de um ano mais nova do que conhecemos nos demais episódios, e claro, 3 anos mais velha que no arco anterior, Rika ainda é misteriosa e parece saber muito mais do que o normal. Ela leva a amiga pro festival, sem o irmão dela (que liga pra Mion que teria de faltar ao evento). O Festival já tinha um formato bem mais festivo e ritualístico, e o objetivo de Rika é animar a amiga. Mas o mais curioso é que ela parecia saber o que ocorreria a seguir, com as ameaças à Satoko.


Além disso, depois que se passa 1 ano, Rika parece ter habilidades de espionagem e informações muito além de sua aparência. Ela faz coisas estranhas, mesmo sem perder a aparência formal, e parece agir em nome de algo muito maior que ela.

Anciã Líder dos Sonozaki


A velha que parece coordenar todas as ações da família, e manipular a cidade, agora tem bem mais destaque. Ela aparece bastante, toma decisões, e é muito respeitada por todos, exceto Shion. Com o passar do tempo, Shion cria um ódio imensurável pela velha, e por todas as famílias grandes, e no fim de tudo a velha é morta e espancada.


Tia Hojo


Esse é o ano em que a tia de Satoko é morta espancada, e quem a espanca é o próprio Satoshi. Ele planeja sua morte, exatamente como Keiichi faria no futuro com o tio dela. Mas nesse caso ele obtém total sucesso e escapa do crime, com outra pessoa sendo incriminada em seu lugar. Um bandido qualquer é incriminado e morre na cadeia, mesmo assim Satoshi não sai impune.


Policial Oishi


A confusão ocorre quando Oishi investiga a morte da tia dos Hojo, suspeitando de Satoshi por ele não ter comparecido ao Festival. Pra piorar, Satoshi age estranho, e isso só aumenta as suspeitas contra ele. Pra protegê-lo, Shion revela sua identidade como Mion, e alega que Satoshi estava com ela o tempo todo, num hotel, pra servir de álibi.


O detetive não acredita, e verifica as informações com a família Sonozaki, revelando assim um segredo familiar deles (das gêmeas). Eles confirmam a verdade, e inocentaram Satoshi (do nada aparece o outro criminoso incriminado, sugerindo que eles fizeram isso pra confirmar tudo). Mas não deixam nada barato.


Shion e Mion acabam tendo de pagar pelo ocorrido, passando por uma sessão de tortura, arrancando as unhas, pra purgar pelos erros cometidos contra a família. Mas ainda não era o fim, pois de qualquer forma, Satoshi some um tempo depois, e é dado como "transferido". Seu destino nunca é revelado.

Takano 
(lenha na fogueira)


Takano acaba conhecendo Shion (agora com sua identidade pública), e curiosamente decide contar pra ela sobre suas suspeitas quanto à maldição de Oyashiro. Ela cita a lenda dos Oni que dominaram a cidade na sua fundação, e que os Sonozaki tem parte demônio. Além disso, ela ainda entrega um diário seu com informações de uma longa pesquisa que vem fazendo, e suspeita que a família de Shion sempre esteve por trás dos desaparecimentos, incluindo o de Satoshi.


Isso bota Shion contra sua irmã, e ambas brigam feio, até ela descobrir que Mion também teve de arrancar as unhas, e passou pelas mesmas punições. Isso faz ela voltar a confiar nela, e acreditar que ela e sua família não teve nada a ver com o desaparecimento de seu amor.


Mas a semente havia sido plantada.

Maebara Keiichi


Um ano depois, em um evento extremamente parecido com seu primeiro encontro com Satoshi, Shion tem seu encontro com Keiichi, recém transferido pra cidade. Ele a conhece logo de cara e a salva de uma gangue (a mesma de sempre).


Mas dessa vez quem se apaixona é Mion. Ela quem fica afim de Keiichi e nem esconde isso da irmã, compartilhando (ambas voltaram a ser bem amigas), mas também ganhando uma rival só de zoera. Shion decide provocar o garoto pra ver se ele se toca. Keiichi aqui é mais bobão.

Tomitake o Fotógrafo


E como antes, o fotógrafo é amigo de Takano, e ambos vão até o festival, mas com intenção de invadir o templo e ver o que não deviam. Shion por já conhecer o trabalho de Takano, decide ir junto, e por segurança arrasta Keiichi. Na real ela queria tentar descobrir algo sobre o sumiço de Satoshi, ainda acreditando na possibilidade de envolvimento da família (e já tinha passado 1 ano).


No templo ela escuta barulhos altos, que apenas ela escutava, e agarra Keiichi. É um evento parecido com aquele visto no segundo arco, porém com movimentações diferentes, e no caso Shion é muito mais transparente, afinal é sua perspectiva de tudo. Nesse momento a impressão que temos é que essa é a mesma história, mas contada pelos olhos de Shion, e não de Keiichi.


No dia seguinte, Shion escuta sua avó conversando com Mion, sobre a morte de Takano e Tomitake. Ambos haviam "irritado Oyashiro", e era a punição deles, isso faz Shion começar a suspeitar muito mais da família.


O jeito como a noticia chega até Shion é tão suspeito, que só faz ela confirmar seus medos sobre sua família, e daí em diante isso aumenta, afinal ela própria estava em risco agora, e queria muito descobrir o que houve com Satoshi.


Ela começa a usar um teaser pra capturar geral.

O Demônio


Não existe demônio. Shion mata a avó eletrocutada, e mantém Mion presa no calabouço da família, passando a se vestir como Mion e fingindo ser ela publicamente. Ela ainda espalha que sua irmã desapareceu com a maldição, e vai levando isso adiante. Ela toma todos como alvo, e passa a ser agressiva de mais com as pessoas de quem suspeita.


Todos os eventos seguintes ao Festival, em que Mion apareceu na história do segundo arco, na verdade era Shion fingindo ser ela.


E era muito pior que um simples demônio a possuindo. Shion começa a matar pessoas, torturar, tudo enquanto investiga o que houve com Satoshi. Mas a forma como ela interroga as pessoas é cruel de mais, e ela mais pune do que pergunta, executando à sangue frio.

Kiichiro Kimiyoshi


Ele é o líder da vila, pertencente à terceira grande família, a Kimiyoshi, Kiichiro acaba sendo o segundo no comando (pois a real líder é a família Sonosaki). Porém, ele havia desaparecido nos eventos do segundo arco, pois Shion o capturou, torturou, e matou.



O estranho é que por mais que ela tente descobrir, ninguém consegue respondê-la, e a única pessoa que talvez teria as respostas morre com o choque que ela dá usando seu teaser.

As Peças Conectadas


Algumas mortes que foram escondidas no segundo arco são mostradas agora, inclusive a da Rika. Mas a tortura pela qual Satoko passou foi muito maior. O ódio que Shion nutriu por ela era enorme, e ela desconta tudo de forma lenta e maldosa. Mas, depois de matar a jovem, ela lembra que Satoshi a pediu pra cuidar da irmã dele, em uma última ligação que fez pra ela. Isso faz ela enlouquecer totalmente. Ainda por cima, Satoko morre sem gritar, resistindo à tortura em nome de seu irmão, pra mostrar que ela cresceu, e se tornou indenpendente e nada mimada (exatamente o que Shion disse pra ela no passado).


A Troca de Papéis


Os eventos seguintes são idênticos ao segundo arco, com Keiichi e Rena descobrindo que "Mion" estava matando geral, e a moça revelando que era o demônio. Mas agora sabemos que o tempo todo a Mion era a Shion enlouquecida, e não um demônio. Porém, não era o fim. 


Ela ainda troca de lugar outra vez com a irmã, forçando ela a se vestir como Mion, e a mata, jogando ela no poço onde acreditava que Satoshi estava.


Depois disso, a pessoa resgatada era o tempo todo Shion, e ela foge do hospital para matar Keiichi.


Depois ela volta, tropeça no parapeito, e aparentemente morre na queda.


Isso não explica como ela voltou até o Keiichi no hospital, mas talvez ela tenha sobrevivido à queda e se arrastado até ele, pra tentar terminar o serviço. A questão é que para nos confundir, as cenas foram alternadas e mostradas de forma irregular no segundo arco, dando a impressão errada. A situação correta é que, tanto Mion quanto Shion morreram, e todas as demais crianças também. Só Keiichi sobrevive...

Mistérios Pendentes:

A Morte da Sacerdotisa


Aquela cena pendente ganha espaço agora, e a sacerdotisa Rika se mata na frente de Shion, vestida como Mion. Tudo passa a fazer um pouco mais de sentido, mas ainda nada é respondido.


Pois antes da tal morte, as duas garotas lutam feio, com Rika tentando injetar algo em Shion. Porém, Shion consegue vencer a luta corporal (afinal ela é bem maior), e injeta a substância na sacertisa.


O efeito é sua morte, ela comete suicídio após dizer que não se deixará ser torturada pela amiga. Contudo, como ela tinha essa injeção de suicídio? Aquilo realmente servia pra isso ou era um calmante? Além disso, Rika se movia muito furtivamente, imitando os passos alheios, como se fosse treinada pra isso. Em muitos outros casos da "Maldição de Oyashiro", as vítimas como Satoshi e Keiichi diziam sentir algo os perseguindo. Tudo indica que era Rika... mas porquê?

Onde está Satoshi?


Antes de matar a irmã, Shion questiona sobre seu namorado e, no fim, a resposta é a mesma. Eles não estavam envolvidos, e até mesmo a avó da família havia investigado e não tinha obtido respostas. Ou seja, se não foram eles, quem matou o garoto? Ele morreu? Onde estava o corpo? 

Sexto Arco: Compensação
Tema: Ficção Científica, Suspense, Criminal


Resumo: Tudo começa com uma das amigas vestida estranho, em cima de um corpo esquartejado, se expondo pra todos seus colegas no lixão.


A história é justamente sobre ela, e como ela descobriu que na verdade havia um complô conspiratório alienígena, com parasitas, que invadiram a Terra e uma seita religiosa queria espalhar a praga pelo mundo. Isso depois dela se tornar uma assassina em série, esconder os corpos, confessar pros amigos (que a ajudam a esconder os corpos de quem matou), e ainda assim passa a duvidar deles quando descobre que podem ser apenas cópias alienígenas. No fim, ela foge da polícia, foge da máfia, e mantém sua escola inteira como refém de uma bomba... tudo pra salvar o mundo. Enquanto isso porém, seu amigo se lembra que matou ela na paulada em outra realidade... e tenta entender o que tá rolando.


Personagens

Rena Ryugu


Nessa história ela é a protagonista, e seu jeito meigo e doce escondia uma pessoa perturbada e muito sofrida. Rena vivia com o pai, e havia saído no passado do vilarejo pra morar com a mãe. Seus pais tinham se separado por conta de uma gravidez da mãe com o amante, então Rena escolheu viver com o pai, de volta ao vilarejo.


Nesse processo ela passou pela estranha maldição de Oyashiro, tendo alucinações com larvas saindo de suas feridas. Por causa disso tudo, tanto a separação quanto suas alucinações, Rena agia violentamente, mas tudo voltou ao normal quando ela voltou pra sua terra natal, apenas com seu pai. Apesar de sempre sorrir, Rena tinha esse problema pessoal e familiar, que a atormentava em silêncio.


Ela também tinha um refúgio no lixão, único lugar onde se sentia segura, e tudo ia bem, até que um dia um monstro entrou na vida dela.

Rina Mamiya


Uma megera aproveitadora, passou a seduzir o pai de Rena, só pra tirar o dinheiro dele. Ela tinha uma tatuagem de estrela (olha as peças se encaixando), e fingia ser boa pessoa. Porém, um dia, Rena descobre que mela era, e que ela tinha um namorado (na verdade um cafetão) e tudo que fazia era pra roubar seu pai.


Rena tenta conversar com ela e tirar ela da vida do pai, leva ela até o lixão, e bandida tenta matá-la. A mocinha se defende e consegue ganhar o combate, derrubando a ladra e a matando desfigurada. Depois disso ela esconde o corpo, e vira uma assassina perfeita, e sem qualquer remorso. Lembra que a mãe de Keiichi disse que crimes perfeitos eram aqueles que nem começavam? Então, ninguém dá falta de Rina, ninguém ligava pra ela, então sua morte não tem importância alguma, exceto pra uma pessoa...


Tio Hojo


Sim, o cafetão da mulher era o tio de Satoko! E sim, ele tem a morte executada pelas mãos de Rena. Ela o atrai até o lixão, dizendo que sua madrasta precisava dele, e lá o mata, e esquarteja, escondendo os corpos em uma geladeira abandonada.


Sua intenção não era poupar Satoko da tortura do tio, pois ele não havia voltado pra vida dela ainda. Lembra que ele tinha fugido da cidade após a morte da esposa? Então, ele foi viver com Rina, e aplicar golpes com ela. Com a morte dela, ele voltaria pra casa, mas Rena agiu rápido, e esse evento nunca ocorreu. Pra variar, ninguém deu falta desse cara.

Shion Sonozake


A primeira pessoa a ajudar Rena na verdade é Shion, mas sem nem saber do que aconteceria. É que Rena escuta sua madrasta e o cafetão dela conversando em um bar, e Shion junto de seu guarda-costas a ajudam a reconhecer as pessoas. O guarda-costas aliás, entendia bem do submundo, e sabia que os dois ali não prestavam, dizendo pra Rena tomar cuidado com eles. Isso só serviu pra encoraja-la.


Pai de Rena


Divorciado, o cara caiu no golpe da novinha e se deixou enganar legal, torrando sua verba com ela, e mudando todo seu jeito de viver sem nem pensar na filha. Por sorte, Rena o salvou, mas ela já tinha outros problemas e isso só entrou pra lista. O psicológico dela estava bem abalado.

O Clube de Jogos


O grupo inteiro aqui tem um peso equivalente, pois todos acabam sendo testemunhas de Rena escondendo os corpos, só por quererem fazer um jogo no lixão. Mas Rena conta toda a verdade pra eles, o que converge neles a apoiando, e todos se tornando seus cumplices, sem questionarem. Keiichi é o porta-voz do grupo, mas todos concordam em ajuda-la, pois sabiam que a  amiga não era ruim.


Apesar do apoio incondicional da turma, Rena se sente mais segura, e eles ainda a ajudam a jogar os corpos em uma caverna na floresta. 


Mas infelizmente ainda havia um monstro pra alcança-la.

Takano 
(fogo em tudo)


A Takano, essa moça consegue entrar na cabeça de Rena, plantando sua sementinha da conspiração. Dessa vez a história que ela conta é a de que a "Maldição de Oyashiro" não existe, e é apenas uma fachada pra uma Seita Religiosa, que venera um Parasita, e pretende solta-lo no mundo todo. Ela usa o trauma de Rena contra ela, fazendo ela acreditar que de fato há um parasita que cria alucinações no vilarejo, e ele só atinge quem reside ali, impossibilitando que essas pessoas saiam sem que paguem com a vida.


O mais tenso é que ela ainda entrega um caderno de pesquisas repleto de detalhes e fatos que corroboram sua hipótese, fazendo com que Rena fique cada vez mais imersa na conspiração, acreditando que existia uma forma maior tentando destruir o mundo.


E pra deixar ela ainda mais perturbada, os eventos após o Festival do algodão à Deriva começam a transtorna-la, fazendo com que ela se sinta perseguida, e a forçando a se esconder, pois Takano morre e deixa as anotações com ela.

O Policial Oishi


O policial tenta pedir ajuda pra Rena pra investigar o sumiço de Takano. Inclusive, ambos trabalham lado a lado nisso, com Rena passando todas as informações pra ele de tudo que ela descobre, e mencionando o diário que Takano passou pra ela. Mas as coisas ficam complicadas quando o detetive conta que era impossível ela ter conversado com Takano durante o Festival (o que ocorre), pois a própria já estava morta 24 horas antes.


É aí que a garota pira, começando a pensar que tudo que Takano escreveu no diário era verdade, e havia algo ainda maior que um simples parasita e uma seita. Ela própria começa a criar sua teoria.

O Médico


Apesar de não aparecer muito, o médico ajuda na investigação sobre o que causou a morte de Tomitake. Ele morre rasgando a garganta com as próprias mãos, e isso se parece muito com o que Rena passou, e as alucinações que a afetam.


Ele não tinha conhecimento disso então não faz a conexão, mas nós sim. De alguma forma o que atinge Rena, atingiu o fotógrafo, mas no pescoço, e ele foi morto por algo em seu organismo o forçando a se matar.

Os Caras da Van


Eles também reaparecem, procurando justamente por Rena. Ela já começa a ficar paranoica, imaginando que esses caras a caçavam, e de fato, eles estavam atrás dela. Ela começa a pensar que era por saber de mais, afinal ela tinha o caderno de Takano, e isso ainda corroborava com as informações contidas lá, sobre a seita e as pessoas que queriam jogar uma bomba biológica no mundo.

A Professora


Lembra dela? Sempre presente, sempre sem puxar qualquer suspeita, uma única professora na escola, que interage diretamente com os caras da Van. Rena começa a duvidar de todo mundo a partir do momento que percebe que ninguém é confiável.


Isso é o ponto final pra Rena, que daí em diante apenas se recusa a colaborar e foge e deixa de colaborar inclusive com a polícia, isso pois ela escuta alguns policiais à sua procura no lixão (onde obviamente ela se esconde) e eles dizem que avistaram ela num local em que ela nunca esteve. Isso faz ela acreditar que tinha sido clonada.


Maebara Keiichi


Imersa em sua paranoia, ela duvida de todos mas, Keiichi consegue se aproximar. Ele tenta convencê-la de que seus amigos estão com ela. Porém um erro foi cometido por um membro do grupo.

Mion Sonozaki


Ela tentou ajudar, e pediu pra família remanejar os corpos pra um lugar mais seguro (confirmando que de fato eles tinham um ponto de desova). Suas ações não foram com intenção de sabotar a amiga, e sim a ajudar. E olha que curioso, isso se parece com o que ocorreu com Keiichi quando ele matou o tio de Satoko. 


Naquela versão da história, o corpo tinha sumido do local em que ele deixou, mas Mion tinha ciência que ele tentaria matar o cara, ela sabia o que ia ocorrer, e possivelmente pediu pra família remanejar o corpo pra polícia não pegar o amigo. Depois ainda convenceu todos na escola a criarem um álibi pra ele, mas ele ficou tão paranoico, que só se meteu numa confusão gigante. Provável que naquela vez, até Satoko havia mentido, ao dizer que foi espancada pelo tio posteriormente.


Isso se encaixa, as ações parecem condizentes... mas referente aquele outro arco não da pra provar. Aqui, já é possível pois a própria Mion conta pra Keiichi o que fez pela amiga.


Infelizmente, Rena revisitou o local da primeira desova, e ao não encontrar os corpos, passou a suspeitar até de sua amiga.

Mãe de Mion


Dessa vez a mãe de Mion participa da história, conversando com a polícia sobre Rena. Ela diz que defenderá os direitos da garota, oferecendo até advogados, tudo para protegê-la a todo custo. Mas a questão que não fica clara é de que.


Os Sonozaki alegam que o problema que tem com Rena é algo particular da família, e pra piorar, eles estavam em posse de TODOS os diários de Takano. Eles entregam esses textos pra polícia, que rapidamente descobre que cada livreto tinha teorias diferentes.


Além disso, os dois tinham interesses em proteger Rena, mas novamente não fica claro do que.

A Memória de Keiichi


Depois de tentar convencer a amiga no lixão que ela devia confiar em todos seus amigos, ela expõe toda a verdade na cara dele, dizendo que conhecia seu passado. Rena conta que Keiichi era um delinquente, que atacava crianças, usando armas de brinquedo, e isso causou tantos problemas que seus pais trocaram seu nome, e o mandaram pro interior.


Ela conta isso com a intenção não só de dizer que sabe bem que ele não presta, como também sabe que ele não confia nos amigos, caso contrário teria contado quem era de verdade. Por causa disso, Keiichi decide revelar tudo pras amigas na escola... mas algo acontece...


Depois de contar a verdade, e ser perdoado de certa forma, ele aprende a confiar definitivamente nas amigas, entendendo que mesmo não podendo contar tudo, ele sempre poderia contar com elas. E ao ouvir isso, ele lembra da vez que matou Mion e Rena.


A memória de outro arco ressurge, nitidamente, e ele sabe que aconteceu, vendo inclusive que seu medo e dúvida fez ele enxergar coisas irreais. Nunca houve agulha por exemplo, nem injeção, era só uma caneta. 


Ele pede perdão, diz que devia ter confiado nelas naquela vez, e é perdoado. Não por Mion (que não entende nada do que ele diz), nem por Rena (que tava foragida ainda), mas por Rika.


Rika Furude


Rika sabia o que tava rolando, ela sempre soube. E ela diz que esperou que a ficha de Keiichi caísse, e ele assumisse seus pecados logo. Agora, ela podia ajudar Rena a conseguir fazer o mesmo, logo.


O Evento Final


Rena aparece com um facão, gasolina, e bota geral como refém. Ela decide lutar para forçar a polícia a expor todos os planos da seita que quer espalhar a praga de Oyashiro. 


Ela espanca a amiga, ameaça a todos, e cria uma situação bem ruim, dizendo que em determinado horário, ela acabaria rasgando a garganta por causa da maldição e os parasitas, e para deixar um recado ela explodiria todos ali junto.


Keiichi é o único que ela deixa solto, pois ele diz estar do lado dela e concordar com ela, mas ele acaba trabalhando com a polícia para impedi-la e ajuda todos a escaparem. No fim, Satoko usa seu conhecimento sobre armadilhas pra localizar a bomba e ajudar Keiichi a desativa-la.


E Riko encontra coragem pra bater de frente com Rena, ela com facão e tudo, dizendo que dessa vez tudo vai dar certo. Ela mesma diz que não é a primeira vez que isso ocorrer (ou seja, ela tava no looping também, e tinha consciência disso).


Mas então, depois de conseguir salvar todas as crianças da escola, com todos assistindo do lado de fora, Rena e Keiichi lutam um contra o outro, enquanto fazem apostas. Keiichi diz que se vencer, forçará a amiga a servi-lo como suma maid particular. E enquanto isso, Rena vai aos poucos caindo na lábia do garoto, enxergando o amigo que ele realmente era.


E então, ela desiste da luta, passa a enxergar o amigo, e deixa a paranoia de lado. Isso faz com Keiichi conte a verdade pra ela, e faz ela sair da armadilha mental em que estava, sem ferir ninguém mais.


Dessa forma tudo acaba.


E a maldição do looping termina pra eles.

Mistérios Pendentes:


Ou quase. Apesar de Keiichi e Rena saírem da armadilha, ainda haviam muitos mistérios pra resolver, e vários casos sem solução. Pra variar, Riko, Mion, Shion e a própria Rena ainda estavam presas. Pelo que parece...


E tudo termina com a vez de Rena ajudar.


Conclusão


O que o nome do anime tem a ver com sua premissa? Fiquei me perguntando sobre isso o tempo todo. As Cigarras quase não participam da história, apesar de servirem de efeito sonoro durante cenas de tensão, ou gerais mesmo. O tempo todo tem cigarras cantando, e o bagulho é tão constante que se torna comum.

Quando o silêncio aparece é agoniante, e o barulho delas vai sendo algo muito normal. Eu aliás sofro com um barulho agudo que nunca cessa, e a sensação é praticamente a mesma: Você se acostuma com o som, por pior que ele seja.

Mas a ideia de looping tem alguma relação com Cigarras? Bem, o que sei é que Cigarras morrem quando começam o período de reprodução, e é nesse período em que choram/cantam. Basicamente o barulho que fazem é um chamado de acasalamento, e as Cigarras adultas morrem logo após botarem ovos.


Mas as Cigarras Ninfas vivem muitos anos, até crescerem através de uma metamorfose em que abandonam a casca algumas vezes, e se tornam adultas, pra morrer se reproduzindo em questão de semanas. Tipo, o que entendi delas é isso.

Então o anime seria algo sobre pessoas jovens passando por transições até se tornarem adultas? O looping em que estão reflete isso? 

Ao meu ver, soa como se estivessem presos em um tipo de limbo, onde precisam aprender a confiar uns nos outros pra vencer uma maldição. Em questão de vida ou morte, tô tão acostumado com histórias em que geral já morreu e só ta lutando pela absolvição da alma pra descansar, que rapidamente me inclino pra teoria de que a aldeia já partiu dessa pra melhor, e aqueles que revivem essas experiências apenas estão passando pelo teste pós vida.

Mas, existem outras possibilidades, como um experimento governamental estilo "show de Truman" (lembra muito Blood C), ou de fato algum tipo de complô paranoico de domínio mundial.

Infelizmente, tudo isso e nada disso pode estar certo. Não tem como ter certeza sem todos os detalhes, e o anime não entrega todos os detalhes, nem passa perto disso.

Ryukishi07

O anime é baseado em uma Graphic Novel nas Visual Novels de Ryukishi07 (vlw pela correção sr). Os jogos são naquele estilo que não curto, de textos em tela e poucas imagens estáticas, mas o mais importante é esse cara, pois seu nome foi creditado em um dos jogos que mais venho aguardando, e não foi como game designer (o que seria um baita alerta, afinal, imagina Silent Hill em formato de texto com imagens estáticas... bler), mas sim como roteirista! O que é muito bom pois se for no mesmo nível de Higurashi no Naku, a coisa será no mínimo intensa!

Eu estou empolgado, quando um leitor disse no artigo sobre os Silent Hills que virão, que esse cara era o mesmo que fez o anime das cigarras, eu já fiquei maluco. Agora que pude assistir, e achar que entendi... estou ainda mais ansioso pelo "Silent Hill f".


E sim meus caros, esse texto todo foi só pra preparar o terreno pra quando esse jogo chegar, eu ter alguma noção do que compara e esperar. Mas, eu também adorei o anime, e pretendo assistir a outra temporada, e compara-la!

Tirei tanta foto do que assisti... manterei esse material pro futuro.

E ai? O que achou? Consegui explicar algo ou eu só confundi tudo ainda mais?

O modelo daqui ficou muito expositivo ou tá bom?

Estou buscando formas de escrita mais dinâmicas e como sempre, estou me aprimorando!!!

Espero que tenha curtido.

É isso!!!! A outra temporada sairá dependendo do feedback do que foi escrito aqui... ou sei lá, o futuro é incerto.

Detalhe: Eu queria ter assistido a versão mais moderna primeiro, mas na Netflix a que tem é de 2006. Vale a pena ver... e não me arrependi.

See yah!
(Se gostou comenta ai, vai me ajudar muito)

Postar um comentário

14 Comentários

  1. MEU DEUS!!!! Um texto de anime no nível de análisemorte?? Nunca vi isso antes.

    Isso realmente é um textão haha, triste que eu não pude absorver tudo afinal, não sou chegado a animes e muito menos vi o tal anime do texto, mas parece uma história sinistra de boa!!
    Meio que tudo é novo, curti muito essa mini reflexão no finalzinho sobre o nome, ah, e sobre o texto, curti o destaque para palavras chave (mesmo que a palavra ''anime'' tenha sido destacada umas 20 vezes no comecinho kkkkkkk).

    É isso, não sei muito o que comentar, enfim rs.

    See yah!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca imaginei que faria um assim rs. Ficou bom?

      Aliás, se gostou desse texto em formato "analisemorte" vai curtir o próximo... ta no formato "ladainha da vida" kkkk. O bom dele é que expus umas verdades, e as imagens combinaram. Já publiquei, espero que goste sr Wilson!

      Excluir
  2. Excelente texto, pra complementar:
    O anime na verdade não é baseado em graphic novels, e sim nos jogos estilo visual novel, eles são o material original que inspiraram animes, mais jogos, novel e até peça de teatro kkkk. A coisa das cigarras não tem muita relação com o mistério, é mais pelo som de cigarras que toca bastante de fundo na VN e frases relacionadas durante a mesma, no final acabou virando o nome das séries de jogos do mesmo autor como umimeko when they cry(quando as gaivotas choram).
    Sobre a VN: Ela é dividida em 8 arcos mesmo sendo os 4 iniciais os arcos de dúvida e os 4 finais os arcos de resposta, no anime tem coisa que acaba ficando bem confusa por ser adaptação de uma visual novel e geralmente não conseguem adaptar bem esse material que costuma ser longo, acredito que steins;gate foi a única exceção.
    No final pra quem gostou mesmo do anime, recomendo muito ler a VN ela não é tão longa, e fica tudo bem explicado(deixando alguns misteriosinhos no final), e no mesmo universo porém com tema de investigação e mistério estilo agatha Christie tem umineko que na minha visão é umas das melhores histórias que já li(essa não recomendo nunca o anime, está incompleto e corta coisas essenciais pra trama)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de escrever tbm, mas como visto na análise o anime de 2006 só adapta os arcos 1 a 6, então ainda faltam 2, então só com esse anime realmente não dá para entender a história por completo kkk, mas para quem não tem paciência pra VN a continuação do anime é o higurashi no naku koro ni Kai, que adapta os 2 arcos finais + 2 arcos extras.

      Excluir
    2. Obrigador sr! Eu sempre confundo visual novel com graphic novel. Meio que sou péssimo leitor e geralmente fujo de tudo que envolve muito texto (irônico né?!).

      Mas fiquei até curioso. No caso a continuação que seria a segunda temporada são esses 2 arcos faltantes? E, bem que eu senti que ao assistir parecia um jogo daqueles de escolha e consequência... heh, quem diria.

      Excluir
    3. Seja bem vindo por aqui, e obrigado de mais por ler e comentar. E, fiquei feliz por ter curtido, tu parece um fã da obra e, se não tropecei na explicação meio que já valeu muito a pena escrever!!!

      Aliás, viu que o anime ta pra ser retirado da Netflix? Bateu mó tristeza.

      Excluir
  3. Esse anime tava na minha lista lá na Netflix, a capa era muito fofinha e não me interessei, porém quando li a sinopse fiquei animada pois sou a maior fã de animes de terror psicológico, mistério e looping (chega a ser estranho não ter assistido antes), mas acabei esquecendo de assistir pela preguiça, peguei para ver agora pq a Netflix vai tirar do catálogo akakak.
    Fui pesquisar e achei sua análise que é bem detalhada, então fui terminando os arcos e entendo os ocorrido por aqui, e foi fantástico! Tanto o anime que me tirou lágrimas quanto suas observações que me fizeram entender perfeitamente. Obrigada pelo trabalho duro♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoa, obrigado digo eu!!!

      Pior que nem falei do visual fofinho dele, de tão acostumado que fiquei... outro anime nessa vibe é o Madoka Magica.

      Uma pena que removerão, e nem botaram a segunda temporada, mó mancada da Netflix =/ Mas fico feliz por termos podido assistir antes de sair.

      Obrigado por curtir meu trabalho, seu comentário só me motivou mais. E que bom que consegui explicar direito, as vezes eu mesmo duvido se entendi, é muito louco, e como o outro leitor disse acima, a segunda temporada é essencial pra sua compreensão. Um dia assistirei e falarei dela!

      Enfim, obrigado novamente!!!! E seja bem vinda sempre.

      Excluir
    2. Mt obrigada🙏 estou assistindo a segunda temporada agora e vou sentir falta de acompanhar sua análise para entender melhor akakk espero ansiosa que um dia vc comente sobre oq achou. Ah seria realmente legal se a Netflix tivesse colocado todas as temp, vacilona demais.
      Continue com seu trabalho incrível amg

      Excluir
    3. Não seja por isso!!! Amanhã mesmo eu dou uma puxada e maratono a segunda temporada, e tento explicar como eu entender rs.

      Tudo pra mantê-la por essas bandas!!! Obrigado pela motivação.

      Excluir
  4. Pra ser honesto, nunca tinha ouvido falar nesse anime e provavelmente nunca assistirei. Mas queria compartilhar que essa semana foi bem complicada pra mim em questão de conteúdo e cansaço por conta do mestrado e esse post me fez companhia em algumas das poucas horas vagas que tive (tanto que levei a semana toda para ler). Foi como se eu tivesse assistido um anime inteiro nesse tempo sem ter que parar para assistir kkkk e provavelmente entendi mais do que se eu tivesse assistido, muito obrigado. Grande abraço Sr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! É bem isso que eu desejava!!!

      Acho que o melhor de escrever é quando o texto funciona rs, e fico bem sabendo que consegui transferir a experiência de forma completa.

      Sr Ed, força! Pode contar comigo que o que eu puder escrever o farei, dividirei essas memórias sempre.

      Tu me fez sorrir.

      Excluir
  5. Eu assisti a este anime a milhões de anos atrás e até hoje não consigo esquecer as cenas e meus sentimentos atordoados enquanto assistia por mais que seja incrivelmente preocupante é louco de entender ele é super incrível e indico pra quem tem estômago kk
    É só ressaltando o quando eu amei a sua crítica juntamente com uma longa explicação para quem não entenderia por ser complexo nota mil parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ter curtido, tanto o anime quanto o texto... bom ver que ele teve seu significado compreendido!!!

      Seja sempre bem vindo ao blog!! E eu to escrevendo sobre a terceira temporada, logo logo vou publicar.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)