SérieMorte: The Witcher - Temporada 3 - Parte 2 - Pra quê?

Queria dizer que fiquei decepcionado pela segunda parte ter apenas 3 episódios, mas sendo muito sincero: Que bom que acabou, e digo mais, demorou muito.

Essa segunda parte foi desnecessária, e foi uma tentativa óbvia da Netflix manter o "hype" sobre sua série, esticando ela de forma mal pensada, mal elaborada e muito mal executada.

São basicamente 3 episódios pessimamente dirigidos, com cortes sem o menor sentido, uma passagem de tempo confusa, e resoluções inconsequentes e insignificantes. Muitos dos diálogos são gratuitos, e a única ação que existe está nos 10 segundos finais do terceiro episódio. O resto é só conversa barata, tramas sem rumo, e surpresas vagas.

Falarei o que mais achei dessa parte da série e não vou poupar spoilers

Boa leitura.

Dividir foi o mesmo que destruir o que já tava bem prejudicado. A decisão de jogar os três episódios finais pra 1 mês depois (praticamente) não tem nenhuma explicação.

Os episódios não tem qualquer "super produção", tudo é só conversa e mais conversa, com tanto diálogo que dá sono. É só um monte de gente ameaçando e raramente fazendo algo, e quando faz é fora de tela.

O primeiro dos três episódios é uma luta no território dos magos, que resume-se a um monte de gente levantando a mão pra jogar bolas de ar, e um monte de Elfo surgindo com flechas matadoras de Magos pra peitar e defasar os magos tudo, que estavam no próprio território.

Mas a gente se perde nessa luta, pois tudo é muito mal explicado e jogado de qualquer jeito em tela.

São 4 frentes de batalha: Os caras que tão do lado de Nilfgaard, os caras que tão do lado de Redania, os caras que tão do lado dos Magos, e o Bruxão, que diz não estar do lado de ninguém mas ta do lado de Cirila.

E é tiro de "magia" (que é só vento, dá até vergonha de ver), espadada e flecha. Um monte de gente se matando no meio do caos, sem que tenhamos a menor noção de quem tá vencendo ou perdendo. Só ficam mesmo na ameaça, no meio do tiroteio, uns encarando os outros e gritando "Eu vo ti matá!"

Mas beleza, podemos ignorar tamanha bobagem e focar no núcleo do Bruxão certo? Que nada... ele não tem nada pra contar, nada pra fazer, e a série se esquece que o nome é "THE WITCHER" tirando ele de tela nos 3 episódios.

Pois, ele toma a maior surra da vida dele do primeiro mago chefão que aparece, e fica paraplégico, se afoga, morre, ressuscita, eu sei lá! A série não sabe qual o problema dele, só coloca tudo em tela e a gente ganha a opção de escolher. A questão é que ele perde, e fica imobilizado pra que a história foque nos demais milhares de personagens que entupiram nela.

Yennefer toma as decisões mais malucas que já vi, em cenas forçadíssimas e nada emocionais (mas que parecem achar que são). A primeira delas é quando abandona Cirila e o Bruxão, pra voltar pra guerra, só pra chegar e dizer "E ai" e exatamente 1 segundo depois, outro mago aparecer no lugar dela e dizer "Cheguei, agora todo mundo ta salvo, vazem" e literalmente 1 segundo depois ele EXPLODIR EM CHAMAS E NINGUÉM SER SALVO.

A moral dessa balbúrdia é que, NÃO FAZ SENTIDO! Porque em sã consciência Yennefer abandonaria sua FILHA (QUE ELA ADMITE SER FILHA DELA) sendo que, os vilões tão justamente atrás da menina?

E ela faz isso pra supostamente salvar sua mãe, a maga toda poderosa lá de Aretuza, que se sacrifica usando uma magia proibida de soltar raio pela mão, pra literalmente outra pessoa (sem ser Yeneffer) chegar e salva-la? E no final de tudo, a velha morre de qualquer forma mano, ela se mata, corta os pulsos, usa umas magias que drenam sua vida, EU SEI LÁ! 

Tudo tão mal editado que no fim, da a impressão que fizeram às pressas e deixaram de tudo um pouco pra gente interpretar como quiser, preencher as lacunas com nossa imaginação, e escolher o desfecho pois, os roteiristas foram incapazes de contar isso! O diretor foi incapaz de mostrar isso! Os editores foram incapazes de montar isso! A NETFLIX FO INCAPAZ DE PUBLICAR ISSO! 

Afinal dividiram em duas partes pra? Jogar tudo de qualquer jeito e dane-se o público.

Cirila então, jesus, que tédio. UM EPISÓDIO INTEIRO DELA NO DESERTO VENDO UNICORNIOS E TENDO VISÃO DA FAMÍLIA MORTA, PRA CONHECER UMA ELFA ANTIGA QUE NINGUÉM QUE ACOMPANHA A SÉRIE DEVE LEMBRAR, PRA NO FIM ELA ACEITAR PODER DO FOGO, E REJEITAR O PODER DO FOGO, OU NEGAR SEUS PODERES, EU NÃO SEI MANO, EU NÃO SEI! POIS A PORCARIA DA SÉRIE NÃO SABE O QUE ESCOLHER!

Gente, é revoltante, perdoe o capslock ligado mas, dá não, como que posso expressar o tamanho do desgosto que senti ao assistir isso se não for gritando? Dá não.

O Bardo, vamos falar do Bardo, melhor, esquece o Bardo, vamos falar do Príncipe que ele ficou.

Por que exatamente a série construiu o romance deles dois se eles jogam isso fora, em uma única cena? Pois é, eles namoram, se pegam, dormem juntos, e o príncipe vai lá sequestrar Cirila (que já tinha dado no pé) e logo em seguida, o Bardo diz "Pô mano, eu sabia, tu mentiu"! Ah me poupe.

Aí na próxima cena em que o Bardo aparece, procurando a Cirila do outro lado da ilha, o Príncipe reaparece e pede ajuda pra fugir, pois a Guerra começou, já que Cirila explodiu (noticia essa que abala o pobre Bardo). Mas o Bardo oferece a tal ajuda, pra depois disso o crédito ir pra Maga traidora do lado de Redania. Detalhe: Como que o príncipe viu a torre onde Cirila tava explodir, e o Bardo não? SE TODO MUNDO TA NO MESMO LUGAR!?

E então, o Príncipe vira rei pois matam o irmão dele e fingem que não sabem quem foi. Alguém assistiu muito Game of Thrones, tentou imitar, mas esqueceu de tentar fazer algo decente, de nos deixar conhecer e se envolver com os personagens, ou pelo menos nos importarmos com eles. Tudo aqui é repentino, sem esforço, sem propósito, e estragado, quem liga pra um rei chato morrendo?

No último texto que fiz o sr Ed me contou que o Radowid, o tal príncipe, era FILHO do Vizimir, e não irmão, e ele é uma criança no livro. Juro que eu visualizei a cena dele sendo coroado, como se fosse uma criança assustada recebendo a coroa ainda cheia de sangue do próprio pai, traumatizada, e eu senti o peso da cena. Aí me deixei ver a cena como ela realmente foi na série, com o Radowid adulto recebendo a coroa, e só fiquei me perguntando "Por que não deixaram ele criança mesmo?"

Precisavam de um parceiro pro Bardo? Será que pensaram "Poxa precisamos dar mais significado pra ele"? Faça suas apostas, escolha o que quiser, o poder da escolha é nosso, pois o roteirista não quer.

A Guerra dos reinos, ela começou! E vemos sabe quanto dela? ZERO. Sim, não vemos nada da guerra, a grande temida guerra, que todo mundo tanto queria evitar, ou ter vantagem, ao ponto de ir atrás de Cirila e tal, mudando de lado tantas vezes que eu já não sei quem é mocinho e quem é vilão.

Tudo que sabemos da guerra é o que as pessoas contam em seus diálogos: "Ele é mal, devastou uma aldeia atrás de Cirila" ou "Estamos perdendo a Guerra, eles são muito fortes" mas a gente vê só os caras nos bastidores mesmo, planejando, discutindo "táticas" (se é que alguém botando dedos no mapa é uma tática) e lamuriando. 

Gente, quem quer ver uma história de Guerra onde tudo que assistimos são os Comandantes e Generais em suas cadeiras confortáveis, ou seus tabuleiros de xadrez gigantes, discutindo a respeito de seus soldados em campo? É estúpido.

As cenas de ação que ocorrem são sem importância, ou quando tem alguma importância são tão rápidas que mal podemos aproveita-las, com destaque em apenas duas: Bruxão contra guardas no final da temporada e Cirila contra bandidos pra fugir.

O Cara que Cirila mais odeia, por ter matado a família dela, luta na batalha dos magos, mata um monte, pra logo depois chegar na frente da menina e falar "Me mata, eu deixo, eu peço perdão, chorei" e instantes depois literalmente tirar a espada da mão dela e sair lutando com outros caras, do PRÓPRIO EXERCITO pra fingir que é aliado, ah qualé! Nem da tempo de absorver o que acontece, e as lutas tudo ocorrem fora de tela.


A Rainha dos Elfos que lutou pelo lado de todo mundo, e foi traída por todo mundo, descobre que o chefe dela, pra quem acabou de jurar lealdade (pela vigésima vez na série) foi quem matou o único bebê que ela teve, meu?! A reação dela é tão besta, sem fúria, e vazia, que eu nem lembrei da cena em que ela DIZIMOU OS BEBÊS DE UMA CIDADE POR VINGANÇA!

O Bruxo do Fogo que Geraldão tanto caçou, morre COM UM CORTE! O cara corta a cabeça dele em uma cena rápida e pronto, tudo resolvido. SENDO QUE ELE DEMOROU BEM MAIS NA PRIMEIRA LUTA EM QUE ELE TAMBÉM TINHA VANTAGEM, que ocorreu lá na longínqua primeira parte! É tudo roteiro mal feito, só pode.

Falando nisso, os planos pra quarta temporada são uma aposta em algo sem surpresas. A Cirila Falsa construída por um Mago é recebida pelo Emhyr, e eles tentam surpreender e tal, mas revelam que é ela, a falsa (como que acharam ela? O Bruxão não tinha protegido??) cedo de mais.

Daí como consequência, o Bruxo declara que quer caçar Ehmyr e libertar Cirila (mas vai atrás da falsa sem saber) após saber que ela já foi encontrada e levada pra Nilfgaard e... aliás tem isso...

A cena em que o Bardo leva essa notícia pro Bruxo é ridícula! Ele encontra o Bruxão, sendo tratado pelas Druidas (na real ele só ta deitado mesmo pois ninguém pode curar ele), e diz "Poxa, desculpa, Cirila não foi encontrada" pra logo em seguida sua fala ser "Mas aqui, vão dar uma festa lá em Nilfgaard, pois encontraram ela, toma o convite". Tipo? Eu perdi algo em 1 segundo de fala? Cortaram as cenas? Ou apenas... ah já sei: Escolha e interprete como quiser.

A Cirila verdadeira tá com um grupo de jovens ladrões, os mesmos que fizeram uma ponta na primeira parte (mas é fácil esquecer que existem), depois de se apresentar como Falka, a elfa antiga que foi morta nas chamas, mas parece que a possuiu, ou ela ta fingindo ser ela, ou ela quer mandar um recado, ou... EU-SEI-LÁ!

The Witcher, uma série que eu assisti e sai sabendo menos do que sabia quando comecei a ver.

Me arrependo? Pra caramba! Era melhor ter aproveitado esse tempo pra ler um livro, quem sabe, o próprio do The Witcher...

Ahá! Entendi, é tudo uma tática da Netflix em nos fazer parar de assistir e ir ler livros! Afinal, as obras originais superam em muito qualquer adaptação feita de qualquer jeito.

Me lembrou a época que MTV botava mensagens para desligarmos a TV e irmos ler livros. Eis que o Streaming está fazendo o mesmo! Voluntariamente ou não, tá quase funcionando pra mim.

É isso.

SEE YAH!!!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. É uma questão de marketing, só que ta ajudando a vender coisas que não são deles kkkkk, os livros originais e o jogo...netflix muito a frente do seu tempo (ou não).

    Pior que o jogo do geraldão é tão daora poxa, e estragaram ai com essa série mal feita, ah cara, bem triste, mas o jogo vale a pena, adoraria uma análise morte inclusive, mas acho que não é bem o seu gênero kkkkkkk

    See yah!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a jogar, mas era bem grande ,então deixei pra um momento que eu tivesse mais como me focar. Na época não conseguia me concentrar.

      Pode ser que a hora esteja chegando sr Wilson!

      Excluir
  2. Então, eu li uma matéria em que o diretor disse ter "simplificado" a trama pra abranger um público maior (o que acabou saindo pela culatra pq claramente ficou muito mais confuso). Vou fazer alguns paralelos aos livros pra tentar agregar informações (alías, fiquei bem lisonjeado pela citação).
    Primeiro, a batalha. Eu já falei no outro post que nos livros havia um bloqueio antimagia no local, assim os magos conseguem ser massacrados, isso pq no livro os magos são mais do que alguns inúteis jogando tiros de ar e fazendo escudos.
    Essa sova que o Geralt leva do Vilgefortz acontece, o Geral fica com sequelas (não da surra, acredite, mas sim do tratamento) e carrega um joelho ruim pro resto da saga (aparentemente o escritor tinha visto que criou um personagem extremamente apelão e precisou dar uma limitação a ele, que seria o joelho meio ruim, mas nessa última batalha aí na série isso não parece ter existido).
    A morte da Tissaia nos livros tem um pouco mais de peso, é puramente suicídio mesmo, não tem nada de magia cobrando preço. Ela simplesmente vê que o local foi arrasado e se sente culpada, então acaba tirando a própria vida (isso antes da poeira abaixar). Na série eles deixaram o clima esfriar, teve reencontro, abraço, sorriso, pra depois de tudo isso a mulher se matar do nada e meterem uma justificativa fuleira que ninguém entendeu.
    Radowid! nos livros como eu já disse ele é uma criança, então ele não tem poder pra governar e tomar decisões, sendo assim a Filippa e o Djikstra começam a agir como "regentes" (o que é um plano muito mais elaborado por parte da Filippa). A questão é que a criança passa a infância inteira colecionando rancor, principalmente da maga que matou o pai dele e que se aproveitou pra abusar do poder como um abutre, daí no futuro ele se torna aquele camaradinha simpático que conhecemos em The witcher 3.
    O mago Rience tem uma importância muito maior também (e uma morte mega emblemática lá pra um dos últimos livros), pra ser honesto, não sei pq mataram ele assim :( ele tinha uma frase muito emblemática, ele sempre dizia "vou te ensinar o que é a dor, com essas mãos, com esses dedos!!!", isso tem um significa enorme pra quando a Ciri mata ele, daí o pior é que na série ela corta os dedos do cara antes dele morrer kkkkk só que sem significado algum, que raiva manoooooo.
    Outra coisa que não ficou clara também foi a questão do fogo, a Yennefer já tinha explicado que não podia manipular o fogo pois era muito caótico, nos livros a Ciri tenta em um momento desesperado e acaba perdendo a conexão com o Caos, justamente pq tentou manipular o fogo sem estar preparada, não foi bem ela abdicar dos poderes, infelizmente ela só perde mesmo (me refiro às habilidades de maga, ela ainda tem os poderes do sangue antigo, só não vai poder ser uma maga como a Yennefer).
    Por último, Cahir realmente se arrepende do que fez e busca a Ciri pra se redimir, só que isso é feito de uma forma MUITO mais bem construída. A forma que a Netflix colocou não fez sentido nenhum, nenhum mesmo.
    Ai, espero que não tenha ficado muito longo, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que preciosidade sr Ed.

      Para serem tão temidos eu esperaria muito mais dos magos, é estranho eles tomarem uma surra na própria casa e terem poderes tão idiotas (o maior deles é soltar choquinho que só pega quem tiver a céu aberto). A antimagia enfraquecendo era mais do que essencial para fazer essa parte ser válida, um detalhe que devia muito ser comunicado na série e não é.

      Ahh agora entendi a piada do joelho! Ficam meia hora batendo na mesma tecla de que o Bruxão não consegue mais andar direito, mas eu fiquei pensando "Gente, o cara não consegue nada, ele ta acabado, andar é o de menos". Não souberam lidar com a informação nem passar ela adiante, e o tratamento dele na série é só a Yennefer fazendo magia de cura... nada mais funciona, ou seja, tudo vago de mais pra ideia da sequela ser considerada.

      Tissaia, cara como lamentei o confuso desfecho dela. E ri, não pela morte dela, mas pela péssima montagem das cenas. Quiseram forçar algo emocional antes da morte dela, mas não conseguiram construir nada e no fim, só ficou tudo extremamente vago.

      Radowick foi um erro na série, a escolha que fizeram destruiu o personagem.

      Rience é o de fogo? Gente ele tem importância no livro??? Pois o pessoal da série cagou pra ele. Triste isso meu.

      Cahir é o soldado que ajoelhou na frente dela no fim né? Tipo, meu cérebro preferiu descartar o personagem de tão desperdiçado que ficou.

      E, no fim de tudo Ciri perdeu a conexão com a magia... hm. A Série atirou pra tantos lados que eu jurava que no fim de tudo ela foi possuida pela elfa antiga e agora era um receptáculo do poder do fogo e... viajei.

      Entendi porque o superman abdicou da série. Os caras deviam muito ter seguido o material base sem inventar de mais, isso só arruinou a adaptação.

      Sr Ed, obrigado, amei seu comentário/complemento do artigo!!!!

      Excluir
    2. A forma que eles colocaram foi estranha mesmo, mas Falka é só o codenome que ela vai passar a usar enquanto estiver com essa galera aí, não tem possessão kkkk.
      E o Rience é o mago de fogo sim, ele deveria ter importância, juntamente com Vilgefortz e um outro vilão que não apareceu na série ainda (que é incrível, mas que tenho até medo do que vão fazer).
      E não descarte o Cahir do cérebro ainda kkkk ele tem uma grande relevância na história, pode ter certeza que ainda vai ter muito pano pra essas mangas aí.
      Outro detalhe interessante, nos livros a Ciri está fugindo do Vilgefortz e acaba escapando por um portal (que se não me engano é aberto pela Yennefer, mas elas duas acabam se separando e a Ciri cai no meio do deserto). A questão é que o portal fecha bem na cara do Vilgefortz e é aí que ele adquire aquela cicatriz gigante no rosto. Na série ele aparentemente só sobreviveu àquela explosão absurda e ganhou uma cicatriz na cara (e um olho mágico, afinal ele também perde o olho quando o portal fecha na cara dele).

      Excluir
    3. Confuso de mais kkkk. Os caras querem contar algo e falham miseravelmente.

      Do jeito que a série se saiu, temo por como pretendem abordar os demais personagens agora.

      Faria tanto mais sentido se explicassem o rosto dele no final. Juro que eu tinha ESQUECIDO que ele explodiu na torre, e quando o vi aparecendo do lado do rei eu pensei "Porque o rosto dele ta assim?" e só depois caiu a ficha.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)