SérieMorte: The Witcher - Temporada 3 - Parte 1 - A chatice do mistério, conspiração e paranoia forçados

A terceira temporada tenta reparar tudo o que a segunda prejudicou e busca ser mais organizada ao meu ver, porém erra ao se dividir em duas desnecessárias partes, e prolongar uma estória curta e sem sal.


Na primeira parte são somente 5 episódios, cada um com sua uma hora mas, todos bem trabalhados e com uma história simples, repleta de diálogos, ação, efeitos bons e atuações decentes, e o que seria melhor de tudo: Sem enrolação... pelo menos é o que eu queria dizer até perceber que essa é só a primeira parte... e serve apenas pra nos enrolar.

Falarei tudo a respeito a seguir.

Boa leitura.

O primeiro episódio serve pra nos posicionar e ambientar com relação aos personagens: Ciri, o bruxão e Yennefer estão vivendo o sonho feliz em família, viajando pelo continente a procura de um abrigo em que possam ficar pelo menos uma noite sem serem atacados por magos, humanos, elfos ou monstros, que querem Ciri a qualquer custo.


Enquanto isso eles treinam e é isso, a temporada começa com eles buscando alternativas pra continuar vivendo enquanto se preparam pro que tem de pior por vir, sempre protegendo Ciri, e guiando ela nas artes do combate corpo-a-corpo de um bom bruxo, e magia de uma boa maga. Seria excelente se mantivesse nessa proposta, mas ela acaba tropeçando em um mistério forçado.

O que tem de bom?


O bom dessa temporada é que ela já estabelece um tempo, deixando claro que se passaram 6 meses após os eventos da segunda, e sempre mostrando a passagem através de eventos simples e claros. Não nos perdemos aqui, é fácil entender onde os personagens estão, o que estão fazendo, a razão de suas escolhas e principalmente: QUANDO.

Outra coisa é a aparência de todos, o que mescla bem primeira e segunda temporada, deixando todos mais reconhecíveis. Ciri se parece mais com sua versão mais jovem (talvez pelo cabelo mais arrumado), mesmo as sobrancelhas mantendo a coloração mais escura, e estando nitidamente mais velha, e seus cabelos permanecendo muito mais claros do que eram. 


Yennefer tem seus cabelos mais lisos e soltos, e os olhos menos destacados em roxo...


E o bruxão está mais flexível, com roupas mais realistas e críveis e não só uma armadura que destaca os peitorais... ficou bem melhor agora.


As cenas de ação estão impecáveis, sem cortes (tirando as espadas furando e esquartejando geral) repentinos, e com ótimos planos sequência. as magias não são exageradas, e os efeitos especiais são sutis e até que bem realistas.


Até mesmo em uma pequena guerra que ocorre no primeiro episódio, com 3 grupos diferentes lutando entre si, da pra entender o que ocorre, e compreender a cena sem grande esforço. Isso foi muito bem feito e dirigido... pena que ficou só no primeiro episódio mesmo.

Aliás, falaram tanto que Henry Cavil não voltaria ao papel de Gerald mas, ó ele aqui (mas eu sei, ele sairá/sairia na próxima)... não só ele como a Ciri e a Yennefer também são interpretadas pelas mesmas de antes. No máximo, eles tem a aparência levemente distante do que foi visto na segunda temporada, mas muito mais próximo da primeira, o que repito, pra mim foi uma ótima escolha de figurino e maquiagem.


Nem tudo é o que parece...

Com uma trama muito mais frenética, mesmo sendo mais curta, a temporada tá excelente... pelo menos no início foi o que pensei...


Ao longo dos 5 episódios tudo se resume a uma jornada que deveria ser fácil e rápida do ponto A ao ponto B, enquanto rola uma baita investigação repleta de mistério, e torna tudo mais lento sem razão.

Acompanhamos o trio principal, mas também temos vislumbres de cada reino e seus planos individuais, lembrando um Game of Thrones da vida. Para os protagonistas, o único objetivo é viajar até Aretuza (ilha dos magos) e convencer geral de se unir pra proteger Ciri, mas alguém está conspirando no meio dos Magos, e ninguém parece estar propenso a dialogar pra tentar descobrir.


É uma arapuca de pistas falsas, em que cada personagem investiga por conta própria a mesma coisa que todo mundo, mas só conseguem as respostas quando é tarde de mais.

Acaba sendo meio chato de assistir, principalmente quando percebemos o quanto estamos sendo enrolados. Meu, tudo se solucionaria com uma simples conversa, e nada impede ninguém de conversar, só seus próprios instintos ignorantes de individualidade.


Todo mundo quer ir pro mesmo lugar, todo mundo tem objetivos em comum, todo mundo inclusive tem o mesmo destino, mas ninguém coopera... é revoltante.

Até mesmo Ciri, Gerald e Yennefer passam por isso. No começo os três estão lá, juntos, e do nada decidem se separar para IR PRO MESMO LUGAR. Não tem como não se incomodar com isso, pois é um vai e volta irrelevante que apenas serve pra distrair e nos fazer perder tempo.

E tudo isso é a primeira parte...


Inclusive, da pra resumir a temporada no 5° episódio, que é um dos mais incômodos de se assistir. Nele, ficamos presos num looping de uma festa muito enjoada, com uma trilha sonora falando sobre "Não se engane com o que vê", tocada por uma banda que a própria série esculacha (o Bardo em pessoa fala que é horrível, e realmente é!), tudo para testemunharmos o desfecho da tal investigação.


Tudo que vemos é a mesma maldita festa, com pessoas conversando e tramando, se repetindo mas em diferentes perspectivas, com aquela música terrível tocando e tocando com o refrão pegajoso e nada agradável... meu deus.


E se não bastasse essa pequena tortura, ela termina como um caso de Scooby-Doo, em que o suposto vilão é capturado, mas restando minutos pra acabar o episódio, descobrem ter sido tudo parte de um plano maior e uma confusão que não previram, e pronto, acabou a temporada... ou melhor, a primeira parte.


Pois pra surpresa de ninguém, 5 episódios equivalem apenas a metade da temporada, e a segunda parte foi adiada e prevista para o final de Julho de 2023.


Moral da história: Além de ser uma enrolação pra lugar algum, ela ainda não acabou e temos mais um mês de espera.

E os monstros?


É, toda a ação vista no primeiro episódio ficou ali mesmo, e de criaturas caçadas, pouco há.

Tem um ou outro monstro, mas a série ocupa muito mais seu tempo em política e tramoias, ignorando aquela parte que todos queremos mais ver.


Fiquei chateado, pois os poucos momentos de aventura ou interessantes, rapidamente se substituíram por conversas e mais conversas. 

E digo mais, achei que tudo soou forçado na própria jornada do herói. Enquanto Yennefer e qualquer mago pode viajar por portais pra onde quiser, quando quiser, o bruxão tem que pagar barquinho pra chegar num lugar em que CENTENAS DE PESSOAS chegam usando também portais?


Se isso não é forçar a barra criando um desvio narrativo sem razão, não sei o que é. Além disso, a criatura que aparece no mar que eles tem que atravessar, é exatamente igual a qualquer outra criatura vista em qualquer outro episódio. 


Falta criatividade no design de monstros, e uma variedade na palheta de cores. Se as criaturas no jogo e livro são assim também, juro que soa bem sem graça, um monte de monstros cinzas com dentes. 

E desculpe se estou equivocado, mas a graça da série é ver o bruxão matar monstros, ou pelo menos ver a Bruxa, Maga, Elfa e Princesa aprendendo a virar uma excelente caçadora! Inclusive, os poucos momentos em que ela pôde lutar, foram ótimos... pena que foram curtos.


Teria sido melhor ver mais de Ciri mostrando suas capacidades e aprendendo mais com seus pais adotivos, mas tudo desvia pra uma trama sem graça baseada em pura conspiração.

Falando a real, bateu um arrependimento de ter voltado a assistir... eu deveria ter desistido na segunda temporada mesmo.

Tô triste pela série, mas já que comecei, vou esperar pra ver como tudo acaba daqui a um mês.

Até lá, é isso...

Ai ai... see yah...

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Acho que meu pior erro antes de começar a ver essa série foi ler os livros antes! Agora simplesmente não consigo parar de ver erros e ficar descontente.
    Achei a qualidade dessa temporada bem baixa, concordo que enrolaram bastante e que esse último episódio foi uma tortura ter que ficar devendo a mesma coisa várias vezes em perspectivas diferentes. Mas tirando isso, tiveram outros detalhes que me desagradaram, como alguns cortes bem bruscos e até meio sem lógica. Falo em especial da cena em que aparece a caçada selvagem, num momento a Ciri foi deixada sob os cuidados do rapazote lá do banco, no outro ela tá correndo da caçada selvagem e no outro ela já tá abraçando o Geralt (é como se eles tivessem só colocado aquela cena ali pra dizer "olha só hein, temos a caçada selvagem aí"). Também não gosto nada daquele Emhyr, acho que a série ter revelado a identidade dele tão cedo acabou jogando fora um plot bem importante no livro, tirando que aquele ator está se esforçando muito, mas não tá chegando nem perto do Emhyr que ele deveria ser (que é um personagem extremamente assustador). Por último, tem também a mudança que fizeram no Radowid, na história original ele não é irmão do rei Vizimir e sim o filho (uma criança mesmo). Isso por enquanto não tem tanto efeito, mas imagino que no futuro vai fazer uma grande diferença no futuro e no desenvolvimento do personagem. Enfim, espero que tenham trabalhado melhor na segunda parte, mas aí eu volto pra comentar no seu futuro post kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela passagem da caçada é totalmente ilógica! Eu fiquei me perguntando se o bruxão tinha teletransporte... tem Fast Travel em the Witcher?! Pois só assim pra ele aparecer tão rápido, até porque a Ciri tinha tentando invocar ele e não conseguiu, sabe-se la porque (roteiro né).

      Era pro cara ser assustador? Eu achei ele até simpático... meu agora entendo porque o superman disse que a série saiu dos trilhos.

      O Radowid é o namorado do Bardo? Se trocaram a idade dele foi pra fazer essa conversão... no livro não é assim???

      Bem, eu também to torcendo pra ao menos darem um bom encerramento pra essa temporada, mas depois do episódio do baile, da até medo.

      Bem, sr Ed, vlw pela leitura e comentário, aliás... tu só agregou ao post compartilhando diferenças do livro. Obrigado de mais! Se tiver mais informações to aceitando.

      Excluir
    2. O Emhyr é um cara extremamente intimidador, é aquele tipo de personagem que chega perto e todo mundo prende a respiração com medo de respirar errado. É um Emhyr que merece ser conhecido como "A Chama Branca dançante sobre a mamoa dos inimigos".
      Quanto ao Radowid eu não posso falar tanto pra não dar spoiler pra quem não viu, mas no livro ele e o Jaskier não têm relação nenhuma. Ele é literalmente uma criança e vê as coisas com os olhos de uma criança, que obviamente cada experiência vivida vai refletir no homem que ele se torna lá na frente.
      Um detalhe que esqueci de comentar e que não entendi direito também foi a cena da festa. Nos livros, o lugar onde eles estão está sob efeito de um feitiço em que todos os magos daquele local ficam impossibilitados de usar magia (isso é inclusive bem importante para a parte II dessa temporada), isso é feito até mesmo pra manter a paz, afinal são muitas pessoas poderosas em um só lugar e qualquer desentendimento pode terminar bem mal, mas aí na cena da briga o Istredd lança um feitiço no peito do Geralt que ele voa longe, então e aí? kkkk tem ou não tem o bloqueio? Acho que a série nem comentou sobre isso, então vou supor que não, veremos como ela vai prosseguir.

      Excluir
    3. Esqueci de colocar, aqui é o Ed ainda kkk deixei anônimo sem querer

      Excluir
    4. Detalhe interessante esse sr Ed, eu achava que aquele anel flamejante era um tipo de bloqueio arcano, mas isso cai por terra com o ataque do cara.

      Sobre o irmão do rei lá, que era filho no livro, mano?! Qual o sentido de trocar tanto assim um personagem? Se não é algo do livro to completamente sem entender pra que incluíram isso.

      E calma lá, o cara de porco espinho é a Chama Branca? Que??? Eu tava achando que ia ser alguma divindade oculta que apareceria (A série não sabe explicar o que todos veneram), é sério que ele quem é a tal entidade?? Espero que na segunda parte corrijam essas coisas, pois do jeito que tá tá ficando feio.

      Excluir
    5. Esse bug do anonimo me desanima kkk. Mas é melhor assim do que nem ter comentários. Meu, agora pouco um diretor de um filme que critiquei comentou (ai fico na duvida, será mesmo que foi o diretor ou alguém tirando onda com minha cara kkkk).

      Excluir
    6. Sim, ele é a chama branca kkkk o cara que você até achou simpático.
      E eu prefiro acreditar que era o diretor mesmo, inclusive também li aquele artigo sobre "Wekufe", fico feliz que tenha chegado tão longe. E não se envergonhe das suas análises, você bateu um pouquinho no filme, mas também citou os pontos positivos, mantenha a mesma honestidade sempre (o diretor aguenta kkkk).

      Excluir
    7. E vi lá a segunda parte... sr... que tristeza viu.

      Desculpe demorar tanto pra ver o comentário, eu esqueci de respondê-lo...

      Sr Ed, obrigado! Irei me empenhar nos próximos textos, sempre!!! E sempre serei bem sincero rs.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)