SérieMorte: The Witcher - Temporada 2 - Ruim ao ponto de nem querer ver

A terceira temporada desta série inspirada em Games e Livros já tá na Netflix, e apesar de eu ter amado a primeira temporada, eu simplesmente ignorei a segunda.

Achei ela tão ruim, mas tão ruim, que a Netflix registrou onde parei na última tentativa de assistir, estagnado no início do 7° episódio. Pois bem, decidi ceder e voltar a assistir, não tudo de novo, pois me lembro muito bem do que odiei, mas de onde eu parei, e acabar logo com isso.

Falarei minhas razões pra desgostar tanto dessa temporada, e não se preocupe, serei breve.

Boa leitura

Logo de cara me lembro de ter estranhado a atriz que interpreta a Ciri (Freya Allan). Eu cheguei a parar a série pra pesquisar a razão de terem trocado a atriz, e o pior de tudo é que não tinham trocado, a desculpa pela mudança significativa na aparência era que "ela cresceu"! Apenas decidiram botar uma maquiagem mais "clara", deixando ela com um aspecto bastante diferente da temporada anterior, e quase irreconhecível.

Mas não foi só isso que foi alterado, pois a estrutura da série em si difere muito daquela vista na primeira temporada: Agora ela é linear, e parece contar eventos passados, mesclados ao presente, mas que jamais foram mostrados, e no fim permanece sendo linear e no presente. 

Confuso? Eu explico: A série mostra personagens novos, mas que parecem antigos, mesmo que nunca tenham sido mostrado antes! Daí ficamos com aquela sensação de ter perdido ou pulado algo, quando na verdade é apenas referências (eu acho) a algo de outra mídia (repito, eu acho, pois nem eu entendi!)

Uma das maiores estranhezas que tive foi essa, pois muito do que aparecia soava como algo que remetia à eventos anteriores, mas estes eventos não pertencem a primeira temporada, e sim são coisas dos livros, ou do jogo, ou talvez do spin-off em animação, que eu nunca nem vi (e nem pretendo)!

E se tem algo que prejudica a imersão é chegar em uma história cheia de referências que nós somos obrigados a conhecer, pra sequer compreender. Chega a ser algo mais forçado que os filmes Marvel e suas referências a quadrinhos, pois aqui, além de tudo soar vago de mais, ainda é pouco explicado pra quem só conhece a mídia do streaming.

Creio que fãs das obras originais devem ter adorado ver criaturas dos jogos, ou citações dos livros, mas pra mim, que só havia assistido a primeira temporada (e adorado), foi um desgosto sem igual não entender absolutamente nada.

E olha que eu aguentei, eu realmente tentei assistir, mas cada hora de episódio parecia como uma faca cravada em meu peito, com muito diálogo, cenas de ação ridículas (a luta contra o dragão, ou sei lá o que era aquilo, foi vexaminosa e inesquecível de tão tosca), ou apenas um monte de espalhafatosos eventos sem pé nem cabeça, repletos de violência explícita, em pseudo-antologias mal elaboradas (toda hora botam um monstro na tela só pra cumprir tabela, pois eles são mortos em segundos... parece que querem economizar com CGI).

Do nada enfiaram profecias pra fazer Ciri se tornar maior do que já era, e não parecem saber contar isso, apenas jogando responsabilidades em cima da garota, e não dando tempo para que absorvamos seu crescimento... e tempo é o que a série mais tem, pois são 8 episódios longuíssimos!

Geralt (Henry Cavill) tenta muito ser o mesmo bruxão de antes, mas agora com ainda mais sedução por sua Yennefer ele apenas, é um péssimo mentor, um terrível guardião, e nem se sai bem em lutas, parecendo mais improvisar do que realmente dominar o conhecimento da caça à monstros, a menos é claro que o roteiro diga pra ele ser bom lutador, ai do nada ele mata os monstros com 1 golpe (e nem queira atribuir às poções pois, nem sempre ele as usa).

Yennefer (Anya Chalotra) então, o que houve com ela? Presa em questões morais de ser ou não poderosa, e sem ter suas habilidades de fato, ela também não cede ao amor pelo bruxão e apenas o enrola, sem pedir ajuda, sem nem mesmo conversar, e ainda tomando decisões cada vez mais ridículas em prol de? O que exatamente ela deseja agora? 

Aliás que porcaria de monstro é esse apresentado no fim? A história gira em torno de uma "Baba Yaga" chamada Mãe Imortal que é visitada só pelas magas, mas assim, exatamente o que ela é? O bruxão tenta que tenta explicar nos 45 minutos do segundo tempo, mas quem disse que alguma coisa faz sentido? É tudo tão expositivo que enche o saco.

Na primeira temporada tudo era tão amarradinho e estabelecido, mesmo tudo se passando em tramas paralelas e separadas pelo tempo! Agora, com tudo linear e em sequência, só pareceu mais perdido e desajustado.

O Bardo... gente pra que trouxeram ele de volta? Antes permanecesse com seu single e assim ficasse! Agora tentaram criar uma nova música pra bombar (que nunca conseguirá) e simplesmente jogaram ele na trama, num espaço sem significância, e igualmente perdido.

A guerra dos elfos e o preconceito pelo qual eles passam é uma boa abordagem, assim como a brecha pras criaturas nunca antes vistas surgirem (o que explora e explica em parte a inexperiência do bruxão, mas também só faz ele parecer mais fraco), só que até isso tudo fica perdido junto a trama maluca que querem empurrar.

O massacre de bebês é algo forte que com toda certeza estimula os Elfos e humanos a brigarem, mas sei lá, até isso achei forçado de mais.

Tudo isso é pra quê? Esticar uma estória boa que já existe em outras mídias? Pois mesmo sem nunca ter jogado The Witcher, eu sei que o 3 é sobre Ciri sendo treinada. Se estou enganado, foi mal, eu não consegui terminar os jogos ainda (um dia, quem sabe), assim como desisti da segunda temporada por quase 2 anos! Mas uma hora a gente volta...

E aliás, a temporada acaba sendo apenas uma forma de colocar Ciri no radar dos Magos, Bruxos, Reis e tudo mais. A grande revelação é a que o pai da Ciri ta vivo (e ainda é um dos reis porradeiros), mesmo tecnicamente TUDO ATÉ ENTÃO ter girado em torno da "amizade" dele com o bruxão (a promessa da Criança Surpresa foi por causa disso não foi?). É bem confuso pra acompanhar...

Aí depois de toda a enrolação, a temporada termina com abertura pra um spin-off (a série derivada chamada "The Witcher - Blood Origin") e só agora saiu a terceira temporada.

Enfim, eu fiquei tão decepcionado com a segunda temporada, que não queria assistir a terceira.

Mas, bora lá! Tamo no mar, bora se molhar.

Vai que é boa.

See yah.

Postar um comentário

0 Comentários