A Série Achada de Hoje: Doctor Who - Episódio Found Footage (Episódio 9 - Temporada 9 - Peter Capaldi)

Estou numa maratona de Doctor Who, em busca de uma maneira de escrever a respeito de tudo, sem ficar maçante, ou resumido de mais (como alguns textos que já fiz). E nessa jornada em busca de um plano, eis que me deparo com um episódio Found Footage!


Se tem algo que adoro falar sobre, é das obras que usam filmagens perdidas, e... fiquei surpreso ao testemunhar mais uma série usando algo do tipo.

Já vi isso antes sim, em Fear The Walking Dead, Arquivo X, ou até mesmo uma temporada inteira de American Horror History, porém, fiquei animadíssimo ao perceber que do nada, Doctor Who fez uma aula do estilo.

Falarei a respeito a seguir, com spoilers... mas só desse episódio "Não Durma Mais" (Episódio 9, Temporada 9)

Boa leitura... mas se eu fosse você, assistiria o episódio ao invés de ler.

Pra quem não sabe, Doctor Who é uma série da BBC, que existe a décadas, e atualmente está na sua "segunda fase".


A série de origem britânica passa na televisão desde os anos 60, e nunca passou por um "remake". Na real, ela permanece na ativa, mantendo tudo que já ocorreu, mas sempre se atualizando.

Ela consegue tal proeza graças a várias artimanhas de roteiro, como a habilidade (e necessidade) do protagonista, o Doutor, de renovar seu rosto periodicamente.

Assim, a cada ciclo do personagem, um novo ator assume o papel, e introduz características novas a ele, da mesma forma que toda a trama se renova e passa a girar em torno desse novo rosto, mas... sem jamais ignorar o que já houve antes.


A "segunda fase" é aquela que estreou no século 21, trazendo a série de volta (depois de um longo período de hiato), e ela permanece até os dias de hoje, sempre com um novo episódio, e algumas ótimas versões de doutores (as mais memoráveis diga-se de passagem!).

Doctor Who é um personagem imortal que pode viajar entre o Tempo, Espaço e até Realidade, e cada capítulo de sua história é independente dos demais, em um cenário novo (ou não).

Em todas suas encarnações, seu método de viagem é a TARDIS, uma Cabine de Telefone Policial Britânica, antiga, mas que na verdade é só um disfarce pra uma nave de interior infinito, que pode se deslocar pelo tempo/espaço/realidade.


Ele também sempre tem um (ou mais) companions, que são seus aliados de história. Geralmente, a cada ciclo do personagem (que se renova a cada 2 ou 3 temporadas em média) tem um novo companion.

Cada episódio tem formato antológico, com muita ficção científica, humor, drama, e uma dose curiosa de terror, sempre se passando no passado, presente ou futuro.

Apesar de uma série "leve", ela é riquíssima em tensão, e ela não pega nada leve com eventuais catástrofes. Além disso, apesar do formato antológico, ela em momento algum descarta eventos (a menos que isso faça parte do enredo), e tudo tem alguma consequência.


Dito isto, o episódio em questão é uma história tensa de terror, no século 38, que se passa totalmente em Found Footage.

Sabendo que o gênero normalmente se sustenta pela veracidade de suas cenas, sempre buscando nos convencer que é algo real, é improvável que um episódio de uma série assim, funcionaria em tal formato.


Mas, ela não apenas funciona, como mesmo sem acreditarmos em nada do que se passa em tela, ainda ficamos assustados.

É uma história perfeita, que surpreende, empolga, e aterroriza ainda mais com seu desfecho.

E olha que, mesmo sendo um conto de Doctor Who, com sua participação e tudo mais, ele sustenta seu enredo, contexto e narrativa no gênero escolhido, adaptando-se ao estilo, e melhor, fazendo dele parte da história!


A história é simples: Um grupo de resgate vai até uma nave espacial abandonada em busca de sobreviventes, e lá, encontram apenas o silêncio, até que este é rompido por Doctor Capaldi e sua companion, Clara Osvald, ambos perdidos ali em mais uma de suas viagens.

Aliás, Doctor nunca teve seu nome revelado (ele é importantíssimo), para o público ao menos, mas geralmente ele é reconhecido pelo ator que faz seu rosto na temporada.


O desta é o Peter Capaldi, sendo ela a segunda temporada consecutiva em que ele é o Doctor. Gosto de chamar ele de "sombrancelhudo" sendo essa uma característica bem chamativa do personagem por este ator. Mas, ele também é o "Doctor com Alzhimer", pois perdeu várias memórias após sua renovação.

A presença do Doctor favorece em muito a trama, pois faz com que ela ganhe ainda mais sentido e significado. Nada é o que parece ser, desde o início.


Aliás, pelo que eu me lembro, este é o PRIMEIRO EPISÓDIO SEM ABERTURA, pois não ocorre a clássica abertura da TARDIS voando, e a musiquinha da série.

Isso é bem significativo, afinal é proposital para respeitar o gênero escolhido.

No lugar, temos o título mostrado em uma tela distorcida, após um misterioso personagem se apresentar, já explicando como temos acesso às imagens.


Ele próprio justifica as "câmeras", alegando que uniu as filmagens recuperadas, e as editou na ordem certa para acompanharmos. Além disso, ele já lança o alerta de que, não devemos assistir.


O curioso, é que ao longo do episódio, somos levados a questionar vários buracos no enredo, como a própria presença das imagens dessas câmeras, sendo que não podemos ver as câmeras. A princípio deduzimos que estão nos capacetes dos personagens, e também são imagens retiradas de câmeras de segurança da nave... 


Mas aos poucos, personagens que nem estavam de capacete tem sua perspectiva gravada, e pior, locais incomuns para se ter câmeras também filmam...


Isso vai se agravando até que o próprio episódio nos explica que não há câmeras! Nós somos a "câmera".


Na verdade, são memórias tiradas diretamente da visão dos personagens, simples assim. Mas isso só ocorre por eles estarem diretamente ligados ao inimigo da vez: Morpheus.

É tão irado que, eu juro que nem queria contar, apenas recomendar que assista. Mas, resumidamente: Morpheus é uma máquina que remove o sono, encurtando drasticamente o tempo de descanso necessário do ser humano, de 8 horas pra 5 minutos.


Só que ao fazer isso, ele cria uma misteriosa entidade formada de Areia do Sono (a remela dos olhos). E essa criatura é mortal, além de ser fortalecida pelo sono que possuímos. Além disso, todos que passam pela máquina tem suas memórias coletadas em tempo real (afinal, durante o sono temos nossas lembranças rearranjadas no cérebro), independente de estarmos dormindo ou não.


E esse meus amigos, é o terror do futuro.

Mas, o episódio não se limita ao grupo de resgate e a dupla, tentando escapar da nave e seus monstros. Ele também revela muita coisa sobre esse elemento antagonista, e pra deixar tudo ainda mais assustador, ele nos faz virar parte da história!


Como espectadores, somos parte de tudo pois, desrespeitamos o alerta lá no início e apenas assistimos.

E, por causa disso, caímos na armadilha que nem mesmo o Doctor conseguiu prever. 

O episódio se encerra sem que haja uma solução, e isso sim é bem espantoso. Doctor sem querer nos infectou, pois mesmo sem acesso ao Morpheus, nós tivemos nossas memórias comprometidas com um parasita inimaginável.


E o pior... é um parasita do futuro!!! 

Este episódio faz bem aquilo que filmes como "Marcas da Maldição" tentaram, e nos afeta por conta de nossa curiosidade.

Claro que, não chega a ser algo tão perturbador que não possamos dormir depois, mas, ele cria medinho, ainda mais em crianças e/ou pessoas mais suscetíveis ao terror (com toda certeza).

Pra muitos pode não ser nada de mais, mas como tudo foi construído em um ótimo uso do estilo found footage, sua trama acaba funcionando muito bem, ainda mais com o desfecho inconclusivo.


Este se tornou um dos meus episódios favoritos da série, sendo um ótimo exemplo do que há de melhor em Doctor Who.

Pode não ser o melhor da série, afinal há vários episódios tocantes, empolgantes ou perturbadores (tudo depende de quem tá dirigindo e roteirizando, o que muda de episódio pra episódio), mas este é um bom exemplo do que se esperar ao consumir essa linda obra.


Permanecerei na jornada pelo artigo ideal de Doctor Who, e enquanto isso não ocorre, ficamos por aqui.

See yah!


Postar um comentário

0 Comentários