O Filme Achado de Hoje: The Outwaters (2022) - O pior Found Footage já feito.

O que que eu acabei de assistir?

Acho que de todos os found footages que já vi, este é o mais esquisito.

Falarei mais a respeito a seguir... com spoilers... 

Boa leitura... que é melhor que assistir.

Pra dizer a verdade, acho que algum estudante de cinema ficou extremamente empolgado com uma ideia que teve em um pesadelo, e pensou "Ora essa, vou filmar com meus amigos e ver se faz sucesso".

Daí ele pegou uma câmera, chamou a turminha, e foi filmando as coisas aleatoriamente, deixando pro editor montar depois.

Mas ele esqueceu que ele próprio era o editor e, percebeu que fez lambança com as filmagens, ai pensou "Vou por tudo de qualquer jeito e chamar de 'arte conceitual'" e pronto, lançou essa bost4.

O longa é ridículo. Ele não tem roteiro, as atuações são péssimas, não tem direção de fotografia, nem de arte, a edição de som é horrível e muito mal conduzida, e... meu pai amado como que algo assim pode ser chamado de "filme"???

E olha que ele até tem boas ideias! Nem tudo nele é um desperdício de tempo, apesar dele inteiro acabar sendo... mas tem algumas ideias soltas que funcionariam bem... se fossem postas na mão de alguém que sabe o que tá fazendo.

Acho que até um filme amador daqueles do youtube conseguiria fazer melhor... mas vamos por partes.

A Filmagem

Desde o início ela é incômoda. O câmera-man é absurdamente ruim (que aliás, é o diretor, roteirista e protagonista hein). Ele tem um vício em dar zoom e não consegue filmar as pessoas de longe.

Parece até que o tempo inteiro ele ta com a câmera enfiada na cara dos outros, e não consegue desaproximar. Ele filma tão de perto que da pra ver os poros dos atores, mas não da pra ter nem ideia do que tá ocorrendo.

O pior é que nem da pra reclamar disso afinal, chega uma hora que nem filmar ele consegue mais!

Quando as cenas são noturnas, tu pode fechar os olhos e só escutar, que acredite, VERÁ MAIS DO QUE TEM NA TELA.

Com uma lanterninha meia boca que num ilumina nem o buraco do dente dos outros, ele tende a iluminar a cara das pessoas, e quando busca iluminar o ambiente, percebe que não adianta de nada, então só finge que ta apontando pra algum lugar.

Meu, o filme se resume a gritaria, e imagens de péssima qualidade, próximas de mais, ou escuras de mais, e nunca da pra entender o que tá acontecendo.

Claro que na grande inspiração, fica aquela ideia de que é tudo proposital, pra dar um "ar de mistério", mas que na prática apenas nos faz sentir desgosto e arrependimento pelo que acompanhamos.

A Trama

Se tem alguma história aqui, esqueceram de por na edição, pois nunca vi algo tão bagunçado.

Primeiro que tudo começa sem ter o que contar, ou pelo menos sem nos dizer (ou mostrar) o que quer contar. 

São 4 jovens adultos, duas mulheres e dois caras. Os caras são irmãos, eu acho, e as mulheres nunca se viram na vida, mas tem algum relacionamento com os caras, do tipo amizade escolar vaga que nunca é citada mas a gente interpreta assim...

Daí eles se juntam pra viajar pro deserto, pra filmar um videoclipe, pra moça loira que canta pra caramba, mas fazem questão de usar e abusar de autotune.

Ai a outra moça é tipo uma maquiadora, e o outro cara é o cara do som... mas isso não importa pois, nada importa!

Isso nunca fica estabelecido, e ninguém parece fazer o que foi pago pra fazer. O cara do som só sabe por músicas no fundo, como som ambiente, e também faz questão de capturar o som ambiente, pra colocar como mais som ambiente, numa pós edição totalmente randômica.

A cantora canta, e adora falar da mãe dela e o quanto sente falta dela, mas que num serve de nada pra história.

O cara da câmera só sabe fazer zoom-in, e ama filmar de tudo, menos o filme.

E por fim, a maquiadora... taca sangue em todo mundo e gosta tanto disso, que taca sangue em si mesma e começa a se esfregar.

O filme num tem história... e se tem, não vale a pena tentar entender.

O Som

Talvez a única coisa que eu gostei, foi o som (também foi o máximo que consegui acompanhar do filme afinal, imagem num tinha né!).

As pessoas sabem gritar pô, tem uns barulhos de animais bizarros, acho que até o capeta fala em algumas partes. 

Tem muitos sons loucos, e muito autotune também. Direto distorcem a voz dos personagens, pra parecer algo satânico, e é risível mas, é legal de ouvir pois da medinho. Meu irmão no quarto do lado deve ter pensado que eu tava vendo algo tremendamente assustador...

Mas eu assisti com uma cara de bobo tentando entender o que tava acontecendo e torcendo pra no final tudo fazer sentido e... fez nada.

Mas, o que gostei mais do som, não foram as músicas extremamente variadas que adoram colocar, cortando o tempo todo pra mudar de disco, mas nunca com qualquer contexto válido...

O que gostei foi a forma que editaram, fazendo parecer (mesmo sem a tal justificativa) que eram músicas do ambiente real dos personagens, e não algo posto no pós produção.

Tem um trecho que um deles até cantarola junto, e canta também, o que é bem legal... mas ao mesmo tempo um baita desperdício de ideia afinal, tem o resto né.

Cenário

Teve? Os caras mal filmam o ambiente, e depois do primeiro ato tudo se resume a deserto e gritaria.

Sabe o que é mais louco? O titulo pode ser traduzido como "Os Fora d'água" e meu, ele se passa no DESERTO SEM ÁGUA NENHUMA! Tô confuso de mais... A única parte com água é quando vão dar um mergulho num lago e... é só isso! Não tem nada pra mostrar ali, nem pra fazer.

Enfim, acho que tentaram simular época aqui, afinal ninguém usa celular e a câmera é daquelas de mão. Dizem que se passa em 2017 (como se fosse a tanto tempo assim né!!!).

Mas num fizeram nenhuma pesquisa antes pois, por exemplo, os carros que aparecem antes de chagarem no deserto, são tudo de 2020 pra frente (sei lá, não sei nada de carros mas tudo parecia muito moderno pra mim).

Além disso, no começo insinuam que teve uma ligação pra polícia... e que as filmagens foram encontradas depois... e editadas né... mas tipo... no próprio filme NUNCA HOUVE LIGAÇÃO ALGUMA!

Acho que esqueceram disso e só ignoraram mesmo.


Os Efeitos Especiais e Práticos


Cara, os animais pareciam reais mesmo hein!

Tem uns burros que mano, eu nem percebi que eram digitais (eram digitais???).

Tem uns pássaros... umas formigas... tudo tão bem feito que parecia real. Nota 10 pro realismo (hah).

Nos poucos momentos em que tentam fazer algum efeito de cena, botam o que... um cara arrancando o próprio pênis com uma pedra, e depois carregando o intestino... que pode até parecer visceral e grotesco, mas é falso que só, e feito fora de tela (graças a deus).

Tem também uma parte que colocam as cabeças da galera em estacas, e se orgulham tanto disso que pela primeira vez no filme todo, filmam! Mas aí da pra perceber o quão falsas são (nem conseguiram fazer próteses decentes), e fica ainda mais tosco do que seria, se só deixassem a ideia no ar.

Tem também a cobra filhote, que vira tentáculos, e... ah mano eu sei lá o que tava acontecendo.


O Final


Ta certo, pra explicar o que é o filme eu devo apenas dizer que, queriam mostrar um tipo de realidade satânica de looping infinito, onde o protagonista (que é o cara da câmera) viaja no tempo, e mata seus amigos, pra fazer ele mesmo viajar no tempo, em um tipo de limbo no inferno, pois mexeram com aliens durante uma tempestade elétrica, e ouviram os sons do submundo numa caverna.

Juro que num tenho ideia do que rolou aqui. No começo achei bacana o mistério sobre qual seria o tema do filme, se seriam monstros, fantasmas, catástrofes, acidentes, gente louca, animais, aliens, coisas diabólicas ou qualquer outra bizarrice assustadora. Mas, fiquei perplexo ao notar que não sabiam o que queriam focar!

Só foram tendo ideias... tipo "Ah vamos filmar uns barulho louco?" ou "Opa, e se a gente fizer tipo, eles viajando no tempo e revivendo a própria morte?".

Aí quiseram enfeitar mais, botaram uns barulho de bicho morrendo, um monte de carne cenográfica melada de groselha e mal iluminada pra parecer o capeta, umas cenas repetidas no mesmo cenário pra parecer looping...

Até chegar no ápice e filmar bolinhas de luz penduradas e sair girando pra parecer um portal místico (que se orgulharam tanto do efeito, mesmo sendo ridículo).

E é isso pô. Tem uns terremoto também que, eu sei lá pra que quiseram mostrar isso.

E aliás, a mãe da mina aparece chamando por ela, pra insinuar que estavam no meio do mundo dos mortos ou sei lá, mas tudo é tão solto que, não da pra entender nada.

O filme encerra vago, sem nunca amarrar nada, sem nem tentar fazer isso (o cara acha geral morto e imita o Detonator do Massacration, pra virar o deus do metal).

E ainda tem a cara de pau de mostrar fotos dos personagens no longo dia que tiveram...

Se a ideia era dizer que, os corpos deles foram encontrados no deserto e, as filmagens foram a única prova do ocorrido, que nunca explica de fato o que ocorreu (apenas revela que foi muita loucura)... até isso foi mal feito.

Não causa terror, nem temor, nem horror, apenas desgosto.

Este é oficialmente o pior filme que já vi... e me arrependo muito de ter assistido, pois foram 2 horas perdidas da minha vida.

É isso. Não veja, nem caia em clickbait dizendo que é um filme "conceitual e assustador".

E tem mais... se tu assistiu e gostou... me explica ai que eu to confuso e olha que eu geralmente curto filme louco.

See yah! 

Postar um comentário

29 Comentários

  1. Esse "filme" realmente é muuuuito ruim!! Também não entendi nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não to sozinho nessa, mas me arrependo tanto de ter "assistido".

      Excluir
  2. hahaha acabei de assistir essa bosta! sua crítica é perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos algo bom deu pra tirar de tudo isso rs. Obrigado pela leitura sr.

      Excluir
    2. Bosta bem superestimada ainda por cima! Pq o q tem de gente q baba ovo desse filme medíocre pra caralho n é pouco n..

      Excluir
    3. Estou pasmo com isso. Eu particularmente já odiei filmes considerados "cult", por exemplo, eu não aguento o filme "A Bruxa", pois vi problemas sérios nele de narrativa. Mas tem muita gente que ama o filme, e até o considera um dos mais assustadores. Pensando assim, já falo esperando pessoas se posicionarem a favor ou contra, mas no caso deste filme... não consigo compreender como alguém gostou.

      Excluir
  3. Acho que o único filme bom desse gênero que você vai encontrar vai ser quando você mesmo fizer um kkkkk, namoral, não tem um que preste, acho que eles competem para ver qual é pior, deve ter virado uma piada interna entre os produtores, não é possivel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que as vezes eu penso o mesmo hein Sr Wilson. Só me falta dinheiro, recursos, contatos, cenários, aparelhos e talento kkk. Mas falando sério, ainda tenho fé que um filme bom do gênero surgirá.

      Excluir
    2. Talento você já tem!! só falta dinheiro, mas essa parte é dificil mesmo de ter kkkk

      Excluir
    3. Obrigado rs. Mas acredito que eu só saiba criticar mesmo, e olhe lá!

      Excluir
    4. Não se subestime shadilson, senhor espinhudo! suas obras magnificas e sua forma de escrever, intrigante, nunca diga ''olhe lá'' quando se trata do que você faz, afinal, é o que você ama! mesmo que não fosse bom (o que não é o caso) não poderia dizer, é o que você faz por amar, e isso a gente não analisa, apenas sente.

      Excluir
    5. Poxa sr Wilson, obrigado de mais. Me sentindo o máximo agora. Adoro seus comentários rs.

      Excluir
    6. então minhas palavras bonitas valeram a pena rs, não agradeça! sinta, é a melhor coisa que se pode fazer...alias, adoro comentar também, já percebeu que eu estou a quase 3 anos comentando por aqui? pois é, o tempo voa!!!

      Excluir
    7. Já são 3 anos? Realmente, o tempo voa muito.

      Me lembro do seu entusiasmo na leitura categórica de tudo no blog. Foi legal ver que se interessou por quase tudo, e ainda mais legal saber que você estava explorando o site!

      Sou grato por sua presença sr Wilson.

      Excluir
    8. Vai fazer 3 anos haha, em algum dia de outubro desse ano, no lembro q dia, masss, pois é, o tempo voa, eu entrei aqui quando eu estava no 7 ano, agora to no primeiro do ensino médio...kkkkk adorei minha estadia, e sempre que posso comento, ainda faz parte da minha vida ^^

      Excluir
    9. Obrigado por essa companhia sr Wilson! Espero que meu site ainda lhe agrade com o passar dos anos.

      Sr, to quase acabando um artigo gigante.

      Excluir
    10. Que isso grande shadylson, sempre aqui po, pra o que precisar!! é um prazer enorme ler e comentar, principalmente compartilhar ideias e conversas como esta e tantas outras durante tanto tempo, eu só tenho a ganhar rs.

      mas wow, o que seria esse artigo? algum jogo, série? maybe aqueles textos brisados que você fazia até uns tempos atrás?? (aquele das escadas foi sensacional) estou curioso

      Excluir
    11. Um é um mega artigo sobre a porcaria que foi Hogwarts Legacy.

      Um é uma crítica sobre a maravilha que foi Prince of Persia, a adaptação do cinema da Disney.

      E tem mais um... que é brizado... e revela minha fúria sobre um assassino de bichinhos psicopata que matou o FILHO DO DONKEY KONG! Minha revolta sobre isso é tanta que sim, eu gerei um artigo maluco... mas não faço ideia de quando/se publicarei.

      Excluir
    12. Acho que os caras já não sabem mais fazer jogo do heuri porteiro como antes kkkkkkk, mas é bom pra dar uma risada
      Nunca assisti o filme do Prince of Persia, mas...quem sabe? maybe it's good, mas eu nunca vou saber até ler ou assistir (não pretendo assistir então vai ficar só na leitura sua mesmo kkkk)

      Cara eu to realmente bem desatualizado nesse mundo kkkk, esqueci totalmente de quem era Donkey Kong por uns minutos...cara, ta tenso kkkkkk, mas espero ansioso por esse e todos os outros!!

      Excluir
    13. Tentaram pelo menos. Fizeram um bom game de Hogwarts, mas como jogo ele deixa muito a desejar.

      Eu recomendo. Publiquei o texto sobre, evitei spoilers, pelo menos os que comprometem a trama. Tem coisas que não deu pra evitar falar.

      Esquecer quem é DK é fogo Oo.

      Excluir
    14. kkk beleza, vou tentar ler assim que puder
      pois é, essa vida de estudante ta me deixando louquinho, esqueci que é DK kkkkkkkk, é dai pra pior

      Excluir
  4. Esse filme, pra mim, não fede nem cheira.. N sei pq tanta emoção e empolgação do público há uns meses pra um filme tão medíocre quanto esse... Ele tem seus momentos bons de sustos ( que claro, não da pra entender ABSOLUTAMENTE NADA ) mas, fora isso, é como tu disse... Esse filme é confuso e não faz questão que tu tente pelo menos entender os mínimos detalhes do porque da histeria coletiva na barraca dps dos 50 minutos... É tudo uma bagunça e tudo jogado na mesa, sem QUALQUER preocupação narrativa...
    Me lembro que o pessoal do cinepop há alguns meses postaram algo sobre esse filme ser o novo Bruxa De Blair.. Ih! Ta longe disso! Mas mt longe msm! Nota 4 e meio de 10 pontos e de BOM tamanho pra essa bosta confusa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O novo Bruxa de Blair", confesso que vi muito daquele filme aqui. Coisas sem respostas e eventos misteriosos, com nós nos perguntando o que raios os assusta tanto... mas a diferença é que em Bruxa de Blair tinha enredo, por mais simples, tinha. Os eventos não eram explícitos mas eram claros narrativamente. Tipo a clássica cena da mina chorando na câmera, aquilo comunica muito além do que só as últimas palavras dela.

      Enquanto assistia eu fiz as comparações e esperei por algo decente. Até os zooms constantes me fizeram questionar o propósito, até que no fim, deu isso ai.

      Bem, obrigado sr Johnny, pela leitura e comentário. Bem vindo sempre!

      Excluir
  5. Adorei a crítica. E odiei o filme também, fui iludido pelas matérias dizendo que as pessoas estavam passando mal com esse filme. Também foi facilmente um dos piores (se não o pior!) que já assisti na minha vida. Já fiz questão de avisar um monte de gente pra não assistirem essa bomba e não jogarem fora duas horas de vida como eu fiz ☹️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizeram o mesmo com o Terrifier 2. Encheram a bola do filme nas críticas de divulgação, ai quando íamos ver era meia dúzia de horror e o resto de roteiro apodrecido.

      Os caras de propaganda e marketing encontraram o jeito de clickbaitear a galera, e isso é péssimo pois faz desconfiarmos cada vez mais dos "especialistas".

      Aliás, muito obrigado sr Célio. Fico feliz por ter gostado.

      Excluir
  6. Exatamente, porém Terrifier 2 (não vi ainda, só assisti o 1 e gostei inclusive) ainda deve ter um enredo né, mesmo que ruim mas é um filme kk coisa que esse lixo do post passou longe. Gostei do teu blog e da tua escrita man, você tem alguma página no face ou só o blog mesmo ? Eu faço parte de um também mas é raríssimo eu escrever algo kkk devo ter escrito umas 10 resenhas só no máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mostra teu blog sr Célio!

      E tem uma página no face, mas eu não atualizo muito. Um tempo pensei em ser mais ativo por lá mas, redes sociais são tão... rápidas: https://www.facebook.com/divulgantemorte/

      Tenho também um instagram, mas é um pouco mais pessoal. Lá eu posto outras coisas que faço (os desenhos e artes): https://www.instagram.com/fernandomaxwe/

      Eu fico grato por ter gostado do blog, e de como escrevo... tenho vergonha... mas sério obrigado. Ter com quem compartilhar e ser bem recebido só estimula a continuar. Prazer tê-lo por aqui.

      Excluir
  7. O blog é esse amigo: https://www.deolhonoassunto.com.br/?m=1

    Eu postava/posto muito em um grupo sobre filmes no Facebook, ai coincidentemente a esposa de um amigo meu tem um blog e fazia parte desse grupo, gostou da minha escrita e conhecimento eu acho, e me convidaram pra colaborar com eles nesse blog. Enfim kk e realmente, página pequena no face o alcance é curto 😓 mas tô indo lá seguir a sua agora. Abraços amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhei, curti do formato do site. Os textos são bons e curtos, é legal.

      Achei estranho a pagina inicial não levar direto pro Blog, mas ainda assim curti e achei até simples de navegar.

      Bem, obrigado sr Célio. Espero que goste de mais artigos!!!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)