O Filme Achado de Hoje: V.H.S. 99 - Voltaram às origens

Fiquei surpreso quando vi um vídeo comentando sobre um dos curtas presentes em VHS 99, que eu não lembrava de ter assistido. Mas, eu me lembrava de ter feito o artigo sobre o filme, e de não ter gostado nada dele. Inclusive me recordei de todos os curtas presentes nele, e foi só quando fui checar meu artigo pra ter certeza, que notei que tinha falado de VHS 94, não do 99.

Em pouco tempo fizeram o 99, que é uma continuação dessa franquia, e lançaram ele pela Shudder (serviço de streaming norte americano, focado em Terror). Infelizmente eu nem tinha ouvido falar, por isso deixei passar até agora.

Mas foi só tomar ciência dele que fui assistir, e caramba, é tão bom quanto o primeiro! 

Isso é um baita elogio visto que dos 5 filmes lançados até hoje, somente o primeiro e este são realmente bons.

Falarei mais a respeito a seguir... e tem spoilers.

Boa leitura.

VHS 99 é o quinto filme da franquia, formada por "VHS", "S-VHS", "VHS-Viral", "VHS-94" e ele.

VHS-94 foi lançado em 2021, e é um filme de péssima qualidade, porém VHS-99 (lançado apenas 1 ano depois) é muito melhor, mesmo tendo suas falhas... e apesar de ainda não ser tão incrível quanto o primeiro, ele faz um serviço eficiente (não assusta, mas incomoda).

No longa, temos mais uma vez 4 contos antológicos de terror, conectados por um quinto, que é contado pouco a pouco entre cada apresentação.

Sem exceção, todos os contos são ótimos, mas alguns tem um trabalho mais eficiente que outros, e todos são dirigidos e roteirizados por pessoas diferentes.

A qualidade técnica está espetacular, e trapacearam muito usando distorção de imagem e falhas de vídeo, pra mascarar os efeitos especiais fracos, ou os efeitos práticos de borracha com óleo. Mas, funcionou, essa mera trapaça disfarçou tão bem, que chegou a combinar com a atmosfera geral do filme.

Até porque o longa mostra eventos datados em 1999, e esses efeitos adicionados na edição alimentaram ainda mais a impressão de época.

Mas além disso, todos os atores foram vestidos com peças da época, e todas as histórias realmente soaram de 1999, com a tecnologia mostrada, as gírias, os hábitos e os valores.

Não da pra não ficar impressionado com a fidelidade de época do filme, e também não da pra ignorar a ótima qualidade de cada conto.

Inclusive, nem da pra chamar os "contos" de "curtas", pois cada um tem mais de 20 minutos, e nenhum deles enrola.

Até mesmo o conto "intercalado" que se concluí mais lentamente, após ir se desenrolando com pedacinhos entre cada vídeo, tem seu tempo equilibrado com os demais, e faz muito bem na entrega do terror.

Vale dizer porém, que nem todos os contos assustam. No máximo, nos deixam perplexos, mas não chegam a nos perturbar tanto.

E tem outra coisa, o filme desnecessariamente leva TODAS AS HISTÓRIAS pro lado sobrenatural, sendo que algumas delas já estavam perfeitas, e acabaram se estendendo pra inclusão do fantástico e místico, mesmo isso descartando o ótimo terror que haviam construído.

Tirando esse ponto, o filme é sim uma ótima opção, e eu lamento muito não tê-lo visto antes.

Como amante do estilo found footage, fiquei animado ao ver que até mesmo essa desastrosa franquia (que só vinha piorando a cada novo filme) pode se restaurar, e se recordaram dos méritos dos primórdios de seu grande sucesso (VHS até hoje é um dos melhores found footages no mercado).

Ele tem bons efeitos, boa direção, as cenas são bem montadas, tem trilha sonora justificada, e filmagens também.

Apesar de em alguns poucos momentos terem adições de sons não justificados (são poucos, mas existem e quase comprometem a imersão), todos os contos sabem ser realistas... até chegar na inclusão sobrenatural. Felizmente essa inclusão só é feita no final do terceiro ato de cada estória, então da pra aproveitar bem a experiência, até se decepcionar um pouco.

E, essa decepção não vem pelos finais serem ruins, pois eles são bons, e surpreendem. Mas, acabam desperdiçando boas oportunidades de nos fazerem pensar e temer sobre os perigos reais do dia a dia, pra nos fazer ter nojo ou surpresa com criaturas macabras e grotescas pulando na tela.

Outra coisa, apesar de todas as histórias serem sérias, pesadas e realistas, a última é mais voltada pro humor, e é bem bobinha. 

Acho que colocaram ela pra aliviar a tensão, e apesar de bem construída e contada, é bem esquisita e pouco convincente. Pelo menos se esforçaram nas atuações e nos efeitos especiais e práticos, e eles entregam uma boa variedade de desagradáveis criaturas.

Agora, como de praxe, contarei a história de cada conto, mas... serei sucinto e breve. Não vou estragar a experiência de ninguém com spoilers.

Mas terão alguns spoilers.

Shredding

Este conto me lembrou, de início, o "Hell House - LLC", e a premissa de pessoas visitando um antigo estabelecimento presente num porão, onde rolou um show no passado e um incêndio que matou algumas pessoas.

Aqui, o caso é de uma banda que morreu pisoteada pelos fãs, e uma outra banda vai lá 5 anos depois, pra sacanear o local, trolando um dos membros do próprio grupo.

Mesmo sentindo cheiro de queimado ao entrar, e mesmo sabendo que era um lugar perigoso, e ainda por cima mesmo encontrando indícios de que havia gente morando ali (provavelmente drogados ou sem teto), o grupo, formado por uma vocalista, um baixista, um guitarrista e um baterista, só entra e começa a brincar, desrespeitando os mortos, e o próprio baterista.

Independente das possibilidades, o conto termina com os mortos se vingando, e tem um showzinho no fim. 

Eu até achei legal o jeito que o show foi mostrado, mas as cenas gore ficaram meio risíveis, com desmembramentos fora de tela e os fantasmas/zumbis meio caricatos, apesar de bem maquiados.

Só acho, que desperdiçaram a chance de superar nossas expectativas, colocando ameaças reais ao invés de fantásticas... espaço pra isso havia.

Minha Nota: 2.0 de 5.0

Prós - Acerta em estrutura, respeito ao estilo (apesar de tomar liberdade pra por sons por edição, se aproveitado da ideia do show ser um vídeo em VHS pra promoção pré-editado), maquiagem, e enredo. Tem também uma boa trilha sonora (a música da banda morta é boa).

Contras - Erra em cenas gore mal produzidas, mortes rápidas sem grande esforço, excesso de ruídos de vídeo e distorções (mesmo que ajude a mascarar falhas, exageraram bastante neste conto), algumas atuações (em sua maioria são boas, mas existem muitas cenas com falas que parecem lidas direto do roteiro) e principalmente, mal aproveitamento das propostas que o próprio curta apresenta (não dão ênfase alguma no local visitado, que era um labirinto, e ainda por cima em área de risco, nem falam das pessoas que aparentemente viviam no local).

Suicide Bid


Este conto já fala de uma colegial, que quer ingressar em uma irmandade, e pra isso comete um "Lance Suicida", onde ela só se inscreveria pra essa irmandade, como tática pra entrar a qualquer custo. Mas, pra ser aceita de fato, ela é forçada a passar por um trote perigosíssimo.


A moça é enterrada viva em um caixão, após ser atormentada com uma história de terror de uma antiga estudante que um dia tentou entrar pra essa mesma irmandade, mas morreu nesse mesmo trote, desaparecendo do caixão por ter sido deixada 1 semana enterrada, ao invés de apenas 1 dia. 


Depois de enterrada, as colegas ficam zombando dela do lado de fora, atormentando-a e assustando o máximo que podem, mas sempre próximas pra dar assistência... até que policiais chegam, no meio de uma chuvinha que começa, e afugentam as garotas (que escondem o fato da colega estar abaixo de algumas poucas camadas de terra ali na cova).


O problema é que a chuva engrossa, a cova se enche de lama e água, e a moça la dentro do caixão começa a ser soterrada, com o caixão desmontando, e água entrando... pois é, a coisa piora de forma terrível muito rápido.


Ao invés do curta acabar aqui, ele aplica terror sobrenatural com o fantasma da estudante sumida da lenda, aparecendo e levando a garota embora.


Depois quando as colegas voltam, e descobrem a cova completamente cheia de água enlameada, elas tentam salva-la, mas não a encontram (e nem tentam pegar a câmera), decidindo esconder o ocorrido pra sempre.


Mas o filme também não acaba ai, onde deveria pela segunda vez... ele na verdade mostra as 4 estudantes que aplicaram o trote, já dentro de caixões separados, enterradas, recebendo a visita da garota que trotearam, e o fantasma vingativo.


Minha Nota: 4.0 de 5.0

Prós - Filme bem dirigido, perfeitas cenas claustrofóbicas, ótimo uso das câmeras e boas justificativas: tem a câmera do vídeo da garota, pra entrar na irmandade, a câmera do trote dentro do caixão, dada a ela pra que as meninas rissem depois do medo dela, e a câmera do lado de fora, das próprias meninas, que filmam o trote todo. Também tem as câmeras no final, mas isso já é um momento exagerado do filme; uma boa atuação de todos, inclusive a protagonista, que vai do ódio à angústia muito fácil em nossa concepção, e por fim, bom roteiro, com um terror realista até o terceiro ato. Tem também bons efeitos práticos, e especiais (as aranhas pareceram reais).

Contras - Se estende desnecessariamente, e poderia concluir com maestria na cena do caixão desmontando.
  

Ozzy's Dungeon


Neste, a história se ambienta em um show de palco noventista, bem escrachado como naqueles tempos, onde jovens eram postos pra se humilhar em joguinhos (estilo Passa ou Repassa), pra conseguir prêmios, que aqui era "Um Desejo Realizado".


Com o apresentador bem racista e idiota, tudo se desenrola até ocorrer um acidente grave durante o show, e o próprio apresentador continuar o mesmo, praticamente debochando da participante, que era negra e ele evidentemente não tinha gostado (e ela quase venceu o desafio).


A família dela também se desespera ao ver a garota toda machucada, e iniciam um barraco, mas o fim do show não é mostrado, não por ter sido cortado, mas por não estar ao vivo.


Era na verdade uma fita, mostrada em tempo real pro apresentador, já enjaulado e sem roupas, na casa da família revoltada.


Eles haviam sequestrado ele, pra se vingarem, anos depois. A menina estava com sequelas do ferimento, e a família preparou todo o show pra tortura-lo, machuca-lo, de pois mata-lo, tudo por vingança.


Depois de muitas cenas fortes, o cara é posto pra ser executado em ácido, mas ele diz que pode leva-los até o show. Acontece que o mesmo já havia sido cancelado a tempos, mas ele alega que não, ainda ocorria.


Ao invés de sei lá, fazer uma reviravolta tipo show da deepweb, só jogam tudo pro sobrenatural, e levam a família, guiada pelo cara sequestrado, pra uma caverna nos fundos dos estúdios, onde havia uma criatura grande, que realizava desejos.


Daí a menina se aproxima pra pedir um desejo, e... a família dela é assassinada pela criatura, ali mesmo, com a garota rindo em seguida. Ou seja, a menina havia desejado a morte da família.



Minha Nota: 2.0 de 5.0

Prós - Conceito realista bom, montagem bem feita, boas atuações e bons efeitos especiais e práticos.

Contras - Se estendeu além do tema e comprometeu tudo. História boa enquanto era uma vingança, mas se perde no desfecho. Momentos de constrangimento bem vergonhosos, tirando os do show (que são propositais) há os durante a vingança (como a moça tirando a camisa sem razão), que deixam tudo ainda mais esquisito. O uso de câmera é justificado, exceto no final, pois tecnicamente o câmera man deveria estar morrendo ao invés de filmando, então isso desperdiçou o esforço aplicado.

The Gawkers


Esse é o conto intermediário, que acaba se concluindo antes do conto final.

Nele, vemos alguns soldados de brinquedo num vídeo, aparentemente pra postar em fóruns, ou guardar e assistir depois (na época não existia Youtube), de stop motion, onde eles são mortos de formas violentas, dublados pelo mesmo cara que filma e edita.


Mas, assim que a parte final começa, a câmera que o jovem usou para filmar seus brinquedos é tomada pelo irmão, que passa a gravar em cima da fita.


Ele se grava pregando peças nas pessoas, andando de skate, fazendo besteiras pelas ruas (estilo jackass) e no fim, passa a focar seus vídeos na vizinha nova. Detalhe: eles chegam a filmar algumas peles de cobra, jogadas numa praia. Isso não fazia sentido até o fim.


Junto de seus amigos, ele tenta pegar cenas dela nua ou com o menor número de peças possíveis, até que seu irmão é visto interagindo com ela, e sendo convidado por ela pra sua casa, pra instalar uma webcam.


No quintal dela, haviam várias esculturas de Cabeças, e pareciam aparecer mais de tempos em tempos. Inclusive, depois da visita de um entregador (que saiu todo feliz da casa dela), uma cabeça nova apareceu.


Mas beleza, os rapazes se aproveitam que o irmão do cara vai na casa dela, e pedem pra ele instalar uma câmera secreta junto da webcam, pra verem ela na intimidade, e o garoto acaba aceitando, sob pressão de ser parte do grupo.


Então ele faz o trabalho, e todos ficam esperando ela começar a se despir, depois de uma longa conferência na webcam. É aí que começa o problema, e depois dela tirar a blusa, ela começa a quebrar os ossos, tira a peruca, e revela várias cobras!


Ela era uma Górgona, que percebe eles e vai atrás, na velocidade da luz.


Ela começa a matar cada um deles, por desmembramento, e depois petrifica suas cabeças. Depois ela ainda petrifica os demais e os deixa ali, parados, pra sempre.


Minha Nota: 3.5 de 5.0

Prós - Apesar de ser lento, o conto é bem realista e coloca pequenas pistas do desfecho que não notamos enquanto assistimos, somente no fim, onde encaixamos tudo. Tem boa edição, e uma excelente justificativa pras filmagens. Até mesmo a brincadeira com soldadinhos em stop motion consegue ser meio assustadora e perturbadora, com sangue falso, e cenas de violência que, são sim meio medonhas. Tem bons efeitos especiais também, e assertivamente usam as distorções de vídeo pra cobrir algumas imperfeições (como das cobras digitais, ou o ferimento no braço quebrado do garoto do skate). Também tem boas atuações, e um bom roteiro apesar do desfecho. Tem nudez parcial, mas é justificada.

Contras - Falha muito no final, com mortes bruscas e aceleradas, ainda mais com a aparição exageradamente rápida da Górgona na casa dos jovens. A cena do desmembramento é estranha, e mal feita.

To Hell and Back


Por fim, tem a história infernal, onde um grupo de mulheres se unem pra invocar um demônio, em plena virada do século.


Elas são assistidas e filmadas por uma dupla de caras (que estavam lá só pra filmar, sabe-se lá por quê, provavelmente um documentário autorizado pelas bruxas), mas no meio dos preparos da invocação, um demônio zombeteiro se personifica e começa a atacar os caras.


As mulheres agem rápido, e mandam o demônio pro inferno, mas os caras são levados juntos, com câmera e tudo, e passam a filmar o inferno, que era basicamente um monte de pedras com demônios pra todo lado.


Depois de muito correr e tomar susto, eles conhecem um demônio chamado Mabel, que era só uma mulher com algumas manchas pelo corpo. Ela os ajuda a andar pelo inferno até chegar no demônio Ukabon, aquele que as bruxas invocariam, em troca deles escreverem o nome dela, no livro de invocações que as bruxas tavam usando.


A ideia era tocar nele no momento que a invocação acabasse (marcada para meia noite em ponto), pra serem arrastados do inferno pro mundo dos vivos, e assim eles correm, chegando sem muitos problemas até o demônio, cercado por ritualistas satânicos.


Então eles lutam contra os ritualistas, e alcançam o demônio, até serem efetivamente puxados pro mundo dos vivos.


Mas ao chegarem, um deles vai pra dentro da moça voluntária à possessão, que fala com a voz dele, mas é morta pelas bruxas (notam bem rápido que não era o demônio), e o camera-man também é ferido, mas rasteja até o livro, e escreve o nome de Mabel com seu sangue, cumprindo assim o pacto que fez com ela.


Minha Nota: 3.5 de 5.0

Prós - Tem muito humor, muito pelas atuações, mas não é exagerado, apenas caricato. Acaba combinando com a história, e cria momentos divertidos. Tem um momento em particular que achei espetacular, onde o cara nota o demônio zombeteiro antes da câmera, e isso faz muito sentido, afinal quando filmamos, nem sempre estamos olhando pela lente da câmera. Edição tá boa, mas os efeitos práticos são o melhor. As criaturas demoníacas são um show de bizarrice. Por fim, é uma boa história.

Contras - Mabel poderia ter sido melhor, tanto em maquiagem quanto atuação, e inserção narrativa. Ela aparece do nada, já se torna uma aliada, não assusta em nada (pois só parece uma mulher com feridas) e nem cria qualquer dúvida. Ela ficou parecendo uma versão humana do Smigol de Senhor dos Anéis, guiando Frodo e Sam pelos quintos dos infernos. As câmeras foram parcialmente justificadas. Faltou explorar um pouco mais a ideia do documentário dos caras, se é que era um documentário.

E bem, assim acaba o filme.

Mas ainda há uma cena rápida mostrado os petrificados do conto anterior, e o áudio das bruxas invocando Mabel.


Fim.

O que achou?

Se vir, espero que goste, mas caso não curta, me diga por favor.

Aliás, eu nunca fiz um artigo sobre S-VHS, por acha-lo péssimo. Mas farei um pra recuperar o tempo perdido, afinal pode servir de referência.

Também pretendo pegar algumas listas que fiz de found footage e dividi-las. É que, a muito tempo fiz artigos compilando 10 found footages, em cada. E falei bem de cada um, mas nunca devia ter feito isso.

Pois os artigos ficaram longos de mais, e pior, mesclaram spoilers de 10 filmes ao mesmo tempo. Também ficaram mal indexados por sempre listas, e até eu tenho dificuldade pra encontrar. Lembrei disso quando fui por link pro artigo de Hell House - LLC. Foi um dos artigos de lista.

Por isso, não estranhe se futuramente aparecerem dezenas de found footages no blog. Mas, tentarei fazer isso aos poucos, pra não prejudicar ninguém. Talvez 1 ou 2 por mês.

Outra coisa, o que achou do esquema das notas? Eu nunca faço isso, quis testar.

E bem, é isso.

Obrigado pela leitura!

See yah!

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Parabéns pelo blog e pelas indicações (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa obrigado sr Jonathan!!! Seja bem vindo por essas bandas. Prometo melhorar o conteúdo com o tempo viu. Aliás, tem novo filme V.H.S. por vir hein, o "V/H/S 85" se não me engano. Tô só esperando sair, acho que vai rolar este outubro.

      Excluir
  2. Sim, vai sair um novo filme mesmo, eu já tinha assistido os 4 anteriores, mas só fui ficar sabendo desse 99 aqui pelo seu blog, eu também sou aficionado por Found Footage, agora vou assistir outros que vc fez review

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom conhecer outro fã do gênero.

      Os VHS são uma franquia legal, os caras manjam como criar antologias. Só acho que vacilam um pouco no uso do gênero mesmo, mas tudo depende do filme. Se não me engano tem até uma série... to tomando coragem pra assistir ela.

      Também tem um filme da mesma equipe, que não é found footage mas é no gênero antologia, chamado "Southbound". Um dia vou falar dele, mas nunca o vi por inteiro.

      Excluir
  3. Aah, e conheci o seu blog por causa das análises de Silent Hill e Fatal Frame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silent Hill, poxa que saudades dos jogos... bom que tão pra lançar coisa nova no mercado!!! Até hoje ainda tento terminar o The Arcade pra criar um post sobre, mas nunca passo da última fase (o jogo crasha pois uso um AMD).

      Sr Jonathan, fico feliz por ter encontrado o blog, e curtido rs. Espero que meus próximos posts lhe agradem... aliás, logo terei coragem pra finalizar Fatal Frame Mask!!!

      Começou aqui logo nos artigos que eu mais curto (SH um cadinho mais rs). Seja bem vindo sempre sr!! E obrigado pelo apoio.

      Excluir
  4. Muito obrigado pela recepção, pode deixar que sempre estarei aqui acompanhando seu blog, sucesso 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis uma motivação a mais pra continuar! Vlw sr Jonathan! Qualquer coisa só falar... se tiver umas dicas, estou aberto hein.

      Excluir
  5. E eu nem sabia da existência desse SH Arcade o.o eu tava achando que só faltava o Home Coming pra eu zerar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Arcade é curioso, é um jogo só de tiro e tal, mas ele tem umas pegadas originais que me chamaram a atenção. Queria ao menos conseguir concluir pra ter o que dizer.

      Excluir
  6. Então vale a pena zerar esse game, quando vc conseguir terminar eu vou ler a análise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já to correndo atrás pra fazer ele funcionar. Espero conseguir hein sr Jonathan!!!

      Excluir
  7. Os curtas ''The Gawkers'' e o ''Ozzy'' foram os que eu menos gostei, de resto eu achei bom. Gostei da ideia de irem para o inferno em vez de ser apenas uma história centrada na casa onde as coisas sairiam do controle. Esperava que tivesse um curta sobre o ''bug do milênio'', pois acho interessante se tivesse uma direção voltada ao terror. Até hoje o V/H/S Viral continua sendo o pior da franquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava torcendo justamente por algo referente ao bug do milênio. Era a chance perfeita de fazer algo do tipo, e talvez façam isso em um VHS 2000 ou até um VHS 99/2 (tudo é possível com esses subtítulos, os caras foram espertos).

      Eu já não curto o 2, é o que não consigo escrever pois acabei desgostoso com ele. Acho que vou assistir de novo, as vezes é coisa da época em que eu vi.

      Bem, obrigado pela leitura e pelo comentário Ariel!!!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)