AnimeMorte: Chainsaw Man

Lançado em 2022, esse anime inspirado no mangá de mesmo nome, é pra lá de violento, mas também é bem engraçado apesar de controverso.


Falarei um pouco sobre o que achei desse anime da Mappa, sem dar spoilers.

Boa leitura!

Começando por um resumo básico:

Sua história é sobre um jovem caçador de demônios freelancer (todo ferrado na vida), que faz pacto incomum com um demônio e passa a se transformar em um hibrido de humano e demônio, ganhando motosserras no lugar da cabeça e membros. 

Depois de conseguir tal habilidade, ele é acolhido por uma organização governamental dedicada a caça de demônios, e aos poucos deve provar seu valor, enquanto adquire experiência e maturidade.

Sendo bem resumido, é disso que o anime fala.

O jovem é bastante imaturo e "inocente", sem objetivos na vida, sem ambições e sem nada pelo que lutar. Porém ele enfia desejos simples na cabeça e passa a busca-los com toda sua força, e sempre são coisas simplórias ou medíocres como comer uma fatia de pão, ser tratado com o mínimo de dignidade, ou pegar em peitos.

Acompanhar alguém tão estúpido chega a ser engraçado, pelo tanto de situações vexaminosas nas quais ele se envolve, e como ele se mistura a outros personagens bem mais sérios que ele, em uma jornada relativamente séria e perigosa, afinal os demônios que assolam a humanidade são sempre monstruosos e letais.

Além disso, nem percebemos quando estamos envolvidos com a obra ao ponto de sentir pelas perdas. E isso eu achei impressionante.

O anime mostra eventualidades radicais e sangrentas, das quais os personagens saem vitoriosos sem tanto esforço, mantendo suas falhas de personalidade e parecendo nem evoluir com o que fizeram, até que, de repente, tudo muda e todos são forçados a crescer independentemente de suas escolhas ou funções.

Este é um anime que aumenta seu impacto a cada episódio e nos faz temer pelo próximo, já na expectativa de muita desgraça.

E mesmo não nos punindo de forma muito severa, ele nos recompensa com surpresas desagradáveis e bastante inesperadas.

Preciso me segurar pra não falar muito, afinal não quero dar spoilers dos 12 curtíssimos episódios que compõe a primeira temporada, mas preciso dizer que vale muito a pena assistir.

A arte usada em Chainsaw Man é espetacular, com destaque maior pras paisagens, mas também com muito mérito na animação de movimentação dos personagens.

Por muitas vezes me vi avaliando os desenhos e teorizando sobre como foram feitos, e imagino que tenham usado modelagem em 3D com arte 2D por cima. É quase um trabalho rotoscópio, mas sem tentar ser realista, mantendo traços de desenho tradicionais, e apenas preservando a movimentação de forma fluída.

Até faz sentido, pois na parte dos cenários, tudo tem mais camadas e profundidade, além de mais detalhes que os personagens, mas no fim eles se encaixam bem (um pouco estranho sim, meio tremido, mas encaixam).

O anime está dublado, e apesar das vozes não combinarem tanto, ainda é um ótimo trabalho que muda um pouco o texto, mas não muda seus significados.

Os personagens são todos interessantes, e a narrativa os apresenta conforme desenrola a trama principal do Grupo de Caçadores Especial, e nenhum fica ofuscado. Todos se destacam por algo, e chamam atenção por bem ou por mal.

Mas este é o perigo. Como todos são facilmente cativantes, suas baixas são relativamente brutais e torturantes, ainda mais com o excesso de gore que este anime se reserva.

Com o protagonista tendo como principal poder a capacidade de Esquartejar Inimigos, a reação deles é proporcional e quem paga por isso são seus aliados, e ele também, mas principalmente seus aliados.

Apesar de haver censura, ela funciona mais em prol do humor do que necessariamente a preservação da moralidade e afins. Na verdade, a censura quase nem aparece, e quando aparece é pra nos fazer rir.

Aliás, os temas que a história aborda são socialmente pesados, e as vezes cambaleiam entre assuntos bem polêmicos, mas nada vai longe de mais. Então até nisso evitaram censurar.

Achei porém que a adição repentina de grande parte do elenco, já na rodada final, elenco este mostrado na abertura, fez parecer apenas que vimos só a primeira parte, da primeira temporada.

Quando na verdade essa introdução é o que a temporada quis contar. Ela é pra nos apresentar o universo onde as histórias do Chainsaw Man se passam, suas regras e suas consequências.

Várias regras são reveladas e discutidas ao passar do anime, e muitas perguntas que nem sabíamos que deveríamos fazer, são respondidas, no tempo certo.

A formação dos demônios, seus poderes estritamente relacionados aos seus nomes, o jeito como pactos e acordos são realizados e o peso que estes tem sobre os envolvidos, e também os limites de cada indivíduo, tudo isso é pouco a pouco mostrado.

Toda a primeira temporada serve justamente pra isso, mostrar o que forma o mundo dessa história, e o que é uma ameaça pro protagonista. Tanto que, na corrida final pro último episódio, tudo parece apressado e muito diferente do início, sendo que na verdade, é exatamente a mesma história do início.

É que assim, nossa experiência é tão imersiva que nem nos deixa perceber o quanto tudo meio que "se repete" no desfecho, porém tudo chega de um jeito emocionalmente diferente, por estarmos mais inseridos no enredo.

Claro que são eventos diferentes, mas a ameaça em si é a mesma de sempre, sem exageros, sem algo maior do que o que já havíamos visto. Só que, nossa noção e temor sobre a ameaça é maior, e essa percepção que nos faz sentir mais ainda o desfecho.

Esse é um anime poderoso, que extrai empolgação e ansiedade em doses equivalentes. 

Sem contar que é lindo, e repito, engraçado. Seu humor é bem pastelão, as vezes ácido e tem até momentos gráficos de puro nojo, mas que não deixam de ser desconfortavelmente hilários.

E, bem, eu recomendo que assista.

Se não for pela história, que pelo pouco que conheço já me empolgou mais que Jujutsu no Kaisen ou Demon Slayer (ambas histórias sobre caçadores de demônios), já compensa assistir pela animação em si.

É algo belo de se acompanhar.

E to aqui ansioso pela segunda temporada.

Ah, e antes que me esqueça, este é um daqueles animes que mudam o encerramento constantemente. Nesse caso, ele conta com 12 encerramentos diferentes, um pra cada episódio, e com uma música e tema apropriado pro episódio em si (o melhor pra mim foi o do episódio 3).

E vale a pena assistir tudo. Tem mais, a introdução é surreal e repleta de referências populares mas, disso todo mundo já falou, então só to citando mesmo. A questão é que essas referências só ocorrem na primeira parte da abertura, sendo que a segunda parte é um baita spoiler de tudo que ocorrerá na temporada.

Então, assista com cuidado.

É isso!!

Espero que curta.

See yah.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Grande shady. Não curto animes a muito tempo, mas sou apaixonado por mangás e esse eu li. Ainda não está finalizado, mas é uma ótima leitura e pelo que vi, foi bem representado em seu anime. Obrigado por mais esse POST!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o inverso, não leio muito manga (apesar de ultimamente também não estar vendo muitos animes rs), mas senti uma vontade de migrar pra plataforma impressa depois de conhecer esse aqui. Senti o memso com Made in Abyss... mas acho que vou esperar as animações, ainda mais sabendo que ainda está em produção.

      Quem agradece sou eu, obrigado por ter lido e ainda mais por comentado. Sabe que sempre é muito bem vindo sr Ivan e seu apoio me motiva de mais.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)