AnimeMorte: O Tio do Outro Mundo - Isekai Ojisan

Para espairecer um pouco, após um longo período nada produtivo, optei por assistir algo sem qualquer compromisso.

Acabei me interessando por um anime de lançamento semanal, estranhamente catalogado na Netflix (em que lançamentos assim não são comuns), que pela sinopse tratava-se de um Isekai "Invertido".

Foi por pura curiosidade que encontrei um dos animes mais engraçados e divertidos que já vi até hoje.

Falarei mais a respeito, e dessa vez pouparei os spoilers.

Boa leitura.

"Isekai Ojisan" conta a história de um Ojisan (tio) Isekai (de outro mundo), mas não tem nada de alienígena apesar da tradução. O tio em questão é apenas um antigo jovem, que acabou participando de um isekai, e retornou, pra sua vida normal.

Explicando melhor: O que caracteriza os "Isekai" é o fato de um personagem um dia, do nada, despertar em um mundo diferente do dele, seja em época ou realidade, tendo de viver uma vida nova nesse outro mundo.

Partindo desse princípio, os mundos acabam tendo diferenciais como sendo mágicos e fantasiosos, ou tendo algo que bote o protagonista em uma posição de herói, sempre se destacando (pro bem ou pro mal) perto das pessoas naturais daquele mundo.

Como os Isekais chegam ao desfecho nunca é bem o foco, pois a jornada na nova realidade é o mais interessante. Também não há muita importância na vida anterior a desse novo mundo, salvo algumas histórias onde o herói quer retornar ao mundo original, ou aquelas onde há constante comparação com ele. Geralmente os personagens estão até mortos no mundo original, o que inviabiliza qualquer narrativa sobre seu possível retorno.

Este já não é o caso de "Isekai Ojisan", que subverte tudo o que é costumeiro no gênero. Tudo já começa com um protagonista de meia idade (35 anos), que acordou de um coma, dezessete anos depois de ter sofrido um acidente.

A única pessoa que vai visita-lo no hospital é seu sobrinho, um jovem que é o único resquício de sua família (que já abriu mão dele a tempos). O que faz tudo ficar curioso é que esse tio alega, após balbuciar em uma língua diferente, que esteve esse tempo todo de coma, preso num mundo alternativo, onde era um herói com poderes e afins.

Mesmo desacreditado, ele comprova o evento, ao despertar no mundo real, os tais poderes que tinha no outro mundo.

O anime então conta a história desse tio, superpoderoso mas desatualizado na era moderna de 2017, tendo de viver ao lado de seu sobrinho, que vive sozinho.

Enquanto se adapta ao novo mundo, ele conta o que viveu no outro, e seu sobrinho fica cada vez mais maravilhado.

O tio é um contador de histórias nato, mesmo que não faça muita questão disso. Ele tem tanta preocupação em se antenar no que perdeu de seu tempo ali, que quase não demonstra interesse em sua vida perdida no mundo isekai. Ele tem um aspecto cansado (parte pelo coma, parte por ser feio mesmo), mas não parece aliviado de ter deixado aquele outro mundo, e nem arrependido. 

Aos poucos, ele revela sua inusitada outra vida, com direito até a Projetor de Memórias (como um de seus muitos poderes), e vira um show a parte para seu sobrinho.

Paralelo a isso, seus poderes são usados como um espetáculo para promover lucros, utilizando-se de ferramentas modernas como o "YouTube". O tio vira um "influencer", sob agenciamento do sobrinho.

O protagonismo é ambíguo. O tio não é o único destaque, com o sobrinho também tendo muita personalidade e um enredo próprio bem engraçado, inclusive com seu vínculo amoroso em potencial, que entra na história posteriormente.

Todos os personagens são interessantes, e até aqueles que nem estão presentes arrancam risadas, e nos intrigam. Como o contador de histórias revela seu tempo no outro mundo esporadicamente, ele também acaba falando de seus contatos por lá.

Mas, ele se manteve tão recluso naquele mundo (assim como era no real) que em 17 anos de permanência, quase não se relacionou com ninguém, ou pelo menos era o que ele acreditava.

Ao revisitar suas memórias e compartilha-las com os outros, ele compartilha muito mais do que contos, ele compartilha experiência. Sejam erros ou acertos, vitórias ou derrotas, cada nova história faz com que seu sobrinho se orgulhe e aprenda mais e mais, mas também faz com que ele note o quão incrível foi sua jornada, e aprenda a se reconhecer.

Apesar de tamanha profundidade narrativa, tudo é regado com um humor pastelão e muito debochado, além de usar e abusar de expressividade facial e gestual nos personagens, com um ritmo inconstante, as vezes acelerado, as vezes pausado, mas sempre hilário.

Mesmo com o mistério sobre o outro mundo ganhando nossa atenção, o anime nos prende muito mais pela inusitada convivência do tio e sobrinho, e na adaptação dele aos novos tempos, muito mais do que ao novo mundo.

Parece até uma alegoria aos tios e tias que se adaptam as novas eras, tentando se identificar com elementos modernos, mas ainda mantendo os vínculos nostálgicos costumeiros. Aliás nem precisa pensar apenas nesse grau de parentesco... qualquer adulto acaba enfrentando essa exata experiência de partilha e readaptação, pois o mundo está em constante mudança e atualização.

Os mais velhos citando coisas do passado enquanto vivem o novo, e os mais novos tendo de apenas imaginar como essa vida no "outro mundo" era, se baseando em relatos, e se inspirando com os fatos.

Aliás, a obra é repleta de referências a elementos do mundo real, coisas de época (quem diria, hoje tudo isso já é um passado bem distante), como os videogames e séries que o Tio curtia em seu tempo neste mundo. Ele é fanático pela Sega inclusive, citando muitos jogos e consoles dela.

"O Tio do Outro Mundo" é um anime que, apesar de ser engraçado, e meio diferente, é também muito profundo, com um valor narrativo de dar inveja a muita obra sustentada por conceitos sociais e filosóficos.

Mas acredite, isso não é seu forte. Seu forte tá na graça, na diversão, e convenhamos, o anime já se bastaria por isso. Mesmo assim ele consegue ir além, e tem subcamadas interpretativas que podem ser apreciadas, não importa sua idade, não importa a qual mundo você pertença.

Eu estou feliz com essa obra, e permanecerei acompanhando, mas preferi falar antes de concluir pois, além dela ter episódios que independem uns dos outros (tem progressão narrativa, mas eles são também isolados e com diversão individual sem deixar pontas soltas ou que exijam continuidade imediata), pra mim já ficou nítida sua qualidade ainda no primeiro episódio.

Enquanto escrevo, tem 6 episódios, destes apenas 4 estão na Netflix (já deve ter saído o 5°). É que ele sai antes e já tem como ver pela internet, até ser levado pra Netflix, não sendo um exclusivo deles.

Também tem o fato de ainda não estar dublado, mas acredito que seja só questão de tempo. Atualmente todo anime ganha uma versão dublada, basta esperar.

Eu recomendo que veja, os episódios tem apenas 20 minutos, e caso veja... não pule a abertura.

Ela já é uma arte a parte. Inclusive, caso queira ver, segue o vídeo:

Obrigado pela leitura.

E é isso.

See yah.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. vc recomenda, automaticamente dou uma chance hehe. Adorei a premissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que goste. Vi o episódio 7 recentemente, ainda ta tão bom quanto no inicio. Vlw pelo voto de confiança sr Ivan!

      Excluir
  2. Rapaz... meu interesse por esse anime veio só pelo fato de que fiquei sabendo que ele falava de um dos meus jogos favoritos do Sega Saturn... O guardian heroes... que inclusive estou rejogando porque amo e amo e amo esse jogo... (Inclusive faço um apelo pra que faça uma análise dele, não é um jogo perfeito mas gosto muito)

    Então... é um, anime muito bacana... já fazia tempo que não assistia um anime... geralmente fico no mangá que toma menos tempo e é mais fácil de acompanhar, mas até o momento está valendo a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca terminei nenhum jogo de Saturn acredita?! Talvez esse seja meu primeiro, apesar de Sonic sempre chamar atenção. Seria bom um co-op, você meio que me ajuda muito nesses tipos de jogos!

      Bem, o único problema desse anime é a situação atual dos animadores. Eles tão com dificuldades de manter o trabalho... por isso que tão atrasando tanto.

      Excluir
    2. Esse é um jogo que eu só joguei Coop uma vez... recomendo muito você dar uma conferida no Guardian Heroes e Saturn Bomberman (Excelente para jogar Coop também), eu tive um sega saturn quando criança, tinha pouquissimos jogos, mas amava os jogos que tinha... é uma pena que não conheço um emulador decente para Saturn... ou sequer uma maneira de emular ele e ir pro coop.

      Se você tiver acessa a um xbox one, você pode jogar ele pela loja... teve uma versão remake dele lá, ta saindo a 5 reais.

      Infelizmente é uma situação que ocorre com muitos animes hoje em dia... qualidade, trabalho em excesso, entre outros problemas que faz com que eu me afaste dessa midia que tanto gostei quando mais novo...

      Excluir
    3. Eu nunca tive um Saturn, nem nenhum console do Mega Drive. O que joguei foram de consoles de visitas que fiz na casa da minha avó, a muito tempo. Mas preciso ver formas de emular... deve ter.

      Vou dar um jeito de jogar.

      Referente ao anime... fato man... uma pena que esse mercado ta assim. Eu mesmo não consumo tantos quanto antes, justamente pela inconsistência.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)