SérieMorte: Obi-wan Kenobi

Não sei o que deu em mim ao ficar esperançoso com mais essa nova série da franquia Star Wars. 

Em dois episódios, lançados juntos, ela consegue fazer parecer que a "Mandaloriano" foi sorte.

Sei que talvez seja exagero, e quem sabe a série se recupere em seus próximos episódios... mas esse começo foi tão desajeitado que depois de 1 hora e 30 minutos (somando os dois) não da mais vontade de assistir.


É bom de tão ruim, simples assim.

A seguir, falarei mais a respeito. E adianto, isso é só minha opinião. Se você assistiu e gostou, ou está curioso pra assistir (pode acabar gostando, quem sabe), há uma coisa ou outra pra aproveitar. Na dúvida, veja por sua conta...

Boa leitura.

Efeitos estranhos, atuações esquisitas, músicas mal encaixadas, coreografias de luta quase inexistentes, e pra variar, um clichê de conveniências que torna todo o tempo investido nessa série, um enorme desperdício.

E olha que a história não é tão ruim: Ben (disfarce do Obi-wan pra sair do radar) precisa sair do planeta em que se exilou protegendo o filho de Anakin, pra procurar a filha de Anakin, que foi sequestrada pra atrair a atenção dele e... okay a história é terrível (pelo menos como ficou parecendo).


O primeiro episódio é interessante, mostra o Kenobi se recusando a lutar pra proteger sua missão vital, atribuída pelo próprio Yoda a muito tempo... mas tudo converge numa conveniência absurda, onde depois de 10 anos, só 10 anos, um grupo de inquisidores vai coincidentemente até o lugar onde Obi-wan se escondeu, procurando um Jedi que se expôs ali (e nem conhecia o Ben), e por mais pura coincidência, no grupo estava uma Inquisidora obcecada por Obi-wan.


Irônico que o Jedi em questão encontra o velho Ben, expõe sua identidade sem o menor esforço, e após ter ajuda do velho recusada, ele é capturado pelos vilões e acaba morto como exemplo... sem que os inquisidores (que buscavam Jedis por todo o universo e tinham como um de seus maiores trunfos a capacidade de LER A MENTE) notassem que de fato, Kenobi tava ali naquele planeta.


Por mais que ele tenha se afastado da Força, nada justifica tamanha incompetência em encontra-lo... algo que piora muito depois, pois um Senador que teve a filha RECÉM SEQUESTRADA faz uma VIAGEM PRA PORCARIA DO MESMO PLANETA! E A RESPONSAVEL PEL... pera deixa eu respirar... okay continuando: A responsável pelo sequestro, que era uma Inquisidora (justamente a obcecada por Obi-wan) não suspeita da repentina viagem, não o rastreia nem segue, apenas espera...


E olha que esse Senador vai justamente onde? Na casa do Kenobi, pedir ajuda... E NINGUÉM PERCEBE!? Só notam o Obi-wan quando ele decide viajar pra outro planeta pra encontrar Leia no próximo episódio...

Ta tudo errado meu. O segundo episódio é deprimente de tão ruim, com um desenvolvimento lerdo e perdido, que nem esconde que está nos enrolando pra não levar a lugar nenhum.


Tem uma perseguição completamente sem sentido... uma luta de blasters de cegos... Kenobi sai andando no meio dos caçadores de recompensa que tinham o ROSTO DELE EM HOLOGRAMA, sem nem tentar esconder o rosto... é muito tosco.


O final então... a vilã é impedida pelo chefe dela de matar o Kenobi e... mata o chefe e... PERDE O KENOBI DE VISTA NUMA NAVE! A mesma vilã que cenas antes ficou horas fazendo acrobacias em prédios, pra chegar até o Kenobi e não chegou, mas num consegue dar um pulinho e se pendurar na NAVE ONDE SEU GRANDE ALVO ESTÁ, E ELA SABE QUE ESTÁ!


O que eles acham que vão conseguir desenvolver com isso?

Pra variar, Ewan McGregor (Obi-wan) parece nunca se dar bem com elenco jovem. A Pequena Leia é um saco! A atriz pode até ser boa, mas a personagem consegue irritar e incomodar (e quando digo que a atriz é boa, eu to sendo generoso). É uma versão miniatura forçada da Leia adulta, e é isso.


Pelo amor de deus, a pirralha acabou de ser resgatada e dá chilique, começa a fugir do cara que a resgatou, fugir PRA LUGAR NENHUM! E o cara? COM A PORCARIA DO ROSTO EXPOSTO CORRE ATRÁS DELA E NINGUÉM VÊ ELE! NA VERDADE OS CARAS ENCONTRAM A LEIA PRIMEIRO! A LEIA MANO! A LEIA! COMO PODE ISSO?! 


E a parte do tiro no beco? Tem um exército de Storm Troppers desfilando com o Han (não o Solo, o de Velozes e Furiosos fazendo cosplay de Raiden do Mortal Kombat), daí eles começam a bloquear o caminho pras naves, justamente pra evitar que Kenobi fuja... 


Então mesmo com um Inquisidor olhando, do nada um cara dá um tiro num robô caçador de recompensas num beco, e ninguém percebe, ninguém escuta ou vê a luz, ninguém nem suspeita! E ele dá outro tiro ainda só pra garantir, que Storm Troppers são cegos!


A parte em que o Kenobi deixa a Leia cair e usa a força pra deter a queda... tudo naquela cena ta perdido e mal realizado. Tinha um Caçador de Recompensas atirando contra ele, e ele apenas para, DO NADA, pra que o Kenobi faça a cena dele. Qualé mano! E o Kenobi ainda desce em questão de segundos do prédio! Tudo isso enquanto uma Inquisidora fazia parkour até chegar nele e simplesmente, nunca chega. Isso foi cômico, de tão ruim!


Seja a participação especial do Boba Fett barbudo (zoera, é um dos Clones dele que era soldado imperial, e provavelmente vai voltar em outros episódios) ou então a... a... eu sei lá. Juro que não consigo ver nada positivo nessa série. Até os efeitos especiais ficaram meio estranhos, pois é nítido o uso de CGI, seja em Alienígenas, seja nas Naves (que vale dizer que ficam pouquíssimo tempo na tela, parece que aceleraram as aparições só pra evitar gastos), tudo ta meio plástico de mais.


E quer saber? Eu até que gostei!

É tão ruim, que fica boa! Eu quero ver até onde isso chegará, por isso vou continuar assistindo. Caso a série melhore na minha perspectiva, farei questão de contar aqui com muita tristeza, explicar o que a estragou ao melhora-la!

A cena da inquisidora gritando com o sabre de luz apontado pra nave... ah véi não, aquilo foi de propósito. Os caras tão deixando ruim de propósito.


Pior que agora aquela cena do filme mesmo, a grande luta final entre Vader e Kenobi, faz sentido: O velho ta velho de mais e não sabe mais lutar. É galhofeira mesmo e pronto. Acho que o tom que buscaram pra série é exatamente esse: galhofada com tom de sério.



Atualização sobre Episódio 3

Quem disse que em Star Wars não existia Teletransporte (pior que na nova trilogia tem né)?! Os caras fizeram Darth Vader teletransportar durante toda a "perseguição" ao Obi-wan Kenobi (que ele deixa fugir sem razão) e, fizeram o mesmo com a Terceira Irmã (os roteiristas tão pesando a mão pra fazer ela ser "absurdamente temerosa e implacável).


Na primeira parte, Vader usa fogo pra fazer Kenobi sofrer, mas logo em seguida ele mesmo usa a Força pra apagar o fogo. Depois, sem sentido nenhum, ele pede pra um Storm Tropper buscar Kenobi sendo que... ELE TEM PLENO CONTROLE DA FORÇA! E pra variar, um aliado de Kenobi faz o mesmo fogo que ele apagou reacender, e isso, APENAS ISSO, impede Vader de ir atrás de Kenobi. Sério isso? Sério mesmo isso? Os caras realmente acham que isso impediria Vader de usar a força pra, sei lá, apagar o fogo uma segunda vez, ou então voar por cima, ou então teletransportar como fez o tempo todo, ou quem sabe... apenas PUXAR KENOBI. Qualé... 


Na segunda parte, caramba, sério que Leia correu por horas em um corredor escondido pra chegar no local seguro e uma inquisidora, sozinha, achou não apenas o esconderijo (indo em câmera lenta, tanto que chegou a ANOITECER enquanto ela apenas procurava), como também chegou PRIMEIRO no local. De verdade, isso ultrapassou o aceitável e crível e virou alto totalmente novelado. Se os roteiristas quiserem podem fazer qualquer coisa em Star Wars que, a gente aceita... é isso que eles devem pensar. 

A coisa ta ficando pior. 

Atualização sobre Episódio 4

Nada de mais.

Mostraram a base dos sith no planeta/lua de água, algo que apareceu antes no jogo Jedi Fallen Order. Interessante que meio que replicaram a cena de Vader segurando o MAR com a Força, só que agora com Obi-wan (ou seja, ele também podia... ou quase né). No jogo a cena é muito mais incrível... mas né, é um jogo, os efeitos são mais "fáceis" de fazer.


Leia foi interrogada... teve a mente remexida e resistiu... mas ninguém notou que ela é sensível à força... ta certo que ela nem usou a força mas... okay. O que eu fiquei me perguntando é "O que raios Leia sabia?" tipo, ela não era conhecedora dos esconderijos e projetos da organização rebelde lá, ainda não... e tipo, como ela foi considerada uma boa fonte de informações? Eu hein...


Mas, de resto, foi só mais um episódio... sem nada além de enrolações e conveniências... tipo o comunicador de Obi-wan, que só da sinal de vida quando é conveniente pro roteiro: Se for pra expor a posição dele, feito. Mas se não for a hora de expor, ele não faz barulho. Ta certo.


Porém, até que foi legal ver um pouco de ação pra variar... mesmo que tudo fosse jogado de qualquer jeito (a luta no hangar não da pra engolir, o cabrogis que 2 naves fariam aquele estrago todo, NA BASE DOS CARAS, e ainda escapariam. Aham!).


E com certeza ninguém notou o velho de sobretudo com 4 pernas e um calombo.


Tem porém uma coisa que me deixou bem intrigado: O Mausoléu. Aquilo realmente chama a atenção... porque tão guardando aqueles corpos?


Espero que deem desenvolvimento pra isso e não fique só uma referência solta como fizeram em Mandaloriano e as Cápsulas com corpos.

Atualização sobre Episódio 5

Então, agora que parei pra pensar, até que essa série é uma continuação direta do Episódio 3 dos filmes, e é bacana assistir um pouco disso, pena que... ta tão boba.


Este episódio em particular trouxe uma das cenas mais incríveis e ao mesmo tempo ridículas que já presenciei numa série. Conseguiram replicar o erro absurdo cometido na trilogia mais recente, só que agora botando o erro nas costas do grandioso Vader! Mano: Ele puxa uma nave com a força, e nem sofre pra isso (irado de mais)... porém...


A nave certa tava escondida atrás dela... sim... repetiram o plot do Chewbacca na outra nave visto no Episódio 9 (filmes). Se achou que aquilo foi ridículo, pense outra vez ao ver VADER COMETENDO ESSE ERRO.


De resto, é um episódio com muito mais enrolação. Kenobi da um plano mixuruca de defesa, que abre mão na metade e se entrega pra tentar outro plano besta, de converter a Terceira Irmã em uma aliada, e ai ao falhar, volta como se nada tivesse acontecido (e não aconteceu mesmo)... é muito... idiota.

Trezentos Stormtroppers atirando a queima roupa em PESSOAS NÃO TREINADAS PRA COMBATE EM UM LUGAR FECHADO! E ninguém, pelo menos quase ninguém, morre... 


A lei da conveniência come solta aqui, com um plot twist de alguém que não morreu reaparecendo e expondo a Terceira Irmã. 


Aliás, a verdade veio a tona, ela caçou Obiwan feito maluca só pra chegar perto do Vader e... matar ele... pois ele matou os colegas dela no passado, quando surtou como Anakin... mas ela matou gente também... e ela ainda por cima esteve com ele várias vezes e nunca tentou ataca-lo... mas faz isso, no final, achando que vai funcionar. Sério? Ela virou uma inquisidora por um plano, caçou o Jedi mais procurado do univeros (depois do Yoda) e, ficou anos disfarçada só pra... falhar numa tentativa retardada de atacar Darth Vader, pistola da vida, pelas costas?! 


NINGUÉM ESCUTA ELA CONVERSANDO COM O OBIWAN E TRAMANDO CONTRA VADER?! A mina para tudo pra trocar ideia com o inimigo, e ninguém liga?!


E a parte da Leia salvadora da pátria... Sério mesmo que Leia libertou a L0LA do hackeamento tirando um parafuso? Ta de zoas né?


Pra finalizar... a Terceira irmã sai de boa de uma luta contra Darth Vader, só com um furinho, e geral deixa ela ali? Ela tramou contra o império, traiu o Vader, tentou matar outro Inquisidor, e a punição dela é ser deixada viva, porém com um furinho no bucho, jogada num planeta qualquer? Tipo... caraca... o Império é mal... na época do Palpatine não iriam tão longe assim... nah. Pior ainda é que é a SEGUNDA VEZ QUE O VADER FAZ ISSO COM ELA, E ELE SABE DISSO. Sério mano?


Melhor série do mundo. Agora o Luke virá!!!


Atualização sobre Episódio 6
(Acho que é o Season Finale)

Pô mano, estragaram a série.


Um dos melhores combates que já vi (sem sentido nenhum, Obi-wan é um deus Jedi das Pedrinha, mas foi épico): Se é louco, o cara trucidou o tio Vader nas pedrada, depois de ser enterrado vivo e sair voando meu. Que isso...


Uma redenção de uma Inquisidora que tava óbvio que ficaria do Ben: Tipo, ela foi teletransportada, curada agora (o ferimento sumiu, ela ta só com coceira) pro planeta do deserto lá, e vai matar o filho do Anakin, que sim, ela descobriu que Leia e Luke são filhos do Anakin, e vai atrás do Luke que ela sabia onde tava pois, roteiro. Então ela não mata, e decide virar boa moça... viva... que irado.


A despedida tocante da dupla mais chata que já vi, mas que me fez chorar: Leia é salva finalmente e volta pra casa, vira princesa de vez... e abraça o Kenobi dizendo adeus... é triste... é mesmo triste não to zoando. toca até a musiquinha dos Skywalker... também segurada pra esse momento é claro. E responderam porque a Leia nunca contou do Kenobi pro Luke: S-e-g-r-e-d-o dos migos.


E finalmente, a Marcha Imperial! Caramba, perderam a oportunidade de botar ela em todas as cenas do Vader pra soltar num final broxante mas, soltaram pelo menos. Inclusive eu não sei se reclamei disso, mas os caras simplesmente não tocaram a trilha sonora do Vader em momento algum em que ele apareceu, algo que com certeza deixaria seus momentos mais épicos, ou pelo menos menos vexaminosos. Mas no fim soltaram, com ele se declarando pro Palpatine... caramba hein.


Deram a resposta pra maior dúvida que todo fã tinha, desde a Medalha do Chewbacca, afinal de contas: Porque Obi-wan Kenobi mentiu pro Luke Skywalker sobre a morte do pai dele? Pois é, a resposta foi mais surpreendente do que imaginaríamos: ele não mentiu! O próprio Darth Vader declarou ter matado o Anakin e fim, tivemos essa resposta, podemos descansar. Eu já tava entrando em pânico por esse mistério sem solução a mais de 200 anos.


Então temos a mini Leia, que faz cospobre completo da Leia adulta... e ficou daora vai. Pelo menos explicou outra dúvida que tínhamos: Porque Leia virou Rebelde. Prontinho, Star Wars faz sentido agora.


Também tivemos a resolução de quem é mais forte entre Vader e Kenobi: Kenobi sempre. E todas as vezes que ele fugiu foram fraquezas do Vader, foi só isso (pois é, Vader não deixou ele escapar não galera, ele fugiu pois deu sorte mesmo... ELE FUGIU DO FOGO LÁ MANO). Isso pois nem falo da mirabolante perseguição de Nave Imperial versus Nave de Fuga que replicou outro momento épico dos piores filmes, nesse caso o episódio 8 e sua longa lenta perseguição de navinhas.


Queria entender a razão dos caras simplesmente não voarem pra Baixo. Tipo, a nave é lentona mano, a grande é mais lenta, é só mudar a rota pra baixo ou pra cima e pronto! Sei que não há senso de direção no espaço e tal, mas é só se orientar geograficamente pela nave maior... viu o bico dela? Vai pra baixo e sebo nas canelas.


Mas beleza, a série nos explica a razão de Kenobi deixar o Luke viver sua vida e não ficar de tocaia o tempo todo, se tornando assim apenas um andarilho como sabemos que se tornaria... ele só viu que não valia a pena ficar lá protegendo o moleque pois, depois do que ocorreu com Leia (que ele salva no fim ta, apenas deixa ela com os rebeldes e vai no x1 com Vader), aprendeu que é melhor ficar longe mesmo.

Resumo da opera: Terminou de um jeito estrondosamente épico.


Qui-gon Jinn apareceu mano. Ele tava o tempo todo de zoio, e apareceu quando Kenobi parou de frescura. Ele nunca perdeu os poderes, tava se segurando pra dizer que tava arrependido, e na real, era tudo frescura. Daí eles saem juntos numa aventura ao estilo Zelda Spirit Tracks no deserto!


E é isso mano... 

Curti a série hein, torcendo por uma temporada dois! Uhu! Que tragam Jar Jar de volta também! Jar Jar Binks! Jar Jar Binks!

(Altas dozes de sarcasmo identificadas, o escritor deste artigo encontra-se desnorteado)

Enfim, é isso.

Obrigado pela leitura, e se acha que to muito errado em falar, foi mal, foi o que eu achei.

Falando sério, não é uma série tão ruim assim. Ela é boba, não adiciona nada realmente interessante à franquia e nem conta nada tão legal de acompanhar. Pra quem é apaixonado por Star Wars, ver um pouco mais do Kenobi pode ser excitante, mas convenhamos que a história foi bem mixuruca, principalmente pra quem conhece a franquia, afinal, já tamo cansados de saber o desfecho dessa galera tudo, e botar Kenobi pra enfrentar Vader não inova em nada, nem surpreende em nada. Não veja se espera algo ao nível "Rogue One". Eles nem tentaram contar algo empolgante, apenas emendaram com respostas chulas para perguntas que ninguém mais faz.

E as coisas realmente intrigantes, deixaram de escanteio, ou deixaram pontas soltas só pra justificar e provocar uma nova temporada, ou alguma outra série.

Mandaloriano ainda é a melhor série dessa leva de tentativas.


See yah!


Postar um comentário

12 Comentários

  1. Aquela crítica de opinião marota, cheia de estresse e putaria (não pera, não tem isso...epa)

    mano, kkkkkkk, ri demais agora, toda hora que eu lia as coisa em caixa alta eu fazia a sua voz gritando insanamente e eu ri sozinho que nem um idiota por uns 5 minutos kkkkkk.

    Sério cara, eu vi o trailer, com o Duel of Fates tocando no findo, slk eu arrepiei até o ponto de tremer a mão, esperava muuito que essa série recuperasse a vibe da 2° trilogia, mas ai eu venho aqui e...tomo um soco bem no estômago com uma decepção fudida.



    Ah cara...Que merda, CADE A PRR DO STAR WARS DISNEYYYYY SEUS FDP!!!!!!


    Ah...aliviei...skkakoakaoaks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou, eu também me arrepiei. Aliás bem no começo da série, quando mostra a Execução da Ordem 66, velho, aquilo arrepia até os pelos do sovaco!

      Mas o ruim da série está em seu todo... mas tipo... né... é sempre melhor ver.

      Aliás é bom te rever sr Wilson!

      Excluir
    2. Sim cara, arrepia até os pelinho do cu...



      Bom te ver também mermano, apesar que eu nunca sumi de verdade, só fiquei mais...silencioso...

      Excluir
  2. Eu simplesmente não consegui gostar dessa série. Tudo soa tão genérico. Cansa.
    Diferente de Stranger Things pq essa quarta temporada tá muito boa. Valeu cada minuto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis que a dica me valeu. Tava pensativo se assistia a quarta de Stranger Things, você acabou de me motivar sta Sammy. Já sei o que assistir!

      Excluir
  3. Se lançar mais coisa dessa frachise ja saturada a decadas (não era pra ter lançado mais nada depois que acabou a trilogia original) vc com certeza vai ver, isso só pode ser carencia de conteudo, aquela serie do boba fett ja se mostrou bem merdona, e vc ainda insiste em esperar algo disso. Eu ja deixei claro que não vou ver nenhum conteudo derivado dessa marca, pois por mais que acertem em algo (dificil em), nunca vai ter grande relevancia no geral mesmo (podem fzr uma serie do Luke com o mark hamill que nao vejo), agora se fizerem mais uma trilogia quem sabe eu veja, e ja esperando o pior claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer a real, to vendo só por isso mesmo, pura carência. Mas vou tentar aproveitar.

      Pelo menos no mundo dos jogos a coisa tá promissora... o segundo Jedi Order parece que vai ser decente.

      Excluir
  4. Meu Deus, disney conseguiu fazer o nome star wars me dar ansia de vomito.

    ResponderExcluir
  5. uma coisa...

    na resenha sobre o 5º episódio, não seria continuação do episódio 3 (ordem cronológica)?
    O obiwan no 4 ta velho (nova esperança), ele morre no 5...sla, acho que é só erro mesmo ou...




    eu to ficando brisado de novo!???!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errei de proposito pra ver se alguém notava ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      De fato é do Episódio 3. Eu sempre me perco na cronologia...

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)