CríticaMorte: Não Olhe Para Cima

Nunca torci tanto pra um filme acabar.


Boa leitura... 

"Não Olhe Para Cima" é um filme de comédia político-social, ambientado em uma catástrofe mundial. Basicamente, ele vem carregado de piadas sem timing e alfinetadas aos clichês modernos, vendendo uma aparente reflexão profunda, mas entregando uma galhofada sem igual.

O filme é zombaria pura, e por mais que tenha uma subcamada reflexiva sim, ele é tendencioso e inventivo de forma até meio preocupante, não pelo que quer transmitir, mas por como acha que deve ser transmitido.

A grande aposta dele está no ato de mostrar como as pessoas reagem mediante a uma calamidade iminente, que contradiz aos desejos mais vastos de cada individuo, e acabam apenas cometendo falhas negacionistas, ou se rendendo à comportamentos cada vez mais ilusórios outrora imprevisíveis.

Só que, o que o longa de mais de 2 horas (intermináveis duas horas) nos mostra é um aglomerado de ideias pífias regadas a um humor ácido, forçado, e nada risível. 

Através de uma proposital sátira social, ele aborda temas que estamos cansados de saber como corrupção, alienação e manipulação pública, negação a eventos e situações reais, debates desnecessários, destoo de argumentações sérias, validação e atenção à tolices relacionadas ao entretenimento raso, e por ai vai.

Sendo mais direto, é um filme que fala como o governo não liga pra sociedade, como a sociedade é fácil de ser enganada, como as pessoas ao se dividirem acabam mais agindo umas contra as outras, do que em prol de si mesmas, e como as pessoas ricas são más e egoístas, as pobres burras ingênuas, as espertas azaradas e ignorantes, e as ignorantes espertas e sortudas.

O triste é que, tal abordagem faz-se bem interessante e realmente funcionaria, se o próprio filme não tivesse a contraditória ideia de debochar de tudo isso, tentando arrancar risos em momentos muito inoportunos, mas causando estranheza, desconforto, e até raiva.

Eu confesso que, entendi que tudo isso foi proposital. O filme quer ser estranho, quer que achemos tudo muito errado e inimaginável. Ele força isso e muito mais, com caracterizações óbvias e bem estereotipadas, e situações com resoluções com um pé na insanidade, e outro na veracidade. 

No entanto o desapontamento com a obra supera em muito qualquer mensagem significativa que ela tenta transmitir. Mesmo que existam elementos de proveito satisfatório (boas atuações dentro do que é pedido, efeitos especiais ok, coisas assim), o produto final não corrobora com seu próprio conteúdo e, no fim das contas, é um tremendo desperdício de ideias e tempo.

Existe uma falha enorme que apenas desvia nossa atenção ao assistir, que engloba o comportamento geral de todos os personagens. Tudo soa tão artificial e inorgânico que apenas nos distancia de qualquer percepção que seja estimulada.

Esperamos algumas reações, e por mais que elas apareçam em teoria, na prática acabam sendo debochadas e escrachadas. Isso prejudica muito a imersão do espectador, e nos faz antecipar o fim da obra com certa pressa e inquietação.

Há muito desperdício de boas propostas, como o discurso do Di Caprio aos 40 minutos do segundo tempo, no qual ele manda uma mensagem claríssima ao próprio espectador pra abrir os olhos, e parar de ser tão passivo quanto aos males que o cercam. Ele se perde pois, apesar de ser um momento forte do longa, ele se desgasta com uma piada repetida e mal encaixada, a qual interrompe o discurso emocionante do personagem e nos leva de volta ao padrão abobalhado que o roteiro pede.

Não é errado mirar em debates sócio-políticos através de humor, e repito, é uma fórmula que poderia funcionar bem, desde que fosse otimizada junto ao enredo. Acontece que aqui, o que acompanhamos, é mais uma baita de uma história ridicularizada onde, uma situação séria e perturbadora, é contornada por anedotas desconexas.

São personagens debochando do mundo e de si mesmos, respondendo às situações com o melhor do que a palavra "clichê" tem a oferecer: O representante da ciência é bobo e socialmente incapaz; o representante da política é corrupto e comodista; o representante das potências mercantis é interesseiro e aproveitador; etc, etc. Lamentável que isso se aplica a todas as esferas e núcleos, arrastando assim todo e qualquer tipo de conceito representativo de forma preguiçosa mas abrangente.

Se pensarmos no filme como filme apenas, ignorando qualquer significado oculto, ele já começa errado. Sua história é simplória, e a abordagem, não na calamidade em si, mas nas pessoas lidando com a informação, seria difícil de manter a atenção de qualquer um. Imagine um filme de catástrofe como "2012" ou "Armagedom", e pense como seria chato se eles focassem 90% do tempo não na ameaça ao planeta, mas nas pessoas se recusando a acreditar e dando a atenção pra outras coisas. 

Só de falar já fica desinteressante, então não é de surpreender que na prática seja justamente assim. Então, a ideia de enfiar piadas baratas talvez surgiu como um reforço pra manter o público ao menos entretido, o problema é que isso só nos empurra ainda mais pra longe da trama, no intuito de escaparmos da vergonha alheia, não dos personagens, mas do diretor, roteirista e até dos atores ao darem forma a isso. 

O pior é o incômodo enorme que toma conta da gente a cada diálogo vivido. Os personagens se comunicam de forma incoerente com suas personas, responsabilidades e até mesmo com suas histórias! 

Um personagem casado e com filhos trai a esposa repentinamente sem qualquer justificativa. Uma personagem inteligente e bem sucedida deixa seu emprego, estudos, e até mesmo formação pra trabalhar de balconista antes de morrer, também sem a menor justificativa. Um soldado cobra por comida grátis pra que isso seja questionado o tempo inteiro só pra, fazer rir, mas até mesmo a presença desse militar é sem sentido.

Tudo parece dar voltas e voltas, pra no fim não levar a lugar algum, e ainda por cima jogar uma conclusão deprimente e previsível.

O final do filme, apela pra uma transição brusca pro drama, que ao meu ver repetiu algo visto em "Presságio", na verdade, é exatamente o mesmo final. Se não viu, alerta de spoiler: O Mundo Acaba.

O ponto parecido/igual é aquele onde o protagonista se encontra com sua família e apenas aceita o fim inevitável, partindo junto com ela, e até daria pra considerar este como um final decente. O problema, é que ele encerra uma trama pândega em demasia, e mesmo tendo uma mensagem contraditória porém forte, ele mesmo descarta ela com várias piadas em sequência, algumas visuais e relacionadas a própria tragédia (coisas flutuando no espaço) e outras duas com "sobreviventes".

Os caras chegaram ao cúmulo de apelar pra nudez gratuita justamente no final, o que só confirma o quão desesperados estavam.

Sendo sincero, eu não consigo tirar nada proveitoso deste filme, e apesar da mensagem dele ser interessante e conscientizada, ela não é bem aproveitada, nem de longe.

É isto o que "Não Olhe Para Cima" faz. Ele quer falar pra você: Se você finge que não vê, não significa que não acontece. Mas pra isso ele demanda que assistamos 2 horas de algo que, preferíamos jamais ver. É contradição pura!

E é isso. Eu poderia falar mais do filme, contar sua história, mas cara, tem nada nele. É um meteoro que cai na Terra e mata geral, mas o filme inteiro são as pessoas discutindo se acreditam nisso ou não, e se vale a pena tentar impedir ou não... aliás, apenas as pessoas dos EUA, pois o filme esquece que o planeta tem outros países. Não espere nada inteligente disto, não há.

Mas, se quiser traçar um paralelo aos eventos cataclísmicos recentes, seja pandemia versus negação à vacinação, seja aquecimento global versus capitalismo, seja percepção pública versus interesse de uma minoria dominante... acredite, isso tá em toda parte. São mensagens presentes em tudo quanto é produto, desde literal até áudio visual. O que este filme fez foi escancarar tudo isso e fingir que é uma piada, pra parecer que é, mas sem ser. Ele quer contar, sem contar, mas contando, e fingindo que não tá contando.

É fácil aliás, fingir que é inteligente e mandar uma mensagem forçada mas que, aos menos atentos passa batida, e aos mais atentos soa como brilhante (sem ser). Só basta maquiar um pouco, se é que me entende.

No fim, perdi meu tempo. Desculpe por fazer perder o seu.

Mas obrigado pela leitura.

Comecei o ano bem hein. Feliz 2022!

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Já começamos o ano bem...Ben...

    Bem, o que posso dizer...foi mal por te fazer perder tempo, eu acho...sei la...



    Por sinal, spoiler: faltam 12 artigos para bater 500 artigos no blog...é...
    Pelo menos um artigo a mais esse filme serviu, ta mais perto dos 500.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba quase 500!!! Eu to ansioso kkk.

      Eu to planejando mais 4 pra esse mês então, falta bem pouco mesmo.

      Sr Wilson, obrigado!!!

      Excluir
    2. Pois é, 500 textões vey, é pra poucos...



      "Obrigado"? Uai, por que?
      Enfim, de nada...eu acho kkkk.

      Excluir
    3. Obrigado por ler, por comentar, por acompanhar esse grande processo. Seja sempre bem vindo sr!

      Excluir
    4. Awwww <3

      Mt obrigado meu consagrado.

      Excluir
  2. Eu ja sabia que ia ser uma merda, desperdicio de ideias e de profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... Netflix meu filho, Netflix...

      Excluir
    2. Netflix é uma caixa de surpresas terrível, mais assusta que empolga.

      Bem Srta Bia, obrigado por ler, e confie sempre em seus instintos.

      Excluir
  3. O filme é sobre a relativização da percepção da realidade por meio da atual configuração tecnológica social. Leia o blog Cinegnose se não entendeu algum filme que tenha visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu intuito no DM não é "explicar os filmes", não todos eles ao menos. As vezes eu piro na batatinha e decido ir um pouco longe, mas geralmente não o faço, não com filmes. Geralmente, prefiro abraçar uma abordagem mais pessoal e focada em opinião própria, e fica por isso mesmo.

      Em todo caso, agradeço pela leitura e comentário, apesar de não saber quem é, e muito menos ter certeza se leu o que escrevi.

      Mas, em todo caso, eu vi o site que você recomendou, e li o artigo referente ao filme. Tá muito bem escrito, eu mesmo não entendi metade do discurso mas, a metade que entendi, até que curti. Mas como o site ta apontado como "inseguro", preferi tirar o link, pois fiquei um pouco preocupado. Eu chequei o artigo e, ao meu ver não é tendencioso nem pretencioso, e não tem qualquer perigo. O único problema foi o site em si... fiquei receoso, além de que o artigo está indexado em várias páginas. Pode ser plágio, e não gosto disso.

      Caso queiram ler, só procurar no google por "o-ironico-destino-media-life-do-filme"

      Excluir
  4. Eu sou de Manaus, e já li vários de seus artigos, gosto sempre é pessoal, mas, sempre busquei entender o significado de filmes, séries, jogos e livros, gostando ou não. Tenho minhas próprias teorias sobre Silent Hill, que envolvem os conceitos do gnosticismo cristão. Obrigado pela atenção ( não concordo com um monte dos seus artigos, mas, me surpreende sua atenção aos detalhes!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu me esqueci de dizer que é bem vindo sempre!

      Aliás, eu gostaria de conhecer suas visões de SH, fiquei curioso.

      Gosto de saber que, mesmo não concordando, você consome, da ouvidos e voz. Isso é excelente, pois permite minha liberdade de expressão e claro, partilha de informações e pensamentos. Repito, eu adoraria conhecer suas interpretações e teorias, não só sobre SH, mas tudo o que puder compartilhar.

      Obrigado sr.

      Sempre que vir espaço, agradeço se compartilhar o que pensa. Mesmo que eu discorde, vou respeitar e, sei que vou aprender bastante.

      Repito, seja bem vindo.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)