AnimeMorte: Tokyo Revengers

Mais um pra lista de animes com viagem no tempo, mas, com uma abordagem bem diferente da costumeira.


Tokyo Revengers é um Tensei misturado com Nidome, pois tecnicamente, o personagem morre pra ativar a viagem no tempo, a qual ocorre sempre que ele deseja, mas em datas específicas.

A história inclusive lembra muito Efeito Borboleta, mas com um foco nas Gangues de Tokyo dos anos 90.  Achou complexo? Nem grila, vou explicar tudinho.

Enfim, boa leitura.

Protagonizado por um dos personagens mais revoltantes que já existiu, Tokyo Revengers conta a história de um jovem adulto, que morre empurrado no metrô, e acorda no mesmo dia, porém 12 anos no passado (onde ele pintava o cabelo de loiro). 


Então, ao mudar um pequeno detalhe e ajudar um rapaz, ele acaba voltando ao presente, e é salvo antes de cair no metrô, justamente por quem ele ajudou 12 anos antes.


Só que as coisas não acabam ai. O garoto que ele ajudou era irmão mais novo da namorada dele na época (namorada de escola, ambos tinham uns 15 anos). Mas no presente, justamente naquele mesmo dia, essa moça, com quem ele não falava nesses 12 anos, havia falecido com seu irmão, num acidente provocado por uma gangue.


Foi ao alertar o irmão dela sobre esse acidente, que ele conseguiu impedir que o jovem morresse, no entanto, a irmã dele ainda morreu. Pra completar, ele e o jovem criam um vínculo, e ele descobre que pode viajar ao passado sempre que quiser, nesses 12 anos de diferença, apenas tocando na mão do garoto. Assim, ele decide salvar a vida da ex-namorada também.


E é, a história é de um cara viajando pro passado 12 anos pra tentar salvar a namorada, que ele por alguma razão tinha abandonado.

Ao passo que ele descobre que salva-la é muito mais difícil do que ele podia imaginar, ele também relembra o caos que foi sua vida estudantil, e como ele sofreu ao tentar ser um Delinquente, membro de Gangues.


Então, aos poucos, ele vai se envolvendo com gangues, tentando descobrir formas de salvar a garota, mas sofrendo com o fato dele ser um verdadeiro merd4.

Meu, pensa num personagem lerdo! Esse cara tem a vantagem surreal de conhecer o futuro, e poder intercalar entre os tempos quando bem entende, mas ele consegue a proeza de ser o coadjuvante de sua própria vida.


Muitas vezes ele fica parado, imaginando o que fazer, pensando e reclamando mentalmente, chorando ou apenas tremendo de medo, até que alguma coisa que ele sabe exatamente como e quando acontecerá, acontece sem ele fazer nada pra impedir (e ainda lamentando por não conseguir).

Poucos são os momentos em que ele age, e isso cria mudanças significativas. Mas, ele parece não evoluir com isso, regredindo ao estado de covarde inativo.


Mesmo sabendo que da pra mudar o futuro, e mesmo ciente que apesar de ser fraco, ele tem vantagens pelos seus conhecimentos prévios, ele nunca parece pensar nisso, agindo como um palerma travadão... sempre!

Irrita, pois a proposta do anime é incrível, mas esse personagem deixa a experiência revoltante de mais.


E olha que, nem seria preciso ele sair na porrada com todo mundo, ou despertar superpoderes do nada. Ele apanhar faz parte, e é legal ver que ele é humano e vulnerável. Porém, são nas poucas vezes em que ele se arrisca, que ele realmente conquista algo, mas parece não se tocar que, tomar uma surra pode abrir portas.

Ele fica com medo de agir, receoso e se auto boicota. Perde tanto tempo pensando e refletindo (lentamente, pois é muito lerdo) que não encontra tempo pra conseguir fazer alguma coisa, e mudar o futuro. E o legal é que ELE VIAJA NO TEMPO! Se quisesse ele podia fazer tudo!


Esse anime é a prova de que nem mesmo o melhor poder do mundo pode mudar a vida de um idiota.

Foi mal, eu fico irritado só de pensar em quantas vezes esse cara podia ter resolvido todos os problemas, mas em 24 episódios da primeira temporada, ele não consegue mudar absolutamente nada, aliás, não muda pra melhor né, pois tudo só piora no futuro.


O irmão da mina dele, por criar o vínculo com ele, mantém todas as memórias das realidades que nascem a partir das alterações que ele faz no passado. Assim sendo, ele sempre ta lá dando suporte no futuro, mesmo que tudo mude. Isso só aumenta ainda mais a vantagem dele em poder viajar, pois ele sempre tem um porto seguro por assim dizer, do qual ele nada se aproveita.

Ele também retém as memórias das vidas que leva depois de cada mudança. Só que, pra ativa-las (ao voltar ao futuro) ele precisa conversar com alguém que recorde daquele momento, pra ele lembrar com mais detalhes de eventos que, tecnicamente não viveu ainda.


Isso pois, sempre que ele viaja no tempo, a lacuna de 12 anos é preenchida pelo eu que ele deixa no passado. A versão dele do futuro, com seus 27 anos, tem uma mente mais madura e adulta, além de ter ciência dos eventos vindouros e da razão dele viajar, só que a versão jovem dele, de 15 anos, não tem isso.

Essa versão simplesmente é como ele era no passado, sem nem saber quando é "possuído" pela mente do futuro. No máximo, a namorada dele percebe que ele muda o jeito de agir, e alguns amigos próximos, mas isso não o afeta.


Então, tecnicamente, sempre que ele viaja ao passado, ele controla seu corpo e pode agir pra corrigir o que quiser (enquanto tiver coragem ao menos). Mas, sempre que ele volta ao futuro, pra ver as consequências, estas surgem com base no que seu corpo e mente daquela época fizeram depois que ele os deixou.

Aí já há uma desvantagem significativa, pois se parar pra pensar, o eu dele do passado pode sabota-lo constantemente, o que o obriga a permanecer naquele tempo até ter alguma certeza ou confirmação de que as coisas mudaram.


O ruim, é que ele não pode ficar muito tempo no passado, pois seu corpo no futuro/presente entra em coma durante a viagem, e ela ocorre em tempo real. Ou seja, pra cada dia que ele passa no passado, seu corpo no presente fica 1 dia sem se mover, esperando o retorno da mente.

Com a ajuda do cunhado dele, ele consegue se manter por uma semana ou duas em média, mas ele sempre precisa voltar, pra se atualizar e recompor.

E quem disse que ele busca soluções pra isso tudo? O cara só deixa as coisas acontecerem e viaja pra ficar testemunhando o óbvio. Por exemplo, ele sabe que uma guerra de gangues vai acontecer, e ao invés de denunciar o evento pra poupar mortes, ou preparar as pessoas certas (tipo contando pra alguém sobre o que ocorrerá, nem mesmo que mentisse pra isso), ele apenas vai pra guerra de gangues, e observa a merd4 voar pro ventilador.


Ele sabe tudo que vai acontecer, e fica temeroso que as pessoas não acreditem nele. E quem disse que ele pensa em levar provas, tipo pesquisar sobre eventos da época (loteria, notícias, acidentes, bolsa de valores, spoiler de algum programa de tv, tem muita coisa!) e os revelar antes de ocorrerem, pra mostrar que é um viajante do tempo? Não, ele prefere ver geral morrer e chorar por isso.

E quem disse que ele pensa em de alguma forma entrar num acordo com seu Eu do Passado? Tipo, deixar uma carta ou até vídeo do futuro dizendo o que acontecerá pra se precaver, ou apenas dar um jeito de preparar as pessoas próximas mais confiáveis para lidarem com ele. Meu, o garoto lá que ele tem que tocar na mão pra fazê-lo intercalar entre as épocas, ele confia, ele acredita, ele sabe tanto que ele é um viajante no tempo, que no futuro ele virou um Detetive por causa disso! Nem por isso ele conta com ele no passado.

Tá, eu sei, isso é pensar além do que o anime quer mostrar, pois a ideia dele é mais revelar como as gangues japonesas eram naquele tempo, e nos fazer testemunhar como 12 anos podem mudar tudo.


E isso é legal de ver, só que, é chato ver isso pela perspectiva de um personagem tão ignorante.

O anime tem uma boa dose de humor, e um pouco de violência (nada de mais, rolam algumas mortes, mas geralmente são censuradas, não que isso diminua o impacto).

Mas o bacana mesmo é ver as gangues.


Um bando de jovem estudante metido a malvadão, saindo nas ruas desafiando uns aos outros pra pancadaria. Grupo este que no futuro se torna a verdadeira máfia, todos mais sérios, mais medonhos, mais violentos (e no caso até com armas de fogo).

Todos com seus uniformes, a gangue que o protagonista acaba se envolvendo tem até um símbolo bastante polêmico no mangá (é uma suástica), que no anime foi censurado (coberto na cara dura), mas que em alguns takes acaba vazando.

No fim, é uma experiência interessante, com desfechos bem pesados e choques de realidade que nos fazem pensar muito.


Só que tudo isso é estragado pelo babaca do Takemichi.

Enfim, se quiser assistir, manda ver. Eu curti apesar da raiva pelo protagonista crescer cada vez mais...

Mas to curioso com a continuação, pois o fim é meio que inconclusivo e muito misterioso.

Não sei se chegarei a escrever a respeito, mas por hora, é isso.

Obrigado pela leitura e, see yah! 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Ótima análise. Quando eu tiver um tempinho, assisto ele. Sobre a polêmica suástica, na verdade, aquilo é um símbolo do templo budista que representa a paz e a sorte. Foi demonizado por causa daquele maldito de bigodinho, mas os asiáticos continuam a usar esse símbolo de boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Sammy, caso veja me diz o que achou.

      Pois é, ai quando algo do oriente vem pro ocidente com isso acaba sendo mal interpretado e censurado... uma pena que houve essa mancha na história humana.

      Excluir
    2. O mesmo símbolo é usado como modelo de mapa em uma dungeon do Zelda 1, o nome do símbolo é "Manji" e é associado ou como "misericórdia eterna" ou "intelecto e força" dependendo de como está posicionado horizontalmente.

      Excluir
    3. Pois é, mas é muito mais fácil apenas demonizar do que explicar, por isso censuram.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)