AnáliseMorte: Mega Man X - O primeiro jogo da Série X.

Se você conhece o blog a algum tempo, deve tar estranhando essa análise desde o título, afinal, eu já fiz um artigo sobre MegaMan X, pelo menos era isso que eu achava.


Acontece que os artigos da série X aqui no blog foram feitos numa época em que eu não ia tão fundo nas "análises" tanto que eles são praticamente a história do jogo contata, e algumas teorias. Eu não cheguei a descrever o jogo, nem fiz do jeito que eu faria hoje... por isso, optei por jogar novamente (algo que raramente faço) e escrever algo decente.

Chega a ser engraçado, mas eu fiz um artigo sobre "Mega Man Maverick Hunters X" que por sua vez, está no formato que eu gostaria que o restante da franquia escrita no blog também estivesse. Pode até reparar que no final, se comparar os dois artigos, notará várias semelhanças no modelo. 

Bem, boa leitura.

Mega Man X foi lançado pela Capcom em 1993 para Super Nintendo, e era um exclusivo, porém, conforme a franquia cresceu, novos títulos saíram pra diferentes plataformas, e no fim, tem MegaManX pra todo canto. Inclusive, foi lançado a versão X Aniversary Collection, contendo não apenas os 3 primeiros títulos (que eram todos de Snes) como todos os demais, numa tacada só (na real são duas partes, na primeira vai até o 4, na segunda do 5 ao 8).


Bem, naquele tempo, jogos eram mais voltados para diversão somente, e raramente tinham um enredo contato dentro da campanha. Eram coisas simples e com pouquíssimas falas, e apesar de em X haver alguns longos diálogos, eles não revelam tanto, apenas o básico para que se entenda onde os personagens estão indo.

Mas, o enredo era melhor explicado nos Manuais que acompanhavam os jogos, e foi assim com MMX. Seu manual explica coisas como a origem do herói, o estado do mundo naquele tempo, e até mesmo a origem do vilão, tecnicamente.

Tem coisas que me surpreenderam quando li o manual, como por exemplo o fato de Zero ser o Líder dos Maverick Hunters. Ao longo da franquia, acaba sendo revelado que ele era apenas um Hunter poderoso, mas ainda no primeiro manual, ele era o substituto de Sigma... e sim, Sigma era líder dos Maverick Hunters.

Claro, isso naquele tempo. Conforme a série foi crescendo, o "microverso" no qual ela foi sendo construída sofreu um "rework" em suas histórias antigas.

Mas iremos por partes. Primeiro vou falar sobre o jogo em si, depois a respeito dos personagens, incluindo os vilões.

Jogabilidade

MegaMan X é apresentado, inclusive no manual, como sucessor de MegaMan e uma nova página na franquia do robô azul, criada para a nova geração no Super Nintendo. Razão esta pela qual ele manteve certos traços ainda no começo, que foram mudando conforme a série crescia, inclusive no próprio primeiro jogo.


No começo, X tem as mesmas habilidades de Rock, podendo apenas Andar, Atirar, Pular, e no máximo Carregar seu Disparo no Mega-Buster, pra causar um dano maior.

Mas, depois do primeiro confronto, ele acaba recebendo um monte de upgrades, conforme vai avançando e explorando os mapas, o que simplesmente marcou X pra sempre.

O primeiro upgrade, que no primeiro jogo é apenas uma Parte da Armadura Especial (A Bota), acaba virando um diferencial da saga X e nos demais títulos passa a ser algo fixo.


Trata-se da habilidade de Correr, o "Dash". Esse movimento faz com que X acelere muito e possa esquivar facilmente, ou até mesmo aumentar a distância de seus saltos.

Outra diferença é a capacidade que ele tem de "Arrastar" em paredes. X pode ficar rente a paredes e evitar cair, descendo lentamente, podendo também pular nesse estado.


Ou seja, ele ganha movimentos como Saltar na Parede, o que também aumenta em muito a dinâmica nas partidas.


Apesar do primeiro Upgrade ser obrigatório (está no meio de uma das fases, bem no caminho de X), os demais são segredos que ele pode coletar pra ficar ainda mais poderoso.


Ele conta com a Armadura Melhorada, que diminui o dano recebido em 50%.


Conta também com o Capacete Melhorado, que pode romper obstáculos como Blocos, com a cabeça (talvez mais uma referência ao Mario do que um poder, visto que é um poder praticamente inútil).


E por fim, pode conseguir o X-Buster, um canhão melhorado que pode carregar seus disparos, e até os disparos de habilidades especiais, num nível poderoso ao ponto de gerar um novo tipo de ataque.


Aliás, X tem outra coisa em comum com Rock, o "Mega Man" do passado. Ele pode copiar habilidades de inimigos recém derrotados, usando isso pra plagiar habilidades dos chefões.

Essas habilidades passam a consumir um tipo de energia própria, que pode ser regenerada passando de fases, ou coletando as esferas de energia que caem de inimigos.


Cada habilidade tem um efeito não só nos Chefes, como em partes dos cenários. Não são todas, mas algumas podem abrir caminhos, se usadas corretamente, e revelar itens secretos.

Existem Sub-Tanques, que podem armazenar energia pro X. São 4 no total, e ficam todos escondidos nas fases exigindo uma boa exploração.


Tem também os Corações, que podem aumentar a barra de Energia de X permanentemente, e também há vários escondidos pelas fases (1 por fase, e nem todas tem).

X possui um sistema de controle de danos que precisa ser recarregado com essa energia, também derrubada por inimigos (em teoria, ele extrai deles). É sua "Barra de Vida" que quando zerada, faz ele explodir.


E isso é tudo. Em sua estreia, X ainda ta aprendendo como lutar, por isso ele não é lá tão poderoso no começo. Mas, conforme ele avança na campanha, suas habilidades vão ficando cada vez melhores, e somando tudo isso, ele vira um monstro.

As fases são lineares, e consistem em 8 cenários com plataformas e um monte de inimigos, e obstáculos, que X precisa atravessar até chegar ao chefão e confronta-lo.


O chefe só pode ser derrotado 1 vez, pois depois que isso acontece ele some do mapa, e reaparece no final do jogo pra um confronto final. Isso ocorre com os 8 chefões, e também acaba virando um marco na série no futuro.

Mas, as fases podem ser revisitadas quantas vezes o jogador quiser, e inclusive, algumas delas sofrem alterações.


O cenário pode mudar totalmente, ou parcialmente, dependendo das ações de X, e isso é algo bem curioso.

Algumas fases influenciam umas as outras (deixando mais fáceis ou até mais difíceis), e outras tem suas mudanças geradas por coisas que X faz enquanto as atravessa.

Tem 3 fases que sofrem uma mudança por causa do que ocorre em outro cenário, e 2 mudanças que rolam durante as ações de X. Mas, falarei disso depois.

Existem chefes secretos, e sub-chefes, mas são normalmente pra esconder algum item secreto, sejam as Cápsulas de Light, ou Corações.

E, por fim, existe um poder tremendamente apelativo que só pode ser pego se o jogador coletar todos os itens secretos do jogo, e morrer algumas vezes na fase em que isso é coletado.


Trata-se do Hadouken. Uma referência ao ataque do Ryu de Street Fighters, um personagem da Capcom também.

Esse ataque não é "canônico" mas, é interessante e divertido de usar, sem contar que ele facilita em muito a jogatina, ao menos nas fases finais.


Ele pode matar qualquer inimigo, com 1 golpe. E exige o movimento do "Hadouken" (baixo, lado e ataque) pra ser lançado. Sem contar que só pode ser usado caso X tenha sua energia vital no máximo.

Isso serve até pra matar chefões, e como os 8 chefes são enfrentados nas fases finais (surgem 3 fases depois que as 8 iniciais são concluídas), vira uma tremenda ajuda. Além disso, alguns chefes novos que aparecem nessas fases também podem ser destruídos com um único Hadouken.

Apenas o chefe final, em sua forma final, não pode ser derrotado assim (ao menos eu não consegui), por causa da altura em que ele fica. O Hadouken só vai em linha reta.


E bem, o jogo não é tão difícil, e tem gráficos excelentes pra época. É recheado de detalhes nos cenários, e algumas coisas ajudam até a contar a história.

Além disso, a música é incrível, e desde o primeiro jogo eles conseguiram criar um mix de sons excepcional. 

Antes que eu me esqueça, vale mencionar que o jogo não tem função de Salvamento. Na época, era preciso colocar Senhas pra escolher a fase (era bem comum isso), o que ocorre em MegaManX. Na versão de Aniversary Collection, da pra Guardar o Progresso (na mesma tela onde os Passwords aparecem), mas é opcional. 


Felizmente o jogo não é tão longo, e da pra terminar 100% em menos de 2 horas (eu consigo terminar em 1h10!!!), assim, salvar acaba não sendo uma necessidade tão grande.

Outra coisa que compensa dizer é que X tem a capacidade de Teletransportar, assim como Zero. Ambos podem ir e vir pra onde quiserem, quando quiserem. É a mesma função que Rock tinha.


No jogo, não temos total controle disso, exceto depois de concluirmos uma fase pela primeira vez (derrotando seu chefe). Essa fase pode ser revisitada quando quisermos, e também da pra sair dela quando quisermos, apenas escolhendo a opção "Escape" no menu (que mostra as armas e condições de X). Essa é tecnicamente a função teletransporte sendo abusada por X.


Enfim, bora falar dos personagens e inimigos.

Personagens

Nem todos os personagens de MegaManX aparecem no jogo, diretamente, e os que aparecem não tem um enredo explicado em campanha, pelo menos não há diálogos que os explique.

No máximo, temos rápidas conversas com Zero, Vile e até Sigma, mas eles não são os únicos personagens que surgem, como é o caso de Dr. Thomas Light.

Mas, vamos por partes...

Dr. Cain

Em jogo, há apenas 1 citação de Dr. Cain, que é na introdução, onde ele digita seu login e senha pra iniciar X.


Porém, no manual, ele é explicado e introduzido através de suas anotações. Não apenas isso, ele também ajuda a explicar a origem de X, e como o mundo se encontra.

Cain era um pesquisador, aliás, um tipo de arqueólogo por assim dizer, que em uma de suas buscas acaba encontrando o antigo laboratório de Dr. Light, um cientista lendário que já tinha falecido a muito tempo.


Nesse laboratório, ele descobre muitas pesquisas de Light, incluindo uma Cápsula Intacta, mas com alertas. Dentro dela, estava X, que ele reativa por curiosidade.

Depois disso, ele saqueia todas as pesquisas de Light e passa a desenvolvê-las, criando suas próprias máquinas no novo mundo. O problema é que tinha um bom motivo pra Light ter sido "esquecido", e suas pesquisas não deviam ser continuadas.

Cain acaba criando vários modelos de Reploides, baseados em X. Assim como foi no passado, essas máquinas tinham como objetivo dar suporte à humanidade, realizando funções do cotidiano. Porém, elas passaram a dar defeito, e atacar humanos.


Ele cita em seu diário que 3 ataques simultâneos começaram a praga Maverick. Eram robôs com erros de programação que simplesmente atacavam os humanos, e por causa disso, ele foi responsabilizado. Pior que, por mais que eles vissem a ameaça que os Reploides haviam se tornado, não podiam descontinua-los pois, aparentemente, a humanidade em questão de meses havia se tornado dependente dessas máquinas.

Então, um Conselho científico opta por criar a "Maverick Hunters", composta por Reploides Guerreiros, criados para caçar os robôs com defeito.

Louco que, Cain nem sabia o que tava causando o defeito das máquinas, e ainda assim, confia nelas pra vencer a praga. Ironicamente, o robô líder que ele mesmo criou, Sigma, aparentemente imune a praga, acabou por se converter num Maverick.


Mais irônico ainda é que Sigma converteu metade do exército criado na Maverick Hunters, e fez eles se voltarem contra a humanidade. Moral da história: Cain tinha ferrado o planeta.

Só pra constar, Dr. Cain usou como base das suas criações as pesquisas e dados de Dr. Light, mesmo sem compreendê-los. Ele mesmo deixa em suas anotações bem claro, que ele tava brincando de deus com algo que desconhecia.

X, era um reploide aparentemente defeituoso, pois apesar de ter tudo intacto em sua programação, ele tinha livre arbítrio, isento das Leis da Robótica. Ou seja, ele podia ferir humanos, e pensar livremente. Por isso tinha sido selado.

Cain não copiou apenas X, ele pegou coisas que tinham no laboratório de Light, o qual tava destruído e escondido, e simplesmente reproduziu reploides em massa, dentre eles Sigma.

Vai saber o que ele usou na composição de seu grande campeão... Como Cain mesmo diz, Sigma era o seu reploide mais inteligente já criado, e ele tinha aplicado nele circuitos originais desenhados por ele mesmo. E se... Cain foi manipulado?

Observação: As datas nunca são numeradas exatamente, tanto na franquia X quanto Clássica, com a clássica se passando em 20xx, e a X em 21xx. Só que, na introdução, na hora que Cain bota seu login no sistema de inicialização de X, aparece as datas do próprio sistema (2105, 2109 e 2114). Não são só códigos, são a data dos direitos autorais do programa. Logo, na lógica, ele ta usando um sistema próprio pra iniciar a cápsula, e esse sistema foi criado a partir dessa data.

Dr. Light


Outro personagem que aparece pouco, e não é tão explicado, é um dos únicos que também apareceu em MegaMan Clássico. O cientista que criou MegaMan, que tinha uma eterna rivalidade com seu antigo colega, Wily, o vilão da franquia clássica.


Aqui, Light já ta morto. Passaram anos (pelo que parece mais de um século) e suas pesquisas se tornaram apenas lendas mesmo. Ele é conhecido mundialmente como um grande Designer de Robôs, e provavelmente foi uma das influencias pras máquinas do mundo (Cain não fez todas viu), mas, ele se foi. 


Light diz em uma de suas anotações de segurança que X era instável por suas habilidades únicas, e ele temia que o robô violasse as Leis da robótica, principalmente a primeira (ele cita a primeira). A cápsula na qual ele foi contido era mais pra checar seus sistemas, do que pra isola-lo. Porém a avaliação demoraria mais de 30 anos, e Light não tinha esse tempo. Por isso ele criou medidas provisórias póstumas, e bolou seu holograma. Ou seja, o tempo do selamento (que ocorreu em 20xx) provavelmente tem no mínimo esses 30 anos (ele mostra que o sistema foi totalmente diagnosticado, mas o erro persiste).

Ele torcia pra que X só fosse despertado caso os informes da avaliação da cápsula fossem positivos. Mas, ele também se preparou pro oposto.


Depois que seu laboratório é descoberto e saqueado por Cain, e X é ativado apesar de seus avisos para não fazê-lo, Light acaba ressurgindo, em Cápsulas que escondeu pelo mundo todo.

Ele deixou essas cápsulas para dar suporte à X, orienta-lo e atualiza-lo se necessário. Dr. Light havia previsto que um dia seu robô poderia ser inadvertidamente acordado, mas ele não se contentou em deixar que o futuro lidasse com sua criação, ele quis se certificar que X não "erraria".


Suas cápsulas levam consigo Hologramas dele, no que parecem suas últimas mensagens gravadas. Confesso que é estranho Light, como um idoso que era, sair pelo mundo em locais inóspitos, escondendo sua tecnologia antes de morrer. O que, sugere que ele teve ajuda, ou bolou um método pra conseguir se mover sem que ninguém notasse. Afinal, suas cápsulas permaneceram um mistério até X encontra-las.

No primeiro encontro que ele tem com sua criação, seu holograma informa que, ele sabia que X tinha uma provável crise existencial. Na verdade ele diz que criou X com a capacidade de pensar, torcendo pra que ele escolhesse o caminho da paz, mas que como chegou na cápsula, provavelmente tinha escolhido lutar. As armas embutidas nele de fábrica, não eram pra torna-lo uma ameaça ao mundo, mas sim pra ajuda-lo a se proteger.

Curiosidade: As demais cápsulas de Light mostram mensagens diferentes da primeira, apenas apresentando as novas atualizações. Isso sugere que todas as cápsulas estão unidas, conectadas em alguma rede, por onde o holograma de Light navega. Também pode ser só pra economizar tempo de tela, apesar de que o texto pode ser acelerado enquanto se lê.


Qual a razão de Light fazer X preparado pra se defender em batalha, se seu grande sonho sempre foi um mundo em que humanos e reploides vivessem em harmonia? Talvez, essa tecnologia estava enraizada no reploide, e ele não era uma máquina tão "nova" assim... Além disso, ele cita duas vezes "reabilitação". Como uma máquina jamais iniciada poderia ser "reabilitada"???


Detalhe, Light faz questão de informar que somente X conseguiria ativar as cápsulas. E parece que outros robôs tentaram usar essa tecnologia. Pelo menos, há algumas estruturas criadas em torno delas, e até mesmo uma parte com um "robô guardião" que não é do modelo reploide (apesar de humanoide). 

X


O momento em que ele é acordado é a abertura do jogo. Doutor Cain o ativa, depois de acha-lo enterrado com o antigo laboratório de Light.


Em seus sistemas, tudo já estava instalado. Desde sua resistência e preparo pra combate, até seu Mega-Buster. No entanto, o que é dito como uma ameaça e irregularidade é sua capacidade de Pensar. Os reploides não tinham isso, e todo robô devia respeitar as Leis da Robótica.

As 3 leis de Isaac Asimov são:

1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Lei.

A questão é que, com a capacidade de pensar, X se via livre das leis aparentemente. Ele podia agir como bem quisesse, independente da Segunda Lei por exemplo.


Light não havia criado, em seu tempo, apenas X com tal capacidade. Sabemos que ele fez Roll, fez Proto, fez Rush e principalmente, Rock.

Todos eles eram modelos com a capacidade de raciocinar e agir por conta própria. Não era uma exclusividade de Rock, tanto que Proto mesmo várias vezes agiu contra seu criador para preservar outros humanos, atentando contra sua vida.

Mas, alguma coisa ocorreu entre os eventos da saga Clássica e a X, que simplesmente erradicou os robôs de Light, restando somente X, que por sua vez, estava selado.

É fácil deduzir que Rock foi atualizado pro modelo X e posto em descanso, talvez por alguma crise que ele próprio gerou, e causou o fim dos demais robôs. Inclusive, nos jogos mais atuais da franquia Clássica (o 11 por exemplo), Rock já começa a mostrar instabilidade emocional e é visto no limite das leis.


Logo, é bastante provável que as semelhanças entre X e Rock sejam mais do que apenas semelhanças. Nunca houve razão para Light abandonar sua maior criação, Rock, e simplesmente criar um novo robô, por qual ele demonstra apreço e preocupação, ao nível de selar ele por sua própria segurança (sem ativa-lo, o que também é estranho), e ainda por cima resguardar por suas atualizações criando um monte de cápsulas por todo mundo.

Só lembrar das ameaças que Wily gerou no mundo no passado. Rock sozinho quase foi derrotado várias vezes, e ele tinha exatamente as mesmas instabilidades citadas em X. Entre Light esconder um reploide mais poderoso que Rock e Proto (que eram inclusive o ápice de suas criações) ou ter atualizado Rock pra sobreviver, eu prefiro pensar na segunda explicação. É o mais lógico.


Falando de X apenas, algo que fica marcado em sua história é a constante indagação sobre sua própria existência. O robozinho o tempo inteiro se questiona sobre seu significado, sobre o que deve fazer, sobre suas ações e o que é certo ou errado. Isso rola em todos os jogos da franquia X, e já começa no desfecho do primeiro.

Ele não tem memórias de seu passado, nem sabe quem é ou pra que existe. O máximo que tem de contato com o passado e sua origem, são os hologramas de Light, e o estranho reploide Zero que parece protegê-lo sempre.

Zero


O líder dos Mavericks Hunters, que assumiu esse posto depois de Sigma se mostrar mais um Maverick. Isso é o que tá no Manual original, porém a história sofreu uma leve mudança posteriormente, com a Maverick Hunters aumentando consideravelmente, e Zero sendo apenas um dos membros de uma das divisões (17°) junto com X e alguns dos chefões. Nessa versão, ele passa a ser um soldado classe SA, enquanto X é um classe B.


Zero aparece em missão salvando X, de um confronto com um dos capangas de Sigma. 

Depois disso, Zero sempre toma a dianteira, pesquisando os locais antes de X os acessar. Inclusive, no mapa de navegação onde as fases são selecionadas, há informes sobre a região, sua localização, e até o alvo que aparece nela (o chefe), com descrições como peso, altura, e tipos de ataques. Tudo isso parece informação que Zero coletou, e deixou pra X usar pra se preparar.

Apesar de X ser um recruta, pois entra na Maverick Hunters apenas depois de Sigma se tornar inimigo, ele parece guiado por uma revolta pessoal pra derrotar o vilão, algo que Zero nota rapidamente, tentando orienta-lo para não se perder.


Em meio às crises de X, Zero funciona como sua consciência, quase como se estivesse protegendo ele desde sempre. Ele mesmo diz assim que X é derrotado (e salvo por ele) que X ainda tem seus poderes e habilidades reduzidos, e que um dia será tão forte ou até mais que ele próprio.

Zero tem como habilidades a capacidade de Correr (Dash) assim como X, e tem um X-Buster equipado (estranho esse detalhe, pois a X-Buster é uma arma original das atualizações de Light).


Inclusive, existem dois desfechos para seu canhão, que dependem do quanto X explorou antes do confronto final.


Caso ele chegue até o fim, sem equipar o X-Buster, ao encontrar Zero pela última vez, ele entrega o canhão pra X, para que ele lute o resto da batalha.


Mas, caso ele pegue o X-Buster escondido em uma cápsula de Light (que é bem difícil de pegar diga-se de passagem), Zero diz que ele já está forte o suficiente, e leva sua versão do X-Buster consigo pro túmulo.

Observação: Nos comentários o Sr Siegmeyer (obrigado sr!) me fez notar que nem fiz as comparações do Canhão, inclusive, seguindo a lógica, o canhão de Zero seria o "Z-Buster". Mas depois dei uma olhada melhor pra explicar... Vou repetir o texto dos comentários (mas lembre-se: Comentários são a extensão do artigo).


"Z-Buster faz muito sentido considerando que Zero o equipa, no entanto as armas tem exatamente o mesmo visual e efeitos (o poder, e o efeito dele é idêntico). Também só é possível pegar 1, partindo da decisão do jogador mesmo, escolher qual compensa mais (pegar o da Cápsula Light permite usar o canhão durante as fases antes mesmo de abrir a fase do Sigma, o que ajuda muito em vários pontos, porém é mais difícil de alcançar pois precisa de um salto perfeito na fase do Mammoth). 

Vale dizer que no manual ele é chamado de X-Buster, e tem seus poderes atribuídos a este nome. Pela versão mais difícil ser um 'segredo', é muito mais provável que estivessem se referindo a Arma do Zero pega na rodada final (que tecnicamente é algo que todo jogador acaba pegando querendo ou não). Ou seja, aquele modelo é o X-Buster (inclusive tem uma imagem na concept art comparando a arma de X com de Zero e são idênticas)." Aliás, o nome "Z-Buster" é referente a uma arma futura que Zero equipa.


Independente de quais das duas versões dessa história é canônica (algo que ao longo da franquia X se torna cada vez mais complicado de definir), ambas mostram que Zero tem esse equipamento, exatamente o mesmo equipamento. Logo, ele não era apenas mais um Reploide poderoso do novo mundo... ele tinha alguma conexão com X.


Aliás, Cain não diz em momento algum que Zero é um dos reploides de sua leva. Ele apenas chama ele de uma máquina poderosa, que assumiu o problema depois que Sigma se rebelou.

Zero tem o Dash (que nenhum outro Reploide, além de X, parece ter no início... se bem que Vile também tem), e tem o X-Buster. Isso é bem curioso não?! Coisas que apenas Light produziu e escondeu.... e que somente X podia adquirir...

Vile


Esse personagem (completamente inspirado num Mandaloriano da franquia Star Wars - Boba Fett - assim como outras coisas ao longo do jogo) é somente um inimigo que confronta X e Zero no começo de tudo, e também serve diretamente à Sigma.


Assim como todos os demais chefes, é óbvio que ele era um dos Maverick Hunters, pois como o manual diz, Sigma levou como capangas metade dos caçadores. Posteriormente (No Aniversary Collection) foi adicionada a informação de que ele era um dos soldados da divisão 17, e era um aliado de X e Zero até se converter num Maverick.


O que ele usou pra converter Vile que é uma incógnita. Na verdade, não fica claro o que causou a conversão de Reploides em Mavericks, sendo um mistério ressaltado por Cain. A questão é que eles mudaram, e de robôs limitados pelas Leis da robótica, repentinamente viraram uma ameaça pra Humanidade.


Interessante falar isso pois, ao que parece, todo robô que desenvolve Livre Arbítrio acaba sendo irregular. Os vilões, pensam e agem por conta própria, criando uma divisão com insígnia própria, dedicada a exterminar a humanidade, por esta atrasar a evolução dos próprios robôs.


Mas, X é um robô nessa situação também, com o diferencial de querer proteger a humanidade, e não destruí-la. Zero parece mais focado em proteger X e cumprir sua missão, o que talvez signifique que ele ainda está sob influência das leis. 

No caso de Vile, sua "libertação" ocorreu antes da revolta de Sigma (o que pode significar que Sigma planejou isso), onde Vile ficou hostil e obcecado por matança ainda como um membro da Maverick Hunters, sendo até mesmo preso por isso.


Vile é visto sem essas regras, pensando por conta própria e até mesmo se desenvolvendo mais e mais, com equipamento bélico, como seu Mecha. 


Esse robô grande que ele usa como armadura deixa ele imortal, e não pode ser destruído, exceto por uma eventualidade muito catastrófica (Zero se explode). Aliás, o primeiro modelo dele acaba perdendo um Braço pra Zero, e depois, ele atualiza pra uma versão ainda mais forte, que nem mesmo pro Hadouken quebra. Ainda por cima ele consegue capturar Zero no combate que tem individualmente com ele...


Só que Zero consegue escapar na última hora, detona a si mesmo pra destruir essa nova versão, o que deixa ele mais vulnerável.


Mesmo sem o robô, ele ainda é muito forte, e usa vários equipamentos e armas, como uma mochila voadora, canhões, e até esferas de energia paralisadoras, e armadilhas.


Ele é um baita de um caçador, que virou um dos vilões por perceber que servir a humanidade era um atraso.


Detalhe: Ele chama X de obsoleto. Ele menciona em um dos poucos diálogos que tem, que X é uma versão antiga e ultrapassada de mais, e que ele é um exemplo de como os Reploides podem evoluir.

Ao que parece, Vile e os demais Mavericks pretendem uma Revolução das Máquinas, ou pretendiam, no primeiro encontro. Vile é destruído (apesar de ainda aparecer futuramente, afinal, robôs podem ser remontados).

Outros inimigos

Antes de falar de Sigma, o chefão principal da série X, preciso falar um pouco dos 8 capangas, além de Vile, que acompanharam o vilão em sua missão contra a humanidade.

Vale dizer que nem todos os robôs que X enfrenta são Mavericks. Alguns são apenas Mechaniloid (não sei porque, sempre chamei de "Mecanicloide") corrompidos, e outros são robôs simples de manutenção ou serventia aos humanos, que também foram sabotados pelos vilões.

Ao que parece, o que os infecta e tira do controle humano, é um fator externo que Sigma domina, e não necessariamente o "livre arbítrio". Tanto que as máquinas seguem programações de ataque cegas, e nem todas parecem raciocinar (tem algumas exceções). Por isso mesmo, Sigma se converte no líder dos Mavericks, controlando todas as anomalias em prol de seus objetivos.


Existem os chefes, os sub-chefes, e os inimigos comuns.

Falar de cada robozinho seria um tanto quanto desnecessário, pois vários são apenas animais mecânicos (talvez pra preservação ambiental ou algo assim) ou máquinas de trabalho e manutenção.

Alguns, tem forma humanoide, e até tem os que reagem após ferirem X, como os robôs trabalhadores da fábrica. Ao que parece, eles sentem prazer ao atacar, então, talvez tenham o livre-arbítrio corrompido.

Falarei de tudo que puder, enquanto descrevo os chefões, e suas respectivas fases, que são locais da civilização atacados pelos robôs. É importante dizer que boa parte dos seres humanos fugiram da cidade onde a catástrofe se inicia, por essa razão não há seres humanos visíveis nos cenários, nem corpos.


X luta em ambientes de guerra, já devastados, e no máximo, podemos ver alguns carros fugindo de uma invasão numa cidade, por Vile, ainda no começo.

Chefes

Chill Penguim


Um Pinguim de Gelo, é um dos antigos membros da Maverick Hunters. Aliás, todos os chefões de fases eram, pois todos seguiram Sigma em sua insanidade.


Organizados, cada um ficou responsável por administrar uma determinada região. O ponto em que Chill fica é um tipo de base numa região fria e montanhosa, repleta de neve e gelo. Detalhe: Há Tanques e cilindros enormes pela fase, o que sugere que seja um tipo de Refinaria de Gelo. Acredito que seja um tipo de Refrigeradora, uma vez que essa estação influencia em outra fase justamente na temperatura.


Voltando ao Chill Penguim, ele manipula o gelo, tanto da fase quanto de si próprio, podendo cuspir pedras de gelo, ou até esculpir pinguins que ele lança na direção de X, usando uma tempestade que ele invoca.


Além disso, ele pode se lançar na direção de X, escorregando no solo e ricocheteando na parede.


Nenhum desses chefes tem diálogo no encontro com X (somente Vile e Sigma o fazem), o que talvez sugira que o que quer que Sigma lhes fez, acabou esvaziando suas mentes, e praticamente automatizando suas ações.

Porém, no Aniversary Collection, surge algumas informações na concept art dos personagens, e no caso do Chill Penguim, é dito que ele era um dos soldados de outra divisão (sem ser a 17). Ele era da divisão 13 (Divisão Polar) e era só um soldado menor, designado para vigiar uma estação no Polo Sul. No entanto, ele não gostava dessa função, e aproveitou a revolta de Sigma pra se tornar mais importante, seguindo o Maverick.

Logo, pelas atualizações, Chill Penguim (e pelo que parece todos os demais Mavericks) tinham a mesma falha de X, e seu livre arbítrio, que os convertia nessa ameaça. 

Bem, ao derrotar qualquer um dos 8 chefes iniciais, X adquire uma habilidade extra baseada no respectivo derrotado. No caso de Chill, ele ganha a capacidade de disparar Gelo, um bloco de gelo, que pode detonar ao atingir alguma superfície, lançado 4 blocos menores pra direção oposta.


Eles podem congelar certos inimigos, e é a fraqueza de um dos chefes. Aliás, outra característica desses ataques especiais é o fato de serem a fraqueza de determinados chefes, não apenas os 8 principais, mas os extras também.

Bem, quando carregado, o Gelo vira uma plataforma móvel rente ao solo, que não tem muita utilidade.

Flame Mammoth


Ele é um Elefante de Fogo, grande e bem pesado, que já foi um líder de sua própria divisão na Maverick Hunters, a Divisão 4 (Terrestre).

Sua função original era caçar e proteger em regiões desérticas, no entanto com o tempo ele também passou a desgostar de sua função, e preferiu se aliar a Sigma, convertendo-se num Maverick.


Mammoth passou a administrar Fábricas de Robôs, que ele converteu em Fábricas de Armamentos em nome de Sigma (bem provável que toda tecnologia que Sigma obtém vem dessa fábrica).


É a fase dele que é diretamente influenciada pela de Chill Penguim, o que sugere que ambas tem certa conexão. Pelo mapa, ambas são bastante afastadas, mas fases intermediárias nem são afetadas pela derrota do pinguim. Ou seja, de alguma forma o gelo das montanhas ajudava no aquecimento da fábrica, pois assim que Chill é derrotado, a fase de Mammoth perde sua lava (toda a parte quente vira cinzas). Como uma ajudava a outra, não faço ideia, mas provavelmente havia troca de alguma coisa de forma subterrânea (algum tipo de gás talvez, ou até mesmo magma das montanhas).


Fato é que sua fase fica ridiculamente mais fácil sem fogo por toda parte. O próprio Mammoth também não é muito desafiador, tendo controle pela tela de batalha, mas não sendo lá tão poderoso.


Ele pode mover o solo pra direção que quiser, e pode atirar bolas de fogo, ou soltar graxa pela tromba. Nesse segundo caso, X não sofre danos, mas pode escorregar um pouco. Além disso, se uma bola de fogo cai na graxa, ela queima muito mais forte.


Ele também pode pular, e é o único inimigo que quando cai causa tanto impacto, que atordoa X temporariamente.


Porém, por ser grande e mover lentamente, é fácil de vencer.

Ao fazê-lo, sua habilidade de jogar fogo é copiada, mas funciona diferente. X passa a disparar fogo initerruptamente, num curto alcance (vai consumindo energia especial no processo).


Esse fogo serve pra destruir alguns obstáculos, e também fere certos inimigos com mais velocidade.

Ele também pode ser carregado (quando o X-Buster é pego) gerando uma onda de pilares de fogo, que avança na frente de X.

Storm Eagle


Esse é um chefe voador, que representa uma Águia. Ele aparece no final de uma fase num Aeroporto, mas o seu maior diferencial está no fato dele pilotar a Nave Principal de Sigma.


Essa mesma nave é vista no começo do jogo, deixando Vile pra enfrentar X e Zero. Ao que parece, ela transportou todos os Mavericks pra suas regiões e depois, ficou à espera de mais missões de transporte, sendo essa a função de Storm Eagle junto aos Mavericks.

O mais curioso é que, pela história dele no Aniversary Collection, ele nem era de fato um "Maverick". Ele era o Líder da Unidade 7 (Aérea) e foi um dos primeiros a confrontar Sigma. Só que, ele perdeu (assim como muitos outros Hunters que tentaram detê-lo) e ao invés de destruído, ele preferiu se aliar em busca de mais poder.

Como recompensa, virou piloto de nave, e entregador.


Apesar disso, ele é bem fortinho, sendo o único dos chefes com a capacidade de voar, e até mesmo sair do cenário no meio da batalha, pra dar investidas rápidas.


Ele também pode lançar rajadas de vento ou tornados (empurrando X pra fora do mapa se ele vacilar), e pode invocar pequenos mechaniloid pássaros de Ovos que bota (estranho).


Aliás, sua fase é a única com Morte Instantânea possível, dentre os 8 chefes iniciais, pois tem aberturas dos dois lados no topo da nave.


Sua fase também é uma das que influenciam outra, e nesse caso tem uma explicação bem óbvia: Sua nave caiu na outra fase!

Durante a luta contra Storm Eagle, que ocorre no topo da nave em pleno voo, da pra ver que a nave ta viajando pra cima (pelas nuvens no fundo). Depois, quando ele é derrotado, as nuvens invertem de direção, mostrando que a nave ta em queda livre. Legal que X escapa depois de posar pra foto, teletransportando e deixando o caos acontecer, comemorando inclusive.


Com isso, a nave inteira cai em cima de outra fase, prejudicando ela.


Aliás, a habilidade que X pega ao derrota-lo é a de lançar um Tornado pra frente, que avança e causa muito dano em tudo que toca.


Quando carregado, esse tornado é disparado na vertical, e sai um pouco maior.


Spark Mandrill


Esse chefe, que lembra um Macaco Mandril (por isso seu nome), é o responsável por uma Estação de Energia Elétrica, onde pode se alimentar o quanto quiser (ele usa energia elétrica afinal), prover energia pra Sigma, e ainda sabotar a população humana, removendo a energia elétrica das cidades.


Spark era um dos membros da Divisão 17, antigo aliado de X e Zero, e foi um dos primeiros a seguir Sigma em sua rebelião Maverick. Decidido a tirar proveito da situação, ele foi o escolhido pra tomar conta da estação elétrica da região.


Ele é bem forte, podendo usar bolas de raio e dar murros enquanto luta.


Sem contar que pode se pendurar no teto e se jogar em cima de X.


Sua fase é a que é danificada pela queda da nave de Storm Eagle, tendo vários pontos prejudicados e com blackouts constantes.


Isso ajuda em alguns pontos, pois enfraquece certos inimigos e facilita algumas passagens, mas também dificulta em alguns momentos, pois a queda constante de energia e os apagões escurecem muito a tela, e escondem certos obstáculos, buracos e inimigos.


O poder pego depois de derrotar Spark Mandril é a sua capacidade de lançar bolas de raio, que andam pelo chão e paredes no contato.

Além de romperem o escudo de um dos chefes, esse ataque pode ser carregado gerando bolas ainda maiores.


Boomer Kuwanger


Outro ex-membro da Divisão 17, Boomer era um dos aliados mais próximos de X e Zero, e um baita guerreiro, só que era meio obcecado por batalhas, por assim dizer. Não chegava ao nível de Vile, ao ponto de virar um assassino a sangue frio, mas era entusiasmado com lutas.

Quando Sigma começou a pirar contra a humanidade, ele o seguiu, movido pelo anseio de lutar mais, pra se divertir mais.

Sua fase é uma torre de Controle, provavelmente usada pra comunicação entre os mavericks (ou pra sabotar a comunicação dos Hunters e da humanidade). E tem como diferencial seu sistema de segurança, equipadíssimo com robôs de segurança.


Isso deixa evidente que era um ponto de controle importante, que no fim, é atacado por X e reconquistado na força bruta.


Boomer (que lembra um Besouro) tem como habilidades a capacidade de se mover tão rápido, que praticamente some por alguns instantes.


Ele também pode lançar bumerangues, na direção de X, e pode usar suas garras pra prender o herói e joga-lo no teto, causando bastante dano.


Depois de derrotado, ele tem seus bumerangues copiados por X.

No caso, X pode lançar um bumerangue que, caso não acerte um alvo, retorna pra ele e restaura a barra de energia gasta no disparo.

Esse bumerangue também pode recolher itens no cenário, como coisas pra Regeneração, e até Sub-Tanques e Corações (sendo a única forma de pegar alguns).


Quando carregado, o ataque lança 4 Bumerangues Grandes de energia, que acertam nas quatro direções, e são consumidos (não voltam pra X).


Launch Octopus


Membro da Divisão 6 (Marítima), Launch Octopus é um dos Mavericks mais Mavericks que já surgiram. Ele nem precisou de sigma pra ser corrompido, já desejando o mal da humanidade ainda em serviço.


Acontece que ele não curtia o trabalho naval, e ainda por cima detestava os seres humanos (cof cof poluição cof cof) consequentemente se tornando uma máquina hostil. Lembrando um Polvo, com Mísseis equipados em cada tentáculo, ele era uma verdadeira arma que se tornou uma baita ameaça, sendo recrutado por Sigma posteriormente.

A base na qual ele se instala é uma região submarina, mas não só isso, ele também passa a controlar vários mechaniloids aquáticos pra causar transtornos pra população.


Justamente por causa disso, sua fase é a que tem o maior número de Mini-Chefes (5 no total), com apenas 1 podendo ser "ignorado" (depois falo disso).

Aliás, boa parte de sua fase é submersa, e na água, X se move um pouco mais lentamente, mas pula muito mais longe.


Em batalha, Octopus usa seus tentáculos pra disparar mísseis, e peixes explosivos (que agem da mesma forma).


E também pode criar um tornado vertical puxando X pra sua direção. Se X entrar no tornado, ele se fixa no robô e suga sua energia vital (transferindo pra si).


Depois de derrotado, a habilidade de disparar mísseis é copiada por X. Esses mísseis rastreiam os inimigos e voam na direção deles.


Quando carregado carregado, esse ataque dispara os Peixes Rastreadores Explosivos do mal... que na verdade são a mesma coisa, mas um pouco mais fortes.

Sting Chameleon


Sting é um Camaleão perito em camuflagem, o qual pertencia a Divisão 9 (Camuflagem) e era um soldado de alto nível que queria a todo custo se tornar líder da unidade. Sinceramente não sei bem como uma unidade de camuflagem ajudaria a enfrentar mavericks, mas aparentemente ele era um tipo de agente investigativo de campo.

Bem, como ele nunca foi promovido, bastou Sigma se rebelar pra ele ver uma oportunidade de ser reconhecido, e o camaleão migrou pra Organização Maverick, virando aquilo contra o que ele lutava.

Apesar do foco de suas habilidades serem Camuflagem e Espionagem, ele foi designado para uma Floresta, onde deveria cuidar de uma base totalmente aleatória e mal posicionada, sem praticamente nada de importante pra coletar ou desenvolver. Chega a ser irônico, pois ele acabou trocando doze por meia dúzia. 


Aliás, pra variar, essa é a terceira fase que acaba sendo modificada por eventos numa fase anterior. No caso, a fase aquática do Launch Octopus, acaba por inundar parcialmente a floresta (quase não da pra notar), permitindo que um item secreto seja pego por X (um coração, que só da pra pegar quando tem água pra aumentar o alcance do pulo).


Também em sua fase fica uma das Cápsulas de Light (praticamente no mesmo lugar do coração, só que na parte de cima). Outra influência no cenário pode ocorrer caso a cápsula seja pega, mas depois falo disso.

Na hora de lutar, Sting fica no topo do mapa (em trepadeiras com espinhos), camuflado quase que o tempo todo. Inclusive, só pode sofrer dano quando sai da camuflagem.


Ele precisa sair pra causar danos, por isso quando ele fica revelado, apesar de ser a hora de atacar, também é a hora de esquivar de seus golpes, que consistem em lançar 3 Espinhos na direção de X...


Ou balançar nas trepadeiras, derrubando espinhos também, aleatoriamente. 


Ele também pode atacar com a língua, quando se aproxima. Mas seus golpes são randômicos.


Depois de derrotado, sua habilidade de atirar Espinhos de Energia é copiada, com X podendo lançar 3 lasers pra frente.


Porém, sua melhor habilidade, de imunidade a dano, é obtida quando se carrega seu ataque, com X ficando imune a tudo, por alguns segundos. Ele pode passar por inimigos, Espinhos, e tiros. Tudo.


Aliás, Espinhos normalmente matam instantaneamente, e na batalha do Camaleão tem espinhos no teto/árvores, mas eles não matam, apenas causam dano se X pular alto de mais.

Observação: Na floresta, X pode equipar um Mecha, semelhante ao de Vile, porém bem mais fraco, também usado por vários mavericks humanoides fracos. Esse mesmo Mecha pode ser pego na fase de Gelo, e em ambas as situações, ele não tem grande utilidade pra ser sincero.


Serve mais pra passar por obstáculos que, também da pra superar a pé. Ainda por cima ele explode depois de levar um pouco de dano (porém, poupa a perda de energia de X). Da até pra pegar um Mecha antes dos Mavericks equiparem, se pega-los desprevenidos.


A ações dele consistem em dar socos, e correr, só isso.

Armored Armadillo


Por fim, dos chefes principais, Armadillo é aquele que mais odeio, e nem é o mais poderoso.

Ele era um líder de sua divisão, a Unidade 8 (Armamentos) e além de especializado em defesa, ele ainda por cima era um exemplo de obediência. No entanto, ele passou a seguir Sigma, acreditando nele como seu verdadeiro comandante (na real, considerando que Sigma era um líder da unidade 17, não fazia sentido ele se rebaixar assim pra segui-lo, mas ta bom né).


Armadillo defende uma mineradora automatizada, onde ele não só restringiu o acesso a suas máquinas serviçais, como também surrupiou todos os recursos redirecionando-os pra Sigma, e sua confecção de armas.

Em sua fase tem um sub-chefe que mais parece um simples mechaniloid, mas que guarda 2 segredos.

A fase também é marcada por Vagonetas nas quais X pode subir e pegar bastante velocidade, atravessando boa parte do cenário. Ainda é preciso atirar em certos inimigos, mas o carro sozinho consegue matar atropelando boa parte do que vem no caminho.


Nessa fase também é conquistado o Hadouken, no entanto tem várias regrinhas pra isso. Primeiro X deve ter coletado todos os Corações, Sub-Tanques, e Partes da Armadura. Ele também deve ter derrotado todos os 8 Chefes (incluindo Armadillo). Além disso, não sei a razão, mas ele precisa morrer umas 2 ou 3 vezes perto do local onde a Cápsula surge, que é bem acima do portal pro Armadillo. Super fácil isso.


Voltando ao Tatu Bola de metal, ele é bastante defensivo e difícil de acertar. Primeiro que um de seus movimentos consiste nele virando uma bola e correndo pelo mapa, batendo nas paredes e no solo rapidamente (o que causa um bom dano se atingir X).


Ele também pode disparar bolas de energia, e caso X contra-ataque, ele defende, e absorve o disparo, lançando um golpe com Bolas de Energia ainda mais fortes, e que vão pra todas as direções.


Dá pra quebrar a defesa dele, usando o poder elétrico, mas apenas assim.


Depois de derrotado, sua habilidade copiada é a capacidade de lança uma bola de Energia um pouco maior que as que Armadillo lançava. Essa bola é a única coisa, além do disparo carregado, que fere Sigma em sua última forma. 


Quando carregado, ele passa a criar um escudo de energia, nem de longe tão forte quanto o que Armadillo usava, mas o bastante pra destruir pequenas máquinas, e barrar projéteis. Além disso, esse poder tem efeito permanente (só se desfaz se X trocar a arma, ou se o escudo se quebrar, não tendo tempo limite, e não consumindo energia, apenas pra ser invocado).


Sub-Chefes

E assim são todos os chefes que seguiram os planos de Sigma, abandonando a Maverick Hunters. Mas, eles não são os únicos. Além dos Sub-Chefes que surgem no meio de suas fases, também tem alguns Chefes Extras no fim, quando X invade o castelo escondido de Sigma.

Esse castelo tem 3 partes (que não podem ser revisitadas depois de superadas), sem contar a última na qual Sigma em pessoa é confrontado. E cada parte tem, além de alguns dos 8 Chefes (parece que Sigma os recuperou só pra esse combate, mas acredito que ele já estava começando a clonagem de Mavericks), um Chefe exclusivo no final.

Falarei de tudo isso, mas sem enrolar muito.

RT-55J


Melhor começar pelo que mais chama a atenção, e menos tem explicação.


RT é um robô que aparece "protegendo" uma das Cápsulas, a da fase da floresta (que guarda a Armadura). Ele é bem pesado, e tem uma defesa quase impenetrável, sendo vulnerável somente na pequena cabeça que tem.

Seus ataques variam entre Lançar um de seus Braços como um Gancho, pra agarrar X, ou pra se agarrar na parede e puxar pra causar dano.

Ele também pode pular de um lado ao outro do mapa, que fica totalmente fechado quando X o acessa. O mapa só se abre depois que o robô é destruído, o que pode significar que ele estava lá justamente pra guardar a capsula, e não para explora-la.


Se bem que, esse mesmo robô é responsável por desmoronamentos na caverna logo abaixo da região em que ele fica. Isso fica evidente pois após ele ser derrotado, o desmoronamento para, e ao que parece era ele andando.


Acho improvável que ele estava escavando (afinal ele nem é um robô escavador), e ao que parece o desmoronamento era tão comum, que até robôs coletores de roxas haviam sido instalados ali.


Bem, o mais interessante do RT é que ele tem um design de cores, e até aparência, muito parecido com o Auto da franquia clássica. 

Auto era um robô que passou a dar suporte a Rock a partir de Mega Man 7, e virou um baita aliado, inclusive compartilhando itens com Rock e vendendo coisas depois de um tempo. Porém, assim como todas as outras máquinas desse tempo, ele só desapareceu.


Será que Light remodelou Auto para proteger uma das cápsulas mais importantes (a Armadura é uma dos upgrades mais fortes de X)? Só pra constar, Auto se chama "Rightot" em japonês (RT). 


De toda forma, ele não parece ser um dos Mavericks de Sigma, sendo talvez o único robô enfrentado que não é um inimigo de fato, mas é destruído assim mesmo.

Bee Blader


Agora seguindo a ordem do jogo mesmo, no começo existe um "sub-chefe" que surge duas vezes seguidas, e mais parece um helicóptero abelha gigante, que atira. Basicamente é isso que ela é, um mechaniloid abelha enorme que pode invocar "pernudos" as vezes (são inimigos comuns).


Provavelmente faz parte da armada do Storm Eagle, uma vez que ele é "visto" (só a nave né, que inclusive tem nome: Death Rogumer) no fim da mesma fase, pilotando a nave que deixa Vile e outros mavericks motorizados pra atacar a cidade.

Anglerge


Também parte de uma armada, nesse caso a aquática, Anglerge é um tipo de submarino que aparece na fase do Launch Octopus, também em duas vezes seguidas.


Ele também pode invocar mechaniloids, nesse caso pequenas serpentes mecânicas que nadam na direção de X.


E tem um tipo de Rastreador (acima dele) que pode disparar caso pegue X na mira. Porém, ele pode ser destruído facilmente.


Ele também é equipado com um ventilador que, pode puxar ou empurrar X, aleatoriamente. E, como em um dos seus combates há espinhos no fundo do mar, isso se torna um baita empecilho.

Cruiziler


O terceiro sub-chefe da mesma fase aquática é esse "navio", que fica na superfície. Como a fase quase que inteiramente é debaixo d'água (e X não nada), alcançar exige quase que ele "voe" até a parte de fora da água.


Esse mechaniloid não se movimenta, e expele robôs carregadores voadores, além de atirar explosivos, e sua luta consiste em atirar no núcleo até ele explodir e naufragar.


Do naufrágio, surge uma passagem secreta no fundo do mar, onde X pode enfrentar o 4° subchefe.

Utuboros


Ele é o 4° e 5° Subchefe da fase aquática, e é enfrentado obrigatoriamente em um dos caminhos, mas pode ser encontrado também no fundo do mar, pelo atalho que o "barco" abre sem querer, guardando um Coração.


Essa Serpente nada, somente isso, e fica indo de um lado ao outro no mapa.

Na parte mais ao fundo, existem espinhos em algumas fissuras no chão, mas é fácil derrota-lo pois, o robô recebe dano na cabeça e na cauda, e X pode até mesmo ficar em cima dele sem problemas, atirando contra seus pontos fracos.


Ele é mais difícil na parte mais próxima da superfície, pois ele acaba entrando na areia de tempos em tempos e ressurgindo onde X estiver.


Detalhe que, uma das alterações de cenário (quase imperceptível) ocorre por causa da luta secreta dele.

Enfrenta-lo no fundo do mar acaba fazendo, por causa do impacto do navio naufragando, com que algumas cúpulas de vidro se quebrem, no fundo do cenário da luta normal dele.


Isso não afeta a disputa em nada, mas, vale mencionar. Aliás, Utuboros é outro membro da armada do Octopus.

Mole Borer


Esse é o mechaniloid que mais parece um robô comum, do que um subchefe. Ele aparece na fase do Armadillo, duas vezes, e em ambas pode executar X se encostar nele com seus espinhos.


Porém, nesses dois encontros, X pode apenas fugir dele ou evita-lo, até que ele mesmo se exploda caindo em espinhos no final do trajeto.


Em uma das situações, ele acaba escondendo um Sub-tanque logo atrás, que só da pra pegar passando por ele, ou voltando o caminho todo depois que ele explode.

No outro encontro ele acaba escavando a terra que dá acesso a um Coração. Sem ela, não da pra alcançar (a menos que use uma plataforma de gelo, mas é mais fácil destruir ele antes usando fogo).

Thunder Slimer


Esse é o único sub-chefe que aparece na fase do Spark Mandrill, e basicamente é uma Esfera Mecânica que manipula Plasma, e Eletricidade.


Porém, quando a usina fica instável pela queda da nave do Storm Eagle, ele perde a capacidade de gerar eletricidade (e lançar raios).


No entanto, ele ainda consegue jogar bolas de plasma e causar dano com contato físico. O plasma em si não causa dano, mas prende X por um tempo, permitindo que a máquina se aproxime.


Bospider


Saindo um pouco dos chefinhos, existem os chefes das fases finais. Na primeira fase, além de Vile, e um dos 8 chefes (o Boomer)... 


Surge o Bospider pra encerrar tudo.


Ele é um mechaniloid Aranha que cria uma teia de tubos, e desce rapidamente, seguindo caminhos diferentes que surgem aleatoriamente na teia.

Ela sempre vai chegar em um dos 4 pontos no solo, mas a rota é meio difícil de prever, pois se baseia em onde ela surgiu, e todas as conexões na teia.


Esse chefe também só sofre dano quando o olho se abre, quando fica próximo ao solo. E pra variar, ele pode lançar mini versões de si (4) que andam no chão e sobem as paredes, e impedem que X fique "trapaceando" se escorando nas paredes pra evitar o caminho da Aranha.


Observação: Hadouken mata ele num golpe só, mas é preciso acertar no olho aberto, o que é bem difícil.

Rangda Bangda


Esse chefe já surge na segunda fase, depois do reencontro com alguns dos 8 chefes iniciais (Penguim e Eagle), em sequência e sem descanso.


Porém, ele é bem peculiar, sendo composto por 3 partes.


Tecnicamente, ele é a sala inteira, que ataca com seus "olhos" e "nariz", que vão mudando periodicamente.


Tem 3 formas de olhos, que mudam de cores, mas só aparecem no espaço dos 2 olhos da grande máquina. Cada olho faz uma coisa (o Azul vai na direção de X, o Vermelho atira 3 bolas de energia, o Verde atira 1 bola de energia apenas, e tem uma variação do vermelho em que ele pode avançar e atirar ao mesmo tempo).


E o nariz só ataca quando a sala inteira se centraliza no foço com espinhos. Ele passa a voar, quicando nas paredes, até se reinstalar no ponto de origem.


Conforme a luta avança, e cada componente é destruído, os demais permanecem surgindo até que a barra de energia seja totalmente drenada.

Observação: Não da pra matar esse chefe no Hadouken, pois cada componente é individual (apesar da barra de vida ser compartilhada). No máximo, da pra destruir a bola Azul (que vai perto do solo) num único tiro, e talvez a vermelha caso ela saia do "globo ocular" também. Mas não da pra destruir o "nariz" pois não tem chão quando ele ataca (e o Hadouken precisa do movimento pra ser feito).

D-Rex


Na terceira fase, depois de vários encontros com mais alguns dos 8 chefes já derrotados (todos os que faltaram, seguidos!)... 


Surge D-Rex, uma máquina poderosa na forma da Cabeça de um Dragão.


Ele só sofre dano na parte superior da cabeça, enquanto a parte inferior serve para move-lo pelo chão.


No entanto, a parte superior consegue voar e se destacar completamente da inferior, e ambas se movem independentemente. 


Pra variar, um dos ataques é a combinação de ambos, praticamente mordendo/esmagando X no centro, que precisa passar entre eles pra evitar os impactos.

Ele também tem o poder de invocar uma enorme bola de energia no meio, que vai na direção de X.


Observação: Hadouken também mata ele num golpe só, porém, só se acertar a parte de cima, que pra variar, voa. As vezes ela acaba chegando perto do solo enquanto X ainda fica em cima da parte de baixo da boca, e da pra acertar... mas é também bem difícil.

Botton

Por fim, tem esse inimigo normal, e fraquinho, que só aparece 1 vez no jogo todo, e pode até ter respawn infinito, mas só tem essa unidade, o que por si só é muito curioso.

Além disso, esse mechaniloid só derruba (com 50% de chances pelo que parece) Vidas Extras. X só pode carregar até no máximo 9 vidas, mas com a ajuda desse robô, da pra conseguir elas facilmente.


Acontece que ele tem a forma de um Morcego, e no jogo há vários morcegos, mas com um modelo bem diferente e mais atualizado.

Essa versão na verdade é uma antiga (tirada da franquia Clássica), e por aparecer na fase do Armadillo, é bem possível que seja um fóssil vivo dos velhos tempos.


É legal cita-la, pois além dela, apenas outro mechaniloid é compartilhado entre as franquias de Mega Man (na verdade esse ta em tudo quanto é jogo e é quase um mascote), o Mettaur. Um robô amarelo, simples, que tem um capacete que defende tudo, e só pode ser destruído caso se exponha.

Chefe Final

Pra finalizar, chegamos nos últimos chefes. Eles não tem nem uma fase, sendo preciso apenas subir por um grande poço onde eles são enfrentados no topo.

Velguarder


No começo, Sigma surge ao lado de um cachorro robô, que não fala. Ele deixa X pra enfrenta-lo depois de uma rápida provocação, e o cachorro é até que bem forte.


Ele pode usar vários elementos diferentes, gerando vários tipos de disparos, enquanto pula de um lado pro outro.

Mas, ele não é tão difícil de derrotar (ainda mais com um Hadouken na fuça).


Ele não é em momento algum explicado, servindo apenas de cão de guarda de Sigma, mas não sendo nem mesmo um "Reploide". É a primeira e única vez em toda a franquia X que Sigma usa ele, ou qualquer outro "capanga" diretamente, o que sugere que ele tinha algo de especial (apesar de ser descartado).

No artigo original eu citei a semelhança dele com o cão de Bass, Treble, mas não vou me aprofundar nisso.

Sigma


Depois de vencer o cão de guarda, Sigma, o ex-Líder da Divisão 17 dos Maverick Hunters, se coloca em campo.


Só pra constar, Sigma era o soldado mais poderoso da Maverick Hunters, e também o mais confiável por assim dizer. Quando ele simplesmente mudou de ideia e decidiu virar um "Maverick", sua influência foi capaz de corromper vários reploides, mas além disso, ele tinha algum plano maquiavélico pra por em prática.

Ele inclusive tinha certo receio por Zero atrapalha-lo, e até mesmo X, mas, por saber que X estava fraco, ele não liga muito pra ele, até ser tarde de mais.

Sigma era um guerreiro nato e exímio espadachim. Tanto que tinha como arma um Sabre de Luz (outra referência à Star Wars!).

Mas ele não se limitava apenas a isso. O cara era esperto, e um baita estrategista, além de manipulador. Tanto que ao receber X, ele o faz preparado pra apelar caso fosse derrotado.

No primeiro confronto direto contra ele, o cara vai na raça mesmo, lutando com investidas e espadadas.

Ele tem um movimento muito idiota de ficar pulando na parede, o que é uma baita fraqueza, pois torna ele previsível (da pra saber onde ele vai cair pelos padrões, e atacar).

E apesar dos cortes dele serem bem danosos, ele não é tão desafiador (claro, se considerar que ele vem logo depois do cão de guarda, e que essa não é a última parte da luta, ele fica mais difícil sim... mas nada que um Hadouken não resolva).


Mesmo derrotado, no entanto, ele continua vivo, e se transfere pra um novo corpo...

Wolf Sigma


Eis que a característica de Sigma nasce: Ele pode se transferir pra novos corpos.


Sua primeira transferência é pra uma versão lupina gigantesca. Esse mechaniloid enorme é composto por uma cabeça, que pode disparar Fogo ou bolas elétricas (sempre que seus olhos brilham)...


E duas garras, que flutuam nos dois lados da tela, soltando raios pra cima e pra baixo, periodicamente.


Elas podem ser usadas como plataformas (caso não estejam eletrificadas), inclusive quando tentam esmagar X descendo rapidamente em sua direção.


Assim, da pra acertar a cabeça de Sigma, na parte superior central da tela. 


Apenas Disparos Comuns do X-Buster Carregados podem ferir a cabeça (tirando 1 misera barrinha de vitalidade), ou uma Esfera de Energia plagiada do Armadillo (que tira 3 barras se não me engano).

O difícil é alcançar a cabeça, pois todos seus movimentos são aleatórios e quase imprevisíveis (da pra ter contramedidas se o jogador pensar rápido e identificar os padrões).


E no fim, bem, ele explode, e é fim de jogo.


Aliás, antes de morrer, Sigam pergunta porque X tá matando seus semelhantes...

Observação: Reparou que de todos os Reploides, Sigma era o único com um corpo humanoide assim como Zero e X? Todos os demais eram animais antropomórficos. Apenas esses 3 reploides mantinham a forma "humana". Curioso não acha? (Vile não conta pois ele esconde o rosto).

Sobre o desfecho do jogo...

Na luta contra Vile, o segundo confronto, Zero se explode pra destruir o Mecha, o que acaba motivando X. Mas, ele não volta. Ele próprio diz que seu sistema de regeneração havia sido danificado e ele não tinha salvação.


Por isso, ele afunda junto com a ilha flutuante de Sigma, só restando X que teletransporta. Pode não parecer algo muito importante, mas acredite, no futuro isso será.


O final mesmo mostra as imagens de todos que faleceram no combate, e credita geral. Mas, X tinha matado todo mundo.

Isso chega a ser mencionado por ele, que pondera sobre a indagação de Sigma. Afinal, qual era seu objetivo ao matar outros Reploides? Ele era apenas uma arma? Ou ele tinha uma razão maior pra existir?


Pois é, a crise existencial de X é a marca que ele levará pelo resto da franquia, sempre divagando sobre certos e errados em suas batalhas e confrontos.


Pra variar, bem no finalzinho, depois de todos os créditos, Sigma reaparece...


Dizendo "X, você só destruiu um receptáculo, e eu vou voltar, em um novo... em breve."


Ou seja, o cara nem esconde que ainda ta vivo e já manda uma ameaça pro reploide caçador, deixando claro que, ele tinha planos muito maiores do que X imaginava.


Fim.

Pois é gente, este é o artigo que eu precisava fazer. Só pra constar, não é falta de conteúdo nem nada assim (inclusive meus planos eram postar "Mega Man Legends 2")... só que, uma amiga disse que os textos mais antigos estavam "simples de mais" e confesso que concordo. Como acabei refazendo o artigo original da saga clássica, mais minuciosamente e individualmente... achei legal dar uma nova olhada na franquia X com mais calma, e atenção.

Se ficou bom, posso garantir que farei artigos do restante da franquia nesse mesmo formato.

Caso não tenha agradado, fica por isso mesmo.

Lembrando que o futuro desses textos depende apenas do feedback, que é o que me motiva a continuar, então conto com seu comentário.


Obrigado pela leitura, e vamos ver no que vai dar.

See yah!

Postar um comentário

30 Comentários

  1. Legal que essa sua tal amiga conseguiu fazer vc "dar replay" em certas coisas, mesmo que, se não me engano, isso faria vc quebrar uma tal "lei morte" seila doq, mas "regra" foi feita pra ser quebrada mesmo, e quem sabe essa tal amiga não consiga fazer vc dar replay e refazer outros posts tambem hihihi...

    E ficou bem melhor esse agora, bem melhor mesmo, menos apressado (e pq não menos desesperado tambem) e por ai vai, bem digno dos que vc refez do cosplay do astroboy original, pelo menos dos que eu li (1,2,3 e 4).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desrespeitei uma lei e nem notei, mancada. Mas de certa forma, ao meu ver compensou fazer isso. Nem cheguei a citar as mesmas coisas que no "post original", então apenas agreguei conteúdo.

      Na lógica, eu poderia apenas atualizar o original com este, juntando os dois, porém eles tem essa diferença que você citou. Seria esquisito, e esse tipo de "repescagem" seria ainda pior que apenas, re-jogar.

      Agora preciso ver como a ideia será recebida pelos outros leitores, mas obrigado pelo retorno. Isso me deixa bem animado srta Bia.

      Excluir
  2. Ótimo texto,mas senti falta das teorias loucas e mirabolantes que fazem todo sentido pra quem pensar um pouco a respeito,nós mudamos ao longo do tempo e lapidar ideias antigas faz parte,que venham mais textos sr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que me segurar... agora o objetivo é outro. Preciso de certa forma refinar as ideias e, dar mais "credibilidade" a elas. Nada melhor que mostrar em detalhes de onde tudo surgiu pra, ajudar a explicar as maluquices né?!

      Fato é que, preciso fazer essas informações se tornarem mais claras até pra quem desconhece a obra. No começo, pensei apenas em quem já conhecia... isso foi um tremendo erro.

      Bem, sr Mário, vlw por ter curtido.

      Depois do MGS3 provavelmente vou postar um artigo sobre MML2, e depois, talvez volte pra saga X. Ao menos até o MMX4 preciso dar uma bela atualizada.

      Excluir
    2. Muito bem,até o x4 tem margem de sobra pra teorias,prefere deixar as teorias num post separado?

      Excluir
    3. Não pretendo "reescrever" os já publicados, e depois de lê-los vi que o que faltou, é justamente essa parte mais técnica e focada no jogo em si, e não apenas enredo. Com isso, acho que se eu acabar teorizando muito nos textos vou soar repetitivo, além de que posso me perder novamente.

      Vou focar mais em analisar os jogos em si de forma "imparcial". To tentando aproveitar minha memória ruim pra rever a série com olhos mais neutros... tudo pra ir apontando tudo de importante.

      Neste primeiro por exemplo, foi muito interessante perceber que as fontes oficiais se contradizem pela época em que se pronunciaram. Isso mostra que, por mais que as coisas tenham mudado, a essência da obra se preservou em arquivos dentro dos jogos, até mais que suas interpretações posteriores. Isso ajuda a provar alguns pontos das teorias mirabolantes.

      Exemplo, eu ainda defendo a origem do X, e também do Zero e Sigma. Não tenho certeza se continuarei defendendo essa ideia após concluir as 4 analises, mas tenho quase certeza que sim.

      Confesso que não me recordo totalmente das teorias mais, mas sei que pensei pois tinham pontas pra isso. Na época que as escrevi eu era muito mais imerso em games e focado só em enredos... então pequenos detalhes já me faziam pirar.

      Hoje, como to ainda mais observador e analítico num patamar geral, creio que esses pequenos detalhes serão ainda mais perceptíveis e cruciais.

      Concluindo... creio que vou teorizar sim, mas apenas no final.

      Excluir
    4. Concordo que a nata da história da série tá nos jogos,não em entrevistas ou posts do Inafune,ele só desenhava alguns personagens mas a galera tomou pra si a bravata que ele era o "pai" do personagem,participação mais ativa ele teve no desenvolvimento do x4,x5 e maverick hunter x,menos de um terço da série, como dizer que o que esse cara pensa é verdade absoluta? Havia toda uma equipe envolvida e os artistas foram contando histórias que convergiram num todo,mas acho que por determinação da capcom,nunca puderam de fato contar a origem dos personagens,até por que teorizar mantém essa série viva nos fãs...

      Excluir
    5. Esse é justamente meu pensamento. Se a gente ficar esperando nas palavras de apenas 1 envolvido com os projetos, pra elucidar nossas dúvidas sobre toda a franquia de jogos, no fim seremos sempre enganados e iludidos com respostas muitas vezes, contraditórias.

      O projeto tem voz própria, no resultado... por isso que compensa tanto ver tudo a fundo.

      As vezes, eu acabo duvidando até da voz maior desses trabalhos, pois no fim das contas, a única coisa que vale mesmo, é o jogo.

      Excluir
  3. Pra você ver o quanto eu gosto de Megaman X...

    Vou digitar meu comentário enquanto leio a análise 8-)

    Tenho algumas lembranças de quando li suas análises de megaman X no passado... me vem a cabeça o seguinte: aquelas análises ainda existem? os comentários que tinham nelas eram maravilhosas :-d

    Tenho boas lembranças quanto a Megaman X também, de longe um dos meus jogos favoritos de SNES, não sei dizer quantas vezes aluguei essa fita repetidamente pra nunca derrotar a forma final do sigma (só fui descobrir que tinha que usar uma arma em especifico depois da locadora fechar e eu ter finalmente acesso a um PC), mas sei que não cansava de fazer isso... e adorava ficar na fase do Armored Armadillo escutando a música da fase...
    Mas voltando né... é um jogo que me marcou e eu amo de coração, tenho um cartucho dele aqui em casa mas não tenho mais Super Nintendo :(

    Essa primeira fase eu acho muito bacana... a música dela é boa, ela já lhe ensina os comandos básicos todos e ainda tem o fechamento com o zero chegando no finalzinho... inclusive, se não me engano o Buster do zero se chama Z-Buster... geralmente eu já termino o jogo usando a armadura completa, então não me recordo se o efeito do tiro carregado é o mesmo da armadura completa...

    Quanto a armadura, realmente a utilidade do capacete é servir pra desbloquear o upgrade das luvas apenas... ela é útil na fase do sting chameleon se você deixar o sub-chefe vivo... ele fica derrubando as pedras e o capacete resiste a elas.

    Acho muito bacana esse sistema de derrotar uns chefes influenciar nas outras fases e você me chamou atenção pra fase do Chill Penguim... nunca me passou pela cabeça que o motivo dele influenciar a fase do Flame Mammoth pudesse ser algo ligado a refrigeração kkk

    Nunca tinha notado essa mudança das cupulas de vidro quebradas na fase do Launch Octopus... por isso gosto desse jogo, até hoje descubro segredos nele kk

    Eu demorei um bom tempo também pra notar que a nave do Storm Eagle é que leva o Vile pra enfrentar o X na primeira fase... Inclusive acho o Vile um personagem massa (e ele tem a armadura roxa... minha cor favorita kkkk)

    Gosto muito da fase do Spark Mandrill e a musica sensacional que essa fase tem...

    Armored Armadillo... é o chefe que mais dava raiva pra enfrentar... a menos que você visite o Spark mandrill antes kk, mas eu adoro a fase dele... tema musical e ficar andando nos carrinhos é muito bom.

    Quanto as habilidades copiadas dos chefes... eu estava com um pensamento essa semana mesmo, quando lembrei da habilidade do Armored Armadillo... de como é útil pra se proteger de inimigos menores e tiros simples... de como é poderoso o tornado do Storm Eagle e tal... e como as armas adquiridas nos demais jogos vão ficando menos interessantes em alguns deles...

    Amo demais esse jogo... as referências que ele faz (ao street fighter com o Hadouken... aos jogos da série megaman com o morcego e o possível robô...)
    Acho legal também o desenvolvimento da série com a história, que começou bem simples mas a longo prazo se torna algo bem mais complexo e que motiva os fãs até hoje a sonharem com um megaman X9 (não o fofoqueiro) pra continuar a história...

    Mas enfim... ótima análise meu amigo, é muito bom ver Megaman X se destacando aqui de novo kk
    Fico aguardando a análise do X2... E do legends 2 também kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca!

      Eu queria ter o cartuxo... mesmo na infância eu nunca tive um pra chamar de meu... eram empréstimos ou alugados, nunca um pra mim. Eram as fitas mais invejadas...

      Z-Buster faz muito sentido considerando que Zero o equipa, no entanto as armas tem exatamente o mesmo visual e efeitos (o poder, e o efeito dele é idêntico). Também só é possível pegar 1, partindo da decisão do jogador mesmo, escolher qual compensa mais (pegar o da Cápsula Light permite usar o canhão durante as fases antes mesmo de abrir a fase do Sigma, o que ajuda muito em vários pontos, porém é mais difícil de alcançar pois precisa de um salto perfeito na fase do Mammoth). Vale dizer que no manual ele é chamado de X-Buster, e tem seus poderes atribuídos a este nome. Pela versão mais difícil ser um "segredo", é muito mais provável que estivessem se referindo a Arma do Zero pega na rodada final (que tecnicamente é algo que todo jogador acaba pegando querendo ou não). Ou seja, aquele modelo é o X-Buster (inclusive tem uma imagem na concept art comparando a arma de X com de Zero e são idênticas). Aliás sr, valeu por me lembrar disso, eu devia ter falado no artigo. Acho que vou incluir essa parte agora (com as imagens fica ainda melhor).

      As músicas mano, quando eu tava fazendo uma das 500 lives (tava testando uma forma de unir útil a agradável, então fiz lives pra fotografar o jogo, mantendo os arquivos no Twitch ao invés de lotar meu HD) teve um visitante que só entrou pra falar "Música muito louca!" ou algo assim. Detalhe: Eu nem tenho seguidores kkk.

      Um dos maiores motivos por eu querer rever a série foi justamente isso. Tem tantos detalhes que eu queria conseguir citar e explicar melhor, que deu até vergonha ver que não o fiz nos posts originais. Mano, tem um dos MegaMan que aparece um chefe congelado no fundo! Eu preciso falar disso um dia, melhor do que falei no post original. Compensa muito citar essas referências.

      A história cresceu horrores, tanto que, por exemplo, a Maverick Hunters originalmente era um grupo de reação aos eventos repentinos. Hoje sabemos que é uma baita organização Militar formada só de Reploides (aquela cena do exército, acho que do MegaManX5 ou X6!). Tanto que, teve essa reformulação na lore do Zero.

      Ps.: MMX9 tem que ter como vilão um fofoqueiro mano, isso vai ser muito bem bolado.

      Bem Sieg, to bem ansioso pra jogar o X2 e mandar brasa. Assim que concluir MGS3 provavelmente vou fazer Legends 2 e X2 juntos.

      Excluir
    2. Participo de uns grupos de leilão de produtos relacionados a jogos e já adquiri uns cartuchos e discos em ótimo estado, mesmo que seja só pra deixar exposto mesmo, pra mim o Megaman X é sagrado kkk

      Se tratando do conteúdo presente no próprio jogo, então realmente faz sentido que seja um X-buster já que é a mesma coisa sendo usada por um personagem diferente... Creio então que ele só vai ser denominado como Z-buster então a partir do 2...

      Não tem seguidores porque nem divulgou rapaz, eu não tenho muito tempo livre, mas caindo numa data/horário que eu tenha livre eu posso aparecer pra marcar presença viu?
      E com certeza esse visitante tem bom gosto, Megaman X só perde pro Megaman X6 em relação a trilha sonora...

      Mas são outros tempos... a visão que você tinha a respeito do jogo naquela epoca era uma e a visão de hoje é bem diferente... eu fui reler o artigo referente ao X1... fui ler de novo os comentários e discussões de lá, Umas ideias bem legais que fazem sentido se você quiser explorar apenas o jogo pelo que se entende dele... agora se for fazer ligações com outros pontos e mídias, aí você expande e vê que certas ideias não encaixam tão bem...

      A partir do X4 o jogo avança muito em relação a história... do X1 ao X3, temos informações bem superficiais que apenas podiam ser encontradas nos manuais e uma ou outra coisa no próprio jogo (pra nós, brasileiros, que tivemos contato com esses jogos sem acesso ao manual e até mesmo as vezes sem a capa do jogo, a gente só via o que tava ali no jogo mesmo, e ainda nem entendíamos o que falava... eu joguei o Megaman X em japonês... ou seja, Rockman X).

      Sei qual referência você cita a respeito do chefe congelado, Inclusive tem mais de um lá... e a história do megaman X é algo muito bem bolado... porém é bem dificil de lidar... porque tem coisa que você tem que imaginar, tem coisa que é explicado, quando os jogos começam a mostrar vários finais, não se sabe mais qual é realmente canônico...

      "Então Sr.X, quem é que destruiu a cidade toda enfrentando mavericks por aqui"
      "Foi aquele ali"
      "AHHHHHHHHHHHH, MEGAMAN X9!!"

      Estou aguardando ansiosamente por tudo mano, simbora! 8-)

      Excluir
    3. Kkkkk, melhor fala de MMX9! Espero isso no jogo!!!

      Vei, tu compra pra colecionar! Isso que é gostar mesmo. Eu sou péssimo pra guardar coisas então, nem me atrevo a começar uma coleção assim. Mas meu, esses jogos sã ode fato relíquias a se preservar.

      Acho que sim, só a partir do 2 mesmo... mas ai tem outro porém. O que me recordo bem do 2 é que, Zero é diferente de mais... tem umas tretas envolvidas com o retorno dele... mas isso fica pro próximo né kkk.

      Poxa, seria muito bom ter você por lá sr, mas, acredite, eu ainda to engatinhando nesse mundo tecnológico das lives. Repito que fiz mais pra poder gravar e depois fotografar, do que pela experiência da live em si (eu já num curto minha voz, por isso nem gravei de microfone... e também nunca que vou me gravar pq, eu sou esquisito, e pra variar, num curto lives que a pessoa aparece, quem dirá eu fazer uma assim). Mas, é um começo, e quem sabe um dia eu comece também a falar e até, fazer analises ao vivo... sei la, eu sou ruim na edição e achei que as lives são bem mais fáceis de lidar.

      No caso, procura por DivulganteMorte na Twitch, tu acha de primeira (tem até a Mortinha como mascote la também). Talvez eu vá fazer o gameplay de Metal Gear Solid 3 por la... se funcionar, e se a qualidade dos vídeos ficar decente é claro.

      Pior que de fato, algumas coisas deram uma má envelhecida. Certas ideias conforme fui aprendendo mais da franquia, e com os famigerados comentários, foram sendo atualizadas.

      Aliás, da até vergonha lembrar de como eu respondia no passado kkk. Meu, os comentários... quantas brigas já tive por lá.

      Assim como o sr Mário citou mais acima, compensa recordar que, a obra no geral responde não apenas por uma voz, mas por um coletivo de vozes. Tipo... MMX4 começou uma nova era, de independência (Snes deu tchau pra exclusividade) de inovação (vídeos manooo) e de produção (alguns nomes tiveram um pouco mais de força no desenvolvimento). Então mudanças surgiram, algumas delas divergentes com ideias que a obra carregou até os últimos títulos, mas sempre de uma forma cada vez mais ofuscada pelos "nomes mais fortes". Esse é o ponto no qual quero me ater. Preciso conseguir separar o que é Oficial, do que é Original. Essa interpretação mais raiz saca, da soma de dados antigos com novos, e visualização do que o próprio jogo tem a oferecer.

      Fica fácil, depois que a obra ta pronta, inventar enredos a torto e a direita pra adapta-los de forma retroativa. Mas, será que dá pra pegar o que surgiu de novo e encaixar de forma válida ao que havia no antigo, sem que ambos sofram qualquer mudança ou intervenção posterior? Eis minha dúvida ao re-jogar tudo rs.

      Meu, X5 foi a bomba da canonicidade (caraca essa palavra existe??). Eta negocim tenso de explicar. Nem sei como consegui dar alguma resposta pras Duas Realidades no artigo de MM Zero. Mas consegui!!! Pensando se eu seria capaz de fazer tamanha proeza novamente kkk.

      Excluir
    4. Pense numa coisa que eu gosto de fazer é comentar aqui! kkk

      Tem que ter um brasileiro na capcom pra jogar essa idéia pros caras da produção do jogo kkk

      Megaman X é de longe uma das franquias que eu mais amo, então por mim eu teria de tudo aqui em casa deles... mas não dá pra colecionar de tudo kkk
      Já tenho coleção de mangá de one piece, de katanas, de arcos, de discos de ps1 e cartuchos de Snes... tenho que ir com calma kkk

      Já to lhe seguindo lá, pode ficar tranquilo quanto a você estar iniciando e talz, eu também nem sei usar o twitch, então estamos no mesmo barco...
      E mesmo você não querendo gravar com voz, ta suave também, deixo minha participação ao fazer comentários e talz, vendo como é a forma que tu joga, essas coisas contam (e olha que detesto assistir o povo jogar, eu gosto de jogar também kkk então pra eu ter interesse em assistir, tem que ser algo que eu realmente esteja a fim).

      Eu li as teorias, mesmo naquela epóca eu pensava "que loucura mano" porém nunca desmereci suas idéias porque achei interessante mesmo...
      Eu não cheguei naquelas conclusões porque consumi material por fora, então obviamente tenho minha própria idéia de como as coisas aconteceram e temos os materiais, referências e até teorias de outras pessoas que encaixam melhor... então cada um interpreta de uma forma...

      Mas realmente, era interessante tua reação aos comentários do povo kkk

      Ainda assim vai ser um prazer reacompanhar suas análises da série, e podexa que eu vou praticamente jogando junto e sempre deixando meus comentários aqui mano e vou ficar de olho lá no twitch pra comentar também kk

      Excluir
    5. Isso anima até a gravar já. Esse fim de semana vou jogar bastante, provavel que eu faça alguma live por la.

      Meu, se eles deixarem a piada do x9 passar, será uma lástima pra humanidade!!!

      Tipo, obrigado por isso sr Sieg... ler e responder os comentários é algo que me faz bem pra caramba então, poxa, é algo recíproco!!

      Pode-se dizer que eu coleciono peças de computador... e é isso kkk. As ideia, o cara tem um museu em casa meu.

      Pior que eu também não sou de consumir vídeos de gameplay. Houve um tempo em que eu via muito os vídeos do Zangado, mas acabou que, sei lá, enjoou. Hoje em dia vejo vídeo engraçado pra descontrair, ou curiosidades, e é isso. Mas, se eu desenvolvesse gosto por criar vídeos, seria muito bom. Imagina eu tendo coragem de fazer edições mano! Daria pra trazer uns artigos bem mais completos.

      Aliás, vlw por seguir lá, mas sério, é mó vergonha alheia aquilo kkk. Se tu ver meus gameplays vai notar que, muito amadorismo!

      Quero ver quando eu conseguir concluir essa nova série de artigos. Meu objetivo: Comprovar as teorias loucas, sem falar delas! kkk.

      Eu agradeço também pela sua presença sr. Tu é muito bem vindo por aqui... só espero nunca decepcionar...

      Excluir
    6. Antes meus fins de semana eram mais livres... mas agora eu to namorando então mudou um pouco isso kkk

      mas sempre que der, fico de olho pra acompanhar 8-)

      Quanto a piada... eu acho que X9 seria algo aqui do Brasil... não sei se esse termo se aplica em algum outro país... então creio que essa referencia vai acabar passando batido.

      Esses dias eu tava meio pra baixo mano :-s
      Basicamente ter uma matéria interessante aqui pra ler distrai a mente, anima, ainda mais quando traz coisas que eu realmente tinha interesse... Interagir se torna uma coisa bem maneira quando a gente vê que leva a algum lugar... nunca liguei de ficar comentando em blogs que sigo/segui... mas aqui eu me sinto a vontade e gosto de interagir kk então, vou sempre dar uma força.

      Peças de computador? kk eu tenho um montão também, mas no meu caso, eu fiz um curso de manutenção a uns anos atrás então tenho que ter peças aqui pra tocar o negócio (embora isso acabe sendo mais um bico do que realmente minha profissão...), Colecionar coisas é um hobby caro... e tem muita peça que é difícil de encontrar... mas vale super a pena ter alguns itens...

      Já acompanhei o canal do zangado um bom tempo também, até vejo um ou outro vídeo dele... mas geralmente é o de sagas, ou o vale ou não a pena jogar... gameplay mesmo, não é minha praia, fico agoniado porque quero jogar também e não consigo consumir os vídeos kk

      A gente começa assim, de forma amadora e vai evoluindo, tem como experiência as próprias matérias daqui que vão alcançando uma qualidade excepcional.

      Nem tudo são flores, mas se você se esforça em trazer um conteúdo bacana, sempre vai ter alguém pra admirar, se preocupe com decepção não, só vai em frente mano, tamojunto! 8-)

      Excluir
    7. Namorar é complicado, então foco mano!

      Pior que eu pensei nisso, será que por lá isso faria sentido? Daí fui ver de fato, parece que é uma gíria apenas brazuka mesmo. Pena.

      Pra baixo? Meu, que bom que tu apareceu por aqui, se te ajudou, é ainda melhor... eu to sempre numa constante indagação sobre a importância e relevância desse blog... e tipo, saber que pelo menos podemos trocar conversas e ideias, já me faz ver que valeu muito a pena. Valeu pelo suporte meu... e precisando to por aqui sempre.

      Pif, inveja... eu nunca fiz curso tecnico... o que manjo é de ficar fuçando. Mas, me orgulho em dizer que tenho 3 PCs confeccionados por mim mesmo!!!! E... peças o bastante pra montar mais 3, no mínimo... e... to montando outro. Meio que é um vício adquirido, mas eu gosto pacas de mexer nas máquinas. Pior que num ganho nada com isso... as vezes um pessoal pede ajuda pra arrumar suas máquinas e eu me prontifico em troca de... mais peças kkkkkkk. Mas em termos de coleção coleção mesmo, eu tenho no máximo... todos os dvds de Harry Potter e é isso kkk. Você tem um hobby caríssimo, to ligado, mas imagino como deve ser daora ter coisas raras consigo. Inveja!

      Zangado era legal pacas, e esses eram os mesmos vídeos que eu via. Mas sei la, passou o tempo fui perdendo a atração pelo canal dele.

      Eu sonho pacas em conseguir produzir algo que, todo mundo acabe vendo. Na real, mentalmente, tenho um monte de conceitos pra lá de interessantes, o chato mesmo é por em prática. Sempre faço errado mas, um dia vai dar certo! Não vou desistir, e mais uma vez, vlw cara por me apoiar.

      Vlw mano.

      Excluir
    8. Eita, assim como você, pensei ter respondido e aparentemente não tinha =D

      Acho que o X9 poderia aparecer em um fangame kkk

      Pois é mano, todo dia dou uma olhada em algo no youtube, acompanho um post oh outro em rede social, e sempre visito aqui... Então quando vejo algo interessante aqui me empolgo logo, venho ler e comentar porque é bom dividir opiniões... Essa semana não tinha nada de novo ou interessante até aparecerem os posts de metroid e megaman, então, o que me animou mesmo foi acompanhar aqui.

      Eu terminei o curso tem 3 dias antes da pandemia estourar por aqui e fechar tudo :o tava todo empolgado em finalmente colar grau e ter uma recordação de formatura e pelo visto não vou ter até cursar alguma outra coisa kkk
      Mas vai dar certo, enfim, aprendi bastante sobre pcs e montei o meu usando estes conhecimentos, um pc de qualidade com peças bem em conta, sigo fazendo um serviço ou outro, ganho um trocado em cima, ganho umas peças pra reposição ou simplesmente equipamento perdido do povo e dou um jeito... Já mexia com manutenção de consoles antes, agora mexo com computadores x-)

      Bom ver que mesmo sem o curso você conseguiu desenrolar bem e isso é ótimo mano, um curso é uma oportunidade massa de aprender, mas é admirável a pessoa que se esforça e segue por conta própria e aprende também!
      Mantenha sua coleção de peças kk o bom é que além de ser decorativa tem utilidade, nem toda peça que eu tenho é útil... Tirando as armas brancas kkkk

      Zangado eu acompanhei pesado no passado... Inclusive ultima saga que acompanhei dele foi justamente metal gear solid...

      Vi agora a pouco que ontem você começou no twitch, pena que eu não estava em casa pra ver kk
      Mas ja to ciente e vou ficar de olho e com certeza você vai evoluindo e crescendo e tendo cada vez mais relevância, você já faz certo mano. Faz do teu jeito que vai dar bom!

      Excluir
    9. Ironicamente enquanto eu jogava ontem eu fiz vários comentários, mas sem microfone. Pensei "Mano, talvez seja bom jogar gravando meu audio" e hoje ia fazer isso, até o Vizinho começar a ouvir forró no último volume da caixa velha de som dele. Moral: Ou abafava o som dele com meu "I Follow Rivers" e "Elastic Heart", ou entrava em pânico. Ou seja, nem deu pra gravar meu áudio, é muito fácil prejudicarem a gravação por fatores externos, e eu não tenho pique pra jogar de madrugada...

      Mas uma hora a gente dá um jeito.

      Desculpe por não trazer muito conteúdo esse mês. Eu queria agilizar umas análises de games, e pra isso to só jogando. No máximo to acompanhando Tokyo Revenge e Slime 2° Temp, mas são coisas que não vou conseguir escrever enquanto não acabarem. E tem o What if né...

      Procurei incansavelmente por um filme decente pra ver, de terror found footage, e tive de ouvir meu irmão falando "Aceita, tu já viu tudo que tem". Mano, ta fogo!!! Eu queria muito ver algo novo.

      No caso de filmes em geral eu nem to ansioso pelos atuais. Tem o Chang Chi, mas eu num quero ir em cinema nem a pau, e eu nem sei se renderia artigo.

      Então, foi mal por não conseguir trazer muita coisa nova, mas sempre que der vou atualizar aqui, principalmente agora que sei que isso faz bem pra quem acompanha!!!

      Eu queria fazer curso na real, uma pena que sou preguiçoso e meio pão duro (odeio gastar kkk). Mas uma hora a gente desenrola...

      Uma pena que tu num pôde aproveitar o máximo da experiência do seu curso por causa dessa pandemia man, isso faz uma falta enorme.

      Excluir
    10. Infelizmente com um vizinho desses fica complicado mesmo... Eu pessoalmente prefiro ver gameplay sem comentários, por qual motivo? porque geralmente quando procuro gameplay quero conhecer os jogos...
      Porém a coisa muda de figura quando é alguém que eu realmente quero acompanhar... então eu acho interessante os comentários que a pessoa faz, uma história que ele conta da infância quando jogou no passado e talz, e por lá, como tem gente que pode interagir, voce acaba podendo conversar na hora com a pessoa também, então acho uma boa...

      Mas não adianta produzir conteúdo nas pressas também, tome todo o tempo que precisar pra dedicar as coisas mano... eu não acompanho os Found Footages... as séries... animes... li uma ou outra análise aqui que me chamou a atenção... o What If... eu tenho como assistir mas fico enrolando kkk mas um dia vai, Quanto ao Chang Chi... eu assisti ontem a noite kkk é um filme legal, ainda vai demorar pra eu ficar empolgadão com filmes da marvel até chegar outra megasaga.

      Eu fiz o Curso pelo IF aqui da minha cidade... dei sorte da instituição ser a uns 8 minutos daqui de casa... peguei turno da noite pois já trabalhava de manhã e de tarde... e foi puxadíssimo... mas foi muito bom, e só perdi mesmo a colação de grau... e tive uns problemas com uns professores babacas... e com uns alunos de turma babacas... e com um monte de gente sem futuro... mas enfim, ainda descobri que sou um ótimo jogador de Ping Pong lá kkk

      Dá uma procurada que você pode encontrar algo que não lhe custe tanto... vale o investimento só de pensar que quando uma coisa quebrar você não vai atrás de técnico pra ajeitar... dá pra você mexer em muita coisa pois você pega o básico do conhecimento de eletrônica... Enfim, vale super a pena!

      Excluir
    11. Legal que MGS é engraçado em vários pontos então é bem legal de reagir saca. Mas, acho que só vou jogando mesmo, pra pegar as imagens. Nem daria pra interagir no chat pois, tenho de observar as coisas bem pra entender.

      Bem, eu quero apenas fazer o blog andar. Então, conforme surgir oportunidade faço algo, desde que seja bem feito né.

      Eu pretendo cursar faculdade, e dessa vez terminar... mas pode ser que substitua a ideia por cursos técnicos variados. Na real eu não quero gastar muito, então to fazendo umas pesquisas pra ver as melhores alternativas.

      Ping Pong?

      Excluir
    12. Metal gear solid é um jogo que tem uma história super confusa também... Um detalhe perdido bagunça o entendimento total da história... Mas como você falou, ele também é um jogo com um humor bacana... Então dá pra curtir bastante.

      O importante é sempre se dedicar que dá certo mano.

      Tanto ao blog, quanto a projetos futuros, cursos e assim por diante...

      Ping pong... Tinha uma mesinha de ping pong no If, no intervalo eu ia pra lá jogar e descobri que jogava até bem kkk mas nunca tive confiança pra competir @-)

      Excluir
    13. Cara, eu to ficando perdido pra caramba no jogo! Eu conheço o gameplay até o 4º chefe se não me engano, e mesmo assim fiquei quase 2 horas preso na segunda floresta! Eu até pensei "Ah, vou jogar escondidinho pra fazer direito" e não demorou até eu tacar o dane-se e sair matando geral.

      Eu num tenho paciência pra stealth!!! E pior, o jogo tem tanta história, mas tanta história, que quase não tem jogo! Falarei disso com certeza no artigo, mas eu to curtindo. Jogando um pouquinho por dia logo logo eu termino. Não sei quantas horas são a campanha, tirando os filmes kkk, mas espero terminar esse mês ao menos.

      Vou me esforçar bastante em tudo.

      Queria entender de algum esporte.

      Excluir
  4. Eu acabo de descobrir que sou um cara muito...mas muito nostálgico, tipo...



    Faz 8 meses que eu li o artigo original, isso nem é tanto tempo, eu eu me vejo nostálgico quando o titulo, e ainda mais quando li os comentário, e lembrei de quando li os cento e tantos comentários que tinha por lá (exagero, mas nem tanto)...







    Nostalgia é real, e ela afeta jovens, espero que nunca haja uma cura, pois apesar de seus empecilhos, ela é muito...agradável.




    Chorei 7 lagrimas escrevendo esse comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mano!!!

      Bom ver que um texto gerou nostalgia... é algo inesperado de acontecer kkk.

      Sr Wilson, espero que mais textos te façam isso.

      Isso significa que curtiu o texto?

      Excluir
    2. Se eu voltasse para o artigo do LoL eu provavelmente choraria 37 lagrimas enquanto leria os 60 comentários...



      Cara, eu li o texto, e me surpreendi, por que eu lembro de toda a Lore do Megaman, e uma coisa que notei...




      Não tem brisa, isso é triste kapakapkapa.

      Excluir
    3. A ausência da brisa amigo, é algo meramente ilusório. Ela está lá, porém tão crível e embasada que você não nota.

      Estou construindo algo, uma ideia, uma sementinha plantada no subconsciente do leitor, estilo Inseption. No futuro isso gerará frutos!!!

      Excluir
    4. Chamo de brisa pois é algo que nunca vi em outro lugar, e que contraria completamente o senso comum em alguns casos...




      Eu...nunca assisti inception, mas em uma breve pesquisa sobre a sinopse, meu, tem um personagem que se chama Arthur, e ele é o parceiro do protagonista, ele ajuda o protagonista a plantar um pensamento na cabeça de um cara lá...meu, que filme maluco, eu preciso assistir kkk.



      Meio que, depois de tanto discutir sobre algumas coisas, as brisas fazem sentido pacas, e então eu acabo aderindo essa perspectiva sobre alguma coisa, e é bem engraçado, pois só dá para discutir isso aqui, fora daqui ninguém entende kkkk.

      Excluir
    5. Compreendo rs.

      Mas não se preocupe, eu não aboli esse esquema dos artigos, só que, nos de megaManX vou dar uma evitada de "expor" por enquanto.

      Excluir
  5. Texto incrível como sempre Man. No aguardo do x2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu sr Ivan! Cara, X2 vai demorar um pouco por causa dos dois próximos artigos, mas com certeza vai rolar!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)