TeoriaMorte: Homem Aranha - Sem Volta Para Casa - NÃO SERÁ o Aranhaverso Cinematográfico Marvel

Normalmente não reservo um espaço no site pra pirar na batatinha e falar de trailers ou teorizar antes de um filme sair, mas dessa vez... to precisando ou irei explodir.

Pior que, no final posso estar errado e isso tudo ser um tremendo desperdício de tempo meu, e seu (foi mal leitor, mas obrigado pela atenção de toda forma), no entanto, preciso compartilhar o que senti e pensei ao ver pra onde toda essa história ta levando.

O negócio é longo, então prepare-se e, bora pra piração.

Em meados de 2017 enquanto eu pirava já sobre o universo Cinematográfico Marvel e como eles abordariam as Joias do Infinito (na época, o primeiro filme da Guerra Infinita nem tinha sido lançado), acabei aproveitando um artigo inusitado que fiz, sobre Marvel vs Capcom - Infinite, pra desabafar não só a respeito das Joias do Infinito, mas sobre a ideia do Aranhaverso também, o cinematográfico.

Eu tava tão empolgado que fiz questão de falar disso, de um suposto filme com os 3 aranhas juntos, e sempre mantive esse sonho. Eis que, quando começaram os bafafas sobre o terceiro filme "solo" do Tom Holland como aranha, estar contratando nomes antigos pra contracenar com ele, eu já comecei a me empolgar.

Acompanhei as noticias de perto, e os poucos vazamentos que foram ocorrendo, como a reprise de Alfred Molina como Doutor Octopus e Jamie Foxx como Electro, e as teorizações sobre Tobey Maguire e Andrew Garfield (aranhas de seus respectivos filmes) voltando pra reprisar seus papeis num encontro épico, mas jamais confirmado, ou negado, pela Marvel, Disney, ou Sony (que ainda detém os direitos do personagem).

Eis que, alguns dias atrás rolou um vazamento do trailer, mal gravado e sem edições, (que eu assisti é claro). Já nele, percebi algo negativo... 

Doutor Estranho, que também já havia sido confirmado a tempos pelos vazamentos de bastidores e afins, acaba tendo mais tempo de tela que o próprio Homem-Aranha, num trailer de um filme do Homem-Aranha! (Exagero vai, mas ele aparece exageradamente de mais, e muitos dos elementos que pertencem aos filmes dele, estão presentes no trailer quase como se fosse um filme místico).

Senti que isso era um problema pois, o próprio Doutor Estranho já é um destaque grande de mais pro filme, não pelo ator apenas, mas toda a carga que ele traz consigo. Ele é o único personagem até então (desconsiderando a Feiticeira Escarlate) que tem uma abordagem profundamente Mística em suas histórias.

Dentre heróis espaciais e heróis científicos, ele é aquele que carrega o lado mágico do Universo Cinematográfico Marvel, e seu filme solo foi o diferentão por apresentar esses conceitos pela primeira vez.

Então, com ele surgindo ao lado do cabeça de teia, os holofotes acabam automaticamente mirando nele, e em suas fantabolices e mirabolâncias. Aí a parte do Homem Aranha escalador de paredes e atirador de teias já fica meio de escanteio... no próprio filme... só pelo conceito.

Mas, daí ao longo do trailer, temos a revelação (que no caso, já era esperado pelas contratações "vazadas") de uma galeria de vilões vasta... e outra preocupação nasceu.

É que, enquanto muito ficaram empolgados ao ver rostinhos conhecidos reinterpretando personagens icônicos... poucos pararam pra raciocinar sobre até que ponto isso pode realmente ser como deveria ser.

No instante em que o Doutor Octopus apareceu, aliás, no momento em que a Granada do Duende Verde característica do filme clássico do Tobey, explodiu, eu pensei: J.J.Jameson.

Foi impossível não pensar que, ao que tudo indicava, iriam usar uma abordagem exatamente igual a que fizeram com o J.J. para assim, trabalharem o fan-service.

E isso, não é nada agradável ao meu ver.

Digo isso pois, quando eu pensei na recontratação desses atores pra reinterpretarem seus personagens, eu logo imaginei o Aranhaverso, assim como tantos outros pela internet. E convenhamos, seria um sonho realizado, ver os filmes se misturando de forma independente dos estúdios que os criaram, sendo canonizados e eternizados como parte de um conglomerado cinemático. Foi aí que a ficha caiu...

Não faz sentido.

A Disney até então vem demonstrando completa falta de interesse em "arriscar" estimular os estúdios alheios, e vem brincando com o fan-service (às custas da expectativa dos fãs) ao longo de suas obras no Streaming.

No início, a enganação funcionou bem e, eu cai feito patinho. Mas agora, ta difícil de engolir essa falsa proposta de suposto "multiverso cinematográfico" quando na verdade, ta mais que óbvio o que querem e pretendem fazer (o que é meio decepcionante).

Explicando...

O que vi no trailer, foram os atores fazendo cosplays de seus personagens passados. Eles não estão retomando os papeis de onde pararam, eles estão apenas reencenando em novos papeis, em duplicatas que lembram, mas não são os mesmos personagens.

Foi assim com J.J. Jameson, que retornou pelo J. K. Simmons, porém em uma nova roupagem, em um novo "universo". Não é mais aquele mesmo JJ que odiávamos amar dos filmes do Tobey, por mais que seja o mesmo ator, por mais que seja o mesmo personagem.

Foi assim com Mercúrio de Evan Peters, que no UCM retorna ao papel (o qual fez em X-Men, ainda sob alcunha da Fox antes da mesma pertencer à Disney), mas que, também não era o mesmo que conhecíamos, nem mesmo era o Mercúrio de fato (apenas uma cópia fajuta ocasionada por magia), que surge lá na série de WandaVision (e olha que, quando ele aparece na série, a Disney já tava com os direitos da Fox hein).

Esses precedentes deixaram tão claro quanto água que a Marvel junto à Disney está sim interessada em trabalhar no fan-service, e reconhece seus rostinhos famosos, fazendo questão de trazê-los de volta. Porém, eles não são bobos... ou são... ao ponto de pensarem não apenas na forma teatral, e nos resultados artísticos, mas nos financeiros, tantos os gastos, quanto os retornos, e claro, os tipos de investimentos necessários.

Trazer aquele mesmo Octopus, aquele mesmo Electro, aquele mesmo Duende Verde, aquele mesmo Homem Areia (parece que ele também apareceu no trailer mas, sei lá, vi só areia), e quem sabe aqueles mesmos Homens-Aranhas "Variantes" do Peter do MCU (que sempre serão da Sony) seria o mesmo que comprar uma pequena briguinha com a Sony, uma vez mais.

E não é que eles não possam fazê-lo, nem que isso seja impossibilitado por alguma ação judicial ou algo assim. Mas é porque é ilógico financeiramente falando.

Em tempos de streaming, a própria Disney ta rebolando pra conseguir se manter no pódio. E, querendo ou não, os filmes do Homem Aranha de Tobey Maguire, e os filmes com o Andrew Garfield, não são exibidos na plataforma dela. Pronto.

Pense comigo: Qual o sentido de divulgarem os personagens de filmes que não podem exibir, mas que são exibidos pelas concorrentes como Netflix, Telecine Premium, HBO Max, etc?! Você, que já conhece esses personagens tudo, pode não precisar revê-los, mas e os jovens que vão aos montes aos cinemas e verão eles lá, tomando parte do filme que a Disney financiou?

Aos olhos de investidores, aos olhos dos executivos, só o fato de colocar aqueles personagens ali, como uma continuação direta de filmes que eles nem detém direito de exibição, é quase como um tiro no pé.

É o mesmo que pedir pra que o público saia do cinema pensando em contratar o streaming concorrente pra assistir os demais filmes e entenderem quem são aqueles muitos personagens que testemunharam aos montes enfrentando o ofuscado em seus próprios filmes, Homem Aranha de Tom Holland.

Consegue acompanhar o raciocínio? Como fã, como alguém que quer muito ver esses personagens resgatados, eu fico sim inclinado a me empolgar só com a ideia de reaparecerem.

Mas, como observador... eu tô é assustado com o rumo que isso ta levando, pois ta soando muito muito repetitivo, muito familiar.

É exatamente o que senti quando vi o Mercúrio aparecendo em WandaVision e, no final, revelaram que era só um fantoche. 

Imagine... se na verdade todo esse acervo de vilões que aparecerão forem meros fantoches? E se forem apenas "Variantes" (assim como a série Loki mostrou ser bem possível e já preparou) de versões dos inimigos que conseguiram derrotar seus Peters em suas realidades alternativas, mas que nada remetem aos filmes originais?

Isso te agradaria? Ver que, só pegaram os atores pra reprisarem os papeis mas, sem ser necessariamente "aqueles" papeis? Sem serem continuações, ou conclusões, ou nem mesmo terem qualquer ligação com eles.

Eu, particularmente, acharia meio desanimador acompanhar uma história assim, pois ficaria tão claro que estão apenas fazendo isso pra atrair um publico específico, mas sem dar continuidade ao legado que isso significa. 

Estariam reproduzindo os personagens sem prestar os merecidos créditos aos seus trabalhos anteriores dentro do enredo, e talvez até menosprezando o peso de suas interpretações originais, tudo pra evitar "direitos autorais". Tecnicamente...

Lembrando, a Marvel detém os direitos de criação do Aranha e sua legião de vilões, claro... mas os personagens são da Sony nos Cinemas, e os que eles já criaram, sempre serão deles... e, eles tem planos pra esses personagens, muitos planos.

As coisas só mudam de cenário se a Disney comprar a Sony, ou caso façam algum acordo milionário em que ambas saem beneficiadas. Logo, é simplesmente impossível que um "Aranhaverso Cinematográfico" realmente ocorra.

O máximo que teríamos, seria isso, um monte de cosplays de personagens num filme do Doutor Estranho com participação do Homem Aranha.

No entanto... confesso que to torcendo pra estar completamente errado, e me surpreender horrores com o filme que sairá agora no final de 2021.

Como eu disse, eu sempre quis ver um filme com os 3 aranhas juntos.

Só to torcendo pra que não sejam apenas participações especiais rápidas e frágeis, recondicionadas pro universo cinematográfico Marvel pra, evitar transtornos judiciais.

Vale a pena sonhar, mesmo que tudo esteja apontando que o sonho seja um mero delírio.

Se, no futuro, eu tiver errado (eu quero muito estar, verdade mesmo, cheguei a apostar e to separando o dinheiro pra pagar minha parte na aposta), farei uma crítica enaltecendo o novo filme do cabeçudo teiudo que, pulou do colo do Stark, pro Strange. 

É isso.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Interessante sua visão a respeito de tudo isso...
    Concordo realmente com todas as dificuldades que são apontadas, que mesmo parecendo tudo tão bom, a chance de ter um degrau falso nessa escadaria que vai derrubar tudo é grande...

    Ainda tem a questão de ser o "último filme" do tom holland como homem aranha (ou estou desatualizado quanto a isso?), Que se for o caso, muda novamente o homem aranha...

    É bacana ver personagens antigos ressurgindo, é bacana ver o fanservice... Mas com tanta coisa a se explorar no filme, será que o tempo será suficiente pra abordar tudo e dar uma conclusão bonita? Seria a chance de fazer uma continuação interessante e juntar tudo (seria legal, mas bem difícil já que esse multiverso depende de uma união definitiva da sony e disney)

    Enfim, o que resta mesmo é esperar e ver o que aparece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E torcer pelo melhor. Estou esperançoso e preocupado ao mesmo tempo.

      Espero que não desperdicem essa chance pra criar mais um filme genérico com muitos heróis e vilões, o que vem se tornando comum no cinema da disney.

      Excluir
  2. Essa versão dele no ucm é meh, até a versão do Garfield tem mais moral que a do Holland, sou mais um Spider não muito carismatico mas com MORAL, do que um que tem "carisma" mas que por birra da disney virou cachorrinho de tony stark?? E agora Doutor estranho??! Quem é esses dois perto do legado do Homem Aranha (homem de ferro so virou modinha de 2008 pra ca so pra lembrar), a Marvel podia nem existir mais se não fosse por ele, e os Xmen nos anos 90 (outra fita que a disney ta com birrinha mesmo ja sendo a dona) por isso caguei pra esse filme que vai sair, e todas as apariçoes do Holland, ele pode ser o "aranha de ferro" ou outro caralho, mas nunca vai ser o verdadeiro Spider Man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre os três eu gosto mais do Toby... e essa versão rejuvenescida e dependente do aranha tá bem boba, mas ao menos da pra acompanhar os filmes. E há cenas memoráveis em alguns...

      Tipo, a cena do Carro com o Abutre levando a filha junto com o Peter pro Baile, foi algo que nunca ocorreria com Andrew ou Tobey, pelas idades principalmente. Acho que é até uma forma de aproveitar essa característica... mas enfim, aquela cena pra mim foi bastante memorável, e por mais que fosse uma reprise, um remake praticamente, do encontro de Tobey com o Duende Verde na Ação de Graças... ainda assim ele consegue ser mais marcante, e tenso.

      Também tem o único frame do Aranha do Tom botando as duas mãos na cabeça quando sua identidade é revelada pro mundo. Aquilo virou meme de tão épico. Esses pequenos detalhes são legais de se ver, mas não, eles não mudam o fato de que esta é a versão mais frágil e fraca do aranha, além de dependente.

      É triste, mas justificável por causa dessa birrinha das empresas. Espero apenas que nas mãos da Sony as histórias do homem aranha recebam o merecido carinho e desenvolvimento.

      As vezes não parece sabotagem da Disney ao personagem? Assim como você citou, até 2008 quem rulava era o aranha mano. Depois disso cresceram os olhos pros outros heróis modinhas e parece, que querem manter isso.

      Excluir
  3. Sim my dear, eu tambem prefiro o bom e velho parador de trens e beijador de cabeça pra baixo.

    A cena do carro foi foda vey, vi isso no cinema, alias esse foi o primeiro filme que eu vi no cinema e esse momento foi tenso (assim como o da pedra tambem), mas lembrar que o grande destaque, não apenas da cena como do filme em si, foi do Abutre (o grande Michael Keaton, curiosamente o primeiro Batman do cinema), que merecia ser melhor aproveitado depois tambem.

    Ela faz isso pq foram eles deram dinhero pra ela no mcu ne, pois antes disso quem conhecia os guardioes da galaxia da vida?!

    É obvio que foi sabotagem, tanto que eles só colocaram o Homem Aranha no ucm de tanto encherem o saco, eles cederam, mas do jeito deles, alem de que eles tiveram invejinha que alguns filmes dos Xmen (Xmen 2, Primeira Classe, Dias de Um Futuro esquecido, Logan, Deadpool 1 e 2) terem sido melhores que certos filmes deles e terem tido boas bilheterias, alem de terem marcado o Wolverine do Hugh Jackman na historia (nenhum ator que eles colocarem agora vai ter o mesmo impacto).

    A Disney parece a Nintendo (com o lance do Donkey Kong e a Rare), se bem que, as duas sempre tiveram como objetivo a dominação(alienação) global né?! Então nem surpreende apesar de sô estar conseguindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte que mais entristece é o resultado precário que vai surgindo com o tempo. Sei lá, essa nova onda de filmes ta me soando entupida de mais de "disneyficação".

      Nessas horas bate uma saudade dos bons e velhos filmes de heróis... A DC, por mais prejudicada que é pela Warner e suas intervenções, acaba sendo mais raiz na hora de produzir conteúdo, mesmo que as vezes erre rude, quando acerta consegue criar umas coisas simplesmente perfeitas.

      Mas, o que importa mesmo é ter algo pra gente ver e curtir...

      Excluir
  4. Os filmes do Homem-Aranha do MCU também estão disponíveis na Amazon Prime. Até achei estranho quando vi esses filmes por lá.

    Tem um canal sobre cultura nerd (esqueci o nome agora), que fez uma teoria assim: ele disse que talvez apareçam as variantes do Peter, mas não serão os Homens Aranha da Sony, e sim várias cópias com mesma cara do Tom Holland.
    Ou então, que o Homem-Aranha do MCU vai apanhar dos vilões e nos dez minutos finais, os Homens-Aranha anteriores vão aparecer, salvar o Tom Holland e ir embora.

    Se for isso a decepção vai ser grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é praticamente isso que to esperando também. Aliás, a um tempo teve uns comentários na net sobre Tobey ser o possível intérprete do Tio Ben do Peter do Tom Holland. Não é muito difícil que façam essa reescala.

      Eu nem me surpreenderia se eles nem aparecessem no filme, ou se fosse incluídos de última hora pra chamar a atenção dos fans. Mas, não consigo antecipar uma história com base nos trailers, que faça surgir de forma satisfatória e participativa, os dois outros aranhas.

      Não creio que o filme ficará inteiro na lutinha do Peter contra o sexteto sinistro... da mesma forma que não consigo imaginar um cenário no qual o Doutor Estranho seja ofuscado pelo Homem Aranha... é muito difícil.

      Depois de notar mais o trailer, é perceptível as múltiplas versões do Doutor Estranho, então pode ser que ocorra o mesmo, e assim como você citou, os outros aranhas só apareçam pra bater ponto, como variantes.

      Sobre o Amazon... deve ser algo do contrato Disney. Eles tão começando a plataforma própria pra concorrer... leva tempo até os contratos expirarem, acho que é isso... mas o desejo de monopolizar existe, e já botaram em prática com a Netflix.

      Excluir
  5. Se eu posso resumir tudo isso com uma expressão, é treta dos estúdios, a Sony depois do segundo espetacular Homem-Aranha (pra mim a melhor adaptação até hoje)queria desistir e deixar a Disney tomar conta,a estratégia da Disney foi criar um homem aranha panaca e dependente dos heróis do UCM pra que a Sony não passe a perna e faça filmes independentes,eu não gosto do Holland,o Maguire me decepcionou por ser uma adaptação muito autoral e o Garfield foi o que mais se aproximou das histórias que lia nos quadrinhos nos anos 90. A virada foi a Sony lançar dois sucessos do universo do aranha: Venon e Aranhaverso,filmes que deram confiança neles de adaptarem sozinhos,sem intervenção do Kevin Feige,mas os filmes do Holland deram mais dinheiro que os cinco da Sony separados... é esperar pra ver,eu não tenho expectativas,provavelmente os aranhas vão aparecer na batalha final,tirar as máscaras por alguns segundos e sumirem,e talvez o Holland volte no doutor estranho 2.
    E que venham mais textos sr. Morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que parece mesmo sabotagem com o personagem.

      No entanto, a Sony pode agarrar a oportunidade e criar algo realmente bom.

      Bem, eu gostei do Homem Aranha autista, e acho o piadista uma boa versão também. O aranha de ferro também não é ruim, pois aborda uma versão tão infantil e dependente do aranha que, é legal de ver. Mas, ciente da treta nos bastidores, eu acabo ficando bem limitado no que posso esperar.

      To torcendo pra que o filme seja bom, ao menos isso.

      Eu to gripado, mas to terminando mais um... logo sai sr Mario.

      Excluir
  6. Rapaz se puder dps manda msg pois perdi seu contato.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)