SérieMorte: Loki - Uma das melhores séries que já vi.

Tá certo, em apenas 6 episódios, essa conseguiu ser a série mais fantástica que pude acompanhar. É sobre Viagem no Tempo, Viagem entre Realidades, Paradoxos, e mano, é tipo um Doctor Who, porém focado no Universo Cinematográfico Marvel e meu deus, como tá boa!

Toda minha fúria sobre as discrepâncias temporais existentes em Vingadores - Ultimato, foi amansada, com apenas 6 episódios!

Eu jamais acreditei que conseguiriam fazer tamanha proeza, mas sim, corrigiram os erros de vingadores, e ainda fizeram um vilão surgir em apenas 1 episódio, que bota qualquer outro vilão no chinelo. Meu, que série surreal foi essa?

Boa leitura, e terá spoilers!

Antes da parte em que terá spoiler a rodo, devo dizer que, eu amei essa série, não apenas por corrigir as falhas do filme que fez gato e sapato com a linha do tempo, sem consequências aparentes, mas sim por simplesmente ser adorável.

Todos os personagens são carismáticos, de um jeito que não da pra não se apegar. Eu nunca achei que ia gostar tanto do Loki quanto agora, e olha que eu já curtia muito ele.

Tudo é bem contado, tudo tem seu tempo certinho, nada é esticado de mais, nem enjoa. A história é toda amarradinha, e apesar de terem algumas pontinhas soltas, não é nada, mas nada mesmo, que prejudique a obra.

Essas pontinhas são tipo coisas bobas, como o fato do esquema de se esconder em apocalipses não fazer tanto sentido assim, já que daria pra por exemplo, salvar um monte de gente que não deveria ser salva e assim criar variantes da realidade. Mas, isso também é meio que contornado com a explicação de que, existiam as possibilidades, elas só eram "podadas".

Algo que nem é bem um "furo" mas, incomoda um tiquinho, é o fato da série ser até que simples de mais em relação aos seus mistérios. Tipo, geralmente esperamos nos surpreender pelas reviravoltas de planos mirabolantes bolados a frente dos personagens, mas o que ocorre aqui é de uma simplicidade inquietante. 

Se um personagem bolou um plano maléfico, vai sair como ele quis, no máximo sendo interrompido na marra. Igualmente, se os  personagens planejam alguma manobra, as coisas dificilmente sai diferente do que esperavam, assim como vários eventos sempre resultam em desfechos previsíveis, mas... é tudo em seu próprio tempo e mesmo assim, não afeta a obra de forma negativa.

Os efeitos especiais dessa série são muito bons, a nível de cinema mesmo, e como é agradável de assistir. Tudo sempre surpreende, tudo sempre anima e empolga... e mano, o final!!! O vilão final sendo apresentado e roubando toda a cena com, carisma, puro carisma. Consegue encerrar tudo com chave de ouro.

Mas, a série do Loki serve não só pra mostrar como Loki é importantíssimo e interessantíssimo, e dar um novo ar pra ele em toda a franquia do MCU, mas, serve pra finalmente nos introduzir ao Multiverso, de um jeito que não da pra não entender!

Puro caos. Uma infinidade de universos geradas do puro caos, que ao se convergirem só causará ainda mais desordem e claro, caos!

Te recomendo que assista, e se não quiser perder as surpresas, bem, aceite este conselho: Vai lá assistir, depois lê o resto.

Agora, já que são poucos episódios, nada mais justo que falar de cada um individualmente, e to nem aí o artigo pode ficar imenso, mas quero registrar tudo o que eu puder!

1 - Glorioso Propósito

O primeiro episódio de Loki já é surpreendente e dá o tom da série. Nele, Loki, um vilão constante que surgiu em Thor e foi enchendo o saco dos Vingadores ao longo dos filmes, acaba sendo convertido, em um único episódio, de forma completamente justificável, em um mocinho.

Basicamente ele se redime, pois entende o quão minúsculo, e insignificante, é diante aqueles que o prendem. Mas isso não ocorre de forma rápida, e o episódio leva o tempo exato pra mostrar Loki descobrindo e entendendo o quão ferrado está, até simplesmente desabar e ceder às novas regras que terá que seguir.

A história em si é bem simples: Loki pegou o Tesseract (aquela caixa azul que levava a Joia do Infinito do Espaço) e fugiu, durante os eventos de Vingadores Ultimato. Isso, no meio de tanta lambança que o filme tava fazendo com viagens no tempo e eventos paradoxais, acabou ficando de escanteio, e eu mesmo pensei "Há, da nada, ele é só um personagem de uma realidade alternativa". Eu estava tão errado.

Aquele Loki, era o Loki dessa série, o principal, mais carismático, divertido, e interessante Loki que já existiu! Mas ele não começa assim, ele é exatamente como os outros (mas, de certa forma, o carisma de Loki sempre foi enorme em qualquer filme que apareceu, então, tá valendo).

O interessante mesmo é saber que de fato há infinitos Lokis, e aquele que iremos acompanhar na série é só uma variante qualquer, sem nada de especial, além de é claro, ser o Loki que estamos acompanhando.

E tudo isso vem numa cartada só logo no primeiro episódio, com Loki descobrindo que na TVA (Agência que monitora e controla o Tempo), só é permitido existir 1 Linha do Tempo, e todo o resto, inclusive ele, deve ser apagado, "Podado", assim que começar a variar.

Ele mesmo só tinha uma vida nos planos do tempo, uma única existência, e é exatamente aquela em que ele morre pro Thanos no comecinho do filme dos Vingadores - Guerra Infinita. Isso vem como uma bomba pro cara que, apenas aceita, mesmo depois de negar ,barganhar, tentar fugir, no fim da tudo na mesma. Por sorte, ele acaba tendo uma chance de permanecer existindo, o suficiente pra arranjar um propósito pra existir.

2 - A Variante

O segundo episódio, não perde tempo em explicar como Loki integrou a TVA, mas sim, a razão disso. Ele acaba sendo escolhido pra ajudar a caçar uma Variante dele próprio, que estava causando problemas pra TVA.

Esse episódio é excelente, pois explica de forma muito clara qual a função dessa organização. Eles tem a capacidade de ir pra qualquer ponto no tempo, e qualquer lugar, usando um equipamento tipo um tablet (TemPad, algo assim). Eles também usam bastões especiais que podem Podar qualquer coisa, apagando da existência o que suas pontas encostam. Não bastasse isso, eles tem Granadas que também fazem isso, e as utilizam, pra podar realidades inteiras!

Acontece que a função da TVA é manter a Linha do Tempo unitária. Qualquer ramificação, variação, ou divergência, é eliminada antes que cresça muito. Loki por exemplo, é uma das variantes mais podadas pois, ele sempre arranja um jeito de mexer no fluxo temporal e dar uma escapadela.

Talvez o melhor desse episódio seja a explicação de que Doutor Estranho conhecia a TVA. A explicação, de que na verdade toda aquela festa sem pé nem cabeça dos Vingadores através do tempo, foi pura ladainha, e de fato tudo era planejado.

Isso não é dito na série, mas é fácil entender! Só lembrar: Doutor Estranho usou a Joia do Tempo pra ver todas as possíveis linhas do tempo, todas as 14.000.605, onde em apenas 1 eles venceriam Thanos. Parece implausível, uma vez que daria pra vencer ele de tantas formas (usando por exemplo os portais pra cortar a manopla fora!). Mas, há uma explicação pra isso: Não há 14.000.605, há apenas 1.

Mesmo que eles fizessem diferente, viria a TVA e podaria. Não havia solução, devia ser daquele jeito, e o Mago Supremo sabia disso! Nem é preciso mostrar, mas isso faz pleno sentido! E amei ver uma solução tão simples porém perfeita como essa.

O poder da TVA é exemplificado quando, não só eles tem dezenas de Joias do Infinito guardadas como qualquer coisa, sem surtirem o menor efeito (pois magia não funciona onde eles ficam), como também o tempo não passa pra eles, e a vida é basicamente infinita, sem ameaças reais, exceto é claro aquela Loki que teima em matar agentes da TVA.

E sim, a personagem Variante do Loki já é apresentada nesse episódio, conhecendo e trocando uma ideia com o próprio Loki. Ela é uma versão feminina dele, mas só isso já basta pra prender a curiosidade, além dos poderes manipulativos mentais que ela usa.

3 - Lamentis

Esse episódio é pra unir os Lokis, é aquele em que ela, Sylvie (como decide se chamar pra se distanciar da posição "Variante de Loki") mostra o quão carismática pode ser, e compete pela atenção do espectador, contra Loki!

Ambos são perfeitos juntos, e é exatamente isso que a série deseja que pensemos! Afinal, eis a grande reviravolta do episódio: Loki se apaixona por Sylvie! Loki se apaixona por si mesmo, de outra realidade... E vice-versa.

Mas calma, tudo vai muito além de um mero romance entre duas versões de um mesmo personagem. Lamentis é o nome de um planeta à beira de um apocalipse, e Loki havia descoberto no episódio anterior que sua contra-parte se escondia em "Apocalipses", pois eles mascaravam qualquer possível ramificação temporal. Isso faz com que ambos escapem juntos pra esse local, pra se esconderem da TVA, depois de Loki meio que atrapalhar Sylvie na invasão que ela tinha planejado.

Enfim, juntos, eles tentam fugir, passam um longo tempo viajando pelo planeta enquanto conhecem um ao outro, cada vez melhor, até que no fim, tudo simplesmente falha, e o episódio se encerra de forma fúnebre. É bem tenso.

4 - O Evento Nexus

O quarto episódio já mostra, sem delongas, como Sylvie e Loki se salvaram do apocalipse: Amor. Eles se apaixonam, e isso cria um evento Nexus (uma ramificação no tempo) tão grande, que supera até mesmo um apocalipse. Isso atrai a TVA, que os prendem.

E partindo daí, acompanhamos o outro personagem pra lá de adorável, Mobius, o melhor amigo de Loki que, demora pra admitir isso, enquanto assume esse posto. Mobius é o cara que prendeu Loki desde o início, e sempre tem destaque, mas deixei pra menciona-lo aqui por um motivo específico: É aqui que ele realmente vira amigo de Loki.

O episódio em si é sobre ambos sendo investigados, com o foco em Loki é claro, e ele mais preocupado com seu amor recente do que tudo. Só que, Sylvie consegue bolar uma forma de escapar, na sorte mesmo, pois em seus encantamentos ela sem querer desperta a mente de um dos soldados da TVA, e isso cria uma aliada, isso enquanto Loki também se aproxima mais de Mobius, ou pelo menos cria dúvida plausível na cabeça dele.

Ambos conseguem passar pra esses agentes da TVA a nua e crua realidade: Todo mundo era Variante. Todos eles eram apenas versões de pessoas no fluxo do tempo, tiradas de suas vidas, com as memórias apagadas, e forçadas a lutar pra preservar a linha do tempo, independente de suas vontades.

O tenso é que demora pra isso entrar na cabeça, ao menos de Mobius, que bem na hora que consegue compreender... é podado. Ele é apagado, e isso causa mó sensação ruim, mas nada pior do que ver o próprio Loki também sendo podado bem no final.

Pois é, o episódio acaba com Sylvie e Loki tendo o tão sonhado encontro com os 3 mandachuvas da TVA, e Sylvie não perde tempo e os mata, descobrindo que são apenas robôs, e o verdadeiro chefe tava em outro castelo. Posteriormente, bem no momento que Loki vai se declarar pra ela, ele é podado, pela Juíza num sei das quantas, uma personagem que comandava as coisas como porta-voz dos Guardiões do Tempo.

Mas não se preocupe, o episódio acaba mostrando em uma cena pós-créditos que Loki ainda tava vivo, num mundo fora do tempo, com inclusive outras versões dele o recebendo.

5 - Jornada ao Mistério

E ai vem o episódio que mostra como ficam as coisas podadas. Elas não eram imediatamente apagadas da existência, na verdade elas eram mandadas pro final dos tempos, onde uma criatura que devorava a existência de tudo fazia o trabalho sujo.

Assim, Loki e os outros Lokis, o Loki Velho, o Loki Jovem, o Loki Negro, e o Loki Jacaré, se conhecem melhor, se confrontam, conhecem e confrontam mais Lokis, como o presidente Loki, e no fim, chegam ao consenso de que, precisam matar a criatura devoradora de existências.

Paralelo a isso, Sylvie se poda, e vai de encontro ao seu amado, encontrando na sorte Mobius ainda vivo, e ambos conseguem sim achar Loki, o Loki da série mesmo, depois de decidirem que devem controlar a criatura devoradora de existências.

Ideias misturadas, eles confrontam a criatura e o casal Loki consegue vencer, com a ilustre e triunfante ajuda do grande ilusionista Velho Loki (é épico) e seu sacrifício. 

O episódio se concluí com ambos atravessando pro além do tempo, o ponto que nada poderia entrar.

6 - Por Todo Tempo, Sempre

E chegamos nele, o episódio final e simplesmente genial, onde os dois Lokis encontram e conhecem Kang, um personagem que nem diz seu nome, mas é apenas mais um dos concorrentes a mais carismático da série.

O vilão, aquele que manteve a linha do tempo em ordem forçadamente, se revela de forma extremamente simpática, oferece até cafezinho, e se explica:

Ele é uma variante de um desbravador do tempo, um cientista que descobriu o multiverso e as viagens temporais, e tomou proveito disso. Ele e suas outras variantes trabalharam juntas pra se tornarem poderosíssimas, mas, algumas eram malignas, e decidiram tomar o controle de tudo, conquistar tudo. Então em meio a guerra iminente, um Kang optou por apagar todos os outros de vez, transformando a Linha do Tempo em algo invariável.

Sob manto de vilão por assim dizer, ele obteve o controle absoluto, e evitou que suas outras versões destruíssem tudo, ou controlassem tudo, de forma ainda pior e mais caótica. Como ele mesmo diz "Ordem Sufocante ou Caos Cataclísmico". Me convenceu, e convenceu ao Loki, só não convenceu a Sylvie que mete uma faca no cara, literalmente, depois de apunhalar o coração e Loki, em sentido figurado. 

A mina beija o cara e joga ele num portal de viagem no tempo, e fica sozinha com Kang, eliminando ele.

Loki, por sua vez, tenta avisar seus amigos na TVA, Mobius e a aliada de Sylvie, pra se prepararem pro pior, afinal, outros Kangs surgiriam... e é ai que vem a reviravolta finalizadora de temporada que foi inesperadamente épica: Loki tava em outra realidade, uma variante, ele já tava no multiverso.

A realidade na qual ele entra, ele nunca foi amigo de Mobius, e pior, Kang já era o controlador da TVA, como ele mesmo, e não sob uma farsa pra manter a ordem.

Um de vários Kangs, um de vários vilões capazes de manipular o tempo, espaço e realidade, como bem entendessem. 

Segunda temporada garantida!!!

Vo nem teorizar meu, só vou aproveitar. Como eu adorei essa série!

See yah!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Tu deve ter visto o último episódio às quatro da manhã e corrido para escrever, só pode kkkk.
    E ainda ter escrevido tanta coisa sobre o episódio e lançar o artigo no mesmo dia, que loucura!!


    Cara, essa serie acertou em muitas coisas que eu nem esperava, com certeza, a melhor serie da Marvel (ta ta, eu sei, não é difícil assim não fazer isso haha).
    E também, uma das melhores coisas que a Disnêy fez depois que comprou a Marvel.
    (Disnêy ta que nem o napoliThanos, correndo atrás das joias do cinema para manipular o universo, ela já conseguiu a do espaço (LucasFilm), da Realidade (Marvel), mente (Pixar), e alma (Fox)...


    Vey, que brisa foi essa kkk).


    Eu já gostava do Loki, mas agora gosto muito mais, ele é muito carismático, como os outros personagens da série.
    inclusive, alguns personagens até me impressionaram nesse quesito, nem botava Fé na Sylvie, quando vi ela eu pensei em um vilão meio previsível, por sorte, além de estar enganado, ainda passei a gostar dela rs.

    A relação dela com o Loki foi um negócio que me fez ficar encucado, ele se apaixonou consigo mesmo, e dessa forma ele quebrou aquela pensamento egocêntrico que ele tinha, mas...amar a si mesmo, da forma com que ele ama a Sylvia, não se equipara a arrogância e Egocêntrismo que ele sempre teve?
    (no episódio 3 naquela conversa ele meio que deixa claro que ele é Bi, e nesse caso...até que faz sentIdo, afinal, ele ama ele mesmo, e ele é home...pera, isso não sentido kkkk, considere só o que ta em cima, eu acho que isso ai faz sentido...eu acho né).
    É um tipo de paradoxo, mas, dentro da realidade da serie, não é tão paradoxo assim...
    De qualquer forma, foi loucura haha.

    Eu achei muito engraçado quando no episódio 6 eles encontraram o "rei' Loki, e ai dentro daquela discussão sobre o direito de governo não democrático, os Lokis entram em conflito, pois ser governado vai contra tudo o que os Lokis são kkkk.



    Bom, enfim, Eu espero que a 2° seja espetacular assim como a primeira, e seja tão memorável quanto.
    (Eu vi que tem chance até de ter um terceira, mas é apenas um boato).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que cheguei em casa corri pra assistir. Tava muito curioso, e compensou. Bom que gostou do texto.

      Brisa interessante essa sobre as "Joias da Disney", foi aliás uma boa metáfora de certa forma. Legal kkk.

      Pensei o mesmo quando ela apareceu, achei que a atriz não convenceria, e no fim, ela vingou bem o papel. Achei meio fofinha. Tanto ela quanto o Loki juntos, parecem tão inocentes kk.

      Sobre o fato de Loki se amar, a própria série diz isso, que ele é narcisista e egocêntrico, e sim, o amor pela Sylvie seria uma adaptação desse sentimento. Mas na verdade, Sylvie é pertencente a outra realidade, uma realidade em que o próprio Loki jamais existiu (ele nasceu lá, como uma mulher). Assim sendo, ele foi levado pelo narcisismo a se aproximar de sua outra versão, e posteriormente encontrou o que não encontraria em mais ninguém: Alguém que o completasse. Vi que apontaram isso como a bandeia LGBTQI+ sendo balançada forte, mas sinceramente, vi um casal fofo, sem militância alguma envolvida, e uma justificativa muito crível de como um personagem fadado a solidão, se uniria com alguém.

      Foi no episódio 5 ou! E sim, é mó louco quando aquela versão presidencial do Loki aparece, é traída por outros Lokis e, rola pancadaria. Vi até um meme na net comparando aquele momento com o do Hulk vendo a si mesmo em Vingadores, e se envergonhando. Bem sacado isso.

      Vamos esperar né... se continuarem seguindo a fórmula de Rick e Morty, só tende a melhorar.

      Valeu pelo comentário sr Wilson!

      Excluir
  2. Ótimo Ótimo texto,tem quem odeie a série por não ter a ação da "fórmula Marvel" que estão acostumados a ver no cinema...
    O vilão foi muito bem introduzido,será melhor explorado no homem formiga 3,mas não vejo nele potencial pra ser um novo thanos,vejamos o que mr. Feige vai apresentar... enfim,o sacrifício do Loki velho foi,pra mim,o ponto alto da série, pena que depois o ritmo caiu e só teve conversa,a morte da variante Kang foi parecida com o final de Wanda Vision,prometeu algo maior e muito pior.
    E que venham mais textos,sr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que mais me agradou, foi justamente a ausência em sua maioria da tal fórmula. Ainda tem piadinhas e tal, mas em Loki é tudo muito orgânico.

      Ao meu ver, o que faz esse vilão parecer implacável e terrível é justamente o mistério que surgiu em torno do que ele tanto temia, acima de tudo. Só pensar: Ele sozinho foi capaz de monopolizar o Tempo. Ele era tão poderoso, que sozinho impossibilitou o Dr Estranho de encontrar alternativas pra superar Thanos. Ele sozinho, inutilizou as Joias do Infinito! Agora... o que vários dele poderiam fazer? Se ele era o lado bom, imagina os ruins!

      Depois de acompanhar todo uma série com variáveis tão interessantes de um mesmo personagem, igualmente interessante, não da pra esperar menos desse vilão. O Loki velho é um ótimo exemplo. Bastou metade de um episódio pro desfecho dele ser épico e triste, ao mesmo tempo. Imagina o que farão com 2 horas de um personagem que, logo em sua introdução, já mostrou que é ao menos carismático (e, suas versões alternativas terão multiplas atuações, isso é muito maluco e imprevisível).

      Enfim, eu agradeço muito por sua leitura sr Mário. Vou ver o que farei agora!

      Excluir
    2. Potencial tem,a tentativa de consertar a lambança de ultimato foi bem vinda,a série tem muitos pontos positivos,além do frescor de variar a fórmula que já cansou. E que o futuro traga mais surpresas e emoção.

      Excluir
    3. Só pelo fato de já estabelecerem uma segunda temporada mostra que ao menos planejamento eles tem. Confesso que Loki reascendeu minha ansiedade com o Homem Aranha 3, e ainda por cima limpou a imagem do Ultimato e do Guerra Infinita. Muitos furos soram cobertos de forma bem satisfatória né não?!

      Excluir
    4. Foram*, desculpe pelos erros sr! E bem, agora nos resta esperar.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)