O Filme Achado de Hoje: GhostWatch - O Especial de Halloween mais bizarro da BBC.

Ta aí um filme assustador que eu desconhecia, bem no estilo que eu mais curto, mas de um jeito bastante inusitado. Um mockumentário, porém diferente do normal.


No formato de um programa de televisão britânico da BBC, um suposto especial de Halloween ao vivo, eis que esse filme consegue causar medo de uma forma que eu não sentia a um tempo. Ele é antigo, de 1992, e ainda assim soa realista o bastante pra apavorar nos tempos de hoje (pra mim, envelheceu bem pacas), com um suspense, mistério, e terror muito bem trabalhado.

Falarei tudo o que achei a seguir.

Boa leitura.

Por onde começo? Basta dizer que, eu queria ter assistido isso na época em que foi lançado, ao vivo, provavelmente teria me traumatizado.


Pior que ele foi lançado nas televisões britânicas como um especial de Halloween, e causou o fenômeno "Guerra dos Mundos" na época, e não é de se surpreender que muita gente acreditou. Os caras usaram celebridades da época, pessoas confiáveis, como o próprio âncora (Michael Parkinson, um jornalista sério), pra tocar o programa. Era difícil não acreditar só por esse fator, mas ainda passaram como se fosse tudo ao vivo! (Na verdade, era gravado, mas foi tão bem montado que, convencia mesmo).

O triste, é que muita gente levou a sério o programa. Ele apresentava de tempos em tempos um número para que ligassem e comentassem ao vivo (era o número real da emissora), e muitos ligaram mesmo. 


Por mais que tenham noticiado previamente via rádio que, era só um filme, não adiantou muito... Inclusive, teve um homem (Martin Denham) que cometeu suicídio, alguns dias depois de assistir o programa (tendo um comportamento incomum que chamou a atenção da família), deixando um bilhete falando "Se existem fantasmas, serei um e ficarei sempre contigo". O programa não teve culpa, mas... né...


Em 1 hora e meia, o filme simula um programa de televisão completo, com estúdio, entrevistas, uma matéria principal, debate entre apresentadores, jornalistas em campo transmitindo os eventos ao vivo, e tudo rola de forma muito bem sequenciada.


Se tivesse uma pausa pra comerciais, seria simplesmente perfeito, sendo ai sim, totalmente realista.

Em momento algum o filme abandona o gênero "found footage", usando de todas as artimanhas que um programa de televisão poderia ter. Parece muito, mas pra diretores dos filmes atuais, um terror que não tenha Trilha Sonora ou Efeitos Especiais chamativos, não compensa. Gravíssimo engano.


GhostWatch prova isso, onde temos tantos elementos de terror variados, que não da nem tempo de respirar, e em momento algum há uso de artifícios e conveniências costumeiras do terror, como jumpscary, acordes altos, musiquinha intensa, mortes expostas, etc. E pra variar, a parte que eu simplesmente mais me surpreendi é aquela que eu mais sentia falta nos filmes do gênero: Mistério.

Na verdade não é bem mistério em si, mas aquela vontade de caçar elementos na tela que ninguém mais vê. Sabe quando tem um fantasma no fundo e você fica incomodado pensando "Cara, eu vi algo ali", mas aquilo simplesmente não interfere no enredo, nem afeta os personagens? Tem bastante disso aqui.


Eu vi uns 4 momentos com figuras bizarras ao fundo, que ninguém notou, mas estavam lá. Eu até parei de ver as legendas depois de um tempo pra observar a fotografia e caçar as aparições. 

Exemplos: Tem uma parte que eles levam uma das crianças pra dormir, por conta do horário. Aí, num movimento de câmera enquanto conversam na cozinha, acaba dando pra ver as escadas, e tem a cabeça de uma garota olhando bem no cantinho. Só que, uma das irmãs tava na sala (é mostrado inclusive, por uma das câmeras instaladas pelo programa) enquanto a outra inda tava no quarto (também mostrada dessa forma, mas, ela estava sentada, o que também intriga, pois ela devia estar dormindo!).


Outra parte, é quando eles abrem uma portinha de um quarto embaixo da escada, que estava literalmente pregada, pois a mãe uma vez ficou presa lá dentro, como se alguém segurasse a porta do lado de fora. Eis que, na hora que vão mostrar o que tem dentro, o cara que abriu desmaia (algo bate na cabeça dele), e a câmera acaba desviando, mas, da tempo de ver a silhueta de alguém de pé logo na frente. Detalhe: As duas crianças estavam atrás deles o tempo todo, e o que aparece dentro do quarto parecia uma criança, ou alguém pequeno.


Tiveram muito mais coisas assim, como a silhueta que aparece no estúdio, atrás da moça, ainda na metade do filme, quanto eles escutam uma gravação de uma entrevista com uma das meninas, falando com uma voz bizarra. É curioso, chamativo, mas ninguém comenta. Isso faz você ficar procurando tudo, e olha que o filme até da essa dica, pra observarmos além da história narrada, apontando o que seria a primeira aparição.


Bem no começo, surge uma silhueta bizarra numa cortina. Ninguém nota, exceto um telespectador que liga pro programa avisando. Daí demora um pouco, e eles repassam a filmagem ao vivo pra analisar em tempo real. E, de fato tem uma silhueta... mas quando eles passam devagar, a silhueta some. Daí, o âncora do programa, cético que só, diz que era um tipo de pareidolia, e fica por isso mesmo. Mas, de fato havia algo lá. Removeram propositalmente quando "rebobinaram".


Foi um efeito especial datado de sobreposição de imagem? Pois é. Mas o que importa é que o filme nos faz perceber isso, ver isso, perceber que tem algo muito errado, e ai, nós passamos a ignorar a opinião dos caras que tão falando, e buscamos nossas próprias conclusões com o que vimos. Enquanto é um vídeo e podemos voltar a cena pra olhar de novo, fica tranquilo perceber a manipulação, agora... imagina quem viu ao vivo!


E as coisas começam a se estender. Eventos que poderiam facilmente ser forjados, misturados com coisas estranhas, efeitos práticos, cortes de câmera, efeitos visuais... caras enquanto to escrevendo isso eu optei por abrir a porta do quarto, pois ouvi um barulho atrás de mim. Detalhe: To com a televisão ligada (passando homem aranha) e, apesar de tar tudo escuro, eu não sou medroso assim não. Pra você ver o quanto o filme... perturba. Pior que ta frio pra caramba... 

Na verdade, enquanto eu assistia o filme, juro que vi uma silhueta acima de mim... e ouvi barulhos estranhos também. Eu tenho gatos inclusive, mas nenhum deles tava no meu quarto na hora. Esse é um efeito bem legal de filmes de terror que eu não sentia a um bom tempo. Sabe aquela atenção redobrada do cérebro em seu entorno? Exatamente isso. É medo poxa.

Bem, voltando à crítica, a história é cheia de núcleos diferentes, mas o principal é o da Casa Assombrada. Uma mãe, e duas filhas, vivem numa casa onde passaram a experienciar eventos paranormais, como sons estranhos, objetos se quebrando, rostos amanhecendo arranhados... tudo que uma pessoa que tem gatos passa (sei disso pois acontece comigo). Mas, a família não tinha gatos!


Daí, eles buscam ajuda de várias formas, chegando ao cúmulo de aceitarem ter a casa filmada durante a noite de Halloween, pro tal especial, ao mesmo tempo em que tudo seria transmitido pra televisão em tempo real.

O outro núcleo seria justamente o dos jornalistas no estúdio principal, comentando os eventos, discutindo, atendendo telefonemas de espectadores com histórias assustadoras ou, comentários também, sobre o programa em si, e dando até curiosidade e depoimentos que incrementavam mais e mais na narrativa (e no terror). Além disso, rola uma entrevista com uma cientista paranormal que vinha estudando a tal família, e é consultada, e até desafiada ou desmentida pelo âncora, e por outros jornalistas que ganham espaço pra falar.


Também há núcleos menores, como o jornalista esterno mostrando a casa do lado de fora e entrevistando as pessoas na rua, ou o cara dos telefones, que é marido da jornalista (eram um casal real mesmo, e na época ambos eram famosos) que ta na casa com a família, e ao longo do filme vai tendo sua preocupação escalada até um nível de desespero ao ver tudo pelo que ela passa.

Sem spoilers, vale dizer que é uma história arrepiante. Legal ainda é que, apesar de terem várias respostas ao mistério principal, ao mesmo tempo, muita coisa fica em aberto pra que, o espectador surte ao imaginar.


A história da casa e a suposta razão dela ser assombrada é mencionada. Uma sucessão de eventos macabros ocorreram ali com os moradores anteriores, e algo se personificou, algo que usa de vários elementos pra, se projetar cada vez mais.

Isso vem a tona, ao mesmo passo em que respostas mais reais também são mostradas, como o fato das meninas terem forjado certos eventos pra chamar a atenção da mãe, uma vez que ela se divorciou e elas não queriam perdê-la.


Só que, entre algo que pode ser explicado e algo que não pode, o filme decide abraçar esse segundo estilo e no fim, é apenas caos. Um caos tão repleto de coisas pra se observar e questionar, mas ao mesmo tempo sem qualquer resposta definitiva, que nos deixa ainda mais assustados.

O encerramento mesmo, deixando o Âncora cético mandando uma mensagem pro público, é perfeito.


Pra melhorar, só tirar os créditos finais e por aquela Tela Multicolor de televisões fora do ar. Isso seria simplesmente o desfecho perfeito pra obra. Mas, talvez seria realista de mais e, talvez criasse ainda mais pânico pros impressionados.

Compensa muito assistir, mas muito mesmo... mas é um tipo de filme que você passa um tempo olhando mais o fundo, do que a história em si. Não é real, é claro que não é, mas ele mantém-se convincente até o fim.

Se serve de conselho: Veja sem pausar. Sinta a experiência de assistir um programa ao vivo, e acredite, isso realmente perturba.

Bem, é isso.

Se tiver coragem, assista. Eu achei pela net, não posso por o link aqui pois... sei lá, da confusão. Parece que tem no Amazon Prime, mas se procurar um pouco, você encontra (tenta GhostWatch legendado okru).

E aliás, obrigado srta Sammy pela dica. Eu ia dizer que salvou minha noite mas, não tenho certeza se vou dormir bem hehe. 

Acho que o horário que assisti agravou a experiência, então, se for ver, assista de noite, sozinho, no escuro! Esse é bom pra isso. 

See yah!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Que bom que você curtiu rsrs.

    Na primeira vez que eu vi, também fiquei alguns dias sem dormir direito, só dormia com a luz acesa, mas é porque eu sou muito medrosa... Acho que eles cumpriram a missão direitinho: assustaram a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma surpresa satisfatória. Tive pesadelos? Só dois, mas valeu a pena!

      Esperando ansioso por mais recomendações moça.

      Excluir
  2. O "documentário" não tem anúncios mesmo que falsos nele porque foi feito pela BBC, e esse canal é do governo e eles não passam anúncios porque não precisam de anunciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah faz sentido! Me desculpa, eu tô tão acostumado a programas de palco repletos de propagandas que, no fim, achei que isso é comum em todo canto. Falha minha haha... Então o realismo do programa realmente extrapolou na época. Repito que, eu queria ter assistido em primeira mão. Uma pena que, nos tempos de hoje, a probabilidade de algo nesse nível aparecer é praticamente nula. Não só pela rápida e prática comunicação (o que acabaria com qualquer suspense sobre a veracidade), como pela questão do "politicamente correto". Não gosto do termo "cancelar" da forma como estão usando, mas... é exatamente isso que ocorreria.

      Excluir
  3. Acho que o que deixa a vibe desse filme ainda mais capirotesca, é o fato dessa morte associada a ele. Meio que vira uma lenda urbana e a gente acaba sendo vencido pela curiosidade. Mas só pela resenha já fiquei com medinho imagina assistindo às 2 da madruga. Meus cabelos vão ficar brancos de medo kkkk

    Tem um vídeo no YT não sei se você já assistiu que se chama "this house has people in it". Ele é bem curto está disponível de grátis no YT e eu não entendi bulhufas só sei que fiquei meio desconfortável assistindo. Não tem terror, gore, jumpscare, mas ainda assim aquele sensação de algo errado fica no ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... na hora que a srta Sammy recomendou, o que me chamou mais a atenção foi esse ponto. Mas, o filme realmente segura a atenção. É bom... e aliás, bom saber que o texto já deu aquela arrepiada rs. Se tiver coragem depois, tenta ver...

      Eu... comecei a assistir esse vídeo... tem 11 minutos, mas aos 50 segundos já me vi pensando "wtf?!"... um cara tacado no chão e ninguém parece notar... to curioso pra ver o resto mas, com receio do que me espera... eu hein.

      Eis uma recomendação inusitada...

      Excluir
    2. E não era um cara, era uma garota... e o que acontece com ela é bizarro, tudo é bizarro... meu como você achou esse vídeo?

      Ele se encaixaria perfeitamente em uma coletânea de antologias estilo found footage tipo, V-H-S... a pegada foi perfeita. O final com o pessoal da festa do lado de fora mano... que bizarro meu.

      Curti Oo.

      Excluir
    3. Ai vou ver outros vídeos recomendados e me aparece o que? To Many Cooks. Ai olho e eis que percebo que é do Adult Swim. Tudo faz sentido agora... kkk. Amo esse canal, e desconhecia esse vídeo Oo.

      Obrigado!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)