CríticaMorte: Um Clássico Filme de Terror (A Classic Horror Movie)

Só vou escrever sobre isso pra lembrar de nunca mais assistir. Aliás, me desculpe por isso.


É um filme ruim, mal elaborado, que só acerta na trilha sonora, e de resto é uma porcaria.

Boa leitura... e sério, desculpe por isso.

O que me fez parar pra assistir essa porcaria foi a chamada minimalista na Netflix.

Sempre que você tá navegando pelo catálogo de filmes, procurando algo pra ver, rolam trailers nas capas dos filmes, mostrando trechos ou só apresentando o conteúdo mesmo, pra atrair a atenção. Eis que este tem um trailer (na plataforma é claro) nada revelador, com quase nenhuma cena, o que faz qualquer um ficar curioso, ainda mais alguém que quer muito ver um filme de terror. Só pra constar, no Youtube o trailer é maior e  bem mais completo, além de enganar um pouco.


O nome então, sendo tão aberto e simples, também desperta a curiosidade. Mas, no fim, ele não tem nada a oferecer de bom. 

É uma história bastante forçada, que sinceramente, eu preferiria nem ter visto. E não, não é found footage, apesar de no começo ter uma cena muito porca que simula o estilo (os botões da gravação aparecem na tela, pelo amor de deus, que tipo de câmera faz isso?)


Basicamente, um grupo de pessoas pegam um tipo uber coletivo (carpooling) na Itália, cada um com um destino diferente. Eis que o motorista, que grava a viagem pra postar em seu blog de viagens, se revela um psicopata metido a cineasta, acompanhado de sua irmã, e sua mãe (aparentemente prefeita da Itália!), além de mais um bando de malucos que ficam atrás das câmeras, tudo pra gravar vídeos com turistas sequestrados em falsos filmes de horror, com mortes reais, pra postar numa Netflix falsa da Deepweb.

Pareceu interessante? Então, conceitualmente até é, mas o resultando é tosco, de mais.


No início do filme ele até tem uma pegada interessante, com mistérios angustiantes, que até lembram aquelas obras ao estilo de The Others (Os Outros) e The Lodge (O Chalé), puxando mais pra esse segundo aliás...


"Os Outros" é aquele filme de uma mulher que protege os dois filhos a todo custo, em seu casarão, impedindo que eles abram as janelas por uma suposta doença na pele. Eis que no final é revelado que geral tá morto e eles são gasparzinhos assombrando uma casa.

"O Chalé" é o oposto, mas é na mesma pegada. Um casal de irmãos é forçado pelo pai a acampar num chalé no meio da neve, com a madrasta, pra se aproximarem. Mas aí, eles decidem perturba-la com a ideia de que os 3 morreram, e estavam no limbo. No final eles até tentam contar a verdade, quando o pai chega e tal, mas a madrasta pira na batatinha e executa geral.

Eis que, em "Um Clássico Filme de Terror", pegaram essa ideia do segundo filme, e trabalharam no mistério em torno de todo mundo está aparentemente "morto" ou, preso num limbo, ou numa situação impossível de mais pra ser real. O Trailer em que eles estavam bate numa árvore durante a noite, e aí, na cena seguinte, geral acorda socorrendo os motoristas (é. são dois, pois um dos passageiros decide guiar o trailer, e é ele quem bate), de dia, no meio de uma clareira, longe de qualquer estrada, na frente de uma casa bizarra.


Ao tentarem sair da clareira, e andarem pela floresta, eles voltam exatamente no lugar de onde saíram, e pra piorar, ao anoitecer, um trio de mascarados aparece ao som de sirenes e uma luz vermelha fortíssima, e atacam o mais vulnerável deles (um cara que quebrou a perna no acidente do trailer), enquanto os demais se escondem.


Sem enrolar, no final geral morre em sacrifícios, sobrando só o motorista e uma mina, e ele revela que era tudo um filme gore, que ele vendia na deepweb. Tudo era encenado, exceto as mortes, elas eram reais, dos turistas. Inclusive, eles só voltaram pro mesmo local de onde saíram, pois ele os guiou, e fingiu ser inocente.


Aí, a mulher consegue escapar, surta, pega uma arma sabe-se lá de onde, e começa a matar os atores, incluindo uma menininha que enganou ela. Na real ela só mata duas pessoas e vai pra floresta, achando, convenientemente, um pirralho com boias que a guia até a saída, onde tem uma praia, repleta de banhistas.


Então ela descobre que estava isolada numa zona militar, por isso o celular dela não pegava, mas ao sair, tudo volta ao normal, geral filma ela, e ela pula no mar pra tomar banho.


Depois, nos créditos, um pai de família acessa a deepweb pra buscar filmes de terror pesados, numa versão da Netflix fajuta. Aí ele acha esse filme, vê duas cenas, e ensina ao espectador o que fazer com ele: Dar deslike.

Sinceramente, além de um filme muito idiota, ele até que é meio ofensivo, no mínimo aos italianos (e foi feito por italianos, vai entender!). A forma como retratam a cultura italiana, e reforçam alguns estereótipos, soa até como um xingamento audiovisual. Eu me senti bem desconfortável com isso, e nem sou italiano. 

Ah é, tem outro filme, na mesma pegada, mas que é bem melhor e interessante: Midsommar. 


Ele faz exatamente a mesma coisa, levando turistas pra um lugar isolado, um tipo de retiro ou povoado, onde eles só percebem que é perigoso quando é tarde de mais e já tão sendo sacrificados.

Ai chega esse, e tenta fazer algo "novo" mas parecido, mas que é mal executado, mal elaborado, de mal gosto, e fraquíssimo. 

Sei lá pra que fui ver isso. Na verdade, na metade dele eu já pensei em parar de assistir pois já deu pra perceber onde ele tava querendo chegar. Tem muitos filmes que larguei por causa disso. Só que, achei necessário escrever pois, ele tem tão poucas informações lá naquela chamada, que eu queria pelo menos tentar poupar alguém de perder tempo vendo isso, então terminei de assistir e aqui estou.

Enfim, é isso.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Vou passar bem longe dessa pérola. Aliás, você conhece um especial de TV britânico que passou uma única vez para nunca mais, e que aterrorizou milhares de crianças, e inclusive, causou o suicídio de um jovem? Se chama Ghostwatch de 1992. Tenta assistir se puder, ele é bem raro de encontrar inteiro na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy! Yep, nem perde seu tempo... valeu pelo voto de confiança. Aliás, ótimo te ter aqui.

      Eu dei uma fuçada e achei uma versão de 1h30 num site chamado ok.ru, se for ela, já to baixando. Logo verei, e parece bem interessante.

      Aliás, obrigado pela dica. Espero que seja esse mesmo pq fiquei pra lá de curioso agora.

      Outro aliás, obrigado mesmo por ter comentado. Fiquei preocupado em ter registrado esse filme no site, e pensei "Mano, ele não valia a pena ser nem comentado, acho que cometi um erro" mas, você conseguiu me tranquilizar, e ainda aparentemente me deu algo bom pra ver! Feliz srta, feliz.

      Excluir
    2. É muito mais prazeroso ler suas postagens a assistir o filme, então sim, valeu muito a pena o artigo de hoje. 🤗

      Excluir
    3. Lisonjeio de minha parte srta, obrigado! Prazeroso é ter um retorno tão agradável. Faz valer cada segundo digitando.

      Bem, o download do filme acabou... GhostWhatc.... vamos ver como é xD.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)