CríticaMorte: Espiral - O Legado de Jogos Mortais

Pegaram a ideia de Jogos Mortais e pensaram "Bora ferrar tudo?" nasceu isso.

Boa leitura. TEM spoilers... é ruim mesmo.

Só pra constar, não sou um fanático por Jogos Mortais, mas confesso que sempre gostei a temática. A ideia de uma série de filmes de suspense, gore e enigmas, sempre foi interessante pra mim, apesar de claro, com o tempo ficar um pouco estranho.

Eu mesmo nunca entendi totalmente todos os filmes, sei o básico, e até fiz um artigo sobre um dos jogos (Saw - The Game), mas confesso que nunca fui de gravar as histórias ou nomes dos personagens, e sempre curti apenas as Armadilhas mortais que surgiam.

Me julgue se quiser, mas eu achava interessante, onde tentar antecipar como os personagens escapariam, e como tentariam, sempre foi o mais legal ao meu ver.

Então chegamos no último filme da franquia que, entregou um monte de armadilhas exageradas, e um suposto imitador do vilão original, Jig Saw. Foi bom? Mais ou menos. Não é nada memorável (eu mesmo num lembro nada), mas também não é um caos completo. É assistível.

Só que eu to me referindo a "Jogos Mortais - Jigsaw", que repito, é esquecível, mas não é tão ruim. Agora, no caso de Espiral, ai as coisas ficam podres.

Espiral é um filme que se passa no universo de Jogos Mortais, com um imitador do assassino, usando armadilhas no mesmo estilo dele e tal. Mas esqueça as armadilhas, pois no máximo tem umas 4 de 10 segundos cada e pronto, isso quando são mostradas. O filme não é de suspense, nem de terror, nem mesmo gore (o que aparece, quase nem aparece, ou é censurado por sombras, cortes e desfoque), esse é um filme sobre Investigação Policial, ao bom e velho estilo "Policial Bom e Policial Mal".

Nem da pra considerar um filme de "Investigação Criminal" pois nem mesmo uma boa investigação ele entrega. O que ele faz é mostrar uma dupla de policiais pra lá de clichês (o policial malvadão, que é odiado pela corporação por fazer sempre o certo, e o policial novato, que tá aprendendo e é suspeito pra um caramba), lutando contra os crimes de um novo assassino em série que mata apenas policiais.

Ah cara que filme porco. Ele é fraco, demorado, mal editado, enjoativo, e muito previsível. Meu, a cena do policial pegando a caixa no carro, aquilo abusa do erro de continuidade e apenas, escancara o quanto o filme foi feito de qualquer jeito.

E não, não condeno ele apenas por essa cena, mas aqui vai ela como um ótimo exemplo do que to falando: Numa hora, o policial principal irritante (já vou falar dele) pega uma caixa num carro, que seria uma "entrega do assassino". Até então, ele tomava o mínimo de cuidado pondo suas luvas pra não comprometer as provas e tal, mas na cena, ele vai de mãos limpas e que se lasque.

Um corte, apenas um corte rápido de meio segundo, e ele aparece segurando uma das luvas, já com a caixa na mão. A questão é que na cena ele não tava carregando nada antes, e a luva aparece do nada depois dele já ter pego a caixa.

Uma cena breve depois, na próxima aparição dele (nesse caso pode ter tido elipse apesar de não ser lógico pela urgência da cena) ele já tá com 2 luvas completamente calçadas! 

Esse amontoado de erros são apenas um dos muitos problemas que o filme apresenta, mas com certeza não é o maior deles. O maior é o protagonista.

Zeke, um cara que parece ter monopolizado 90% das falas do longa, tá lá só pra fazer gigantescos monólogos com uma atuação de dar nos nervos. Ele não convence, ele apenas berra e grita, ele nem mesmo entrega boas expressões! Os melhores momentos que ele parece bem em cena, é quando tá calado, e mesmo assim as vezes consegue estragar, como no final! Ele estraga o final do filme, dizendo apenas uma única palavra, e gesticulando de um jeito tão forçado que chega a irritar!

Everybody Hates Chrisssss
~ Everybody hates Chrisss ~

O problema não é o roteiro do filme, nem os demais personagens, que por incrível que pareça, são bons até. O problema é esse personagem, e como ele nos afasta do universo do filme sempre que aparece em cena.

Parece um amador atuando em meio a bons atores, e aliás, todos os atores acabam sendo melhores que ele mesmo tendo poucas falas, o que me intrigou pra caramba. Como pode alguém ter tantas falas e atuar tão mal (e eu assisti legendado viu, antes que falem que é culpa da dublagem ou algo assim), e eis que vejo que Chris Rock... sim... O CHRIS DE TODO MUNDO ODEIA O CHRIS! É esse cara.

Tá legal, ele pode ter uma baita inclinação pra comédia, e ter estrelado como dublador de sua própria história de vida numa das mais incríveis séries de humor da televisão (Todo Mundo Odeia o Chris é baseada na vida desse humorista)... mas caramba, ele não serve pro terror, ou drama. Ou então o diretor desse filme é bastante ruim ao ponto de não conseguir usar as cenas boas dele.

Bem que estranhei os momentos em que o cara faz piadas no meio do filme! Um filme dentro de uma franquia de terror, onde o protagonista faz piadinhas bobas do nada, debochando de situações potencialmente sérias. Por exemplo, numa hora ele entra no banheiro com a chefe da delegacia pra falar sobre o caso da morte do melhor amigo policial, e como ele precisa ser o chefe das investigações... mas ele arranja tempo pra fazer um comentário de deboche sobre um dos policiais sair sem lavar as mãos. É totalmente anticlimático.

E não, não é parte do personagem ser tagarela e irritante (poderia, facilmente), pois ele é assim incluindo nos momentos de drama.

Aliás, ainda no quesito "piadas", tem uma que é feita com cenas, que apenas quem assistiu o primeiro filme da franquia consegue captar (se pá qualquer um entende vai, pois é bastante escancarado). O cara debocha do filme original, e uma das armadilhas mais icônicas.

Na cena em questão, é inclusive quando a Trilha Sonora de Jogos Mortais começa a tocar, e é interrompida quando personagem de Chris encontra "um jeito melhor". Bem, ela consiste nele preso pelo pulso por algemas, com uma Serra perto dele.

Ele até pensa em cortar o braço, mas ai vê um grampo caído no chão, e o usa pra destrancar as algemas, fazendo uma cara do tipo "Fácil não?!". Nessa hora pareceu até uma Paródia ao estilo "Todo Mundo em Pânico", e te juro que vi a encarnação de Charlie Sheen na expressão do cara.

Enfim, o filme só é ruim mesmo. As armadilhas são todas bestas, baseadas em tortura por desmembramento. A primeira o cara tá pendurado pela língua, e ia morrer de qualquer jeito. Se o trem não o pegasse, morreria sufocado com o sangue.

A segunda o cara tá preso pelos dedos e vai ser eletrocutado, e morreria de qualquer jeito (ele inclusive corta os dedos fora na base do puxão assim como a armadilha pedia, e morre por causa do tempo... e ele nem enrola viu, a máquina que é lenta). Inclusive, nessa armadilha, nós nem assistimos tudo.

A terceira é uma falsa armadilha com um cara esfolado pra dizer que o colega policial do cara morreu, mas fica muito na cara que é mentira, e o corpo é de outro. Aliás, ninguém faz teste de DNA?!

A quarta é uma armadilha, preparada e funcionando na própria delegacia, sem NINGUÉM PERCEBER. Ela joga cera quente no rosto da Chefe do Departamento, e pra escapar ela teria de cortar a própria cabeça fora (sim). Não pergunte, a ideia do filme é que isso realmente funcionaria (na verdade ela tinha que serrar a própria nuca até acertar a espinha dorsal... e... o assassino saberia disso e desativaria a armadilha... aham).

A quinta, é um cara que recebe uma chuva de cacos de vidro e morre esquartejado pelas costas.

E a última, é o pai do cara que fica pendurado com o sangue drenado, e depois de salvo, ele é suspenso como uma marionete, com vários policiais da Swat chegando, e a máquina faz ele levantar as mãos como se fosse um atirador, e ninguém questiona a situação, ou o escuta gritar, apenas atiram com metralhadoras, espingardas, se bobear até bazuca, enquanto o vilão FOGE DO LADO DE TODO MUNDO NUM ELEVADOR!

Inventividade nas armadilhas? Zero. Chance de escapatória? Zero também. Tá certo que a trama justifica isso com o fato do novo assassino ser um pseudo justiceiro que quer executar os policiais, usando a ideia de armadilhas como um tipo de brincadeira maligna, sem chance deles escaparem (Jig Saw se revirando no túmulo), mas também não precisava esculachar né.

Que filme terrível. Legal que ele usou a mesma técnica de outra bomba dos cinemas (Mortal Kombat), se promovendo nos trailers usando a melhor cena (a primeira armadilha, inteira). E ela nem é tudo isso.

Eu assisti por streaming, na internet (você sabe como) mas não sei se irá pra cinema. Se for, não gaste seu dinheiro indo, se é que esse tipo de filme chama sua atenção. 

E mesmo se chama, esse não é um filme de terror, a menos que o terror esteja no quanto ele causa desgosto e incômodo (no sentido ruim) em quem assiste.

É isso.

See yah,

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Porra Chris...



    Tu só serve pra comedia mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Queria ver um artigo do novo filme da angelina.

    Mas parece que até o "pneu assassino" é mais legal que esse filme ^^"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pneu assassino é um obra de arte.
      Nunca fiquei tão comovido com a história de um pneu com consciência e que tem super poderes.

      Excluir
    2. Hah, pior que é um filme bem parado e estranho, mas tem la suas filosofias... dizem né.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)