CríticaMorte: Cruella

A Disney saiu da onda dos Live Action e pulou pra uma vibe "Live Action conversora de Vilões em Heróis e que se lasque".


É isso que Malévola é e... não pera, é isso que Cruella é e cheguei a conclusão que, logo logo vai ter um filme do Scar.

Tá, já deu pra ter uma noção do que essa "crítica" trará mas já adianto que, o filme é legal poxa, só não vale tudo isso.

Sem spoilers... boa leitura. 


Todo cheio de desconstruções da personagem que se consagrou (inclusive com trilha sonora própria) como uma vilã maluca e marcante dos filmes dos cachorrinhos pintados de preto e branco que poderiam virar casacos de pele, mas ainda assim, bem legal.


Ele tem uma estrutura decente, uma boa caracterização dos personagens (a atriz da Cruella realmente parece uma versão mais jovem dela, e os demais personagens convencem, apesar dos pesares), e tem uma história legal. No geral, o filme diverte.

A questão com ele é que, ele serve pra explorar a "perspectiva" de um vilão da Disney, seguindo a ideia já bem previsível de que, nem todo mal é realmente mal (esse é um dos slogans da personagem nos pôsteres inclusive), mas na tentativa de subverter expectativas, ele apenas desmerece a obra original.


E sim, no filme transformam Cruella na heroína, mas não apenas de sua própria história, e sim na história dos 101 Dálmatas. Sem ela, eles jamais existiriam, simples assim.

O mesmo foi feito em Malévola, que rendeu uma continuação que... espero que não ocorra com Cruella. Na verdade eu tô torcendo pra Disney abandonar essa ideia de recriar suas obras clássicas e modifica-las pro público atual, ou simplesmente desistir de vez de criar versões com live action, voltando logo pros desenhinhos ou animações 3d com musicais. (Se bem que tem aquelas versões de 96 e 2000 dos 101 Dálmatas em live action também, e não são ruins...) 


Não que o filme seja ruim, pelo contrário, ele até convence da história redentora da maligna Cruella Deville... mas... não precisava ser tão covarde assim.

Covarde no fato de justificar os atos da vilã, ou ao menos tentar, e ainda pinta-la como benevolente quando no fim, ela era apenas extremamente insana... 


E covarde ao não sustentar os próprios trunfos e ideias que de fato justificariam ao menos a insanidade da personagem, optando por alimentar um novo conto de origem apresentado numa breve cena pós-créditos.

Te juro que numa parte em que a vilã simplesmente mostraria o quão perturbada está ao criar um de seus vestidos mais "tensos", os responsáveis pela obra decidem apenas por desfazer a cena de uma forma truculenta e repentina, no intuito de, ou amenizar o impacto negativo da mesma, ou simplesmente dar mais corda pro pós-crédito (o qual nem existiria sem essa correção "em cima da hora").


Tal ação é condenável? Acredito que não, pois isso ajuda a estabelecer a protagonista daqui como "antagonista equivocada" de lá, e convenhamos, o filme estrelado por Cruella tem por objetivo principal, passar o pano pra estilista na animação que o antecede.

Só que, é engraçado ver que na tentativa de desconstruir um vilão, a Disney tenha apelado pra criação de um vilão ainda maior! 


Eles, apenas geraram um personagem que tem todos os trejeitos da Cruella, em seu ápice da maldade (que é um clichê ao estilo "O Diabo Veste Prada"), numa personagem correlacionada com sua origem que tecnicamente, foi a causadora de todo o "equívoco" que a levou pro desfecho da animação.

Então, não da pra entender o que quiseram fazer aqui, nesse sentido. Se a ideia é reinventar um nome conhecido pra criar um tipo de franquia dos "Vilões bonzinhos", foi algo bem rude mexer com o conto original de forma tão afobada.


Mas, se a ideia foi apenas tomar carona no peso desse nome que, apesar de talvez não ser tão conhecido no mundo jovem atual, ainda é um marco nas animações Disney como um dos maiores vilões que já existiram, eis que essa adaptação da personagem foi aceitável.

Conseguiram ao menos fazer sua suposta origem soar interessante, com  um certo abuso de discurso narrativo bastante válido (pois acaba servindo de alicerce pra trama no fim das contas), onde toda a história ao ser contada pela própria moça foi uma boa decisão, e ainda deixa aquele ar de "dúvida" suspensa, pois teríamos visto apenas o que ela queria nos mostrar.


Então, no fim de tudo, vale até interpretar todo o longa como um tipo de "corte do vilão", em que a protagonista da vez passa o pano pra si mesma, afinal tudo que vimos foi ela quem apresentou desde o comecinho.

Enfim, entre gostar e desgostar, posso dizer que curti o filme mas, pela sua história como um filme original. Se coloca-lo lado a lado com a obra de 1961 ou a de 1996, ai a revolta surge e a vontade de xingar só aumenta.


Se desconsiderar ele como prequel de 101 Dálmatas, e ignorar coisas como a cena pós crédito, fica parecendo uma roupa de grife da última moda. Caso contrário, parece aquelas camisas velhas e furadas de traças vendidas em brechós. 

É isso. Não quis dar spoiler mas, se serve de conselho: Não vai no cinema não, nem pague os R$80,00 da assinatura "Premiere" do Disney Plus (aliás, se isso virar moda, tadinho do nosso bolso viu). Esse filme é daquele que compensa parar pra assistir se tiver passando na TV, e até vale um streaming no fim de semana, mas não é daqueles pra se pipocar na telona, muito menos compensa grande investimento de tempo. É divertido, mas esquecível.

See yah.

Postar um comentário

23 Comentários

  1. Mano achei a crítica muito foda, se quem assistiu não percebeu o que a Disney tentou fazer lendo a crítica vai entender mandou muito bem Max!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xd... vlw... não tinha certeza se era uma boa compartilhar a crítica mas, ta aí. Obrigado por ler e, por curtir!

      Excluir
  2. Chequei rapidaum hoje viu, mas já que vi aquela rápida informação, vim aqui ver qual seria este "filme"


    Por essa eu não esperava...

    Vi a capa do filme em um anuncio chato do YouTube, ai logo me veio a cabeça:
    "Hm, u ki cerá que eci fiumi fala hum?"

    Ai eu vi a logo da Disnêy no final e me assustei (literalmente).

    Como serias possível um filme assim da DISNÊY?!

    E então venho aqui...

    E vejo que se trata de um live action...da...Disnêy...é.

    Eu não esperava muita coisa, a capa era mei estranha, só soube que ele existe por causa do anuncio, e só soube do que se trata por causa deste texto.

    Falando nisso, eu to mei mal hein, nem sabia da existência desse personagem mal intencionada de aparência maléfica...
    Eu literalmente boiei quando li este texto.
    Que por sinal, essa variação das fontes e cores combinou com o filme haha.
    (As cores saca...).









    Odeio a Disnêy, mas gosto da Disney.
    (?!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cruella Deville (ou De vil) é uma vilã de uma animação bem antiga da Disney chamada 101 Dálmatas. No desenho, um casal de dálmatas da a luz a 99 filhotinhos, e uma estilista chamada Cruella tem a brilhante ideia de fazer um casaco de peles com o couro desse bichinhos. Ela é loucona, mas é impedida pelos próprios cachorrinhos travessos. Esse filme teve um relançamento em live action perto dos anos 2000, na verdade teve um em 1996, onde Cruella foi muito marcante, e outro em 2000 (o filme 102 Dálmatas). Essa personagem retornou também em um desenho animado que passava na TV aberta, e contava a história de alguns cachorrinhos, e uma galinha pintada, numa fazenda. Era bem legal até.

      Enfim, a Disney resgatou a personagem pra limpar a barra dela com relação a maldade com os cachorrinhos.

      Disney, amamos e odiamos, mas amos.

      Excluir
    2. Eu só conheço o 101 dálmatas por ouvir falar, nunca assisti...

      E falar a verdade, nem sabia que tinha um vilão nesse filme rs (claro, nunca assisti, mas "eu tinha uma leve ideia"...
      Era o que eu achava né).



      Espera, GALINHA PINTADA?!

      "NÃO...não é possível, não pode ser...Walt Disnêy, ele...preveu o futur....."

      Ah, o que? Nossa, uma galinha pintada, por um momento pensei naquele ser das trevas azuis que sempre é invocado em meu aparelho telefônico por intermédio do meu primo que possuí 6 anos de idade cronológicamente.





      Disnêy, e Disney, alguns julgam ser o mesmo ser, mas não, há diferença, uma diferença incrivelmente pequena que não muda nada na forma que você lê visto que seus olhos escaneiam o layout das palavras, e você automaticamente sabe o que aquela palavra quer dizer sem nem ao menos ter "lido ela de fato"...
      (Você provavelmente está lendo isso dessa forma rs)






      A Disnêy as vezes faz merda, e se torna a Disney, ou as vezes não faz merda mas não faz algo grandioso...
      Nessas horas ela também vira a Disney...





      Eu Odi-Amo a Disney.

      (Literalmente coloquei no plural para conseguir colocar a palavra "amo" e apesar do verbo não estar concordando com o pronome da primeira pessoa do singular no caso reto, ainda faz sentido pois, acho que todo mundo é assim kapakapa).

      Excluir
    3. Galinha pintadinha, eu nem me toquei desse detalhe... ela era marrom no desenho...

      Bem, o que falar a respeito da Disney?! Eles são a Nintendo do mundo dos filmes e séries...

      Excluir
    4. Sim, é igualzinha.

      E o pior que é igualzinha mesmo...


      Te faz pagar por um sistema (console/streaming) apenas para usufruir de meia dúzia de jogo/filme.

      Por exemplo, só assinei o Disney por causa de mandalorian kakakaka.
      (Eu devia ter esperado a serie acabar, e maratonar ela em sete dias de graça...)



      felizmente, eu uso emuladores no caso da Nintendo, mas as duas empresas são a mesma coosa nesse sentido.



      Ao mesmo tempo que fico feliz quando sai algo novo, eu fico assustado...
      (A minha foto expressa isso também......ah Lucas...).

      Excluir
    5. Sr e seus nomes kk.

      Bem, depois dessa última jogada da Disney com a versão Premium dentro da Plus, eu já não espero mais nada. Me arrependi aliás de assinar (mentira, eu nem assinei, uso a conta do meu irmão. Eu assinei Netflix, ele a Disney, e trocamos os acessos quando precisamos), e agora pretendo ver só na versão Jack Sparrow mesmo. Disse isso e tenho dito! Revolta contra as grandes corporações >///<

      Eu dei graças ao meu irmão por ter assinado, pois eu acabaria fazendo por Mandaloriano, Wanda Vision, e provavelmente Soul.

      Excluir
    6. Se meu nome não fosse Josenildo, eu iria querer que meu nome fosse Lucas haha.
      Aliás, não é só o nome, é a foto também.

      Apareci na aula com ela e a professora me mandou tirar kapakapakapakapa.
      (Era a professora de história....eu gosto dela...exceto pelo fato que ela me mandou tirar essa obra de arte que chamamos comumente de foto de perfil ;_;)






      Netflix é o mais caro de tudo, meu irmão negociou o amazon e o disney pelo Netflix com um amigo dele...







      É vey, isso tem dois nomes (na maioria das vezes se usa os dois)




      -Mestre do Capitalismo
      -Pobre





      Graças a Disnêy eu assisti todos os filmes da Marvel e da Pixar que eu não Assisti quando lançou...


      Eu assisti Miranha de volta a favela e História de boneca 4...



      Eu acho que eu iria gostar na época, mas eu num gostei agora não kakaka.








      Mas vale a pena, se tu gosta das paradas que a Disnêy, mas se não gostar, eu acho meio difícil assinar
      ( não acho difícil, acho impossível haha).










      Eu tenho muitos nomes...é

      Excluir
    7. Bem, eu não sou do tipo que curte a empresa, mas sim os projetos, alguns deles. Disney costuma assinar bons títulos e tal, mas eu não curto tudo.

      Como eles são family friendly total, é fácil sair filmes aceitáveis, mas mesmo assim as vezes erram rude.

      Excluir
    8. 01000001 00100000 01100011 01101111 01101101 01110000 01100001 01110010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100001 00100000 01001110 01101001 01101110 01110100 01100101 01101110 01100100 01101111 00100000 01100011 01101111 01101101 00100000 01100001 00100000 01000100 01101001 01110011 01101110 11101010 01111001 00100000 11101001 00100000 01101101 01110101 01101001 01110100 01101111 00100000 01110110 11100001 01101100 01101001 01100100 01100001 00101110

      Excluir
    9. Meu deus codigo binario é tanta coisa pra dizer tão pouco rs. Mas yep, é isso ai.

      Excluir
    10. É o idioma dos Programadores, que em sua grande maioria são formados por indivíduos introvertidos de poucas palavras...

      Por isso, o idioma é formado apenas por duas formas de carateres, o 0 e o 1.


      E a forma com que as palavras são formadas é para compensar o quão pouco os programadores falam, dessa forma parece que ele falam muito, mas na verdade falam pouco.






      ErVaSs.

      Excluir
  3. Eu não vou ver isso. Não perco meu tempo com essas coisas, unico live action que vi (inteiro) da disney foi malevola 1, e to fora do resto, Mulan eu até tentei mesmo sabendo que ia ser uma merda, e eu tava certa.

    ResponderExcluir
  4. Resumindo: Diabo Veste Prada + Joker (só que com a profundidade de uma poça d'água).... Entendido. Passarei longe dessa pérola.
    Essa deve ser a primeira crítica honesta que li hj, porque o tanto de gente endeusando esse filme chega a dar nojo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumiu o filme e minha crítica melhor que minha crítica! É exatamente isso sr. Pior que acredito que algumas pessoas realmente curtiram o filme... ele não é ruim, só não é incrível. Eu num iria num cinema pra ver ele e se fosse me sentiria frustrado.

      Excluir
    2. Sinceramente, ela tem uma das piores origens de vilãs de todos os tempos. Chega a ser ridículo como eles queriam dar uma motivação para ela ser uma "vilã gostável". É tanta passada de pano que não sei como a mão do roteirista não doeu. Parece que queriam jogar na minha cara de que "ain, tadinha da Cruella, a culpa era toda desses malditos dálmatas".

      Horrível.

      Quem diria que a Disney a empresa que criava sonhos e fantasias, hoje, os destrói tudo em nome do ganho de lucros com essas criações enfadonhas.

      Walt Disney estaria se revirando no túmulo se testemunhasse o que fizeram com o legado dele.

      Excluir
    3. No começo do filme em que os Dálmatas atacam eu senti uma alfinetada. Soou muito forçado de fato, justificar as ações vindouras dela com algo tão repentino e ao acaso assim... porém até funcionaria, se mantivessem até o fim. Fiquei chocado na parte em que ela teria usado a pele deles, mas logo lembrei "Disney" e em seguida não surpreendi pela inclusão digital dos mesmos no incêndio.

      O problema é que, seria um filme bom se acusassem a insanidade da mulher por conta desses acasos, e até convenceria no sentido de justificar suas ações, apesar de não perdoa-las de forma alguma. Os animais não tinham culpa, nem aqueles, nem os do futuro. Ela que não soube (saberia) lidar com a perda e, ficou piradona das ideia. Mas isso foi do nada mudado, pra pintar uma heroína perturbada.

      Excluir
  5. Quando a Disney lançou 101 dálmatas havia a clara intenção de ensinar uma geração que usar peles de animais em roupas não era bom,passaram as décadas e eles conseguiram deixar essa mensagem relevante,chegam os anos 90 e eles trazem à tona novamente,não usem peles de animais em prol da moda,usando uma baita atriz (Glenn Close) pra encarnar a vilã sem noção Cruella,que mesmo com o passar dos anos e o desuso das peles como vestuário continua querendo usar os cachorros pra isso. Quando esse filme foi anunciado eu fiquei com receio se seria de época ou contemporâneo, fiquei aliviado mas com o pe atrás,assisti no fim de semana,gostei,mas vi os motivos pelos quais vão falar mal do filme,descaracterizaram a vilã tirando a principal motivação dela,usar as benditas peles em prol da moda,espero que não venham sequências pois durante muito tempo essa vilã foi icônica por não ver que o que ela queria não cabia mais com o passar dos anos.
    Enfim,ótima crítica sr. Que venham as próximas.
    P. S. Na animação da década de 90 o adorno que Cruella usava no pescoço era um mascote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem sr Mário.

      Fogo que a discussão das peles nem chegou a ser questionada no filme, pelo menos não de forma perceptível, sendo esta justamente uma das coisas mais impactantes e marcantes da vilã. O ponto que entoaram foi o dela ser louca e as razões da loucura, e a tentativa constante de dizer que ela não era malvada, apenas confusa.

      Eu curti o filme, mas isso me causou um incômodo enorme, não o fato da história "corrigir" a personagem, mas de tentarem empurrar isso adiante com um desfecho aberto que, eu to torcendo pra não ser uma porta pra continuação...

      Como o sr mesmo disse, nem tem espaço pra esse tipo de história nos tempos atuais... usar os bichinhos pra moda é algo terrível de mais que, pela forma como desenrolaram a nova Cruella, jamais fariam com ela... aliás... cachecol de mascote... bizarro.

      Excluir
    2. Exato,o cachecol era um mascote que interagia com os dálmatas em alguns momentos,justamente por não poder colocar roupas de peles na obra,eu gostei do ritmo do filme, a história se desenrola bem,a trilha é muito boa,mas os detalhes pegam,ainda mais pra quem conhece os 101 clássicos.
      A cena pós créditos foi bem estilo marvel,até picareta,mas espero que não saiam continuações,que eles deixem o filme isolado por que ele funciona bem assim.
      Nos momentos que insinuam que ela fez o que a personagem clássica faria eu até me animei,mas no fim a Disney não teve coragem de comprar a briga...

      Excluir
    3. Seria uma ação ruim, mas aceitável e... conveniente. Considerando o quanto aqueles animais feriram a mente insana da moça, faria sentido (pra ela) se vingar assim, e usar isso pra atingir a outra vilã. Mas é como você disse: falta de coragem pra comprar a briga... e sei la... no fim até que foi melhor assim. Seria uma polêmica desnecessária.

      Eu penso exatamente como o sr... se mantiverem como um filme isolado, da pra curtir assim como ta. Agora se quiserem levar a brincadeira adiante... a coisa não vai ficar legal.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)