O Filme Recomendado de Hoje: Silenciadas

É assim que um filme de bruxa deve ser feito.

Hoje farei uma ligeira crítica a respeito de:

Silenciadas

Boa leitura.

Intrigante, assustador, agoniante e surpreendente, esses são os adjetivos que atribuo a este filme argentino de 2021, disponibilizado na Netflix.

Quando comecei a assistir esperava um terror mediano, ou até mesmo algo esquecível, mas o que testemunhei foi uma memória permanente e marcante de algo que, provavelmente virará um padrão de visão pra obras do gênero pra mim, a partir de agora.

Este é um filme que conta uma história terrível, com pura veracidade (apesar de ser uma história original), e sem jamais sair do real, mas ao mesmo tempo, intriga por flertar com o sobrenatural. Na verdade, esse é o primeiro filme que assisto em que eu me vejo suplicando pra que o sobrenatural ocorra, e independente de acontecer ou não, ainda é de assustar e surpreender.

A história dele é simples: Em meados de 1600, um Juiz acompanhado de um padre, um cirurgião e um escriba viajam até um vilarejo repleto de mulheres, para investigar denuncias de bruxaria. La, capturam um grupo de jovens, as quais mantém trancafiadas, e interrogam uma a uma, para descobrirem os segredos ritualísticos do Sabbat.

É revoltante assistir como essas jovens são capturadas e ainda mais, como são torturadas física e psicologicamente, já sendo julgadas como bruxas sem qualquer prova, sem qualquer vestígio, sem qualquer razão. Os seus captores estão la na verdade movidos por uma curiosidade sombria, e dispostos a sacrificar quantas mulheres quiserem pra, obter suas respostas, aquelas que querem ouvir, não as reais.

Isso reflete a realidade da época, que não é preciso ser especialista pra deduzir que, homens cegos pelo medo irracional do posicionamento feminino, apenas decidiram queimar a todas de uma vez.

Porém, o filme consegue atiçar o ódio ainda mais, nos mostrando todo o processo pela perspectiva das mulheres, e inclusive revelando de antemão suas vidas humildes.

Não escondem em momento algum a razão de só haverem mulheres ali: Os homens eram pesqueiros, estavam em alto mar. E também não escondem em momento algum o motivo da inquisição: Aproveitamento da vulnerabilidade.

Daí, nos vemos acompanhando um evento injusto do qual as jovens não tem qualquer fuga aparente. Já condenadas, julgadas e apenas esperando a sentença certa. Não há saída, a não ser algo sobrenatural, é o que pensamos.

Nesse momento que o filme prende muito a atenção. Enquanto os inquisidores fazem suas perguntas acusadoras, e instigam a dúvida nas garotas, quase as colocando umas contra as outras, nós como espectadores também nos encontramos ligeiramente na dúvida.

A mais jovem, e inocente, passa a mostrar sinais estranhos de amnésia e confusão... a outra mais bonita, passa a ter ideias perturbadoras... tipo... cada moça começa a mostrar algum sinal que, atiça a curiosidade, e de certa forma traz um pouco de esperança.

Afinal, se elas fossem de fato bruxas, talvez conseguiriam se livrar dessa usando bruxaria certo? E o filme se estende sem revelar ou mostrar nada realmente oculto, apenas, o real, visto por perspectivas diferentes.

É tão criativo e interessante como eles abordaram por exemplo a perspectiva da mais jovem, a qual sem ter conhecimento total da situação, uma hora diz ter visto uma entidade diabólica. Por um instante ela até assusta as amigas, até que todas entendem o que ela viu e, reagem adequadamente.

O filme inteiro é repleto disso, perspectivas. Dos homens, assustados, que testemunham um dos seus sendo enfeitiçado sem a menor sombra de dúvidas, e das mulheres, aterrorizadas, que compactuam para conseguir tempo para serem resgatadas.

Até o final, é um desfecho em aberto com múltiplas perspectivas, e sinceramente, eu me senti extremamente satisfeito com tal.

Por um lado, temos os homens, que comprovam que bruxas existem, e que o misticismo deles era certo.

Por outro, temos as mulheres, que colocam a própria vida em perigo confiando em seus conhecimentos prévios.

E por último, temos as testemunhas, que apenas observam, assim como nós, esperançosos para que as correntes não sejam um peso grande de mais contra a maré.

Eu curti... e aquela música da dança final, ela é marcante de mais. Aquela performance... tudo... meu... incrível.

Apesar do filme ser basicamente uma grande investigação injusta, sem ação nem nada do tipo, ele não é chato. Vale a pena conferir.

É isso.

See yah.

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Na idade média, ser mulher já justificava a igreja de te assassinar em nome de Deus e contra a Bruxaria.
    Pse, o ser humano já foi horrível assim....

    Hoje é só um pouquinho.




    Hoje aconteceu algo engraçado, estava lendo esse artigo enquanto a professora falava sobre as fases da lua, e ai ela citou rapidamente esse filme, pois aparentemente ele no final falava um pouco sobre as fases da lua, e do misticismo envolta delas.

    Enfim kkkk.
    Achei engraçado pois foi no Timing certinho...coincidência?
    Acho que não hahahah.


    Alias, quando sai a próxima análise morte?


    Yah See¿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Já foi horrível", nah... ainda é muito, só disfarçamos.

      Professora de olho no que tu lê huahuahua.

      Explicando: No filme, as moças esperam pela Lua Cheia pois, ela causa a Maré Alta, e isso normalmente indica o período em que os marinheiros voltavam pro vilarejo. Elas estavam contanto com o retorno de seus pais para que fossem salvas dos invasores caçadores de bruxas. Mas, no fim, elas usam o conhecimento sobre marés na Lua Cheia pra terem uma rota de fuga, saltando num penhasco e, provavelmente sobrevivendo na água.

      Aos olhos dos homens, isso foi pura bruxaria. Aos olhos das moças, esperança e ciência natural.

      Ah, o artigo de Horizon Zero Dawn está em 78%. Infelizmente ele está bastante trabalhoso, pois ele tem um enredo bem complexo pra redigir de forma satisfatoriamente agradável de se ler. Estou tendo muita dificuldade nisso, mas a parte boa é que já tenho as imagens prontas e, já conclui o jogo 100%, então é apenas o texto mesmo que me falta. Pela primeira vez estou demorando mais em digitar rs.

      Estou me esforçando pra concluí-lo até 23:59 de 21/03/2021. É meu objetivo máximo.

      Excluir
    2. Idade media era a idade das trevas, em que o mínimo de conhecimento era tachado de bruxaria kkkk.


      Foi um eufemismo, foi só pra não falar que existem pessoas que não servem nem pra adubo.
      (Ok isso foi mal...)




      espero que conclua até esse dia, seria dahora.
      (E é melhor mesmo porque você provavelmente esqueceria do jogo depois disso kkkkkk

      Zuera).



      Aliás, por que até essa data, em específico?
      (Deve ser o prazo de memoria que você teve ao longo dos anos... E tu percebeu que depois de 1 mês tu esquece

      Zueraaaa kkkk.
      Mas isso é bem verdade...
      Hahahauauahahha).






      A demora maior para digitação só acontece a cada artigo que é publicado...

      Zueraaaa3 kkk.
      (Mintira, isso é mais True que 2+2=5).

      Excluir
    3. Não, SIM! Eu esquecerei tudo a respeito de HZD em 3 dias. To numa corrida kkk.

      E sim, geralmente em 1 mês minha memória se renova, ao ponto de deletar informações grandes recentes, e manter apenas o que será utilizado com frequência. Nos meses anteriores o que se manteve foram senhas, meus dados pessoais, as informações que uso no trabalho, e tudo que sempre se mantém (memórias sobre atividades constantes saca, talentos, nomes mais importantes, etc). Mas, informações de jogos, filmes, séries e animes, isso vai tudo pro limbo. Até consigo me lembrar, mas apenas se tiver gatilhos. Se eu não escrever a respeito, apenas jogando ou conversando a respeito para relembrar... e olhe lá.

      Por isso, preciso concluir o quanto antes. Horizon ainda está fresco em minha mente, mas estou começando a perder a emoção do jogo. A memória não consiste apenas nas informações, mas nos sentimentos, sensações e emoções envolvidos. Sem isso, o texto não terá brilho algum! Por sorte já escrevi muito, e do que escrevi, considero que está ótimo rs. Ainda farei revisões.

      Pior que, Big Artigos costumam demorar mesmo. Mas pra piorar, meu irmão vem me fazendo ver animes diversos e, eu prendo a atenção fácil neles. Lado bom é que, talvez eu consiga fazer uns reviews de animes depois.

      Excluir
    4. Talentos não precisam ser lembrados, pois eles nunca são
      esquecidos

      A emoção que aquela informação passa é muito importante, é por isso que Spoilers são tão ruins, pois aquele fato não foi "vivenciando" (visto) por você, fazendo com que aquilo seja apenas uma narração, e não um testemunho.
      Na verdade, o testemunho é por parte da pessoa que fala, a pessoa que ouve apenas vê a perspectiva de quem vivenciou aquilo.

      Se você, o cara que digitou o artigo, fala que está ótimo, deve estar mesmo.



      Aliás, já viu a mais nova série do Disney Plus?
      A serie do Winter soldier e do Falcão?

      Eu sinceramente espero que essa fuja do médio, e exploda, (e seja melhor que Wanda Vision, que convenhamos foi medíocre do meio para o final, prejudicando a serie inteira).


      Quando tu fala no teu irmão eu nunca sei como ele é, porque você usa a mesma palavra pra identificar os 2, aí fica compricado de saber qual dos 2 é kkkk.


      Enfim, fuuis
      (Partiu...uh...o que eu ia fazer mesmo? Vish, isqueci, to pior que tu...



      Mintira, se nun deve nem lembra o nome da comida que você comeu de manhã...

      Na verdade, nem eu lembro...
      Kkkkk).


      Excluir
  2. Acho que ninguém lembra.

    E credo, que patada em alguém que praticamente vomita spoilers em tudo que escreve T_T. Mas num ta errado kk.

    Vi não, vou ver... mas duvido que faça artigo kkk. Wanda já me fez aprender. Mas, eu vi o Snyder Cut, a 4 horas, que filme Oo.

    Bem, agora um dos meus irmãos casou então, quando eu falar do irmão do meio, falarei do casadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu lembro, e... No caso, não foi nada kkkk.
      O quê, são 11 horas agora?
      Pse...


      Na real, eh lembro da comida que eu comi ontem de manhã, foi a pizza que sobrou do dia anterior.
      Huehauaha.
      Pse Mano, é melhor eu aproveitar enquanto eu lembro de coisas que normalmabte não servem pra nada no cotidiano pois, daqui a uns 3 anos eu não vou lembrar nem do meu aniversário, eu vou ficar surpreso em dobro quando alguém lembrar que eu to fazendo aniversário.




      Snyder cut....hm, ainda num vi naum, me assustei quando vi que tinha 4 horas de duração kkkk.




      Agora...
      Caralho maluco, quando eu notei a existência dele ele tinha 16, e agora está casado, mano...

      What the hell is happening??!!

      Aliás, já percebeu que hoje é sábado?
      Ontem Tava com mó cara de sábado, era sexta, eu descobri que era sábado só porque teve aula kkkk.
      (E teve prova ainda por cima, fazendo eu não esquecer de maneira alguma...
      Da pior maneira possível...sniff).

      E passa tão rápido, me pergunto p o por quê do dia só ter 24 horas...

      Excluir
    2. Uau...


      Eu acabo de assistir Snyder Cut, e, UAU, é um ótimo filme, para a proposta da DC.



      Rapais, eu parei umas 7 vezes para ir ao banheiro, sem falar que eu atrasei o progresso do Meu Trabalho acadêmico apenas para ver esse filme.



      E com toda a certeza, a melhor parte, é a ultima 1 hora do filme rs.

      Eu fiquei mó confuso, a DC fez uma " cena pós creditos" antes dos créditos, ela fez uma...

      Cena filler?!
      Kkkkjjkkj.


      Excluir
    3. A cena extra do coringa foi muito... meh kkk.

      Mas o filme foi épico. Nunca esquecerei a intro da Mulher Maravilha. Aquilo foi divino.

      Excluir
    4. Eu achei a cena inicial bem...ok.
      Foi legal ver a origem daqueles besouros humanos lá, e do minotauro que não tem parte de cavalo.


      O filme como um todo foi muito bom, ótimo, na verdade.
      Mas se analisarmos cada cena individualmente, ele acaba por ser...ok.
      De qualquer forma, o filme se manteu consistente o tempo todo, o que é impressionante, pois o ultimo filme em que tive essa sensação foi Vingadores End game, e esse tem 1 hora a mais kkkkk.
      De fato, impressionante.


      Ah para, foi mó dahora ver a cena do coringa...exceto pelo fato do coringa ser do esquadrão suicida...
      Ok, foi meh kkkk.

      Mas o filme como um todo, é muito bom.
      Eu gostei das adições, e das mudanças.
      Só me sinto meio mal, pelo Zack ter agradecido por eu ter comprado o filme sendo que...
      Eu catei por Torrent kkkkk.



      Quando tu fala: "nunca esquecerei"
      Eu imagino: "ótimo, ele ira lembrar pela próxima semana".

      Eu mesmo, a única coisa que eu realmente não vou esquecer é que o superman ficou com uma floresta amazônica nos mamilos, mas não cresceu nada no cabelo.

      Excluir
    5. DNA de Kripton.

      Enfim, sim, eu esqueço até de lembrar das coisas então, até semana que vem provavelmente. Se bem que é muito épica.

      Meu, nunca vou entender porque cortaram tanto a cena da mulher maravilha no de 2017. Eu assisti várias vezes ambas, e comparei, meu, não tinha porque mexer!

      Excluir
    6. O DNA dos Kriptonianos...
      Eu fico imaginando que Katana que o Super man vai usar pra aparar...aquela...coisa.
      Kkkkkk.



      A cena de fato foi muito maneira, exceto pelas amazonas que morreram esmagadas pelas portas, e não se expeliu nenhum fluido se quer, ou sla, alguma diferença na força em que a porta fecha, ela simplesmente...fecha.


      O cinema as vezes é estranho
      (se Lê: As vezes os diretores são uma merda).




      Você esquece até que esqueceu, fazendo com que nunca perceba que esqueceu, e consequentemente fazendo com que isso nunca tenha existido na sua memoria.
      Resumindo, sua memoria é ruim ( a minha também, pergunta qualquer coisa que a professora tenha "ensinado" hoje...)

      Excluir
  3. ~Shady dá um prazo para o
    próximo artigo~


    ~Shady não posta o artigo dentro desse prazo~


    ~Shady é morto por Wilson em 5 dias~




    Serio...
    Cade?
    CADEEEEeeeeeeEeeeeEeeEEeeeeeeeeeeeeeee?!!!?!??!?!?!?!?

    Estou puto_O

    Tu tem 5 dias...
    Lembre-se, eu sei onde você mora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te orienta rapa! Eu postei o artigo!!!

      Mas eu tirei ele do ar...

      É que tinham umas coisas faltando. Eu expliquei isso na página do Facebook!!!!

      Só imagens, é só isso!!! Eu já to agilizando elas.

      Sei que, é mancada nã oter publicado ainda, mas a parte que tava me deixando injuriado era o texto. Este já foi. Imagens é sussa.

      Ainda por cima dessa vez fiz um esquema na edição e programação em HTML!!! Então, ao meu ver, compensa esperar. Vai ser um conteúdo digno de tanta espera.

      Depois dele, vou pular pra KH! Ou... Mega Man! E nem vou demorar. Mas não se preocupe sr Wilson! To correndo aqui.

      Alias, obrigado por mostrar entusiasmo e aguardar rs... significa que vale a pena escrever xD.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu estou calmo...estou...estou sim...
      Aliás, já percebeu que hoje é terça?
      Ou seja, fazer 2 dias que eu assisti esse filme, e vai fazer 10 dias que o artigo em que estou comentando foi postado.
      Por que o dia só tem 24 horas, hein?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Grande película! Fotografia, direção, atuações, enredo e tema antepostos muitíssimo arrematados neste também feminista longa ótimo. Merecida nota 9,5.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)