SérieMorte: Cobra Kai - 3° Temporada

A Netflix tomou a série pra si, e conseguiu manter o nível.

Cobra Kai


Uma terceira temporada satisfatoriamente bem feita.

Boa leitura.

Então, depois que o YouTube Premium passou a bola pra Netflix, eu fiquei bem receoso de que eles estragassem o triunfo das duas primeiras temporadas, dessa que foi uma das séries que mais me surpreenderam.


Meio que é uma "maldição" da vermelhinha estragar tudo o que prolonga, mas dessa vez, o resultado foi tão bom quanto nas temporadas anteriores.

Claro que, há de se considerar que a terceira temporada já estava pronta quando a Netflix comprou os direitos de exibição, o que levanta a bandeira de alerta pro anúncio da quarta temporada, mas... depois do resultado desta, vale confiar um pouco mais.


Em resumo, eles repetiram a fórmula das duas anteriores, com intrigas baseadas na rivalidade dos dois personagens mais importantes do primeiro filme de Karatê Kid. No entanto, eles trouxeram personagens antigos/novos uma vez mais, possibilitando mais uma vez a experiência de assistir os antigos, com seus intérpretes originais, em idade mais avançada, tanto no roteiro quando em vida real.

Eu nem duvido que de fato sejam os mesmos atores, inclusive numa pequena participação de uma garotinha que o Daniel-San salvou no passado, pois cara, a série conquistou tal crédito.


Ainda mais depois do ator que reinterpretou um personagem pouco antes de falecer, tanto na série, quanto na vida real. Ele é homenageado logo no fim do primeiro episódio.

Bem, não apenas de nostalgia vive Cobra Kai, pois aquela rivalidade recente dos alunos e herdeiros dos protagonistas permanece. E o mais interessante é que, é algo tão natural de se assistir e acompanhar, e até meio familiar, que até a musiquinha repetitiva antes dos momentos de drama não irrita ou incomoda.


Vemos aqui um grupo de adultos vivendo intrigas pelo passado e recordações de seus erros, paralelo a jovens cometendo erros semelhantes aos deles quando imaturos, isso junto aos próprios adultos cometendo novos erros e tropeços, mesmo em plena maturidade.

Junta tudo e, temos a vida, representada perfeitamente em uma série de drama, humor e luta bem bacana.


O que eu mais gostei? Sem dar spoilers é claro, foi a participação do antigo amor dos dois rivais principais, mediando e até ajudando eles a consertar as suas pendências. 

Foi genial, pois apesar de todos os problemas que eles passaram a viver depois de brigarem por causa do coração dela, ela mesma volta só pra faze-los cair na real e, superar o passado.

Essa temporada aliás se foca não apenas em dois dojôs, mas sim em "três". Na verdade, temos 3 núcleos de narrativa, um pra cada um dos senseis: Daniel-San, Johnny e Kreese, o antigo sensei de Johnny, e dono original do Cobra Kai.


Mas eles não ficaram apenas na mesma, mostrando o lado de cada um e justificando suas decisões na vida. Agora tem mais realidade, mais consequências... pelo menos até certo ponto né.

Uma das coisas negativas dessa temporada é a falta de preocupação com as consequências a partir da metade dela. Algo que é brilhantemente abordado no início, torna-se meio que esquecido perto do fim.


Falo do que resultou do fim da segunda temporada. As coisas que la ocorreram causaram vários problemas, que pra serem corrigidos, fizeram com que tanto Daniel-San quanto Johnny corressem contra o tempo, e sofressem bastante.

Como as coisas se corrigem pra ambos são, críveis, e interessantes. Alias o destaque fica bem mais pra resolução dos problemas de Daniel-San, quem chega a viajar pro Japão e reencontrar antigos personagens, inclusive outro Rival. 

Sem repetir a formula de "Adultos brigando pelo passado", eles até flertam com tal ideia, mas a série surpreende mostrando algo bem... adulto, por assim dizer. As pessoas crescem no fim das contas. 


No entanto, a partir da metade da temporada, a coisa meio que desanda. Rolam crimes adoidados por assim dizer, invasão domiciliar, tentativa de homicídio, meu... rola coisa tensa. Só que, nada parece ter consequência. Não digo que o desfecho tenha sido desagradável, muito pelo contrário, foi ótimo ver o jeito adulto com que adultos lidaram com um problema infantil... mas... 

Teve muita coisa inconsequente, não da pra negar. Talvez pelo humor ou pela ação necessária em tal série, eles permitiram esses breves momentos de suspensão da descrença... e isso não prejudica nada no fim... apenas é perceptível, e espero, que seja uma exceção momentânea da terceira temporada, e não algo aumentado e corriqueiro na futura quarta temporada.


Se tem algo que estragaria, seria a inclusão excessiva de auxílios do roteiro no que terá por vir. Se bem que, tecnicamente, a quarta temporada focará mais no torneio em si do que... conflitos pessoais e memórias retraídas.

Assim espero.

Bem... é isso.

Compensa assistir, por isso maneirei nos spoilers. Espero que assista, e goste... o bom é que agora é mais fácil, tem na Netflix.

Independente de curtir Karatê Kid ou não, sério, Cobra Kai é divertido e interessante da sua maneira.

O texto ficou curtinho, mas é só uma lembrança de toda forma.

See yah!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. "É dahora ver o Jeito adulto que adultos lidam com os problemas infantis..."
    É só eu que gostei dessa frase?!

    E...
    Ok, um combo de serie, uma delas foi uma surpresa...
    Hehe, eu provavelmente vou terminar tudo hoje, isso é meio triste, mas ok né..
    Sniff...





    Fui.
    (Mintira, fui não, porque eu ainda to escrevendo isso né...huehue).


    Agora sim, see yah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo em um dia é impossível, no entanto eu entendi rs. Veja sr Wilson, espero que goste.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)