SérieMorte: O Mandaloriano (1° e 2° Temporadas)

É com muito prazer que finalmente falarei sobre uma das melhores (se não a melhor) séries que já pude ver.

O Mandaloriano

Spoilers terá, aviso eu.

Boa leitura

Lançada em 2019, essa série de apenas 8 episódios por temporada, foi a coisa que pra mim, salvou Star Wars, depois do que fizeram nos Episódios VII, VIII e XI.

Lembro-me que na época já senti uma forte vontade de falar sobre, mas não tinha a segurança de que haveria uma boa recepção afinal, meu costume não era falar de séries no geral (apenas algumas bem específicas) e acabei por me privar desse prazer.

No entanto, sempre me senti culpado por não ter registrado ou compartilhado minha opinião sobre, afinal era algo que eu assisti com uma animosidade sem igual, e precisava relatar, ainda mais depois de tudo o que já falei sobre Star Wars por aqui.

A série é, desde o inicio, perfeita. Apesar de ter passado por uma grande mudança na Segunda Temporada, ela se manteve no padrão de excelência que a Disney deveria ter aplicado nos filmes. Ela é totalmente canônica, tem um nível de respeito com a franquia sem igual, e ainda por cima é interessantíssima de se acompanhar.

Muito provavelmente você já conhece, e se não conhece ouviu falar sobre ela, principalmente por causa do "Bebê Yoda", um personagem tão carismático e fofo que virou o novo mascote da Disney na boca do povo (exagero a parte talvez? Sim, mas ele é melhor que um camundongo).

Ele foi tão impactante e surpreendente quando saiu, que eu me lembro das críticas as lojas e varejistas quando, em pleno Natal de 2019 (próximo a época que a série saiu) não haviam brinquedos do personagem, o qual venderia horrores! Foi uma surpresa pra todo mundo (mas agora em 2020, meio que corrigiram isso com uma enxurrada de colecionáveis e derivados).

Mas, a série foca muito mais o também carismático e igualmente misterioso, Mandaloriano. 

Além de se aprofundar muito, mas muito mesmo, na mitologia desse povo de Star Wars, e se afastar do clichê que conhecemos dos Jedi e Sith, ela consegue mostrar e expandir o universo de Star Wars, nos trazendo algo que os filmes não podiam: O universo inteiro.

Numa jornada simples, o protagonista e seu companheiro/protegido viajam pelo universo, e a cada novo planeta visitado, somos apresentados a mais da cultura Star Wars, com raças, povos, dialetos, hábitos, armas, naves, fauna, e por ai vai.

E ainda por cima, conhecemos mais o lado dos mandalorianos, algo que nos filmes nunca foi bem explicado. 

Usando do material "Legend" que é todo trabalho e histórias criadas além dos filmes, antes da Disney adquirir os direitos, essa série faz bom uso da Faca e do Queijo, preparando um vasto e derradeiro banquete com algo que a nova dona da marca considerava "descartável".

Pois é, inicialmente, todo esse material extra foi considerado "Legend" o que significa, que não era mais canônico, não era real no universo Star Wars (filmes), apenas contos paralelos e sem impacto algum na franquia.

Mas, depois de tentarem criar algo novo e fracassar (foi mal, 7, 8 e 9 são sim um desastre), eles optaram por retrabalhar com o que deu certo, com o que já era bem recebido e claro, bem feito, pegando o que descartaram e canonizando numa nova roupagem.

Mandaloriano é um conto original, que parece até uma história de Faroeste Espacial, mas que usa tanto desse material extra (principalmente mas não exclusivamente na Segunda Temporada) que, ficou brilhante, ainda sem perder a originalidade.

Ah, os Mandalorianos... eu nem fazia ideia que isso era um "povo", e que tinha uma cultura tão aprofundada, mas ai, vem a série e expande meus olhos.

Na primeira temporada, conhecemos um dos lados dos Mandalorianos através do protagonista. Um povo guerreiro em extinção após o planeta ter sido tomado, que se mantém escondido e misterioso, saindo no universo apenas 1 por vez. 

Poucos viram um Mandaloriano, e aqueles que viram tem muitas histórias pra contar, ou nenhuma, pois morreram no contato. No caso, eles são uma lenda viva, e o protagonista é só mais um, dentre vários.

Um Mandaloriano que trabalha como Caçador de Recompensa pra continuar sobrevivendo, mas além disso, pra recuperar Bescar. Um minério originário de Mandalore (planeta deles) que por sua vez, é mais raro que os próprios Mandalorianos, e é tão resistente, que nem mesmo um Sabre de Luz pode cortar.

Todos os que ainda resistem desse povo, buscam por esse minério, recuperando seja como for, e levando pra Guilda. La, o minério sempre é reutilizado por eles, guardado ,e uma parte é dada pra quem recuperou. 

Na primeira temporada, uma das coisas que acompanhamos é o quanto de Bescar o Mando recupera, e o quão mais poderoso ele se torna, quando sua armadura vai aos poucos sendo revestida por esse material.

E olha que só nisso já seria interessante de se acompanhar, visto que no início, Mando é fraco, frágil até, com uma armadura meio sucateada. Ele é tão humano quanto qualquer pessoa, e apanha, sofre, é ferido, tem recursos limitadíssimos, e no fim, ele não parece tão especial, sem poderes mágicos ou defesas implacáveis, ele é apenas um cara numa armadura mais ou menos tunada.

Legal que, isso sempre me lembrou "Goblin Slayer", um anime que fala justamente de um cara numa armadura simples, que mal o protege, sem qualquer upgrade descomunal, e que entre sofrimentos, danos colaterais e demonstrações de sua humanidade frágil, ele se destaca pelo lado épico de suas estratégias, força de vontade e capacidade de superar a si mesmo, pra matar os Goblins Malditos.

Bacana que outro elemento que também sempre me fez comparar Mandaloriano com Goblin Slayer foi o fato dele nunca mostrar o rosto, e ter todo esse mistério sobre sua face.

Ambos não tiram o capacete nem mesmo pra comer, e se tiram, não é mostrado em tela, e ninguém pode vê-los. No anime, isso é um hábito do personagem, mas em Mandaloriano, isso é uma característica cultural de seu povo... ou ao menos parte dele.

Mando (ele tem nome, Din, mas eu chamarei só de Mando) pertence a uma parte dos Mandalorianos que é tão presa a cultura e preservação da mesma, que é quase como uma religião. Eles não podem, de forma alguma, remover a armadura na frente de qualquer um, e caso o façam, são exilados no ato, ou pagam caríssimo por isso.

Por essa razão, o protagonista jamais aparece sem, e quando aparece em alguma situação na qual precisa remover seu capacete, rola mó mistério sobre como ele é. Louco que, tem 3 episódios ao longo das duas temporadas em que ele remove totalmente o capacete, mas sempre é algo justificável e parte da evolução do personagem.

O grande mistério sobre seu passado, sobre quem ele é, como ele é, o quanto mudará, o quanto sabe... meu, isso tudo é o que sustenta a primeira temporada.

Mas, se não bastasse, eles ainda incluíram o Bebê Yoda (Grogo, mas também chamarei pelo nome que gosto), outro personagem curioso, misterioso, e poderoso.

Em contraste com Mando e sua personalidade fria (potencializada por sua falta de expressões, afinal ta sempre de capacete), Bebê Yoda é um fofo, infantil (afinal é um bebê de apenas 50 anos) e travesso, sempre se metendo em problemas bobos que, são simplesmente adoráveis.

Essa criaturinha é tão meiga que, é difícil não gostar dela, ou rir com ela. Aí, vê-la interagindo com um Mandaloriano que inicialmente, deveria caça-la, é improvável, curioso, e muito divertido.

Melhor ainda é ver como um se apega ao outro ao longo dos episódios, e como esse relacionamento incomum se converte em algo... perfeito.

O pequeno Bebê Yoda é uma criaturinha verde, da mesma raça do Mestre Yoda (daí a comparação) que, sempre foi tão misterioso quanto ela. 

Em Star Wars, Yoda treinou Luke pra virar Jedi, mas ele também foi um dos grandes Jedi que lutaram nas guerras e tal. Yoda sempre foi um destaque, pois sua estatura pequena e aparentemente frágil engana muito.

Ele sempre foi poderoso na Força, algo que era atribuído a sua espécie em teorias, mas que se confirma ao termos o bebê como um prematuro usuário da Força.

Bebê Yoda não é um Jedi, e isso nem chega a ser considerado na primeira temporada, com Mando até se surpreendendo muito quando ele faz alguma "magia", mas, ele é poderosíssimo na Força, e sempre tem alguma hora em que ele demonstra seu poder, sem afetar muito no enredo.

Por isso, é justo dizer que a primeira temporada passa longe de mexer naquele enredo costumeiro de Star Wars, sobre crianças proféticas e poderes descomunais. O centro e foco permanece na fragilidade do Mando, e com a chegada do Bebê Yoda, ela mostra mais do relacionamento implausível de ambos.

"Implausível" pois, Mandalorianos e usuários da Força nunca se deram bem no enredo "extra" de Star Wars. Os dois povos sempre se viram em guerra, e os Mandalorianos odeiam Jedi e Sith, por desavenças do passado. Mas mesmo sem isso ser mostrado, é "implausível" pois Mando é um caçador de recompensas focado em recuperar Bescar, e o bebé Yoda é um inocente alvo.

Aliás, mesmo havendo essa conexão entre ambos, Mando desconhece tudo sobre os "feiticeiros". O pouco que ele sabe é o que ele escutou por ai, pois Mandaloriano se passa numa época em que nem existem mais Jedi ou Sith, direito.

A série se passa 5 anos após os eventos do episódio VI de Star Wars, onde Luke Skywalker é o último remanescente, em teoria, de sua espécie (Jedi). Claro que, nos episódios VII, VIII, IX os caras fizeram lambança com a franquia, mas, okay, até então era isso.

Mandaloriano então seria a história de um Caçador de Recompensas buscando respostas sobre um ser poderoso na Força, com quem ele se apega. E... isso já era o bastante pra prender a atenção.

Só que com o sucesso impressionante que a série teve, a Disney viu a oportunidade de ganhar mais. Então já planejaram expansões, no plural mesmo. Muitas, mas muitas séries derivadas do universo Star Wars, com grande investimento praticamente cinematográfico assim como fizeram em Mandaloriano (que só pra constar, tem efeitos especiais, atuações e conteúdo até melhor que os 3 filmes recentes).

E ai, nada melhor pra fazer isso do que... incluir "crossovers" na série que iniciou tudo isso.

A segunda temporada é isso... um aglomerado de Crossovers enquanto a história de Mando e Bebê Yoda se desenrola.

TODO EPISÓDIO mostra alguma coisa que vai será explorado melhor em continuações derivadas. Além disso, eles mostram e canonizam eventos das obras "Legend", sempre puxando um pouco mais do universo expandido pro dos filmes.

Temos muitas referências a Star Wars Rebels, uma animação bem legal e que foi mantida no cânone, mas também temos referências a livros, e até a teorias que nasceram ao longo da expansão.

rolam tantas participações especiais que em alguns momentos, se você não conhece nada além dos Filmes Star Wars, você provavelmente vai boiar.

Ahsoka Tano por exemplo, é uma baita de uma personagem que apareceu em 2 séries derivadas da franquia e no filme animado (Guerras Clônicas) como protagonista em uma das séries, e coadjuvante importante na outra. Ela nunca apareceu nos filmes, mas ai, Mandaloriano a incluiu em forma Live Action.

A história do Sabre Negro, item mandaloriano de Poder que imita uma característica Jedi, é outro elemento que é apresentado e, nos faz ficar sem entender muito, se desconhecemos as histórias das animações. Tal sabre é um item usado originalmente por um Mandaloriano que tinha inclinação na Força, e que passou a ser um tipo de "Coroa Real", demarcando os reis de Mandalore.

Na segunda temporada ainda tem os Mandalorianos que querem retomar Mandalore, justamente pegando esse Sabre (que ta nas mãos de um vilão do que restou do Império) e que apresentam a segunda parte da cultura de Mandalore. Nem todos eram adeptos da preservação cultural extrema, e eles removem os capacetes na boa. Todos tinham sido mostrados na animação antes, e aqui surgem num crossover por Live Action.

Claro que, isso vai sendo melhor adaptado ao cenário com pessoas reais, e também é ligeiramente explicado pra quem, mesmo sem conhecer esse material extra, o espectador entenda o que ta ocorrendo. Mas, percebe como é algo "grandioso de mais" numa série que antes, tinha um conceito simples e agradável?

Tem também crossovers com os filmes, como o retorno de Boba Fett. Fosse um fan-service, fosse de fato algo planejado, sua presença foi tão marcante que ele virou quase um co-protagonista. Outro "mandaloriano", que após recuperar sua armadura volta a ser o implacável Caçador de recompensas que foi nos filmes. E olha que la ele nem fez tanto hein, nos filmes ele surgiu depois de um Especial de Natal e posteriormente, caiu nas graças do povo, até ser "eliminado" de forma fácil e acidental por Han Solo.

Talvez, de todos esses crossovers, o mais marcante e impactante, foi Luke Skywalker e R2D2.

O ator de Luke retorna, rejuvenescido digitalmente (que ficou perfeito diga-se de passagem, melhor que o que fizeram la em Episódio IX), ao lado de seu droide, só pra dar um salve e acabar com a alegria da galera que amava a parceria Mando+Bebê Yoda.

É épico? É... chega a fazer uma alusão a entrada triunfal de Darth Vader em sua participação especial no filme derivado (bom pra um car4lho) de Star Wars, "Rogue One". (Ps.: O filme é excelente por si só, ma a ideia de criar spin-offs de cinema faliu com "Han Solo", que também é bom aliás). La, Vader chega com tudo, e aqui, seu filho mostra que aprendeu bem.

Mas, spoilers a parte, a participação dele não é um agrado pra quem tava curtindo a onda de Mandaloriano. É triste, marcante, mas muito triste... e isso encerra Mandaloriano como era.

Desse ponto, a série passa a ser apenas uma porta pra outras séries, e não mais aquela belezura estupenda que foi na primeira temporada. A história de Mando era grande por si só, sendo simples... mas com isso virou apenas uma gota num oceano de possibilidades que, para qualquer um que curte Star Wars, é pra la de promissor... mas pra quem tava curtindo apenas Mandaloriano, é um balde de água fria.

Pois é, a Segunda Temporada encerra tudo, e mesmo que haja uma terceira temporada (provavelmente terá) ela expandiu tanto, mas tanto do universo, que já não parece se sustentar sozinha.

Botaram o Sabre de Luz Negro nas mãos do Mando pra criar uma intriga e dar a entender que ele será o novo Rei de Mandalore, botaram o Bebê Yoda com o Luke pra ele ser treinado, sendo que meu, sabemos que os aprendizes de Luke não vão terminar bem com Ben Solo né... e ainda colocaram meio que, o sangue do bebê Yoda como o combustível pro retorno de Palpatine, afinal, ao que parece, Snoke surgiu disso.

Ta, são coisas legais e grandiosas, mas que a longo prazo, considerando que o desfecho de tudo isso tem um leve vislumbre nos episódios tristes que vieram de 2017 pra cá, a magia da série até então foi ofuscada.

Digo isso tudo pois... eu amei tudo o que vi, tanto na primeira (principalmente) quanto na segunda temporada. E estou sim muito empolgado com o que a Walt Disney quer fazer, e torcendo pra dar certo... mas... Mandaloriano era tão legal poxa... 

Se for assistir, mesmo depois de tanto spoiler (foi mal, não me segurei) eu garanto que curtirá... mas aproveite bem a oportunidade... aproveite a experiência, e curta pois... no fim... acabará.

É triste, tudo tem um final, e Mandaloriano de fato acabou aqui.

Obs.: Tem um episódio épico em que Storm Troppers mostram o quão fod4s podem ser, se vestidos pelas pessoas certas, e um em que eles mostram o quão zoados são, se vestidos pelos errados. Veja, e entenderá kkk.

É isso...

Como deve ser. 

Obrigado pela leitura, foi mal os spoilers... mas eu precisava relatar algumas coisas.

See yah... 

Postar um comentário

18 Comentários

  1. "This is The Way"
    Frase que eu não vou esquecer tão cedo...tipo:
    "May the force be with you"
    Kk
    Aliás senhor, não pude resistir, eu vi está notificação e vim correndo kk
    O que é isso? Presente de aniversário atrasado? Haha
    ("""Só nos teus sonhos cumpade...."")
    Rogers estraga prazeres....enfim!

    Eu curti pacas essa série...foi épica.
    Eu fiquei doido com o Luke aparecendo no final, que merda que vai rolar agora hein?
    Tipo.... né? Rsrs
    Se bem que aí o Luke tá jovem, e lá no VII ela tá velho quando a merda acontece.
    Então.... tá aí uma boa explicação para a motivação do Luke tentar estabelecer a ordem Jedi.
    Baby Yoda é a nova esperança kkk
    Literalmente....tipo, compara isso com os filmes recentes?!
    Aliás, eu fiquei meio surpreso lá no EP final, o Dark Trooper socando o Mando até o talo e o Mando lá, de boa.
    Quando o cara parou de bater ele focou de boas rs
    (Cara não! É o robozin lá.)

    Aliás, eu não gostei muito do ator do vilão...sla, num combinou muito rs

    É muito doido ver que o Baby Yoda é um boneco, eu queria ter esse boneco....
    se você olhar ele sem coração, ele não tem íris!!! Ele só tem a pupila, e é isso que é o zoi dele kk

    (Eu curti a referência do começo....Mestre Yoda, é você???)

    Vamos ver....
    Ah! Belo post senhor carinha, apesar que.... SpOiLeRsS para uma série dessa serem uma blasfêmia kk
    O Mando é poderosasso....essa palavra nem deve existir né kkk
    (Mas também, olha o nome dele:
    "Din" ele é a Deusa do Poder!!!
    Não...pera..... vish! Azideia kkk)

    Wilson acaba por aqui, e até a próxima!


    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bescar... absorve impactos e lasers, imagina uma nave feita disso!

      Obrigado por ler e curtir uai, e desculpe os spoilers, tem coisa que se eu não falasse, não me perdoaria.

      Excluir
    2. Essa nave iria ser OsTeNtAçÃo....fOrA dO nOrMaL!!!!
      Kkk
      Ele é tipo o Vibranium da Marvel rs
      Aliás...ele seria a junção de Vibranium e adamantium...a parte de absorção do impacto é do Vibranium, e a parte da destruição é do adamantium (se viu a destruição que o Mando fez com aquele dark Trooper usando aquela lança de Bescar?! Mó apelão kk)

      Excluir
    3. O Imperio deveria ter tentado. Se tivesse Bescar o bastante, daria pra fazer uns caças imperiais do car4lho... Apesar de escasso, pelo tanto que o Mando consegue pra armadura, daria pra fazer uma nave folheada a bescar né não?!

      Excluir
    4. Mas..... diferente da armadura, que ele mesmo fala que só tira dele se mata-lo.
      Então, se fazer uma nave espacial assim, ela facilmente seria roubada ou confiscada pelo império kkk
      Mas...num custaria tentar né?
      (Mintira, custaria créditos para um cacete....puts kk

      Excluir
    5. Sei la, mesmo se tentassem roubar, era só matar. Vai saber.

      Excluir
    6. Caramba....que crueldade!
      Como se a vidinha dos cara não fosse nada
      ....
      Nossa!!!!!
      Kkk
      Se bem que.....meh, se fosse storm Trooper tem problema Naum kkkkk

      (Corrigindo...se fosse do império tem problema Naum, os cara são uns disgraxado mesmo! Rs)

      Excluir
    7. O Imperio também é gente! Mas sim. kkk

      Excluir
    8. O império é formado em sua grande maioria de clones.
      Clones e mais clones.
      Todos os neguin (sem racismo....SEM!!!) Que morre nas guerras, são clones.

      Mas....tem outra senhor,

      "Lave bem a louça, que a louça também te lava.
      Deixe a louça suja, e não coma."

      O império está tendo o que "merece" entende?
      Mas.....como a maioria é clone, então
      ....
      Ignore vey kkk

      Excluir
    9. Clones também tem vida uai... Boba Fett é um clone de Jungle Fett e... tem a própria série! E um clone vai participar da história do Obi-Wan Kenobi aparentemente...

      Não menospreze os clones, exceto na Ordem 66, aquilo foi vacilo brabo, eles deveriam ter se rebelado contra Palpatine! Pif... tadim dos Jedi.

      Excluir
    10. Não mano!!!!!!!
      Os da ordem 66 são os melhores rs
      Antes deles mata os Jedi tudo, tinha 10000 Jedi, e meia dúzia de sith.
      Agora que quase todos os Jedi morreu, O EQUILÍBRIO foi estabelecido!!!!
      Agora tem quase as mesma quantidade de sith e Jedi....sim!
      Depois falam que o Anakin que iria equilibrar a força....pif...."Anakin" kkk


      Brização a parte, sim....alguns clones se destacam, tipo o Rex, ele tinha uma personalidade própria.

      E.... serio? Que daora....faz tempo que não vejo o Obi-wan barbudo kkk

      Excluir
    11. Indeed... quem trouxe o "equilíbrio" foi Palpatine.

      Excluir
    12. Mas..... não, isso não é um fato!
      (Kkkk)
      Quem trouxe o "equilíbrio"
      (Equilíbrio é uma ova! Aquilo foi um massacre que por conta da mídia foi entendido pelo povo como o suposto EQUILÍBRIO.....
      Deus...o que eu tô falando?! Kkk)

      Foram os clones mesmo, palpatine
      Só matou o Mace wildu
      (Nick Fury com sabre roxo....
      Kkkkk)
      Quem realmente matou os Jedi tudo foi os clones...
      Até o Anakin fez mais, ele matou a criançada lá
      (Esse cara é realmente mal...ele é um sem coração....deveria estar no mundo das trevas, e servindo a malévola! Espera.....Deus que Briza kkk)
      Clones....
      Clones.....por mais estranhos que sejam eles (em contexto geral.... poxa, são tudo os mesmos caras, fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito....Se já viu os diálogos deles?!
      O pior é que clonaram um cara vesgo pra Caraí, os maluco não acerta uma!

      Se bem que.... lá no Mandaloriano eles acertam vários tiros no Mando....mas....é um caso a parte kkk)


      É melhor que ter pessoas nascidas só para esse propósito...
      (Tá, não muda muito do outros kk)
      Mas....isso é bom para o império, isso dificulta a existência de traidores rs.

      FN 8127...
      Ou era 0127? Sla.....eu acho que é o primeiro mesmo kkk

      Enfim....os clones fizeram o trabalho, afinal....
      "Não é só de água que uma louça é lavada"


      Mano, eu tô cheio das frases "filosóficas" envolvendo louça kkkkk
      Ah....eu tenho problemas, o bom é que encontrei alguém que além de ter mais Demência que eu, ainda me entende...isso é daora demais kkkkkkk
      (Olha.... você pode não perceber...mas sim....tu é tão doido quanto eu kk)

      Excluir
    13. Faz sentido, mas eles só seguiram ordens no fim das contas, ordens do Palpatine. Aliás aproveitando a deixa... já pensou se no final do episódio 9 a Rey virasse e dissesse "Eu sou Rey... Palpatine" e puxasse o Sabre duplo num tom vilansesco, e de um lado saísse vermelho, e do outro amarelo (simbolizando a dualidade da Força nela) e o episódio terminasse tocando a trilha sonora dela, mas meio macabra?! Mano, eu pensei nisso e imaginei meu próprio hype por um filme continuando. Mesmo com todas as falhas dos últimos 3 filmes, se ela virasse vilã nos últimos segundos, isso faria valer a pena... seria como ver uma repetição poética de Episódio 3.

      Voltando... tão dizendo as más linguas que o Windu sobreviveu e foi quem resgatou o Bebê Yoda do massacre do Anakin... faz sentido afinal, "Sem corpo não há morto"... e ele voou longo pra uma cidade, diferente de Palpatine que CAIU NUM FOD3NDO NÚCLEO DE NAVE. Eta... foi mal... gritei... desculpa.

      Vejamos... os Clones podem até ser vesgos mas, num erraram um tiro na Ordem 66 kkk. Eles tão acostumados a atacar pelas costas e à queima-roupa.

      Enfim, é isso... sou tão doido quanto... eu sei kkk

      Excluir
    14. Eu já te disse....eu não te arrastei para essa loucura.
      Você sempre esteve nela....

      Pra que grita fiu duma égua?
      (Eta....mas veja bem! Se for a Epona.....
      Mano, minha loucura está equiparada a sua kkk)

      Seria daora, mas, não sei se salvaria o filme, ou a trilogia no caso kkk
      Mas... infelizmente foi:
      "Como deve ser"

      Tá, eu sei, não era pra ser assim....mas.....
      não estraga a merda da minha referência disgraça! Kkkk

      Teorias senhor...teorias... provavelmente isso vai ser melhor explicado na série da Asoka ou do Obi-wan barbudo....eu espero....kkk




      Sim....minha loucura está equiparada a tua...isso é daora, e eu nunca encontrei alguém assim kk
      (Não sei se tu deveria ser orgulhar disso, mas ok rs....)

      Excluir
    15. Não era pra ser assim kk.

      Obi Wan não tem como, nem da Ahsoka, ambos estão mortos no episódio 9. Aliás, pelo que entendi, nenhuma das séries será em tempos após o episódio 9... pera ta falando do Windu? Ah ta... sim... talvez.

      Excluir
  2. Essa série é muito boa, só fiquei puto com a mandaloriana ,segurando o arpão do boba Fett como se fosse nada, isso quase que acabou com episódio pra mim. As tropas do império não são feitas de clones( tem alguns poucos ). A maioria são pessoas dos planetas do império que se alistaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, o galere não é mais clone, mas aprenderam a atirar igualzinho kkk. Se bem que os clones eram bons de mira... os alistados que são horríveis né... vish.

      Dizer a real... eu achei que era o Boba Fett na primeira aparição. Mas, era outro carinha e eu desanimei. No entanto, o finalzinho me fez ficar mó empolgado... afinal... caramba!

      Sr Chaves! Bom vê-lo!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)