AnimeMorte: Parasyte: The Maxim

Pra começar o mês, que tal um artigo rápido sobre um bom anime de terror, tecnicamente?

Bora pra:

Parasyte


Espero que goste.

Pouparei os spoilers, então será realmente curto.

Boa leitura.

Esse anime é maravilhoso, tanto em animação, quanto em dublagem, trilha sonora e enredo.

A arte é excelente, fluída, tem um estilo bem tracejado, e gostoso de assistir. Além disso, na parte da animação a movimentação é maravilhosa, contando com uma digitalização leve quase tridimensional em alguns pontos.


A dublagem é boa. Não tenho nada a criticar, todas as vozes combinam com os personagens, é raro quando uma fala tem a entonação que não chega a acompanhar a cena ou não soa muito natural, mas no geral, ta tudo muito bem feito.

A trilha sonora é simples. Ela não tem qualquer destaque, nem chega a sustentar nenhum ponto narrativo, mas consegue ser memorável quando surge. E sim, em vários momentos reina o silêncio com apenas falas rolando. 

Um ponto bem negativo são os efeitos sonoros. Por vezes, os sons de cortes de lâminas soaram, repetitivos e meio falsos. Eu achei até que tinham sido executados por uma criança brincando fazendo "fiu fiu" com a boca, pois de fato, soa assim. Mas não demora muito até acostumarmos com isso, e de qualquer forma, não é prejudicial pra trama, nem compromete qualquer cena de batalha... só é meio estranho.


O enredo é sem dúvidas o forte desse anime, que por sua vez é baseado num mangá, se não me engano hein. Eu não cheguei a ler o mangá mas sei que ele existe pois a um tempo atrás li um "parecido", que acaba citando ele.


Tem outro mangá com uma história conceitual muito semelhante, e até uma base narrativa praticamente idêntica, que não faz a menor questão em mencionar aquele que "copiou". O nome era "Jagaaaaaan", (sim, com isso tudo de "aaa") e por incrível que pareça ele é bem legal e divertido, além de original, mesmo sendo muito parecido com "Parasyte" conceitualmente.


E bem, qual é esse grande enredo de Parasyte?! Na verdade tem 2 histórias pelo que eu notei, uma mais direta, contada de forma bem fantasiosa até, e outra indireta, que serve de um jeito mais filosófico.


A história principal é sobre um jovem estudante que um dia, acorda com um parasita no lugar da mão. O parasita pode mudar de forma, e decide tomar a forma de sua mão, pois não conseguiu chegar até o cérebro do jovem antes de amadurecer. Daí por diante, a criatura convive ou tenta conviver com o rapaz, sendo empática ao mesmo tempo que absorve nutrientes do corpo dele, sem que ninguém seja prejudicado.


O problema é que muitas outras pessoas pelo mundo foram parasitadas, e estas tiveram o cérebro afetado. Quando isso ocorre, o parasita toma controle absoluto do corpo do indivíduo, e substitui sua cabeça completamente, podendo assim tomar qualquer forma na cabeça. Além disso, diferente do hibrido que o jovem acabou gerando, eles se alimentam de outros seres humanos, agindo como predadores, mesmo que possam viver naturalmente consumindo alimentos normais.


Assim, temos um jovem com uma mão que fala, e um monte de monstros camuflados na sociedade, geral andando e se matando. Inclusive eles não vão muito com a cara da mão pois, ela é diferente. Então sempre rolam massacres, caçadas, gore pra caramba, etc.


Acompanhar a jornada do jovem da mão falante, diante tamanhas atrocidades, é a grande história principal. Como ele é afetado pelas mudanças e pelas perdas que passam a cerca-lo, e como tudo afeta todos que estão próximos dele, é bem intenso, além das batalhas serem bem extremas.

Agora, a segunda história, um pouco mais subliminar apesar de não ser tão oculta assim, é sobre a sociedade e humanidade, e a vida em si.


Basicamente, é uma história sobre como a sociedade humana é, como se desenvolve, e é capaz de moldar diferentes criaturas em seu meio, todos resultantes de atrocidades, anomalias, escolhas e até o próprio acaso. É sobre como todos justificam suas atitudes, ou buscam formas de justificar, e é sobre como a vida humana é insignificante e valiosa ao mesmo tempo.


É sobre como nos prejudicamos e relacionamos, de como desenvolvemos empatia e emoções, de como nos afetamos e influenciamos, de como somos capazes de evoluir e também, cometer os mesmos erros sempre. É sobre a vida em si, junto de toda sua crueldade, essa criada geralmente por nós mesmos, seres humanos.


Sim, o anime traz constantemente reflexões filosóficas profundas, e não é atoa, nem ao acaso. Tudo é posto de forma bem proposital, marcante, e as vezes até visualmente impactante, para nos fazer questionar, pensar, simplesmente refletir.


Todos os personagens são ganchos para isso. Temos coisas como o próprio jovem, que é forçado a amadurecer, passando por várias fases sem notar até se descobrir e termina valorizando o que mais o torna humano.


Temos a garota que busca se entender, explorando suas próprias habilidades e tentando compreende-las de um jeito que explique suas próprias neuras, acreditando no amor, compaixão, e esperando mais do que podem lhe dar ou oferecer.


Temos a mulher, que questiona e procura respostas mais complexas do que ela poderia imaginar, e que ao observar os outros agindo de tal maneira, busca reproduzir isso e, consegue, com tamanha maestria que termina sem entender, mas feliz por sentir.


Temos o homem, que tudo perde, mas precisa aprender a superar pelo bem daqueles que sobraram, e isso o faz crescer, diminuir, aparecer, e no fim sumir.


Temos a moça, que sente que há algo errado, luta contra esse sentimento, busca a verdade, acaba sem respostas, mas em meio a fé e aos seus próprios e confusos sentimentos, se satisfaz.


Temos a criatura, desprovida de emoções, que por sobrevivência caça conhecimento ao invés de presas e aos poucos, gera sentimentos que ela própria não compreende, sucumbindo a uma amizade improvável.


Temos o político, que vai contra sua própria espécie para proteger aquilo que ele julga natural, equilibrado, justo e bom para aqueles que merecem.


Temos o monstro, que foi criado pelos outros, conduzido a ser algo ruim, mas que apenas estava lutando para preservar aquilo que o tornava único.


Temos o monstro, que foi criado por si próprio, se dirigindo ao pior caminho possível, mas usado pelos outros quando visto como conveniente, por o acharem único.


Temos o monstro, que foi criado por um bem maior, liberado para agir em prol desse mesmo bem, mesmo que isso significasse prejudicar muitos outros, sem qualquer remorso.


Temos de tudo, tudo mesmo. Vários personagens trazem todo um aglomerado narrativo que é bem explorado, e eu não citei nem metade.

Cada episódio é uma grande viagem sobre o que é ser humano, o que é viver, o que nos torna diferentes, o que nos faz iguais, o quão perversos somos, o quão benevolentes podemos ser, o quão certos, errados, indiferentes. Tudo é abordado, pouco a pouco, no ritmo ideal para que entendamos, e absorvamos todas as ideias.

Existem até subversões de expectativas, onde, você ta esperando que algo óbvio ocorra e pum, algo completamente diferente acontece. A realidade é imprevisível e cruel, letal, mortal, ou simplesmente gentil.

Esse é um anime que, é forte. Ele é engraçado em alguns momentos, mas o humor não é seu maior destaque. Drama é seu melhor, além do terror gráfico, sem contar as discussões levantadas sobre o que nos torna humanos. 

Eu recomendo que assista. O anime tem começo, meio e fim, ta na Netflix, e encerra perfeitamente bem, com uma reviravolta que dispensa o enredo fantasioso dos parasitas e mostra o quão parasitas já somos. 


Pois é, é esse nível.

Espero que goste, caso veja, e se não quer ver... okay... mas ta aí minha recomendação... alias, olha a abertura dele:


É isso. Obrigado pela leitura!!! See yah!



Postar um comentário

10 Comentários

  1. Olá senhor shady. Obrigado pela dica. comecei a assistir pysicho pass ontem mas assim que terminar verei sua indicação. tente um dia falar de TRIGUN. Eu iria amar hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser meio antigo, eu não conhecia Trigun, vou dar uma assistida.

      Espero que confirme minha indicação, depois me diz o que achou sr Ivan. Alias, obrigado digo eu!

      Excluir
  2. Contrariando meu eu normal... estou acordado kkk
    Geralmente não comento quanto a anime, mas este eu já tinha salvado pra assistir e resolvi dar uma olhada pra ver o que poderia esperar, bacana que não passou spoilers e atiçou a curiosidade, então, vou deixar Digimon de lado por enquanto (tava assistindo o adventure kkk) e vou dar uma olhada nesse u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modelo diferente né? Fico feliz por ter ficado bom e ter agradado rs. As vezes, eu queria falar tudo logo mas, preferi me conter. O anime já é muito instigante por si só.

      Espero que goste dele! Me conta o que achou depois sr Siegmeyer.

      Aliás, Digimon... eu peguei pra assistir o remake la, que segue a mesma linha do filme, só que... pararam no ep 3 por causa da pandemia =/

      Excluir
    2. Eu gostei porque ele serve mais pra atiçar a curiosidade do que pra explicar o que é a série em si.
      Claro que tem gente que gosta de ver os spoilers e prefere uma análise mais completa, eu também gosto destas, porém, depois de ver o anime, pra saber o que posso ter deixado passar ou pra ter uma visão diferente da que tive assistindo.

      Podexa, assim que eu terminar venho aqui kkk

      Digimon, eu comecei a assistir por acaso... tinha terminado Sengoku Basara, aí queria assistir algo enquanto almoçava e vi o remake disponível nos sites... porém me toquei que mesmo tendo assistido o clássico na tv muitos anos atrás, não lembrava quase nada, então tomei coragem e segui assistindo kkk
      Infelizmente pararam o remake né? :/
      Apenas busquei a trilha sonora do remake e ela continua estigante, apesar de preferir a do clássico e toda vez que começa o tema de digievolução eu to lá cantando kkk

      Excluir
    3. Eu prefiro analises mais completas e explicativas, justamente por isso expor por completo minha opinião e eternizar minhas ideias. Mas, no caso de certos animes, acho mais interessante que vejam por si só... além disso, eu consegui registrar ideias de um jeito que apenas quem viu, vai entender. Tem muitas indiretas de eventos e interpretações nessas palavras ^^"

      Espero mesmo que goste.

      Digimon eu só assisti até o 4, depois disso não me interessei mais, exceto pelo remake e pum, parou. Triste isso.

      Excluir
    4. Bom, cá estou de novo kkk
      Comecei a assistir dia 10, e a poucos minutos atrás terminei o anime...

      Eu gostei, geralmente quando pego um anime e ele é mediano, acompanho 1 ou 2 episódios por dia, este, eu assisti todos em 4 dias...

      É interessante como tudo começa tão simples e logo passa por uma transformação intensa...

      Já tinha ouvido falar do anime, mas aqui foi que realmente peguei algumas informações a respeito, gostei das batalhas, das estratégias e das reviravoltas.

      Não vou detalhar porque vai que tenha gente curiosa que nem eu que vem ler os comentários e encontras spoilers por aqui? kkk

      Mas o anime é bacana, não é nada revolucionário, mas se mantém interessante dese o começo.

      ps: não gostei da abertura desse anime :-t

      Excluir
    5. Segunda pessoa que reclama da abertura pra mim. Uma amiga disse que a animação é até legal, mas a música não teria combinado em nada com o estilo do anime.

      Mas, que bom que gostou! Significa que no fim das contas compensou a recomendação.

      Estou pra escrever algo sobre mais alguns animes e séries que vi recentemente enquanto não termino os jogos, então, logo terá mais.

      Excluir
  3. Muito boa a análise do anime! Terminei de assistir esses dias. Gostaria de recomendar pra vc um jogo pra jogar e analisar, o jogo Talos Principle da Croteam. Se não jogou, vai adorar acompanhar a história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sr Jugsaw... feliz por ter curtido.

      "The Talos Principle"?? Vou conferir, se eu conseguir zerar escrevo sobre pode deixar.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)